sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ed. 2100

  1. A hora da malha fina sobre a pessoa jurídica
  2. Educação Infantil
  3. Banda
  4. Formatura
  5. Passeio Ciclístico
  6. Esportes
  7. Cadastramento
  8. Irrigação
  9. Irrigação II
  10. Motofrete
  11. Motofrete II
  12. Motofrete III
  13. Motofrete IV
  14. Prefeitura
  15. Turfe
  16. A miséria que não acaba
  17. PP pede mais uma Vara na Comarca de Uruguaiana
  18. Deputados querem salário integral para policiais feridos que precisam ser afastados
  19. Projeto cria cota de 50% para mulheres
  20. Audiência pública vai para tratar de alíquotas sobre o arroz importado
  21. Inoperância do Samu e do Incar colocam Marques Acunha à beira da morte
  22. PRECISO FAZER UM DESABAFO
  23. Schneider libera recursos para pagamento de salários atrasados
  24. A Igreja e a juventude
  25. Gel recupera função cardíaca de infartado
  26. Metade dos agredidos atendidos no SUS consumiram álcool, diz governo
  27. Depósito no centro da cidade mantinha explosivos acima do permitido
  28. Comandante garante manutenção da Brigada Mirim
  29. Terreno abandonado serve de ponto de drogas e motel
  30. Homem é preso depois de dar tiros em via pública
  31. Caminhão tomba no trevo
  32. Pau do Meio volta a funcionar e sediar desavenças
  33. Volta às aulas
  34. Uruguaiana terá Núcleo Integrado de Fisioterapia
  35. Professores poderão ser treinados para identificar abusos contra crianças
  36. Turmas escolares poderão ter número limitado de alunos
  37. Câmara quer a criação de cadastro de alunos superdotados
  38. Governo do Estado realiza mutirão para nomeação de 538 professores concursados
  39. CineSesc apresenta sessão de cinema ao ar livre em Uruguaiana
  40. Veja cinco curiosidades sobre o Oscar
  41. Novo filme do Superman não pode fracassar nas bilheterias
  42. Esqueça os clichês sobre homens que te impedem de se relacionar
  43. Trunfos no Gre-Nal: Grêmio 'copeiro' desafia Inter, absoluto fora da capital
  44. Fator Caxias: Grêmio vê vida ‘mais fácil’ com Gre-Nal longe do Beira-Rio
  45. UFC demite dezeseis lutadores; dois brasileiros
  46. Grêmio nas quartas do 1º turno

Polícia Civil sai a favor de Carrijo

O Conselho Superior de Polícia absolveu o delegado da Polícia Civil Thiago Carrijo no processo administrativo que respondia dentro da intituição. Com três votos a seu favor e dois contra, Thiago teve com isso seu estágio aprovado e para a Polícia está apto a trabalhar como delegado. Os jurados não consideram que o delegado tenha cometido o furto da televisão, pois segundo eles, o aparelho não estava sendo usado por Carrijo. Além disso, acreditam que pelo fato de o controle remoto não ter sido levado à casa do delegado, ele não tinha intenção de ficar com a televisão para si. Segundo Rodrigo, trata-se de uma decisão a nível interno da PC, pois no ambito judicial, Thiago Carrijo continua respondendo por furto.

Marido furioso invade Santa Casa

Segundo o empresário Flávio Quadros, sua esposa foi mal atendida hoje pela manhã na Santa Casa de Caridade. Quadros não aceitou que a cônjuge, com problemas renais, fosse levada a Alegrete em veículo comum, e não em uma ambulância, e invadiu o Hospital, quebrando a chutes, a porta da sala do administrador Giovani Cravo. Segundo os enfermeiros, tratava-se de um exame simples, sendo desnecessário alocar uma ambulância para a viajem.
Superada a confusão, a paciente foi levada até Alegrete em um carro comum do próprio Hospital.

10ª CRE orienta sobre cursos do Pronatec

A 10ª Coordenadoria Regional de Educação informa que durante o ano de 2013 estará ofertando, através do Pronatec, cursos técnicos nas áreas de Administração, Informática e Comércio Exterior e curso de Idiomas aos alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais. O primeiro processo de ingresso será realizado no período de 04 a 08 de março, na própria escola em que o aluno estuda, mediante o preenchimento da ficha de inscrição pelo próprio aluno ou responsável. Nessa primeira etapa, os cursos serão ofertados aos alunos do 2º e 3º ano do ensino Médio das Escolas Estaduais que desejarem realizar um curso técnico na área de Administração, Informática ou Comércio Exterior. Os requisitos para inscrição nos cursos técnicos são: ter CPF, idade mínima de 16 anos, estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino Médio e apresentar comprovante de residência e cópia da identidade. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável. Após o período de inscrição, se o número de inscritos for superior ao número de vagas, haverá sorteio. O processo acontecerá no dia 16 de março, às 9h. A confirmação da matrícula somente se dará mediante o comparecimento do aluno contemplado, com a apresentação do encaminhamento de beneficiário no SENAC. Maiores informações pelos telefones: 3412-7453, 3412-7464 e 3412-7468, com Viviane Lisboa, Gilda Camila ou Rosangela.

Susepe dá posse a 210 servidores aprovados em concurso de 2012

Aprovados em concurso público realizado em abril de 2012, 210 técnicos superiores penitenciários (TSP) assumiram na segunda-feira, seus cargos na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). São 26 advogados, 74 psicólogos e 110 assistentes.

Em nome dos recém-empossados, a psicóloga Cátia Rocha, que era do quadro emergencial, ressaltou que ser concursada garante estabilidade nos projetos. “A ideia é seguir com o trabalho psicossocial que já vínhamos desenvolvendo com os presos na Modulada de Charqueadas e Penitenciária Estadual de Jacuí”. A Penitenciária de Uruguaiana está entre as casas que apresentam déficit de pessoal.

Inédito
O trâmite deste certame foi inédito na instituição.Trata-se do primeiro concurso em que os candidatos já ingressam como servidores antes da realização do curso de formação, que é promovido pela Escola dos Serviços Penitenciários (ESP). De acordo com o diretor administrativo da Susepe, Giovani Mota Moreira, o ato tem respaldo da Lei Complementar 13.259/2009, que dispõe sobre o quadro especial dos servidores penitenciários. 

Para a diretora da Escola da ESP, Christiane Russomano Freire, em dois anos de administração conseguimos realizar o concurso e dar a posse. “Os novos profissionais vão qualificar o processo de humanização da pena no sistema prisional do RS”. 

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), subordinada à Secretaria da Segurança Pública (SSP), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança. Atualmente, conta com 4.026 servidores, entre técnico superior penitenciário (TSP), Agente Penitenciário Administrativo (APA) e Agente Penitenciário (AP).

Justiça marca Júri de Chamorra para março

Harioli Francisco Nunes Chamorra será julgado no dia 7 de março. Ele é acusado de em 28 de julho, cerca de 14h40min, na Rua Roberval Beheregaray Filho, mediante disparos de arma de fogo, tentar matar Djalmo da Silva Santana, o “Maninho”. 

Na ocasião, motivado por briga de vizinhos, a vítima estava na rua quando o denunciado saiu de dentro de sua casa armado com uma pistola calibre 6.35 e deu diversos tiros contra Djalmo, o atingindo na coxa esquerda e num dedo da mão direita, errando os demais disparos. 

A autoria não foi negada pelo acusado, contudo, alegou quando preso, ter agido em legítima defesa. Já a vítima, por sua vez, referiu que estava em frente de sua casa, quando o réu passou desferindo disparos de arma de fogo contra ela, acertando-lhe a perna e o dedo. Harioli chegou a ser preso por este crime, mas logo em seguida conseguiu liberdade. No dia 7, a partir das 9h, ele prestará contas à Justiça.

Polícia Civil não terá delegacia móvel na avenida

O sistema online de informações já utilizado em outros carnavais pela Polícia Civil não será instalado na Avenida Presidente Vargas durante o Carnaval Fora de Época. Da mesma forma que nos demais anos, a Polícia colocará um de seus veículos no largo da Rodoviária, porém, os flagrantes poderão ser feitos apenas na Delegacia de Pronto Atendimento. Segundo o delegado Rodrigo Duarte, a ideia da instalação de uma Delegacia Móvel foi descartada em função do local não oferecer condições para o uso da rede de informações online da PC. “Gostaríamos de utilizar o serviço, porém não é possível”, disse o delegado. Na terça-feira, em reunião realizada no quartel da Brigada Militar, autoridades acertaram os últimos detalhes para o trabalho que será desenvolvido no Carnaval Fora de Época deste ano. Polícia Civil, Brigada, PRF e guarda municipal estarão agindo nos mais diferentes pontos da cidade, garantido a segurança tanto nos bairros e vilas, como no centro da cidade, onde haverá grande fluxo de pessoas. A Brigada receberá efetivo vindo de Santa Maria.

Trotes e reclamações contra o Samu congestionam o Ciosp

O Ciosp de Uruguaiana revelou na terça-feira, um dado importante quanto ao atendimento feito através do telefone 190. Segundo o sargento Gelson, cerca de 100 telefonemas são atendidos diariamente e destes, 20% são trotes. “Os trotes são diários e durante o ano letivo apresentam números ainda maiores. Eles são aplicados por crianças, sempre nos horários da entrada, saída e do recreio”, disse o sargento. A ação é considerada criminosa e identificada a origem do telefonema e o autor do trote, ele pode ser punido.

Quanto ao Samu - Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Gelson disse que 30% dos telefonemas referem-se a “reclamações” quanto a ausência de urgência no serviço, o que leva a população a buscar socorro junto a Brigada Militar.

A enfermeira Alyne Foleto, chefe do Serviço em Uruguaiana, informa que a ligação ao 192 é atendida em um call center localizado na cidade de Porto Alegre, razão pela qual a comunicação entre o Samu e a comunidade tem sido tão difícil.

A Prefeitura de Uruguaiana criou o Cure - Centro de Urgências, Remoções e Emergências, e disponibilizou um número de telefone celular para contado, mas a população reclama que o mesmo está sempre desligado.

Outras questões 
Neste mês, uma enfermeira da Samu foi demitida e, segundo apurado pela nossa reportagem, foi por perseguição por ter levou ao conhecimento da Administração do Sistema o consumo de bebidas alcoólicas por colegas nas dependências do serviço, e em horário de expediente. Segundo a enfermeira chefe do Samu, a colega foi demitida por outras questões das quais não deve satisfação à Imprensa e, por consequência, à população

Questionada quanto ao “passeio” de um enfermeiro, em horário de serviço, pelo comércio de Uruguaiana, às vésperas do Natal, Alyne disse que o flagrante feito pela reportagem do Jornal CIDADE foi maldoso e que ninguém publica o quanto eles suam pra salvar vidas. “Acabei de chegar de um atendimento, suando, cansada. Isso ninguém vê, ninguém vê”, disse Alyne pouco antes de cortar a ligação com a reportagem. Assim que a Chefe do serviço desligou, o médico Antônio Leandro da Silva Paulo fez contato com nossa Redação e explicou que o enfermeiro estava saindo do serviço e parou para comprar um presente para a filha.

Polícia Rodoviária realiza ação de fiscalização e patrulhamento nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal realizou nas últimas 24hs, inúmeras ações de policiamento e patrulhamento das rodovias federais no âmbito da 13ª Delegacia. Atividades de fiscalização, orientação de trânsito, e interferência em crime, com ênfase na segurança dos usuários da rodovia. 

Em Uruguaiana e Alegrete, a PRF fiscalizou 75 veículos, sendo que 16 foram autuados. Também foram fiscalizadas 91 pessoas, 02 veículos foram retidos e um recuperado. Uma pessoa foi presa por contrabando de cigarro, e apreensão de diversos itens de mercadorias (bebidas, remédios,produtos de limpeza,vinhos etc) provenientes da Argentina sem Desembaraço Aduaneiro. 

Em Uruguaiana, no km 672, às 17h40 de terça-feira, a PRF atendeu um acidente, tipo colisão traseira somente com danos materiais, envolvendo o veiculo GM/Agile e um SR/Treseixos.

Em Alegrete, no km 587,5, às 22h, a PRF atendeu um acidente,tipo colisão traseira somente com danos materiais,envolvendo o veiculo Fiat/Palio (Argentina) e um GM/Celta (RS). Durante o dia foi realizado comando integrado com a ANTT em Uruguaiana.

“Muitas vezes placas de sinalização móveis são posicionadas nos acostamentos para avisar problemas na conservação das pistas, ou as obras para resolver esses problemas. O indicado é que o motorista deve adequar a velocidade às condições observadas. Respeitar a sinalização seja de placas móveis ou através dos ‘bandeirinhas’ nos desvios, trechos em meia pista”, destaca a PRF.

Adir Mascia: Moradores devem providenciar calçadas e ligação à rede de esgoto

Na última segunda-feira, em reunião com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, e de secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves, o prefeito Luiz Augusto Schneider tratou da rede de esgoto disponível na Rua Adir Mascia, destacando que cabe aos moradores a construção de calçadas e a ligação dos esgotos pluviais e cloacais das casas até a rede que será colocada na via pública.

Na primeira quadra da Adir Máscia. que receberá asfaltamento, junto ao CRAS, na antiga Azcouro, a empresa Foz do Brasil já disponibilizou a rede de esgoto cloacal, cabendo ao Poder Executivo a colocação de meios-fios, tubulação, bocas de lobo e a pavimentação asfáltica.

Nesta semana, será feito um trabalho de conscientização das pessoas para que se programem a fazer a sua parte no processo de asfaltamento e colocação de saneamento básico.

Contratualização da Santa Casa ainda está em negociação

O prefeito Luiz Augusto Schneider negou ontem ter contado com a ajuda do deputado Frederico Antunes junto a secretaria de Saúde do Estado, para agendar reunião. Nesta semana, a assessoria de comunicação do deputado, informou que ele havia agido a favor de Uruguaiana e em apoio a Prefeitura ao visitar o secretário Ciro Simoni. Em matéria encaminhada à imprensa, sua assessoria afirmou que o secretário receberia o prefeito Schneider á pedido de Frederico e que Ciro Simoni teria admitido haver a possibilidade de aumentar o valor do repasse mensal para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, além de afirmar a viabilidade de recontratualização dos serviços. Segundo Schneider, a reunião entre o Governo Municipal e a Secretária de Saúde do Estado foi agendada pelo seu gabinete. “Que fique claro este assunto – Frederico não agiu a nosso pedido, tampouco foi o responsável pelo agendamento de reunião. Nós agendamos o encontro na sexta-feira e na terça-feira ligamos cancelamento”. Indagado quanto ao cancelamento, Schneider disse que a Santa Casa recebeu novos documentos para recontratualização e que está providenciando os mesmos, por isso, a reunião foi cancelada. O prefeito disse desconhecer qualquer tipo de desvios de recursos do SUS feitos por Sanchotene Felice (página 4), e que as verbas foram todas aplicadas em saúde, talvez não no projeto de destino, mas todas no setor. 

Salários atrasados
Os funcionários da Santa Casa de Caridade reclamam não terem recebido o salário referente ao mês de janeiro. Alguns contam que as suas famílias já enfrentam dificuldades e a falta de alimentos em casa. Entre os funcionários, eles falam que a Prefeitura de Uruguaiana ao dizer que 30% dos funcionários serão demitidos, os pressiona a não protestar. “Todos ficam calados com medo da demissão”, disse uma funcionária. Schneider garantiu que os salários serão pagos nesta semana.

Uruguaiana inunda e Schneider anuncia os projetos das novas galerias

As ruas de Uruguaiana foram inundadas pela chuva que iniciou na terça-feira e se prolongou até a manhã de ontem. Novamente os moradores dos Bairros São João, Proficar, Cidade Nova, Nova Esperança, Boa Vista, Cabo Luiz Quevedo, Hípica I e II, foram ilhados pela constante chuva que atingiu Uruguaiana em poucas horas. Moradores precisaram da ajuda dos bombeiros para salvar seus pertences e muitos perderam colchões, roupas e eletrodomésticos em virtude da chuva. Indignados, os moradores foram às redes sociais manifestar repúdio ao descaso dos poderes públicos em relação a situação que se arrasta durante anos. Em suas postagens, os uruguaianenses lembravam a inexistência do esgoto pluvial e de ações voltadas à limpeza urbana. O prefeito Luiz Augusto Schneider visitou alguns pontos da cidade pela manhã e disse que a Prefeitura de Uruguaiana trabalha na construção de três novas galerias, as quais abrangerão os bairros Cidade Nova, Cidade Alegria, Cohab II/Emílio Brandi. O custo de cada uma delas gira em torno de R$ 14 milhões. 
Na terça-feira, no Salão Nobre, o prefeito de Luiz Augusto Schneider recebeu o anteprojeto de construção das galerias. Ele esteve avaliando o projeto junto com o engenheiro Hans Braun; o gerente-geral da o Luiz Caixa Econômica Federal (CEF), Marcelo Erasmo Temp; e o gerente de Negócios da CEF, Otávio dos Santos Almeida; e a advogada Patrícia Goulart Bessow. O prefeito enfatiza que o projeto será desenvolvido em quatro etapas e o Governo Municipal buscará financiamento para construção da obra que beneficiará milhares de moradores que sofrem com as inundações. Apesar dos investimentos aplicados na Galeria do Bairro Santo Inácio, ela precisará passar por modificações, fato este constatado pelo prefeito Schneider e por engenheiros durante visita ao local recentemente. Os responsáveis pelo projeto têm a referida Galeria como exemplo para que os erros não sejam repetidos.

PMU utilizará mão de obra carcerária para fabricação de fraldas geriátricas

O Prefeito Schneider reuniu-se na tarde de terça-feira, com o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, empresário Jorge Prestes Lopes, e com a secretária de Habitação e Ação Social, Andréa Oliari. Durante a reunião foi estudado a implantação de uma fábrica de fraldas geriátricas em Uruguaiana. De acordo com o Prefeito, a mão de obra utilizada na fábrica será a dos apenados da Penitenciária Modulada de Uruguaiana e toda a produção repassada à Secretaria de Habitação e Ação Social, suprindo a necessidade dos programas de centros de atendimento ao menor e adolescente, além de abastecer o hospital da Santa Casa de Caridade. No ano passado, a falta de fraldas geriatras causaram várias reclamações. Apesar de contornada, a situação causa prejuízo aos cofres público, sendo que a partir deste projeto, o município estará economizando e auxiliando na formação profissional de detentos.

Recursos do SUS: MPF aponta novos desvios de Sanchotene Felice

O Ministério Público Federal ajuizou no dia 6 de fevereiro deste ano, nova ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice. Segundo o MPF, Sanchotene Felice fastou de forma irregular valores repassados pelo Sistema Único de Saúde à Prefeitura de Uruguaiana. Felice enquanto prefeito atribuía ao SUS os problemas enfrentados pelo setor. Segundo o MPF, os danos ao erário remontam à importância de R$ 105.675,36, e postula a devolução do valor total pelo ex-prefeito. Também figura como réu juntamente com o ex-prefeito, Isabel Cristina Midon Soares, fiscal concursada da Secretaria da Fazenda e membro da Comissão Gestora do hospital Santa Casa de Caridade.
O processo tramita na Justiça Federal de Uruguaiana e em despacho datado de 13 de fevereiro último, o Juiz Federal Substituto Aderito Martins Nogueira Júnior determinou a citação da União, pessoa jurídica de direito público afetada pelos atos descritos, para que, no prazo de 15 dias, manifeste-se sobre a Ação Judicial.

Painel - Ed. 2099

Cidadão
A Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC atende aos munícipes em horário comercial pelo telefone 3414-0000.

Universidade do Trabalho
O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu da Federação Gaúcha de Karatê, quimonos que servirão de modelo para a fabricação de novas peças, por meio do curso de costura industrial, ministrado na Universidade Municipal do Trabalho (UNITRA). Informa o prefeito Schneider, que os quimonos fabricados pelos alunos do curso de costura serão doados às crianças que integram o projeto social Karatê Além do Esporte.

Legislativo
Schneider autorizou repasse de R$ 929.602,00 para o Legislativo, referentes ao mês de fevereiro. Enquanto isso, os funcionários da Santa Casa ainda não receberam.

Interior 
A Secretaria de Educação informa que as aulas no interior do município terão início no dia 25.

Feijoada 
A Prefeitura de Uruguaiana realiza a 2ª Feijoada do Carnaval 2013. O evento será no sábado (23) a partir do meio-dia no Iate Clube Tamandaré.

Banca 
Na manhã de terça-feira (19), o prefeito Schneider recebeu a visita do empresário Francisco Antonio de Assis Neto. Na ocasião foi apresentado ao prefeito o projeto de revitalização da banca de revistas do terminal de ônibus.

Ensaio técnico
A Escola de Samba Ilha do Marduque, realiza nesta sexta-feira, a partir das 21h, ensaio técnico em frente a sede da agremiação. A diretoria convoca a comunidade azul e branco a comparecer com bandeiras, faixas e camisetas, motivando a escola para o desfile deste ano.

Foz 
O Atendimento ao Cliente e a Administrativo da Foz do Brasil mudaram para a Rua Flores da Cunha, 1516, junto ao prédio da Estação de Tratamento de Água.

Passeio 
Acontece neste sábado, dentro da programação dos Jogos de Verão, o Passeio Ciclístico. O evento é organizado pela Prefeitura de Uruguaiana, com apoio do CFC Uruguaiana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente na sala da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, localizada na Estação Rodoviária. A concentração ocorrerá no largo da Esplanada, a partir das 19 horas. A promoção tem como objetivo orientar os ciclistas a usarem a ciclovia.

Vagas 
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) convocará, esta semana, através de edital, os candidatos que concorrem a vagas para ações afirmativas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2013). De acordo com o coordenador do processo seletivo, prof. Carlos Dilli, foram mais de dez mil inscritos na lista de espera. São 2.078 vagas remanescentes distribuídas entre os 63 cursos da Unipampa. Num primeiro momento, serão chamados apenas os inscritos na lista de espera por meio de ações afirmativas (cotas). A relação das 969 vagas disponíveis será divulgada juntamente com o edital. A chamada para preenchimento das demais vagas ocorrerá posteriormente.

Vagas II
Após a publicação do edital, os candidatos inscritos na lista de espera nas modalidades de ações afirmativas dos cursos com vagas remanescentes deverão comparecer munidos de documentos exigidos para matrícula e os exigidos para comprovação da modalidade de Ação Afirmativa ou se fazer representar por procurador devidamente identificado na data e no local indicados no edital. Os candidatos de ampla concorrência da lista de espera serão convocados após esta etapa. Nesta modalidade de ampla concorrência, ainda há 1109 vagas remanescentes.

Postos de Saúde
O prefeito Luiz Augusto Schneider homologou os processos licitatórios para construção de duas Unidades Básicas de Saúde no Itapitocaí, aproveitando antigo prédio da escola Crespo de Oliveira e no Imbaá, em outro prédio municipal. No Itapitocaí, a unidade terá 150,35 metros quadrados e custará R$ 135 mil, com as reformas e ampliações.

Postos de Saúde II
A unidade do Imbaá terá 71,93 metros quadrados e custo de R$ 70 mil. Ainda, determinou o prefeito Luiz Augusto Schneider a agilização para construção da Unidade Básica de Saúde na Vila do Açude, no interior do município, e junto ao CEANE, no bairro São Cristóvão.