sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ed. 2673 - Vereadores rejeitam gastança proposta por Schneider

Edição digital aqui...
  1. Mitos e Verdades sobre a PEC 241
  2. Som alto I
  3. Som alto II
  4. Inscrições
  5. Guatambu, Alvorada e Caty
  6. Churras
  7. Embrapa
  8. Gabinete
  9. Trote I
  10. Trote II
  11. Trote III
  12. Exportação
  13. Touros da Fronteira
  14. Vagas Sine
  15. Um gaúcho como exemplo
  16. Mostra
  17. Vereadores impedem projetos perdulários de Schneider
  18. Projeto da LOA pode ser consultada na Câmara
  19. Rafael Alves propõe atualização do espaço de Tribuna Livre
  20. Guardas Municipais se amotinam por vinte dias de atraso nos salários
  21. Pacientes vencem a depressão com a ajuda do Dants
  22. Uruguaiana receberá recursos para a Upa
  23. Auditores fiscais decidem voltar ao trabalho
  24. Farsul pede aplicação de instrumentos de comercialização para o trigo
  25. Mesa redonda debaterá agropecuária de baixo carbono nesta segunda-feira
  26. Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias na Expofeira 2016
  27. Pai que matou bebê de quatro meses é indiciado por estupro
  28. Força-tarefa reduz abigeato em 39%
  29. Quadrilha de ladrões permanecerá na cadeia
  30. Adolescente
  31. Carro incendiado
  32. Bicicleta
  33. Enem e a ansiedade
  34. Congresso instala comissão que discutirá MP do ensino médio
  35. Alunos da Unipampa participam de aula na Upa
  36. Estudantes podem renovar a matrícula no Fies
  37. Sábado cultural na Barra do Quaraí
  38. Escritor lança dois livros autobiográficos de poesia
  39. Filme com Amy Adams ganha cartaz nacional
  40. Projeto pode obrigar filmes nacionais a serem exibidos em transportes públicos e privados
  41. Descubra o que seus desenhos revelam sobre você
  42. Petição pede Alexandre Frota como Sérgio Moro em série
  43. Deborah Secco sobre “Playboy”: “Não queria ter feito”
  44. Malhação
  45. Sol Nascente
  46. Haja Coração
  47. A Lei do Amor
  48. Marcello Novaes e Letícia Spiller se beijarão em novela

Projeto leva literatura a estudantes de Uruguaiana


Os alunos do Instituto Elisa Valls, de Uruguaiana, terão a oportunidade de participar do Projeto Sesc Mais Leitura, em outubro. A atividade, exclusiva para turmas da escola, será no dia 28 de outubro com a palestra de Jéferson Assumpção “Ler para ver”, às 8h30, 10h30, 14h e 16h30. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.
Em “Ler para ver”, a proposta é trabalhar a diferenciação entre leitura utilitária e cultural, leitura solitária e leitura solidária, leitura de textos impressos e leitura nos demais suportes. Com o objetivo de chamar a atenção para a perspectiva interpretativa autônoma do mundo em contraste com a leitura passiva, consumista e feita de fora.
Jéferson Assumção é escritor, com 20 livros publicados, entre Ficção e Literatura infantil e infanto-juvenil. Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Literatura do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Humanidades y Ciencias Sociales - Filosofia pela Universidad de León (Unileón), Espanha, revalidado Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem Diploma de Estudios Avanzados en Filosofía (DEA), pela Unileón. Graduado em Filosofia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário La Salle, de Canoas-RS. Pesquisador e um dos líderes do Grupo de Pesquisa “Literatura e suas relações com outras áreas do conhecimento: José Ortega y Gasset - Ciência e Arte”, no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).
Na área da Gestão Cultural, Assumção foi assessor e Coordenador-Geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC) entre 2006 e 2008. Nos anos de 2009 e 2010, foi secretário municipal de Cultura de Canoas-RS. De 2011 a 2014 foi Secretário Adjunto de Estado da Cultura, do Rio Grande do Sul. Em 2013 e 2014 foi conselheiro no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), do Ministério da Cultura. Em 2015, foi Diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura.
Sobre o Projeto Sesc Mais Leitura - A democratização da leitura e a formação de novos leitores estão entre os objetivos e desafios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc no âmbito da educação e cultura. Com o Sesc Mais Leitura, estudantes gaúchos têm a oportunidade de receber em suas escolas diversos escritores que utilizarão obras das bibliotecas locais do Sesc para debater sobre os temas abordados nos livros escolhidos. O projeto faz parte doArte Sesc – Cultura por toda parte. 
Projeto Sesc Mais Leitura Outubro – Uruguaiana 
28/10
Sesc Mais Leitura – Palestra “Ler para Ver”
Tema: Cultura da Leitura
Profissional: Jéferson Assumção 
Uruguaiana
Horários: 8h30, 10h30, 14h e 16h30
Local: Instituto Elisa Valls (Rua Padre Anchieta, 2474)
* Exclusivo para turmas da escola

Palhaço sinistro vira atração de gincana escolar


Daiany Mossi

Ocorreram na última terça-feira, as apresentações artísticas da tradicional Gincana Marista, promovida pelo Colégio Marista Santana. O evento ocorre anualmente tendo como ponto alto as apresentações artísticas produzidas pelos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio. Nesta edição o tema foi Cinema, o que proporcionou belíssimas performances em homenagem a sétima arte. Os alunos foram coordenados pelo professor de teatro, Christian Bonilla. 

Palhaço 
Entre os personagens interpretados pelos estudantes, destaque para o Palhaço Sinistro. O Jovem virou notícia na cidade ao circular fantasiado por aí. 
A aparição de palhaços sinistros vem dando o que falar pelo mundo a fora. 
A moda, originada nos Estados Unidos e tornada popular pelas redes sociais, começou em finais de setembro quando um grupo de pessoas vestidas de palhaços decidiu atrair um grupo de crianças para um bosque localizado em Greenville, no estado da Carolina do Sul. Rapidamente o que parecia tratar-se de um incidente sinistro, mas isolado, virou moda. 
Apesar de tudo ter começado como uma brincadeira, em algumas cidades do Brasil, pessoas usaram de má índole ao usarem a vestimenta para assaltar ou ferir alguém. Em outras oportunidades, foram os brincalhões os feridos. Ao sentirem-se amedrontadas por artistas de rua vestidos de palhaços, as pessoas reagiram com violência. 
Vale destacar que em Uruguaiana tudo não passou de um evento artístico, cujo rapaz saiu fantasiado pela cidade.

Desaparecido


Está desaparecido desde a manhã de segunda-feira, 17/10, o aposentado Benjamin Abel Amaral, 85 anos, conhecido como ‘Seu Bê’. Ele saiu de casa, na Rua José Garibaldi, 3413, bairro Nova Esperança e saiu de casa durante o temporal daquela manhã. Ele sofre de mal de Alzheimer e vestia casaco xadrez, boné e calça jeans.
Qualquer informação pode ser encaminhada à Polícia Civil através do 3412 1127, ou à Brigada Militar pelo 190.

190 em ação

Porte de arma
Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, na madrugada de ontem, 19/10, por volta de 4h40min. A prisão ocorreu na Perimetral Sul, próximo ao Porto Seco Rodoviário e foi realizada pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), que fora acionada para atender a uma ocorrência de disparos de fogo nas imediações da empresa ALL Logística. Foi então que encontraram dois homens em uma motocicleta com a sinaleira queimada. Os guardas então tentaram abordá-los, mas estes empreenderam fuga, foram perseguidos e acabaram caindo da moto pouco depois. Foi então que foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia. Com um deles, foi encontrado um revólver calibre 38. Eles foram levados à Delegacia de Polícia e autuados em flagrante, o que também ocorreu com o dono da arma, que se apresentou de livre e espontânea vontade, visto que o registro desta estava vencido. Foi fixada fiança de R$ 1.720,00 para cada um deles.

Prisão
A Brigada Militar prendeu na tarde de quinta-feira, 18/10, por volta de 17h, na Avenida Presidente Vargas, Osvaldeci Carvalho Marques, 41 anos, que estava foragido da Justiça. Ele possui uma condenação por homicídio.

Prisão II
Um homem que estava na condição de foragido da Justiça foi preso pela Brigada Militar. Ele possui uma condenação criminal a quatro anos de prisão por tráfico de entorpecentes, e foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Assalto
Uma cobradora da empresa Vaucher foi assaltada enquanto estava no trabalho. Ela contou à Polícia que dois homens entraram no ônibus. Um deles, armado, se aproximou do caixa e anunciou o assalto, pegando o dinheiro disponível e ainda seu telefone celular, enquanto o outro ficou esperando próximo à porta.

Ladrão preso
Alison Vargas Severo, 21 anos foi preso em flagrante depois de arrombar uma casa e furtar uma televisão de 32 polegadas e duas garrafas de vinho. Ele foi abordado na Rua Venâncio Aires, por volta de 4h20min, tentou fugir, mas acabou alcançado. Inicialmente ele identificou-se com nome falso, mas foi reconhecido por um dos policiais. Ele estava na condição de foragido do Instituto Penal de Uruguaiana. Por fim, ele admitiu o furto e apontou a casa que arrombou, na Rua Prado Lima.

Defrec prende traficante

Gabriela Barcellos

Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na última sexta-feira, 14/10, pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), no Peral do Sapo. Paula Renata Monteiro Nunes, 31 anos, já tinha passagens pela polícia por ameaça, lesão corporal e posse de entorpecente, além de possuir ligação com pelo menos dois conhecidos bandidos.
Com ela os policiais encontraram 20 porções de crack embaladas e prontas para comercialização, quatro porções de maconha e quatro munições calibre 38m além de certa quantia em dinheiro.
A ação foi coordenada pela delegada Caroline Huber, que frisa a importância da participação popular através das denúncias. Ao denunciante é garantido sigilo absoluto. Informações podem ser encaminhadas à 3413 5049 ou 3413 1951.

Quadrilha de assaltantes presa






Gabriela Barcellos

Três homens foram presos na manhã de ontem, 19/10, em uma casa na Travessa Sérgio de Oliveira, bairro Ipiranga, em uma ação da Brigada Militar. Eles são acusados de praticar um assalto em uma casa no bairro Santana, próximo ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Patrulha do Oeste, por volta de 21h de quinta-feira, 18/10.
Cristopher Helios dos Santos da Silva, de 20 anos e Rafael Alves, de 19 anos, ambos de Uruguaiana, e Tiago Vargas Mota, de 28 anos, natural de Itaqui, juntamente com outros dois homens ainda não identificaram, renderam a família da vítima e roubaram diversos objetos, além de dinheiro em espécie, em um carro VW Voyage branco. Eles também são apontados como autores de pelo menos mais um crime, cometido na semana passada. No interior da casa onde foram presos, os policiais encontraram R$ 380, três revólveres, dois calibre 38 e um calibre 22, com a numeração raspada, um ventilador, dois televisores, munição, dois telefones celulares e duas motocicletas, cuja origem será averiguada, mas podem ser produtos de furto ou roubo. O carro também foi apreendido.
Levados à Delegacia de Polícia, eles foram reconhecidos por três vítimas, em pelo menos duas ações. Alguns objetos apreendidos também foram reconhecidos.
Os três homens foram autuados em flagrante pelo delegado de plantão, Enio Tassi, por roubo, receptação, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (pela numeração raspada) e associação criminosa majorada pelo uso de armas de fogo.

Antecedentes
Cristopher possui passagens pela polícia por roubo e lesão corporal. Rafael tem antecedentes como adolescente infrator, inclusive por crimes violentos. Tiago tem uma extensa ficha criminal, que inclui homicídio doloso, tráfico de drogas, coação, roubo, lesão corporal, entre outros. Ele estava foragido do presídio estadual de São Borja, onde aguardava julgamento por homicídio. Ele é apontado como um dos executores da empresaria Sônia Khaled, daquela cidade, em novembro passado. O crime ganhou repercussão especialmente após a prisão do marido da vítima, o empresário Husein Kasen Khaled, apontado como mandante do crime. Ele teria contratado Tiago e outros três homens para matar a mulher e forjar um assalto na casa onde o casal vivia.

Grande campeão Angus vendido por R$ 45 mil

Grande campeão da Expointer 2016, o touro Biguá 6463 Density TE voltou a brilhar em pista no último final de semana, desta vez ao conquistar o preço top do leilão Só Angus, realizado no domingo, 16/10, durante a 90ª Expofeira de Pelotas. O animal foi vendido pela parceria entre a Cabanha Santa Amélia, de Santa Vitória do Palmar, e a uruguaia Cabaña Bayucuá, por R$ 45 mil para o criador José Fernando Bispo da Costa Dale. O remate, promovido em conjunto com as cabanas Albardão, Santa Joana e Estância Tradição, faturou R$ 1,169 milhão para 118 animais (99 touros e 19 ventres). Os touros Angus saíram por uma média de R$ 10.582,65 e as vaquilhonas, por R$ 6.457,89.
Outro destaque foi o campeão Sênior de Esteio, Biguá 6255, negociado por R$ 21 mil para Rodrigo Terra Vasques. O proprietário da Santa Amélia, Otávio Souza, comemorou as boas vendas em um remate de pista ágil e limpa. “Foram duas horas de leilão onde os negócios fluíram com naturalidade apesar da crise”, ressaltou.
Vencedor do Mérito Genético Angus, o proprietário da Santa Joana, Ulisses Amaral, pontuou a alta qualidade e bons negócios firmados no Só Angus. “O remate foi muito bom, melhor do que a média obtida no ano anterior, o que já é positivo em um ano como este”. Segundo ele, além dos excelentes resultados obtidos pelos campeões ofertados, foi um remate marcado pela valorização dos ventres. “A qualidade das fêmeas foi muito boa. O remate mostrou que os animais realmente estavam bem preparados”, salientou, frisando a presença maciça dos compradores da região Sul do Rio Grande do Sul.
Segundo o criador Rogério Assis, da Estância Tradição, o remate confirmou a força da genética do grupo Só Angus, que reúne vitórias no ranking da raça e nas pistas de exposições. Especificamente sobre a oferta da Tradição, reforçou a padronização dos lotes negociados. “Teve comprador que disse ‘esse touro já entrou em pista’ tamanha a uniformidade dos lotes. De ponta a cabeça, era tudo a mesma coisa”, acrescentou Assis.  O pecuarista ainda destacou a intensa procura por animais rústicos que, segundo ele, é o que sustenta as propriedades, com touros “prontos para o trabalho para produção de terneiros”.
Chancelado pela Associação Brasileira de Angus e comandado pela Casarão Remate, o Só Angus ainda contou com oferta de alta qualidade da Cabanha Albardão. Segundo o pecuarista Carlos Campos, o Só Angus de 2016 foi “um dos eventos mais importantes da história da raça” no Rio Grande do Sul tamanha a oferta de animais premiados. Apesar de admitir que a disputa pelos lotes pode assustar futuros compradores, Campos ficou satisfeito uma vez que isso significa que o mercado reconheceu a força da genética do grupo Só Angus.
Com informações da Associação Brasileira de Angus.

Abertura da Colheita do Arroz


Nestor Tipa Júnior 

Os trabalhos para a 27ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que em 2017 ocorre de 16 a 18 de fevereiro, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, já estão a pleno vapor. A lavoura onde se dará a solenidade de abertura, no sábado, 18 de fevereiro, já foi implantada e vem passando pelos tratos para que chegue com boa performance para o dia do evento.
Conforme o gerente de pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Schoenfeld, o ritmo da semeadura da lavoura de um hectare que será colhida no evento vem sendo o mesmo que tem sido verificado pelo interior. “O que acontece na área da abertura reflete o que está acontecendo nas lavouras pelo Estado. Estamos tendo uma excelente qualidade de plantio, o que não vinha acontecendo nos últimos anos”, avalia.
Na área da lavoura da Abertura Oficial da Colheita do Arroz vem sendo plantada a variedade 424 CL, último material lançado em um convênio entre o Irga e a Basf, com densidade de semeadura de 100 quilos por hectare. A variedade deve representar mais de 50% do plantio de arroz no Estado nesta safra. Schoenfeld explica que entre as vantagens do evento ser realizado em Cachoeirinha estão a aptidão da área da Estação Experimental para o plantio e a proximidade com os técnicos e pesquisadores do Irga que já trabalham no local.
A lavoura do evento conta com a parceria da Basf. Para o gerente de Marketing da empresa, Hélio de Souza Costa Cabral, o evento tem grande relevância no cenário agrícola do Brasil e por isso apostam na Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “A Abertura da Colheita, além de ser o marco do início das colheitas no Estado, também é um momento onde os produtores, indústria e órgãos de pesquisa podem demonstrar novas tecnologias e interagirem sobre as melhores práticas no setor”, ressalta.
Cabral reforça também que a cultura do arroz tem uma importância bem significativa para a Basf e a empresa tem se empenhado em contribuir com investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor. “Um grande exemplo é o Sistema Clearfield, que está há mais de dez anos no mercado e veio como uma ferramenta para contribuir com o maior problema hoje na produção do arroz que são as plantas daninhas com ênfase no arroz vermelho”, observa.
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é promovida pela Federarroz. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Hereford e Braford: Guatambu leva 15 premiações na 104ª Expofeira de Bagé

Esta foi a primeira vez que uma mesma cabanha recebeu as maiores premiações das raças Hereford e Braford na Expofeira de Bagé. Os animais estarão à venda hoje, a partir das 14h.

Gabriela Barcellos

Pela primeira vez na história da Expofeira de Bagé, uma mesma cabanha recebeu as maiores premiações das raças Hereford e Braford. Foi a Cabanha Guatambu, de Dom Pedrito, que levou para casa nana menos que 15 premiações na categoria animais rústicos, com destaque para os trios de touros rústicos P. Hereford e Braford.
Organizada pela comissão de exposições de feiras do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha (NHB), filiado à Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), no Parque Visconde Ribeiro Magalhães, a mostra teve como jurado o sócio e criador Paulo Azambuja, de Arambaré.
O melhor exemplar rústico Hereford PC foi o animal tatuagem M1057, que recentemente recebeu premiações durante a Expointer 2016 nas categorias Campeão três anos Polled Hereford PC e Grande Campeão Polled Hereford PC da exposição. O mesmo trio foi vencedor na Exposição Nacional HB 2016, que ocorreu no município de Alegrete, em maio. Na ocasião, o trio sagrou-se Lote Campeão da categoria, Lote Reservado de Grande Campeão Polled Hereford PC e o touro tatuagem M1063 venceu como Melhor Macho Rústico P. Hereford PC na Nacional 2016.
Em 2015 os animais foram campeões da Prova de Avaliação a Campo Hereford da Embrapa-ABHB, alcançando os três primeiros lugares (tatuagens M1063, M1057 e M1003, respectivamente) na categoria. O vencedor da prova entre os animais da raça Hereford foi o touro Épico M1063, filho do touro Tannat, um dos líderes de venda de sêmen da Central Lagoa da Serra.
De acordo com o diretor-proprietário da Guatambu, médico veterinário Valter José Pötter, a conquista inédita é um grande motivo de comemoração. “Tivemos uma disputa acirrada durante a avaliação, em especial entre os touros Braford, com grandes concorrentes”, conta.
Remate
Hoje, 20/10, os animais premiados já estarão à venda, na 44ª edição do Remate Guatambu, Alvorada e Caty, que ocorre na sede da estância, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Durante o remate, estarão à venda 162 touros e 120 novilhas.  Todos os animais possuem genética superior por desempenho de produção pela Conexão Delta G, a seleção por Diferencial Esperado de Produção (DEPs). Os DEPs são os índices genéticos dos animais para características como crescimento, precocidade, fertilidade e as características de carcaça. Nos touros Braford, serão 122 em pista. Essa será a melhor oferta em qualidade de todos os anos, com touros diferenciados, de índices genéticos altíssimos, muitos deles indicados aos testes de progênie da Conexão Delta G e às centrais de inseminação. “Em termos de qualidade, teremos touros com índices genéticos para produção de carne superiores e com teste de progênie em andamento, o que é um grande diferencial. São animais que chegam ao consumidor com DEP genômica para resistência ao carrapato, um grande diferencial da Guatambu”, revela Pötter.
Guatambu
Localizada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais. Com aptidão de solo e clima privilegiados, produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas. Desde maio de 2016 a vinícola funciona com 100% de energia solar, tornando-se o primeiro empreendimento da área na América Latina movida através de energia limpa.

Gestão Schneider coloca o socorro em colapso

Daiany Mossi

As três ambulâncias da Samu de Uruguaiana estão estragadas. A informação é da Secretaria de Saúde. De acordo com informações, o serviço conta com a ajuda da Corporação de Bombeiros para atender a cidade desde a última semana, quando a última que ainda funcionava estragou num atendimento às pessoas na enxurrada. Importante salientar que os bombeiros possuem apenas uma ambulância, ou seja, a que está emprestada à Samu. 
Ontem à tarde, por volta das 17h, a imperiosa disponibilidade de várias ambulâncias em Uruguaiana pode ser comprovada através dos chamados feitas à Samu pela comunidade sem sucesso. 
Enquanto os “salva-vidas” atendiam com a ambulância do bombeiros uma ocorrência no interior do município, dois acidentes de trânsito foram registrados, um deles no viaduto da Cohab II, onde as vítimas puderam ser socorridas somente pela Polícia Rodoviária Federal e populares.
O Centro de Urgências e Remoções, Cure, criado por Sanchotene Felice, foi descontinuado por decisão do atual mandatário, Luiz Schneider, que se considera o cidadão mais preparado para gerir o município, e as ambulâncias da Secretaria de Saúde também estão paradas há meses por falta de combustível.
O Samu aguarda uma nova ambulância ainda essa semana, para atender melhor a população.

Abordagem médica em UTI’s Neonatais é tema de encontro em Uruguaiana

Por Francine Malessa

A discussão de casos clínicos norteou os temas das palestras do 6º Encontro de Neonatologia da Fronteira Oeste, realizado no Senac, em Uruguaiana, no dia 8 de outubro. O evento, que teve o apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), contou com 116 inscritos entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, acadêmicos e universitários das cidades de Uruguaiana, Alegrete e Itaqui. Na ocasião, também foram abordados temas relacionados à pediatria geral.
- A iniciativa de promover encontros de Neonatologia na região da Fronteira Oeste surgiu através de uma parceria entre as UTI’s Neonatais, com o objetivo de atualizar os profissionais da área, além de promover o debate sobre as abordagens clínicas. O resultado que esperamos é a melhoria no serviço prestado às mamães e seus bebês - destaca a pediatra responsável pela organização do Encontro, Alessandra Blanco.
Um dos destaques da programação foi a palestra ministrada pelo neonatologista Mauro de Athayde Bohrer, sobre “Ventilação não invasiva na UTI Neonatal”. Durante o dia também foram abordados temas como “Cirurgia pediátrica na UTI Neonatal”; “Avaliação fisioterapêutica do recém-nascido: prognóstico motor”; “Prevenção de Sepse neonatal”; e, “Sífilis congênita”. O evento contou ainda com duas mesas redondas e uma discussão de caso.

Brincando com a vida (ou flertando com a morte): Um terço dos pacientes com câncer padecem por falta de quimioterápicos


Daiany Mossi

Cerca de 30% dos 950 pacientes atendidos pelo Instituto de Radioterapia e Oncologia de Uruguaiana (Iron), não está sendo atendido devido à falta de medicamentos. 
Conforme o diretor do Instituto, José Adir Muller, o Iron sofre com a falta de medicamentos já há alguns meses, sendo que o setor atende pacientes de Uruguaiana e região. “Faltam medicamentos e por isso, pacientes não são atendidos”, disse ele. 
Segundo o contrato entre Iron e Santa Casa, cabe ao hospital adquirir os medicamentos e encaminhar ao Iron, no entanto, o contrato não está sendo cumprido.
“Em contato com a administração do hospital fomos informados que não há recursos, com isso, parte dos pacientes está sem medicação”, disse Muller. 
Dona Maria, vítima de Câncer está entre os pacientes sem atendimento. Aos 60 anos, Maria conta que está há três semanas sem o seu medicamento e a cada visita ao Iron sem sucesso, ela se sente menos viva. “Tenho a impressão que minha vida se esgota a cada visita ao Iron sem sucesso. Venho em carro particular de Quaraí a Uruguaiana, gasto em locomoção e quando chego ai não recebo atendimento”, disse ela. 
O administrador do hospital Geovane Cravo confirmou a falta de medicamentos destinados ao tratamento de pacientes oncológicos à nossa reportagem. “O quadro é gerado pela falta de recursos para a aquisição da medicação face ao não repasse de valores referentes aos serviços prestados pelo hospital para o Estado. A expectativa era de que, com a liberação de valores a partir de bloqueios judiciais, se pudesse alcançar o recurso necessário para o pagamento dos remédios e assim o fabricante envia-los. Porém, como não houve o bloqueio e o recurso necessário para a compra não foi depositado nas contas do hospital, a instituição não conseguiu alcançar o valor para a aquisição da medicação. Tão logo haja o repasse de suficiente para a compra, os pacientes atendidos pelo Serviço de Alta Complexidade em Oncologia serão novamente assistido”, disse.
No início da semana, a Santa Casa de Caridade recebeu R$ 754.707,72 do Governo Estadual em pagamento pelos seus serviços, inclusive do setor de oncologia. Na oportunidade, a administração investiu o valor da seguinte forma: R$ 500 mil para férias, Refeisul, consignado e folha; e R$ 200 mil para a compra de medicamentos e materiais urgentes. 
Há expectativa de novo pagamento nos próximos dias, porém enquanto eles não chegam, os pacientes clamam por atendimento.

Mobilidade urbana: Municípios têm mais sete anos para elaborar Plano

Gabriela Barcellos

O Governo Federal prorrogou por mais sete anos o prazo para que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem o Plano de Mobilidade Urbana. De acordo com a Lei 12.587/2012, os municípios já deveriam ter realizado a entrega até o dia 15 de abril deste ano. Uruguaiana está entre os municípios que não conseguiram cumprir o prazo, embora o trabalho esteja sendo realizado desde o final de 2015, sob coordenação do engenheiro Francisco Horbe, da empresa Conect, de Porto Alegre.
Os municípios que não apresentarem o Plano dentro do novo prazo ficarão impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, até que atendam à exigência estabelecida nesta Lei.
Porém, para contratos firmados antes de 12 de abril de 2015, o repasse será mantido. Além de não ficarem impedidos de receber recursos por meio de emendas parlamentares. No entanto, o ideal é que o Plano seja entregue dentro do prazo.

Câmara analisa seis projetos do Executivo

Gabriela Barcellos

Depois da sessão ordinária de terça-feira, 18/10, foram encaminhadas às Comissões Técnicas da Câmara de Vereadores seis projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que serão apreciados em regime de urgência.
Entre eles está o PL 110/2016, que propõe a criação do Fundo Municipal do Idoso (FMI), vinculado à secretaria municipal de Ação Social e Habitação, com a finalidade de garantir fundos para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidos ao idoso. Já o PL 115/2016 busca instituir o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Uruguaiana (Contramu) como órgão colegiado, consultivo, deliberativo e fiscalizador, com composição paritária, vinculado à secretaria de Transporte.
O PL 113/2016 altera a lei que institui o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência no que tange as indicações de seus membros. O PL 116/2016 trata sobre a competência da Unidade Central de Controle Interno do Município; e o PL 117/2016 oficializa o Restaurante Popular de Uruguaiana.
Há ainda o projeto de lei 108/2016, que busca autorização para abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor de R$ 2.245.624,58. O objetivo do PL, de acordo com a justificativa, é atender necessidades e ajustes nas secretarias de Educação (Semed), e de Saúde (SMS).

Poder Legislativo: A partir de hoje, sessões acontecem no interior

Gabriela Barcellos

Por determinação de seu Regimento Interno, a Câmara de Vereadores realiza ao longo do ano algumas sessões ordinárias do interior do município. 
A medida tem como objetivo aproximar o Parlamento da comunidade, especialmente a do interior, que muitas vezes não possui condições de acompanhar as ações do Poder Legislativo, além de ouvir as demandas de cada uma das comunidades da zona rural e conferir de perto suas necessidades.
A partir de hoje, 20/10, as sessões serão realizadas no interior. Nesta quinta-feira, a escola municipal de ensino fundamental Dr. Crespo de Oliveira, na localidade de Itapitocai, recebe a partir das 9h30mim, os representantes do povo.
Conforme o Regimento, anualmente deve ser realizada pelo menos uma sessão ordinária em cada localidade do município. Por determinação do presidente do Poder Legislativo, vereador João Adalberto Silva, na próxima semana, as sessões acontecem na localidade no Imbaá, no dia 27, terça-feira; na Barragem Sanchuri, no próximo dia dez; em João Arregui no dia 24 de novembro; e no Plano Alto no dia oito de dezembro.

Painel Ed.2672

Tchau querido! 

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) foi preso ontem, 19/10, em Brasília. A prisão é preventiva, por decisão do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. O ex-deputado embarcou em um avião da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília com destino a Curitiba. Imediatamente, a internet foi à loucura com muitos e muitos memes. Como este, em que um internauta manipula imagem de propaganda política de Cunha, colocando o ex-deputado atrás das grades.

Parabéns

O “artista culinário”, e exímio pizzaiolo, Miguel Echeverria, comemorou mais um ano de vida na terça-feira, 18/10. Parabéns!

Finalmente

Após 12 anos no poder, três governos e dois gestores, e as contas de Uruguaiana aniquiladas, os tucanos resolveram, finalmente, começar a trabalhar. Já não era sem tempo.

Chuva I
As chuvas devem cessar hoje, 20/10, de acordo com a previsão da Defesa Civil. A partir de agora, os rios deverão subir um pouco mais, mas o risco de atingir moradores em Uruguaiana, até o momento está descartado.

Chuva II
Alegrete é o único município da região onde foi necessária a remoção de moradores. Cerca de 40 famílias estão desalojadas, 20 delas em abrigos.

Fundo BM
O deputado Maurício Dziedricki (PTB) apresentou projeto de lei (PL 166) para a recriação, através de alterações na Lei 10.839/96, do Fundo Brigada Militar (FBM), com o objetivo maior de apoiar, em caráter supletivo, as atividades e projetos da corporação, preferencialmente para o pagamento de horas extras. O FBM foi instituído em 1992 e extinto em 1996.

Inativos
Aprovada na Câmara Federal na segunda-feira, 17/10, a PEC 737/2016 seguiu para apreciação no Senado. A medida provisória permite que militares inativos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal atuem na Força Nacional, para reforçar a segurança pública em situações excepcionais. A norma valerá para aqueles que tenham passado para a inatividade há menos de cinco anos e deverá representar um significativo incremento no efetivo de uma força policial que tem socorrido estados e municípios em situação de extrema violência.

Mulherada!
A unidade móvel da secretaria municipal de Saúde está atendendo mulheres de 25 a 64 anos para realização do exame preventivo de câncer do colo do útero e de mama. A ação ocorre na frente da Secretaria, das 7h30min e às 13h30min. A ação integra a campanha Outubro Rosa e se estende até o final do mês.

Leitura I
Os alunos do Instituto Elisa Valls terão a oportunidade de participar do Projeto Sesc Mais Leitura neste mês. A atividade, exclusiva para turmas da escola, será no dia 28 com palestra de Jéferson Assumpção – autor de 20 livros – “Ler para ver”, às 8h30, 10h30, 14h e 16h30.

Leitura II
Em “Ler para ver”, a proposta é trabalhar a diferenciação entre leitura utilitária e cultural, leitura solitária e leitura solidária, leitura de textos impressos e leitura nos demais suportes. Com o objetivo de chamar a atenção para a perspectiva interpretativa autônoma do mundo em contraste com a leitura passiva, consumista e feita de fora.

Trenzinho I
Francisco Horbe, criador do nosso Sistema Integrado de Transporte, é o novo presidente da Trensurb. Na última segunda-feira, Horbe criou o “Núcleo de Engenharia e Pesquisa”, abrigando os quatro diretores petistas que serão exonerados com a nova administração. A ideia foi do diretor operacional, Antonio Giovani.

Trenzinho II
Nenhum dos indicados tem expertise em engenharia, não retornarão aos cargos inferiores, e manterão as funções gratificadas. São eles Humberto Kasper, ex-presidente; Francisco Jorge Vicente, diretor financeiro; Carlos Belolli, consultor especial, e Edson Ferreira dos Santos, assessor executivo. (Fonte: Políbio Braga)

Cabritagem
A política é a arte das relações, dos conchavos, e as alianças duram até a apuração - depois, e outra história. Para garantir uma cadeira, vale tudo, inclusive distribuir cargos para desalinhar cabritos aliados de outros antes alinhados. Que cabritagem.