quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ed. 2258

  1. Consumismo artificial
  2. Nova desembargadora
  3. Conferência
  4. Otacílio Borges
  5. Ação social
  6. Tanques
  7. ONG Girassol
  8. Empregos
  9. Coleta solidária
  10. Hemodiálise I
  11. Hemodiálise II
  12. O curioso I
  13. O curioso II
  14. Unipampa I
  15. Unipampa II
  16. Poder Judiciário I
  17. Poder Judiciário II
  18. Presidente da Câmara de Vereadores leva novas demandas ao Prefeito
  19. Município apresenta gastos de 2013 aos parlamentares
  20. Prefeito Schneider participa de encontro no Rio de Janeiro
  21. Comissão de Serviços Municipais e Saúde deve se reunir com Schneider
  22. Federais trancam a ponte na pela “Indenização de Fronteira”
  23. Santa Casa trabalha pela instalação do “Canguru Neo Natal”
  24. Prefeitura cobra da Infraero por serviços prestados pelo Município
  25. Jurados do Carnaval 2014 deverão ser conhecidos hoje
  26. Coluna do Magrão: Carnaval sem folia
  27. Homem acusado de matar Thiago Taffarel é condenado por homicídio privilegiado
  28. Davi Juno é novamente condenado a 33 anos por estupro e homicídio
  29. Viaturas destinadas à Uruguaiana escaparam do incêndio na Academia de Polícia Militar
  30. Menor é baleado no João Paulo II
  31. Dupla é julgada por tentativa de homicídio
  32. Mercado é assaltado mais uma vez
  33. Acusado pelo furto na Caixa Econômica é preso em São Paulo
  34. “Porco” é preso em flagrante pela Brigada por furto no Bairro Santana
  35. Bolsa Família: mudança de escola dos alunos deve ser comunicada
  36. Professoras de escolas de Uruguaiana têm trabalhos selecionados pelo MEC
  37. Coordenadora de Educação diz que direções restringem acesso de alunos as salas de informática
  38. Professoras se descuidam e criança de quatro anos foge da escola
  39. Cpers promete ingressar na Justiça contra contratação emergencial de professores
  40. “Regimento Conde de Porto Alegre” – 120 anos, porque “haverá sempre uma Cavalaria”
  41. Nove lições básicas para adestrar seu cachorro
  42. Katy Perry pode ter acabado mais um namoro
  43. Mateus Solano compra mansão
  44. Lilia Cabral e Alexandre Nero formam par romântico
  45. Santos e Doyen planejam vender Leandro Damião por € 18 milhões
  46. UFC anuncia dez lutas de uma vez para volta a Abu Dhabi em 11 de abril
  47. Brasil se mantém na décima colocação no primeiro ranking da Fifa de 2014
  48. Seleção brasileira concorre ao ‘Oscar do Esporte’ na categoria de melhor time

Grupos rivais se enfrentam na frente do Clube da Cohab II e três pessoas saem feridas

Uma briga entre grupos rivais assustou moradores do bairro Emílio Brandi, na frente do Clube da Cohab II, na noite de domingo, 22/2. O Clube realizava seu tradicional baile de Carnaval Infantil, quando, na saída houve uma briga generalizada resultou em três pessoas feridas a facadas. Conforme informações, uma gangue local soube da presença de alguns desafetos no evento e decidiu esperá-los na frente do clube. Quando os jovens saíram, a briga começou. Moradores das proximidades relatam que houve briga a socos, com arma branca e ainda disparos de arma de fogo, no entanto, a Brigada Militar diz não ter conhecimento sobre a ocorrência de tiros, mas confirma que houve a briga. Ainda conforme moradores, houve várias chamadas para o 190, mas a Brigada Militar não compareceu ao local.
O presidente do Clube da Cohab, Nino Oliveira, disse desconhecer o fato. “Até vi uma correria na frente do clube, mas não sabia que era. Também não vi a Brigada Militar no local neste momento, mas desconheço que alguém tenha acionado por causa de briga”, disse ele. Ele contou que, através de um ofício, a BM foi avisada sobre o evento e que a presença de policiais foi solicitada, como de costume. Os polícias estiveram no local por volta de 22h30min, segundo o presidente, e depois foram embora.
Já o capitão Rinaldo Castro, que responde pelo comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), confirma que houve várias chamadas para a emergência da BM, e diz ainda que uma das pessoas a solicitar a presença da Brigada em razão de uma briga, foi o próprio presidente do clube. Segundo ele, o policiamento realmente não esteve no local no momento da briga porque todas as viaturas estavam atendendo a ocorrências e não puderam ser direcionadas. Atualmente, a Brigada Militar está com efetivo reduzido em razão da Operação Golfinho, que vem sendo realizada no litoral gaúcho. Castro diz ainda que, três pessoas deram entrada no pronto socorro da Santa Casa de Caridade com ferimentos a faca, causados durante a briga. “A informação que temos é de três pessoas feridas com arma branca. Quanto aos disparos de arma de fogo, não recebemos nenhuma informação de que tenham ocorrido”, disse ele.

Homem bate na mulher e ateia fogo na casa com ela e três crianças dentro

Mais uma vez o final de semana resultou em várias ocorrências policiais envolvendo violência doméstica. Foram seis ocorrências registradas pela Brigada Militar.
Na nanhã de sábado, 22/2, por volta de 8h30min, um homem agrediu a companheira e ainda ateou fogo na casa, com ela e mais três crianças no interior da residência, localizada na Rua Padre Anchieta, bairro Cabo Luiz Quevedo.
J.A.A. acionou a Brigada Militar e contou aos policias que foi agredida pelo companheiro, identificado como Anderson Baptista, vulgo “Seco”. De acordo com ela, que estava na casa de um vizinho quando a Brigada Militar chegou ao local, ‘Seco’ tentou agredi-la com um facão e depois com uma machadinha. Ela tentou se defender e ele acabou agredindo-a com uma cabeçada.
Depois, Anderson ateou fogo na casa, com a companheira e três crianças dentro. O quarto do casal foi queimado e alguns móveis da cozinha, como armários e até a tampa da geladeira, foram danificados pelo acusado. Ele foi preso em flagrante e um facão com 30 centímetros de lâmina foi apreendido.
Uma briga entre um casal de namorados resultou nos dois feridos a faca. A Brigada Militar atendeu a ocorrência, na Rua Padre Anchieta na manhã de domingo, 22/2. Inicialmente, os dois contaram aos policias militares que brigaram e que se agrediram. Eles foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), mas chegando lá mudaram de versão. Os dois disseram ter se auto-lesionado. Foi feito o registro por lesão corporal e as partes foram liberadas. A Polícia apreendeu uma tesoura. 
Já na parte da tarde, por volta de 15h, uma mulher esteve no quartel da Brigada Militar e relatou ter sido agredida pelo marido, R.E. Ela foi conduzida à DPPA para registrar ocorrência, nas o agressor não foi encontrado. Ela fez o registro da ocorrência e solicitou medidas protetivas. Por volta das 17h, os policias militares encaminharam A.M.D. à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para registro de ocorrência e pedido de medida protetiva. Segundo ela, seu ex-namorado não aceita o fim do relacionamento e está a ameaçando de morte. Ele foi não foi localizado.
Uma mulher, que é paciente do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) foi agredida pelo companheiro. Os vizinhos chamaram a polícia e relataram que o homem estava batendo na vítima. Ela foi levada à DPPA, mas negou ter sido agredida.
Já no início da noite, por volta de 19h de domingo, 23/2, uma mulher foi conduzida ao pronto socorro e posteriormente à DPPA, depois de ter sido agredida pelo ex-marido. Ela apresentava escoriações no olho esquerdo e cortes nos dedos da mão direita. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
Tanto Polícia Civil quanto Brigada Militar fazem um contínuo trabalho de divulgação com relação à Lei Maria da Penha e orientação para que as vítimas denunciem os agressores, mas os danos mostram que a procura pela polícia, mesmo que apresente números elevados, não é realizada em boa parte dos casos e que, na maioria das mulheres que registram ocorrência policial acabam voltando atrás.

Família busca esclarece morte de uruguaianense em Porto Alegre

A família do uruguaianense Francisco Junior dos Santos busca esclarecer a morte dele, ocorrida em Porto Alegre no dia 11 de dezembro de 2013. De acordo com a família, Francisco vivia na capital já há algum tempo, depois de ter se mudado para lá a fim de trabalhar. A última visita do jovem de 28 anos à Uruguaiana foi por volta de julho do ano passado, quando ele veio visitar a família. Depois disso, a família não conseguiu mais contato com Francisco.
Na última semana, um primo dele, que mora em Caxias do Sul, entrou em contato com os irmãos de Francisco, que ainda moram em Uruguaiana. De acordo com o primo, a ex-mulher de Francisco lhe contou que o uruguaianense envolveu-se em uma briga de bar e saiu bastante machucado. Ele foi pra casa, se deitou para dormir e, no dia seguinte, a mulher constatou que Francisco estava morto. Depois da oportunidade em que relatou estes fatos ao primo da vítima, a ex-mulher de Francisco não foi mais vista.
A família suspeita de que a morte do jovem não esteja esclarecida, já que não há ocorrência policial relatando a briga ou qualquer outro fato envolvendo o uruguaianense. A morte dele chegou a ser confirmada, mas a família ainda não sabe a causa do óbito. Os irmãos estranham ainda o desaparecimento da ex-cunhada e o fato de ela sequer ter lhes avisado sobre o ocorrido.

Polícia investiga participação da “ex-namorada” no assassinato de adolescente

A Polícia Civil começa a trabalhar com mais uma linha de investigação no caso do adolescente assassinado com um tiro na cabeça na última quarta-feira, 19/2. Vítor Tafernaberry, de 15 anos, foi alvejado por um disparo na cabeça durante a tarde daquele dia, enquanto estava na Praça do Trabalhador, frente à escola municipal Dom Bosco.
A Polícia Civil recebeu informações sobre o envolvimento da menor que acompanhava Vítor no momento do crime. Inicialmente ela foi identificada como namorada do adolescente, mas as novas informações dão conta de que ela foi namorada do garoto e que tem ligação com o homicídio. Ela teria contatado Vítor e o atraído para o local, dizendo querer conversar com o menor e o manteve na Praça até a chegada do adolescente apontado como autor do crime, T.W.B.N., de 14 anos.
O Inquérito Policial está sendo presidido pela delegada Caroline Huber, que responde pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Segundo ela, as informações estão sendo apuradas. O delegado que presidiu o flagrante, Rodrigo Morale, diz ter estranhado o comportamento da menor, que foi ouvida pouco depois do crime. Segundo ele, durante o depoimento, a adolescente se manteve calma e não demonstrou nenhum desconforto com a execução que acabará de presenciar.

Denúncia de serra em uma cela da Modulada agita presos e causa confusão

Uma denúncia anônima deu início a uma confusão na Penitenciária Modulada de Uruguaiana na noite de sexta-feira, 21/2, por volta de 22h. Uma pessoa ligou para a penitenciária, relatando que em duas celas haviam serras escondidas e que os apenados pretendiaam serras as grades a fim de fugir da casa prisional. De acordo com o diretor da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, Alcino Martins, os agentes penitenciários revistaram as celas indicadas, mas a denúncia não se confirmou. Em uma das celas, no entanto, os agentes penitenciários encontraram facas e estoques improvisados. O material foi imediatamente apreendidos pelos servidores da Susepe.
A confusão ocorreu porque os apenados não gostaram da intervenção dos agentes, uma atitude comum, segundo o Diretor. “É comum acontecer revolta de presos quando os agentes precisam revistar as celas nessas circunstâncias. Eles fizeram uma baderna, mas tudo foi controlado rapidamente”, diz o Diretor. O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar esteve no local para auxiliar os agentes. Ninguém se feriu durante os acontecimentos.
As revistas diárias às celas são feitas quando os apenados estão no pátio, o que evita os confrontos.

Nova interpretação da Lei libera os barracões

Os barracões de todas as escolas de samba de Uruguaiana estão liberados, conforme o comandante da Corporação de Bombeiros, Ivaldo Martins. Segundo Ivaldo, apesar de nem todas as escolas terem se adequado, uma normativa a Lei de Prevenção Contra Incêndio publicada em 12 de fevereiro, estabelece novo prazo para adequação. “Agora os barracões podem trabalhar desde que atendam pelo menos uma das exigências e apresentem todas as outras no prazo estabelecido pela Corporação. “Os barracões estão liberados para receber trabalhados, porém se no prazo estabelecido pelos bombeiros as exigências não forem atendidas, estaremos os fechando totalmente”, ressaltou Ivaldo. Quando as sedes das escolas, as últimas inspeções foram feitas no final da tarde de ontem e a lista das que estão aptas a funcionar será divulgada hoje.

Feriadão de Carnaval altera funcionamento da Previdência e Bancos

A Agência da Previdência Social não irá funcionar na próxima segunda-feira, dia 3, e na terça do feriado (4) devido ao Carnaval. Na quarta-feira de Cinzas (5), o atendimento nas unidades começa a partir das 14h. No dia 6, quinta-feira, todas as agências voltam a funcionar em horário normal.
Se houver agendamentos marcados para este período, os segurados serão comunicados para remarcar o atendimento.
Já as Agencias Bancárias fecham na sexta-feira e reabrem na quarta-feira, funcionando no horário das 12h as 15h.

Pagamento do funcionalismo estadual começa na quarta-feira

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informa que a folha dos servidores do Executivo, referente ao mês de janeiro, começará a ser paga na quarta-feira (26), conforme o cronograma abaixo: 
Quarta-feira, 26/2: Magistério e Quadro de Escola, Quadro Geral, 
Inativos Ferroviários e Fundo Estadual de Previdência do Parlamentar (Feppa); 
Quinta-feira, 27/2: cargos de nível médio da Segurança Pública e da Saúde e cargos em comissão vinculados ao Quadro Geral; 
Sexta-feira, 28/2: demais servidores do Executivo; 
Quinta-feira, 06/3: inativos e pensionistas com pendência superior a 60 dias no recadastramento (demais inativos e pensionistas recebem normalmente). A Sefaz também lembra que o recadastramento deve ser feito todo o ano nas agências do Banrisul, no mês de aniversário, pois caso a pendência da atualização seja superior a 60 dias, o pagamento poderá ser suspenso.

Uruguaiana realiza 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

Em parceria com os municípios de Barra do Quaraí e Itaqui, a prefeitura de Uruguaiana realizará amanhã, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a partir das 8 horas, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. 
Com o tema ‘Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional’, o evento servirá como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), e contará com a participação das cidades argentinas de Paso de Los Libres e Alvear, além da uruguaia Bella Unión, na qualidade de observadoras – a 2ª CNPDC será realizada entre os dia 27 e 30 de maio, em Brasília.
Na oportunidade serão avaliadas ações governamentais, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012; propostos princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; promovido o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e fortalecimento e estabelecimento de formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).
Participarão do evento, todas autoridades e entidades envolvidas neste tema, representantes do Poder Público e Agentes de Defesa Civil, da Sociedade Civil, dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas e da Comunidade Científica. O evento é aberto ao público e serão escolhidos os delegados.

Semana da Paz começa com homenagens na Câmara


Iniciou no último domingo, 23/2, a 18ª Semana da Paz, que se estende até o dia dois de março. A programação inclui diversas atividades, como a caminhada das etnias, cavalgada pela paz, palestras e encontros pela promoção da paz. Neste ano, o tema é “Paz na Fronteira” e o presidente é Paulo Renato Carvalho Moraes. A primeira atividade alusiva à Semana da Paz, no entanto, ocorreu na sexta-feira, 21/2, na Câmara de Vereadores. Foi realizada uma sessão solene alusiva à data às 19h. Uma das principais finalidades da ocasião foi entregar a medalha e o diploma “Mensageiro da Paz”, uma homenagem a munícipes cuja atuação na manutenção e divulgação da paz se destacou durante o último ano.
Os três homenageados neste ano foram o gerente de operações da empresa Planalto, José Edson de Camargo Rodrigues, que recebeu a medalha “Mensageiro da Paz”, por indicação da Comissão Organizadora da 18ª Semana da Paz; o diretor do Hospital Santa Casa de Caridade, administrador Geovane da Silva Cravo, que recebeu o diploma “Mensageiro da Paz”, por indicação da Câmara de Vereadores e o professor e filosofo Luís Paulo Corrêa Dias, que recebeu o diploma “Mensageiro da Paz” por indicação dos vereadores Marcelo Lemos, Adalberto Silva e Carlos Eduardo Alves, o ‘Dudu do Samba’.
Além dos três, foi homenageado ainda o tradicionalista Carlos Eduardo Baptista, já falecido, também por indicação da Comissão Organizadora da Semana da Paz. 

Secretários se reúnem com ministro dos Esportes

Durante o Acampamento da 30ª Cavalgada do Mar, localizado nos municípios de Osório e Capão da Canoa, os secretários Vicente Majó da Maia, de Esporte e Lazer e Diego Xavier Roque, de Planejamento, estiveram reunidos com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, na noite de quinta-feira, 20/2.
Mesmo se tratando de um encontro informal, algumas pautas foram tratadas durante o ‘bate papo informal’. Vicente Majó levou ao Ministro um agradecimento especial do prefeito Luiz Augusto Schneider, pela recente aprovação de dois projetos importantes para o esporte local, o Centro de Iniciação ao Esporte (Cei) e o Programa Esporte e Lazer na Cidade. Os Secretários de Uruguaiana levaram ao Ministro um livro sobre Uruguaiana, já que Rebelo é um estudioso da história gaúcha. O Ministro foi convidado para visitar Uruguaiana, nos dias 27 e 28 de março, quando será realizada a Vª Conferência Municipal de Esportes. Com a equipe do Ministro foi tratado de mais dois projetos de importância para o esporte uruguaianense, um deles, referente ao Estádio Municipal.

Saúde representa só 8% do total de investimentos públicos no Brasil

Dos R$ 47,3 bilhões gastos com investimentos pelo Governo Federal em 2013, o Ministério da Saúde foi responsável por apenas 8%, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Dentre os órgãos do Executivo, a Saúde aparece em quinto lugar na lista de prioridades no chamado “gasto nobre”. Isto significa que as obras em rodovias, estádios, mobilidade urbana e até armamento militar como blindados, aviões de caça e submarinos nucleares ficaram a frente da construção, ampliação e reforma de unidades de saúde e da compra de equipamentos médico-hospitalares para atender o Sistema Único de Saúde (SUS).
“O SUS precisa de mais recursos e por isso entregamos ao Congresso Nacional mais de dois milhões de assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular Saúde+10, que vincula 10% da receita bruta da União para o setor. Por outro lado, é preciso que o Executivo priorize e aperfeiçoe sua capacidade de gerenciar os recursos disponíveis”, criticou o presidente do CFM, Roberto d’Ávila, lembrando ainda que outros, quase R$ 5,5 bilhões deixaram de ser investidos no ano passado. Com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o CFM revela em detalhes os resultados da falta de qualidade da gestão financeira em saúde. Do total de R$ 9,4 bilhões disponíveis para investimentos em unidades de saúde em 2013, o governo desembolsou somente R$ 3,9 bilhões, incluindo os restos a pagar quitados (compromissos assumidos em anos anteriores rolados para os exercícios seguintes). Os valores foram bem inferiores aos investimentos dos Transportes (R$ 11 bilhões), Defesa (R$ 8,8 bilhões), Educação (R$ 7,6 bilhões) e Integração Nacional (R$ 4,4 bilhões). Para 2014, R$ 9,9 bilhões estão previstos para investimentos na Saúde. 

Em 13 anos, R$ 47 bilhões deixaram de ser investidos

Os dados apurados pelo CFM mostram ainda que, nos últimos 13 anos, foram autorizados R$ 80,5 bilhões específicos para este fim. No entanto, apenas R$ 33 bilhões foram efetivamente gastos e outros R$ 47,5 bilhões deixaram de ser investidos. Em outras palavras, de cada R$ 10 previstos para a melhoria da infraestrutura em saúde, R$ 6 não foram aplicados. Segundo o CFM, com este valor, seria possível adquirir 386 mil ambulâncias (69 para cada município brasileiro); construir 237 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) de porte I (43 por cidade); edificar 34 mil Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de porte I (seis por cidade) ou, ainda, aumentar em 936 o número de hospitais públicos de médio porte.

Desemprego sobe em janeiro e fica em 4,8%, mostra IBGE

O desemprego começou o ano em alta. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa foi estimada em 4,8% em janeiro, uma alta de 0,5 ponto percentual frente a dezembro, quando foi de 4,3%. O índice, no entanto, é o menor da série histórica do IBGE para meses de janeiro. A série tem início em março de 2002. Em janeiro de 2013, o indicador ficou em 5,4%. Com a alta, a taxa de desemprego mensal é a maior desde outubro, quando foi de 5,2%. A pesquisa considera seis regiões metropolitanas do país (Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).
O IBGE estimou que 1,2 milhão de pessoas estavam desocupadas no mês passado nas regiões pesquisadas – 9,6% mais que em dezembro, mas 12,6% menos que em janeiro do ano passado. Já a população ocupada caiu 0,9% frente a dezembro, e ficou estável ante o mesmo mês de 2013. 
A estimativa é que 11,8 milhões de trabalhadores tinham carteira assinada no setor privado no mês passado – número estável tanto em relação a dezembro quanto a janeiro do ano passado.

Rendimento

Apesar da alta no desemprego frente a dezembro, o rendimento médio real dos ocupados ficou estável na mesma comparação, em R$ 1.983,80. Ante janeiro de 2013, o valor representa uma alta de 3,6%. 
Houve alta no rendimento dos trabalhadores nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (3,8%), Belo Horizonte (2,5%) e Recife (1,1%). E retração em Salvador (1,0%) e no Rio de Janeiro (0,8%). Em São Paulo, ficou estável.

Locais

Nas seis regiões pesquisadas pelo IBGE, o desemprego teve alta em cinco na passagem de dezembro para janeiro. Apenas no Rio de Janeiro a taxa recuou de 3,7% para 3,6%.
A maior alta na taxa de desemprego foi registrada no Recife, onde passou de 5,9% para 7,4%. Em São Paulo, o indicador subiu de 4,4% para 5%. Em Belo Horizonte, de 3,4% para 3,8%. Salvador seguiu com a maior taxa entre as regiões pesquisadas, de 8%, acima dos 7,7% do mês anterior. Na outra ponta, Porto Alegre seguiu com a menor taxa, de 2,8% – acima, no entanto, dos 2,6% de dezembro.

Mudanças na pesquisa

No dia 17 de janeiro, o IBGE divulgou os primeiros resultados da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que substituirá a tradicional Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).
Enquanto a PME pesquisa a cada mês a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas (Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador), a Pnad Contínua vai mostrar o cenário do emprego a cada três meses em 3.500 municípios em todas as regiões do país, incluindo áreas rurais, em um total de 211.344 domicílios visitados. A PME será realizada somente até dezembro deste ano e será extinta. Segundo o coordenador de Trabalho e Renda do IBGE, Cimar Azeredo, o instituto ainda estuda se a Pnad continuará em 2014. Isso porque a coleta de dados se daria ao mesmo tempo em que a realização da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), a partir de outubro.

Neri Geller diz que preço mínimo do arroz deve ser reajustado este ano

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou na manhã deste sábado, dia 22, que vai atender a reivindicação do setor produtivo do arroz e incluir a proposta de renegociação do preço mínimo do cereal na pauta do ministério. Geller discursou durante a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorreu em Mostardas, no Rio Grande do Sul.
– Todas as reivindicações do setor foram atendidas até o momento. Em termos de mercado, não deixamos o preço cair demais para que o produtor tivesse renda e nem o aumentamos muito para não inflacionar a economia. Temos recurso do governo para oferecer EGF [Empréstimos do Governo Federal, instrumento da Política de Preços Mínimos] aos produtores, assim eles vendem no momento oportuno. Vamos levar a proposta do preço mínimo até o Mapa e essa demanda deve ser atendida.
O secretário e outros líderes agropecuários presentes no evento comemoraram o bom momento da rizicultura no Estado, que era marcada por uma dívida histórica, renegociada em 2012. 
– O arroz do Rio Grande do Sul é de excelente qualidade. Saímos da crise com três safras consecutivas de ótima produtividade e com a saca vendida a R$ 35,00. Aprendemos a ter uma produção equilibrada, sem brigar com o mercado, não produzimos a mais nem a menos. O estoque baixou, não temos mais a grande oferta – lembrou o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, Luiz Fernando Mainardi. Apesar de a cadeia registrar elevação nos índices de produtividade (neste ano, o valor médio deve alcançar 7,5 mil toneladas por hectare) e avanços econômicos nas últimas safras, dirigentes de associações presentes no evento alertam que o lucro “ainda não está nas mãos dos produtores”.
– Fizemos um levantamento de julho de 1994 a dezembro de 2013: a inflação subiu 316%, o preço do adubo cresceu 434%, o do diesel, 557%, e o do arroz apenas 266%. Onde estão os recursos? Onde está o lucro do produtor? O desafio nesse momento é claro: encontrar um mecanismo para que uma parcela da produtividade seja revertida em lucro par ao agricultor – destacou o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva.

A logística foi outro assunto levantado pelas lideranças:

– Em quanto aumenta o custo de produção para exportar a safra diante da situação encontrada nas estradas do Rio Grande do Sul? Quantas propriedades não podem melhorar a estrutura devido à falta de potência da energia elétrica no meio rural? – questionou Silva.
– Nosso maior desafio é escoar a safra. Apesar de asfaltada, a estrada segue cheia de buracos, e de São José até o Porto de Rio Grande, a travessia é feita de balsa – relatou o produtor rural José Mathias Bins Martins, da Fazenda Cavalhada, referência na qualidade do arroz.
O Rio Grande do Sul também retomou as vendas ao exterior nos últimos anos, fazendo negócios com mercado como a Nigéria e países da América Central. A balança comercial brasileira do grão deverá ser positiva pelo terceiro ano consecutivo com a venda de 1,2 milhão de toneladas.
– O momento é de recuperação do crédito, renegociação de dívidas, retomada das exportações. Isso foi possível devido a um conjunto de políticas públicas que vem melhorando as condições de preço e de renda. Historicamente, somos um grande importador, mas há cinco anos estamos começando a abrir o mercado para o nosso arroz. A cadeia está se reestruturando – enfatizou o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira. 
O Rio Grande do Sul responde por 70% da safra brasileira e produz um volume equivalente a um terço do da produção orizícola da América Latina. De acordo com o Irga, a previsão para a colheita 2013/2014 é de 8,2 milhões de toneladas no Estado, um aumento de 2,6% em relação ao ciclo passado. A área cultivada é de 1,1 milhão de hectares.

COLUNA DO MAGRÃO

Nada ainda

Última Semana de fevereiro, e ainda não teremos uma semana cheia no Carnaval. A última novidade é que segunda feira é dia de folga. O Carnaval de Uruguaiana nunca teve ocupação de todos os dias da semana para suas praticas. As atividades abertas ao público, tradicionalmente, se davam das segundas às sextas feiras, dia do fechamento da semana, dia do grande evento da semana, dia em que o ensaio é pago, dia que se tem licença para praticar a folia além do horário permitido. Agora tudo mudou. As escolas de samba estão ocupando o fim de semana para aprontar o carnaval 2014. Não se sabe se a mudança aconteceu para recuperar o tempo perdido por conta dos últimos acontecimentos decorrentes da “aplicação” da lei de prevenção de incêndio, ou se faz parte de uma nova estratégia para despertar na comunidade o interesse pelas atividades que agora serão oferecidas. Mudou, “pero no mucho”. Não dá para fazer carnaval todos os dias. Se antes o carnaval tinha comportamento de funcionalismo público, funcionando de segunda à sexta, agora esta com expediente de garçom. 

-x-

Como o carnaval agora é Palaciano, Parlamentar e Governamental, existem muitos rumores. O homem forte do nosso carnaval, que de tão forte desligou se da atividade pública para prestar serviço na organização do carnaval, estaria indo a SP & RJ em busca de jurados. Isso esta sendo interpretado como a saída de Cláudio Brito do julgamento e apuração do Carnaval.

Coordenadora de Educação diz que ar condicionados nas escolas é questão de administração

A professora Maria de Lurdes Brondani, responsável pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação disse nesta segunda-feira, no retorno às aulas, que cada escola é responsável pela gestão de seus recursos e que o Estado não disponibiliza verbas para compra especifica de ar condicionados. A explicação se deu em razão da cobrança por parte dos pais de alunos da rede estadual, pois no Dom Hermeto, a maioria das salas de aula possui o aparelho, enquanto que em escolas como Elisa Valls e Salgado Filho foi necessária a troca de ventiladores durante as férias, já que os existentes não estavam em bom estado. 
Maria de Lourdes explica que quanto maior o número de alunos, maior será a verba e que o Dom Hermeto aplica muito bem seus recursos, possibilitando aquisições de equipamentos para o bem estar dos professores e estudantes. Além disso, Brondani salientou que muitas escolas trabalham pela colocação de ar condicionados, mas a incapacidade da rede elétrica dificulta o investimento. 
Os alunos de Uruguaiana retornaram às aulas sob calor de 35 graus. 

Painel - Ed. 2257

Em foco

A Prefeitura criou um serviço de remoção para utensílios não mais utilizados pelos moradores e que eram abandonados nas ruas e calçadas por toda a cidade. Basta ligar para o 3414-0000 e solicitar. Mas a gente do samba nem assim toma jeito. Desde o carnaval passado, há uma estrutura de carro alegórico abandonada no Bairro São João. Isso não é nada se pensarmos que outra escola abandonou o terreno incendiado e não quer nem saber o que vai acontecer com a imundícia que ficou.

HPV
A partir de 10 de março de 2014, serão aplicadas vacinas contra o HPV na rede municipal de saúde. O público alvo são adolescentes do sexo feminino, nascidas entre 1º. de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. A vacina será disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde em todo o país. 

Tchê Qualifica
O Programa Tchê Qualifica, uma parceria com a secretaria de Turismo do Estado, também está disponíveis aos uruguaianenses. O curso visa a capacitação para Copa do Mundo 2014 e abrange excelência em hospitalidade; atendimento ao turista; manifestações artísticas; acessibilidade e inglês.

Guarda Municipal

O prefeito Luiz Augusto Schneider e alguns guardas municipais se reuniram na última sexta-feira, 21/2, para uma audiência com o objetivo de tratar sobre a construção da sede própria da Associação dos Guardas Municipais de Uruguaiana. Participaram os servidores Márcio Fogaça, Elton Paim, Carlos Roberto Trindade Rodrigues e Paulo Shott.

IPTU 2014 I
Os contribuintes que perderam a oportunidade de efetuar o pagamento do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) em cota única, em janeiro e integral com 15% de desconto no último dia 10, ainda terão uma ultima oportunidade de desconto, o pagamento integral com 10% de desconto. O pagamento deverá Sr efetuado em 10 de março.

IPTU 2014 II
Para quem optou pelo pagamento parcelado em 11 meses, caso de cerca de 60% dos contribuintes uruguaianenses, o dia 10 de março também é a data de vencimento da segunda parcela do IPTU 2014. Informações estão disponíveis na secretaria da Fazenda, no antigo Fórum.

Horário especial
Durante este mês o Poder Judiciário esta atuando em horário especial nas segundas e sextas-feiras. Nas segundas, o expediente inicia às 12h e se encerra às 19h e, nas sextas, o atendimento começa às 8h e encerra as 15h.

Carnaval Automotivo
Acontece a partir do dia 1º de março o Carnaval Automotivo de Rua de São Marcos. O evento será realizado sempre a partir da meia noite, na Avenida Francisco Ancinelo.

Alvarás
A data limite para o pagamento da Taxa de Fiscalização e Vistoria (Alvarás) foi alterada para 30 de abril. A mudança foi aprovada pela Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária neste mês.

IPTU 2015
O lançamento do IPTU 2015 ocorre em novembro. De acordo com o secretário da Fazenda, Luiz Henrique Fanti, os contribuintes que se mantiverem em dia com o pagamento do IPTU 2014 terão 10% de desconto.

Talão de produtor
Os produtores rurais têm até o próximo dia 15 para levar o talão de produtor referente ao ano de 2013 para o setor de vistoria do ICMS da secretaria da Fazenda. Depois desta data, os produtores estarão sujeitos a multa.

Folia
Corre nas cocheiras que este ano não tem verba de mídia televisiva. Sem dinheiro, Cláudio Brito não vem. E este ano, não apita nem na curriola de julgadores, tanto que a Comissão do Carnaval já anda atrás do time novo. Continuaremos o 3º maior Carnaval do Brasil?

Conferência
Acontece no próximo dia 26, a Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento acontece a partir das 8h na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo e, além de Uruguaiana, participam os municípios de Barra do Quarai e Itaqui.

Empregos
A Agência Municipal de Intermediação de Empregos tem vagas disponíveis para costureira (2); vendedor interno (5); gerente de loja (2); cabeleireira (1); depiladora (1); técnico em enfermagem (3); vidraceiro (1); gari (5); consultor comercial (1); servente de obras (5); pedreiro (5); açougueiro (1); auxiliar de açougue (1); setor financeiro (1); setor contábil (1); caseiro (1), que pode ser casado e ter um filho; tratorista para lavoura (5) e auxiliar de depósito (2).

Pronatec
Ainda há vagas para cursos do Pronatec, na secretaria de Indústria e Comércio. Data de início, vagas e demais informações estão disponíveis na Explanada da Estação. Há cursos de Modelista (noite), Cuidador de idosos (manhã), Espanhol (noite), Recepcionista meio de hospedagem (manhã), garçom (tarde), confeccionador de lingerie (tarde), encanador predial (noite), e eletricista de automóveis (tarde). Os alunos recebem ainda vale transporte e vale alimentação.

Magistrado
Já está atuando em Uruguaiana o juiz Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro. O juiz chegou no início do mês e é o novo titular da Juizado Regional da Infância e Juventude.