quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ed. 2696 - Eleições 2016: Contas desaprovadas apavora os aprovados

Aqui, a edição digital...
  1. O método Lewandowski de relativização constitucional
  2. “Comandante em chefe”
  3. Aclan
  4. Empresário I
  5. Empresário II
  6. Táxi acessível
  7. Natal do INSS
  8. Oportunidade
  9. Medidas I
  10. Medidas II
  11. Dom Bosco na Câmara
  12. Cartões I
  13. Cartões II
  14. Carro novo
  15. Juiz eleitoral desaprova contas de prefeito, vice e vereadores eleitos
  16. Recesso parlamentar de 75 dias começa sexta
  17. Câmara autoriza aval do Executivo para empréstimos a servidores
  18. Prefeito tenta recursos para o Miguel Ramos
  19. Funcionários da Santa Casa realizam “panelaço”
  20. Conselho Tutelar está ao difícil alcance da comunidade
  21. Mérito Lojista do Rio Grande do Sul agracia uruguaianenses
  22. Portões fechados no Quartel do Corpo de Bombeiros
  23. Entidades lançam manifesto de apoio ao Plano de Modernização do Governo do Estado
  24. Lançada oficialmente a 9ª Agrovino
  25. Alta apresenta touros da raça Simangus
  26. Delegado regional assume comando da Defrec
  27. Universidade gaúcha forma a primeira indígena em medicina
  28. MEC prorroga para 30 de dezembro prazo de renovação do Fies
  29. Encontro discute estratégias de aprimoramento
  30. Nova direção do Sinpro/RS tomou posse
  31. Miriam Leitão lança novo livro infantil dedicado à neta
  32. “Quis escrever um livro depois de me tornar mãe”, revela Juliana Diniz
  33. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” já rendeu mais de R$ 53,8 mi no Brasil
  34. Tom Ford foi indicado a três categorias do Globo de Ouro
  35. Maneiras de criar um jardim vertical gastando pouco
  36. Porchat participa de festa com o “Porta dos Fundos”
  37. Globo planeja personagens inéditos na “Escolinha do Professor Raimundo”
  38. Malhação
  39. Sol Nascente
  40. Rock Story
  41. A Lei do Amor
  42. Globo investe no Globo Play
  43. SBT quer levar Ana Paula Renault ao “Fofocando”

Caminha apresenta espetáculo gratuito em Uruguaiana

Clássicos natalinos em arranjos instrumentais serão apresentados em show gratuito do músico tradicionalista Marcello Caminha, no próximo dia 17 de dezembro, em Uruguaiana. O espetáculo musical “Natal em Cordas”, promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, terá início às 21h, na Praça Barão do Rio Branco. A apresentação integra o projeto Natal Encantado, do Sindilojas Uruguaiana e CDL, com o apoio da Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial - ACIU. Mais informações podem ser obtidas pelo Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.
O show existe desde 2009 e já percorreu dezenas de cidades do sul do Brasil. “Natal em Cordas” apresenta canções natalinas conhecidas e clássicos da música nativista, em solos de violão e cantadas pelo próprio Marcello. No ano 2011, foi lançado o CD comemorativo ao projeto, do qual são tocadas várias músicas no show. Natal em Cordas foi apresentado por dois anos consecutivos no Natal Luz de Gramado além de vários outros eventos natalinos, no Rio Grande do Sul e fora dele. O espetáculo tem duração de 1hora e 15 minutos.

Enem terá mudanças já nas próximas edições

Após o término da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 de dezembro, no início da noite de ontem (4), o ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que haverá consulta pública para a reestruturação das provas das próximas edições.
No entanto, o ministro não deixou claro quais serão as mudanças que serão colocadas em discussão na consulta pública. Em coletiva de imprensa, Mendonça Filho disse que a intenção é que seja promovido um debate que ajude nas decisões que serão tomadas na reestruturação do Enem.
Possíveis Mudanças
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia anunciado, em 25 de novembro, possíveis mudanças no Enem a partir de 2017. As alterações estavam sendo discutidas no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). As modificações têm como objetivo se adequar ao “Novo Ensino Médio”, previsto na Medida Provisória 746/2016.
Entenda o Novo Ensino Médio
Na proposta discutida pelo Consed, o “Novo Enem” seria voltado apenas para estudantes matriculados no último do ensino médio ou que já terminaram os estudos. O objetivo do exame seria o ingresso nas universidades, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes de outros anos, assim como os que fazem a prova para obter o certificado do ensino médio não fariam mais parte do Enem tradicional e passariam a contar com outras formas de avaliação.
 Enem de dezembro
O Enem de dezembro foi aplicado em 166 cidades. As provas foram realizadas em 3 e 4 de dezembro por conta de ocupações escolares nos locais do último exame e também por intercorrências, como falta de energia. A expectativa era de 277.657 participantes e a abstenção do primeiro dia foi de 39,68%, enquanto o segundo foi de 41,42%.
O primeiro dia foi composto por 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, enquanto o segundo contou com outras 90 sobre Linguagens e Códigos e Matemática, além da redação com o tema “Os caminhos para combater o racismo no Brasil”.
Os cadernos e gabaritos oficiais desta edição de dezembro serão divulgadas na próxima quarta-feira (7). O resultado, por sua vez, será divulgado junto com os demais candidatos. A data prevista é 19 de janeiro.

Educação Profissional: Rede federal discute formas de implementar alimentação escolar

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se reuniu em Brasília para discutir estratégias de fortalecimento e implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Representantes dos institutos federais de todas as regiões do país estão levando ao Ministério da Educação e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os principais gargalos enfrentados na execução do programa, que é adotado em toda a rede para os cursos técnicos de nível médio, assim como ocorre na educação básica.
“A formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da educação alimentar e nutricional, é a meta do Ministério da Educação, e temos a obrigação de fortalecer, apoiar e fomentar esta ação, que resultará no desenvolvimento social do nosso país”, explica o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal do MEC, Romero Filho.
Considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, o Pnaeestimula a produção agrícola local e a agricultura familiar de forma sustentável e promove a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio da Educação Alimentar Nutricional (EAN). “O Pnae é um programa que hoje alcança toda a educação básica da rede pública, mas as escolas ainda encontram algumas dificuldades em sua implantação”, explica a coordenadora do programa no FNDE, Manuelita Falcão Brito.
Ela ressalta a importância de reuniões como essa. “Esse tipo de encontro ajuda a esclarecer dúvidas, a buscar soluções e dar encaminhamento para algumas questões que no dia a dia se mostram mais complexas”.

Pessoas privadas de liberdade fazem Enem a partir de amanhã

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será realizado, na terça e na quarta-feira (13 e 14), por 54.358 inscritos de unidades prisionais e socioeducativas. O número de detentos que vão fazer o exame, neste ano, superou os 42.a542 inscritos em 2015.
Desses, 78% (42.490) tentarão a certificação do ensino médio por meio do exame. A maioria dos inscritos, 58%, são da região Sudeste. O Sul tem 17% das inscrições; o Nordeste, 12%; o Centro-Oeste, 7% e o Norte, 6%.
Vão participar do exame os órgãos e as instituições cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de compromisso com o Inep, já que a aplicação do Enem PPL ocorre dentro das unidades.
Desde 2011, o Enem é aplicado no sistema prisional e apresenta evolução na quantidade de inscritos. À época, 13.908 detentos passaram pelo exame. Segundo o Depen, mais de 190 mil pessoas presas participaram das provas nos últimos anos. Atualmente todos os estados participam desse processo.
“A educação dá oportunidade ao preso de construir um novo projeto de vida e contribui para sua inserção no mundo do trabalho”, afirma a diretora de Políticas Penitenciárias substituta do Depen, Mara Fregapani Barreto.
A principal finalidade é elevar a escolaridade da população prisional. Segundo Mara Fregapani, 91% dos detentos não tinham educação básica completa em dezembro de 2014. Com o Enem, eles podem ter acesso à certificação do ensino médio e ainda à universidade. A diretora destaca ainda que a iniciativa significa a inclusão das pessoas privadas de liberdade em política pública.
A iniciativa é desenvolvida pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Cidadania (Depen/MJC).

Novo prefeito promete manter diretores eleitos

Daiany Mossi

Após a divulgação da ação favorável a Prefeitura de Uruguaiana que acabou com as eleições nas escolas municipais, o prefeito Luiz Augusto Schneider publicou portaria determinação o cancelamento do resultado do processo eleitoral realizado no mês de novembro, em Uruguaiana.
Segundo ele, os novos diretores devem ser indicados pela Prefeitura, pois estarão à frente de um órgão municipal.
Os novos diretores tomariam posse no dia 2 de janeiro.
Questionado sobre o tema, o prefeito eleito Ronnie Mello disse que a vontade da comunidade escolar deve ser respeitada. “É preciso respeitar a decisão dos pais e funcionários. Já que a eleição é inconstitucional, vamos respeitar a decisão da maioria e indicar os diretores eleitos ao cargo”, disse ele.
As eleições foram realizadas com tranquilidade, sendo que em apenas duas delas foram registrados erros. Os equívocos foram corrigidos e os nomes eleitos divulgados nas últimas semanas.

Ranking Angus Nacional premia melhores do ano

Gabriela Barcellos

A Associação Brasileira de Angus realizou na noite da última quinta-feira, 8/12, a noite de celebração dos resultados da raça em 2016, que contou com a divulgação dos vencedores do Ranking Angus Nacional 2016. O evento ocorreu em Porto Alegre.
O campeão Nacional de Expositores de Argola é Sérgio Malheiros da Fonseca, da Estância Guarita, de Alegrete. O pecuarista José Paulo Cairoli, da Reconquista Agropecuária, também de Alegrete, venceu a disputa do Ranking Nacional de Criadores de 2016 e ficou com o vice-campeonato de Expositores. Susana Macedo Salvador, da Cia Azul Agropecuária, de Uruguaiana, ficou com o segundo lugar no Ranking de Criadores de Argola. A Parceria Rotta Assis, Estância Tradição, conquistou o Ranking Nacional de Expositores de Rústicos e o vice-campeonato ficou com Caio Cesar Fernandes Vianna, da cabanha São Xavier, de Tupanciretã.
Após receber a premiação, o criador e vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, referendou que um prêmio dessa envergadura sempre fortalece para se valorizar a cabanha e a genética Reconquista. “Isso é muito importante em um mercado altamente competitivo como o nosso, ainda mais em se tratando da raça Angus”, frisou, lembrando que cada vez mais os criatórios buscam maior eficiência na produção de carne. “A raça Angus tem papel importante na pecuária nacional. Além de dar uma qualidade de carne compatível com a exigência dos mercados interno e externo também dá uma rentabilidade maior pela facilidade de engorda e valorização da carne pelo consumidor”.
Alex Fonseca, que representou Sérgio Malheiros da Fonseca, da Estância Guaritafrisou a importância do reconhecimento, especialmente porque a propriedade trabalha há apenas três anos com Angus, e já foi premiada duas vezes. “Além da satisfação, é uma grata surpresa ter esse reconhecimento. É a prova do trabalho da cabanha”, disse convicto de que o desafio agora é ampliar a participação em exposições com o maior número de animais próprios.
Ao vencer o Ranking Nacional de Rústicos, Rogério Rotta Assis, da Parceria Rotta Assis, destacou que essa premiação é um espelho do trabalho realizado internamente na cabanha. “Não procuramos ser campeão. Buscamos apresentar os melhores animais, o que, por consequência, resulta em pontos e numa boa colocação no ranking”, comemorou.
Nas disputas estaduais, o Rio Grande do Sul teve liderança do criador Sérgio Malheiros da Fonseca, da Estância Guarita, que ponteou o ranking de expositores de argola, e de Susana Macedo Salvador, da Cia Azul Agropecuária, que conquistou o título de campeã de criadores de argola. Em segundo lugar de criadores e expositores de Argola ficou José Paulo Dornelles Cairoli, da Reconquista. A parceria Rotta Assis, Estância da Tradição, de Santa Vitória do Palmar ficou com a primeira premiação no ranking estadual de expositores de rústicos, sendo seguido por Caio Cesar Fernandes Vianna, da cabanha São Xavier, de Tupanciretã, em segundo lugar.
Em Santa Catarina, a vitória no ranking de criadores e expositores foi para Nelson Serpa, da Fazenda Renascença, de Campos Novos (SC). Nos rústicos, a primeira colocação ficou com Stephany Martins Melo Dos Santos, da Fazenda Faxinal, de Urupema (SC). Dorival Carlos Borga, da 3 Marias Agropecuária, de Videira (SC), foi o vice-campeão de criadores e de expositores de argola, e Paulo Vieira Branco, da Fazenda Pai João, de Capão Alto (SC), na categoria de expositores de rústicos.
No Paraná, o ranking estadual de criadores e expositores de argola 2016 premiou Rogério Francisco Stein, das Fazendas Stein, de Nova Laranjeiras (PR). O segundo lugar ficou com José Filippon, da Estância Ponche Verde, de Guaraniaçu (PR). Já o pecuarista Paulo Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Fama (MG), venceu o ranking em São Paulo, nas categorias criador e expositor. E o segundo lugar foi para a Agropecuária Fumaça, da Fazenda Fumaça, de Paranapanema (SP).

Sindisaúde quebra o silêncio


O presidente do Sindisaúde, Renato Corrêa, convocou para às 11h um panelaço em frente à Santa Casa. O protesto é contra três meses sem salário e décimo terceiro. Preferiu perturbar os pacientes em vez dos patrões (provedoria, irmandade, gestor). Poderia perturbar os executivos estadual e municipal, judiciário, ministério público, ou até mesmo a OAB que se preocupa muito com tudo, e muito pouco com a profissão que representa.

Touro Passo e Estância Sossego vencem o Ranking Nacional HB 2016

Gabriela Barcellos

A noite de sexta-feira, 9/12, foi de festa para as raças Hereford e Braford. Isso porque a Associação Brasileira de Hereford e Braford sua tradicional cerimônia de premiação dos Destaques do Ranking Nacional das Raças HB, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Com a presença de importantes autoridades e representantes de empresas e entidades parceiras da ABHB e de seus Núcleos Regionais, o evento celebrou todo o trabalho realizado em 2016 pelos associados em prol da difusão das raças Hereford & Braford e, consequentemente, da pecuária Brasileira.
A Cabanha Touro Passo, de Ricardo Pereira Duarte e a Estância Sossego, de Ana Maria Ormazabal Moura, ambas de Uruguaiana, foram as grandes campeãs do Ranking Nacional nas raças Hereford e Braford, respectivamente. O vice-campeonato ficou com a Estância Ramanda, de Ricardo e Luciano Sperotto Terra, e com a Cabanha Vacacaí, de Raul Gonçalves Southall.
Em seu discurso, o presidente da entidade, Luciano Sperotto Terra, destacou o trabalho para expandir a raça. “Nosso ponto de esperança é sempre poder agregar novos criadores e estender ainda mais as filas das exposições, participação nos programas (de avaliação genética e da Carne Pampa), além da Prova de Avaliação a Campo, realizando mais e mais eventos no Brasil. Nos sentimos muito realizados por ter conseguido cumprir mais esta etapa. Mas não só aqui. Apenas o trabalho de um ano inteiro pode fazer isso aqui acontecer”, explicou.

Confira os vencedores do ranking.
Ranking Nacional de criadores campeões por etapas:
Expo Londrina:
H – Cabanha Vacacaí – Alfredo William Losco Southall – São Gabriel;
B – Cabanha Vacacaí – Raul Gonçalves Southall – São Gabriel;
Expo Uruguaiana (copa incentivo):
H –  Cabanha Vacacaí – Alfredo William Losco Southall – São Gabriel;
B – Cabanha Vacacaí – Raul Gonçalves Southall – São Gabriel;
Copa dos Criadores:
H – Gap Genética – Eduardo Macedo Linhares – Uruguaiana;
B – Agropecuária São Pedro – Agropecuária São Pedro – Alegrete;
Expo Nacional:
H – Cabanha Touro Passo – Ricardo Pereira Duarte – Uruguaiana;
B – Estância Carcávio – Antônio Guerra Soares – Santana do Livramento;
Expointer:
H – Estância Tamanca – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Santa Vitória do Palmar;
B – Estância do Sossego – Ana Maria Ormazabal Moura – Uruguaiana;
Expo Uruguaiana:
H – CabanhaTouro Passo – Ricardo Pereira Duarte – Uruguaiana;
B – Estância Sossego – Ana Maria Ormazabal Moura – Uruguaiana;
Expo Pelotas:
H – Estância Tamanca – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Santa Vitória do Palmar;
Expo Bagé:
H – Fazendas Irapuá – Willy Haas Filho – Cachoeira do Sul;
B – Braford Santa Helena – Vórgia Helena Pinheiro Obino – Bagé;
Expo São Gabriel:
H – Cabanha Vacacaí – Alfredo William Losco Southall – São Gabriel;
B – Cabanha Vacacaí – Raul Gonçalves Southall – São Gabriel;
Expo Alegrete:
H – Cabanha São Fernando – João Souza Cavalcanti – Alegrete;
B – Estância Santa Izabel – Mário, Luiz Mário e Carlos Heitor Belleza – Alegrete;
Expo Santa Vitória do Palmar:
H – Estância Tamanca – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Santa Vitória do Palmar;
Melhor Expositor Rústicos:
H: Estância Tamanca – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Santa Vitória do Palmar;
B:Estância Carcávio – Antônio Guerra Soares – Santana do Livramento;
Melhor Expositor Argolas:
H: Cabanha Touro Passo – Ricardo Pereira Duarte – Uruguaiana;
B: Estância do Sossego – Ana Maria Ormazabal Moura – Uruguaiana;
EVENTOS OFICIAIS
Maior Média Eventos Oficiais nas Fêmeas:

H: Fazenda Mãe Rainha – Agronegócios Mãe Rainha LTDA – Lages/SC
B: Estância Bela Vista – Celina Albornoz Maciel – Santana do Livramento;
Maior Média Eventos Oficiais nos Machos:
H: Fazenda Mãe Rainha – Agronegócios Mãe Rainha LTDA – Lages/SC
B: Estância São Bento – Otto Manoel Alves de Alves – Santana do Livramento;
Macho Mais Valorizado em Eventos Oficiais:
H: Estância Guatambu – Valter José Potter  – Dom Pedrito;
B: Estância Bela Vista – Celina Albornoz Maciel – Santana do Livramento;
Fêmea Mais Valorizada em Eventos Oficiais:
H: Fazenda Mãe Rainha – Agronegócios Mãe Rainha LTDA – Lages/SC
Lote de Embriões Mais Valorizado:
H: Reculuta Agropastoril – Juarez Flores Furtado – Santana do Livramento;
B: Agropecuária São Pedro – Agropecuária São Pedro – Alegrete;
Prenhez Mais Valorizada:
H: Estância do Bolso – Geraldo Estrazulas Pereira de Souza – São Gabriel;
B: Estância Santa Ana – Miguel Augusto Silva Barbará – Uruguaiana;
Leilão de Maior Faturamento:
Conexão Pampa – Alegrete;
Campeão P
AC:

H: Frederico Wolf – Wolf Genética – Dom Pedrito;
B: Fazenda Santa Tereza – Sucessão Dário Silva Azambuja – Arambaré;
2° PAC:
 H: Estância Guatambu – Valter José Potter – Dom Pedrito;
 B: Estância Guatambu – Valter José Potter – Dom Pedrito;
3° PAC:
H: Estância do Bolso – Geraldo Pereira de Souza – São Gabriel;
B: Agropecuária Sereno LTDA – Agropecuária Sereno – São Sepé;
Central que mais contratou HB:
Cort Genética – Uruguaiana;
Melhoramento Genético
Pampa Plus
H: Reculuta Agropastoril – Juarez Flores Furtado – Santana do Livramento;
B: Estância Luz de São João – Celso Jaloto Ávila Júnior – São Gabriel;
Promebo
H: Cabanha Touro Passo – Ricardo Pereira Duarte – Uruguaiana;
B:Fazenda Santa Tereza – Sucessão Dário Silva Azambuja – Arambaré;
Delta G
H:Estância Guatambu – Valter José Potter – Dom Pedrito; B:Estância Silêncio – Carlos Edmundo Cirne Lima Eicheiberg – Alegrete;
Programa Carne Pampa
Produtor que mais certificou no Programa:
Estância Santa Maria – Alcebiades J. Pereira PAP – Bagé;
Produtor com maior percentual animais entregues/certificados:
Estância Tamanca – Ricardo e Luciano Terra – Santa Vitória do Palmar;
Núcleo Jovem HB
Parceiro Núcleo Jovem HB:
Gustavo Camponogara
Técnico Núcleo Jovem HB:
Miguel Ferreira
Eduardo Valério de Souza
Destaque Produtor Jovem:
Rogério Dias Rodrigues
Empresa Parceira da ABHB
Connan (Boituva/SP)
Grupo Agrolatina (Maringá/PR)
Cooperativa Parceira da ABHB
Sicredi (Alegrete);
Empresa Participante
Ouro Fino Agronegócios (Cravinhos/SP).