quinta-feira, 22 de junho de 2017

OAB está arrecadando doações para flagelados

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) lançou uma campanha de arrecadação de doações no Estado, com a participação de 106 subseções. A campanha foi motivada pela enchente e pela chegada do frio intenso. “Conversamos com os presidentes das subseções e a avaliação é de que todos devem se engajar. Como estamos presentes em todo o Estado, pretendemos mobilizar ainda mais doações”, destaca o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
Cada subseção da OAB/RS atuará como um centro de coleta dessas doações nos municípios de cada região. Posteriormente, o que for arrecadado será repassado às entidades locais responsáveis, visando a sua distribuição às pessoas que precisam. “Entendemos que cada subseção conhece a realidade emergencial de cada município onde atua. Dessa forma, os materiais podem chegar mais rapidamente a quem precisa”, completa Breier.
Dentro das prioridades a serem arrecadadas, estão roupas de diferentes tamanhos e alimentos não perecíveis. Como os dias mais frios estão chegando, e o inverno está começando, a campanha se estenderá durante toda a estação, para poder alcançar um número maior de pessoas. Cada Subseção fará sua campanha de divulgação, envolvendo também os advogados, os funcionários e a comunidade local.
A OAB Uruguaiana está localizada na Esplanada da Justiça, na Rua General Hipólito, 3464.
Gabriela Barcellos

OAB divulga lista preliminar de aprovados no Exame de Ordem

Foi divulgado na terça-feira, 20/6, o resultado preliminar da segunda fase do XXII Exame de Ordem Unificado (prova prático-profissional), aplicada no dia 28 de maio. O prazo para quem quiser recorrer já está correndo e se estende até às 12h deste sábado, 24/6, conforme o horário de Brasília, no site da Fundação Getúlio Vargas, onde também está disponível a lista com os nomes dos aprovados.
O resultado final deve ser anunciado no dia dois de julho. Quem não for aprovado pode usar a nota da primeira fase no XXIII Exame — o edital de repescagem deve ser publicado nesta quarta. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
Gabriela Barcellos

Evento esportivo solidário acontece hoje

Um evento que tem como finalidade proporcionar às crianças e adolescentes uma manhã com diversas dinâmicas ligadas ao esporte, além também de incentivar a comunidade uruguaianense para participar da campanha Uruguaiana + Solidária. Este é o “Educando para a Vida” que será promovido hoje, 22/6, pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Das 9h às 11h30min, estudantes da pré-escola até o nono ano de algumas escolas de Uruguaiana participarão de atividades esportivas como basquetebol, futebol, vôlei, tênis de mesa, tênis, beach tênis, de lazer, recreativas, mini jogos, brincadeiras lúdicas, jogos escolares, apresentações musicais entre outras. As escolas são: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira, Escola Municipal Ensino Fundamental Rui Barbosa, Escola Municipal Ensino Fundamental José Francisco Pereira da Silva e Escola Municipal de Ensino Infantil Vasco Prado. 
As ações serão desenvolvidas na sede da Secretaria, localizada no antigo Juventude Atlético Clube.
Karine Ruviaro

Semana de Prevenção contra Incêndio será marcada por atividades de orientação


De 26/6 a 2/7 o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana estará realizando mais uma Semana de Prevenção contra Incêndio. Durante esse período, a corporação busca intensificar as ações realizadas no seu dia a dia, difundindo perante a população uma consciência prevencionista contra incêndio e acidentes. 
As atividades fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2/7. 
Ações
Na segunda-feira, 26/6, haverá fiscalização de Plano de Prevenção (PPCI) e visita em residência para difundir dicas de prevenção contra incêndio. Já na terça-feira, 27/6, acontecerá outra atividade de fiscalização de Plano de Prevenção, bem como distribuição de panfletos de Prevenção de Incêndio pelos Bombeiros Mirins e uma palestra escolar. No dia seguinte, 28/6, também ocorrerá a fiscalização do PPCI e uma Formatura do Dia do Bombeiro. 
Já a quinta-feira, 29/6, começa com ações de fiscalização e no decorrer do dia, haverá atividades como prática de rapel com os Bombeiros Mirins e um simulado de evacuação e combate a incêndio. O mês termina – dia 30/6 -, com atividades do ‘Bombeiro por um dia’ e também com a visitação de escolas do município, onde na oportunidade, a comunidade escolar conhecerá as instalações do Corpo de Bombeiros local.
Já no dia 1/7, acontecerá um café de confraternização entre o efetivo. Além disso, professores e funcionários de escolas participarão de um Treinamento de Prevenção e Proteção contra Incêndio (TPCI). E para encerrar a Semana comemorativa, no dia 2/7, acontece a partir das 9h30min, a 17ª Rústica de Santo Antônio/Dia do Bombeiro. A tarde será festiva.
Karine Ruviaro

Estradas do interior do município estão sendo recuperadas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural está investindo na recuperação das estradas vicinais no interior do município. Dentro das possibilidades climáticas, as máquinas e equipes trabalham para garantir melhores condições de trafegabilidade e acesso às comunidades rurais de Uruguaiana.
Nesta semana, as equipes estiveram no Brete do Imbaá, próximo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Patrício Lopes e no antigo Samu, na BR 472. Nestes locais, foi realizado o trabalho de patrolamento, encascalhamento e aterramento de buracos nas estradas.
Conforme o secretário da Pasta, João Francisco Fernandes, diversas equipes da Secretaria trabalham em múltiplos pontos do município. “Dispomos de diferentes equipes que atendem a cidade e o interior, além de contarmos com apoio da Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural que ajudam neste trabalho de recuperação das estradas vicinais”, disse Fernandes.
Desde o início deste ano já foram recuperados os bretes UR 404 e UR 405, localidades da Charqueada, Caiboaté, Plano Alto no sentido BR 290 pelo brete do Moinho, e estradas vicinais como a do Ipané até João Arregui.
O prefeito Ronnie Mello destacou a relevância do trabalho desempenhado. “Com o objetivo de melhorar o transporte e o acesso da população que precisa se deslocar diariamente temos realizado esse trabalho de recuperação de vias. Sabemos da importância deste trabalho para os moradores rurais que diariamente deslocam-se por estas estradas, bem como, do transporte escolar levando crianças para os pólos educacionais, e a produção que escoa pelas estradas vicinais. Temos um compromisso com o nosso interior, e dentro do nosso planejamento iremos buscar soluções para problemas antigos”, frisou Mello.
Karine Ruviaro

Briga de bonde: Jovem é condenado por homicídio qualificado

Marcelo Ribeiro Alves foi condenado a 12 anos de prisão por assassinar um adolescente, no ano passado.


Marcelo Ribeiro Alves cumprirá pena em regime inicial fechado
O Tribunal do Júri condenou ontem, um jovem por homicídio qualificado. O crime ocorreu em 2016, envolvendo membros de ‘bondes’ rivais.
Marcelo Ribeiro Alves, com 19 anos à época do crime, foi julgado pela morte de Rogério da Cruz Carriço, de 17 anos. O crime ocorreu no dia 21 de fevereiro, por volta de 00h01min, em via pública, na Rua Alcides Trein, bairro Cidade Nova. De acordo com o Ministério Público, Marcelo assassinou a vítima com um disparo de arma de fogo que atingiu a região escapular esquerda, na sua porção lateral inferior, ferimento este que transfixou os pulmões e a aorta torácica, causando a morte por hemorragia interna.
Rogério Carriço foi morto com um tiro, em fevereiro do ano passado
De acordo com a denúncia, a vítima transitava em via pública com um amigo, quando o denunciado por eles de bicicleta e em tom provocativo disse à vítima: ‘Olha a bala bandidão’, e seguiu de bicicleta até a esquina próxima aos trilhos. Imediatamente, retornou e, chegando próximo da vítima efetuou o disparo. A vítima tentou fugir, mas foi alcançada por Marcelo, que teria lhe derrubado ao solo e lhe desferido um chute no rosto. O amigo da vítima interferiu e pediu para que Marcelo parasse com as agressões, mas este lhe apontou a arma e mandou que ficasse quieto. O rapaz então fugiu do local.
Para o MP, o crime foi cometido por motivo fútil, visto que os dois tiveram discussão banal em ocasiões anteriores porque o denunciado suspeitava que a vítima estivesse dando em cima de sua namorada. De acordo com o promotor Luiz Antônio Barbará Dias, os jovens integravam bondes rivais. Também foi sustentado o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, haja vista que esta estava desarmada e foi pega de surpresa quando transitava em via pública, não suspeitando que pudesse ser alvo de disparo de arma de fogo por parte do denunciado. “Além disso, o disparo de arma de fogo foi feito praticamente quando a vítima estava de costas não acreditando que seria agredida, muito menos com um disparo de arma de fogo”, frisou o promotor de Justiça Luiz Antônio Barbará Dias.
Em sede policial, Marcelo alegou legitima defesa. Já ao longo do processo, a Defensoria Pública, incumbida de representa-lo, solicitou o afastamento das qualificadoras, que garante maior pena no caso de condenação. Na sentença de pronuncia, o juiz Guilherme Machado da Silva, reconheceu somente a qualificadora referente ao uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, de acordo com o Artigo 121, § 2º, IV, do Código Penal.
A sessão de julgamento teve início às 9h, e se estendeu até a tarde. Por fim, o Corpo de Jurados acolheu o pedido do Ministério Público, condenando Marcelo por homicídio qualificado pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O Magistrado Guilherme Machado fixou a pena em 12 anos de prisão, em regime inicial fechado. Marcelo, que já estava preso, continuará recolhido à Penitenciária Modulada.
Gabriela Barcellos

Seminário debate integração fronteiriça

Visando debater e apresentar projetos para alavancar o desenvolvimento e melhorar a integração das regiões de fronteira, está ocorrendo desde ontem, 21/6, o Seminário Binacional ‘Juntos promovendo a integração e o desenvolvimento fronteiriço. Ontem, a programação ocorreu na Câmara de Vereadores de Quaraí, e hoje será no Centro Comercial e Industrial de Artigas (Uruguai). O evento conta com a participação de autoridades do Brasil, Uruguai e Argentina. Uruguaiana não esteve presente no evento, já Barra do Quaraí participou, com o prefeito Iad Choli (PSB).
Gabriela Barcellos

Câmara realiza treinamento sobre processo legislativo

A Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó realizou ontem seu primeiro curso. Com o título “Compreendendo o Processo Legislativo Municipal”, a programação ocorreu ao longo de todo o dia e foi desenvolvida no plenário do Palácio Borges de Medeiros. Participaram vereadores, assessores e servidores da Casa Legislativa.
O curso ficou a cargo do diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), André Barbi, especialista em Direito Político. Entre os tópicos trabalhados estão a estrutura do Poder Local, a elaboração de leis e as questões relacionadas à atribuição de legislar.
Gabriela Barcellos

Legislativo recebe respostas do Executivo

Na reunião desta terça-feira, dia 20 de junho, foram apresentadas, em plenário, as respostas do Poder Executivo sobre requerimentos e indicações dos vereadores. As informações podem ser consultadas por todos através do SAPL disponível no site da Câmara e serão analisadas para encaminhamentos e providências dos parlamentares, conforme demanda o assunto.
Entre elas, foi anunciado o envio de cópia do Livro Tombo de Uruguaiana, requerido pelo vereador Elton da Rocha (PP). Também foram recebidas informações sobre a realização do Carnaval Fora de Época de 2017 solicitadas pelo vereador Vilson Brites Borges (PMDB) como as cópias dos contratos de montagem e desmontagem da avenida, sonorização e instalação e manutenção dos banheiros químicos. 
O Poder Executivo em retorno às solicitações sobre infraestrutura esclareceu que todas as equipes da secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural estão dando suporte aos cidadãos atingidos pela enchente, contudo, as demandas foram encaminhadas para atendimento no menor tempo possível. Refere-se a indicação da vereadora Josefina Soares (PP) sobre operação tapa buraco na rua 15 de Novembro e patrolamento na Rua Estilac Leal, para pedido de troca de iluminaria na rua 1 no bairro Cibrazem do vereador Mano Gás (PSDB) e limpeza de bueiros na Ipiranga do vereador Vilson Brites (PMDB). 
Prestação de Contas SUS
Informações sobre a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Uruguaiana foram encaminhadas por solicitação da Comissão de Serviços Municipais e Saúde. Trata-se de subsídios os vereadores na audiência pública de prestação de contas do SUS que será realizada na Câmara Municipal no dia 28 de junho, às 10h no plenário do Legislativo. O evento é em cumprimento à Lei que regulamenta os serviços, a fiscalização e a avaliação dos serviços de saúde. Na audiência, aberta à participação do público, deverá ser demonstrada a fonte dos recursos aplicados, atividades e dados indicadores de saúde pelo SUS.
Luana Raddatz

Ed. 2781 - Sem-tetos continuam sem teto

Leia aqui a edição digital
  1. O país sem comando
  2. Semana I
  3. Semana II
  4. Recalque I
  5. Recalque II
  6. Aéreo
  7. Espetáculo
  8. Trânsito
  9. Refis
  10. Colaboração
  11. Agenda
  12. Esporte
  13. Bingo
  14. Junina
  15. Festival
  16. Festa
  17. AEU
  18. Rock
  19. Evento
  20. Curso
  21. Fusca
  22. APAE
  23. Economia
  24. Legislativo aprova instalação de biombos em bancos
  25. AL debaterá regimes próprios de Previdência nos municípios
  26. Executivo quita veículo do Consultório de Rua
  27. Câmara indica contratação de financiamento para solução de problemas estruturais
  28. Atividades do Ronda Social estão paralisadas
  29. Blitz contra inadimplência gerará cerca de R$ 69 mil em impostos
  30. Agressão
  31. Assalto
  32. Estelionato
  33. Flagrante
  34. Lasanha Saborosa
  35. Quindim de Liquidificador
  36. Anitta e Pablo Vittar gravam em Marrocos
  37. Ana Carolina chama Letícia Lima de noiva
  38. Malhação
  39. Novo Mundo
  40. Pega Pega
  41. A Força do Querer
  42. Kelly Key mostra cinturinha 5 meses após dar à luz

Município realiza pregão para compra de novos uniformes

Acontece hoje, 22/6, o pregão eletrônico que visa a aquisição de novos uniformes escolares para distribuição gratuita na rede municipal de ensino. A informação foi repassada pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores a partir de solicitação do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia, que no mês passado questionou o município sobre o tema.
Em resposta, que chegou na sessão ordinária de terça-feira, 20/6, as secretarias de Educação (Semed) e de Governo (Segov) afirmaram que o estoque dos uniformes adquiridos ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) está sendo distribuído aos alunos do completo Elvira Ceratti (Caic), formado por uma escola de educação infantil e uma escola de ensino fundamental, no bairro União das Vilas.
Quanto a aquisição de novos uniformes, o Executivo informou que o trabalho da Semed teve início no mês de março, com a realização de diversas reuniões com a direção dos educandários da rede, visando avaliar e definir os itens que compõem o uniforme escolar, e efetuar o levantamento dos tamanhos necessários para todos os 12 mil alunos da rede municipal.
Tão logo o processo licitatório seja concluído, os novos uniformes começaram a ser distribuídos aos alunos.
Gabriela Barcellos

Painel - Ed. 2780

Espetáculo

O Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa será palco do espetáculo “A Bella e a Fera”. O musical acontece no dia 27/6, às 19h. A apresentação fica por conta do renomado Grupo Alas de Buenos Aires em parceria com a Cia. Escenica Giratoria de Paso de los Libres. Mais informações pelo telefone (55) 99679-3918 ou 99679-3988.

Legislativo

O Parlamento de Uruguaiana participou da festividade alusiva ao Dia da Bandeira, comemorado na Argentina. A vereadora Zulma Ancinello (PRB) representou a Câmara Municipal no evento realizado em Paso de Los Libres na terça-feira, 20/6. A vereadora foi recebida pelo prefeito de Libres, Raul Demesio Tarabine e a presidente da Câmara Legislativa, Mônica Graciela de Gaetano.

Bispo

Dom José Mário Scalon Angonese, em sua primeira visita a Diocese de Uruguaiana, celebrou uma missa na noite de terça-feira, 20/6, na Catedral de Sant’Ana. Na tarde de ontem, 21/6, ele retornou para Curitiba, onde encerrará a sua atividade como Bispo Auxiliar.

Pracinha

Um local que era para ser de diversão para crianças está servindo como campo para “guardar” cavalos. Na manhã de ontem, 21/6, a pracinha que localiza-se na esquina das Ruas Prado Lima e Duque de Caxias servia de abrigo para três animais.

Ajuda
O pessoal do Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina) está precisando de material de limpeza, ração para filhotes e adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204).

Jantar
A Associação dos Autistas Sem Fronteiras (AASF) realizará no dia 24/6, às 20h30min, no Piquete Artilheiros da Fronteira – 22º GAC Ap, um jantar baile beneficente. O valor do ingresso por casal custa R$ 40 e para crianças a partir dos 7 anos custa R$ 10. Mais informações 99989-1661.

Cronograma
Fique atento aos locais onde as equipes da concessionária de água e esgoto do município, BRK Ambiental, estarão implantando redes e ramais de esgoto. Nos próximos dias, os trabalhos de implantação de redes e ramais de esgoto irão se concentrar nas seguintes ruas: Ibicuí, Guapitangui, Paineiras, Rua dos Álamos, Rua sem Denominação 52, Ruas 12, 50 e 43, Timbaúva, Touro Passo, Itapitocai e Quaraí. Também está previsto a recuperação das vias onde ocorreram as obras: Rua dos Álamos, Rua 16 e Rua Ibirocai.

Doador
O Banco de Sangue de Uruguaiana está em busca de novas doações para reforçar o estoque. O horário de atendimento é das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, junto ao Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Esporte
Amanhã, 23/6, em mais uma disputa pelo Campeonato Estadual de Basquete, a Luba enfrenta as equipes masculinas do Basquete Sinodal de São Leopoldo. Os jogos – nas categorias sub 15 e sub 17 - acontecem no Ginásio Municipal.

Curso
Termina hoje, 22/6, o período de inscrições para o curso técnico em Comércio Exterior. O mesmo será ofertado pela Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana. As inscrições devem ser feitas pelo site www.educacao.rs.gov.br. As matrículas ocorrem de 21 a 28/7. Mais informações pelo telefone (55) 3412-1899.

Inverno 
A estação mais fria do ano começou na madrugada de quarta-feira, 21/6, no Hemisfério Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram em maio: mesmo que aconteça, será de baixa intensidade.

Festival
Acontece no sábado, 24/6, no Complexo Havana, o “Festival Solidário - Todos juntos por uma única causa”. O ingresso custa R$ 10. Toda a renda será revertida para compra de colchões que serão distribuídos pela Prefeitura Municipal para todos os desabrigados da enchente.

Debate
A União Municipal Espírita (UME) de Uruguaiana promoverá no sábado, dia 24/6, das 14h às 15h, o debate “Razões para Viver – Combate ao suicídio”. O evento tem como objetivo discutir à luz da Doutrina espírita as causas da “onda de suicídios” que assolam o município e o mundo.

Feijoada
No domingo, 16/7, no Grêmio Recreativo Tiradentes, a partir do meio dia, ocorre a “Feijoada do Clã com Samba”. O ingresso custa R$ 15. O evento é organizado pela Cia de Teatro Clandestinos.

Educação I 
O curso “Google For Education”, ofertado pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), órgão pertencente a 10ª CRE, agora será ministrado totalmente online. Inicialmente estruturado para ser online e presencial, o curso – destinado a professores – também passa a atender os docentes de outros municípios, como Barra do Quaraí, Alegrete, Manoel Viana e Itaqui.

Educação II
O único quesito para participação é colocar em prática com os alunos alguma das ferramentas do Google que serão ministradas durante o curso. A ministrante será a servidora do NTE, Cledenir Dri. Em outubro, essa prática será exibida no Seminário “Boas Práticas Digitais”.

PIB
Indicadores de diferentes instituições sugerem que o País assumiu trajetória de recuperação. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Banco Central, da Serasa Experian e do Itaú Unibanco mostram que abril foi um mês positivo para a economia, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O mais recente desses estudos, divulgado pela FGV na segunda-feira, 19/6, registrou crescimento de 0,42% na comparação entre março e abril.

Vacina de HPV é ampliada para meninos de 11 a 15 anos incompletos

A partir de agora, a vacina contra HPV será ofertada para meninos de 11 até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A ampliação da faixa etária pelo Ministério da Saúde já foi comunicada às secretarias estaduais de saúde de todo o país, e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 até 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas.
Com a inclusão desse público, equivalente a 3,3 milhões de adolescentes, a meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de nove a 15 anos. O anúncio foi feito ontem, 20/6, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. No ato, ele explicou que, uma das principais ações para alcançar essa meta é o Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação. “É um de nossos grandes aliados nessa frente. Com esse projeto, estamos convocando toda a comunidade escolar, pais e educadores, a atualizarem as cadernetas de vacinação destes jovens”, disse.
Campanha
Para conscientizar os meninos na busca da vacina, o Ministério da Saúde planeja, para o mês de julho, período de férias escolares, uma campanha direcionada a este público diretamente. Além disso, a vacina de HPV também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 2014, até dois de junho deste ano, foram aplicadas 17,5 milhões de doses na população feminina de todo o país. Já em relação aos meninos, de janeiro a dois de junho, foram 594,8 mil adolescentes de 12 a 13 anos vacinados com a primeira dose da vacina de HPV, o que corresponde a 16,5% dos 3,6 milhões de meninos nessa faixa etária que devem se imunizar.
Objetivo
Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Esquema vacinal
Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.
Quem toma
Também terão direito a vacina, a partir de agora, homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além disso, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de nove a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar contra HPV.
Outra novidade já anunciada este ano foi a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação.
Gabriela Barcellos

Inverno será marcado por ondas de chuva e frio


A estação mais fria do ano já deu as caras em várias partes do Estado antes mesmo de oficialmente começar. Na madrugada de ontem, 20/6, geou tanto que era possível ver suas manifestações nos campos, sob os carros. Com o céu predominantemente ensolarado, a máxima foi de 13ºC e a mínima de 3ºC.
O inverno no Hemisfério Sul começou hoje, 21/6, à 1h24min. A estação, que segue até o dia 22/9 às 17h02min, será marcada por oscilações. É que segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas devem variar bastante ao longo dos próximos três meses, intercalando períodos gelados - com possibilidade de formação de geada - com dias agradáveis. Os dias mais quentes devem marcar, em média, 20°C. 
Para julho, haverá pouca chuva na primeira quinzena. No entanto, ela aumenta na virada da segunda quinzena e o mês termina com períodos chuvosos acima da média. Já para agosto, a previsão também é de precipitações acima da média devido a passagem de várias frentes frias. Vale salientar que há maior risco de temporais na segunda quinzena.
Para setembro há expectativa de chuva intensa, mas dentro da média histórica para o período. 
Algumas doenças se agravam no clima seco e frio, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, rinite e sinusite. Por isso, os médicos explicam que é importante arejar sempre a casa, visto que o sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem. Para quem tem problemas respiratórios, é essencial manter as roupas de cama limpas, retirar o pó dos objetos e limpar o chão com pano úmido.
Entre os cuidados nesta época do ano estão: beber muito líquido, evitar banhos com água muito quente, evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio.
Karine Ruviaro