quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ed. 2838 - Vereador vê "maracutaia" nas contratações da UPA

Confira aqui nossa edição digital
  1. Os privilégios do STF
  2. Segurança Viária
  3. Comemoração
  4. Cumpleaños
  5. Os Rouxinóis
  6. Inauguração
  7. Rotary
  8. Palestra
  9. Aniversário
  10. Corrida
  11. Cross Duathlon
  12. Setembro Amarelo
  13. Tribunal de Justiça
  14. Jantar Dançante
  15. Primeira discussão do
  16. Escola Sem Partido ocorre hoje
  17. Câmara analisará projeto que dá tratamento diferenciado a produtos locais
  18. TCE retira julgamento das contas de Ronnie da pauta
  19. Vereador vê “maracutaia” nas
  20. contratações da UPA
  21. Secretaria de Saúde realiza atividade de valorização à vida
  22. CDL e Sindilojas preparam “Natal Encantado 2017”
  23. I Fórum Estadual de Ensino Jurídico debaterá currículos dos cursos de Direito
  24. 8ª edição movimentou mais de 27 mil processos
  25. DPPA realiza mutirão para atender a demanda reprimida
  26. Maria da Penha leva mais dois para a cadeia
  27. Arma do Exército é liberada para policiais fora de serviço
  28. Captura I
  29. Captura II
  30. Flagrante
  31. Evasão
  32. Furto abigeato
  33. Campus Uruguaiana oferece quatro cursos de pós-graduação
  34. Aulas práticas movimentam os sábados no CAM
  35. Inscritos no exame já podem consultar os locais de prova
  36. Alunos do CAM recebem aprimoramento do Senar
  37. Sesc Uruguaiana recebe exposição
  38. “A Arte e seus Desafios”
  39. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o Festival de Teatro Uruguaianense
  40. Abertas as inscrições para oficina de videoclipe
  41. CAM vai realizar 1º Encontro Cultural
  42. Quinta-feira, 14/9
  43. Sexta-feira, 15/9
  44. Dicas de diferentes presentes para amigos
  45. Amiga agitada
  46. Amiga romântica
  47. Amigo feliz com a vida
  48. Amigo roqueiro
  49. Amigo guloso
  50. Filha de Eliana teve decoração
  51. e docinhos personalizados em hospital
  52. Malhação
  53. Novo Mundo
  54. Pega Pega
  55. A Força do Querer
  56. Filhas de Bruno Gissoni e Felipe Simas ‘brincam’ juntas

Procon divulga pesquisa sobre preços da gasolina na cidade

Créditos: Francisco Leal/JC
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Uruguaiana (Procon), seguindo com o processo de reestruturação e padronização dos seus procedimentos com os dos demais Procons do Estado, realizou nos dias cinco e seis deste mês, pesquisas de preços de gasolina comum e aditivada registrados em 15 postos de combustíveis da cidade.
No momento da pesquisa, a maioria dos postos estava reajustando os valores, tendo em vista o aumento da gasolina dos distribuidores. Por esta razão, as tarifas mencionadas já podem ter sofrido um novo reajuste.
Os consumidores que desejam contribuir com a lista, assim como, os postos que desejarem ter seus preços divulgados devem entrar em contato com o Procon de Uruguaiana, que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 1700 (antiga Exatoria). A pesquisa de preços será realizada quinzenalmente.
Os reajustes dos combustíveis seguem uma nova política governamental de flexibilização dos preços que levarão em conta o valor do petróleo, bem como, a variação cambial. Portanto, os ajustes podem ser semanais.
“O Procon de Porto Alegre já vem fazendo essas pesquisas há bastante tempo, com o intuito de informar o consumidor dos preços mais em conta, e nós também vamos seguir essa linha. Não é uma propaganda dos postos de gasolina, mas informação de onde o serviço está sendo prestado com o preço melhor”, comentou o Diretor do Procon de Uruguaiana, André Rispoli Recart.
Confira os preços:

Larissa Vargas

Vereadores aprovam PPA 2018-2021

A Câmara de Vereadores votou e aprovou, na sessão ordinária de ontem, 12/9, o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021
O PPA é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as obras a serem realizadas nos próximos quatro anos e inclui uma série de programas temáticos, em que são colocadas as metas (expressas em números) em diversos temas. Está expresso no documento quanto, onde e como os recursos públicos serão investidos.
A matéria foi elaborada pelo Poder Executivo, inclusive com participação da comunidade em audiência pública. Já no Parlamento, a matéria ficou disponível para integral consulta através do site e houve prazo para que a comunidade se manifestasse propondo emendas diretamente aos vereadores.
Com a aprovação, o Parlamento volta-se agora para a votação da Lei Orçamentária Anual para 2018. Esta, contém diretamente a previsão de receita e de despesas do município ao longo do próximo ano, identificando cada uma das ações a ser desenvolvida pela administração.

Gabriela Barcellos

Executivo é autorizado a parcelar dívida com a Fazenda Nacional

A Câmara de Vereadores aprovou ontem, 12/9, o projeto de lei do Executivo que solicitava autorização para proceder parcelamento de débitos referente à Dívida Ativa Não Tributária do Município, para com a Fazenda Nacional.
De acordo com o Executivo, a dívida é oriunda de “infrações geradas pela desobediência à legislação trabalhista, na gestão anterior, que implica na inscrição do Município no Cadastro informativo de créditos não quitados no setor público federal (Cadin)”, impossibilitando a Administração Municipal de celebrar convênios/contratos e firmar operações de crédito junto aos governos Estadual e Federal. Para a administração municipal, em razão das dificuldades financeiras do município, não há outra maneira de quitar tal dívida.
De acordo com o projeto aprovado, a dívida, de pouco mais que R$ 320 mil, será parcelada em 96 vezes. “Cumpre esclarecer que o Poder Executivo busca, mediante a autorização do Poder Legislativo, o parcelamento, ainda, na esfera administrativa, de maneira que se evite o ajuizamento dos valores devidos, inevitavelmente acrescidos de encargos judiciais, juros de mora e multas, que traria enorme comprometimento e irreparável prejuízo ao erário do público municipal”, destacou Ronnie Mello e sua equipe ao justificar o projeto à Câmara.

Gabriela Barcellos

Brigada prende mais um traficante no Prado das Bicicletas

Mais uma vez, um traficante foi preso em flagrante nas proximidades da escola Ernesto Dornelles, no local conhecido como Prado das Bicicletas, bairro São João. Desta vez, o homem foi detido por uma equipe do Pelotão de Operações Especiais (POE) e do Grupo de Policiamento de Motocicleta (Rocam) do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).
A ação teve início após a Brigada Militar receber uma denúncia de tráfico nas imediações da escola. Ao verificar, os policiais encontraram Willian Moraes da Silva. Durante a revista pessoal, os PMs encontraram com ele duas pedras de crack e onze trouxinhas de maconha, além de R$ 14 em dinheiro. Willian foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuado em flagrante pelo delegado Enio Tassi, por tráfico de drogas.
A região da prisão é considerada reduto do tráfico e, no último dia 22, foi alvo da Operação Anjos da Lei, deflagrada pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), sob coordenação de Tassi. Na ocasião foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi conduzida à DPPA.
Ao longo do ano de 2016, 26 pessoas foram presas em flagrante e indiciadas por tráfico de entorpecentes naquela região. Outras doze, apesar de não terem sido autuadas em flagrante, responderam a inquérito policial pelo mesmo crime e foram indiciadas.



Gabriela Barcellos

Aprovada doação de área no Distrito Industrial

Créditos: Imprensa/CMU

A Câmara de Vereadores aprovou ontem, 12/9, a doação de uma área de 2 079,60m², na saída da cidade pela Rodovia BR-472, para o Grupo Empresarial Econômico Uruguaiana, formado por três empresas ligadas ao empresário Meireles Moresco (J.D Santos Rezes; Bidinha e Moresco LTDA e M.A Moresco Filho). Moresco, aliás, acompanhou a votacao no plenário da casa legislativa e recebeu autorização dos vereadores para fazer uso da tribuna a fim de manifestar-se sobre o tema, mesmo que sem prévia agenda.
De acordo com o projeto, trata-se de uma área, onde o Grupo instalará um Centro de Distribuição de Alimentos, com infraestrutura própria para comercialização de gêneros alimentícios, tais como: hortifrutigranjeiros, carnes, produtos lácticos, alimentos secos e embutidos, de acordo com projeto de execução a ser apresentado e aprovado pelo Município em cumprimento à legislação vigente.
O projeto proíbe a transferência do imóvel para terceiros, a qualquer título ou pretexto, bem como de sua utilização em atividades alheias às estabelecidas no artigo anterior, sob pena de reversão imediata da área e benfeitorias ao patrimônio público municipal, sem qualquer indenização ou ressarcimento por parte do Município. A reversão também poderá ocorrer caso: I) o início das obras não ocorra em até doze meses da vigência da Lei; II) as obras permaneçam inconclusas por período de doze meses ou a produção permaneça desativada por igual período; III) por descumprimento da finalidade a que se destina.

Gabriela Barcellos

Carnaval: Bambas da Alegria lança enredo 2018


No último sábado, 9/9, a escola de samba Bambas da Alegria, lançou o tema enredo 2018, na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU). O tema da agremiação é Njinga: Mulher Guerreira, Rainha Africana de Matamba e será desenvolvido pelo carnavalesco Plinio Santos.
A escola contou com a apresentação da Bateria Sensação, do mestre Renatinho, a apresentação oficial do novo 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da escola, Diogo Jesus e Thais Romi, do Acadêmicos do Cubango, escola que disputa a Série A no carnaval carioca, tituladas e demais segmentos da agremiação, completaram as atrações.
O carnaval de Uruguaiana, acontece nos dias 1, 2 e 3 de março de 2018 e o Bambas da Alegria será a 4ª escola a desfilar na sexta-feira, 2/3/2018 e também no sábado, 3/3/2018, na Avenida Presidente Vargas.

Francisco Leal

Próximos dias: RGE Sul e Executivo deverão firmar acordo de pagamento

Até a próxima semana, deverá ser assinado um novo acordo de pagamento entre o Poder Executivo e a concessionária de energia RGE Sul, acerca de dívida milionária que, há anos, o município mantém com a companhia.
As negociações estão sendo realizadas há meses, entre o Executivo e a empresa, com intermediação do deputado Frederico Antunes (PP) e a expectativa é de que seja concretizada em reunião de trabalho, com a presença da direção da RGE Sul, em Uruguaiana no próximo sábado.
Até ontem, os valores da proposta da RGE para o município ainda não eram conhecidos, mas sabe-se que na negociação, o prédio do antigo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), dado em pagamento à concessionária pelo ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) deverá ser devolvido ao município.
O prefeito Ronnie Mello (PP), bem como os secretários de Administração, Ricardo San Pedro, e de Governo, Paulo Fossari, foram procurados pela reportagem do Jornal CIDADE sobre o tema, mas não atenderam a reportagem ao retornaram nossos contatos até o fechamento desta edição. Já o secretário de Fazenda, Valdir Venes, disse que até então não tinha conhecimento sobre a proposta da RGE, bem como o fechamento de um acordo.
Atualmente, a dívida do município com a concessionária supera R$ 33 milhões e se estende desde o final dos anos 90. Na última negociação, em 2014, o Executivo entregou à empresa o prédio do antigo Irga e comprometeu-se a sanar o restante do valor em prestações mensais, mas o acordo não foi honrado pelo município.

Gabriela Barcellos

Ed. 2837 - Painel

Chama
O Marco das Três Divisas recebeu centenas de tradicionalistas na manhã da segunda-feira, 11/9, para receber a chama crioula que partiu de Mostardas. Participaram também Patrões, CTGs, Piquetes, Prefeitos e representantes das cidades da região. Acontece hoje, 13/9, às 18h, a abertura oficial da semana farroupilha e chegada da chama crioula. A cerimônia acontece na praça farroupilha, localizada na Avenida Presidente Vargas. Este ano os festejos têm como tema Farroupilhas: “Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”.


Rouxinóis
Ocorre hoje, 13/9, às 20h30, na Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis, um jantar baile, onde será servido o prato típico “vaca atolada”, em homenagem ao início da Semana Farroupilha 2017. O ingresso custa R$ 12. Ingressos na sede da Escola, que fica na Avenida Presidente Vargas, 2149.

Galeto
No domingo, 8/10, ocorre a 29º edição do Galeto Primo Canto. O evento é organizado pelo Rotary Club de Uruguaiana Cruzeiro do Sul, e será na Casa da Amizade Uruguaiana, que fica entre as ruas Eustáquio Ormazabal com Tirandentes. O galeto será servido a partir das 11h30. O ingresso custa R$ 30. 

Bazar
A Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), estará promovendo amanhã, 13/9, um bazar beneficente, a partir das 8h, na sede da Casa, que fica na Rua Padre Anchieta, 2970.

Show
Os Serranos farão show em Uruguaiana, no dia 14/9, a partir das 19h, no Parque Dom Pedro II (Parcão). O show será em comemoração aos 50 anos das Lojas Quero-Quero no Rio Grande do Sul.

Seminário
A União Municipal Espírita (UME), convida a comunidade para o seminário “Convivência na casa espírita”, que será ministrada pela psicóloga Helen Mata. O seminário ocorre no sábado 16/9, às 17h, na Fraternidade Espírita Amor e Caridade, que fica na Rua Bento Martins, 2314.

Curso
O Senac está com inscrições abertas para a turma de Dicção, desinibição e Oratória – Básico. As aulas vão ocorrer nas terças e quintas, à noite. O curso tem carga horária de 30h e os pré-requisitos são ensino médio incompleto e idade mínima de 16 anos.

Desfocar
O secretário de Desenvolvimento, Aerton Auzani, foi demitido do Sindilojas. O racha se deu quando Aerton apoiou Ronnie Mello, enquanto o presidente Giancarlo focava em Schneider. Na sequência, quando recursos milionários foram focados no estelar elefante branco, ainda sem serventia. E por fim, depois que o presidente consultor se focou na ex-secretária, conseguindo uma condenação não menos milionária do sindicato, por danos morais, emergentes e lucros cessantes.

Tapa Buraco
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural da Prefeitura Municipal estão realizando serviços de recuperação da pavimentação asfáltica que fazem parte da “Operação Tapa buraco” em diferentes pontos da cidade. Na segunda-feira, 11/9, as equipes estiveram na Rua General Câmara próximo ao Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade. A Operação Tapa buraco está atuando na: Avenida Setembrino de Carvalho sentido bairro – centro; Rua General Câmara em torno da Santa Casa de Caridade; Rua XV de Novembro, esquina Rua Estilac Leal.


Princesas
As meninas do projeto “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível” promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) participaram na semana passada, da oficina “Comportamento e Educação à Mesa”, na sede da instituição. Ministrada pela voluntária Suzana Ribas, a oficina teve o objetivo de ensinar as meninas como se portarem na mesa, obedecendo algumas regrinhas básicas de etiqueta e educação. 



Focar
Giancarlo, Dotto, Manuel Barreto e os demais diretores conseguiram torrar, em 4 anos, boa parte do patrimônio que Joaquim Cordenonsi construiu em 40 anos. E tentarão mais 4 anos, talvez para liquidar a fatura. Figura repetida no “Sistema S”, mesmo que seja defenestrado do Sindilojas, Giancarlo deverá ganhar assento na Fecomércio ou coligadas. Ninguém tem saudades do Joaquim?

Oficina
Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra – Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina de criação literária será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.

Pagamento
O Prefeito Ronnie Mello, assinou na segunda-feira, 11/9, o pagamento dos consignados referentes ao mês de agosto no total de R$ 1.499.435,96. Na oportunidade estiveram presentes o Secretário Municipal da Fazenda, Valdir Venes e seu Secretário Adjunto, Francisco Casqueiro. Desse valor, R$ 361.586,30 refere-se à Afmu; R$ 397.102,95 à Apemu; R$ 22.375,50 ao Simur; R$ 25.439,13 ao Banrisul; R$ 29.431,25 ao Bradesco; R$ 18,00 à Assergs; R$ 1.003,96 à Agmu; R$ 642.827,22 à Caixa Econômica Federal, R$ 12.056,73 à Afpergs e R$ 7.594,92 ao Gboex.

Cinema
A 2ª Mostra Sesc de Cinema já está com inscrições abertas. Os uruguaianenses que desejarem participar devem enviar seus trabalhos até 1/10. Podem ser inscritas produções audiovisuais de longa e curta metragem. A Mostra tem como objetivo contribuir para a difusão da produção cinematográfica brasileira. Para inscrições e informações sobre o edital, acesse www.sesc.com.br/mostradecinema. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984, ou pelo telefone (55) 3412-2482.

Projeto de Lei
Acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) por meio do Programa de Estudo Tutorial (PET) apresentaram na segunda-feira, 11/9, para o Executivo, o Projeto de Lei que cria a “Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas a Pessoa com Deficiência do Município de Uruguaiana”. O objetivo é criar e inserir definitivamente no serviço público municipal uma estrutura organizacional que esteja voltada especificamente para a criação, definição e acompanhamento de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. A ideia surgiu a partir da atividade desenvolvida em sala de aula chamada de “Ação Política”, na qual os estudantes buscam estimular a criação e o fortalecimento de legislações e políticas que tenham como objetivo dar visibilidade, garantindo direitos e melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência.