quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ed. 2743 - Saúde retoma cirurgias eletivas

Leia a edição completa aqui...
  1. Liberalismo Popular Brasileiro
  2. Marinha
  3. Treinamento
  4. Preparativos
  5. Interior
  6. Segtram
  7. Jovens I
  8. Jovens II
  9. APAE
  10. Endemias
  11. Diocese
  12. Reunião
  13. Rotativo
  14. Carros
  15. Manutenção
  16. Custo Brasil
  17. Revoada
  18. “Dame dos”
  19. Doação
  20. PSDB elege novo Diretório domingo
  21. Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é empossado
  22. PL quer que servidores sejam tratados por nome social
  23. Westphalen apresenta potenciais do RS nos EUA
  24. Secretaria de Saúde voltará a oferecer cirurgias eletivas à população
  25. Secretarias prestam atendimento no interior
  26. Grupo Ignição define estratégias
  27. Sindisaúde desmonta barraca em frente à Santa Casa
  28. Nova lei de terceirização é benéfica ao país e aos trabalhadores
  29. Dnit condenado a indenizar por acidente causado por falta de sinalização
  30. Conselho Pleno aprova prestação de contas da OAB/RS
  31. Defrec identifica comparsa de ‘Tiozinho’ no assalto ao Conesul II
  32. Trabalhador morre ao levar choque no pátio de transbordo de lixo
  33. Duas pessoas presas na madrugada
  34. Prisão I
  35. Prisão II
  36. Prisão III
  37. Assalto
  38. Colégio Agrícola Municipal abre vagas para instrutores
  39. Unipampa divulga resultado de processo seletivo
  40. Lançada a 47ª edição do JERGS
  41. MEC estabelece novas regras para o exame
  42. Semed elege novo Conselho de Educação
  43. Mostra de Teatro acontece no município
  44. Brasileiras são indicadas ao Nobel da Literatura Infantil
  45. Rock in Rio promete maior evento de games
  46. Luiz Armando Bagolin será curador do Prêmio Jabuti
  47. Série será inspirada em livros de Elena Ferrante
  48. Lírios
  49. Globo suspende José Mayer contra assédio
  50. Malhação
  51. Novo Mundo
  52. Rock Story
  53. A Força do Querer
  54. Rafa Brites, 16 kg mais magra, comemora recuperação do filho

Fique atento ao cronograma de obras da Odebrecht Ambiental

De olho no trânsito! A Odebrecht Ambiental divulgou o cronograma de obras para hoje, 5/4. As equipes da concessionária estarão implantando novas redes e ramais de esgoto nos seguintes locais:
Promorar
Rua 21 de Abril e Rua Celi Lisboa
Cabo Luiz Quevedo
Pinheiro Machado, entre rua Cabo Luiz Quevedo e Marechal Floriano
Pinheiro Machado, entre Marechal Deodoro e Eustáquio Ormazabal
Pinheiro Machado, entre Roberto Kramer e Monteiro Lobato
Pinheiro Machado, entre Aleixo Worlod e rua Cabo Luiz Quevedo
Pinheiro Machado, entre Íris Valls e 13 de Maio
Pinheiro Machado, entre 13 de Maio e  XV de Novembro
Pinheiro Machado, entre General Vitorino e 13 de Maio

Também está sendo construída a Estação de Bombeamento de Esgoto Auxiliar no bairro Mascarenhas de Moraes, na rua Domingos de Almeida com Gen. Propício. Já no Bairro Bela Vista, ocorrem as obras do Interceptor de Esgoto, na Rua Dr. Maia entre Aleixo Worlod e Beira do Rio.
O trânsito nesses pontos ficará parcialmente interrompido, conforme as condições de segurança e necessidade das frentes de trabalho.

Seapi inicia mobilização pela vacinação contra aftosa





Tendo em vista que a primeira etapa da vacinação da febre aftosa começa no dia 1ª de maio, a secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) iniciou na quinta-feira, 30/3, a mobilização para a campanha. Uma reunião foi realizada para traçar estratégias e discutir o panorama de combate ao vírus no Estado. O encontro reuniu supervisores regionais e o grupo Supervisores regionais e o Grupo Técnico de Febre Aftosa do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria.
De acordo com o assessor técnico da Seapi, Fernando Groff, é fundamental que os criadores já comecem a se organizar e atualizem o cadastro de seu rebanho. “A expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos no Estado, até o dia 31 de maio, em cerca de 330 mil propriedades rurais”, avalia. Grazziane Rigon, médica veterinária do Programa de Febre Aftosa da Secretaria, explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria, dentro dos prazos legais, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”.

Gabriela Barcellos

Publicado cronograma do Censo Escolar 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) publicou na última semana, o cronograma do Censo Escolar da Educação Básica de 2017. A portaria (nº 269) determina que todas as escolas de educação básica, sejam elas públicas ou privadas, devem participar.
Os responsáveis pelas escolas devem preencher os dados no portal eletrônico do Instituto, por meio do sistema Educacenso, que estará disponível a partir de 31/5. O período de coleta, digitação e exportação das informações, no entanto, vai até 31/7. Até 17/8, o Inep deverá encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) os dados preliminares para publicação no Diário Oficial da União (DOU).
No prazo máximo de até cinco dias úteis após a divulgação, os gestores municipais e estaduais terão acesso aos relatórios por escola no próprio sistema do Educacenso. A publicação final do Censo Escolar da Educação Básica 2017 está prevista para 31/1/18.
Já em fevereiro de 2018, será aberto o módulo Situação Aluno, no Educacenso, para entrada de dados de rendimento e movimento escolar dos estudantes declarados no censo 2017. Os responsáveis pelas instituições de ensino devem prestar informações até 16/3/18.
Karine Ruviaro

EMEI Monteiro Lobato celebra cinco anos de atividade





A Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, que se localiza no bairro União das Vilas, comemora hoje, 4/4, cinco anos de existência. Para celebrar a data festiva, a comunidade escolar, organizou algumas atividades comemorativas.
No sábado, 1/4, iniciaram as comemorações na instituição de ensino.  Foram realizadas diversas atividades durante o dia, como uma manhã em família, onde houve integração dos pais e responsáveis com as crianças, além de corte de cabelo e manicure, hora do conto, pinturas de rosto, oficinas, entre outras atividades.
Atualmente, o educandário atende 348 alunos em turno integral e parcial.

Karine Ruviaro

Nomeações no Estado: 10ª CRE receberá uma professora

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 28/3, a nomeação de 121 professores aprovados no último concurso do magistério. No entanto, nos municípios de atuação da 10 ª Coordenadoria de Educação - sendo Alegrete,  Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana e Uruguaiana-, houve somente a nomeação de uma professora. Esta deverá trabalhar nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
No Estado, os educadores atenderão 14 regiões, contemplando, entre as áreas, anos iniciais, artes, educação física, filosofia, geografia, história, português e sociologia. Os nomeados darão aulas nas regiões de Porto Alegre (1ª CRE), São Leopoldo (2ª CRE), Estrela (3ª CRE), Caxias do Sul (4ª CRE), Pelotas (5ª CRE), Santa Cruz do Sul (6ª CRE), Passo Fundo (7ª CRE), Cruz Alta (9ª CRE), Uruguaiana (10ª CRE), Osório (11ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE), Soledade (25ª CRE), Ijuí (36ª CRE), Carazinho (39ª CRE).
Conforme a Secretaria Estadual da Educação, com este novo chamamento, chega a 233 o número de docentes nomeados por concurso neste ano. Lembrando que as nomeações ocorrem somente em casos de efetiva necessidade, a fim de repor os afastamentos definitivos – aposentadorias, pedidos de exoneração e óbitos. “No caso de Uruguaiana, a nomeação ocorreu devido a uma aposentadoria”, disse a coordenadora da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso.
Depois da nomeação, os professores devem se dirigir às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para o qual foram convocados, no prazo de 15 dias, a partir da data de publicação no DOE, para providenciar exames médicos e a documentação necessária para a posse.

Karine Ruviaro