terça-feira, 11 de junho de 2013

Após 20 anos, moradores do lixão têm acesso à água potável

A Foz do Brasil disponibilizou água tratada para as famílias que residem no lixão de Uruguaiana, na Rua Joaquim de Deus Lopes, próximo a BR 472. Após 20 anos sem água, a comunidade vivencia esta nova realidade.

Eberson Paz mora há mais de 20 anos no local e explica que enfrentou inúmeras situações difíceis para abastecer a sua família, e muitas vezes se dirigia ao centro da cidade de carroça, de onde trazia água em baldes. Segundo ele, em outra oportunidade os moradores do lixão reuniram-se e compraram todo o material e fizeram um mutirão para a instalação da rede, mas mesmo assim a antiga concessionária não disponibilizou água por falta de pressão. 

Sabendo desta realidade a Foz se mobilizou para atender aquela comunidade. “No primeiro momento foi preciso realizar um projeto para verificar como levaríamos água ao local, visto que o encanamento existente não comportava. Durante o período de estudo e planejamento, abastecemos os moradores com o caminhão pipa”, relatou o gerente. 

Foram mais de 18 meses investindo em extensões de redes para viabilizar a operação e levar às famílias água tratada com qualidade. O diretor da Foz, Eduardo Frediani, ressaltou que todo o trabalho foi realizado sem custo para os moradores que foram enquadrados na Tarifa Social, com redução de 50% nos valores.

Os moradores comemoram o abastecimento de água na comunidade: “Moro aqui desde que o lixão veio pra cá e não consigo acreditar que agora temos água. Acordo de manhã e abro a torneira todo dia para ver se a água continua saindo. Já comecei a construir um banheiro na minha residência para maior conforto de minha família e a máquina de lavar já foi instalada. Há muito tempo estávamos reivindicando o serviço de água, até que enfim alguém resolveu o problema.” declarou um morador.

0 comentários: