quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Uruguaianense conquista vaga na série Prata


O caminho para chegar à Série Prata em 2017 foi preenchido por momentos de extrema emoção. Sábado, mais um capítulo dessa novela foi vivido pelo torcedor local. E foi faltando 40 segundos para o jogo acabar que Guilherme fez o gol que recolocou o time da fronteira entre os dois melhores da competição deste ano. O jogador da Uruguaianense foi um dos nomes do jogo ao lado de seu companheiro de time, o goleiro Eduardo. Com defesas impressionantes, o menino de 16 anos garantiu os resultados. Afinal de contas, foi um jogo de duas partidas. Uma, jogada no tempo normal (40 minutos). A outra, no tempo complementar (10 minutos). Em ambas, vitória da Uruguaianense e classificação para a decisão. A participação dos dois jogadores foi extremamente importante. Guilherme foi responsável por dois gols no tempo normal, enquanto que Eduardo defendeu bolas impossíveis em todos os momentos da partida. Na maior delas, a Uruguaianense vencia pelo placar de 3x2 e faltando 10 segundos o jogador Caturra (8) da ADCH, de Salto do Jacuí, entrou livre pelo meio. Era só tirar do goleiro, empatar o jogo e classificar o time para a decisão. Tarefa possível se do outro lado não estivesse Eduardo. Com um simples movimento ele conseguiu desviar a bola para escanteio e levou o jogo para a prorrogação, período que a Uruguaianense jogaria em vantagem por ter a melhor campanha ao longo da competição. Na prorrogação, Somália (9), aos 30segundos; e Lucas (21), aos 3min36seg, fariam os gols para dar a tranquilidade ao torcedor local que esteve em grande número no ginásio municipal Oscar Miranda Schimidt. Normalmente prorrogações são etapas de grande nervosismo. Nesse caso, o jogo deste final de semana em Uruguaiana foi exceção à regra. Com os dois gols marcados na primeira etapa do tempo extra, a Uruguaianense conseguiu fazer o seu jogo e proporcionar momentos menos estressantes se comparados aos 40 minutos vividos pouco tempo antes. Tanto que o segundo tempo da prorrogação terminou lembrando um pouco os grandes jogos do basquete norte-americano. Batido, o time da ACDH simplesmente desistiu da partida faltando 15 segundos para acabar o jogo. Tanto que a bola foi entregue ao árbitro Ricardo Messa antes de se chegar ao final da contagem do tempo. 
O jogador Rodrigo (7) tinha aberto o marcador aos 7min58seg de jogo, e Guilherme ampliado para 2x0 aos 17min40seg. Com a vantagem ainda no primeiro tempo, o time do técnico Noninho Menezes relaxou no 2º tempo. Com isso, a ADCH cresceu aos poucos na partida. Jailson (11), aos 04min04seg, e Caturra (8), aos 7min48seg, empatariam o jogo. Aos poucos, com o empate, a ADCH cresceria na disputa e conseguia o domínio da partida. 
O resultado era o que o time de Salto do Jacuí queria. Tudo corria bem até o cronômetro chegar aos 19min40seg. Foi aí que Guilherme entrou em disparada pela esquerda de ataque da Uruguaianense e desviou para o fundo das redes. Era o gol da vitória, o gol que deu força para que o time chegasse à prorrogação e conquistasse uma das vagas na decisão da Série Bronze em 2016. 
O primeiro jogo da decisão será no próximo sábado, em Uruguaiana, a partir das 20h, contra a APF, de Parobé, que venceu a ACBF, de Cerro Branco por 7x0, e garantiu vantagem na final. O segundo jogo decisivo será no dia 19, em Parobé. Uruguaianense (3) (2): Eduardo, Grillo, Gutinha, Lucas e Somália. Ainda jogaram Rodrigo, Lucas Maia, Michael e Barriga. Técnico Noninho Menezes. ADCH (2) (0): Rafael, Ademir, Ribeiro, Rômulo e Jailson. Ainda jogaram Sid Love, Caturra, Lúcio e Diego. Técnico Amaro Henrique dos Santos. Arbitragem: Ricardo Messa e Carlos Eduardo Lima da Silva.

Instituições de ensino já podem aderir ao Sisu

Será aberto na segunda-feira, 7, o período de adesão de instituições de educação superior públicas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente à primeira edição de 2017. O prazo se estenderá até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 próximo. Já no dia 28, terá início o período para as instituições pedirem retificação do termo de adesão, o que deve ser feito até as 23h59 de 2 de dezembro.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas por eles obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo ocorre duas vezes por ano, quando cada instituição participante do Sisu faz a oferta de vagas de cursos.   
Conforme o Edital nº 89, de 26 de outubro último, publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 3, as instituições públicas e gratuitas de educação superior que participam do processo seletivo devem formalizar a adesão no sistema on-line disponível na página do Sisu na internet.

Resultado do Enem sai no dia 19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o resultado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será disponibilizado em 19 de janeiro de 2017. 
A data vale tanto para os 5.848.619 candidatos que realizaram as provas neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, quanto para os 271.033 estudantes que farão o Exame nos dias 3 e 4 de dezembro, em virtude das ocupações de 405 locais de prova. 
No ano passado, o desempenho foi divulgado em 8 de janeiro. Por meio do número do CPF e senha, os candidatos têm acesso às notas individuais obtidas em cada área de conhecimento.
Para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante menor de 18 anos, no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2016, ou seja, candidatos treineiros, os resultados serão divulgados 60 dias depois.

Gabaritos
Já os gabaritos oficiais dos dois dias de prova para cada caderno de questões serão publicados nesta quarta-feira, 9. Os documentos poderão ser conferidos no site do Enem, do Inep e no aplicativo Enem 2016.
Por outro lado, os participantes poderão conferir a correção comentada realizada pelo Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, neste link. O serviço foi realizado gratuitamente e em tempo real, com base no caderno de questões azul.

Dom Pedrito sediará Fórum Regional em Defesa da Educação


Por Franceli Couto Jorge

A fim de aprofundar a relação entre Universidade, Gestão Pública e Movimentos Sociais, realiza-se o Fórum Regional em Defesa da Educação. O evento ocorrerá no dia 18 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança Paternal, em Dom Pedrito. O Fórum é uma promoção do curso de Educação do Campo e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Diretório Acadêmico Educação do Campo e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Durante o Fórum será debatida a conjuntura nacional e os impactos na Educação Pública. Além disso, pretende-se estabelecer ações em defesa da Educação e encaminhar a formação continuada dos professores das escolas do campo. Para o evento também estão previstos os lançamentos da campanha “Educação é Direito, não é mercadoria” e do Observatório da Educação do Campo/RS. O Fórum também contará com a exibição do filme “Lua em Sagitário” e oportunidade de diálogo com a diretora da obra, Márcia Paraiso.
Conforme o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura da Unipampa, professor Rafael Lucyk Maurer, a proposta de realização de fóruns regionais surgiu em agosto deste ano, a partir de uma reunião entre movimentos sociais, universidades e professores de escolas do campo, durante a Plenária da Articulação em Defesa da Educação do Campo/RS, realizada em Santa Maria. “Ao criar este encontro de diálogos entre diferentes atores sociais, a Unipampa cumpre um importante papel na proposição do direito à educação pública e de qualidade, uma defesa que deve envolver movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras da educação, universidades, gestores públicos, enfim, todos os setores que desejam e lutam em defesa da educação pública de qualidade”, afirma Maurer.
O evento é destinado a servidores e discentes da Unipampa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); movimentos sociais do Campo e da Cidade; professores; secretarias de Educação; cooperativas e associações; povos tradicionais e gestores públicos municipais. São esperadas cerca de 300 pessoas.

Professores de escolas particulares param na sexta

Os professores das escolas particulares de Uruguaiana irão paralisar nesta sexta-feira. A informação é do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS).  Em assembleia realizada no fim de semana, em Porto Alegre, os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul decidiram aderir à paralisação convocada pelas centrais sindicais em todo o Brasil.
No encontro, os professores se manifestaram formalmente contra a PEC 241/55, que limita por 20 anos os gastos públicos no orçamento da União; à MP 746, que reforma o ensino médio; às iniciativas legislativas e judiciais que permitem terceirizar as atividades-fim, e à proposta da reforma da previdência, que estabelece a idade mínima de 65 anos para aposentadoria. 
A assembleia também aprovou o apoio dos professores ao movimento de ocupação das escolas pelos estudantes do Rio Grande do Sul.

Abertas inscrições e rematrículas na rede estadual

Daiany Mossi 

Começou ontem, o período de inscrições e rematrículas nas escolas estaduais. Conforme a Secretaria de Educação do Estado, as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de novembro no site da Secretaria da Educação www.educacao.rs.gov.br para o 1º ano do Ensino Fundamental, do Médio e do Magistério, além de cursos técnicos e para a Educação Infantil - jardins A e B.
Já as rematrículas ocorrem diretamente na escola em que o aluno está estudando para aqueles com menos de 75% de presença até o dia 30 de novembro. Os demais têm sua rematrícula confirmada automaticamente, sem necessidade de ir até a escola. 
As inscrições para a Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental e 2º e 3ºanos do Ensino Médio ocorrem de 4 de janeiro até 17 de fevereiro de 2017 direto nas escolas. Para ingressar no EJA durante o Ensino Fundamental, o aluno precisa ter no mínimo 15 anos completados até o dia da matrícula. Para o ensino médio, no mínimo 18 anos completados até o dia da matrícula.
O período de transferências e reingresso, destinados aos alunos que tenham mudado de endereço ou que necessitam trocar de escola, ocorre de 4 de janeiro a 13 de janeiro para ensino fundamental, médio e magistério. 

Potros do Rio Grande valoriza trabalho de domadores e oferta genética campeã

Estela Facchin

A sétima edição do projeto Potros do Rio Grande, que congrega prova de doma e leilão com oferta de potros habilitados à competição do ano seguinte, ocorre nesta quarta-feira, dia 09 de novembro, no Parque do Sindicato Rural de Rio Grande (RS). Neste ano, os vencedores da prova receberão um total de R$ 50 mil de premiação.
O evento é organizado pela empresa Mape Leilões. De acordo com Santiago Macedo, um dos sócios da leiloeira, a ideia é valorizar o trabalho de domadores da raça Crioula e ao mesmo tempo disponibilizar genética campeã ao mercado. “São animais com futuro funcional e morfológico promissor. Nesta edição do leilão, temos à venda filhos de exemplares premiados na Expointer e vencedores do Freio de Ouro”, afirma Macedo.
A potra La Castellana Kukaratia, filha do Freio de Ouro Matreiro do Itapororó, é um dos destaques da oferta que reúne 46 animais. De pelagem rara e morfologia diferenciada, a fêmea Haja Suerte do Mako também é uma das apostas, assim como Palmeira do Liscano, filha do Grande Campeão de Pelotas Habilidoso do Liscano.
A programação começa às 8h30 do dia 09, com a sexta edição da prova, realizada nos mesmos moldes do Freio de Ouro, porém, sem as etapas morfológica e de pechada na mangueira. A premiação ocorre à noite, antes do 7º Leilão Potros do Rio Grande, marcado para as 21h, com transmissão ao vivo pelo site Lance Rural.

Cabanha Santo Ângelo fatura mais de R$ 2 milhões em leilão festivo

Estela Facchin

Uma das mais tradicionais estâncias da Fronteira Oeste gaúcha abriu as porteiras na tarde deste sábado, 5/11, em Barra do Quaraí, para aproximadamente mil pessoas. O público recorde prestigiou o 60º Remate Anual da Cabanha Santo Ângelo, que registrou R$ 2,04 milhões de faturamento com a venda de bovinos e equinos.
O evento fechou a temporada de leilões de primavera no Rio Grande do Sul com média geral de R$ 5,5 mil para um total de 370 animais comercializados. Entre os 348 touros e ventres, das raças Polled Hereford, Braford, Angus e Brangus, a média ficou em R$ 5,4 mil. Já os 22 cavalos Crioulos arrematados saíram pelo preço médio de R$ 7,5 mil.
O lote mais valorizado do remate festivo, considerado o mais antigo do Brasil em atividade, foi uma fêmea da raça Braford. Metade da Grande Campeã da ExpoLondrina 2016 – Santa Ana 38-TE0112 – ofertada por Miguel Augusto Barbará, da Agropecuária Santa Ana, foi vendida para José Altemir Ottoni, por R$ 21 mil.
A raça sintética, fruto do cruzamento entre o Hereford e o Nelore, também foi responsável pela maior média nos touros, de R$ 9,1 mil. Os reprodutores Polled Hereford fecharam com R$ 6,5 mil de média, enquanto os Angus com R$ 6,9 mil. O único touro Brangus da oferta saiu por R$ 9,3 mil. Nas fêmeas, as médias ficaram em R$ 4,5 mil no Polled Hereford, R$ 4,1 mil no Braford e R$ 2,9 no Angus.
Entre os cavalos, o destaque ficou com a venda de 19 exemplares em uma só martelada, para a Fazenda São Marcos, de Itapeva (SP). O anfitrião, Jorge Martins Bastos, comemorou o sucesso da comercialização, com resultado acima da expectativa:
“Em 60 anos, nunca havíamos tido casa tão cheia. Foi uma satisfação receber tantos amigos e clientes, que nos honraram e nos prestigiaram comprando nossos animais”, ressaltou Bastos, emocionado.

Produtores de arroz do Mercosul encaminham pedidos a ministros do bloco econômico

Ministros da Agricultura e representantes de produtores dos países que integram o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) estiveram reunidos em Assunção, no Paraguai, para debater e impulsionar políticas públicas regionais para o setor. Durante a XXXII Reunião Ordinária do CAS foram realizados encaminhamentos referentes à exportação, barreiras comerciais e mecanismos de comercialização.
Segundo o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, durante o encontro de ministros ocorreram reuniões paralelas com representantes do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai relacionados ao arroz e ao trigo. Na reunião do arroz, Velho falou em nome dos produtores gaúchos, e Francisco Shardong em nome da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Cada representante comentou sobre produtividade média, custos de produção e os preços praticados atualmente. “Fizemos um panorama geral de cada país e abordamos temas a serem encaminhados aos ministros”, salienta o dirigente da Federarroz.
Entre as questões levantadas, uma das principais foi a de que o Mercosul deve pensar em bloco com relação à exportação. “Quando surge uma oportunidade de exportação, os países acabam competindo entre si, gerando uma pressão baixista. Então sugerimos uma organização para minimizar a guerra de preços para exportar”, explica Velho. 
Também foi comentado que o Paraguai, embora tenha uma boa legislação com relação a defensivos, ela ainda é pouco efetiva na questão de resíduos de produtos nos grãos. Conforme Velho, o Paraguai tem algumas vantagens como energia e logística, ao contrário do Brasil onde os principais gargalos estão nos custos elevados e também na falta de logística pela dependência que ainda existe do transporte rodoviário, com estradas precárias, aumentando muito os custos. “Destacamos também com relação ao calado do Porto de Rio Grande que obriga muitas vezes a duas atracações, também gerando um aumento dos custos”.
A reunião do arroz foi mediada pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze que levou as propostas dos produtores aos ministros do CAS. O ministro brasileiro da Agricultura, Blairo Maggi, intercedeu junto ao colega paraguaio, Juan Carlos Baruja, para que o parlamentar colocasse as solicitações do setor arrozeiro. Além da questão da exportação, também foram abordadas as barreiras comerciais, sanitárias e ambientais, os mecanismos de comercialização já para a próxima safra e a necessidade de levar o arroz sempre nas viagens para fora dos países. “A ideia é aproveitar as viagens dos ministros para tentar levar o arroz e fazer propaganda da qualidade do produto que é produzido no Mercosul”, salienta Velho. 
Uma próxima reunião dos produtores dos países do Mercosul ficou pré-agendada para 12 de dezembro, em Santa do Livramento. Devem participar representando o Brasil, Antônio da Luz, da Farsul, e Tiago Barata, do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). “Eles irão falar sobre as barreiras comerciais e os gargalos enfrentados pelos produtores do país, para tentar avançar em todas estas questões”, explica o vice-presidente da Federarroz. Com informações da Agroeffective.

Rio Grande do Sul lança Agro + Gaúcho no dia 21

O Estado é o primeiro a aderir ao programa Agro + Federal e anunciará medidas próprias de desburocratização e simplificação do agronegócio

Gabriela Barcellos

O governo do Rio Grande do Sul é o primeiro a aderir oficialmente ao Plano Agro +, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com isso, o Estado reforça a estratégia do Mapa de reduzir a burocracia e facilitar a atividade agropecuária, com projeção de uma economia de até R$ 1 bilhão para o setor. O plano gaúcho será lançado no próximo dia 21. Até agora, o Estado já recebeu mais de 100 demandas de entidades de produtores. Segundo o coordenador do Agro+ no Mapa, Ricardo Cavalcanti, a adesão dos estados vai melhorar a vida dos produtores e reduzir custos no processo produtivo. Depois que o RS anunciou a adesão ao programa, o Tocantins também o fez e deve lançar sua versão no próximo dia 29. Enquanto o RS e TO anunciam seus planos, o Mapa trabalha para sensibilizar outros estados a adotar estratégias de desburocratização do agronegócio. Segundo Cavalcanti, a divulgação e o envolvimento com o plano nas superintendências federais de Agricultura estão sendo feitos por meio de videoconferências, que já foram realizadas no Norte e no Nordeste. Na próxima semana, ações semelhantes devem ocorrer no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Os deputados da Frente Parlamentar da Desburocratização também estão empenhados em expandir o Agro+. Pelos dados da frente parlamentar, o custo anual da burocracia é de R$ 46 bilhões, equivalentes a 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Entre as novas ações do Agro+ estão a busca de solução para a destinação das cerca de 500 mil toneladas de suínos e aves mortos por causas rotineiras (não por doença), como acidentes e desastres climáticos, nas propriedades rurais. Um grupo de trabalho deverá apresentar soluções para o problema, que envolve meio ambiente, saúde pública e questões trabalhistas. 
Outra medida adotada foi a alteração da legislação que estabelece a temperatura de -18°C para o congelamento dos cortes suínos. Pela nova regra, a temperatura passou para – 12º C. Isto tem impacto significativo no gasto de energia elétrica, aliviando o custo de produção dos frigoríficos.
Por meio do Agro+, o Mapa também determinou a dispensa do carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) nas carcaças bovinas, dentro das plantas frigoríficas, sendo mantida apenas a carimbagem para os países importadores que exigem o selo do SIF. A medida vai garantir menos perdas na hora da limpeza das carcaças e agilidade no processo de produção.