terça-feira, 11 de junho de 2013

190 em ação

Tentativa de homicídio
Na quarta-feira, ao anoitecer, a Brigada Militar se deslocou ao Pronto Socorro, onde fez contrato com Luciana Albano, a qual informou que seu filho C. R. A. B. transitava de bicicleta pela Rua Prado Lima foi quando foi atingido pelas costas por uma motocicleta. O homem que praticou o ato fugiu do local.

Ameaça
A Brigada Militar se deslocou a Rua Marechal Floriano na noite de quarta-feira, onde precisou acalmar os ânimos de Adriano dos Santos Silveira e Jurandir Vargas da Silva. Eles se ameaçavam de morte quando a BM foi acionada. 

Apreensão
Em patrulhamento na Rua Gregório Beheregaray, a Brigada Militar flagrou W.S.F. que com pego com duas buchas de maconha pesando 2,27 kg e um facão de 30 cm. O menor foi conduzido para a DP.

Agressão
A Brigada Militar se deslocou por volta das 23h de quarta-feira, a Rua Aleixo Worlod, onde Renato de Souza Severo foi agredido pelo ex-companheiro de sua atual namorada, Antonio Claudio Oliveira Fernandes, que armado com uma faca desferiu um golpe na palma da mão de Renato, este levando oito pontos. Com um capacete, Antonio Carlos ainda danificou o carro da vítima. As partes foram encaminhadas à DP.

Agressão II
Sônia relatou que ao entardecer de quarta-feira, sua filha menor de idade, foi agredida por outras duas meninas quando voltava da escola. O fato aconteceu próximo ao Mercado Rede Vivo. A mãe da vítima informa que as outras duas meninas são vizinhas, e que sua filha ficou com escoriações. 

Assalto
A Brigada se deslocou na quinta-feira, a Rua Salgado Filho 1770, onde fez contato com Vagner Almeida da Silva, informando ser o responsável pelo menor D.G.D.S., que chegava em sua casa quando foi abordado por um homem de bicicleta vermelha, moletom cinza e calça jeans, que sob ameaça levou seu celular. Foram feitas averiguações e não foi localizado o autor do crime. 

Assalto II
Na tarde de quarta-feira, uma loja de roupas localizada na Rua Duque de Caxias foi assaltada. A funcionária Janaína informou que estava atendendo um cliente quando o indivíduo pegou quatro calças e se dirigiu ao provador, alguns minutos se passaram, o mesmo saiu rapidamente da loja levando consigo duas das quatro calças. Janaína conta que não é a primeira vez que o homem comete o ato na loja.

Assalto III
Dois homens foram presos na noite de quarta-feira, na Rua Dr. Maia, após efetuar tentativa de roubo contra Elizandra. A vítima relata que vinha nas proximidades do Supermercado Baklizi quando foi abordada por um elemento que é conhecido por “Nariz”, Elizandra conta que o indivíduo atacou-a pelas costas e logo em seguida baixou suas vestes e foi no momento que a vítima o reconheceu, foi o elemento já havia sido seu vizinho anteriormente. Nariz levou o celular da vítima, no qual foi recuperado mais tarde com a ajuda da comunidade, mas o indivíduo fugiu e não foi encontrado até o momento.

Cadáver 
Na madrugada de quinta-feira, na Rua Julio de Castilhos, foi encontrado o corpo de Lúcia Terezinha Santana de Oliveira. Segundo os funcionários do Samu, a mesma sofria uma doença conhecida por “Pênfigo bolhoso”, ou “fogo selvagem” que seria a causa da morte.

Ex-genro
Na manhã de quarta-feira, uma Guarnição da Brigada Militar se deslocou a Rua Bento Gonçalves, no Bairro São João para atender ocorrência. Ao chegar ao local, Janete relatou que encontrou Nelson caído no chão com um corte na cabeça e que este perdia muito sangue. Nelson foi encaminhado imediatamente ao hospital onde ficará internado, pois perdeu muito sangue. Janete conta que suspeita de Daniel Pires Araujo no qual é ex-marido da enteada de Nelson.

Polícia Civil prende acusados de Maria da Penha

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, coordenados pelo delegado Gustavo Rodrigues Arais prenderam preventivamente dois indivíduos no contexto de combate ao descumprimento da Lei Maria da Penha. No primeiro, A.G.F.S., 52 anos, contra o qual havia sido registrado várias ocorrências pela ex-mulher, tais como ameaça, desobediência, injúria foi preso preventivamente para assegurar a integridade física e psicológica da vítima, pois o mesmo reluta em cumprir com as determinações judiciais de não se aproximar dela; outrossim, tal prisão garantirá a ordem pública, abalada pela conduta do acusado, o qual demonstra todo o seu desrespeito para com a Lei e a Justiça, importunando constantemente a vítima; também tal encarceramento assegurará a futura instrução criminal, turbada pelos fatos do agente, o qual não mede esforços para a obtenção do seu intento, havendo fundados riscos de que venha atentar contra a vítima. Na segunda captura, A.D.M.M., 32 anos, foi preso pelos mesmos motivos do primeiro, aduzindo que tem antecedentes policiais por embriaguez ao volante, ameaça, vias de fato, leão corporal, perturbação da tranquilidade e furto. 

Presos são evangelizados por grupo religioso

Um importante trabalho vem sendo realizado por um grupo de ajuda da igreja de Uruguaiana. Desde 2009, os presos da Penitenciária Modulada recebem a visita periódica de fiéis que, através de palestras, troca de informações e orações levam esperança aos detentos. 
Segundo um dos membros do grupo, Kelbem Magro, duas visitas são realizadas por semana, sendo que mais de trinta presos já foram batizados na Igreja. “Levamos uma palavra de conforto, de ajuda e mostramos o quanto Deus os ama e os reserva um futuro de vitórias”, disse Kelbem. 
Entre as atividades desenvolvidas na última semana, os detentos participaram de uma tarde de leitura e embelezamento. A participação dos detentos, segundo o grupo, é voluntário, ou seja, ninguém é obrigado a participar. 
Márcia é ex-presidiária e agora seguidora dos ensinamentos de Cristo. Segundo ela, a fé mudou a sua vida. “Não importa qual religião seguimos, o importante é que Deus nos liberta e nos mostra o caminho do bem. Estou livre do crime e em paz com minha família”, disse.

Polícias prendem "Batatão"

A Polícia Civil e a Brigada Militar cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do sujeito conhecido como “Batatão”, com várias passagens pelo mundo do crime e um histórico policial digno de traficante. 
A operação iniciada por volta das 17h resultou na apreensão de drogas, veículos e objetos que integrarão o Inquérito Policial a ser remetido apreciação do Ministério Público. A casa de “Batatão” fica na Rua Bento Gonçalves, mesmo local onde residia o seu sogro já morto, conhecido como “Aranha”.
Na sequência da operação, outros dois mandados de prisão foram cumpridos, um deles na Rua Íris Valls, atrás do Posto Médico da Guarnição de Uruguaiana.
Segundo o delegado Rodrigo Duarte, os traficantes podem ter ligação com os 27kg de maconha encontrados pela Brigada Militar na última quinta-feira.

Brigada encontra 27 kg de maconha embaixo de um pontilhão

A Brigada Militar apreendeu na manhã da última quinta-feira, 7/6, no Bairro Nova Esperança, quase 28 quilos de maconha. A apreensão ocorreu após denúncia anônima. Segundo o comunicante, dois homens estavam carregando as caixas nas proximidades do “pontilhão”, na Rua Marechal Deodoro. Ao chegar ao local, a BM encontrou apenas as caixas, pois os traficantes já haviam fugido. Essa foi a maior quantia apreendida pela Polícia neste ano. Vale destacar que a quantia encontrada tem valor significativo e que não costuma ser apreendida frequentemente em Uruguaiana. Por outro lado, a Polícia de Paso de los Libres vem efetuando importantes prisões e apreensões no que diz respeito ao tráfico de drogas.

Ed. 2146

  1. Da série “não tem nada demais”
  2. Conab I
  3. Conab II
  4. Conab III
  5. Conferência I
  6. Conferência II
  7. Hospital
  8. Banrisul
  9. Dia dos namorados
  10. Meio Ambiente
  11. Reajuste I
  12. Reajuste II
  13. Aviso
  14. Músicos
  15. Parentes de autoridades, empresários e até mortos recebem Bolsa Família
  16. Governo Alckmin atinge 52% de aprovação, diz pesquisa
  17. Irregularidade em programa federal é tema debate
  18. Sicredi projeta liberar R$ 7,6 bilhões
  19. Diretoria da Azul virá a Uruguaiana
  20. Uruguaiana adere ao Programa de Acesso ao Trabalho
  21. Médicos continuam sem receber
  22. Operárias trabalham em aeroportos do interior
  23. Produtores rurais da Argentina param comercialização por uma semana
  24. Mulheres têm melhores salários, aponta pesquisa
  25. Cesta básica fica mais barata em 12 cidades em maio, diz Dieese
  26. Analistas reduzem previsão de crescimento da economia em 2013
  27. Pagar rescisão com cheque sem fundo vai gerar multa
  28. Escola é evacuada depois de suspeita de bomba
  29. Policial flagra maus tratos aos animais
  30. Delegado diz que bandido tinha um quilo de cocaína
  31. Bandidos invadem casa e prende vítima no banheiro
  32. Concurso da Polícia Civil reabre inscrições na terça-feira
  33. Mãe apanhava da filha
  34. Maria da Penha
  35. Furto I
  36. Furto II
  37. Furto III
  38. Lesão Corporal
  39. Porte de arma
  40. Agressão
  41. Faculdades privadas pedem tratamento diferenciado ao MEC
  42. Brasil deve cooperar com países de língua portuguesa
  43. Educação aprova programa para acompanhar dislexia e TDAH em escolas
  44. Brasil tem 4,2 mil escolas que nunca atingiram sua meta do Ideb
  45. Flip 2013 terá Gilberto Gil, Daniel Galera, Michel Houellebecq e John Banville
  46. Após “mau tempo”, Bebel Gilberto celebra seu primeiro DVD
  47. Livro de Adriana Lisboa aborda as surpresas do destino
  48. Chico Buarque e Beatles ganham nova roupagem
  49. Confira algumas frutas que podem ajudar você a cuidar da sua saúde
  50. Juliana Paes promete guardar células-tronco do filho
  51. Ex-panicat confessa que usava anabolizantes
  52. Nostálgico, Felipão elogia apoio gaúcho e pede ‘bis’ em outros estados
  53. Barcos vive nova fase sem gol e soma 44 dias de seca pelo Grêmio
  54. Inter ‘aprende’ a atuar fora, mas recorde de empates trava arrancada

Uruguaianense vítima da boate Kiss é homenageado em Santa Maria

Acontece em Santa Maria neste final de semana, a 2ª Etapa do Circuito Artístico da 13ª Região Tradicionalista promovido pelo DTG Noel Guarany da UFSM. O troféu máximo – Troféu Leonardo Lemos Karsburg – é uma homenagem ao uruguaianense que cursava o 6º semestre de Agronomia na UFSM e foi vítima do incêndio da boate Kiss em janeiro deste ano.

Conforme o DTG, “Leonardo era conhecido como “Dartagnan”, apelido recebido por sua aparência, mas nos é muito nobre saber termos convivido com um jovem brilhante, de muito valor e muito talento, cujos princípios eram valiosos tais quais um “mosqueteiro””.

Leonardo integrou o grupo no ano de 2012 como violinista acompanhando o conjunto musical, solistas e declamadores chamando a atenção pela habilidade com o violão. A família Lemos Karsburg, que estará presente no evento, agradece a homenagem e se alegra em saber do carinho que colegas e amigos têm pelo jovem.

70% das reclamações são de iluminação

1.701 reclamações foram encaminhadas pela comunidade ao Poder Executivo através da Serviço de Atendimento ao Cidadão, desde o seu lançamento, em janeiro deste ano. Segundo o responsável pelo setor, Fernando Maia, o Serviço atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cerca de 30 ligações são recebidas diariamente, sendo que 70% delas são referentes a problemas de iluminação pública. “A maioria das reclamações são referentes a iluminação, no entanto, não cabe ao setor determinar a data do conserto. As reclamações que nos são encaminhadas são repassadas as respectivas secretarias, e é a elas que cabe determinar o feitio”, disse Fernando. O chefe do setor esclarece que o serviço criado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider para solucionar problemas, serve como banco de reclamações. Ele destaca que as secretarias estão empenhadas, porém são muitos os pedidos. 
A Secretaria de Obras trabalha na iluminação da cidade através de operações especiais. O trabalho continua direcionado num primeiro momento ao centro da cidade.

Após 20 anos, moradores do lixão têm acesso à água potável

A Foz do Brasil disponibilizou água tratada para as famílias que residem no lixão de Uruguaiana, na Rua Joaquim de Deus Lopes, próximo a BR 472. Após 20 anos sem água, a comunidade vivencia esta nova realidade.

Eberson Paz mora há mais de 20 anos no local e explica que enfrentou inúmeras situações difíceis para abastecer a sua família, e muitas vezes se dirigia ao centro da cidade de carroça, de onde trazia água em baldes. Segundo ele, em outra oportunidade os moradores do lixão reuniram-se e compraram todo o material e fizeram um mutirão para a instalação da rede, mas mesmo assim a antiga concessionária não disponibilizou água por falta de pressão. 

Sabendo desta realidade a Foz se mobilizou para atender aquela comunidade. “No primeiro momento foi preciso realizar um projeto para verificar como levaríamos água ao local, visto que o encanamento existente não comportava. Durante o período de estudo e planejamento, abastecemos os moradores com o caminhão pipa”, relatou o gerente. 

Foram mais de 18 meses investindo em extensões de redes para viabilizar a operação e levar às famílias água tratada com qualidade. O diretor da Foz, Eduardo Frediani, ressaltou que todo o trabalho foi realizado sem custo para os moradores que foram enquadrados na Tarifa Social, com redução de 50% nos valores.

Os moradores comemoram o abastecimento de água na comunidade: “Moro aqui desde que o lixão veio pra cá e não consigo acreditar que agora temos água. Acordo de manhã e abro a torneira todo dia para ver se a água continua saindo. Já comecei a construir um banheiro na minha residência para maior conforto de minha família e a máquina de lavar já foi instalada. Há muito tempo estávamos reivindicando o serviço de água, até que enfim alguém resolveu o problema.” declarou um morador.

Médicos rejeitam proposta de Schneider

O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider esteve reunido na noite da última quinta-feira, com os médicos José Victorio Moccelin, diretor Técnico da Santa Casa de Caridade; Luiz Antônio Marty, diretor Clínico (e cardiologista); os cardiologistas Carlos Eduardo da Maia, Césaro Biscaíno Rodrigues, Fábio Marcant da Motta, João Pedro Goulart de Oliveira, José Alfeu Freitas, José Luiz Salgueiro Saldanha e Maria Amélia Hoshhegger; o administrador Geovane Cravo; e com a secretária municipal de Saúde, Saionara Marques dos Santos. Na oportunidade, Schneider apresentou uma proposta financeira aos profissionais de Uruguaiana, oferecendo os serviços do centro de cardiologia. Segundo declarado em nota pelo prefeito, não lhes foi exigida nenhuma condição para a adesão ao serviço. “Basta ter a habilitação técnica necessária: ser cardiologista. Não há qualquer restrição a qualquer profissional. Para nós, os processos judiciais com que o grupo de médicos litiga contra o Município não impedem que os referidos profissionais possam aderir ao serviço. Se o nosso Município, ou a nossa Santa Casa, vierem a ser responsabilizados por ações pretéritas, arcaremos com os custos, sem problemas - como sempre Uruguaiana fez. Mas entendemos que isso não pode ser impedimento à ativação do serviço. O nosso espírito é de entendimento. É de pacificação. Todavia, nossa decisão é de que deve funcionar dentro dos parâmetros do SUS. Para atender os mais pobres e para que o Município não tenha que tirar recursos de outras áreas para manter a unidade”, disse Schneider em nota.
O médico Fábio Motta ressaltou a importância do diálogo e disse que este foi o primeiro passo para uma negociação. “O mais importante foi feito – houve diálogo, porém não há nenhuma decisão ainda, pois o Executivo fez a sua oferta, porém ignorou antigos problemas de contrato, os quais estão sendo discutidos na Justiça”. Os médicos rejeitaram a proposta do Executivo, e apresentaram uma contraproposta. 
Nova reunião será agendada.

Município receberá R$ 100 mil para novos abrigos

Uruguaiana terá novos abrigos em paradas de ônibus da zona urbana. O processo licitatório para a aquisição dos abrigos já está em andamento, sendo que o material chegará ao município ainda neste mês. Parte dos recursos vieram através da emenda parlamentar do deputado Nelson Marchezan junto ao Ministério das Cidades. O valor é de R$ 100 mil.

Concedida condição de Utilidade Pública à AMA

A Câmara Municipal aprovou na quinta-feira, projeto de lei que versa sobre o reconhecimento da Associação Melhor Amigo (AMA) como de utilidade pública do município. A proposta do vereador Ronnie Mello (PP) busca valorizar esta organização não-governamental que estimula e realiza ações voltadas ao bem-estar animal em Uruguaiana.
O título de Utilidade Pública às instituições de comprovada prestação de serviços à coletividade, além de certificar o alcance social da instituição, ainda possibilita a isenção de impostos municipais à entidade. Aproximadamente cem animais foram encaminhados para novos tutores através das atividades da AMA entre 2011 e 2012. A entidade não possui abrigo para o recolhimento de animais, tendo em vista que sua ideologia fundamenta-se na condução de animais de rua para doação.

Uruguaiana recebe verbas do Governo do RS

O Governador do Estado, Tarso Genro, em encontro realizado em Porto Alegre nesta semana, anunciou a liberação de mais de R$ 218.000,000,00, valores estes referentes a as Consultas Popular de 2011, 2012 e 2013. Também houve a liberação de mais de R$ 118.000.000,00 para investimentos em infraestrutura urbana.
Confira os recursos repassados a Uruguaiana:

Ed. 2146 - Painel

Hidrantes
A Foz do Brasil intensificou a substituição dos hidrantes. Do total de 58 pontos distribuídos pela cidade em junho de 2011, apenas um hidrante funcionava, e 13 sequer possuíam o hidrante, os quais foram instalados, além de 16 que foram substituídos. Até o final deste ano os demais 29 também serão substituídos, e Uruguaiana contará com 100% de disponibilidade dos hidrantes. Quem ganha é a população, que terá mais segurança e eficácia no reabastecimento do Corpo de Bombeiros em eventuais ações de combate ao fogo.

Fale com o Executivo
Os telefones para falar com a Prefeitura Municipal são: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181.

Fale com o Executivo II
Você também pode utilizar a Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC, que atende aos munícipes em horário comercial pelo 3414-0000.

CURE
Para utilizar o CURE - Centro de Urgências, Remoções e Emergências, ligue 9622-9742. Para chamar a SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ligue 192, e reze.

Meio Ambiente
Foi realizada na última quarta-feira, 5/6, uma caminhada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Organizada pela secretaria municipal do Meio Ambiente e “puxada” pela banda da secretaria municipal da Cultura, a caminhada contou com a participação de mais de mil pessoas e entidades como o SESC, SEST/SENAT, SEMED e 10ª CRE, além de escolas estaduais e municipais, entre outros participantes, dentre os quais o prefeito municipal Luiz Augusto Schneider, a vice Neraí Kauffman, e o titular da Pasta, Francisco Robalo.

Água
A Agergs autorizou reajuste de 8,24% nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, índice correspondente ao IGP–M de junho de 2012 a maio de 2013, mais uma parcela de 1,90% e poderá ser aplicado, no mínimo, em trinta dias.

Não a Tarso Fernando
O CPERS/Sindicato realizará seu VIII Congresso do CPERS de 28 a 30 de junho, em Bento Gonçalves. Oportunidade em que deverá reunir mais de 1.700 professores e funcionários de escola, em três dias de intensos e profundos debates. Frente à gravidade da situação vivida no Rio Grande do Sul do Não cumprimento da Lei do Piso do Magistério pelo Governador Tarso Genro, Ministro da Educação quando a lei foi criada em nosso país, e das implicações que tal situação tem na qualidade da Educação Pública Gaúcha, nós da Intersindical estamos apresentando à categoria dos trabalhadores em Educação, mas também à sociedade gaúcha a proposta de Resolução para ser aprovada no Congresso de que o Cpers deve orientar a não votar em Tarso em 2014.

Desporto
O prefeito Schneider nomeou a Comissão Municipal de Desporto (CMD), que ficou assim constituída; pelo Poder Executivo: Carlos Alberto Alves Chaves, Selmar Salles Teixeira, Miguel Augusto Almerão, Rui Machado, Márcia Nunes Bicca e Maria Elizabeth Valls de Moraes; pela Liga Esportiva Municipal: Vinícius Martins Farias, José Sérgio Fagundes Telechea, Emerson Feckner Bahi e Dione Ferreira; pelos Clubes Esportivos: Auri Guedes Pereira, Ezer Joaquim Brazeiro Ciocca, Sérgio Felipe Fagundes Guimarães e Luiz Enrique Martins Soares; pela Associação dos Professores de Educação Física: Breyner da Silva e Laura Mendes Rodrigues; e pela 10ª. Coordenadoria Regional de Educação: Pedro Copelo Neto e Glademir Camargo de Almeida. A solenidade de posse aconteceu na quinta-feira, dia 06/06, às 16h, no Salão Nobre. No ato, o prefeito Luiz Augusto Schneider foi representado pela vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann.

Agasalho
A Campanha do Agasalho 2013 tem como lema “Neste inverno aqueça um lar”, e símbolo uma família de joão-de-barro. A meta deste ano é arrecadar 50 mil peças de roupas, calçados e principalmente cobertores. Vá até um dos 50 pontos de coleta e dê a sua contribuição. As doações também podem ser encaminhadas pelos telefones 3411-1000 ou 3414-0032. No dia 05 de julho, das 9h às 17h, haverá distribuição de todo material arrecadado no Ginásio Municipal. A Campanha do Agasalho é coordenada pelo gabinete da primeira-dama, arquiteta Maria Rita Carvalho Schneider, e pela secretária municipal de Ação Social e Habitação, Andréa Oliari.

Pólio
O Ministério da Saúde promove neste sábado (8) em todo o Brasil o Dia D de Mobilização, que marca o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite deste ano. Ao todo, 115 mil postos de vacinação estarão em funcionamento. A meta é vacinar 95% das 12,9 milhões de crianças de 6 meses a menores de cinco anos, o que corresponde a 12,2 milhões de crianças. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa da mobilização em São Paulo (SP). A campanha se estende até o dia 21 de junho e é realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.