quinta-feira, 11 de agosto de 2016

“Mais Médicos” não podem ser desviados para UPA’s

O Prefeito insistiu na ideia de utilizar os profissionais do programa Mais Médicos na Unidade de Pronto Atendimento. Para a União, porém, a medida destoa do objetivo do programa.

Gabriela Barcellos

O Governo Federal, através do diretor de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde substituto, Wellington Mendes Carvalho, respondeu mais um oficio do prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) sugerindo que os profissionais credenciados no programa Mais Médicos, que exercem suas atividades nas unidades básicas de saúde de Uruguaiana, pudessem atuar também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O ofício foi encaminhado à Presidência da República em agosto de 2015 e foi o segundo no mesmo sentido.
A resposta do Diretor foi semelhante a obtida anteriormente. Conforme ele, o programa Mais Médicos tem como objetivo estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e leva-los para localidades com maior carência para este serviço. No ofício de resposta, Carvalho explicou que os profissionais do programa ficam disponíveis por 32 horas semanais para atender o cidadão quando ele procura a UBS. Mas, além disso, devem se antecipar e buscar prevenir doenças e acompanhar a saúde. Os médicos do Programa Mais Médicos são preparados para esta atuação e devem integrar Equipes de Saúde da Família. Assim, por mais que a sugestão sirva como forma de ampliar a atuação dos profissionais médicos, destoa do objetivo de fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País, principal objetivo do Programa Mais Médicos.
Portanto, Schneider continua impedido pelo Governo Federal de desvestir um santo, tirando das unidades básicas os profissionais, para vestir outro. A Unidade de Pronto Atendimento por sua vez, segue de portas fechadas.

0 comentários: