quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Ed. 2711 - Ação do MPF busca mais PRF's

Leia a edição digital aqui..
  1. Aprisionados
  2. Visita
  3. Nova medida
  4. Santa Causa
  5. Limpeza
  6. Dnit
  7. Seguro-desemprego
  8. ENEM
  9. FGTAS
  10. Paz
  11. Igualdade
  12. Em Deus eu confio
  13. Saúde
  14. Um debate franco e honesto precisa pautar mudanças na Previdência
  15. Westphalen pede continuidade das operações ferroviárias
  16. Prefeitura e arrozeiros fecham acordo para recuperação de estradas
  17. Quaraí extingue diárias para vereadores, prefeito, vice e secretários
  18. Escolas de samba comemoram aniversário de fundação
  19. Santa Casa recebe 342 mil reais do Estado
  20. Contribuinte terá uma semana para pagar o IPTU com desconto
  21. Trabalho social deverá ser realizado no Conjunto Habitacional João Paulo II
  22. Caminhoneiros realizam protesto em Uruguaiana
  23. Remate Santa Causa superou expectativas
  24. Novo EducaPoint promete revolucionar o ensino online no Agronegócio Brasileiro
  25. Abertura da Colheita do Arroz vai valorizar trabalho do Irga
  26. MPF ajuíza ação contra a União pedindo efetivo para PRF
  27. Polícia Civil recebe armamento oriundo do Judiciário
  28. Roubo de cargas preocupa setor de agronegócios
  29. RS receberá núcleo federal de inteligência
  30. Uruguaiana tem mais inscritos na educação infantil do que vagas disponíveis
  31. Uma aula de história diferente
  32. Enem não vai mais emitir certificado de conclusão do ensino médio
  33. Pós-graduações na área de enfermagem podem obter ajuda de custo
  34. Uma prova fora do convencional
  35. Torneio de Futsal organizado pelo Sesc de Uruguaiana começa amanhã
  36. Já classificado para as oitavas de final, Brasil sofre resultado negativo
  37. Sub 15 do Esporte Clube Uruguaiana é eliminado na fase do mata-mata
  38. Curiosidade
  39. Quinta-feira, 19/1
  40. Sexta-feira, 20/1
  41. Quais os segredos para cuidar desse tipo de flor?
  42. Surto de Omar surpreende o público e atuação de Cauã Reymond
  43. Renato Aragão volta às telonas com ‘Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood’
  44. Malhação
  45. Sol Nascente
  46. Rock Story
  47. A Lei do Amor
  48. Rafael Vitti comenta carinho e loucura de fãs

Sesc Uruguaiana: Imagens do nosso cotidiano são retratadas em exposição

Em Uruguaiana, entre janeiro e fevereiro, o cotidiano das ruas será retratado na exposição fotográfica “Invisíveis a Outros Olhares”, com autoria de Rafael Guerra. A     atração faz do Arte Sesc – Cultura por toda parte.
O trabalho de Guerra traz fotografias que revelam imagens do cotidiano das ruas, onde pessoas humildes, que muitos fingem não ver, são ricas em dignidade e trabalham com muita dificuldade para sobreviver.
A mostra fotográfica poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Unidade do Sesc. A entrada é gratuita. Escolas interessadas devem realizar agendamento prévio.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página do Sesc Uruguaiana no Facebook.

Aberta inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2017. De 09/01 a 17/02, os candidatos poderão concorrer nas categorias Conto e Romance. O concurso é destinado ao público adulto. As obras devem ser escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil. A inscrição é gratuita.
Para participar, os candidatos deverão apresentar os originais de romances e as coletâneas de contos inéditos. O autor poderá concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições serão realizadas separadamente. O processo seletivo será realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra digitalizada. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2017 e a cerimônia de premiação tem data prevista para novembro de 2017.
O vencedor - de cada categoria - terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. Além disso, o Sesc irá adquirir um mínimo de mil exemplares da primeira edição de cada obra vencedora, para utilização em ações culturais e inserção no acervo das bibliotecas da instituição.
No ano passado, o Prêmio Sesc de Literatura 2016 teve 1503 livros inscritos, sendo 709 contos e 794 romances. Os vencedores foram Franklin Carvalho e Mário Rodrigues, nas categorias Romance e Conto, respectivamente, com os livros ‘Céus e Terra’ e ‘Receita Para se Fazer um Monstro’.

Colégio Agrícola Municipal: Início do ano letivo já tem data marcada

As aulas do primeiro semestre letivo de 2017, do Colégio Agrícola Dr. Luiz Martins Bastos, daqui de Uruguaiana começam no dia 20/02.
O ingresso de novos alunos acontece nos meses de março e agosto onde são oferecidas anualmente 120 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária - as aulas acontecem durante o dia e também a noite.
O curso tem carga horária de 2.195 horas e duração de dois anos com mais acréscimo de seis meses de estágio obrigatório para a conclusão do curso. Os egressos têm seus certificados reconhecidos pelo MEC/SISTEC (Ministério de Educação/ Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) e também pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

Confira a programação da 27ª Abertura da Colheita do Arroz

Nestor Tipa Júnior

A 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz que acontecerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS), contará com uma extensa programação paralela. Estão agendados reuniões e fóruns técnico e mercadológico, além do show de máquinas New Holland em Campo, já assistido em todo o Brasil por mais de cem mil pessoas nos últimos três anos.
No primeiro dia da Abertura Oficial da Colheita, entre 10h e 13h, será realizada a reunião da Câmara Nacional Setorial do Arroz. Este é o único evento no qual a Câmara promove o seu encontro fora de Brasília. Ao ocorrer antes da colheita no Rio Grande do Sul, são sempre discutidos temas de relevância para o setor como, por exemplo, os recursos que serão disponibilizados para apoiar a comercialização da safra.
Para este ano, o presidente da Câmara, Daire Coutinho, priorizou dois assuntos que vêm fazendo parte da pauta de todas as reuniões presididas por ele, que são seguro rural e novos mercados para o arroz gaúcho. “Também serão discutidos outros temas importantes que se referem às novas normas técnicas para o arroz, aprovadas pelo Ministério da Agricultura em novembro de 2016, e às conjunturas de safras apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Irga,” salienta.
Dando continuidade à programação da Abertura da Colheita, será realizado o Fórum Técnico. A programação inicia com o Painel: Sistemas Integrados e Manejo Conservacionista. Lavouras do Futuro, papel do Irga, papel de outras instituições, e segue com a palestra Caminhos para a sustentabilidade na propriedade agrícola. Na sequência, ocorre outro Painel intitulado Brusone: Problemática da doença, soluções do Irga, dificuldades, o papel das cultivares, de onde está vindo a resistência. E após o intervalo, seguem as palestras Manejo do 424 RI/CL buscando melhor qualidade na indústria e avanços na genética, e Desenvolvimento de cultivares de arroz irrigado da Embrapa para o sistema Clearfield: BRS A701 CL e BRS Pampa CL.
No dia 17, acontece o Fórum Mercadológico, com as palestras Foco na Rentabilidade: Gestão das Informações, A Conturbada Economia e os Reflexos na Lavoura, Mercado de Arroz das Américas e Cenários e Perspectivas do Mercado de Alimentação do Brasil. Logo após, ocorrerá reunião da Confederação de Entidades Latino-Americanas de Arroz (Celarroz). A programação paralela encerra o segundo dia do evento com o show de máquinas New Holland em Campo.
 Além das vitrines tecnológicas, que compõem a programação da manhã nos três dias de evento, no sábado ocorre a tradicional abertura da colheita com a presença de autoridades e representantes do setor arrozeiro. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Nova gestão da ABCCC já tem projeções para o ano

Gabriela Barcellos

Com a posse no dia 12 de outubro, os três meses de atuação da nova gestão vem movimentando as atividades relacionadas ao segmento crioulista. Especializado na área rural e com uma atuação de mais de 30 anos no julgamento morfológico e funcional da raça Crioula, Eduardo Móglia Suñe soma suas experiências de criador e proprietário da Cabanha Quilero ao cargo de atual presidente da Associação. A participação de Suñe nas reuniões desde a posse tem contribuído para que se estabeleça uma organização nas próximas ações da entidade, conjuntamente com os demais colaboradores que atuam dentro e fora da ABCCC. Os encontros com a Diretoria e Núcleos têm sido marcados por propostas de alinhamento nas demandas da temporada e da gestão como um todo. “Quero que todos participem e contribuam com os nossos dois anos de gestão, todos serão bem vindos. Vivemos uma crise política, econômica e ética no país e só com a união em prol da raça Crioula é que poderemos vencer este momento”, salientou Suñe na cerimônia de posse realizada na entidade.
Novas ações e subcomissões
Buscando uma maior representatividade e aproximação em cada área ligada ao cavalo Crioulo, seis novas subcomissões foram criadas dentro da Associação. Ginetes, Núcleos, Novas Modalidades, manifestações culturais e Bem-Estar animal foram estruturados para apresentar à Diretoria as diferentes necessidades de cada segmento. A criação das subcomissões concretizou um plano de ideias de Eduardo Suñe baseado em mais de uma década de trabalho na ABCCC. A experiência durante todo este período possibilitou uma percepção sobre demandas e exigências que estão no dia-a-dia do universo contemplado pela raça. Em outubro de 2016, a subcomissão do Bem-Estar Animal já articulou ações para abrir espaço aos assuntos que concernem os cuidados com o animal tanto em competições quanto na criação. Reunidos com a diretoria da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), a proposta do encontro foi promover uma aproximação entre as entidades e fortalecer a atuação de ambas, fomentando a equinocultura.
Reuniões em alta
O palco do maior evento da raça Crioula foi sede para outro importante encontro. A Diretoria Executiva da Associação se reuniu com o Conselho Fiscal da Entidade no dia 7 de novembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. Além do roteiro de eventos da temporada, foi discutido o modelo de trabalho da atual gestão, assuntos gerais e foi aberto um espaço para sugestões e reivindicações dos Núcleos. Outras reuniões com uma proposta de discussão semelhante foram realizadas ao longo destas 16 semanas.   Ainda em novembro, um plano estratégico foi estruturado em um dos encontros do Conselho de Planejamento. Com a meta de estabelecer ações até 2020, a estruturação das ideias que consistem o planejamento surge de um conjunto de demandas diárias da Associação e com base em ações já iniciadas em gestões anteriores.  Gustavo Weiand, criador e novo membro do Conselho, explica que as pautas são divididas por setores com o propósito de abranger a totalidade dos segmentos, visando o desenvolvimento completo.
No último mês representantes dos Núcleos participaram de uma reunião promovida pela nova Diretoria Executiva. O momento foi destinado à apresentação de propostas e sugestões sobre iniciativas que estão em andamento. No encontro, Eduardo Suñe afirmou que muitas mudanças já estão prontas para serem aplicadas, todas baseadas em interações ocorridas tanto no período de campanha, quanto em reuniões com Núcleos, associados e criadores.
Da posse ao ano que segue
O foco dos primeiros meses de gestão foi resolver problemas no setor de Tecnologia e Informação que influenciavam o Registro Genealógico. “Zerar questões pendentes como estas acelera o processo e consequentemente otimiza o nosso tempo de trabalho para produzir mais e da melhor forma”, completa Suñe. A entidade também promoveu a união entre outras associações equestres que complementam a Casa. Um exemplo disso foi a sanção da Vaquejada. “A provação do projeto no Senado é uma conquista para nós”, afirma o Presidente. Elevada à Patrimônio Cultural, a nova condição da prova é contemplada por políticas de preservação e produção de patrimônios coletivos, ressignificando e valorizando o seu exercício. A participação da ABCCC no The Best Jump foi outro ponto importante neste período. O evento foi um momento para avaliar possíveis alterações no Exame de Admissão. Baseado no modelo da Federação Equestre Internacional (FEI), as mudanças seriam parte de um processo de desmitificação sobre Exame, mostrando que a intenção final é não só acompanhar o animal durante todo evento, como também testar, averiguar e controlar a medicação, sempre prezando pelo seu bem-estar.
As projeções para 2017 são estimulantes. “Criar novas categorias de sócio para unificar a participação dos mesmos é uma modificação que a Casa merece”, comenta Suñe. Além disso, a reformulação da área de convivência no Bocal de Ouro e estruturação de um novo espaço para acampamento no Freio de Ouro são algumas das propostas para dar continuidade nas atividades da temporada.
Com informações da ABCCC.

Farmácia é assaltada em pleno meio dia

Gabriela Barcellos

A Farmácia Pharmakos, na esquina da Rua XV de Novembro, com Avenida Presidente Vargas, foi alvo de um assalto por volta de meio dia de sábado, 14/1.
Um homem entrou no estabelecimento e, com a mão na cintura, como se segurasse uma arma de fogo, anunciou o assalto. Ele fugiu logo depois, levando R$ 400 que estavam no caixa do estabelecimento.
Testemunhas conseguiram pegar a placa da motocicleta usada pelo bandido e acionaram a Brigada Militar. O assaltante foi rapidamente identificado. De acordo com o capitão Ricardo Gruner, o rapaz tem histórico de uso de drogas e a informação repassada pela família é de que ele não aparece em casa há tempos. “Ele foi identificado, mas não foi encontrado. O fato, bem como todas as informações foram repassadas à Polícia Civil”, explica.
A investigação está a cargo da 1ª Delegacia de Polícia, que neste mês está aos cuidados da delegada Alessandra Xavier de Siqueira. Procurada, ela não estava em nenhuma das delegacias em que atua e também não atendeu ou retornou as ligações da reportagem do Jornal CIDADE par seu telefone funcional até o fechamento desta edição.

Concurso da Susepe: Uruguaiana não deverá ser contemplada com novos agentes

Gabriela Barcellos
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem, 16/12, o edital para contratação de servidores para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). São 620 vagas para agente penitenciário e 100 vagas para agente administrativo a serem preenchidas imediatamente após o concurso. Além disso, está prevista a formação de cadastro de reserva.
No entanto, Uruguaiana não deverá ser comtemplada com a designação de agentes oriundos deste concurso. De acordo com a própria Susepe, já está definido que os novos agentes serão lotados no Completo Prisional de Canoas e em Guaíba, que deverão entrar em funcionamento ainda neste ano. A ingrata novidade vai de encontro ao discurso do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer em visita a Uruguaiana no dia seis de dezembro. Na ocasião, ele garantiu que as casas prisionais de Uruguaiana seriam contempladas com a designação de agentes oriundos desse concurso, que Polícia Civil e Brigada Militar não sofreriam novas perdas temporárias para as operações no litoral e que o Instituto-Geral de Perícias (IGP) seria reativado, inicialmente com servidores de outros municípios.
O efetivo reduzido é hoje um dos maiores problemas enfrentados pelas casas prisionais, não somente em Uruguaiana. Atualmente, cada turno de trabalho no Instituto Penal (IPU), que abriga detentos no regime semiaberto, é de três agentes e ao todo, a casa tem 13 agentes lotados enquanto seriam necessários, no mínimo, 20 profissionais. A casa tem capacidade para atender a 130 presos, mas atualmente, tem 173 detentos. Já na Penitenciária Modulada, o efetivo diário é de, em média 18 agentes durante o dia e 14 agentes à noite. Seriam necessários de 25 a 28 agentes por dia e pelo menos 20 agentes à noite. Ontem, a casa tinha 579 presos, muito além de sua capacidade, que é de 360 presos.