terça-feira, 23 de agosto de 2016

Venda de sêmen Angus cresceu mais de 15%


Gabriela Barcellos

A venda de sêmen da raça Angus teve aumento de 15,4% no Brasil em 2015. Os dados são da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e foram divulgados na última semana. O relatório contabiliza a comercialização de 4.268.968 doses (Angus e Red Angus) em 2015, enquanto em 2014, foram 3.697.501 doses. Ainda conforme a associação, nos últimos seis meses a raça teve crescimento de 150%, três vezes a média do gado de corte, que ficou em 50%.
Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, o resultado reflete a consolidação da raça na pecuária brasileira e o avanço significativo do cruzamento industrial. “A Angus responde por mais da metade do sêmen de bovinos de corte vendido do país (51%). Estamos em crescimento e isso é reflexo de um trabalho sério e que traz resultados ao pecuarista”, pontuou. Em 2015, as raças de corte negociaram 8.274.084 doses no Brasil. Mais de 30% das vendas realizadas no país, ou seja, mais de 1,4 milhão de doses são produzidas com genética Nacional, um crescimento de 21%. “Os usuários da genética Angus no Brasil têm tido excelentes resultados com a utilização de sêmen nacional, desmitificando a questão do importado. Hoje, produzimos Angus de excelente qualidade nas cabanhas brasileiras, com a vantagem de ser genética adaptada às condições nacionais de produção e provada em nosso meio ambiente e mercado” finaliza o presidente.
Para o diretor do Programa Carne Angus, Reynaldo Salvador, o crescimento na venda de sêmen expressa os bons resultados que o cruzamento entre Angus e o Nelore vem apresentando no Brasil Central. Conforme ele, o a forte demanda por novilhos Angus jovens e bem terminados por parte da indústria reflete a preferência dos consumidores brasileiros e internacionais pela carne Angus. “No primeiro semestre de 2016, os abates do programa Carne Angus cresceram 38% frente à retração do volume total abatido no país. Isto mostra a forte demanda de nossa carne pelo mercado” complementou Salvador.
No primeiro semestre de 2016, a Asbia indica leve retração de vendas com queda de 1% entre as as raças de corte (-1%), um total de 2.662.547 doses nos primeiros seis meses. As maiores compras vieram dos Estados Mato Grosso (22%), Mato Grosso do Sul (16%) e Goiás (11%). O Rio Grande do Sul absorveu 7% das doses. “Não há um único motivo para essa queda nas vendas neste primeiro semestre. São um conjunto de fatores, além de toda a instabilidade econômica que o Brasil vive”, explica o presidente da Asbia, Carlos Vivacqua Carneiro da Luz.

Desfiles da Pátria terão três datas diferentes


Daiany Mossi

A programação alusiva a Semana da Pátria iniciou na semana passada, com a chegada do Fogão Simbólico ao Município. Vindo da cidade de Cachoeirinha, o Fogão foi recebido pela Liga de Defesa (também homenageada neste ano) e conduzido à escola Dom Bosco, onde ficará até o dia 1/9, quando será levando à Pira da Pátria. 
Conforme o secretário de Educação José Francisco Roballo, além dos desfiles da Educação Infantil, Juventude e Interior, várias atividades serão realizadas nas escolas da cidade, no intuito de incentivar o patriotismo. 
O desfile da Educação Infantil será às 15h do dia 2/9; do Interior, às 10h30min e da Juventude, no dia 7/9, às 12h.

Aposentados receberão primeira parcela do 13º nesta semana

O Governo Federal que haverá a antecipação do abono anual, ou 13º salário, referente ao ano de 2016 para aposentados e pensionistas da Previdência Social.
As parcelas do abono da Previdência devem ser pagas nos meses de agosto e novembro, segundo garantiu o decreto. A medida foi assinada pelo presidente em exercício Michel Temer. 
De acordo com o decreto, a primeira parcela chegará a 50% do valor do benefício, sendo paga junto do benefício a ser concedido em agosto. Já a segunda parcela tem previsão de ser paga no mês de novembro, com os benefícios correspondentes para os aposentados e pensionistas do INSS.

Uruguaiana perderá Artilharia Antiaérea

Daiany Mossi

Está em processo de transferência para a cidade de Três Lagoas, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Uruguaiana. As mudanças fazem parte de um projeto estratégico do Exército, iniciado em 2010.
A 3ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas vai passar por adaptações para abrigar a Antiaérea. Na semana passada, uma comitiva do Exército, liderada pelo comandante da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, esteve em Três Lagoas conhecendo as instalações do quartel.
“O futuro comandante dessa unidade, o major Salgado, ficou bastante satisfeito com a cidade e com as instalações da unidade. Algumas adaptações terão que ser feitas, porque a 3ª Bateria tem um efetivo maior. Algumas alterações em alojamentos, banheiros e garagem terão que ser feitas. A 3ª Bateria tem mais viaturas e armamentos”, informou o comandante da 2ª Companhia, major Guilherme Bottrel Carvalho.
A maioria do efetivo para o funcionamento da 3ª Bateria, segundo o major Bottrel, vai ser composta pelos atuais militares da 2ª Companhia. As mudanças fazem parte de um projeto estratégico do Exército, iniciado em 2010.

Uruguaiana abre inscrições para cursos técnicos

O Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para os cursos técnicos a distância do segundo semestre de 2016. Interessados podem se inscrever até o dia 2 de setembro. São oferecidos os cursos Técnico em Logística, Técnico me Recursos Humanos, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Transações Imobiliárias. Para se candidatar é preciso verificar os pré-requisitos para cada curso no site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.
Para estudar a distância, é preciso que o aluno tenha um computador com acesso a internet. A carga horária presencial será realizada no decorrer de cada módulo através de saída de campo, estudo de caso, seminário, pesquisa, palestra ou avaliação, conforme o cronograma do Polo presencial.
Os cursos técnicos oferecidos pelo Senac têm em seu currículo a proposta de estudo aliada à prática, bem como o perfil profissional e currículo, considerando as demandas do mundo de trabalho. A integração direta com o mundo do trabalho possibilita que os alunos desenvolvam capacidades como trabalho em equipe, empreendedorismo e respeito pela diversidade e sustentabilidade.
De acordo com levantamento realizado pelo Senac, mais de 80% dos alunos dos cursos técnicos da Instituição já concluem a habilitação com um emprego garantido. O diploma de Técnico de Ensino Médio tem validade nacional e é assegurado àqueles que tiverem concluído o curso técnico do Senac e o ensino médio. Mais informações podem ser obtidas no Senac Uruguaiana (Travessa Cesar Cunha esquina com rua Osvaldo Cruz) ou pelo telefone (55) 3412-3838. As inscrições podem ser feitas através do endereço www.ead.senac.br/cursos-tecnicos. 
Com informações do Senac.

Sem combustível, viaturas da Romu ficam paradas


Daiany Mossi

Sem água nas praças da cidade, energia elétrica nos prédios públicos, falta de medicamentos nos postos de saúde e com os salários dos estagiários em atraso há quatro meses, a Prefeitura de Uruguaiana amarga uma das piores crises de todos os tempos. 
A justificativa apresentada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, “a dívida trabalhista e a não redução dos precatórios”, não convence os uruguaianenses que a cada novo dia deparam-se com um novo problema. 
Neste final de semana, os uruguaianenses foram surpreendidos por mais um problema. Desta vez a crise econômica atingiu um dos setores que mais preocupam a população – a segurança. 
Em meio a vários furtos, roubos, acidentes e tentativas de homicídio registradas pelas polícias de Uruguaiana, a falta de combustível deixou a população sem o patrulhamento da Ronda de Operações Ostensivas (Romu) no final de semana. Aqueles que precisaram do serviço, foram orientados a procurar pela Brigada Militar, pois sem combustível nas viaturas, o trabalho foi interno. 
De acordo com o prefeito, a Folha de Pagamento está sendo priorizada conforme determinação judicial e sem recursos, as viaturas de todas as secretarias não estão sendo abastecidas. “Para que o trabalho não pare completamente, os secretários estão abastecendo os veículos com recursos próprios”, disse ele. 
Não há previsão para compra de combustível.

Seminário aborda atuação da polícia nos crimes eleitorais


Gabriela Barcellos

Delegados e agentes da Polícia Civil de todo o Estado estiveram em Porto Alegre na última semana para participar de um seminário que buscou esclarecer a atuação do órgão de segurança durante a campanha eleitoral e o pleito de dois de outubro. De Uruguaiana, participaram dois agentes e a delegada Caroline Huber. O II Seminário de Atuação da Polícia Judiciária nos Crimes Eleitorais. O encontro buscou esclarecer o público acerca das mudanças nas regras para o pleito deste ano e das possíveis infrações penais no âmbito eleitoral.
A abertura do seminário ficou a cargo do desembargador federal do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), Paulo Afonso Brum Vaz e a palestra “Regras das Eleições 2016” foi proferida pela assessora técnica da secretaria Judiciária do TRE, Marília Piantá.

Senado abre consulta pública sobre redução de parlamentares

Gabriela Barcellos

O Senado Federal abriu consulta pública para saber a opinião dos brasileiros a respeito do projeto de emenda à Constituição (PEC) 106/2015, que altera a redação dos artigos 45 e 46 da Constituição Federal, reduzindo o número de membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Pela proposta, a Câmara dos Deputados deixa de ter seus atuais 513 parlamentares e passa a ter 385. Já o Senado, que atualmente é composto por 81 cadeiras, passa a ter somente 54, ou seja, dois representantes de cada estado brasileiro.
Atualmente o projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde tem como relator o senador Randolfe Rodrigues. A proposta tramita desde julho do ano passado e tem vários autores, entre eles a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP).
A consulta pública acontece através do portal e-cidadania, do Senado, e pode ser acessada através do link: www12.senado.leg.br/ecidadania. Desde que foi aberta e até o fechamento desta edição, a consulta havia já havia recebido mais de 237 mil votos. Destes, 236.450 eram a favor da medida e apenas 809 contra.

Prazo para impugnações termina hoje

Gabriela Barcellos

Hoje, 23/8, cinco dias após a publicação do edital de candidaturas requeridas, é o último dia para que qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral, impugne os pedidos de registro de candidatos apresentados por partidos e coligações. A data é estipulada pelo Calendário Eleitoral e está de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990, que estabelece os casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências.
É também o último dia para que qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos dê ao juízo eleitoral notícia de inelegibilidade que recaia em candidato com pedido de registro apresentado pelo partido político ou coligação.
No caso de candidaturas requeridas individualmente, o prazo para impugnação, tanto por partidos políticos, candidatos, coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral, termina amanhã.
A ação de impugnação pode ser ajuizada por qualquer candidato, partido político, coligação ou pelo representante do Ministério Público. Sua petição deverá indicar a causa pela qual deve ser indeferido o pedido de registro, especificar todas as provas que demonstrem que o alegado é verdade e, se for o caso, apresentar os nomes das testemunhas (que serão no máximo seis). A partir da data em que terminar o prazo para impugnação, passará a correr, após a devida notificação, o prazo de sete dias para que o candidato possa contestar a ação, juntar documentos, indicar testemunhas e requerer a produção de provas.

Painel Ed.2647

Expointer

Na manhã de ontem, 22/8, começaram a chegar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, os animais para a 39ª Expointer, que começa sábado, 27/8. Para esta edição, são aguardados 4.285 animais de argola e 2.087 rústicos para participar de competições. O primeiro animal a chegar ao desembarcadouro, pelo segundo ano consecutivo, foi um exemplar da raça Texel de um ano e seis meses da cabanha Oliveira, de Uruguaiana. O ovino, que vai competir na categoria adulto, começou a viagem até Esteio às 2h acompanhado de mais 10 animais. Segundo o cabanheiro Carlos Velásquez, este é o 14º ano que a cabanha participa do evento e a chegada antecipada à feira é uma tradição que traz maior conforto para os animais.

Missão Argentina

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), sediada em Uruguaiana, participou entre os dias 15 e 17, da Missão Argentina, organizada pelo Governo do Estado, que esteve em Buenos Aires, representada por sua gerente executiva. Gládys Vinci. Liderada pelo governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), a comitiva reuniu líderes do Legislativo e Executivo estadual e federal, presidentes e representantes de entidades de classe e buscou o fechamento de novos acordos bilaterais entre os setores produtivos do Rio Grande do Sul com as provinciais argentinas, objetivando as relações econômicas entre o Estado e o país vizinho.

Parabéns, “Gê”!

Teve festinha no CIDADE ontem, 22/8! Nossa coleguinha, a jornalista Genaína Baumart, a ‘Gê’, completou mais um aninho de vida. Parabéns Ge, toda a felicidade do mundo para ti!

Vagas no Sine
Campeiro (bovinos de corte).....................................................1
Trabalhador da cultura de arroz.................................................1
Fazedor de cerca – inclusive na agropecuária.............................1
Vendedor interno – material de construção.................................1
Vendedor de serviço – monitoramento de alarmes...............1

Segurança
Está em andamento a telagem dos pátios da Penitenciária Modulada. A casa prisional deverá receber cobertura total, a fim de evitar especialmente o ingresso de materiais proibidos, como celulares, drogas e armas, comumente arremessados por cima do muro.

Brinde
O Senac está dando brindes para quem fizer a matrícula ou a rematrícula em qualquer curso de idioma. A atividade faz parte da Campanha de Idiomas que acontece em todas as Unidades Sesc do Estado. São três opções de presente: caixa de som bluetooth, pendrive ou carregador de celular portátil.

Veterinários
Acontece entre os dias oito e nove de setembro, o IV Ciclo de Atualização Veterinária da Sociedade de Medicina Veterinária de Uruguaiana, no Senac. A programação inclui as palestras ‘Evitando processos na área veterinária’, com a advogada Kika Menezes; ‘Imunoterapia na dermatite atópica canina’, com a veterinária Desydere Pereira, especialista em dermatologia; ‘IATF: uma abordagem para conseguir melhores resultados’, com o veterinário e professor da Unipampa Fábio Gallas Leiva; e ‘Como conquistar clientes’, com Gilberto Hernandez Soldera, veterinário especialista em produção animal.

Debates
O candidato a prefeito pelo PMDB, Mauro Brum, convidou o ex-prefeito José Fracisco Sanchotene Felice a participar dos debates. De acordo com a legislação eleitoral, Felice tem que ser autorizado a participar, já que a legislação eleitoral garante a participação somente aos candidatos cujos partidos possuam pelo menos nove representantes da Câmara Federal. O convite foi feito através de sua página pessoal em uma rede social.

Imposto I
Quem está pensando em planejamento sucessório e pretende usar a doação como estratégia para antecipação de herança, precisa ficar atento e ir o mais rápido possível ao cartório de notas. Está tramitando no Senado Federal uma proposta de emenda à Constituição (PEC 96/2015), do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que autoriza o governo federal a criar um tributo sobre heranças e doações. O projeto é tido como prioridade no Congresso Nacional e tem previsão para voltar à pauta em agosto, logo após o recesso parlamentar.

Imposto II
Atualmente o imposto sobre heranças e doações varia de estado para estado. No caso do Rio Grande do Sul é progressivo, até 6% sobre a transmissão de bens por herança e de 3% e 4% nos casos de doação. Se a PEC for aprovada, pode chegar a 27,5%.

Empreendedor
O Salão do Empreendedor Rural, iniciativa do Programa Juntos para Competir, parceria entre Farsul, Senar e Sebrae, terá uma extensa programação para o visitante da Expointer. No Espaço de Atendimento, os empreendedores rurais terão acesso a duas ferramentas específicas, que irão fornecer suporte de gestão e diversificação produtiva. Essas ações serão mais direcionadas para o produtor rural. Seis técnicos irão prestar o atendimento gratuito aos empresários. Não é necessário inscrição ou agendamento prévio.

Lançamento
Acontece no próximo dia 29, o lançamento oficial do livro ‘O Cavalo Crioulo - Evolução no Tempo’, uma reedição da obra de Dirceu Pons, com atualizações assinadas por Fernando Dornelles Pons. O coquetel de lançamento está marcado para às 18h, no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Sexta Região, integrando a programação da Expointer 2016.

Reforma da Previdência: Professores terão período especial

O presidente interino Michel Temer solicitou estudos para que seja incluído no projeto da Reforma da Previdência um período de transição especial para mulheres e professores. As informações foram divulgadas pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
O pedido se refere a um dos principais pontos da reforma, que é a mudança na idade mínima para que o trabalhador requeira a aposentadoria. A ideia é que ela passe de 55 para 65 anos, no caso de homens, e de 50 para 62, no caso das mulheres. 
— O presidente Temer me pediu apenas uma exceção: que o grupo que eu coordeno observe para as mulheres e os professores uma transição mais longa, para que não seja abruptamente elevada essa diferença de idade com relação à idade mínima para os homens (de outras profissões) —, disse o ministro.
Padilha reiterou, ainda, que aqueles que já estão em idade para se aposentar, ou já requereram a aposentadoria, não serão afetados pela reforma. Os demais “vão pagar um pedágio” proporcional ao tempo que falta para atingir a idade mínima.
Em entrevistas, Padilha tem argumentado que o sistema previdenciário ficará inviável na próxima década e que existe risco real de faltar dinheiro para pagar os aposentados se nada for feito. 
Segundo estimativas do governo interino, o rombo na Previdência pode chegar a R$ 146 bilhões neste ano e a R$ 180 bilhões em 2017.
Padilha também tem afirmado que as mudanças deverão atingir tanto trabalhadores do setor privado quanto funcionários públicos. 
Com informações da ZH.

Feira internacional: Estudante conquista 1º lugar em Feira de Ciências na China

A jovem pesquisadora Vitória Müller Gerst, de 18 anos, foi a única representante brasileira presente à China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic 2016). Ela conquistou o 1º lugar na categoria Projetos Internacionais. A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (17), em Xangai.
Estudante do Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, Vitória participou do evento graças ao Prêmio Killing de Tecnologia, recebido na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) do ano passado.
O projeto apresentado em Xangai foi “Análise das propriedades de solução detergente ACABI para descelurização de tecidos e órgão II”, uma pesquisa que busca desenvolver um novo composto para ser utilizado na descelularização de tecidos e órgãos.
O processo é baseado na remoção completa dos constituintes celulares do órgão doado, com posterior repovoação por células embrionárias do receptor, reduzindo as chances de rejeição pós-transplante. A orientação do projeto é da professora Schana Andreia da Silva.
No total, 15 países compareceram à Castic: China, Brasil, Alemanha, Coréia do Sul, Dinamarca, França, Índia, Indonésia, Japão, Luxemburgo, México, Rússia, Suécia, Tailândia e Turquia.
Durante a feira, ela já havia recebido um prêmio especial oferecido pela Indonesian Invention and Innovation Promotion Association (INNOPA), uma organização da Indonésia.

Financiamento estudantil: Inscrições serão abertas no dia 22 para vagas remanescentes


Começa na segunda-feira, 22, o prazo de inscrições on-line para as vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São 75 mil vagas oferecidas nesta edição.
Podem concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média geral mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero. É necessário comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
Conforme edital publicado nesta sexta-feira, 19, os prazos variam de acordo com a condição do estudante. De segunda, 22, até o dia 28, podem fazer a inscrição os estudantes não graduados pré-convocados na seleção regular do Fies que ainda não tenham firmado o contrato de financiamento.
Os não graduados inscritos em vaga remanescente de curso de instituição superior na qual ainda não estejam matriculados devem entrar na página do sistema FiesSeleção entre 29 de agosto e 25 de setembro.
No caso dos graduados não matriculados, a inscrição deve ser feita entre 2 e 5 de setembro. Para os graduados matriculados, o prazo também começa em 2 de setembro.
As inscrições devem ser feitas no sistema FiesSeleção. Após a inscrição, o candidato deve concluir o processo nos dois dias úteis subsequentes, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Mais informações pelo telefone 0800-616161.
O Edital nº 75/2016, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que trata do preenchimento das vagas remanescentes do Fies deste segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19.

Exploração sexual infantil: Justiça bloqueia bens de acusados

Gabriela Barcellos

Quinze pessoas e cinco motéis de Uruguaiana são alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por crime de exploração sexual comercial infantil. São quatro pessoas acusadas de aliciar menores de idade e onze ‘clientes’, acusado de integrar uma rede de exploração revelada através de três operações da Polícia Civil deflagradas em 2012. Alguns dos réus chegaram a permanecer meses presos. Conforme o MPT, pelo menos onze adolescentes com mais de 14 anos foram alvo da exploração sexual e, os clientes abrangiam empresários, advogados, policiais e vereadores, que tinham conhecimento da condição vulnerável das adolescentes, algumas morando com os aliciadores.
Na ação, que visa o pagamento de indenização por danos morais coletivos, o MPT conseguiu o bloqueio de valores dos réus em imóveis, créditos, veículos e contas bancárias, em liminar. O pagamento da indenização por danos morais coletivos deve ser pago solidariamente pelos 20 réus, totalizando R$ 1,5 milhão.
Conforme as procuradoras Patrícia de Mello Sanfelici (representante da Coordinfância) e Fernanda Arruda Dutra (MPT em Uruguaiana), responsáveis pela ação, o intuito da indenização é pedagógico e cautelar, já que, no caso de absolvição dos réus na ação penal em andamento no Tribunal de Justiça, ficará garantida a responsabilização na esfera civil em sentido amplo, e trabalhista em sentido estrito.

Jonfa: Aluno é agredido por cinco adolescentes

Gabriela Barcellos

Um menino de 16 anos foi agredido por cinco colegas na escola João Fagundes, na tarde de ontem. O adolescente está internado no Hospital Santa Casa de Caridade, com vários ferimentos graves, mas não corre risco de vida. Dos cinco agressores, três foram identificados, dois deles tem 14 anos e outro tem 15 anos.
Três dos acusados foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro da ocorrência. De acordo com o delegado Enio Tassi, os cinco menores responderão a um procedimento por lesão corporal na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Delegado de Uruguaiana coordena força-tarefa contra o abigeato


Gabriela Barcellos

O Governo do Estado lançou na manhã de ontem, 19/8, uma força tarefa da Polícia Civil para combater crimes rurais, especialmente o furto de animais de propriedades agrícolas, conhecido como abigeato. O lançamento ocorreu em Rosário do Sul, pelo governador em exercício, José Paulo Cairoli (PSD) e o secretário da Segurança Pública Wantuir Jacini.
A ação faz parte da segunda fase do Plano da Segurança Pública, lançado em junho, e será coordenada pelo delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana. No município há pouco mais de um ano, Linhares foi transferido de Alegrete diretamente para a Defrec, à época chefiada pela delegada Alessandra Siqueira. Na especializada, Linhares formatou uma equipe de trabalho diferenciada, e que combateu com eficiência especial o tráfico de drogas.

Força-tarefa
A força-tarefa foi instalada em Rosário do Sul, para atender a sete delegacias de polícia do interior, nas cidades de Santa Maria, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Pelotas, Santiago e São Luiz Gonzaga. Vai atuar atuar nas regiões de fronteira, abrangendo 60 municípios com maior incidência de crimes rurais, inclusive Uruguaiana. A equipe de Linhares tem sete agentes policiais e dois agentes especializados em agropecuária, cedidos pela secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Na ocasião, Cairoli falou da necessidade da integração entre os órgãos envolvidos no projeto. “Este crime atinge a todos. Logo, a integração entre as secretarias é fundamental”, afirmou. “Esta força-tarefa tem o foco na investigação do crime organizado. É uma ação integrada em resposta à sociedade”, completou Jacini. Já o secretário de Agricultura, Ernani Polo, destacou que “Este é um trabalho que precisa ser continuado”.

Foragidos de Itaqui estavam na Modulada



Gabriela Barcellos

Na madrugada de quinta-feira, 18/8, três apenados que cumpriam pena no Presídio Estadual de Itaqui fugiram. Ademir Guterres Inda, conhecido como ‘Farmácia’, André Luis Tavares Gomes, o ‘Andrezinho’ e Jardel da Silva Merlo estão foragidos. A direção da casa prisional foi procurada pela reportagem do Jornal CIDADE, mas informou que não estava autorizada a falar sobre o assunto.
No entanto, o CIDADE apurou que os três homens são detentos de Itaqui, mas estiveram na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana por aproximadamente 120 dias e foram levados de volta à cidade vizinha recentemente. Na Modulada, um deles, Jardel tentou matar um outro detento, também de Itaqui, e um agente penitenciário. O detento, que estava recolhido provisoriamente e não possui condenações, foi ferido com oito facadas. Um agente penitenciário interveio e também acabou ferido.
As buscas pelos três homens estão sendo coordenadas pela Polícia Civil. Qualquer informação sobre o paradeiro dos mesmos pode ser repassada diretamente à Delegacia de Itaqui, pelo 3433 1974, ou ao 190 da Brigada Militar. É garantido o sigilo.

Menina desaparecida em Porto Alegre é encontrada na aduana

A menor estava tentando passar a fronteira rumo à Buenos Aires, com três dominicanos. O caso está sendo tratado como tráfico de pessoas.

Gabriela Barcellos

Uma menina de 15 anos, natural de Porto Alegre e dada como desaparecida em dezembro de 2015, foi encontrada na Aduana de Paso de los Libres, depois de tentar ingressar no país vizinho pela fronteira com Uruguaiana. Ela estava acompanhada por três dominicanos, dois homens e uma mulher, que foram detidos pela Gendarmería Nacional da Argentina.
O fato ocorreu na quarta-feira, 17/8. A jovem estava em um taxi com placas de Uruguaiana e tentativa passar a fronteira tendo a capital argentina, Buenos Aires, como destino final. No entanto, os gendarmes que faziam o controle de veículos e pessoas na Aduana argentina desconfiaram de algo errado ao perceber o nervosismo do grupo e a falta de autorização dos pais da menor para deixar o país. Imediatamente, a Gendarmería entrou em contato com a Polícia Federal do Brasil, que constatou o registro de desaparecida.
De acordo com o delegado da Polícia Federal André Luiz Epifânio, foi apurado que a menina está ‘vagando’ de cidade em cidade desde o ano passado, vivendo como companheira de um dos dominicanos e a família, muito pobre e moradora da Vila dos Papeleiros em Porto Alegre, não tinha conhecimento do seu paradeiro.
A situação foi tratada como tráfico de pessoas para a exploração sexual ou laboral e o Juizado Federal da cidade de Paso de los Libres, a cargo da magistrada Cristina Elizabeth Pozzer Penzo, foi acionado. Os três dominicanos estão presos e a menina, considerada vítima, está sob proteção do juizado da infância argentino, em um abrigo em Paso de los Libres. Conforme Epifânio, a menor será trazida para Uruguaiana nos próximos dias e daqui, está sendo providenciado o retorno dela à casa da família, visto que estes não têm condições financeiras de buscá-la.

Taxistas
A participação dos taxistas também será apurada, conforme o Delegado, no entanto, até o momento os indícios dão conta de que os profissionais se equivocaram quanto a idade da menor, visto que ela aparenta ser mais velha.

Vencedora do Bocal de Ouro vai à leilão na Expointer


Nestor Tipa Júnior

Com o mais badalado leilão da Expointer em 2015, a Estância Vendramin, de Palmeira (PR), volta este ano para fazer seu segundo evento na feira agropecuária. Na quinta-feira, 25/8, no Tatersal do cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a partir das 21h, entram em pista 43 lotes de animais da raça Crioula a cargo da Trajano Silva Remates.
No entanto, um lote vai chamar a atenção do mercado. A vencedora do Bocal de Ouro 2016 e uma das candidatas ao Freio de Ouro deste ano, a égua Guria Bragada 181 da Vendramin, será comercializada no evento. Ou seja, o comprador do lote já entrará como um dos favoritos a vencer a prova máxima da raça Crioula que é decidida menos de 72 horas depois do leilão. “O comprador pode ser o vencedor do Freio de Ouro”, destaca o proprietário da estância, Aldo Vendramin.
O criador lembra que a qualidade vem sendo o grande chamariz da temporada e isto vem mantendo bons índices de negociações na raça Crioula. E justamente o trabalho de seleção genética do criatório, que conta com um plantel de mais de mil equinos, é que deve manter a expectativa positiva para o evento. 
“Esperamos que o leilão seja um sucesso e estamos trabalhando para isso. Levaremos para o leilão o que temos de melhor dos nossos animais”, observa Vendramin.

Peru é destaque nas ações do projeto Brazilian Rice

Mercado alvo do projeto Brazilian Rice, o Peru está no foco das exportações brasileiras de arroz beneficiado. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações deste produto nacional. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brazilian Rice estará no país vizinho participando da feira Expoalimentaria, considerada uma referência mundial para o fornecimento de itens para o setor de alimentos.
A feira ocorrerá em setembro. Serão 10 empresas nacionais presentes com o apoio do projeto, mostrando toda a qualidade e os diferenciais do produto brasileiro. O país vizinho é considerado um dos mais exigentes mercados mundiais para a compra de arroz de alta qualidade.
Atualmente, o Peru tem um panorama de destaque nas exportações brasileiras deste cereal, contando com o trabalho de promoção comercial e de imagem realizados pelo Brazilian Rice. Em 2012, quando teve início a execução do projeto, foram comercializados pelo Brasil 28,9 mil toneladas de arroz beneficiado junto ao Peru; em 2015, foram 65,6 mil toneladas (alta de 126%) e, entre janeiro e junho de 2016, o volume já alcança 37,2 mil toneladas. Em valores, as exportações de arroz beneficiado brasileiro com destino ao Peru saltaram de US$ 17,4 milhões em 2012 para US$ 31,9 milhões em 2015. Com informações da Abiarroz.

Cavalo Crioulo: Morfologia deve apresentar disputa parelha na Expointer


Nestor Tipa Júnior 

Durante dois dias de avaliações, 238 exemplares da raça Crioula vão disputar os grandes campeonatos do ano na Expointer. Na pista do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ocorrerá uma das mais acirradas Morfologias dos últimos anos. Depois de diversas exposições realizadas por todo o Brasil, nos dias 29 e 30 de agosto serão conhecidos os grandes vencedores do ano de 2016.
A avaliação ficará a cargo dos jurados Jorge Aginelo do Nascimento e Francisco Martins Bastos Sobrinho. Bastos analisa que mais uma vez a pista vai refletir o trabalho de aperfeiçoamento e melhoramento genético que os criadores da raça Crioula vêm desenvolvendo. “Os criadores são cada vez mais competentes para fazer o melhor acasalamento e tirar o melhor animal. Sem dúvida nenhuma a evolução é grande. É um trabalho de um gosto particular apesar de termos características que precisamos observar e valorizar”, salienta.
Para Bastos, que julgará uma exposição na Expointer pela segunda vez, a evolução também se dá pela entrada de novos criadores que estão investindo no cavalo Crioulo com a mesma competência que tradicionais expositores. “Temos criadores novos investindo na raça. A competência é muito grande independente de marca e independente de criador. Na Expointer qualquer criador pode tirar um grande campeonato”, ressalta.
Os grandes campeonatos na Expointer terão como árbitro o argentino Carlos Solanet e a supervisão técnica de Ricardo Guazzelli Martins.

22º GAC AP recebe inscrições para concurso

Daiany Mossi

O 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado divulgou nesta semana, o edital retificando o Processo Seletivo em andamento. O documento altera o prazo de inscrições para o concurso para o dia 31 de agosto. 
De acordo com o edital, as inscrições dever ser feitas na Seção de Aquisições, Licitações e Contratos do 22º GAC AP, na Rua Quinze de Novembro, em dias úteis.
Serão contratados profissionais com nível Superior Completo e em curso, para atuarem como Coordenador de Núcleo (1 vaga) e Monitor de Atividades Esportivas (1 vaga) do Programa Forças no Esporte, por tempo determinado, para atender a necessidade de interesse público no ano de 2016. 
A remuneração é de R$ 750,00 ou de R$ 1.200,00, para o desempenho de atividades em jornadas semanais de 20 horas.
Para classificar os candidatos haverá Análise do Curriculum Vitae e da Documentação Apresentada, Entrevista e Aplicação de Prova Escrita, na modalidade de Redação.

Gurizada da AEU tem novos desafios neste final de semana


Daiany Mossi

A Associação Esportiva Uruguaianense de Futsal (AEU) disputa mais uma rodada classificatória do Campeonato Estadual de Futsal na categoria sub-9. Neste sábado e domingo, no Ginásio Municipal de Uruguaiana, a equipe da casa receberá competidores de outras cidades do Estado. 
Os jogos da AEU serão no sábado às 11h contra Sercesa, de Carazinho; às 14h30min contra Novo Horizonte, de Santa Maria, e às 20h30min contra AES, de Sobradinho. No domingo, a nossa gurizada enfrenta o Arsenal, de Não-Me-Toque, às 16h. Ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 5 para os dois dias. Na hora as entradas também serão comercializadas a R$ 5 por cada dia.

Vacinação contra pólio inicia em setembro

Daiany mossi

A vacinação contra a paralisia infantil será no mês de setembro. A informação é da secretária de Saúde do município, Saionara Marques. Por causa de uma mudança na fórmula das gotinhas contra a paralisia infantil, os postos de saúde já não tem mais a vacina oral desde abril. Agora, as crianças que estão na idade de tomar o reforço contra a poliomielite vão ter que esperar até setembro.
A vacinação contra a poliomielite funciona da seguinte maneira: os bebês recebem a primeira dose aos dois meses, com uma injeção. Aos quatro meses, mais uma, e a terceira é aplicada aos seis meses. Depois, com um ano e três meses é que a criança recebe as gotinhas, este é o primeiro reforço. A imunização fica completa aos quatro anos, quando a criança recebe as duas últimas gotinhas.
A vacinação ocorrerá entre os dias 19 e 30 de setembro e atinge crianças de 0 a 5 anos de idade.

Estado e Santa Casa de Caridade devem selar acordo nos próximos dias


Foi realizada na quarta-feira (17), no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) junto à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a reunião que encaminhou o processo de definição do novo contrato para execução de serviços técnicos especializados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital da Santa Casa de Caridade (HSCC) para o próximo período de 12 meses.
A chamada “contratualização” estabelece as bases da relação entre as partes (Estado/HSCC), integra o hospital ao SUS e define a sua inserção na rede regionalizada de ações da saúde, para garantir atenção integral aos usuários do Sistema.
Com o encontro desta semana, ficaram definidas pelas partes as bases para a renovação do contrato, incluindo principalmente as metas a serem atingidas pela instituição hospitalar e os valores a serem repassados pela Secretaria de Estado da Saúde para que o HSCC continue cumprindo seus objetivos. Além de Uruguaiana, o hospital atende gratuitamente as populações de Alegrete, Itaqui, São Borja, Barra do Quaraí, Santana do Livramento, Massambará, Garruchos, Rosário do Sul, São Gabriel, Manoel Viana, Itacurubi e Santa Margarida do Sul. Na Santa Casa também são recebidos pacientes da Argentina e do Uruguai. Essa dinâmica de atendimento dá ao hospital um caráter estratégico perante avaliação das autoridades em saúde pública. 
Desde junho de 2008, funciona no HSCC um moderno Pronto Socorro Municipal, dividido em duas áreas, uma para atendimento de urgência/emergência e outra para consultas ambulatoriais. Atualmente, o hospital disponibiliza ao SUS 12 leitos exclusivos para tratamento de dependência química e psiquiátrico. O hospital é contratualizado pelo SUS desde 2007. Com um quadro de quase 700 funcionários e cerca de 100 médicos de várias especialidades, a Santa Casa mantém 230 leitos. É equipada com Banco de Sangue, Centros Cirúrgico e Obstétrico, UTIs Adulta, UTI Neonatal e leitos de isolamento em todos os pavimentos. 
Além disso, investimentos importantes, com a participação da população da fronteira oeste, através de doações, estão sendo realizados para a ampliação do setor de oncologia, visando dotar o hospital de uma estrutura ainda mais especializada.
Uma avaliação final da minuta do novo contrato está sendo realizada pelo Hospital e pela Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo, após a reunião, é de que na próxima semana seja assinado oficialmente o novo contrato, contando com a presença do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. Conforme o diretor administrativo-financeiro da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, possivelmente essa cerimônia ocorra em Uruguaiana.
Além de Cravo, esteve representando o HSCC, na reunião com os representantes do Estado, o provedor Eduardo Velo. Com informações da Santa Casa.

Nova ponte ligando Brasil e Argentina poderá ser construída

Gabriela Barcellos

Uma terceira ponte sobre o Rio Uruguai, ligando o Brasil à Argentina, poderá ser construída. O assunto será tema de conversações entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países e o parlamento gaúcho, durante a visita da chanceler argentina, Susana Malcorra, ao Brasil, em setembro. O encontro foi acertado na quarta-feira, 17/8, pela missão gaúcha, liderada pelo governador José Ivo Sartori (PMBD) em Buenos Aires, com a presença ainda do senador Lasier Martins (PDT), em reunião com o secretário de Planejamento do Ministério dos Transportes da Argentina, German Bussi, e o engenheiro Ricardo Gattoni, que integram uma comissão interministerial daquele país para assuntos fronteiriços.
O encontro acertado ocorrerá em Brasília, e terá a presença dos governadores das províncias argentinas de Corrientes e Entre Rios, além de Sartori. Os três gestores já se posicionaram a favor da construção da nova ponte.
Embora ainda não tenha se falado nas cidades que poderão sediar a nova ponte, a principal ‘candidata’ é a fronteira entre Itaqui e Alvear. No município vizinho, a travessia é feita somente através de barca e a construção de uma ponte poderia trazer grande crescimento econômico para as duas cidades.

Sanchotene Felice abrirá campanha na rádio e na TV




O sorteio da ordem e a definição dos tempos de cada candidato ocorreu ontem. Confirma quanto tempo terá cada coligação.
Foi realizado ontem, pelo juiz da 57ª Zona Eleitoral, André Coelho, que atender Uruguaiana e Barra do Quaraí, o sorteio da ordem da propaganda eleitoral para o primeiro dia de horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, além do tempo disponível para cada uma das coligações que disputam o pleito, tanto na majoritária quanto na proporcional.
No sorteio da ordem de apresentação do primeiro dia de propaganda, foi definido que José Francisco Sanchotene Felice (Rede) abrirá a propaganda eleitoral. Depois é a vez de Ronnie Mello (PP), Luiz Augusto Schneider (PSDB) e por fim, Mauro Brum (PMDB).

Blocos e inserções
A propaganda eleitoral gratuita será veiculada no período de 26 de agosto a 29 de setembro, portanto, dez dias a menos que no último pleito. Para a propaganda na televisão é obrigatória a utilização da subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete da Libras e audiodescrição, em respeito ao que prevê o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Serão dois tipos de propaganda eleitoral gratuita: em bloco e inserções.
Os blocos, que são os programas, podem ser utilizados apenas por candidatos a prefeito e serão divulgados em duas oportunidades: no rádio das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10in de segunda a sábado; e na televisão, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min, também de segunda-feira a sábado.
Já as inserções, que são propagandas, serão usadas para divulgação dos candidatos a prefeito e a vereador.
Para isso, cada emissora de rádio e televisão destinará 70 minutos diários. Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05h às 24h, e serão utilizados 60% pelos candidatos a prefeito e 40% pelos candidatos a vereador. Cada inserção poderá ter 30 ou 60 segundos. A distribuição deste tempo levará em conta os blocos de audiência entre as cinco e as onze horas, as onze e as dezoito horas, e as dezoito e as vinte e quatro horas.

Tempo
A propaganda eleitoral gratuita tem dez minutos de duração e a divisão do tempo para cada partido é calculada a partir da composição partidária na Câmara Federal, considerando ainda os critérios estabelecidos pela Lei das Eleições: I - 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem; II - 10% distribuídos igualitariamente. Importante observar que este ‘número de representantes na Câmara dos Deputados’ é aquela resultante da eleição, ressalvada a hipótese de criação de nova legenda, quando prevalecerá a representatividade política conferida aos parlamentares que migraram diretamente dos partidos pelos quais foram eleitos para o novo partido político, no momento de sua criação.
A coligação ‘Retomada’ que tem o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice como candidato a prefeito, e o empresário Márcio Louzada como candidato a vice, terá 40 segundos de tempo no bloco e 2,48 minutos nas inserções. A coligação ‘União pela mudança (PP, PSD, PR, PRB, PPS, PTB, PTN, PV), que tem o vereador Ronnie Mello (PP) como candidato a prefeito e o ex-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) como candidato a vice, terá 3,32 minutos no bloco e 16,14 nas inserções. ‘Trabalho, seriedade e compromisso’ (PSDB e DEM), encabeçada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) e com a empresária Luciane Lopes como vice, terá 1,54 minuto no bloco e 7,59 minutos nas inserções. Já a coligação ‘Força e coragem para fazer’ (PMDB, PROS, PDT, PSB, PCdoB, PSC, PSDC e PEN), que tem o ex-vereador como candidato a prefeito e o Bispo Padovan como vice, terá 3,33 minutos no bloco e 14,56 minutos nas inserções.

Vereadores
O tempo das coligações proporcionais também foi definido. A coligação ‘Juntos pela mudança’, formada por PP e PSD terá 4,18 minutos nas inserções. Já ‘Frente pela mudança’ (PRB, PR,PTB,PV) terá 5,35 minutos. A coligação ‘Trabalho, seriedade e compromisso’ terá 4,21 minutos. Já a coligação formada por PMDB/PROS terá 4,24 minutos; PDT/PSB/PCdoB terá 3,36 minutos e PSC/PSDC/PEN terá 1,15 minutos. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem 3,52 minutos e o Rede Sustentabilidade tem 0,33 segundos.

Painel Ed.2646

Conscientização

Durante a manhã de quinta-feira, 18/8, a Odebrecht Ambiental recebeu um grupo de professores da Educação Infantil do município, na Estação de Tratamento de Água. O tema do encontro é Saneamento e Meio Ambiente. À tarde, servidores das escolas estaduais conhecerem mais sobre o tratamento de água e esgoto. À noite, o encontro ocorreu na Igreja São Miguel, quando a empresa conversou com a comunidade sobre os avanços do saneamento na cidade e a importância de ações de preservação ambiental.

Sumário Genômico HB

No próximo dia 31, durante a Expointer, será lançada a terceira edição do do Sumário Genômico de Touros Hereford e Braford da Conexão Delta G, em parceria com a Embrapa e a GenSys Consultores Associados, e apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O material traz a listagem e ranqueamento de touros pais com avaliação genômica para resistência a carrapatos. O Sumário Genômico para resistência ao carrapato de touros das raças Hereford e Braford é resultado de um projeto inédito no mundo, que permite aos usuários da genética Hereford e Braford identificar touros, dentre os disponíveis no mercado, que sejam menos suscetíveis a infestação por carrapatos.

Aniversário

O sindicalista e presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Plínio Fontella, completou mais um ano de vida ontem, 19/8. Parabéns!

Pedro Marini
As obras de reforma, pintura e revestimento do Centro Cultural Dr. Pedro Marini, na esquina das ruas Duque de Caxias e Santana, devem ser concluídas nos próximos 30 dias. O anúncio foi feito pela Prefeitura, ontem, 18/8.

Enart
No próximo dia 27, Uruguaiana sedia a primeira inter-regional do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) 2016. Esta é a terceira vez que município sedia uma inter-regional do festival, que passou por aqui em 2013 e 2014.

Palestra
Acontece no próximo dia 31, na programação Hereford e Braford na 39ª Expointer, a palestra ‘Seleção de Touros Heredord e Braford usando informação genômica’, a cargo do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso. Vale a pena confererir!

Treinamento
Um grupo de nove estagiários da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic) receberam nesta semana um treinamento voltado ao turismo, a cargo do professor e historiador Dagoberto Alvim Clós, diretor do Museu Raul Pont. Eles receberam instruções sobre os aspectos históricos, geográficos e, principalmente, turísticos, com ênfase ao Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece em Uruguaiana no próximo dia 27.

Novo regime
O novo regime de Previdência Complementar dos servidores públicos estaduais entrou em funcionamento ontem, 19/8, no Rio Grande do Sul. Os novos servidores poderão planejar seus benefícios, optando pela Previdência Complementar. A Previc é a autarquia federal fiscalizadora das entidades fechadas de previdência complementar.

Balé
A Prefeitura Municipal firmou convênio com a Sociedade Pró-Arte e Cultura para manutenção do Balé Infantil Municipal de Uruguaiana, voltado às danças folclóricas e música gaúcha. As aulas gratuitas são realizadas no estúdio da Pró-Arte, no antigo Juventude Atlético Clube, sob a coordenação dos coreógrafos do Ballet de Brandsen, Oscar Murillo e Mabel Pimentel. A faixa etária dos participantes é de sete a 14 anos. As inscrições estão abertas no local, às sextas-feiras, a partir das 18h.

Saque I
Termina no próximo dia 31, o novo prazo para sacar o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) ano-base 2014. No Rio Grande do Sul 57.583 trabalhadores celetistas que tem direito ainda não fizeram o saque. O valor é de um salário mínimo (R$ 880) e está disponível em qualquer agência da Caixa.

Saque II
Têm direito ao abono salarial os trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e recebido até dois salários mínimos por mês nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Angus Jovem I
A recém-criada Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Angus realiza no próximo dia 26, o seu primeiro encontro. Jovens criadores, estudantes, profissionais e amantes da raça terão um ponto de encontro para falar da criação e dos desafios para obter uma carne de alta qualidade.

Angus Jovem II
A ideia é aproximar e envolver a nova geração, colher ideias em busca de ações e projetos inovadores. A reunião, prevista para iniciar às 18h30min, servirá para definir as diretrizes e atividades do grupo para 2016 e 2017. Entre as sugestões já levantadas está a realização de uma Jornada Técnica Jovem, uma Gira Técnica, um Concurso de Fotografias e a oportunidades de intercâmbios.

Empresário do Bairro I
Estão abertas as inscrições para a primeira unidade do projeto Empresário do Bairro, em construção na União das Vilas, próximo à Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e que deve ser concluída em 60 dias.

Empresário do Bairro II
A estrutura é composta por oito módulos, e tem como finalidade incentivar o empreendedorismo e a geração de empregos e renda no município, especialmente nos bairros. Interessados devem procurar a secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, no Centro Administrativo II (antigo Fórum).

Vagas no Sine
Estoquista 1
Vendedor interno – material de construção 1
Vendedor de serviço – monitoramento de alarmes 1