terça-feira, 22 de outubro de 2013

Domingo é dia de Kart em Uruguaiana

Acontece neste domingo, a sexta e última etapa do Kart Oeste 2013, no Kartódromo Internacional de Uruguaiana, com baterias nas categorias: Pro-400, Speed, Kadet, com a presença de pilotos da região e da Argentina. A organização do evento é da Associação Uruguaianense de Automobilismo, presidida pelo advogado Cláudio Hesnard Telles, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Após esta etapa, haverá uma prova festiva para entrega da premiação da temporada, que teve 34 pilotos disputando. No domingo, o acesso ao público é gratuito e o Kartódromo fica na BR-290, com entrada a direita, frente ao antigo Lanifício Valuruguai.

Professores de Uruguaiana participam de Bienal do Mercosul

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o grupo de Formação de Arte, coordenado pela professora Nália Etcheverry Monteiro, oportunizou uma visita a 9ª. Bienal do Mercosul e a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, no dia 04 de outubro, para 26 professores da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, o grupo apreciou obras de artistas contemporâneos como a “Caverna de Morcego” de Tony Smith (1912-1980), que causa impacto pelo tamanho da escultura e instalação, que foi remontada para ocupar o espaço térreo do Margs. Outra obra que fascinou os educadores foi “Musa de Lama” (tanque com conteúdo que borbulha pela vibração do som do local), de Robert Rauschenberg (1925-2008). A viagem deixou um “gostinho de quero mais...” A apreciação das obras levou cada educador/artista a “pensar e refletir” sobre a arte, não apenas para “o belo”, mas como algo que leva ao questionamento instigante e reflexivo.

Senac Uruguaiana abre inscrições para curso profissionalizante

Ainda dá tempo de se inscrever para o curso de Operador em Supermercado no Senac Uruguaiana. A qualificação é destinada aos beneficiados do Bolsa Família e do Seguro Desemprego através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A capacitação atende a demanda do mercado de trabalho que exige gradativamente profissionais com conhecimento apurado e específico para atuação. As inscrições devem ser realizadas na Universidade do Trabalho - UNITRA, localizada na Rua Eustáquio Ormazabal, esquina com a Rua Tiradentes. Informações podem ser adquiridas pelo telefone (55) 3412-3838 ou através do site www.senacrs.com.br/uruguaiana.

Denunciados acusados de matar “Didi”

Três homens foram denunciados pelo Ministério Público, acusados da prática de homicídio. O crime ocorreu no início ano, quando um jovem foi morto á tiros na Rua Felix Grivot. Fabrício de Oliveira Rios, de 20 anos estava com amigos na esquina, quando um veículo de cor escura parou na sua frente. Um dos passageiros apontou a arma e efetuou o disparo. As três pessoas denunciadas, assim como Fabrício, conhecido como “Didi”, tinham envolvimento com drogas. Entre os apontados como suspeitos estão Luiz Antonio Leitão e Fabiano Rodrigues.

Ladrão de moto é preso na Aduana

A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, na quarta-feira, por volta das 9h, prendeu um sujeito de 27 anos, flagrado com uma motocicleta furtada. O homem foi abordado pela Gendarmeria ao tentar cruzar a Ponte Internacional, sendo que ao verificar a situação da motocicleta, a Polícia de Libres constatou que a mesma havia sido furtada em Uruguaiana. A BM foi acionada e o sujeito preso em flagrante. Só na quinta-feira, três veículos foram roubados em Uruguaiana, entre eles, duas motocicletas.

Uruguaianense morre em acidente na BR 290

Mais um uruguaianense morreu vítima de trânsito. Desta vez, o acidente ocorreu próximo a Manoel Viana, quando José Francisco Rodrigues Viegas, de 28 anos, colidiu o carro Spin branco que dirigia em um caminhão munck. 
O choque foi tão violento que deslocou o eixo traseiro do caminhão e arrancou o cardã. Segundo informações, o carro saiu de sua faixa e bateu no rodado do caminhão. José Francisco voltava a Uruguaiana depois de deixar funcionários da Advocacia Geral da União em outra cidade. Ele era funcionário de empresa terceirizada que presta serviços para a Advocacia. O jovem foi sepultado na tarde de ontem.

14 anos após o crime, assassino é condenado

O Conselho de Sentença de Uruguaiana condenou na manhã de quarta-feira, o homem acusado de matar a tiros, Paulo Sérgio Maciel Vargas, conhecido como “Nego Saia”. O crime cometido por Bráulio da Rosa Acosta, aconteceu no ano de 1992 e resultou em condenação de nove anos de reclusão. 
Diz no processo que em 18 de outubro de 1992, Braulio que na época tinha 24 anos, matou a vítima efetuando três disparos de arma de fogo. O crime foi motivado pela desavença exististe entre seu irmão Flávio e Paulo Sérgio. 
Na noite do fato, todos encontraram-se no baile do Grêmio Cabo Luiz Quevedo, momento em que Bráulio começou a brigar com a vítima. Apartada a briga, Bráulio saiu do recinto, mas permaneceu em frente ao Clube. Ao ver que a vítima ia embora, pegou o revólver que havia deixado num trailer e, pelas costas, sem que o ofendido tivesse como defender-se, efetuou os disparos. 
Braulio chegou a ser preso, mas agora aguardava o julgamento em liberdade. O sujeito voltou à Penitenciária nesta semana, para cumprir a pena que lhe foi imposta pela Justiça. 
O promotor de Justiça, Rodrigo Vieira, que atuou no caso, disse que a condenação serve de exemplo para os bandidos que andam atuando na cidade. “O banco dos réus, os espera”, disse o promotor. 

Uruguaianense é assassinado em Natal

O uruguaianense Verlei Mendonça, de 37 anos, mais conhecido como Gaúcho, foi assassinado a tiros, na noite de quarta-feira (16), em Natal (RN). O crime aconteceu por volta das 20h, na avenida Industrial João Franscido da Mota, no bairro das Quintas.
A vítima estava em uma oficina de pinturas, a qual era proprietária, fazendo serviço em um veículo, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta. Um deles desceu da moto e, mesmo de capacete, entrou no estabelecimento e atirou várias vezes.
Verlei Mendonça foi atingido e tentou correr para se livrar dos disparos, mas acabou caindo morto na frente da oficina. Varlei estava naquela cidade a três meses e em Uruguaiana, estudou na escola Roberval Beheregaray, trabalhou no Can Broa e na oficina do pai, na Flores da Cunha, próximo a Prado Lima, em frente a Oficina do Miliquinho.

Uruguaianense é preso 90 kg de maconha

Um homem uruguaianense foi preso na noite de quinta-feira 17/10 por tráfico internacional de drogas. O homem foi detido pouco antes da meia noite, quando tentava ingressar na Argentina com 90 kg de maconha escondidos no automóvel. O acusado dirigia uma Ford Pampa com placas de Uruguaiana e estava com a droga escondida nas calotas e faróis dianteiros do veículo.
Na tarde de ontem a Polícia Federal foi avisada do fato e o homem continua preso na Argentina após ser entregue ao Esquadrão 7 da Gerdarmeria Nacional.
A droga seria distribuída para traficantes que agem na região de Uruguaiana.

Caixa Econômica Federal é furtada e ninguém percebe

A agência da Caixa Econômica Federal em Uruguaiana foi alvo de um furto “de cinema” na manhã de quinta-feira 17/10.
O furto ocorreu por volta de 11h. Enquanto alguns homens distraíam os caixas, outro tentava “pescar” o malote de dinheiro das gavetas da tesouraria, utilizando uma antena de automóvel. Quando o bandido não conseguiu, outro bandido que estava na agência se jogou por cima de uma mesa e conseguiu pegar um malote com uma grande quantia em dinheiro e escondê-los em uma pasta. O homem voltou a agência e, segundo informações ainda teria conversado com um dos vigilantes antes de deixar o prédio, sem que ninguém percebesse nada.
A Polícia Federal investiga o crime e, segundo a delegada Ana Gabriela Becker Gomes, estão sendo analisadas as imagens das câmeras de segurança. “Um dos assaltantes se cortou enquanto tentava pescar o malote e acabou deixando sangue no local; esse sangue foi coletado e encaminhado para exame de DNA”, esclarece ainda a responsável pela investigação.
A Polícia Federal está divulgando imagens na tentativa de identificar os suspeitos. Conforme a delegada, estima-se que cinco homens tenham participado da ação.

Corte do Carnaval será escolhida em novembro

Estão abertas as inscrições para a Corte do Carnaval 2014. A Escolha da Corte será no dia 10 de novembro, ás 19h, no Parcão. As escolas de samba e os clubes sociais poderão inscrever seus representantes até o dia 5 do próximo mês, no escritório da Comissão, na Estação Rodoviária, sala 07. A Comissão lembra que os integrantes da Corte recebem ajuda financeira de R$ 800 mensalmente, se dezembro a março. Eles também ganharão uma fantasia. O regulamento deste concurso está no site: www.carnavaldeuruguaiana.com.br.

Audiência pública sobre “Lixão” acaba sem resultados

Com início uma hora depois do previsto, a Audiência Pública organizada pela Câmara de Vereadores para debater a situação do Lixão de Uruguaiana, prejuízos que a comunidade vem sofrendo e a implantação do Aterro Sanitário ocorreu na noite de quarta-feira 16/10, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. 
Muito se falou e pouco se solucionou, segundo os próprios vereadores. Durante a audiência, o município falou sobre o projeto que visa aumentar o valor da taxa de lixo cobrada no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O critério passa a ser o tamanho do imóvel, elevando o custo principalmente de grandes prédios comerciais. “Hoje, a pessoa paga na sua casa o mesmo que um supermercado, por exemplo. O projeto traz essa mudança”, diz o assessor legislativo do Município, Valério Echeverria. No entanto, a grande maioria dos vereadores se mostra contra o projeto, que já tramita na Câmara. “É um absurdo! Seria correto que aumentasse o valor do imposto em supermercados, hipermercados, prédios enormes; porém, o projeto prevê aumento para todos; para as residências também”, diz o vereador Rafael Alves.
Outro projeto mencionado nos debates foi o de levar todo o lixo produzido em Uruguaiana para o aterro sanitário de Pelotas a aproximadamente 560 km. O representante da empresa que faria o transporte, Antonio Fagundes fez uso da palavra e explicou o projeto, com um custo de mais de 2,7 milhões ao ano. “O prefeito não se mostrou somente incompetente, mas também sem respeito”, disse o vereador Marcelo Lemos durante sessão plenária na quinta-feira.
Sobre os reais problemas do lixão e sobre o aterro sanitário de Uruguaiana, cujos pareceres iniciais da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) são contrários, quase nada se falou. Nenhuma solução foi proposta.

Rafael quer esclarecimentos sobre reforma de automóveis e câmeras de videomonitoramento

Ações realizadas pelo Poder Executivo serão questionadas pelo Parlamento. Por proposição do vereador Rafael Alves, a Câmara solicitará informações sobre atividades programadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Uruguaiana e reforma de automóvel da Secretaria de Esportes e Lazer.
O GGI tem o objetivo de integrar todos os órgãos da segurança pública, visando a redução da criminalidade. O projeto em questão refere-se a aplicação de 675 mil para colocação de câmeras de vídeo monitoramento para Uruguaiana através de recursos do Governo Federal anunciados em junho. “Buscamos informações sobre o andamento deste projeto, considerando o momento crítico e deficitário da segurança em Uruguaiana”, considerou Rafael. 
Também será solicitada a prestação de contas sobre o valor, cerca de 20 mil reais, gastos na reforma de veículo utilizado pela Secretaria Municipal, automóvel Gol VW placas IKW-1270, conforme denúncias recebidas. A utilização da modalidade adequada de licitação ou sua dispensa como processo para o investimento e a escolha da empresa prestadora do serviço serão indagadas pela Câmara, além do significativo montante empregado no conserto em relação ao valor do próprio automóvel. “Precisamos esclarecer estes aspectos de aplicação de gastos utilizados com reparos nos bens públicos”, afirmou o vereador.

Pressão funciona e Secretaria de Saúde libera verbas para UPA

O Governo do Estado liberou na quinta-feira, uma verba de R$ 750 mil ao município de Uruguaiana. O repasse foi confirmado através de publicação no Diário Oficial do Estado e deverá ser aplicado na finalização das obras da Unidade de Pronto Atendimento. 
Na semana passada, a pedido do prefeito Luiz Augusto Schneider, o vereador Marcelo Lemos (PDT) esteve em Porto Alegre conversando com o secretário de Saúde, Ciro Simony. O vereador expôs as dificuldades do município em concluir a obra devido a falta de recursos, sensibilizando o colega de partido a agilizar a liberação.
A unidade está sendo construída no terreno da antiga Santa Casa e estará diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
As obras estão paradas desde agosto, quando a Prefeitura deixou de pagar a empresa responsável pela construção.

Guarda Municipal entra em greve

A Guarda Municipal de Uruguaiana entrou novamente em greve por tempo indeterminado na quinta-feira, 17/10. O motivo é o mesmo: salários reduzidos pelo corte de hora extra, reivindicação pelo pagamento das horas extras atrasadas, além de outros 20 itens que compõem a pauta de reivindicações. A greve reiniciou às 8h com adesão de 70% dos servidores. Segundo eles, um número ainda maior de guardas municipais e vigilantes pretendia parar os trabalhos, porém, obrigatoriamente a categoria precisa manter 30% do efetivo ativo para atender os principais pontos de serviço do Município.
Durante a sessão plenária na Câmara de Vereadores, os profissionais lotaram o plenário. Fazendo uso da palavra, a vice-presidente do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur), Andréa Jardimressaltou as tentativas de negociar com a Prefeitura, mas sem sucesso. “Já é uma prática desse governo esperar uma decisão judicial para resolver as coisas”, disse, referindo-se a reunião com o secretário de Governo, Fernando Alves. “Perguntamos se teria como o pagamento ser feito de forma parcelada, que ficasse bom para os dois lados e ele disse que não; então falamos que acionaríamos a Justiça e ele disse: ‘acionem que na Justiça a gente paga’”, contou. Por proposta da vereadora Josefina Soares, a Câmara decidiu assinar um documento de apoio aos servidores.
Atualmente o contingente da Guarda Municipal é de 130 pessoas entre homens e mulheres, dos quais 60 estão em estágio probatório e, há 93 postos de serviço.
Segurança privada
Após ouvir do secretário de Segurança e Trânsito, Vitor Gediel, relatório sobre a adesão dos guardas municipais no primeiro dia de greve e saber que o posto de saúde do Cacau foi invadido por vândalos. Schneider determinou a contratação de empresa privada para realizar a segurança dos bens públicos. Durante a invasão ao posto, todas as vacinas lá armazenadas foram furtadas. “Nossa situação financeira não permite esse gasto, mas, diante da radicalização, vamos contratar o serviço de quantos guardas forem necessários”, afirmou Schneider.
Vale destacar que a invasão ao posto não é um caso isolado, pois várias ocorrências já foram registradas neste sentido. Além disso, o local não oferece iluminação e sequer as portas possuem fechaduras. 
Quanto a reivindicação dos grevistas pelo pagamento das horas-extras trabalhadas no período entre 31 de maio e 09 de junho, o prefeito diz que foram compensadas, segundo escala de serviço apresentada pelo Executivo à auditora- fiscal do Ministério do Trabalho Ana Torelly, dia 17. Semana que vem o Tribunal Regional do Trabalho decidirá sobre a abusividade, ou não, da greve. - Se o TRT entender que a greve é abusiva, serão descontados todos os dias parados, além de aplicada multa. E isso é bem mais do que as horas que estão agora reclamando, completou Schneider.

Comissão busca soluções para problemas no Salso de baixo

A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal esteve em visita à comunidade nas imediações do brete do salso e na área abandonada onde se localizava a antiga fábrica de azeite. Os vereadores Egídio Carvalho, Irani Fernandes, Marcelo Lemos, Ronnie Mello e Rafael Alves registraram as dificuldades da população e as condições dos locais a fim de encaminhar às autoridades responsáveis o levantamento feito e as medidas possíveis para melhoria das condições da população.
No salso de baixo, foi relatada a ausência de distribuição de água tratada e de energia elétrica em algumas residências, assim como as condições precárias das casas construídas em terrenos inapropriados, as condições do brete de acesso e a insalubridade do local. Também o lixo depositado em alguns locais próximos às residências que segundo os moradores são levados por cidadãos de outros locais.
A Comissão Técnica da Casa Legislativa pleiteará soluções para estes problemas identificados, como contato com os responsáveis pela instalação de energia e de água no local, implantação de Programa Minha Casa Minha Vida em áreas rurais, melhorias nas vias de acesso e auxílio no tratamento veterinário de animais visivelmente debilitados. Os vereadores preocuparam-se com a desassistência do Poder Público às carências da localidade. 
Fomentados por denúncias, os parlamentares estiveram em visita ao terreno e prédios em ruínas da antiga fábrica de azeite estão localizados. Na oportunidade, os moradores descreveram o risco do local à segurança dos habitantes das imediações, referindo-se aos marginais que se estabelecem ali e o perigo de desabamento da construção abandonada. A Comissão solicitará providências aos responsáveis, buscando alternativas para o aproveitamento do local para ações de benefício à comunidade.

Lei obriga Schneider a prestar contas ao Legislativo

Diante das dificuldades encontradas pelos vereadores de terem acesso aos documentos que mostram contratos e investimentos feitos pela Prefeitura de Uruguaiana, o vereador Irani Fernandes apresentou projeto de lei, determinando que o Executivo encaminhe de forma obrigatória, os documentos ao Legislativo. 
O projeto aprovado pelos edis, favorece o cumprimento do papel fiscalizador do Poder Legislativo sobre a administração do Poder Executivo. 
A matéria define a entrega dos documentos firmados em até 15 dias após a assinatura, prazo coincidente com o disposto na Lei Orgânica do Município que orienta a prestação das informações solicitadas sobre fatos relacionados ao Poder Executivo. 
Foi salientado que a Lei Orgânica já dispõe sobre o dever de prestação de informações ao Parlamento, sempre que solicitado, ficando, a partir dessa iniciativa, mais especificada a obrigatoriedade da ação do Executivo.
O prefeito tem até 15 dias para vetar ou sancionar a Lei.

Brasileiros acham que políticos e candidatos não deveriam ser donos de emissoras de rádio e TV

Em Uruguaiana, a Câmara de Vereadores têm três radialistas, Jussara Osório, Egídio Carvalho e Josefina Soares, todos integrantes da rádio pelega.
Segundo a pesquisa Poder e Meios de Comunicação, 63% dos entrevistados acham que emissoras de rádio/TV não deveriam ser propriedade de políticos, e 64% são contrários que apresentadores de rádio e TV possam se candidatar, embora a maioria acredite que isso é permitido pela legislação eleitoral.
Ao mesmo tempo, 69% consideram que ser dono de TV ou rádio dá mais chances para que o candidato seja eleito, e 67% são contrários à candidatura de donos de emissoras de rádio e TV, mas 48% acham que isso é permitido.
Em relação à posse de emissoras de rádio e TV por políticos, 33% declaram não saber se é proibido e 35% pensam que é permitido.
O estudo também revela que 44% da população não sabe que, para se ter uma emissora de rádio ou televisão, é necessária a autorização do Estado: 22% acham que basta ter dinheiro para ser dono de uma emissora, enquanto os outros 22% não souberam responder.
Se por um lado a pesquisa revela significativa desinformação dos entrevistados sobre a proibição de detentores de concessões de TV e rádio participarem de processos eleitorais, por outro lado mostra que a maioria da população rejeita a candidatura de donos e apresentadores de emissoras de TV/rádio. 
Em Uruguaiana, a Câmara de Vereadores têm três radialistas, Jussara Osório, Egídio Carvalho e Josefina Soares, todos integrantes da rádio Líder FM, a mesma que dá espaço ao ex-prefeito Sanchotene Felice para se manifestar contrário a administração de Luiz Augusto Schneider.
O que diz a legislação
O artigo 54 da Constituição Federal proíbe que deputados e senadores sejam proprietários ou diretores de empresas concessionárias de serviço público ou exerçam cargo ou emprego remunerado em empresas concessionárias de serviço público. A Constituição também determina, em seu art. 223, que compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão. O ato deve ser apreciado em seguida pelo Congresso.
Já a Lei Eleitoral nº 9.504/1997, no primeiro parágrafo de seu art. 45, define que, a partir de 1º de julho do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e TV transmitir programa apresentado ou comentado por um candidato.

Painel - Ed. 2202

Maçonaria
A Câmara aprovou a declaração de utilidade pública da Loja Maçônica José de San Martin nº 73 e da Casa de Caridade Renascer. As indicações são de autoria dos vereadores Fernando Tarragó e Rafael Alves, respectivamente. 
A Loja Maçônica completa 35 anos de atividades sem fins lucrativos. “É o reconhecimento do trabalho fraternal e silencioso desenvolvimento por Uruguaiana”, considerou Tarragó. As ações praticadas pela Casa de Caridade Renascer foram citadas pelo vereador Rafael, mencionando o apoio espontâneo da entidade filantrópica à comunidade uruguaianense. 

Hospitais Filantrópicos I
Encerra hoje, em Gramado, o XII Consaúde - Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS e Exposição de Produtos e Serviços de Saúde, que é o palco de debate sobre essa integração, onde gestores de hospitais aproveitam para transformar o evento no momento de avaliar o que mais pode ser feito em favor da saúde da população gaúcha. "A intenção é diagnosticar as lacunas existentes em nosso Sistema Publico de saúde e quais as ações necessárias para a sua melhoria", esclarece o interventor do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Geovane Cravo, que participa do evento, realizado no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul. 

Hospitais Filantrópicos II
A equipe da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana é composta ainda pelo gerente de Recursos Humanos, Joaquim Jesus Rodrigues; pela secretária da Administração, Bruna Gomes e pelo gerente de Serviços Terceirizados Anderson Antonello. Segundo Cravo, o Consaúde garante a continuidade de agregar valor aos hospitais filantrópicos do Estado. "Consolida a atuação da Federação das Santas Casas nos seus 25 anos", afirma.

Maturidade Ativa 
A segunda metade de outubro tem uma ampla programação para os idosos participantes do grupo Maturidade Ativa Sesc em Uruguaiana. O destaque dos próximos dias são as oficinas de arte e ações de integração social. Canastra, bocha, crochê, tricô e artesanato são os temas que envolvem cada vez mais comerciários com idades a partir de 50 anos na cidade e interessados em participar podem se inscrever gratuitamente para participar das ações. Informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) pelo fone (55) 3412-4624. 

Parada pela Vida
Aconteceu ontem, no Calçadão, a Paradinha pela Vida, organizada pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Uruguaiana. A intenção do evento foi divulgar a realização da Parada do Orgulho Louco, que acontece em Alegrete na próxima semana. Ambas ações buscam recuperar os conceitos de louco, maluco, doente mental, deficiente mental e diferente, entre outras denominações, a partir do movimento e da integração da sociedade e dos meios de comunicação, através de uma série de campanhas de reeducação e de mobilização da comunidade sobre os direitos de inclusão. 

Foz I 
Na próxima semana a Foz trabalhará na implantação de redes de esgoto cloacal e ramais de ligação. Além destes serviços, estará repavimentado as vias já concluídas. Confira abaixo o cronograma de obras de 21/10 a 25/10. Confira os locais: 
As repavimentações serão realizadas nos seguintes trechos:
  •  Rua Antonio Araci Meus, entre Guabiju e Setembrino de Carvalho;
  •  Rua Feliciano Ribeiro, entre General Canabarro e Julio de Castilhos;
  •  Rua Feliciano Ribeiro, entre Julio de Castilhos e Dr. Maia;
  •  Rua Cabo Luiz Quevedo, entre Estilac Leal e Padre Anchieta;
  •  Rua Cabo Luiz Quevedo, entre Padre Anchieta e Rodrigues Portugal.

Foz II
As Execuções de novas redes serão realizadas nos trechos:
  •  Rua Rodrigues Portugal, entre Tauceda e Borges da Costa;
  •  Rua Rodrigues Portugal, entre Borges da Costa e Telmo Martins Bastos;
  •  Rua Aleixo Worlod, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro;ü Travessa Nelim Ribeiro, entre Padre Anchieta e Rodrigues Portugal;
  •  Rua sem denominação 111, entre Venâncio Aires e Bento Gonçalves;
  •  Rua sem denominação 110, entre Joaquim Murtinho e Feliciano Ribeiro;
  •  Rua Duque de Caxias, entre General Canabarro e General Hipólito;
  •  Rua Duque de Caxias, entre Prado Lima e Gregório Beheregaray;

Foz III
Novos ramais serão executados nos trechos: 
  •  Rua Estilac Leal, entre Borges da Costa e Tauceda;
  •  Rua Padre Anchieta, entre Borges da Costa e Tauceda;
  •  Rua Rodrigues Portugal, entre Aleixo Worlod e Tauceda;
  •  Rua Bento Gonçalves, entre Julio de Castilhos e Dr. Maia;
  •  Rua Bento Gonçalves, entre General Canabarro e Julio de Castilhos;
  •  Rua Venâncio Aires, entre Julio de Castilhos e Dr. Maia;
  •  Rua Julio de Castilhos, entre Bento Gonçalves e Feliciano Ribeiro;
  •  Cruzamento entre Eustáquio Ormazabal e General Hipólito;
  •  Rua General Hipólito, entre Marechal Deodoro e Eustáquio Ormazabal;
  •  Rua Eustáquio Ormazabal, entre General Canabarro e General Hipólito.

Formatura 
Aconteceu na quarta-feira, a solenidade de formatura dos 110 alunos, no Centro de Inclusão Digital, na Esplanada da Estação, que concluíram os cursos de Informática para o Mercado de Trabalho, Informática para Melhor Idade e Manutenção de Computadores. No ano de 2013 já foram disponibilizadas 4,3 mil vagas em cursos de profissionalização profissional pela Prefeitura de Uruguaiana ou por meio de convênios, como o Pronatec. O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou recentemente convênio que garantiu mais 3,6 mil vagas em cursos de capacitação, oportunizando com que jovens sejam preparados para o mercado de trabalho.

Cursos Gratuitos
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informou os cursos que serão ministrados gratuitamente: lapidador de gemas (40 vagas); pedreiro de alvenaria estrutural (20 vagas), pintor de imóveis (20 vagas), operador de computador (18 vagas), montagem e reparação de computador (30 vagas), cuidador de idoso (30 vagas), operador de supermercado (30 vagas), desenhista de produtos gráficos web (18 vagas), operador de retroescavadeira (20 vagas), e auxiliar de recursos humanos (20 vagas). Informações, em horário comercial, na Agência Municipal de Emprego, na Esplanada da Estação. Telefone 3411-9901 ou 3411-8762.

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 11 de NOVEMBRO vencerá a 10ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br