segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ed. 2176

  1. Um governo preso numa teia de erros
  2. Desaposentação I
  3. Desaposentação II
  4. Desaposentação III
  5. Desaposentação IV
  6. Citadino
  7. Citadino II
  8. Guarda
  9. Gripe A I
  10. Gripe A II
  11. Material reciclável
  12. Material reciclável II
  13. Concurso
  14. Anistia 2013
  15. Carlos Gomes defende redução de taxas em reunião no Detran-RS
  16. Câmara vai instalar CPI para traçar estratégias para erradicar trabalho infantil
  17. Mais Médicos reabre inscrições para segunda chamada do programa
  18. Desoneração tributária de remédios é tema de debate na Câmara
  19. Falta de segurança preocupa responsáveis pelas crianças do Citadino
  20. Elog promove campanha de doação de sangue em Uruguaiana
  21. Vacinação contra pólio e atualização de carteiras inicia dia 24
  22. Arrecadação federal chega a quase R$ 95 bilhões em julho
  23. Analistas mantêm projeção de inflação em 5,74% para este ano
  24. Inflação do aluguel desacelera na 2ª prévia de agosto
  25. Mulheres e negros ficam mais tempo desempregados, aponta estudo
  26. GGI discute políticas de segurança
  27. Caçadores são presos no interior 
  28. Pesquisas assinalam necessidade de reestruturação do modelo de Polícia no país
  29. Motociclista morre na BR 472
  30. Detendo descumpre regime e volta ao fechado
  31. Mulher tenta matar marido com faca de cozinha
  32. Estudante do ProUni pode pedir bolsas de iniciação à docência
  33. Educação aprova segregação de lixo em escolas públicas
  34. Seduc entregou mais 40 ônibus escolares nesta quinta-feira
  35. Humor e Renato Russo impulsionam cinema brasileiro
  36. Filme de temática homossexual foi o grande vencedor do Festival de Gramado
  37. ‘Vai que Cola’: maior audiência da TV paga em dez anos
  38. Relatora comemora sanção de nova lei sobre direitos autorais de músicos
  39. Anemia associada a risco de demência
  40. Atriz global pensa em abandonar a vida artística
  41. Beyoncé aluga casa em Trancoso para sua turnê no Brasil
  42. Apoio da população à Copa do Mundo cai de 71% para 45%
  43. D’Alessandro rebate crítica ao Inter: “estamos a três pontos do G-4”
  44. Ingressos da Copa poderão ser entregues em casa
  45. Grêmio aguarda russos para liberar atacante e anunciar volante Willian

Prefeitura formaliza doação de terreno para construção de nova delegacia - Ed. 2175

Nesta quinta-feira, às 18h, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve audiência com o delegado da Polícia Federal em Uruguaiana, André Luiz Martins Epifânio. Na oportunidade, o prefeito Schneider entregou cópia do contrato de doação, onde o Município, com aprovação da Câmara Municipal, doa área de 10.045,00 (dez mil e quarenta e cinco) metros quadrados, onde a Polícia Federal construirá sua sede própria em Uruguaiana. O terreno fica localizado na avenida Silveira Martins, no anel de contorno da cidade, em área próxima da antiga CCGL. O prédio de dois andares terá duas torres interligadas e será construído com recursos do ENAFRON – Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. O valor da obra é de R$ 7,5 milhões. Atualmente 39 policiais e nove contratados trabalham na Polícia Federal em Uruguaiana. Participaram da solenidade a vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann; o vereador José Fernando Tarragó; os secretários municipais de Governo, Fernando Fagundes Alves, e de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; e o assessor Legislativo, Valério Echeverria.

O Espetáculo las Cuatro Esquinas encantou no Rosalina Pandolfo - Ed. 2175

A Companhia e Escola de Flamenco Del Puerto, através do SESC, trouxe a Uruguaiana o espetáculo “Las Cuatro Esquinas”. Intimista, repleto de sensualidade, características do Flamenco, estiveram presentes em cena. A música, a coreografia, a luz, tudo conjurou para a beleza da performance. Destaque para os figurinos, impecáveis.

De La Guitarra
Trata-se de um virtuose excepcional. Os arranjos maravilhosos somados a sensibilidade demonstrada por Giovani Capelleti são irretocáveis. Se mexer estraga. A essência do Flamenco passeou a partir das cordas da “guitarra giovanesca”. Como diria Mafalda: “Putzgrila!!”. Antes que me “olvide”: a temperatura ambiente (houve problemas técnicos na climatização do teatro) prejudicial, tanto para o instrumento, como para as mãos do virtuose pareceram em nada influenciar na performance. Dez!!

Del Baile
Beleza, leveza, sensualidade, sentimento...Ufa!! Tudo esteve no palco. “ El Bailarin” parecia estar flutuando. Las chicas: Impecables !!

LAS CUATRO ESQUINAS
O percurso do caminho de mais de 10 anos de flamenco da Cia DEL PUERTO ecoa em forma de sonhos e realidades nas ruas da cidade imaginária que construímos durante esse período. Nossa arte se dilatou por essa ruas, em um ambiente repleto de sons, silêncios e expectativas. Percorrendo as esquinas dessa cidade, espaço, poesia, movimento e música se fundem nessa nova montagem, possibilitando ao público uma experiência singular: um passeio pelas madrugadas quando a cidade está adormecida, a sensação da tensão dos cruzamentos, o efeito do barulho e do movimento cotidiano...essa cidade que construímos, apesar de imaginária, é muito concreta e também acolhe anseios, “estados de alma”, não só nossos, mas também de quem nos observa. Ela não possui uma cronologia exata, não tem espaço geográfico definido, ela é nosso ontem, nosso hoje e quem sabe nosso amanhã. Cruzaremos juntos essas esquinas, com o fio condutor imaginário em forma de música e dança, em forma de flamenco.
Direção Geral e Concepção: Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes
Direção Musical, Arranjos e Trilha Sonora Original: Giovani Capeletti
Direção Cênica: Juliana Prestes
Coreografias: Ana Medeiros e Juliana Prestes
Execução: Cia de Flamenco Del Puerto: Giovani Capeletti (guitarra), Sonia Bento (cante), Marcelo Vasconcellos (cajón), Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes (baile, castanholas e palmas)
Artistas Convidados: Gabriel Matias(baile), Leonardo Dias (flauta), Gustavo Viegas (baixo), João Viegas (percussão), Roberta Campos(palmas e voz)
Palmas de Apoio e Coro: Tatiana Flores , Roberta Campos e Juliana Kersting
Design e Operação de Luz: Leandro Gass
Técnico de som: José Derly/Stand by André Winowski
Figurinos: Design: Ana Medeiros e Juliana Prestes; Execução: Riatitá
Cenário, Arte Gráfica e Hot Site: Ana Medeiros/Conceito 30
Produção executiva, artística e assessoria de imprensa: Daniele Zill
Assistente de Produção: Carolina Peralta.
(Fonte:” Cia Del Puerto”)

Atirador da Cohab é preso pela BM - Ed. 2175

Diego Eclair Moreira foi preso na quarta-feira por policiais da 2ª Delegacia de Polícia. Ele assumiu ter efetuado disparos contra Rafael, no dia 1º deste mês, na Cohab II. No dia do fato, Diego efetuou diversos disparos de arma de fogo em direção às pessoas que jogavam futebol em uma quadra esportiva do bairro, atingindo um homem no peito. Segundo informações da investigação, a tentativa de homicídio foi testemunhada por várias pessoas que estavam na quadra no momento dos disparos. Diego disse que os disparos eram para outro rapaz, assumindo assim a intenção de matar alguém. Diego foi encaminhado à Penitenciária.

Uruguaiana receberá mais três médicos brasileiros e nove estrangeiros - Ed. 2175

O primeiro mês de seleção do programa Mais Médicos foi encerrado na última terça-feira (13) com a confirmação da participação de 119 profissionais no Rio Grande do Sul, sendo 57 brasileiros e 62 com registro profissional de fora do país. Os participantes estarão distribuídos em 41 municípios, sendo a maioria (23) na capital e periferias de regiões metropolitanas e 18 em cidades de extrema pobreza. O número de vagas preenchidas equivale a 9% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 1.323 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dos 1.618 médicos confirmados em todos os estados do Brasil na primeira seleção do programa, 1.096 já atuam no Brasil, 358 são estrangeiros e 164 são brasileiros graduados no exterior. Cerca de 6,5 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serão diretamente beneficiados na primeira etapa do Mais Médicos.
Os profissionais atuarão em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A maioria (67,3%) dessas regiões está em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígena. As demais 32,7%, em periferias de capitais e regiões metropolitanas.
Padilha anunciou a construção de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAs) para atração de mais médicos para ocupar as áreas prioritárias com vagas ociosas ou que não tiveram indicação de nenhum profissional brasileiro. “Quantos mais médicos trabalharem na atenção básica, melhor para o país. É nesta área de atendimento que se resolve cerca de 80% dos problemas de saúde”, destacou.
A maioria (67,3%) das regiões onde esses profissionais vão atuar, sejam brasileiros ou estrangeiros, está em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígena. As demais 32,7%, em periferias de capitais e regiões metropolitanas.
A entrada de médicos de outros países representou a expansão no rol de municípios atendidos pelo programa (chegando a 579 cidades) e a ocupação de áreas não atendidas pelos brasileiros, sobretudo na faixa mais distante do litoral. Dos 782 municípios que não despertaram o interesse de brasileiros, 79 tiveram vagas preenchidas principalmente por médicos formados no exterior, sendo grande parte localizada no interior do Norte e Nordeste.
O desempenho do primeiro mês do Mais Médicos cobriu 10,5% da demanda apresentada pelos 3.511 municípios que aderiram ao programa e apontaram a existência de 15.460 vagas nas unidades básicas de saúde. Mais de 1.096 cidades prioritárias não receberão profissionais neste momento, de um total de 2.032 que ficaram de fora. 
Para continuar estimulando o preenchimento destes postos, o Ministério da Saúde abre inscrições para a segunda seleção mensal para médicos brasileiros e estrangeiros na próxima segunda-feira (19). Também será permitida a entrada de novos municípios no programa. 
Na primeira distribuição de médicos anunciada, Uruguaiana havia recebido quatro médicos. Agora, neste segundo momento, foram anunciados mais três médicos brasileiros e nove estrangeiros.

Foz e Proesa dão exemplo de sustentabilidade - Ed. 2175

A escola Marília Sanchotene Felice recebeu uma oficina de educação ambiental, com o objetivo de criar uma horta suspensa, montada com 100% de materiais recicláveis. O projeto “Reciclar e Plantar” é realizado através de uma parceria entre Foz e Proesa. 
A horta foi elaborada pelos agentes sociais do Proesa e equipe da Foz, a partir de canos reciclados e outros materiais reutilizados. No dia 07, as crianças da Educação Infantil, Etapa 2, realizaram a plantação de diversas verduras e temperos, assim, a horta ficou pronta. De acordo com o agente social da Foz, Anderson Cruz, é gratificante ver a empolgação das crianças ao plantar e é possível notar o interesse delas em fazer parte de um mundo mais sustentável. 
Um espaço da escola foi organizado e limpo para receber a horta, deixando de ser um local ocioso para, agora, produzir alimentos. Irá fazer parte da rotina da turma, cuidar da horta, regar, plantar e também colher. As verduras e temperos serão utilizados para a alimentação das crianças. Toda a escola e também as famílias participarão, inclusive, sendo estimuladas a fazerem suas próprias hortas em casa.
“Além do aproveitamento de materiais recicláveis, o objetivo é despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos saudáveis. E importante educar os pequenos, para que desde já, pratiquem atitudes sustentáveis no seu dia a dia. Assim eles irão viver em harmonia com o meio ambiente, promovendo a preservação e agindo como transformadores da sociedade”, declarou a assistente social, Cláudia Carvalho, coordenadora do PROESA - Programa de Educação Sócio Ambiental , promovido pela Foz. 
Através de ações como esta, a Foz reitera seu compromisso social e educador em Uruguaiana. A empresa também desenvolve o Programa Foz do Saber, que tem a proposta de ir até as escolas e realizar palestras sobre saneamento e educação ambiental. Desta forma, a organização contribui para a cidadania e a sustentabilidade na comunidade. As palestras podem ser agendadas pelo site www.foz.com.br ou através do telefone 55 2102 6342.

Tarragó renuncia cargo e Rafael Alves é o novo líder do PSDB na Câmara - Ed. 2175

O prefeito Luiz Augusto Schneider confirmou na tarde de ontem que o vereador Fernando Tarragó renunciou o cargo de líder de Governo na Câmara. Na semana passada, Fernando teria ido a Prefeitura conversar com prefeito, porém foi impedido pela assessoria de Schneider a qual alegava que o prefeito estava em reunião e não atenderia ninguém. Fernando explicava que o assunto era de suma importância, tratava-se dos universitários, mas a assessoria manteve a postura. Na tarde quinta-feira, Tarragó esteve na Prefeitura e renunciou a liderança, restando a Schneider indicar Rafael Alves ao cargo. “Fazer o que. Não tínhamos opções”. Rafael Alves é discípulo de Sanchotene Felice e neste novo mandato não poupou críticas ao novo prefeito do seu Partido. Em suas declarações sempre deixa transparecer a admiração por Sanchotene Felice e as insatisfações em relação a Schneider. Vale destacar que o presidente do Partido, Sanchotene também desferi críticas ao prefeito indicado por ele, dizendo inclusive que “voltará” para consertar o que está sendo feito de errado por Schneider.

Governo libera verba para obras em Uruguaiana e outros cidades da região - Ed. 2175

A recuperação e modernização das escolas estaduais estão se transformando em realidade na região da Fronteira Oeste. Em pouco mais de dois anos, já são mais de R$ 10 milhões de investimento em 63 instituições. Os valores são relativos a obras concluídas e em andamento nos municípios de Alegrete (9); Barra do Quaraí (1); Itacurubi (1), Itaqui (5); Maçambara (2); Manoel Viana (2); Quarai (4); Rosário do Sul (4); Santa do Livramento (8); São Borja (10); São Gabriel (4) e Uruguaiana (13).
No total, o Plano de Necessidade de Obras (PNO) da Secretaria de Estado da Educação disponibiliza R$ 257,5 milhões em obras e reformas de mais de 1,7 mil escolas todo o estado. Muitas dessas escolas estavam abandonadas, algumas eram de lata e mais de mil processos emergenciais acumulados foram herdados pelo governo atual, que realizou mudanças significativas na reestruturação de instituições de ensino e qualificação de professores. “Respondemos processos considerados emergenciais desde 2003 e, neste momento, lançamos editais para reformas estruturais completas de mais 500 escolas”, afirma o governador Tarso Genro, ao destacar que cerca de 2,5 mil escolas ainda deverão receber recursos para melhorias, reestruturação e reconstrução.
Conforme o governador, o processo de modernização baseia-se na construção de escolas modelo, a partir do PNO; e a melhoria do sistema educacional a partir da modernização tecnológica. “Até o momento já entregamos 20 mil notebooks para professores e estudantes, e 55 ônibus para escolas rurais. O trabalho de qualificação dos professores está integrado ao Ministério da Educação e estamos adiantados na reestruturação curricular, que exige um processo de qualificação bastante especial”, disse, ressaltando que quase 10 mil professores já foram qualificados e dois concursos públicos realizados.
“Já reduzimos 7% a reprovação nas escolas, no período de dois anos. Este é um comprovante forte de que as coisas começam a melhorar e que os professores estão cada vez mais engajados”, afirmou. A reestruturação curricular realizada pelo Estado, atualmente, serve de modelo para o Conselho Nacional de Educação que recomenda esta reestruturação para todo o país.

Novos ônibus escolares
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) entregou mais 40 ônibus escolares para prefeituras gaúchas esta semana. Na Fronteira Oeste, as cidades de Maçambara e Doutor Maurício Cardoso foram contempladas com um veículo escolar cada. No total, são 200 veículos previstos para serem entregues ainda em 2013.

Denúncias de assédio sexual atingem a Secretaria de Saúde - Ed.2175

O presidente da ONG Girassol , militante Renato Klenubing, denunciou na manhã de ontem à redação do Jornal CIDADE, que casos de assédio sexual estão sendo acobertados na Secretaria de Saúde. 
Segundo Renato, “Estagiárias são assediadas por funcionários cargos de confiança da administração municipal. A secretária de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos , sabe, mas não faz nada”, disse Renato Kleinubint.
Segundo a acusação, as funcionárias assediadas estão silentes, e não fazem as denúncias com medo de represália, mas Renato não dá nome aos funcionários que estariam assediando as estagiárias.
“Não vou ficar quieto. Eu mesmo já comuniquei para Saionara e ela ignorou. Agora vou ao Ministério Público do Trabalho”, manifestou-se Kleinubing.. 
Procurada por nossa reportagem, a secretária de Saúde disse que Renato não entregou qualquer denúncia a ela e, portanto, torna-se impossível apurar fatos sem informações, mas destacou que tem o maior interesse em esclarecer essas acusações, pois seria uma situação intoleravel na administração pública. Klenubing disse que as denúncias serão entregues na próxima semana ao MPT.

Eleições 2012/Kiko Barbará tem contas reprovadas - Ed. 2175

A Justiça Eleitoral rejeitou a Prestação de Contas apresentada pelo advogado Francisco Azambuja Barbará, na condição de candidato a Prefeito de Uruguaiana. Segundo o relatório apresentado pelo juiz eleitoral, Ricardo Petry, houve omissão quanto à entrega da 1ª prestação de contas parcial e a prestação de contas referente à 2ª parcial foi entregue em fora do prazo fixado. Também existem despesas pagas em espécie, porém não há registros na tela de fundo de caixa. Notificado o procurador constituído pelo candidato, manifestou-se o próprio Francisco Barbará, tempestivamente, requerendo dilação do prazo
para esclarecimentos/saneamento de falhas encontradas. Alega não ter elaborado a prestação de contas, eis que esteve em prisão cautelar por cinco meses e que a pessoa que o auxiliou na tarefa, encontrando-se ainda de posse dos documentos atinentes à referida prestação, saiu de férias.
“O candidato efetivou o pagamento de despesas com dinheiro em Espécie em valores superiores ao limite legal e sem destinar valores para compor o Fundo de Caixa, conforme consta de sua prestação de contas”, disse Petry em decisão. Na decisão não fala dos efeitos da desaprovação.

Painel - Ed. 2175

Curso de Medicina 
Na terça-feira, na cidade de Bagé, durante reunião com a reitora da Unipampa, professora Ulrika Arns, o prefeito Luiz Augusto Schneider apresentou as moções de apoio dos municípios da Fronteira Oeste, de parlamentares, deputados estaduais e federais, além do próprio Governo do Estado pelo pleito do Poder Executivo em prol da implantação do Curso de Medicina na Unipampa - Campus/Uruguaiana. “É muito claro para nós que o Curso de Medicina seja em Uruguaiana, já que é o Campus que detém os cursos na área da saúde”, afirmou a reitora da Universidade Federal do Pampa, Ulrika Arns, em reunião, com o prefeito Schneider.

Resíduos Sólidos
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, recebeu a planta arquitetônica do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, para utilização e administração das Associações de Catadores de Uruguaiana. O local previsto para a construção do galpão é próximo ao atual lixão. O projeto irá contemplar uma nova perspectiva para as pessoas que hoje atuam no lixão, sem as mínimas condições de trabalho.

Semana da Pátria 
O secretário municipal de Educação, professor Delmar Kaufmann informa que a abertura da Semana da Pátria 2013 será realizada no dia 01/09, domingo, às 8h30min, com a saída do Fogo Simbólico do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls, sendo conduzido até a Pira da Pátria, na Praça Argentina. No domingo, dia 01/09, a partir das 10h30min, teremos o Desfile do Interior que este ano será realizado em João Arregui, com a participação de estudantes da área rural. 

Semana da Pátria II
No dia 04 de setembro, quarta-feira, a partir das 14h30min, na avenida Presidente Vargas teremos o Desfile da Educação Infantil, com alunos que integram a rede pública e particular de ensino. 
No sábado, dia 07 de setembro, a partir das 12h, acontecerá o tradicional Desfile Militar, da Juventude e das entidades. 
Destaca-se que em 2013, o Homenageado Nacional na Semana da Pátria é o militar brasileiro Plácido de Castro, que liderou o movimento pela incorporação do território ao Acre ao Brasil.
E marca os 140 anos de nascimento deste líder político. A Homenagem Estadual marca o centenário de fundação do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul. As homenagens municipais evidenciam os 70 anos de fundação da Escola Municipal Alceu Wamosy e os 60 das escolas Dom Hermeto e Elisa Ferrari Valls. 

Conselho Tutelar
O telefone do Conselho Tutelar é o 3412-6099. Plantão pelo 9622-9752.

Aviso Farmácia
A farmacêutica Simone Michels informa que no dia 27 de agosto, a Farmácia da Policlínica Municipal não abrirá, pelo motivo de contagem de estoque para balanço. 
Retire seu medicamento com antecedência ou procure no postinho mais próximo de sua casa. 

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 10 de setembro vencerá a 8ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br. 

Cursos 
A Agência Municipal de Emprego e o PROCON estão atendendo ao público em novo endereço, na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Atualmente, existe vagas para os seguintes cursos: pintor de imóveis (tarde), pedreiro (manhã), assentador de placas cerâmicas (noite), frentista abastecedor (tarde), e auxiliar de recursos humanos (noite). Inscrições na Esplanada da Estação, em horário comercial. Telefone 341-9901. Na Agência Municipal de Empregos tem vagas para açougueiro (duas vagas), secretária (01 vaga), costureira (03 vagas) e vendedor externo (03 vagas). Informações pelo 3411-8762. 

Conhecimento
No dia 30 de agosto, às 18h, no CineSesc, na rua Santana esquina com Flores da Cunha, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o apoio do SESC Uruguaiana, estará realizando a Segunda Edição do Troca de Conhecimentos. O objetivo é a valorização dos profissionais de Educação Física de Uruguaiana, oportunizando a apresentação de trabalho, minipalestras e temas relacionados com o esporte. Cada interessado em trocar conhecimento sobre a área de esportes terá vinte minutos para expor o seu tema e mais dez minutos para questionamentos.

Conhecimento II
Os interessados em apresentar seus temas deverão procurar a SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, na Estação Rodoviária, até o dia 28/08, às 18h. A Troca de Conhecimentos é um evento que serve para comemorar a Semana do Educador Físico, sendo aberto ao público em geral, com entrada franca. 

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181. 

Interior
As más condições de trafegabilidade das vias públicas, de segurança e de saúde, foram destacadas pelos parlamentares, e pela comunidade de João Arregui nesta semana, durante a reunião da Câmara de Vereadores.na oportunidade, foi aprovado requerimento solicitando do Executivo, o patrolamento e operação tapa-buracos, na estrada que liga a BR 290 a Vila de Plano Alto. Na quinta-feira, o secretário de Obras foi a Câmara negar o problema e dizer que tratava-se de uma inverdade. O vereador Ronnie Mello disse que chamará a comunidade do interior para tratar do assunto e para exponham ao secretário toda a indignação.

Abamf solicita cumprimento de portaria voltada a policiais e bombeiros - Ed. 2174

Na manhã de terça-feira, durante a realização do Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o presidente da Abamf/Uruguaiana, Clemente Corrêa, protocolou documento junto a Comissão que representava a Secretaria de Segurança Pública do RS, solicitando providência quanto a Portaria Interministerial, de dezembro de 2010. Em conversa com o secretário de Segurança, Airton Michels, Clemente ressaltou que a Portaria que trata da política nacional dos Direitos dos policiais e bombeiros não vem sendo cumprida. “Não podemos ter uma política cidadã sem que se façam correções. D
evemos dar cidadania plena aos trabalhadores da Segurança Pública”, finalizou. 
Michels esteve em Uruguaiana nesta semana, assim como o delegado Regional Alvaro Neto que aproveitou para desmentir os boatos de que a 2ª Delegacia de Polícia estaria sendo removida para Alegre.

Falta de segurança no Porto Seco volta a preocupar - Ed. 2174

A implantação de um posto avançado da Brigada Militar nas mediações do Porto Seco será solicitada pelo Poder Legislativo ao comando-geral em razão dos constantes assaltos que acontecem com motoristas e comerciantes da região. A solicitação do vereador Rafael Alves (PSDB) considera o intenso trânsito de caminhões, cerca de 800 ao dia, e indica o patrulhamento extensivo no local. 
“A segurança no município está devendo muito aos munícipes”, considerou o vereador, também autor do requerimento que solicita à Comissão de Serviços Municipais e Segurança da Câmara Municipal o agendamento de reunião com o Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. A proposta busca dar visibilidade às autoridades estaduais sobre os problemas de segurança em Uruguaiana e pleitear atenção às necessidades da região

Barra e Uruguaiana terão que arcar com fiscalização ao rio Uruguai - Ed. 2174

Na segunda-feira, na sede da Procuradoria da República em Uruguaiana, o prefeito Luiz Augusto Schneider participou de reunião com os procuradores Marcelo Augusto Mezacasa e Bruna Pfaffenzeller; os promotores de Justiça, Diego Corrêa de Barros e Vitassir Edgar Ferrareze; os secretários municipais de Governo, Fernando Alves; de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes; de Agricultura, Wilson Dornelles; e os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Francisco Renato Galvani e Luiz Bortoluzzi. Em pauta, as providências ou medidas já adotadas ou em fase de adoção pela Prefeitura de Uruguaiana no sentido de cumprir as obrigações constantes em sentença condenatória proferida nos autos da Ação Civil Pública nº. 2007.7103.000201-0 (E-Proc. Nº. 5001625-12.2013.404.7103 No encontro, o prefeito Luiz Augusto Schneider manifestou a total disposição em cumprir o estabelecido, destacando que haverá despesas para o erário municipal, mas espera que o Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca, seja parceiro na consolidação destas medidas. Pelo exposto, serão instalados 4 entrepostos ao longo de 90Km no rio Uruguai entre as cidades de Barra do Quarai e Uruguaiana com o objetivo de fiscalizar a atividade pesqueira. Cada pescador deverá cadastrar 10 redes que serão devidamente identificadas; deverão ser instalados placas nos locais em que a pesca é proibida (denominada área de exclusão de pesca); e apresentar projeto para reposição de alevinos no rio Uruguai. Em setembro, nenhum pescador poderá trabalhar sem que sua rede esteja identificada. Ficou acordado que, nos próximos dias, será realizada uma reunião com a presença de representantes do IBAMA, do Ministério Público Federal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para definir o modelo de lacre que será empregado na identificação das redes. Informações, em horário comercial, pelo telefone 3411-3030.

Farmácia Popular reabre com farmacêutico improvisado - Ed.2174

A Farmácia Popular do Brasil esteve fechada durante dois dias e na porta de acesso ao estabelecimento, uma placa indicava a realização de balanço, porém não havia funcionários trabalhando internamente. Ao ser procurada, a secretária de Saúde, Saionara Alves afirmou haver profissionais no prédio, porém ao saber que acompanhávamos a situação de perto, apresentou nova resposta dizendo que a recontagem era feita diretamente na Secretaria. Ao anunciar a reabertura da farmácia para ontem, Saionara confirmou que a Popular não possui farmacêutico próprio e que os profissionais que atendem a secretaria de Saúde estarão se revezando até seja contratado farmacêutico próprio. A presença de um farmacêutico em período integral de atendimento é lei. 
O projeto de construção e funcionamento da Farmácia Popular prevê a existência de dois farmacêuticos no local, porém há tempos a Farmácia funciona de forma improvisada, sendo que a última farmacêutica que ali trabalhou permaneceu por poucos meses. A profissional teve pouco tempo para resolver os problemas ali existentes, inclusive á falta de medicamentos. Apesar de Uruguaiana possuir uma Faculdade de Farmácia, o que parece é haver a falta de interesse político em dar espaço aos jovens que buscam espaço para aplicar e expandir os seus conhecimentos. 
Saionara garante que o serviço na farmácia foi normalizado na manhã de ontem e que não há motivos para preocupação, apesar do local não possuir seu próprio farmacêutico. 

Vereador quer esclarecimentos sobre viagens e isenção de pedágio às ambulâncias - Ed. 2174

O transporte de pacientes para internação em outras cidades é preocupação da Câmara Municipal. Na última sessão ordinária, foram aprovados requerimentos solicitando informações sobre o trabalho realizado no município quando há a necessidade das transferências hospitalares e a facilidade para a realização do transporte, por proposição do vereador Ronnie Mello (PP).
Serão solicitadas ao Poder Executivo informações sobre o funcionamento do pagamento das diárias dos motoristas que fazem o transporte de pacientes. O questionamento engloba a atualidade do pagamento destes servidores, as condições de trabalho incluindo o estado de conservação dos veículos e das ambulâncias que são utilizadas nas viagens e a quantidade de carros à disposição para pronto atendimento. 
Entre o exposto em plenário pelo vereador Ronnie, foram apontados os relatos de motoristas que pagam as taxas de pedágios com recursos próprios sem previsão e segurança de ressarcimento pelo município. Estas informações motivaram a indicação ao deputado estadual Frederico Antunes, para que analise a possibilidade e a viabilidade de encaminhar projeto de lei que isente do pagamento de pedágios as ambulâncias ou veículos que estejam transportando pacientes para internação, cirurgia ou tratamento (vans, micro-ônibus e outros) nas rodovias no Estado.

Carro de Felice irá a leilão para indenizar ex-vereador Mauro Brum - Ed. 2174

A Justiça determinou no dia 7 deste mês de agosto, a penhora de um veículo de propriedade do ex-prefeito Sanchotene Felice, com intuito de que ele cumpra a decisão tomada pela Juíza Joseline Mirele Pinson de Vargas, que o condenou em 2012 a pagar fiança num valor inicial de R$ 12 mil ao ex-vereador Mauro Brum, com juros de 1% ao dia. Mauro foi vítima de ofensas no ano de 2010, quando Sanchotene disse que ele agia de forma diabólica contra Uruguaiana. 
“Agora mesmo foram duas figuras, dois vereadores a Porto Alegre tentar convencer a FEPAM a anular a licença dada para o saneamento. Eu não vou deixar no ar, são dois e um é o senhor Mauro Brum e o outro, aquele rapaz... Ronnie Mello. Foram lá e já tinham ido no Ministério Público tentar anular licença que nós festejamos como um dos maiores acontecimentos da história de Uruguaiana. O primeiro que eu referi lutou e ainda luta para que a Corsan permaneça iludindo Uruguaiana por mais quarenta anos, e as crianças morrendo no saneamento básico, por falta de saneamento básico. Essa é uma tentativa da pior qualidade, de modo que eu faço a correção, o vereador Ronnie Mello não foi a Porto Alegre na FEPAM, mas foi ao Ministério Público para que o Ministério consiga mudar a área para outra área. Seria oito anos de atraso, foi um erro gravíssimo, um pela juventude e inexperiência e outro pela vida diabólica que assume contra Uruguaiana”, dizia Sanchotene durante o Uruguaiana Vencerá. 
O veículo Corola/Toyota será leiloado. Além desta, Felice também foi condenado a pagar R$ 13 mil ao ex-vereador Clemente Corrêa por ofensas semelhantes. 
Outro que promete buscar indenização pelas injúrias de Sanchotene, é o atual secretário de Governo, Fernando Alves, uns dos mais recentes desafetos de Felice ao lado de Luiz Augusto Schneider que apesar de não se pronunciar sobre o caso, continuar a ser citado por Sanchotene como uma grande decepção em todas as suas entrevistas aos meios de comunicação que ainda o dão espaço.

Ações de desenvolvimento são explanadas na Câmara - Ed. 2174

O espaço da tribuna livre foi utilizado na manhã de última quinta-feira para a exposição do trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana. Por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), o secretário da instituição, o presidente da Agência, Fernando de Menezes, relatou as atividades desenvolvidas para o fomento de geração de emprego e renda no município.
Entre os projetos está o estímulo à produção de noz pecã e oliveira para a utilização na indústria de óleo, além do empenho no reflorestamento de áreas da região e da valorização do pequeno produtor. “O fortalecimento de microempresas através de abertura de crédito é uma realidade, além do incentivo à vinda de investidores de outros municípios”, considerou Menezes.

Confira a programação em homenagem ao Dia do Soldado - Ed. 2174

A programação em homenagem ao Dia do Soldado foi divulgada nesta semana. Dia 19 de agosto, ás 18h ocorre a apresentação de uma retreta da fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada na Praça Barão de Rio Branco; dia 20, ás 11h teremos cultos religiosos, sendo o católico no Quartel General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, espírita no auditório do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado e evangélico no auditório do 22º Grupo de Artilharia Auto Propulsado; no dia 23, ás 10h30min haverá cerimônia militar seguida de uma prova hípica no interior do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Painel - Ed. 2174

Escondidinho I
Felice é um artista em esconder dinheiro. Depois da Justiça vasculhar suas contas bancárias sem achar um centavo na tentativa de fazê-lo indenizar o ex-vereador Mauro Brum, mais um dos ofendidos pelo ex-mandatário no antigo programa “Uruguaiana Vencerá!”, acabou penhorando o Corola registrado em nome do mesmo. O carro deverá ir a leilão em breve. 

Escondidinho II
Encontrar dinheiro na conta do “ex” é mesmo uma tarefa hercúlea. Durante seu mandato de “imperador” municipal, recebia o salário na boca do caixa, e jamais em conta bancária, como os “comuns”. Será que tudo isso era medo de credores? Ou será o “ex” o único “homem honrado” que não paga suas contas?

A mentira I
Será que um sujeito que não paga nem as contas, paga advogado? Tem um ai que é marido de uma deputada. Ela, a deputada, já iludiu Uruguaiana duas vezes: primeiro, mentiu que doaria o salário para uma instituição de caridade. Nunca o fez. Segundo, disse que economizava dinheiro dos cofres públicos por não contratar assessores de gabinete. Mentira.

A mentira II
Mas acontece que é o assessor advogado da deputada, lotado na Capital, quem anda defendendo o marido dela nas comarcas do interior. Só em Uruguaiana, o “profícuo servidor” esteve duas vezes nos últimos 60 dias. Numa, o marido mau se defende de Jorge Falcão Machado; em outra, quem cobra indenização é o médico José Francisco Valls. Haja Corolla.

Na folia I
Dizem por ai que a “sova” que um presidente de escola tomou de um advogado foi encomenda de um dentista e um ortopedista. O primeiro, queria faturar em cima do presidente restaurando o pivo; o segundo, queria endireitar-lhe o passo.

Na folia II
O clima está quente mesmo. Plumas para um lado, fantasias para outro, “debaixo do mau tempo” e sem saída, o presidente atordoado invocou o estatuto do idoso. Imediatamente o “orto” correu para salvá-lo, mas em slow motion.

Cavalos I
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na manhã de terça-feira (13), o parecer favorável do relator, deputado Marlon Santos (PDT), ao projeto de lei 312/2012, que reconhece “o direito de andar a cavalo, tomado individualmente ou em grupo, em qualquer atividade ou evento equestre, como bem de natureza imaterial que integra o patrimônio cultural rio-grandense e estabelece as diretrizes e bases de bem-estar animal para as atividades e eventos equestres e de apoio à equinocultura”.

Cavalos II
O projeto é oriundo da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia e no prazo de 15 dias deve ir a plenário para votação. A matéria provocou discussão entre os deputados, mas foi aprovado por sete votos favoráveis e quatro contrários.
Para o deputado Marlon, o objetivo da proposição é a criação de uma legislação estadual que reconheça o direito do gaúcho andar a cavalo, em harmonia com o bem estar animal, consolidando uma política pública de fomento à equinocultura. Segundo o relator, “o projeto possibilita que as tradições cívicas e culturais do povo gaúcho sejam preservadas para as atuais e futuras gerações, ligando o passado e o futuro, o campo e a cidade”.

PIS
O abono salarial referente a 2013-2014, concedido a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.356), começou a ser pago na terça, dia 13. O prazo para a retirada do valor (atualmente, R$ 678) vai até 30 de junho de 2014. Os requisitos para ter direito ao abono são: rendimento mensal até dois salários mínimos, informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cadastro no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e carteira assinada ou nomeação para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão.

PIS II
Para sacar o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com documento de identificação com foto e número de cadastro no programa. A quantia também pode ser sacada em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui por meio do Cartão Cidadão e senha cadastrada. 

PIS III
Nascidos em Julho recebem desde 13 de agosto; nascidos em Agosto recebem a partir de hoje; os de Setembro recebem a partir de 20 de agosto; nascidos em Outubro recebem a partir de 22 de agosto; nascidos em Novembro receberão a partir de 12 de setembro; os que nasceram em Dezembro receberão a partir de 17 de setembro; os de Janeiro receberão em 19 de setembro; os de Fevereiro receberão em 24 de setembro; os de Março poderão sacar o PIS a partir de 10 de Outubro; os nascidos em Abril receberão a partir de 15 de Outubro; os de Maio sacarão a partir de 17 de outubro e os de Junho podem sacar o PIS a partir de 22 de outubro. 

Interior 
Na sexta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider fará a primeira interiorização de governo na Vila de São Marcos, em comemoração aos festejos pelos 70 anos de fundação da Colônia Rizícola. 

Conselho Tutelar
O telefone do Conselho Tutelar é o 3412-6099. Plantão pelo 9622-9752.

Contratos Médicos
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa que até o dia 23 de agosto está aberto o processo seletivo simplificado para celebração de 70 contratos médicos. Informações no site www.uruguaiana.rs.gov.br

Aviso Farmácia
A farmacêutica Simone Michels informa que no dia 27 de agosto, a Farmácia da Policlínica Municipal não abrirá, pelo motivo de contagem de estoque para balanço. Retire seu medicamento com antecedência ou procure no postinho mais próximo de sua casa. 

Raquetes 
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, informa que no final de setembro iniciará o 1º. Campeonato Municipal de Raquetes, com disputa em tênis de mesa, padel e tênis. Informações na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), na Estação Rodoviária, ou em horário comercial pelo telefone 3413-6201.

Festa Devassa
Não perca, dia 15 de agosto, no Skalibu.

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181. 

Atendimento ao Cidadão
A Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC, atende aos munícipes em horário comercial pelo telefone 3414-0000.

Feito o carreto! - Ed. 2173

Pensando numa avaliação geral do que foi o #VoltaCalifa podemos afirmar, sem qualquer dúvida que o brado emitido teve eco pela enorme presença do público durante as três noites em que ocorreram o evento no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Quando o músico, compositor, instrumentista e amigo Pirisca Grecco nos convidou para desenvolver o projeto gráfico e de marketing do evento, de imediato propomos a criação de um trabalho em que envolvesse um Projeto de Identidade Visual e um Plano de Marketing, pois o tempo era curto, e a resposta tinha que ter um retorno rápido. 
O trabalho foi feito, os parceiros (Cooplantio, Sicredi, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, CTG Sinuelo do Pago, Restaurante da Praça, Mistura Fina, Empório Quinze, Laço do Amor, Jornal Zero Hora/Caderno Fronteira Oeste, Planalto Passageiros, Hotel Glória, Inside Net, Cidade Representações, Rádio Charrua AM/FM, Rede Jovem Hits, Rádio 96 FM, Rádio El Shaday, Café da Praça, Velit Mídia, Mate & Cia, RBS TV, Programa Uruguaiana Geral, Eduardo Rocha Fotografia, SNB Produtora Cultural, Fronteira Mais, Bolichão da 28, Tendência Móveis, Elder Filho, Ficus Floricultura, Espaço Verde, Atelier Recriar e Jornal CIDADE) atenderam nossos pedidos, aliás, alguns foram muito além do que pedimos... 
Os artistas, a partir da Comparsa Elétrica que esteve todo tempo junto com o Pirisca Grecco, e acompanhou cada um, como Érlon Péricles, Ângelo Franco, Cecilinha, Júlio Machado, Kaco, Ricardo Pereira Duarte, Colmar Duarte, Angueras, Vinícius Brum, Luiz Marenco, Mauro Moraes, Victor Hugo, Silvio Aymone Genro, e amigos da Acadimia... todos, sem exceção, emprestaram a arte de suas almas nas apresentações, e se viu muito brilho nos olhos, porque a emoção tomou conta. Bah, por demais... 
Mas em um particular, não posso deixar de agradecer aos excelentes trabalhos de sonorização do amigo Clauber, de iluminação do amigo Six, de produção na recepção, credenciamento, segurança, visitações, exposição, ambientação, registros fotográficos sob a responsabilidade da minha esposa Judith Giménez e do amigo arquiteto Rodrigo Rodrigues da Silva e sua equipe, de produção no controle financeiro e bilheteria da minha amiga Carem, e de Produção Musical do meu amigo Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica, pois sem estes parceiros seria praticamente impossível alcançarmos a plenitude do êxito que alcançamos. 
Enfim, em nenhum momento pensamos e tivemos a intenção de apropriação de um patrimônio cultural do estado, acreditamos que o objetivo principal de que este grito pedindo a volta da Califórnia da Canção Nativa do RS foi ouvido, e com muita satisfação recebemos a informação do Sr Ivoné Colpo de que em Dezembro próximo o festival estará de volta conforme determinou uma Comissão formada pelo CTG Sinuelo do Pago, Prefeitura Municipal de Uruguaiana e pelo fundador do festival, e também meu amigo particular, Colmar Pereira Duarte. Certamente, seu outro fundador, Dr Henrique Dias de Freitas Lima, ficaria orgulhoso desse movimento todo... 
Agora, vamos aguardar!
A brasa foi atiçada, e para a retomada, como diz a expressão, já foi “feito o carreto”, adelante entonces... 

Paulo Azevedo

Eu estive lá: Volta Califa! - Ed. 2173

“Volta Califa foi uma coisa maravilhosa. Da primeira vez que escutei o jargão Volta Califa não fazia idéia do quão lindo poderia ser. Tenho consciência de que Uruguaiana precisa disso. Entrar em contato com estes artistas é gratificante. Foram três dias de completa efervescência cultural. Mais importante ainda, foi a resposta do público.”
Bruno Regasson, escritor (editou o livro Inércia - Ed. Proa, cursa o Ensino Médio.)

“Me cabe elogiar o Pirisca, capitão deste evento. Ele alavancou esta idéia brilhante do Volta Califa. O evento brindou o passado não esquecendo do futuro. Durante os três dias a resposta do público foi estupenda. O primeiro dia foi emocionante. Percebi uma entrega das pessoas. Elas estavam despidas de vaidades. Havia um objetivo e acredito que foi alcançado.”
Ivan Ferreira da Costa, engº Agronômo, advogado, Agropecuarista

A 37ª Califórnia da Canção Nativa está confirmada - Ed. 2173

Em contato mantido com a Patronagem do CTG Sinuelo do pago, através de seu patrão Ivoné Colpo, obtivemos a confirmação da realização da Califórnia da Canção Nativa nos dias 7,8 e 9 de Dezembro de 2013. Quanto ao Volta Califa, Colpo dissocia o evento da instituição Califórnia, mas encara como uma força a mais a promover o festival, tanto que se fez presente no Teatro Rosalina Pandolfo e teceu comentários elogiosos a iniciativa. Colpo informou ainda que durante a Expointer 2013 haverá o lançamento oficial do festival em data ainda a ser confirmada.

“Tamo Agarrado”: Mauro Moraes - Ed. 2173

Mauro Moraes ressaltou a importância da idéia motivadora do Volta Califa:
-“ Volta Califa é uma frase sonora, contundente. Demonstra a interação em torno do mote criado pelo Pirisca Greco. Trata-se de uma pessoa muito influente, muito bem quista no meio, um uruguaianense talentoso. Um sujeito que é dono de uma alma gaúcha arejada, moderna, do jeito que me agrada. Eu faço minhas músicas campeiras com o maior prazer, mas também gosto desta coisa mais contemporânea, mais adequada ao seu próprio tempo. Sou bastante atento a isto. Compilando todo o meu trabalho, fica evidente esta minha preocupação com o atual, com a vanguarda, com novas sonoridades. Procuro não ficar estagnado. A idéia do “#VoltaCalifa” carrega esta preocupação. Foi concebido para ser eclético. Ademais o público de Uruguaiana atendeu e entendeu o chamamento. O anseio pela volta da Califórnia está no nosso âmago. Mesmo tendo sido bastante criteriosos os convites formulados aos artistas, obviamente faltaram alguns nomes. Nem sempre a agenda do nome lembrado está aberta nas datas necessárias. Tenho certeza que esta idéia vai prosperar, certamente terá continuidade. Independentemente do retorno do festival, o show “#VoltaCalifa” pode ser levado para qualquer parte do Brasil”.

Colmar Duarte emprestou apoio ao evento - Ed. 2173

Colmar Duarte, um dos mentores da Califórnia da Canção Nativa, teceu comentários sobre o “Volta Califa”:
- “Este evento veio comprovar que de fato a Califórnia da Canção Nativa está na alma do povo uruguaianense. “Uruguaiana Terra da Califórnia”, é um slogan que veio para ficar. Quando a Califórnia começou a titubear, francamente falando, cheguei a acreditar que ela poderia terminar. Entendi, naquele momento, que ela havia atingido todos os seus objetivos. Havia sido aberto um palco para a música do Rio Grande, houve uma mudança nas feições da nossa música, surgiram músicos, arranjadores, compositores... Em minhas andanças pelo Rio Grande, fosse em festivais ou no lançamento de um livro, sempre era recebido com a mesma indagação: E a Califórnia?
Baseado nisto concluí que a Califórnia é uma referencia que não pode morrer. Ela está de tal forma impregnada ao movimento cultural oriundo dela, que, talvez, ocorre-se um efeito dominó de desestímulo aos outros festivais nativistas. A Califórnia é um farol no meio deste mar, não podendo apagar-se. A reabertura do teatro, Cine Pampa à época do nascedouro da Califórnia, berço de tudo que aconteceu, o empenho do meio cultural e os apoios que foram conquistados, me permitem afirmar que a Califórnia voltou. Há que se reconhecer que nossa cidade tem, hoje, um prefeito dedicado a Cultura. Exemplo disto é a criação de um Memorial da Califórnia, que certamente será uma atração turística, assim como a estruturação do Conselho Municipal de Cultura”.

Pirisca Greco: “#VoltaCalifa é uma manifestação livre” - Ed. 2173

Responsável pela concepção do “#VoltaCalifa”, Pirisca Greco destrincha a criatura:
-“Acredito que armamos um evento com a devida grandeza que a Califórnia merece. Faço questão de salientar que nosso movimento é de manifestação livre. Não pertence a nenhuma entidade. Não é do CTG Sinuelo do Pago, não é da Prefeitura, não é de candidato a coisa nenhuma. Somos uma gurizada de Uruguaiana que assiste nossos filhos crescerem e compromissados em não sermos contra isto ou aquilo. Não cabem comentários tipo a Pastoril virou palco de sertanejo. Precisamos sim fazermos campanha pró alguma coisa. Neste caminho, nada mais genuíno e nativo do que a nossa Califórnia da Canção. Ela que embalou nossos sonhos. A cidade de lona, palco de tantas primeiras borracheiras, de primeiros amores. A Califórnia foi arena de nossos primeiros ídolos. Portanto, este movimento, é uma campanha pró Califórnia da Canção. Patrimônio Cultural do Rio grande e uma unanimidade.É difícil encontrar alguém que desgoste da Califórnia. As pessoas identificam Uruguaiana como a terra da Califórnia. Nosso brado, Volta Califa! Começou na Internet e se materializou, ganhando forma e espaço. É importante agradecer a boa vontade do CTG Sinuelo do Pago que acreditou na empreitada que nos propusemos e nos concedeu carta branca para sua realização . Acreditamos que estamos criando um grupo que se permite ser feliz. Por quê voltar do festival da Barranca ou o da Taipa e vestir, na segunda-feira, uma carranca? Eu não pretendo, e não vou, me apropriar de nada. Minha preocupação é com a efervescência cultural. Deixar um legado, um norte para toda esta gurizada ávida de cultura. Por incrível que possa parecer, dado ao tratamento dispensado aos músicos nativistas pela mídia, tranquilamente podemos colocarmo-nos como “underground”. Há que se seguir por uma estrada própria. Ir cantando, com dignidade, tua história. A música e a arte devem cumprir seu papel de agregadoras, de proporcionar acesso ao novo. Eu acredito é na rapaziada”.

Gilberto Six: Fiat Lux!! - Ed. 2173

Aos incautos pode parecer a cereja do bolo, mas a luz em um espetáculo é fundamental. Não hão de contestar os profissionais que trabalham com imagens. O trabalho fica mais fácil. É entender o que foi produzido e muita sensibilidade ao captar os instantes. Gilberto Six foi o responsável pela luz durante o Volta Califa. Ele nos conta um pouco do trabalho demandado:
-“Antes de qualquer coisa, o profissional, tem que entender o que a música está pedindo. Há momentos mais intimistas, em outros se deve utilizar efeitos mais excitantes. Há que se seguir o caminho que o artista traçou. Participar do #VoltaCalifa foi um grande prazer. Sempre tive vontade de trabalhar com estes artistas renovadores da música gaúcha. A contemporaneidade do som que eles fazem é gratificante, e o Pirisca é um ícone neste aspecto. Cheguei até o Volta Califa através do Clauber Scholles (responsável pela sonorização do evento). Talvez tenha sido uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos anos. Para a luz funcionar é necessário o Fog (fumaça) , nem sempre é uma coisa confortável para o espectador, mas ela funciona como um elemento cênico poderoso. Alguns utilizam gelo seco, criando um efeito que vem do chão. O facho de luz definido, a sombra do artista, enfim, tudo dará certo se houver fumaça. Eu definiria minha participação em uma palavra: Prazer!”.

#VoltaCalifa resgata as grandes plateias do ‘Cine Pampa’ - Ed. 2173

Três atos memoráveis, dias 7, 8 e 9 passados, marcaram indelevelmente, mentes e corações uruguaianenses. A partir do empenho de Pirisca Greco, viu-se reunida bela música, poesia e performance tendo como mote a Califórnia da Canção Nativa. Por lá desfilaram composições, que de uma maneira ou outra, mostraram as várias faces, da pureza ao progressivo, de canções detentoras da Calhandra de Ouro. Quem, de sã consciência, não haveria de exultar com a apresentação do grupo “Os Angüeras”. Ressalte-se aqui a singeleza e pertinência da homenagem prestada a Aparício Silva Rillo pelo transcurso de seu aniversário. Certamente o poeta rondava por lá. Érlon Péricles, carismático, gaúcho até as tampas. Que intérprete, que empatia com o público. Ângelo Franco, parecia flutuar no palco tal a emoção e a cumplicidade com suas composições. Vitor Hugo( The Voice) apontou “la huella”- sinal que deixa sobre a terra um corpo ao pisá-la - levantando o público com a laureada “Prá onde Ir”... Vinícius Brum encantou a todos com seus temas. Sua poesia transcende rótulos. Mauro Moraes, incisivo, marcante...Parece desfilar com a mesma naturalidade entre o galpão e a sala “Cecília Meireles”. Aproveitando a deixa, Cecília e Julio Machado, na companhia de Pirisca Greco, emocionaram a todos com o clássico “Guri”. Até o mais cético temblou... Silvio Genro, ele, o violão e sua poesia... Menestrel campeiro. Rafael Ovídio da Costa Gomes, o “Cabo Déco”, impregnou o ambiente com seus versos. Luiz Marenco, segundo ele mesmo, convidou-se, mas verdade seja dita, veio e disse a que veio: “Veni Vidi Vici” . Iniciativa louvável destes guerreiros. Não houve padrinhos, proprietários ou mandantes. Houve compromisso com a causa: Volta Califa!

Abigeatários são presos na Capela do Ipané - Ed. 2173

A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), prendeu no sábado (10/8), na localidade da Capela do Ipané, interior do município, E.S.T., de 19 anos, T.J.F.M., de 27 anos e A.O.M., de 47 anos. Eles estavam carregando duas ovelhas que haviam sido furtadas de uma estância, no porta-malas de um veículo Fiat/Palio cinza.
Os homens presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde E.S.T. assumiu o furto dos animais, sendo lavrado o flagrante para o mesmo.

Homem é morto pelo ex-marido da companheira - Ed. 2173

Uruguaiana registrou na noite de sábado, mais um homicídio. Trata-se de um rapaz chamado Sérgio Machado, morador na vila de São Marcos e que foi atingido por três disparos de arma de fogo ao colocar-se a frente da sua esposa. O autor dos disparos, Rafael é ex marido da esposa de Sérgio e naquela noite foi a frente da casa da ex tirar satisfações. Ao ver a ex, Rafael passou a atirar, sendo surpreendido pela atitude de Sérgio. Sérginho da Barragem, como era conhecido morreu no local. A Polícia Civil acompanha o caso. O assassinato chama a atenção para a falta de policiamento. Apesar deste homicídio ser um caso isolado, a comunidade expõe sua preocupação quanto a falta de policiais e viaturas na Barragem. 

Abono salarial começa a ser pago hoje - Ed. 2173

O abono salarial referente a 2013-2014, concedido a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.356), começará a ser pago amanhã. O prazo para a retirada do valor (atualmente, R$ 678) vai até 30 de junho de 2014. Os saques do abono do ano passado terminaram em junho. A estimativa é que tenham sido gastos mais de R$ 11,5 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com os mais de 20,7 milhões de pagamentos de 2012.
O calendário de pagamento do abono é feito de acordo com o número de inscrição do trabalhador no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os que têm inscrição com os finais 0 e 1 começam a receber amanhã; com os finais 2 e 3, no dia 20; com os finais 4 e 5, no dia 27. Em setembro, começam a ser pagos os abonos das inscrições terminadas em 6 e 7 (a partir do dia 3) e os em 8 e 9 (dia 10).
Os requisitos para ter direito ao abono são: rendimento mensal até dois salários mínimos, informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cadastro no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e carteira assinada ou nomeação para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão.
Para sacar o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com documento de identificação com foto e número de cadastro no programa. A quantia também pode ser sacada em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui por meio do Cartão Cidadão e senha cadastrada

PMU negocia repassa de recursos à saúde - Ed. 2173

A Prefeitura de Uruguaiana tem até o dia 15/08 para repassar à Santa Casa de Caridade, a quantia de R$ 600 mil referente a serviços de saúde de competência municipal; dia 10 de setembro para quitar o valor de R$ 250 mil e, até o dia 10/09/2013 o valor de R$ 350 mil, também referentes a convênios entre o Município e Santa Casa. As datas foram estabelecidas em audiência realizada no Fórum de Uruguaiana para acordo de dívida e repasses. Ainda durante o encontro, determinou-se que nos meses seguintes os repasses ocorrerão da mesma forma, nas mesmas datas. O não cumprimento do acordado implicará em bloqueio de valores nas contas do município. Neste ato o MP concorda com a inclusão da mesa diretora no pólo passivo, na condição de representante legal da entidade sob intervenção judicial, neste ato já havendo a citação e abertura de prazo para apresentar defesa, o que restou deferido pelo juízo. O Estado informa que, no momento, não se opõe à nomeação do interventor, nos moldes realizados, reservando-se o prazo de defesa para nova manifestação.

Schneider cede equipamentos, mas exige atendimento prioritário aos ‘pacientes SUS’ - Ed. 2173

Na sexta-feira, durante audiência na 1ª Vara Cível da Comarca de Uruguaiana, que tem como titular a Juíza Michele Soares Wouters, houve acordo entre a Prefeitura de Uruguaiana e a Santa Casa de Caridade para o repasse de R$ 600 mil, valores ainda não repassados ao nosocomio, referente aos serviços de saúde objeto de convênio entre as partes. A Prefeitura repassará os valores em duas parcelas, sendo uma de R$ 250 mil e outra de 350 mil, nos dias 15 de agosto e 10 de setembro próximos.
Na oportunidade, o prefeito registrou, embora a questão não seja objeto da lide, que autoriza a cedência gratuita dos equipamentos objeto do processo 1.11.0004680-7 e outros relacionados à prestação de serviço de cardiologia, sob duas condições: (1) haver o atendimento prioritário dos pacientes do SUS e (2) que seja garantido o equilíbrio econômico-financeiro do serviço a fim de que seja financeiramente proveitoso para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Na sexta-feira, como noticiado na edição de sábado do Jornal CIDADE, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu o protocolo de intenção entre o Incar e a administração da Santa Casa delineando as bases de um futuro contrato para retomada dos serviços.
Segundo um outro protocolo de intenções pré-existente entre os médicos e a Prefeitura, com o recursos oriundos da desapropriação, estes suportariam o custeio do investimento feito na aquisião dos equipamentos, contudo, não há uma data prevista ainda para reabertura.
A Santa Casa requereu segredo de justiça, pois na prestação de contas há informações sigilosas dos empregados e conveniados da Santa Casa, o que restou deferido pelo juízo.

PSDB tem contas desaprovadas pelo TRE - Ed. 2173

O Tribunal Regional Eleitoral publico ontem em Diário Oficial, Parecer contrário a Prestação de Contas do PSDB referente ás eleições 2012. Segundo o Juiz Eleitoral, Ricardo Petry, foi apontada a ausência do extrato bancário relativo ao mês de setembro/2012. “ Foram detectadas falhas, porquanto não comprovado se as doações estimáveis em dinheiro recebidas constituem produto do serviço ou da atividade dos doadores, ou mesmo que os bens pertençam a eles. Além disso, foi detectada arrecadação de recursos de pessoa jurídica constituída no ano da Eleição e foram apontadas divergências entre os dados dos doadores constantes na prestação de contas e as informações constantes do base de dados da Receita Federal do Brasil, bem como foram identificadas inconsistências no confronto entre as doações declaradas na prestação de contas do Comitê e as informações prestadas pelos doadores. Por fim, aponta o Relatório Preliminar, não ter sido possível conferir os dados relativos às doações efetuadas pelo Comitê Financeiro Único - PSDB em virtude da ausência da prestação de contas. Já no tocante às despesas, foram apontados gastos junto a pessoas jurídicas sem comprovação por meio de notas fiscais, além de ter sido detectada realização de despesa após a data da Eleição”, disse o Juiz em seu relato. Notificado, o partido manifestou-se, tempestivamente, às fls. 194 - 436, apresentando prestação de contas retificadora, pela qual, alega, foram sanadas as falhas apontadas. Juntou cupons fiscais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e, ainda, juntou termos de cessão de uso de bens móveis, alegando esclarecidas e sanadas as falhas apontadas. 
Por fim, no tocante à doação por pessoa jurídica constituída no ano da Eleição, aduz o partido político que a referida doação foi arrecadada de boa-fé e que o sócio da empresa doadora é pessoa conhecida em seu ramo de atividade há bastante tempo, desconhecendo-se que houvesse mudança e/ou alteração da pessoa jurídica. 
Os autos foram feitos com vista ao Ministério Público Eleitoral.

Decisão
Em decisão Ricardo Petry ressalta que a prestação de contas apresentada intempestivamente pelo partido político, foi instruída com os documentos arrolados na Resolução TSE n. 23.376/2012, estando suas peças assinadas.
No entanto, realizada análise técnica das contas, foram verificadas falhas e/ou divergências nas receitas e despesas. Devidamente notificado, o partido político manifestou-se apresentando prestação de contas e juntando documentos que resultaram na expedição do Relatório Final de Exame (fl. 440) pelo qual restou caracterizada falha nas receitas porquanto o Comitê arrecadou recursos de pessoa jurídica constituída no ano da Eleição.
“No meu sentir, a arrecadação de recursos junto à pessoa jurídica constituída no ano da Eleição constitui-se em irregularidade de considerável gravidade, porquanto implica na impossibilidade de verificação dos limites de doação, impossibilitando a análise plena das contas. Assim, considerando-se a irregularidade apontada, tomando por base os princípios da igualdade e da legalidade, impõe-se a desaprovação das contas de campanha, eis que verificadas falhas que lhes comprometem a regularidade”. O Presidente do Partido, Sanchotene Felice está em Porto Alegre, cuidando da vida política de Elisabeth Bretas Felice, não sendo localizado pela reportagem. O Partido será sujeito a multa.

Prefeito Schneider fecha acordo com a AES SUL - Ed. 2173

Na sexta-feira, em audiência na 2ª Vara Cível da Comarca de Uruguaiana, que tem como titular a Juíza Karina de Oliveira Leonetti Padilha, houve acordo entre o Município de Uruguaiana e a empresa AES SUL Distribuidora Gaúcha de Energia S/A. O Município foi representado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, que estava acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Luiz Henrique Fanti; e dos advogados e procuradores do Município, Jorge Antônio Pouey Antunes Giordano e Ibrahim de Campos Barakat. A AES estava representada por Elielton Sedrez da Silva, Coordenador Comercial Regional; Rubinei Portes da Silva, Gerente de Contas do poder Público; e pelo procurador, advogado João Antônio Dalla Rosa dos Santos. Pelo acordo o Município pagará a partir de agosto de 2013, 120 parcelas de R$ 139.973,95 e dois reforços de R$ 500 mil cada, nos meses de outubro e dezembro de 2013. Em contrapartida, a empresa restabelecerá o fornecimento de energia elétrica em todos os próprios municipais. O Município se comprometeu com a adimplência das parcelas vincendas. O acordo foi homologado pela Juíza de Direito, Karina de Oliveira Leonetti Padilha. A Promotora Pública Jocelaine Dutra Pains acompanhou a audiência e opinou pela homologação do acordo suspensivo. Confira, na íntegra, os termos da audiência. 
As partes firmaram acordo nos seguinte termos: No prazo de 90 dias as partes se comprometem a realizarem consulta perante o TCE, através de seus departamentos jurídicos respectivos, sobre a viabilidade do estabelecimento de uma garantia para cumprimento do termo de acordo pelo Município consistente no débito em conta das parcelas do ajuste; b) O Município compromete-se com a adimplência das parcelas vincendas, bem como dos parcelamentos que, até a definição do ajuste que se realizará em 90 dias; c) Quanto às bases do parcelamento ajustam provisoriamente que o Município pagará mensalmente, a partir do mês de agosto/2013, o valor de R$ 139.973,95. Além disso, pagará dois reforços de R$ 500.000,00 cada, em outubro/2013 e dezembro/2013; d) Em contraprestação a AES desde já restabelecerá o fornecimento de energia elétrica nos demais pontos em que o mesmo encontra-se suspenso; e) Mantém-se a cláusula 11º do termo de acordo de parcelamento de dívida firmado em 17/09/2009 cuja cópia encontra-se nos autos; f) As presentes consignações são meras intenções de acordo que dependem de definição no prazo do item “a”. Em caso de não formalização manter-se-á o termo de acordo original já referido, com abatimento de eventuais parcelas pagas, observando-se como ordem de vencimento da mais antiga a mais recente; g) É entregue neste ato a cópia da inicial à parte requerida. O presente processo fica suspenso pelo prazo de 90 dias, findo o qual, sem manifestação das partes no prazo de 15 dias daí decorrente, será extinto. A energia elétrica foi restabelecida na sexta-feira.