domingo, 11 de junho de 2017

Atenção, candidatos: Período de matrícula do Sisu começou sexta-feira

Os candidatos aprovados na segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos, pois começou ontem, 9/6, o prazo de matrícula para a chamada regular. O prazo segue até a próxima terça-feira, 13/6.
A lista dos aprovados pode ser consultada na página eletrônica do Sisu. Para isso, é necessário ter em mãos o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Vale salientar que o candidato deve verificar, junto à instituição para a qual foi selecionado, o local, horário e procedimentos de matrícula.
Aqueles que não foram selecionados nesta chamada e desejam participar da lista de espera devem procurar as instituições de educação superior, a partir do dia 26/6, e acompanhar o calendário de convocação de matrículas. Já os estudantes que queiram realizar a transferência de curso, necessitam buscar informações diretamente nas universidades, já que a regulamentação para esse tipo de procedimento é feita pelas próprias instituições de ensino superior.
O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes a vagas em instituições públicas de educação superior. No processo seletivo referente ao segundo semestre deste ano, 935.550 candidatos se inscreveram, totalizando 1.797.386 inscrições - uma vez que cada participante podia optar por até dois cursos. Ao todo, foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições, entre universidades federais e estaduais, bem como para institutos federais.
Karine Ruviaro

CAIC: Novo muro garante mais proteção à comunidade escolar


Uma antiga reivindicação dos moradores do bairro São Cristovão, professores e alunos do Complexo Escolar Elvira Ceratti (CAIC) finalmente está sendo atendida. É que há alguns dias, o local está recebendo o novo cercamento de proteção do terreno.
A tela de aço galvanizado que ficava no local, agora está sendo substituída por muros de cimento. Garantindo assim, maior segurança e proteção da área e também dos frequentadores do Complexo.
“A obra está orçada em R$ 400 mil e está sendo executada por uma empresa de Novo Hamburgo que venceu a licitação da Prefeitura de Uruguaiana. Ela deve ser concluída no prazo de 60 dias. Quero deixar claro que o prazo é uma previsão, pois o tempo também precisa ajudar”, disse o secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz.
Na quarta-feira, 7/6, o prefeito Ronnie Mello, acompanhado do secretário de Educação, Emerson Ortiz, e do secretário adjunto do Governo, Pedro Braccini estiveram visitando o local e averiguando a construção do muro. 
“Temos certeza que nossos alunos e a comunidade que frequenta o CAIC estarão mais seguros com a construção do muro. No complexo cerca de 600 estudantes praticam atividades internas, além das pessoas que frequentam o posto de saúde”, ressaltou Mello.
Acompanharam também a visita do prefeito, a professora Nídia Lopes; a funcionária da secretaria, Glicéria Carvalho, e o engenheiro da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Jorge Fagundes.
Karine Ruviaro