quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Suplentes entram no lugar de deputados anunciados para secretariado

O anúncio de que os deputados peemedebistas Márcio Biolchi e Giovani Feltes integrarão o primeiro escalão do governo de José Ivo Sartori, a partir do próximo ano, modificou a composição da 53ª Legislatura, que encerra no dia 31 de janeiro de 2015. Biolchi será o chefe da Casa Civil e Feltes, o secretário da Fazenda.
Com a saída dos dois parlamentares, devem ser convocados, em janeiro, o segundo e o terceiro suplentes do partido – o primeiro suplente, Nelson Härter, assumiu a vaga de Marco Alba, eleito, em 2012, para a prefeitura de Gravataí.
Sandro Figueiredo de Oliveira, o Sandro Boka, e Gabriel Vieira de Souza integraram o Legislativo. O primeiro já teve mandato na Casa na 52ª Legislatura e o segundo foi eleito, este ano, para integrar a 54ª Legislatura.

Diplomação dos eleitos no RS acontece dia 18


A diplomação dos eleitos no pleito de 2014 no Rio Grande do Sul ocorrerá no dia 18 de dezembro, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), na Capital, às 17h.
Além dos candidatos eleitos ao governo gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), e ao Senado, Lasier Martins (PDT), também serão diplomados o candidato eleito a vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), e os dois suplentes de senador, Christopher Goulart (PDT) e Adílson Silva dos Santos (PEN).
No que se refere aos deputados federais e estaduais, somente os titulares receberão seus diplomas no evento do dia 18 de dezembro. Os suplentes das chapas proporcionais - até a terceira suplência - poderão retirar seus diplomas no Gabinete da Presidência do TRE-RS a partir do dia sete de janeiro de 2015.

Sossella visita Uruguaiana

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Gilmar Sossella (PDT) esteve em Uruguaiana na sexta-feira, 5/12, à noite. A visita ocorreu em razão da abertura da 38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, que ocorreu naquela noite.
Acompanhado por assessores, Sossella esteve no Gabinete do Prefeito, pouco antes do início do evento, ocasião em que se reuniu com o prefeito Luiz Augusto Schneider. Logo depois, ele participou na abertura da Califórnia. Em seu discurso, Sossella falou da importância do Festival e se disse feliz por participar do evento. Ele também lembrou que morou em Uruguaiana quando prestou serviço militar e fez um agradecimento especial ao professor Luis Machado Stabile, que foi seu docente no Colégio Metodista União e presidiu esta edição da Califórnia.

Ivo Sartori recebe prêmio Líderes & Vencedores


O governador eleito José Ivo Sartori recebeu uma homenagem especial do Prêmio Líderes & Vencedores na quinta-feira, 4/12. “Queremos um estado mais moderno, com mais educação, saúde e segurança.” Ele acrescentou ainda que é necessária uma boa equipe para vencer as dificuldades e que está determinado a garantir uma vida melhor para todos os gaúchos. Também agraciada, a presidente Dilma Rousseff, não compareceu por motivos de agenda.
A 20ª edição do evento, uma iniciativa da Assembleia Legislativa e Federasul, foi realizada no Teatro Dante Barone. O objetivo é valorizar personalidades, empresas e projetos sociais e culturais gaúchos. O presidente, deputado Gilmar Sossella (PDT), ressaltou que todos os agraciados são grandes vencedores por liderarem projetos grandiosos, mas, sobretudo, na sua vida e no seu exemplo. “Conhecer suas vidas nos inspira.”
O primeiro a ser agraciado, na categoria Mérito Político, foi o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), que nas últimas eleições foi candidato a vice-presidente ao lado de Marina Silva. Ele dedicou a premiação a Eduardo Campos, candidato a presidente pelo seu partido, que faleceu durante a campanha eleitoral.
O deputado Pedro Westphalen (PP) declarou que se sentiu muito honrado e reconhecido com a premiação. “Estamos deixando um legado para as próximas gerações. Acredito na política e nos políticos”, declarou. Ele foi eleito para o quarto mandato no parlamento gaúcho.
O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB) foi o terceiro agraciado da categoria. O advogado relembrou as dificuldades que passou quando chegou a Porto Alegre, trabalhando como balconista, fazendo bicos na Ceasa e cursando a faculdade de Direito. Melo foi vereador da capital por três mandatos e coordenou a campanha do governador eleito, Sartori.

Sábado é o prazo para presentes ao Papai Noel dos Correios

O prazo para entregar os presentes da campanha Papai Noel dos Correios 2014 e fazer uma criança gaúcha mais feliz neste Natal está se esgotando. Os presentes devem ser entregues até o próximo sábado, 13, no mesmo local em que a carta foi adotada, para que os Correios façam a entrega dos presentes às crianças. 
No Estado, até o momento, foram selecionadas mais de 35 mil cartas, e 19,2 mil já foram adotadas. Estamos na última semana e só em Porto Alegre devemos receber aproximadamente 10 mil presentes. 
O movimento vai ser intenso, por isso, pedimos aos padrinhos que não deixem para trazer os presentes nos últimos dias, ressalta Cézar Augusto Carneiro, coordenador regional da campanha no RS.
A expectativa para este ano é aumentar o número de padrinhos das crianças em situação de vulnerabilidade social. Ainda dá tempo de adotar uma cartinha e entregar o presente, basta se dirigir a uma das agências dos Correios participantes e escolher uma dentre as milhares de cartas à espera de um padrinho ou madrinha.

Bombeiros são homenageados no Parlamento


Homenagem foi prestada aos integrantes da seção de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros pelo salvamento ocorrido no dia 30 de setembro no Rio Uruguai.
Nesta quinta-feira, dia 4, indicados pelo vereador Marcelo Lemos, ÉversonIfarraguirreQuoos e Éverton Valério Miranda, e pelo vereador Adalberto Silva, Adair Comaru da Silva Neto, por atuação durante assalto a ônibus, receberam o reconhecimento pelo serviço prestado e pela perseverança na execução do trabalho.
Os parlamentares frisaram a nobreza dos atos realizados, refletindo sobre a importância de valorizar o trabalho dos profissionais da segurança e de reconhecer os bons exemplos de Uruguaiana. “A Casa Legislativa hoje presta homenagem a esses heróis do cotidiano. Com pessoas como estas cuidando das nossas vidas, as nossas famílias ficam mais tranquilas”, afirmou o vereador Marcelo.

38ª Califórnia da Cançã Nativa: Venceu O Homem Dentro do Espelho


Um dos maiores festivais culturais do Rio Grande do Sul foi realizado neste final de semana em Uruguaiana. Considerada a mãe dos festivais nativistas e patrimônio cultural do estado, a 38ª Califórnia da Canção Nativa começou na última sexta-feira (5), e os vencedores só foram conhecidos na madrugada de segunda (8), após uma noite de emoção para o público. 
Dos 600 artistas inscritos, os 18 classificados começaram a se apresentar no primeiro dia. Destes, 12 avançaram para a etapa final, na noite de domingo. 
Resultados
As canções finalistas foram separadas em três categorias. “Florzita de Campo Aberto” ficou com o melhor lugar na linha campeira. A música também e garantiu o troféu César Passarinho a Kiko Goulart, como melhor intérprete.
“Piratas da Chalana” foi a vencedora da Linha Manifestação Rio-Grandense. A música também foi reconhecida como composição destaque, e premiada com o Troféu Origens, oferecido pela RBS TV, através do Galpão Crioulo. 
A maior campeã da noite foi a música “O Homem Dentro Do Espelho”, dona dos prêmios de melhor arranjo, melodia, letra e canção inédita, além de ter sido a melhor canção na linha livre. A música de Pedro Guerra e letra de Martin César conquistou a calhandra de ouro.
“A gente espera sempre fazer um bom trabalho, mas não esperávamos tanto prêmio. Ficamos muito felizes”, celebrou Guerra.

MP investiga possível contaminação de 10 pessoas por agrotóxicos no RS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul investiga uma possível contaminação por agrotóxicos de um riacho e um poço artesiano em Cacique Doble, no Norte do Rio Grande do Sul. A suspeita é que a aplicação do produto tenha sido a causa da internação de 10 pessoas no hospital do município.
Um bebê de 40 dias e outras duas crianças estão entre os pacientes. Todos apresentam os mesmo sintomas: falta de ar, sensação de sufocamento, feridas e coceira, após consumirem água do riacho e do poço. “Começou a me dar falta de ar e tontura, e eu acabei desmaiando”, conta a menina Lara Eduarda Faggion Guero, de 12 anos.
O MP em São José do Ouro apreendeu na última sexta-feira (5) o trator utilizado, o pulverizador e quatro embalagens de agrotóxicos, que continham substâncias como o 2,4-D, proibido por lei municipal de ser aplicada nas lavouras. “Nós coletamos água, solo e vegetação daquela área onde teve a aplicação de produtos segundo informações. Até o momento, nós só temos informações. Não temos nenhum dado concreto”, diz a secretária municipal de agricultura, Maria Helena Benedetti.
Segundo os moradores, a água do riacho possivelmente contaminado tinha com a coloração esbranquiçada, como se estivesse com excesso de cloro, mas com um cheiro forte e insuportável. A aposentada Loiri Faggion conta que usou a água para lavar as roupas e regar a horta, e também passou mal. “É um negócio no estômago, que a gente não consegue comer, não consegue se alimentar”, disse.
A médica Alexandra Bastos, que atendeu os pacientes, afirma que os sintomas não são de intoxicação pelo ar. “Quando a pessoa tem uma exposição mais profunda com gases tóxicos, a pessoa faz uma pneumonite química, que é como se fosse uma pneumonia, e isso aparece na ausculta (uso do estetoscópio para verificar a atividade dos pulmões). Em 24 horas, que foi quando eles começaram a chegar, eles já teriam alguma modificação na ausculta pulmonar”, explicou.
Foram recolhidas amostras de sangue dos pacientes para verificar se há a presença de alguma substância nociva.

Lei Kiss é alvo de críticas devido a flexibilizações


Quase dois anos depois da maior tragédia gaúcha, das quatro medidas propostas para aumentar a segurança em locais de reunião de público, apenas uma parece ter sido colocada em prática efetivamente.
A exigência de alvarás em locais visíveis e de informações sobre lotação em convites está sendo cobrada. Já a proibição de comandas em estabelecimentos com mais de 250 pessoas, na prática, não funciona - há bares com capacidade superior a isso e que seguem usando o papel para anotar o consumo na cidade. O mesmo acontece com placares eletrônicos de controle de público, que não foram instalados, e com a Lei Kiss, que é cobrada pelos bombeiros, mas já passou por mudanças e, para especialistas, está bem menos rigorosa.
Depois do incêndio que resultou na morte de 242 jovens na madrugada de 27 de janeiro de 2013, não houve quem não tenha apontado problemas de segurança em locais de público. Também não faltaram sugestões de como solucioná-los. O fato é que muito se falou, novas regras foram aprovadas, mas, passados 22 meses da tragédia, pouco está de fato sendo cobrado.
Nesse cenário, o que mais preocupa são as flexibilizações na Lei Kiss. Foram três desde a sanção do governador Tarso Genro, em 26 de dezembro do ano passado. A última, aprovada pela Assembleia Legislativa em 25 de novembro, dobra a área para que locais possam apresentar Planos de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) simplificados. 
- Sou a favor de desburocratizar, mas sem diminuir a segurança. Essa última mudança não passou pelo conselho. PPCI simplificado valia para prédios com até 750m² para os quais não era exigido hidrante. Agora, aumentaram a área para PPCI simplificado, mas não disseram se terão de ter hidrante ou não - diz Carlos Wengrover Rosa, engenheiro integrante do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio, formado para assessorar futuras adequações técnicas na lei.
Familiares de vítimas da tragédia e seus representantes se dizem decepcionados.
- É uma decepção. Depois, falam que temos que tentar mudar as leis - lamentou Ligiane da Silva, mãe de Andrielli, que morreu no incêndio. A mudança ainda tem de ser sancionada pelo governador Tarso Genro para entrar em vigor. Entre os beneficiados estão os CTGs. O presidente da 13ª RT, Ildo Wagner, afirma que ficou mais fácil de fazer adequações:
- Agora, ficou bem melhor de fazer esse trabalho de adequação porque contamos com estruturas diferenciadas, com área vasta e somente com pessoas que conhecemos.

Plantio do arroz e do milho encaminham-se para o final no RS


O bom nível de umidade presente no solo beneficiou a cultura do milho no Rio Grande do Sul, principalmente as lavouras formadas mais cedo que se encontram nas fases de floração e enchimento de grãos, conforme informações divulgadas nesta semana pela Emater/RS-Ascar. Apesar disso, existe a necessidade de chuvas frequentes para manter o potencial produtivo da cultura, uma vez que, nesta época do ano, o clima favorece a evaporação de água do solo e das plantas.
No noroeste do Estado, algumas áreas estão sofrendo com a deficiência hídrica nas últimas semanas, fato que poderá afetar de forma negativa a produção a ser obtida. Nesta semana, o plantio do milho no Rio Grande do Sul atingiu 90% da área semeada, devendo ser encerrado até fins de dezembro, quando as primeiras lavouras serão colhidas.
Com relação à cultura da soja, as precipitações ocorridas no período elevaram a umidade do solo e permitiram a retomada da semeadura das lavouras, além de favorecerem a germinação e emergência das plantas. 
As primeiras áreas implantadas estão com desenvolvimento vegetativo dentro do esperado, com os produtores já iniciando o controle de lagarta usando formulações biológicas de inseticidas. No momento, o plantio da soja alcança 80% da área prevista para esta safra, percentagem similar à média dos últimos anos.
O plantio do arroz, assim como o do milho, também se aproxima do final, chegando aos 96% do total cultivado no Estado. Os orizicultores têm até o dia 10 deste mês, conforme recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para finalizar esta etapa. Apesar dos pequenos contratempos ocasionados pelo clima no início do plantio, as lavouras de arroz se desenvolvem sem problemas, e, no momento, os produtores tratam de controlar inços e intensificar a aplicação de adubos nitrogenados, importantes para obtenção de uma boa produtividade.
Algumas poucas áreas plantadas com arroz mais cedo – menos de 1% do total – já começam a entrar na fase reprodutiva, suscetível às mudanças bruscas de temperatura. Tendo em vista o regime de chuvas registrado até aqui, os reservatórios e os demais mananciais hídricos se encontram com suas cotas dentro da normalidade, o que dá segurança ao produtor no quesito irrigação.

Novo chefe da Polícia Rodoviária Federal assume cargo

O novo chefe da PRF em Uruguaiana, Eduardo Amaral Bertão, assumiu oficialmente o posto que já vinha respondendo desde julho. Uma de suas principais metas será combater a alta incidência de animais soltos nas rodovias federais da região. Ex-militar, bacharel em Direito e um dos homens de confiança do Superintendente Regional da PRF no Rio Grande do Sul, Jerry Adriani Fernandes, Bertão quer diminuir o índice de acidentes envolvendo animais soltos nas pistas. 
Entre os presentes na cerimônia de posse, estava o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, Jorge Alberto Rafael Urquiza participou da cerimônia de posse do novo inspetor chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede no município. O evento ocorreu no salão de eventos do SEST SENAT e contou com a participação de diversas autoridades locais e regionais. O novo chefe da PRF Regional, que tem jurisdição em Alegrete, Quaraí, Barra do Quaraí e Uruguaiana, terá sob sua responsabilidade as rodovias BR 472 e 290, representando desta forma uma malha viária de 396 km de extensão. Bertão tem 44 anos e ingressou nos quadros da PRF em 1994. Até assumir o posto em Uruguaiana desempenhava funções junto à 9ª Superintendência Regional, com sede em Porto Alegre, como corregedor regional.

Brigada prende dupla com crack e cocaína


Na noite de sábado, n.o local conhecido como Morro do Piolho, a Brigada Militar prendeu dois homens por tráfico de drogas. Ao perceber a atitude sujspeita da dupla, a Brigada a abordou, apreendendo com eles a quantia de 22 pedras de crack e 12 papelotes de cocaína. Os dois sujeitos foram presos em flagrante. Segundo a Brigada, eles não reagiram a ação.

Projeto institui lei geral da perícia criminal


Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 7479/14, que institui a Lei Geral da Perícia Oficial de Natureza Criminal, regulamenta a perícia oficial, padroniza os procedimentos, sistematiza os dados periciais e exige formação técnica e em Direitos Humanos dos profissionais peritos.
Proposto pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), o projeto exige ainda a notificação compulsória das suspeitas de tortura e a punição dos responsáveis por alterar a cena do crime, sendo a pena aumentada se o responsável for funcionário público ou tiver por intuito ocultar crime praticado por funcionário público.
Determina também que o juiz deve justificar fundamentadamente sua decisão quando rejeitar laudo emitido por perito oficial de natureza criminal.

Caos na Defrec: Delegada faz apelo aos vereadores

A necessidade de melhorias na sede da Delegacia de Furto, Roubos e Capturas (Defrec) foi manifestada ao presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, e ao vereador Egídio Carvalho, pela Delegada Alessandra Xavier de Siqueira e pelo Comissário, Sérgio Pinto de Souza. No encontro nesta segunda-feira, dia 8, foi relatada a imposição do Governo Estadual de que a área da Delegacia seja legalmente disponibilizada ao órgão para realização de investimentos na sua infraestrutura. 
As tratativas com o Poder Executivo iniciaram na última gestão da DEFREC em julho sob a coordenação do Delegado José Bastos, entretanto a Câmara ainda não recebeu o projeto de Lei que autoriza a doação do espaço. De acordo o exposto, corre-se o risco da transferência da Delegacia para outro município da Fronteira Oeste que ofereça melhores condições para execução do trabalho. “Há recursos do Estado para serem empregado em Uruguaiana, mas dependemos deste apoio das autoridades locais”, afirmou Alessandra. A Câmara buscará esclarecimentos sobre a morosidade no andamento do processo e intervirá pela realização do projeto de origem exclusiva do Executivo, por reconhecer a necessidade de atenção às políticas públicas de segurança.

Brigada faz prisão por tráfico de drogas


Na tarde de domingo, no Bairro João Paulo II, após denúncias encaminhadas à Brigada Militar através do Ciops, um homem foi preso por tráfico de drogas. Ele foi flagrado com três pedras de crack, totalizando 36,60 gramas. A droga estava numa pochete em sua cintura. O indivíduo foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa para atendimento de praxe e posteriormenteà Delegacia onde foi lavrada a prisão em flagrante.

Presos fogem da Modulada pelo muro


Dois presos fugiram na manhã de domingo, do interior da Penitenciária de Uruguaiana. A fuga ocorreu entre 9h e 11h, período destinado ao chamado “banho de sol” dos detentos. Os fugitivos são conhecidos como “Tchê Louco” e Mano, com passagens por roubo, assalto e furto. “Tchê” louco, que é de Dom Pedrito, já tinha em sua ficha policial três registros de fugas. E “Mano”, que natural da cidade de Alegrete, tinha passagem por tráfico de drogas. 
Para sair da Penitenciária, a dupla precisou escalar e pular um muro de nove metros. Ao lado da muralha da guarda externa da Modulada foram encontrados lençóis amarrados com cadarços e cabos de madeira, possivelmente usados na confecção de uma corda para ultrapassar a barreira. 
O último registro de fuga da Penitenciária Modulada de Uruguaiana foi em 2012. Na época, três presos fugiram. Um foi recapturado e os outros dois continuam foragidos. Essa foi a sexta fuga da história da PMU. Ao todo, são 457 presos recolhidos na penitenciária. Destes, 21 são mulheres.

190 em ação

Furto
Um menor de idade foi apreendido ao ser flagrado tentando arrombar uma loja. A apreensão foil realizada pela Brigada Militar. 

Apreensão
Um revólver foi apreendido pela Brigada Militar na tarde de sábado, na Anita Garibaldi. O homem que estava com a arma, ameaçava o vizinho de morte no momento que a Polícia chegou ao local.

Roubo
Um menor de idade foi vítima de roubo na tarde de sábado, na Cohab I. A vítima foi abordada em via pública pelo bandido que estava armado de revólver. 

Arma
Na Rua Júlio de Castilhos, na madrugada de ontem, um homem também foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi visto em atitude suspeita, abordado e preso diante da localização da arma. 

Furto
Na Dr. Maia, após cometer um furto, um menor foi apreendido na tarde de sexta-feira. Ele arrombou uma veterinária. 

Furto
Num estabelecimento comercial, bandidos entraram pela janela. Eles levaram alguns objetos, entre eles, uma bomba de ouro e prata.

Celemaster empata fora de casa e fica a um passo do título


Em um jogo de altos e baixos, a Celemaster Uruguaianense conseguiu um bom resultado na primeira partida da decisão da Série Ouro de Futsal Feminino, contra a ACBF, em Carlos Barbosa.
Com uma atuação abaixo da média na primeira etapa, o time de Uruguaiana foi envolvido pela equipe da ACBF. Com Gabriela e Becha bem marcadas, a Celemaster não conseguiu reeditar as boas atuações dos últimos jogos. Com isso, a equipe da Serra Gaúcha tomou conta do jogo no primeiro tempo, abrindo boa vantagem.
O primeiro gol da partida aconteceu numa falha na saída em contra-ataque da Celemaster. A equipe perdeu a bola e deu a chance para que Daiane abrisse o placar. Com domínio na primeira etapa, a ACBF se impôs e deu bastante trabalho a boa goleira Jéssica. Mas foi em uma falha da goleira, que a equipe laranja chegou aos 2x0. Num chute forte, quase do meio da quadra, Gabriela, um dos destaques da partida, pegou de surpresa a defensora uruguaianense. 2x0 para ACBF.
Sem muitas chances de gol, o final do primeiro tempo foi bem-vindo para a Celemaster.
Na segunda etapa, a argentina Becha chamou a responsabilidade do jogo para si. Numa jogada individual, descontou para a Celemaster. A reação parecia que começava ali. Mas o gol de Gabriela, da ACBF, interrompeu a retomada em busca de um bom resultado no jogo. Numa jogada ensaiada a partir de um lateral, a equipe laranja fez 3x1 no placar. Maso que parecia ser definitivo, não foi.
A mudança tática com a entrada da goleira linha impôs uma nova situação ao jogo. Com amplo domínio na segunda etapa, faltando 5 minutos para o final do jogo, a Celemaster tornou-se ainda mais ofensiva.
Com um forte chute de média distância, a Gabriela da Celemaster surpreendeu a goleira da ACBF e fez o segundo da equipe do técnico André Malfussi. Faltando menos de dois minutos para o final do jogo, Becha aproveitou o rebote e fez 3x3, resultado final do confronto.
Com o resultado, a Celemaster fica mais perto da conquista de um título inédito para o futsal da Fronteira. A partida de volta acontece no próximo sábado (13), em Uruguaiana, às 20h, no Ginásio Municipal.
Dois empates (no tempo normal e na prorrogação) dão o título às meninas de Uruguaiana. 
Mas o que se espera mesmo é uma vitória, encerrando em alto estilo uma grande campanha realizada pela Celemaster Uruguaianense em 2014. A expectativa é de um grande público para acompanhar a partida. Assim como vem acontecendo em toda a temporada deste ano. No final de semana, um grande grupo de torcedores esteve em Carlos Barbosa, incentivando o time tricolor.

Painel Ed.2382

Talo Pereyra em foco

Apresentada na primeira noite da Califórnia da Canção Nativa, ‘Pepe Caravana’, cuja letra é de César Pinto e a música, bem como a interpretação, é de Talo Pereyra, contou uma história verdadeira, de uma figura muito conhecida dos uruguaianenses. Com seu sotaque típico e muita energia, fez uma das mais empolgadas apresentações.

#Califa I

A Califórnia entrega réplicas da Calhandra de Ouro, ao melhor intérprete, instrumentista, letra, entre outros. Pelas reações, Rodrigo Maia e Pepe Caravana, melhor instrumentista e melhor conjunto instrumental, acertaram em cheio.

#Califa II
Kiko Goulart também foi muito aplaudido ao levantar o troféu César Passarinho, criação de Ubirajara Raffo Constant, oferecido pela Prefeitura Municipal ao melhor intérprete do Festival.

#Califa III
Mas foi o troféu Quero-quero, levantado por Nas Munhecas da Catala, de João Sampaio e Silvestre Araújo, música de Renato Fagundes e interpretação de Luiz Fernando Baldez, que empolgou de fato o Rosalina Pandolfo.

#Califa IV
O Homem dentro do Espelho levantou a Calhandra de Ouro e o troféu Osmar Melleti, na linha livre, e foi a composição que recebeu mais prêmios, faturando a melhor letra, melodia, arranjo, e melhor canção inédita, reflete a coerência do corpo de jurados, e confirma que a Calhandra, a cada edição, voa para mais longe da linha campeira.

Aadur

A Associação dos Deficientes Físicos de Uruguaiana realizou a sua festa de fim de ano no último dia 1º de dezembro, no Clube Naval. A entidade contou com apoio de inúmeras entidades, como a secretaria de Ação Social, e o gabinete do vereador Irani Fernandes.

Dia da Justiça
Segunda-feira, 8/12, o Fórum de Uruguaiana, assim como todas as unidades do Judiciário, tiveram atendimento em regime de plantão somente. Na data é comemorado o Dia da Justiça.

Táxi I
A Lei 12.649/12 isentou da Cofins os repasses aos taxistas associados, decorrentes de serviços prestados em nome da cooperativa. Recente decisão da Justiça em favor de uma cooperativa autorizou ainda o resgate dos valores depositados judicialmente enquanto tramitava o processo.

Táxi II
Em Uruguaiana, causa reações a decisão do prefeito de autorizar o uso da Bandeira 2 durante o mês de dezembro, já que estes profissionais, que estão tão inseridos em nossa sociedade, como autônomos, não tem direito a 13ª salário.

Devagar I
O ano chegou ao fim e, em 2015, a Receita Federal promete ser dura nos critérios para manutenção do convênio firmado com alguns municípios, que assumem a fiscalização do Imposto Territorial Rural (ITR) e recebem 100% do que é pago pelos produtores.

Devagar II
Entre as exigências está uma nova tabela referencial, que deve ser elaborada pelo município. Por enquanto, nada aconteceu, nem mesmo a nomeação da prometida comissão para debater o assunto, com a participação do Sindicato Rural e da Associação dos Arrozeiros.

É no gogó
A amiga do peito é cabeça de chapa na chapa única que irá à homologação do plenário na próxima quinta-feira para dirigir os trabalhos do Legislativo em 2015. Com o apoio de 10 vereadores, Jussara terá como vice o seu colega de rádio, Egídio Carvalho, além da também colega de rádio Josefina Soares, mais Rafael Alves e Dudu do Samba. Sambou o único vereador que não apoia. Justiça neles, de novo.

Homenagem I
A Câmara de Vereadores homenageou a 3ª Seção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros por um salvamento ocorrido no dia 30 de setembro no Rio Uruguai. Foram homenageados, Éverson Ifarraguirre Quoos e Éverton Valério Miranda.

Homenagem II
Também foi homenageado o Policial Militar Adair Comaru da Silva Neto. Foi ele quem, durante assalto a um ônibus da empresa São João, mostrou a qualidade do treinamento desarmando e prendendo o assaltante. É o reconhecimento pelo serviço prestado.