sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sábado decisivo para o Uruguaiana

Acontecerá neste sábado, no Estádio Joal de Lima e Silva (estádio da baixada), a 4º Rodada da 2º fase do Campeonato Gaúcho Juniores. A equipe do Esporte Clube Uruguaiana enfrentará a equipe do Cerâmica Atlético Clube. Ambas estão entre as oito melhores equipes do estado na sua categoria e estão disputando uma vaga direta para as finais desta competição. Com uma vitória em casa e duas derrotas fora, a equipe Jalde Negra necessita de uma vitória neste sábado para dar um passo importante na classificação da equipe.

Anunciada verba federal para creches

Na tribuna do Legislativo, o presidente Ronnie Mello (PP), anunciou o recebimento de mensagem do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), informando a emissão de empenhos no valor de R$ 100.229,19, para aquisição de equipamentos e de mobiliário para a creche União das Vilas, cujo prédio já está pronto, restando a pendência da instalação da subestação de energia e a contratação de profissionais para o início de suas atividades.
A verba federal destinada é consequência da participação do Município no Programa Proinfância do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, cujo objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, aos municípios, promovendo a melhoria da qualidade da educação através da construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar.

PP prepara eleição da Juventude

Neste sábado, 28, na sede do Partido Progressista de Uruguaiana, na Dr. Maia 3440, às 10hs, ocorre reunião de dois importantes movimentos do partido, a Juventude Progressista e a Ação da Mulher Progressista, durante os eventos ocorrerão novas filiações e a eleição da executiva da Juventude, atualmente presidida pelo vereador Ronnie Mello, e que deverá ser presidida pelo jovem progressista Tadeu Campello Filho.
Neste mesmo dia será empossada a nova executiva da Ação da Mulher Progressista, que volta a ser estruturada em Uruguaiana com a indicação de Zulma Ancinello para presidente.
Solicito a todos que se nos ajudem a divulgar e convidar o máximo de companheiros progressistas a estarem presentes e unidos neste importante momento para nosso Partido.

Adair e Pierre estão fora do Ferro Carril

Na terça-feira, após reunião as portas fechadas, Adair e Pierre, responsáveis por duas das categorias futebolísticas do Ferro Carril, foram afastados dos cargos que ocupavam. As mudanças, segundo informações, foram articuladas após o “fiasco” do último domingo, quando um público de mais de 100 pessoas, foi decepcionado pela ausência da equipe do Ferro, na partida que disputaria contra o Sá Viana. O não comparecimento dos jogadores teria sido em protesto a algumas coisas que vinham acontecendo, entre elas, o fato de um grupo reservado estar recebendo dinheiro para jogar, enquanto outros não tinham nenhum tipo de apoio financeiro. O jogo em questão, seria pelo campeonato A Volta da Rivalidade.

Médicos do PSF não cumprem carga horária, constata MPF

A Procuradora Federal, Lara Marina Zanella, informou através de oficio que foi encaminhado à Polícia Federal de Uruguaiana, inquérito civil público, com objetivo de apurar possíveis irregularidades no Programa Saúde da Família. Consta no inquérito que médicos atuantes em equipes de Saúde da Família (ESF) não cumprem a carga horária, situação que, em tese, constitui improbidade administrativa e crime contra o patrimônio público.

Fatos apurados pela MPF

Segundo dados apresentados pela Procuradora, o município informou em 23/09/2010, que eram médicos no PSF 01 – Caic, o senhores Claudio Crespo, Ernesto Tadeu e José Edison Tramunt. Alguns dias depois, em diligência, o MPF constatou que apenas Tramund estava trabalhando. Em relação ao PSF 02, a Prefeitura informou na mesma época, que eram médicos no local, Eduardo Monteiro da Costa e Sloan Ziembowicz da Costa. No local, o MPF só encontrou o Sr. Argemi trabalhando. Todos os médicos apontados pela PMU estavam com o cartão ponto em dia. Ou seja, batiam o cartão, mas não cumpriam a carga horária. Diante dos fatos, as informações foram encaminhadas à Polícia Civil. Os fatos foram denunciados à Procuradora, pelo presidente da ONG Girassol, senhor Renato Kleinubin

PF esconde, mas CIDADE revela quem são os presos da Operação Opala

Conheça os presos da Operação “Opala”

A Polícia Federal de Uruguaiana desencadeou a denominada Operação Opala na última terça-feira, cujo objetivo foi desarticular organização criminosa voltada à prática do delito de tráfico de drogas na região. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e efetivada a prisão preventiva de 12 indivíduos. O 13º procurado, se apresentou espontaneamente. Dos 13 citados, quatro já estavam presos. A investigação teve início no ano de 2009 quando aconteceu a prisão de um uruguaianense, o qual foi flagrado transportando 490g de crack. A partir desta prisão, várias linhas de investigação foram realizadas com o objetivo de identificar todos os integrantes da organização criminosa. Com as investigações, foi apurado que o irmão do preso antes citado, auxiliado por traficantes residentes em Quaraí, eram os responsáveis pela aquisição de maconha na cidade de Paso de Los Libres, para fins de revenda nas cidades de Quaraí, Alegrete e para traficantes uruguaios. Um dos líderes do grupo foi preso em flagrante no dia 04/03/2010, na cabeceira da Ponte Internacional, quando trazia para o Brasil 20 Kg de maconha. Além da maconha, o grupo comprava crack e cocaína de traficantes estabelecidos em Uruguaiana e Alegrete. Em 19/08/2010, três indivíduos, todos uruguaios, foram presos em Uruguaiana quando vieram buscar 150g de crack. Em 02/09/2010, foi a vez de uma moça, irmã de um apenado que cumpria pena na Penitenciária, ser presa em flagrante de posse de 516g de crack que adquirira de traficante uruguaianense. A droga estava sendo levada para Alegrete. Esta investigação permitiu à PF obter elementos que levaram ao início de outras investigações que culminaram com a prisão de diversos traficantes estabelecidos em Uruguaiana, além de terem permitido identificar e prender, no dia 01/03/2011, o alegretense J.C.S.I., de posse de mais de 14 Kg de CRACK, adquiridos na fronteira do Brasil com o Paraguai. Suspeita-se que J.C.S.I. era um dos grandes responsáveis pelo fornecimento de crack para traficantes de Uruguaiana e região. Diante de todos estes fatos, a Justiça Federal deferiu a expedição de Mandados de Prisão Preventiva que resultaram na operação de quinta-feira. A PF, como de praxe, “preservou” os nomes dos presos, despertando a curiosidade ainda maior dos uruguaianenses. Como a sociedade merece saber quem de fato oferece perigo, o serviço de investigação do Jornal CIDADE foi a luta e conseguiu com exclusividade a identificação de cada um dos suspeitos de tráfico de drogas. São eles: ALTINO MADEIRA, LUIZ FELIPE ALMEIDA FERREIRA, VALTER CORREA LOPES RODRIGUES, RAFAEL FLORENCIO CANTO, FERNANDO GABRIEL PONTES MENEZES, LUIZ GUSTAVO LARRÉ, ANISIO CÉSAR DA SILVA GEDEL E RODIMAR NUNES DE MELLO. As fotos estão na edição de ontem.

Sábado decisivo para o Uruguaiana

Acontecerá neste sábado, no Estádio Joal de Lima e Silva (estádio da baixada), a 4º Rodada da 2º fase do Campeonato Gaúcho Juniores. A equipe do Esporte Clube Uruguaiana enfrentará a equipe do Cerâmica Atlético Clube, ambas estão entre as oito melhores equipes do estado na sua categoria e estão disputando uma vaga direta para as finais desta competição. Com uma vitória em casa e duas derrotas fora, a equipe Jalde Negra necessita de uma vitória neste sábado para dar um passo importante na classificação da equipe. Assim, o E.C. Uruguaiana necessitará da presença do maior número de torcedores para levar o time para mais uma vitória. O time do Uruguaiana é o único da competição que venceu todos os jogos em casa e é o time que tem maior média de público em casa no campeonato. O jogo terá início às 15h.