quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ed. 2201

  1. Democracia demanda jornalismo independente
  2. Coleta
  3. INSS
  4. Concurso
  5. Baile das Gerações
  6. Rincão dos Fernandes
  7. Doação
  8. Fiscais
  9. A conta
  10. Educação paga I
  11. Educação paga II
  12. A Firma
  13. Marduque
  14. Fiscalização
  15. Lixão é discutido pela Câmara
  16. Irani Fernandes propõe audiência sobre segurança
  17. Secretário Eloy é recebido pela Ministra
  18. Legislativo repudia ato de deputados na ponte
  19. Secretaria de Saúde oferece testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite
  20. Secretária diz que procura por exames é positiva
  21. Prefeito proíbe comercialização de materiais recicláveis queimados
  22. Mapa autoriza embarques de carne bovina para a Rússia
  23. Panfleto intimidatório não causa dano moral, decide TJ-RS
  24. TIM condenada em R$ 5 milhões por quedas nas ligações
  25. Concessionária responde por furto ocorrido em rodovia
  26. Homem mantém ex-mulher e filho como reféns
  27. Irmão de jovem morto no domingo é vítima de tentativa de homicídio
  28. BM encontra motos furtadas em Uruguaiana em depósito em Libres
  29. Câmara sugere medida para evitar evasão de policiais civis
  30. PC prende suspeito de executar apenado na última quinta-feira
  31. Tempos sombrios para os professores
  32. Estudantes do Senac Uruguaiana desenvolvem projeto sustentável
  33. Estudante aponta o hábito de leitura como segredo do sucesso
  34. Proposta muda currículo do ensino médio e regras da educação técnica
  35. No Brasil, ‘Battlefield 4’ será vendido com filme ‘Tropa de Elite’
  36. Filme retrata uma nova visão de Anita e Garibaldi nas telas brasileiras em 2013
  37. Fãs dos minions de ‘Meu Malvado Favorito’ terão de esperar até 2015
  38. Filme do Metallica pode ser considerado um fracasso de bilheteria
  39. Aprenda duas receitas caseiras para limpeza de animais e ambientes
  40. Capa do novo CD de Lady Gaga é uma viagem pela arte
  41. Naldo exagera na lista de exigências para fazer shows
  42. Isabela mostra que skate também é coisa de menina
  43. Torcidas de Grêmio e Inter são as mais fanáticas do Brasil

Uruguaiana classifica equipes para final do Jirgs

Realizada no final de semana, a etapa regional dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, no Ginásio Municipal (vôlei masculino, futsal feminino) e no Sest/Senat (handebol masculino e feminino). Após a disputa regional, Uruguaiana classificou equipes em todas as modalidades coletivas, para a final dos JIRGS, mostrando que Uruguaiana está entre as melhores cidades do Estado em organização esportiva, qualificação de atletas e mobilização em torno do esporte. As finais serão disputadas no mês de novembro/2013, em Lajeado (basquete), Porto Alegre (Atletismo, natação e vôlei de praia), Handebol (Passo Fundo), Ijuí (vôlei) e Canoas (futsal). Será uma das maiores representação de Uruguaiana na história dos jogos, que são consideradas as Olimpíadas do Rio Grande do Sul. O prefeito Luiz Augusto Schneider está entusiasmado com as conquistas da cidade. O secretário de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, manifestou que o resultado do último final de semana prova que Uruguaiana está muito a frente da maioria das cidades gaúchas em termos de esporte e muito acima da média nacional.

Juventude conquista Campeonato de Futebol Infantil

Equipes de Uruguaiana e Paso de los Libres, participaram no final de semana, do 10º Campeonato Internacional de Futebol Infantil. Os meninos do Juventude foram o grande destaque da competição, conquistando em ambas as categorias disputadas, 2000 e 2002, o título principal. Na 2000, a equipe do Ferro Carril obteve o segundo lugar e entre as equipes da categoria 2002, os atletas do Palmeirinhas conquistaram o vice-campeonato. No próximo sábado, será a vez do futsal infantil reunir seus atletas. A Associação Uruguaianense sub 11 disputara o triangular final do Campeonato Gaúcho, no Ginásio Municipal, em Uruguaiana.

Uruguaianense participa de corrida em Chicago

O atleta uruguaianense, Selmar Teixeira cumpriu mais uma missão neste final de semana. Ele participou da famosa Maratona de Chicago (Bank of America Chicago Marathon), integrante do Circuito WMM, que reúne as seis maiores maratonas do mundo. Segundo Selmar, a prova foi tranquila. “Fiz o tempo final de 3:47:50, o que me garante para a Maratona de Boston, a mais antiga, também integrante do circuito WMM e a única que exige índice para todos os participantes. Para a minha faixa etária (65/69), o tempo máximo é de 4:10. Portanto, me sobraram mais de 22 minutos”, disse ele. Selmar já havia corrido em New York no ano de 2011.

UNIPAMPA ingressa no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) passou a fazer parte oficialmente do prestigioso Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A confirmação foi realizada na VI Assembleia Geral do grupo realizada na UFRN, em Natal, Rio Grande do Norte, entre 1º e 4 de outubro. A conquista consolidará ainda mais o processo de internacionalização da Instituição, já que se somará a outras 58 universidades brasileiras neste grupo de vanguarda no debate e ações acerca da internacionalização da Educação Superior. 
O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 2008, é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias – que reconhecem a instituição conimbricense como alma mater. Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.
A reitora Ulrika Arns esteve empenhada no ingresso da UNIPAMPA ao Grupo e participou do V Seminário Internacional do GCUB e VI Assembleia Geral em Natal, juntamente com a coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais, professora Anna Carletti. Para a reitora, “esta é uma grande conquista para a UNIPAMPA, pois ingressamos em uma entidade de destaque no processo de internacionalização das universidades, que possibilitará mobilidade de docentes e estudantes, além de estabelecer parcerias relevantes na área”. 
Em recente viagem de trabalho à Europa, a reitora da UNIPAMPA já havia acompanhado atividades do GCUB e realizado reuniões com a Diretoria e a Secretaria Executiva do Grupo.

Inscrições para ingresso nas escolas estaduais já começaram

Começaram ontem, as inscrições para ingresso em 2014 nas escolas estaduais. São oferecidas vagas para os primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio politécnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Curso Normal (Magistério), Aproveitamento de Estudos do Curso Normal e cursos técnicos subsequentes. Os candidatos devem efetuar a inscrição, até 31 de outubro, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): www.educacao.rs.gov.br, no link Matrícula na Escola Pública. 
Para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental a criança deve completar seis anos até 31 de março de 2014. Os candidatos à Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e ao Curso Normal (Magistério) deverão colocar esta opção como a primeira, no formulário eletrônico. Os interessados em uma vaga nos cursos técnicos subsequentes e no Aproveitamento de Estudos do Curso Normal devem ter concluído o Ensino Médio e colocar esta como a única opção. No caso do candidato preencher mais de um Formulário de Inscrição será confirmado apenas o de menor número. 
A classificação será através de sorteio ou prova, quando prevista no regimento, e quando o número de inscritos for superior ao de vagas. Os candidatos designados farão sua matrícula no período de 2 a 10 de janeiro de 2014. 

Ana Carriço é ouvida por maus tratos a animais

Aconteceu ontem á tarde, no Fórum de Uruguaiana, a audiência decisiva do caso de crueldade contra animais envolvendo a médica veterinária Ana Carriço. Pelo Conselho de Veterinária, Ana está impedida de clinicar devido á denúncia de maus tratos feita no ano de 2011, quando ela foi apontada como a responsável pela soltura de 22 cães e 16 gatos. O abandono ocorreu no primeiro dia daquele ano, no brete do Imbaá. Depois disso, a Clínica foi alvo de operação da Vigilância Sanitária, quando foram constatadas várias irregularidades. Também foi apurado á época, que o marido de Ana, um músico, atendia aos animais e receitava medicação se passando por veterinário. Ontem, Ana Carriço esteve mais uma audiência e depois desta, aguarda pela sentença da Justiça.

Operação apreende mais de 10 mil metros de redes de pesca

Durante 10 dias, a Operação Piracema no Rio Grande do Sul percorreu 692 quilômetros por rio e por terra, de Derrubadas a Uruguaiana, para fiscalizar e garantir desova dos peixes. O resultado divulgado pelo Comando Ambiental da Brigada Militar em solenidade realizada no Tamandaré neste final de semana mostra foram apreendidos 10.304 metros de redes de pesca e 15.057 metros de espinhel, fio de nylon cheio de anzóis e iscas. Além disso, foram devolvidos ao rio 43 peixes.
Ao longo da operação, os policiais também apreenderam 94,5 mil carteiras de cigarros, 40 litros de agrotóxicos e dois veículos foram recuperados em situação de roubo. O total de barcos vistoriados chegou a 105. Também foram fiscalizados mais de 340 acampamentos. Passou dos 960 o número de pessoas abordadas tanto navegando no rio como em barreiras no percurso da operação.
Mais de 20 viaturas participaram da operação, que também contou com 15 barcos, dois caminhões, um motorhome, um helicóptero e 74 policiais ambientais. Durante a ação, foram visitadas 18 escolas dos municípios por onde a operação passou, atendendo um número de mais de 720 alunos com aulas de educação ambiental, reciclagem de lixo, sustentabilidade consciente, e noções sobre a piracema.

Caminhoneiros são liberados

Como previsto, os suspeitos de participação no esquema de roubo de cargas na região, presos na última semana em Uruguaiana, foram liberados. 11 pessoas foram presas temporariamente, entre elas, caminhoneiros e empresários. As detenções eram pra que os acusados fossem ouvidos pela Polícia de Porto Alegre quanto aos esquemas. Segundo o advogado, dos caminhoneiros, Flávio Carrazoni, não existem provas suficientes para que eles sejam mantidos presos. As investigações continuam. 

Fotógrafo é agredido em partida de futebol

O fotografo Jairo de Souza foi agredido na tarde de sábado, durante uma partida de futebol. Jairo fotografava a uma partida no campo do Caçula, quando foi surpreendido por um golpe nas costas. Segundo testemunhas, Jairo fotografou a uma briga envolvendo jogadores, entre eles, um sujeito conhecido como "Jojo". O homem teria apontado uma arma pra Jairo que, na sequencia, foi atingido pelo golpe. O fotógrafo se recupera em repouso. Não houve registro na Polícia e não havia policiamento no campo localizado na Cohab Emílio Brandi.

Polícia Federal prende dupla com produtos contrabandeados

No início da manhã de sábado, a Polícia Federal prendeu dois indivíduos que transportavam uma carga de energéticos de procedência argentina, internada no País sem o pagamento dos impostos. Os energéticos estavam sendo transportados em um caminhão, juntamente com uma carga de cervejas.
Um dos flagrados já havia sido preso, em março de 2013, transportando outro carregamento de produtos de descaminho, mas havia sido posto em liberdade provisória. Aos investigados foram fixadas fianças na ordem de R$ 30.000,00 e R$ 10.000,00, sendo que nenhum deles efetuou o pagamento. Ambos foram recolhidos à Penitenciária Modulada de Uruguaiana, onde permanecerão até a decisão da Justiça Federal acerca de sua liberdade. Os dois responderão pela prática do delito de descaminho, que prevê pena de até 4 anos de reclusão.
A ação é resultado da Operação Sentinela, que é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições, e da qual participam a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Outro homicídio na ‘esquina da morte’

Dois dos homicídios ocorreram no mesmo local
A violência cometida por motivos insignificantes continua avassaladora em Uruguaiana. Após fazer várias vítimas de acidentes de trânsito, a esquina das ruas 15 de Novembro e Dr. Maia começa a receber marcas de sangue de vítimas de tiroteios. Na noite de domingo, 13/10, mais um jovem foi assassinado, praticamente o mesmo local do crime cometido no final de semana passado, quando outro jovem de 21 anos também foi assassinado a queima-roupas.
Desta vez a vítima é Wildson da Silva de Souza, de 19 anos, conhecido como “Zóio”, sem passagens pela polícia. Segundo testemunhas, o jovem estava parado naquela esquina com outras pessoas quando, por volta de 21h30min,foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta que se aproximaram pela Rua Dr. Maia, o carona efetuou os disparos, três dos quais atingiram a vítima no peito. 
Wildson agonizou por cerca de 10 minutos até ser socorrido pelos bombeiros, sendo levado ainda com vida ao hospital, mas não resistiu e morreu logo depois.
Testemunhas identificaram os autores do crime, que estão sendo procurados. Momentos depois, equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar estiveram em vários pontos da cidade em busca dos suspeitos, os irmãos Luiz Felipe Ferreira Fernandes e João Ferreira Fernandes, ambos com passagens pela polícia, e que já estão com prisão preventiva decretada.
O motivo do crime, segundo apurou a investigação, é o mesmo do homicídio do domingo anterior: desavença. Vítima e acusados teriam tido uma briga em um baile e, segundo o Delegado responsável pela investigação preliminar, não há ligação com o homicídio do domingo anterior.
Pelo menos 21 pessoas foram assassinadas no Estado neste final de semana e em Uruguaiana os números são mais alarmantes ainda se levarmos em consideração os índices registrados nos últimos cinco anos. Os crimes estão gerando insegurança e levantam uma questão importante:A esquina das ruas 15 de Novembro com Dr. Maia é um dos locais de maior movimentação nos finais de semana, principalmente à noite, no entanto, não há nenhum policiamento ostensivo no local – enquanto as autoridades preocupam-se com a operação Balada Segura para aumentar a arrecadação de impostos e multas, pessoas estão sendo mortas nas esquinas. “Não tem policiamento, a gente nunca vê. Estou aqui desde as 19h e, desde então nenhuma viatura sequer passou por aqui”, diz uma senhora que presenciou o crime. Neste ano foram registrados um latrocínio e 14 homicídios; na última quinta-feira, 10/10, um apenado foi executado quando saía do Instituto Penal para o trabalho, no início da manhã.

Regras mais rígidas para concessão do Seguro Desemprego, anuncia Governo

O governo alterou uma das regras para a concessão de seguro-desemprego. O trabalhador que solicitar o benefício a partir da segunda vez, dentro de um período de dez anos, terá que fazer curso com o mínimo de 160 horas para receber o pagamento. Antes, o curso deveria ser feito a partir do terceiro pedido de seguro-desemprego no prazo de dez anos. A alteração está no Decreto n° 8.118 publicado na edição de sexta-feira, do Diário Oficial da União.O curso, com o mínimo de 160 horas, deve ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional. No ano passado, o Decreto n° 7.721, de 16 de abril, havia instituído a condicionalidade do curso. O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária a trabalhadores desempregados sem justa causa para auxiliá-los na manutenção e na busca de emprego e inclui ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

Projeto Trem do Pampa vai ligar Uruguaiana a Serra Gaúcha

Para colocar uma rota turística ferroviária interligando regiões como a Fronteira e a Serra Gaúcha, a Secretaria do Turismo desenvolve o Projeto Trem do Pampa em diferentes cidades e empresas. Na semana passada, a secretária Abgail Pereira tratou com o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, o vice-prefeito de Santana do Livramento, Eduardo Rafael Vieira Oliviera, os executivos Antônio Miolo, do Grupo Miolo, e Eurico Benedetti, do Grupo Almaden, entre outras lideranças empresariais das duas regiões, a cessão de uma locomotiva e demais infraestruturas para a concretização dessa iniciativa. 
Foi tratada, especificamente, a cessão, por comodato, de uma locomotiva do Porto de Rio Grande - um termo legal deverá ser firmado para concretizar a operação. A máquina se juntará, em Livramento, a cinco vagões já prontos para operar. Depois de ligar a fronteira com a Serra Gaúcha, a rota deverá, num segundo momento, ligar também cidades como Rosário do Sul, Cacequi, Bagé, Rio Grande, Pelotas, Alegrete, Uruguaiana, e, numa terceira fase, possibilitar o transbordo de turistas ferroviários vindos de Montevidéu e Buenos Aires.

Aumenta a coleta seletiva em Uruguaiana

O prefeito Luiz Augusto Schneider, recebeu relatório do secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, informando que a empresa Urban Serviços e Transportes Ltda, em janeiro recolheu 653 metros cúbicos de material reciclado; no mês de fevereiro, 868 metros cúbicos; no mês de março - 1.102; em abril – 1.505 metros cúbicos; em maio – 1.245 metros cúbicos; em junho, 1.104; em julho 1.471; em agosto 1.417; e em setembro, foram recolhidos 1.581 metros cúbicos de material reciclado, a maior coleta mensal registrada este ano. Ainda, destaca o secretário Francisco Robalo Fernandes que, agora, a coleta eletiva é realizada diariamente na área central da cidade. 
Em Uruguaiana, a coleta seletiva é realizada nas segundas-feiras no bairro Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I. Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José. O prefeito Luiz Augusto Schneider destaca que a população está se conscientizando da importância deste procedimento na defesa da saúde pública e do meio ambiente.

Três trabalhos do Senac serão apresentados no Fecitep

De hoje a quinta-feira, acontece a 7ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS), Associação dos Dirigentes das Instituições Federais do Rio Grande do Sul (Adifers) e o Sindicato das Escolas Particulares de Ensino (Sinepe/RS). O objetivo é estimular nas escolas, a pesquisa científica e tecnológica com responsabilidade e a favor do desenvolvimento sustentável do planeta.
O Senac Uruguaiana será representado por três projetos no evento. O projeto intitulado “Utilização dos recursos pluviais, no abastecimento das caixas de descarga de sanitários” conquistou o 2º lugar na modalidade Cursos Técnicos durante a 4ª Feira de Projetos do Senac-RS. O projeto “O Origami como ferramenta terapêutica” ficou em 7° lugar.
A diretora da Unidade, Oni Maria Cezimbra Dias, acredita que o desenvolvimento de projetos é essencial à vida estudantil. “Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para nós da escola e para o município como um todo, já que é uma oportunidade única de mostrar, fora da cidade, o que vem sendo desenvolvido aqui”, enfatiza.
Confira os trabalhos do Senac Uruguaiana que estarão presentes na Fecitep:
- Utilização dos recursos pluviais, no abastecimento das caixas de descarga de sanitários
Pesquisadores: Alisson Barboza Thomaz, Andressa Telechea Rodrigues e Tais Rios Brum.
Professor Orientador: Renan Machado da Silva.
- O Origami como ferramenta terapêutica
Pesquisadores: Guilherme de Oliveira Gavião e Tayana de Menezes Pereira.
Professor orientador: Clarisse Carvalho de Oliveira.
- Reutilização de impressoras HP: uma proposta sustentável
Pesquisadores: Mariana Pinto da Fontoura, Mariéle Lima da Rosa e Rafaele Ourique Alves.
Professora orientadora: Suzana da Veiga Ribas.

Vigilantes do INSS interromperam serviços

Os vigilantes da Agência do INSS de Uruguaiana interromperam suas atividades por cerca de duas horas, em protesto aos salários atrasados a meses. Durante o período, a agência foi fechada, atrasando assim parte dos atendimentos. Os serviços foram restabelecidos, após o Sindicato declarar que a empresa tercerizada cujos funcionários fazem parte, a Proservi, informar que pagará os valores atrasados nos próximos dias. Segundo a empresa, o INSS também vem atrasando o pagamento do serviço. O INSS disse que está regularizando a situação. Caso o pagamento não seja efetuado, uma greve será deflagrada. 

Schneider diz que incêndios são provocados pelos catadores

Em reunião com os secretários Jorge Prestes Lopes, Luiz Henrique Barcellos Fanti e o assessor parlamentar, Valério Echeverria, o prefeito solicitou estudo de legislação que busca reprimir a compra por parte das empresas recicladoras, de metais carbonizados. Foi constato, durante o trabalho de manutenção da aérea onde se localiza o lixão, que a comercialização desse tipo de material, tem motivado aos catadores de resíduos sólidos a atearem fogo no lixo orgânico sobrando apenas os metais carbonizados, acelerando dessa forma, a triagem dos materiais recicláveis. Este processo é o que tem provocado os incêndios no lixão dos últimos dias, por isso, a adequação na lei que iniba a compra desse material carbonizado deve conter a utilização dessa prática.
Oito cidades ainda mantém lixões
Oito municípios gaúchos ainda possuem lixões e terão pouco tempo para se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)- Lei 12.305/2010 - que prevê para agosto de 2014 o fim da destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos no país. De acordo com dados do Serviço de Gestão de Resíduos Sólidos da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental da Fepam, essas cidades são Ijuí (população de 79.396 habitantes); Ipiranga do Sul (1.927 habitantes); Novo Machado (3.806 habitantes); Santa Margarida do Sul (2.380 habitantes); São Gabriel (60.478 habitantes); Tupanciretã (22.483 habitantes); Uruguaiana (125.209 habitantes) e Viamão (241.190 habitantes). 
Conforme o diretor-presidente da Fepam, Nilvo Silva, cabe aos municípios reverter essa situação que representa um grave problema ambiental e econômico, já que os municípios não carecem de orientação técnica. Ele cita como exemplo dois casos que inclusive estão judicializados: o de Viamão e o de Uruguaiana. “São exceções muito ruins”, afirma Nilvo Silva, já que 70% dos municípios gaúchos possuem aterro sanitário (ver abaixo a definição). 
Também há problemas em outras duas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre: em Guaíba, o aterro sanitário está com Licença de Operação em vigor, mas na vistoria mais recente (em março de 2013) foi autuado em R$ 25.112,00 por algumas irregularidades (lançar resíduos líquidos em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos e por descumprimento de condicionantes da licença ambiental). 
Em Sapucaia do Sul, o aterro sanitário recebeu três Autos de Infração e ainda não solicitou renovação da Licença de Operação vencida em Julho de 2013. Os autos foram no ano de 2010, no valor de R$ 25.169,00; em 2012, no valor de R$ 50.000,00 e em 2013, no valor de R$ 29.776,00 - todas por lançar resíduos líquidos em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos e/ou por descumprimento de condicionantes da licença ambiental. 
Além dos lixões, existem os aterros controlados, modalidade que não atende a Legislação atual para destino final de resíduos sólidos urbanos. Eles devem ser encerrados ou se adequarem às normas de operação de Aterros Sanitários. 
Os aterros sanitários podem ser individuais (que recebem resíduos de apenas um município) ou centrais de recebimento de RSU (aterros sanitários que recebem RSU de mais de um município). Também há municípios que encaminham os RSU para o Estado de Santa Catarina. 
Resíduo sólido 
Aterro Sanitário: é uma obra de engenharia para confinamento dos resíduos que possui cercamento, portaria, controle de acesso com cortina vegetal em todo perímetro do empreendimento; acessos internos e externos em boas condições de trafegabilidade; impermeabilização da base do aterro; sistema de drenagem pluvial e de lixiviado independentes, sistema de drenagem de gases e cobertura diária dos resíduos, entre outros requisitos técnicos visando a proteção ao meio ambiente e à saúde da população. Aterro controlado 
Disposição final de resíduos sólidos no solo, com certo controle de compactação e cobertura; ausência de sistemas de drenagem, tratamento de lixiviado e impermeabilização; proliferação de vetores; geração de odores e possível contaminação do solo e águas subterrâneas. 
Lixão 
Locais onde os resíduos são depositados sobre o solo. Não possui medidas de proteção nem controle dos resíduos recebidos. Presença de catadores, animais e vetores. Não possui cercamento com possível contaminação de solo, águas subterrâneas, superficiais e ar.

Painel - Ed. 2200

Jogos I
Nos dias 12 e 13 de outubro, aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, em Uruguaiana, o inédito Campeonato Challenger Fronteira Oeste de League Of Legends. A prática deste jogo de videogame é das mais disputadas no planeta, sendo a maior diversão dos chineses, vencedores dos últimos mundiais desta modalidade. O evento foi organizado pela Associação de L of L da Fronteira Oeste, comandada por Rodrigo Almeida, e pela empresa de informática Total Tech, dos irmãos Nasser e Samer Rahman.

 Jogos II
O torneio virtual também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura e NET. O prefeito Luiz Augusto Schneider acompanhou o torneio de jogo virtual, League Of Legends que ocorreu durante este final de semana na Biblioteca Municipal Prado Veppo. Conforme os organizadores, 20 equipes passaram pela sala de combate, como é chamado o local onde estão instalados os computadores.

Procissão 
No domingo, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhou o Bispo Diocesano D. Aloísio Alberto Dilli, na Procissão em honra de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Feijoada
No sábado, dia 12 de outubro, no TIC – Tamandaré Iate Clube, aconteceu a Feijoada do Carnaval, evento que lança oficialmente o Carnaval Fora de Época 2014.

Baile das Gerações
Dia 19 de outubro, às 22h, no Clube Comercial, acontecerá o 26º. Baile das Gerações – Mérito Aduaneiro 2013, uma promoção do Rotary Club Uruguaiana Sudeste, em benefício do Projeto Feliz Cidade. A animação é da Banda Quinta Estação.

Gestão de Projetos
O secretário municipal de Planejamento, Diego Xavier Roque, informa que nos dias 24 e 25/10, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a partir das 8h30min, será realizado o 1º. Congresso de Gestão de Projetos. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Uruguaiana, no NUMESC. São 100 vagas disponíveis.

Tênis
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer coloca à disposição dos uruguaianenses sua Escolinha de Tênis "Match Point", nas novas quadras do Juventude Atlético Clube. As inscrições são gratuitas, para crianças de 6 a 14 anos. Aulas nas terças e quintas-feiras das 10h30min até 12h. Faça sua inscrição na sede da Secretaria, no antigo Juventude. Em breve outros horários serão oferecidos.

Cursos Gratuitos
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informou os cursos que serão ministrados gratuitamente no mês de outubro próximo: operador de computador, artesão em bordado a mão e representante comercial. Informações, em horário comercial, na Agência Municipal de Emprego, na Esplanada da Estação. Telefone 3411-9901 ou 3411-8762.

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181.

Poço artesiano
Prefeito Luiz Augusto Schneider assinou na segunda-feira, o Termo de Cooperação com a Associação Quilombo Rincão dos Fernades.  O referido termo tem como objetivo realizar o trabalho de perfuração de um poço artesiano na comunidade Rincão dos Fernandes.  O documento passará por apreciação do Poder Legislativo nos próximos dias para que haja a devida autorização do termo.

Correios I
Os funcionários dos Correios que estavam em greve voltaram ao trabalho na última quinta-feira no Rio Grande do Sul, mas, mesmo com o retorno, cerca de 2,4 milhões de correspondências seguem com a entrega atrasada, número que representa o volume de um dia de trabalho dos carteiros no Estado.
Com a proibição da empresa de realizar no último final de semana um mutirão, como os que estavam sendo feitos durante o período de paralisação, o estoque de documentos pendentes não foi minimizado. De acordo com a estatal, a meta é colocar em dia os trabalhos até o próximo sábado, dia 19.

Horário de verão
Inicia, no próximo domingo (20) o horário de verão. Neste período, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar em uma hora seus relógios. O período será encerrado no dia 16 de fevereiro. Com exceção dos estados do Tocantins e Bahia que, em 2013, não participam novamente da mudança de horário.

Lixão
Os problemas envolvidos na situação do lixão de Uruguaiana, no descarte de resíduos e na implantação do aterro sanitário serão debatidos em audiência pública realizada pela Câmara Municipal, na próxima quarta-feira, 16/10, às 19h no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Participe, porque só reclamar é muito fácil.

Tá seguro
Em tempos de balada segura, a esquina da 15 com a Dr. Maia virou a esquina do balaço seguro. É só matar e ir embora.

100 Anos 
Transcorreu no último sábado, 12/10, o centenário do Tênis Clube Rio Branco, fundado em 12/10/1913. Em comemoração a data, foi lançado o livro “Tênis Clube Rio Branco – 100 Anos de Histórias e Jogos”, da jornalista Priscila Almeida. “Foi um trabalho de um ano e meio, que começou na gestão do Claudio Conte e acaba na gestão do meu tio, Rubens Almeida. Estou satisfeita com o trabalho, pois acredito que traduz a paixão dos sócios, ex-sócios, tenistas, ex-presidentes, funcionários e outras personalidades pelo clube”, disse a autora, que agradeceu o empenho da amiga uruguaianense Maria Antonieta Pons Lorek, que trabalhou na arte e diagramação da obra em San Diego (EUA), onde vive atualmente.

                                    Priscila Almeida, autora do livro, ao lado do pai Vinício.