domingo, 12 de fevereiro de 2012

“Regulamentação garantirá a segurança do motorista e do passageiro”, afirma Jovelino

Na quinta-feira á tarde, cerca de 300 mototaxistas participaram de uma assembleia organizada pela Associação dos Mototaxistas de Uruguaiana para discutir a respeito das novas determinações impostas pela Secretaria de Trânsito à classe. Acontece que no ano passado, durante reunião realizada na Prefeitura Municipal, onde estiveram representantes da Associação, Prefeito Municipal e o secretário de Trânsito, ficou estabelecido que um novo projeto seria encaminhado à Câmara de Vereadores para ser apreciado. Tal projeto regulamentaria a atividade e destinaria aos mototaxistas, carteiras de identificação. Seria O calculo para definir o número de mototaxistas seria de 1 a cada 300 habitantes. O prefeito teria então, determinado ao secretário Gedial que formulasse tal projeto, no entanto, o mesmo teria sido engavetado pelo secretário. Agora, quase um ano depois, agências começaram a receber uma correspondência, pedindo que os mototaxistas preencham um formulário e levem à Secretaria de Trânsito. Segundo Jovelino, a classe está indignada e defende que antes de qualquer cadastro, o prefeito precisa regulamentar a profissão. Para o presidente, tal procedimento é fundamental para garantir a segurança dos passageiros e também dos motociclistas. “Precisamos regularizar a situação e identificar os bons motociclistas. Sabemos que existem pessoas usando a imagem da profissão para atuar no mundo do crime. Mas nenhuma das pessoas envolvidas em atos criminosos está vinculada as agências associados á Associação. Jovelino finalizou dizendo que na segunda-feira vai procurar pelo prefeito Sanchotene Felice e pedir ajuda. Enquanto isso, o presidente orienta os mototaxistas a não preencherem nenhum formulário entregue a eles pela Secretaria de Trânsito. Victor Gedial foi procurado, mas estava em reunião com o sub-prefeito da Barragem, não podendo atender nossa reportagem.





Ladrões não perdoaram nem a Elshaday

Os marujos estão demais. Ao sentirem espaço, pouco a pouco eles voltam a dominar a cidade e praticar furtos, assaltos, roubos e tentativas de homicídio. Ontem pela manhã, o diretor da Rádio Elshaday, Nilton, deixou seu veículo na garagem da empresa, com o portão semi-aberto. Mais tarde, ao verificar a situação do veículo constatou que a maleta de transmissão da rádio havia sido furtada do interior do automóvel. O diretor oferece recompensa a quem entregar a maleta, na sede da Rádio, na Rua 13 de Maio, 1372. Na quinta-feira, uma residência foi arrombada na Rua Domingos de Almeida, em frente á Clínica da Família. Os ladrões arrombaram o cadeado do portão, furtando da garagem, uma bicicleta de 18 marchas. Também na quinta-feira, uma menina sou assaltada em via pública. Dois homens a abordaram e armados de revólveres, levaram a sua bolsa e seu celular. No mês de janeiro tivemos várias tentativas de homicídio e dois homicídios registrados.

Televisão

Fina Estampa
Os últimos capítulos da novela global Fina Estampa devem ser apocalípticos, de acordo com o autor da trama, Aguinaldo Silva. Durante uma entrevista ao site oficial da novela, Aguinaldo fez algumas declarações sobre o último capítulo de Fina Estampa. Ele comentou que mais personagens ainda vão morrer na trama. Porém, ele deixou o suspense no ar: “Haverá mais mortes nos capítulos finais de Fina Estampa. Eu só não posso dizer quais são”, comentou. Entre uma das surpresas que podem aparecer nos momentos finais da novela, estaria um furacão que atingiria a Barra da Tijuca. Aguinaldo Silva disse que seria um “furacão de verdade” e que estaria acertando alguns detalhes com a produção e direção, antes que aconteça a decisão de produzi-lo. O tal furacão aconteceria nos momentos derradeiros do último capítulo de Fina Estampa, fazendo com que três pessoas morram durante os estragos do fenômeno natural. O autor, porém, disse que os cadáveres das vítimas não seriam encontrados. Seria esse um final para Tereza Cristina? Bem a cara dela, morrer e nunca aparecer o corpo deixando a dúvida em seus inimigos.

Wando
A filha de Wando, Gabrielle Burcci, impediu que Agnaldo Timóteo prestasse homenagem ao cantor durante a cerimônia religiosa que acontece no cemitério Bosque da Esperança. Agnaldo quis pegar o microfone que estava com o padre Jefferson Morereira Lima, quando foi interrompido pela filha: "Tirem esse homem daqui. Ele falou mal do meu pai". Agnaldo explicou o desentendimento. "O Júnior [filho do Wando] está bravo comigo porque fui ao programa da Sônia Abrão na semana passada e disse que o Wando gostava da noite e de uísque. Só que a Gabrielle não deve saber que tive a dignidade de enviar um bilhete para o programa com um pedido de desculpas, que a Sônia leu no ar". Agnaldo ainda diz que não fica ressentido com o que ouviu. "Esse é um momento que temos que respeitar a família. Não fico ressentido. A única situação ruim é a morte do Wando", completou, antes de entrar no carro e deixar o cemitério.

Suzy Rêgo
Quem mudou radicalmente desde a última novela é Suzy Rêgo. No lugar da gordinha Duda Aguiar, em Morde & Assopra, está chegando a perua Jacqueline, em Amor, Eterno Amor, de Elizabeth Jhin, que vai substituir A Vida da Gente. No novo folhetim, a personagem de Suzy será casada com Kleber (Marcelo Faria), que é cinco anos mais novo do que ela. Para evitar que isso fique tão nítido, a perua vai tentar sempre parecer mais jovem. Daí o novo “visu”, com madeixas curtas, claras e desfiadas. Caiu melhor ainda agora que Suzy está sete quilos mais magra, abandonando de vez o corpo recheado de Duda. No lugar das roupas largas, a nova Suzy só usa roupas modernas e coloridas.

Concurso do magistério: Provas serão divulgadas por edital

Os candidatos inscritos no Concurso do Magistério deverão aguardar a publicação de edital com a data, horário e locais das provas objetivas. O Edital será publicado com, no mínimo, oito dias de antecedência. Apenas os aprovados nas provas objetivas deverão encaminhar os títulos.
Os candidatos deverão ficar atentos ao edital com a homologação das inscrições, que será publicado brevemente. Aqueles que tiverem a inscrição não homologada poderão pedir revisão no prazo de cinco dias ininterruptos a contar da publicação dos resultados.
As informações sobre o andamento do concurso são publicadas nos sites da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.rs.gov.br) e da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (www.fdrh.rs.gov.br).

Classificação do arroz tem novas regras

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 2, que altera a forma de avaliar a qualidade do arroz em casca. A partir de agora, o classificador deverá verificar o percentual de grãos “rajados” no arroz e não mais a quantidade de grãos vermelhos e pretos. A medida iguala o modo de avaliação da matéria prima (arroz em casca) à avaliação do produto final (arroz beneficiado). O texto altera a redação da Instrução Normativa nº 6, de 16 de fevereiro de 2009. De acordo com o Departamento de Qualidade Vegetal do Mapa, essa análise será realizada no processamento do produto, ou seja, a matéria prima irá passar pelo beneficiamento para a retirada da casca e depois será submetida ao “brunimento” ou polimento. A mudança vale para o arroz em casca natural e para o arroz em casca parboilizado. “O setor alega que os industriais (beneficiadores de arroz) ao adquirir o arroz em casca, que é matéria prima para a produção do arroz beneficiado, estavam realizando os descontos no preço relativos ao quantitativo de grãos vermelhos encontrados e, assim, prejudicando o produtor”, explica o coordenador de Qualidade Vegetal Fábio Fernandes. Essa IN revoga a Instrução Normativa n° 11, de 11 de março de 2011, que perderia sua validade a partir do dia 01/03/2012 e sugeria a avaliação do arroz pelo percentual de grãos vermelhos e pretos. O arroz do subgrupo em casca natural é o mais utilizado pelos produtores para venda ao poder público (PGPM). Os outros subgrupos são mais usados pelas indústrias. O governo deve observar essa alteração ao comprar e vender o arroz. Os novos parâmetros nacionais também valem para importar o produto.
Essa IN revoga a Instrução Normativa n° 11, de 11 de março de 2011, que perderia sua validade a partir do dia 01/03/2012 e sugeria a avaliação do arroz pelo percentual de grãos vermelhos e pretos.
Arroz - O regulamento técnico aplica-se aos grãos provenientes da espécie Oryza sativa L. Esse produto é classificado em grupos (formas de apresentação: em casca ou beneficiado), subgrupos (natural, parboilizado, integral, polido, parboilizado integral e parboilizado polido), classes (curto, médio, longo, longo fino e misturado) e tipos (de acordo com a quantidade de grãos defeituosos). Nesses casos, existem tipos de 1 a 5, sendo que o primeiro é de melhor qualidade.
Para os demais tipos de arroz, continuam as regras da Instrução Normativa n° 6/2009, que estabelece o Regulamento Técnico do grão. O documento definiu o padrão oficial de classificação, com os requisitos de identidade, qualidade, modo de apresentação e de rotulagem do produto e foi elaborado por técnicos do Ministério da Agricultura em conjunto com representantes da cadeia produtiva.

“Prefeito entregou a vinícola a forasteiros prejudicando produtores locais”, diz presidente da Cooperativa

A Casa Valduga, de Bento Gonçalves, acertou recentemente a aquisição da cantina da Cooperativa Vinoeste, no distrito de São Marcos, em Uruguaiana. A Câmara de Vereadores aprovou os termos de transferência dos equipamentos, área de terras e instalações por um período de 20 anos, com possibilidade de renovação por mais 20. De acordo com a lei, sancionada pelo vice-prefeito em exercício naquele dia, Luiz Augusto Schneider, a Valduga não pode se desfazer do patrimônio nem dá-lo como garantia de negócios, além de se comprometer a preservar os 38 hectares com parreirais e ampliar a área de cultivo, fornecendo tecnologia a quem queira se dedicar à vitivinicultura. Também faz parte do acordo o incremento do plantio de frutas cítricas e a produção de sucos, além do cultivo de uvas em uma área de 5 hectares, junto à Escola Agrícola de Uruguaiana, que começará a funcionar no segundo semestre deste ano. Com a transferência da cantina e dos equipamentos antes utilizados pela Cooperativa, dezenas de produtores de uva de Uruguaiana foram prejudicados. Segundo o presidente da Cooperativa, Hamilton Fortes, 40 mil litros de vinho estão guardados em tonéis e não têm a quem serem vendidos. O presidente explica que a Cooperativa perdeu seus equipamentos e local de trabalho e por isso, não tem como continuar atuando. Ele ressalta que para que Uruguaiana tivesse a sua vinícola, houve empreendimento de recursos dos Governos Federal e Municipal. Assim, o dinheiro da União e dos cofres da Prefeitura foram parar nas mãos de uma empresa forasteira e que não se compromissou nem mesmo em comprar os 40 mil litros já produzidos pela Cooperativa. De acordo com Hamilton, os produtores investiram na vinícola cerca de 200 mil reais com a expectativa de dobrar o valor em lucros. Este crescimento viria a longo prazo. Com a transferência da vinícola à Valduga, a Cooperativa ficou com dívidas enormes. Seus produtores têm a esperança de vender suas uvas à Valduga, mas antecipam que a fruta uruguaianense será levada para centro do Estado, onde de fato será produzido o vinho.

Os Rouxinóis: Custódio conta com a morosidade da Justiça para calotear credores

Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio El Shaday, o advogado Roberto Custódio, presidente da “Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis”, negou que a renda da escola possa ser bloqueada caso não seja pago o valor de R$ 96 mil referente à locação do antigo galpão que já serviu de Barracão da Escola.
A Escola foi despejada do imóvel ainda na gestão da ex-presidente Mariely Abad. Segundo Custódio, a dívida se arrasta desde o ano de 2005, porém no processo, consta que a dívida surgiu a partir de 2009. Ele a reconhece, mas diz que ela será negociada com o credor somente após a citação da Agremiação na Ação de Execução ora impetrada. Com razão, o advogado/Presidente sustenta que a Justiça é lenta e, por isso, a Ação se arrastará por longos anos, razão pela qual nada será pago aos credores, e tampouco valor algum será bloqueado, tanto que a petição de bloqueio de valores a serem repassados pela Comissão de Carnaval foi indeferida pela Justiça local.
Irritado com a divulgação da notícia, Custódio afirmou que ela foi plantada apenas com o intuito de prejudicá-lo, desconsiderando que a Entidade que representa recebe grande respaldo público e seus assuntos são de grande interesse por parte dos Associados, integrantes e torcedores, e por isso devem ser levados ao conhecimento da comunidade verde e branco. Ainda o Presidente questionou a fonte da informação, que é o site do Tribunal de Justiça do Estado, onde o processo é público e pode ser consultado através do número 037/1.11.0011165-0.
Ao finalizar a entrevista à Rádio El Shadday, Roberto Custódio, que foi procurado pela Redação do CIDADE, mas não atendeu o telefone celular, disse que sua Escola desfilará para ser Campeã.