sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Com 90% dos registros julgados TRE registra somente dois indeferimentos

O Tribunal Regional Eleitoral já julgou 949 processos dos 1.068 pedidos de registro de candidaturas para as Eleições de 2014, totalizando 90 % dos pedidos. Os julgamentos tiveram início na semana passada e, até o momento, apenas duas candidaturas não foram deferidas pelo Tribunal.
O primeiro caso ocorreu envolveu Amanda Silveira Borges Dutra, do Partido Comunista do Brasil (PC do B) cujo pedido integrava a nominata da Coligação Mais Desenvolvimento, Mais Conquistas (PTB/PCdob/PR/PPL/PROS/PTC). Amanda concorreria a vaga na Câmara Federal, mas não possui condição de elegibilidade, pois não tem a idade mínima para concorrer ao cargo, que é de 21 anos. 
Já nesta terça-feira, o Tribunal indeferiu por unanimidade o pedido de candidatura Nataly Christine de Castro Oliveira, que também havia se registrado para disputar o cargo de deputada federal, porém, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo entendimento unânime da Corte Eleitoral, a postulante não conseguiu comprovar a regularidade de sua filiação partidária.
Entre os pedidos, foi julgada, e deferida, mais uma chapa para a disputa ao governo do Estado, da Frente de Esquerda (PSTU/PSOL), composta por Carlos Roberto de Souza Robaina (governador) e Gabrielle da Silva Tolotti (vice-governador). 
O deputado estadual Frederico Antunes, que mais uma vez quer a reeleição ainda não teve sua candidatura deferida e aguarda julgamento. José Clemente também aguarda julgamento. O ex-vereador concorre também a uma vaga na Assembleia.

Uruguaiana sedia Pólo Regional de Esportes


Foi oficialmente implantando em Uruguaiana, na tarde desta terça-feira, 29/7, o Pólo Regional de Esportes. A Prefeitura pleiteava a instalação desde 2013, quando apresentou a proposta à Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). Trata-se de um convênio entre a Fundergs e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O Pólo funcionará nas dependências da Faculdade.
As negociações tiveram início em agosto do ano passado, quando o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado pelo secretário Vicente Majó da Maia, apresentou à Fundação o projeto de criação de coordenadorias de esporte nas regiões do Estado, buscando a descentralização da Fundergs. “Para se fazer um curso de capacitação, apresentar um projeto em busca de recurso, ou qualquer outra coisa relacionada, havia a necessidade de ir à Porto Alegre, tratar do assunto diretamente na Fundergs. Então elaboramos e apresentamos o projeto de criar algo como coordenadorias regionais, assim como há na Educação e na Saúde, por exemplo”, explica. Ao analisar o projeto, a Fundação entendeu que uma boa saída seria a implantação de pólos regionais – com o Pólo Uruguaiana são sete espalhados pelo Estado. As cidades de São Gabriel e Alegrete também pleiteavam a instalação, mas Uruguaiana acabou contemplada, com insistentes pedidos do Prefeito e do Secretário de Esporte e Lazer.
A importância da implantação é destacada em vários aspectos, mas os principais mencionados pelo Prefeito e pelo secretário Vicente da Maia são a capitação de recursos, tanto junto à Fundergs quanto oriundos da Lei Pró-Esporte, e a capacitação. Para que ambos os procedimentos fossem realizados, era necessária a ida até a capital por várias vezes ao longo do processo. Com a implantação, esse procedimento não só fica desnecessário, mas também Uruguaiana passa a receber aqui as demandas das cidades da região, aproximando assim a Fundação e a secretaria estadual de Esporte e Lazer dos municípios da Fronteira Oeste.

Prefeito quer contratar veterinários para o Colégio Agrícola


O Poder Executivo deve contratar dois médicos veterinários para atuar como instrutores técnicos no Colégio Agrícola. O projeto de lei que autoriza as contratações foi assinado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider nesta terça-feira, 29/7, em despacho com o secretário Wilson Mateo Dornelles e com o servidor Leônidas Jaques, da secretaria de Administração, responsável pela elaboração do projeto.
As contratações são temporárias e tem a validade de seis meses, podendo ser prorrogadas pelo mesmo tempo. O chamamento dos profissionais deve ocorrer com base me processo seletivo simplificado já realizado pela Prefeitura e devem ser chamados os dois primeiros colocados.
Além da contratação dos dois novos profissionais, o município busca a prorrogação por seis meses do atual quadro de servidores. O concurso público para contratação do quadro funcional definitivo da instituição de ensino profissionais ainda não foi realizado e não há previsão de data. 
Atualmente, o Colégio Agrícola conta com três instrutores agrônomos, um instrutor veterinário e um na área de informática.

Schneider apresenta projeto de contenção em reunião estadual


O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Ralações Federativas, Jorge Branco, recebeu em Porto Alegre, os prefeitos dos municípios da Fronteira Oeste atingidos pela cheia do Rio Uruguai – entre eles Luiz Augusto Schneider – para realização da primeira reunião preliminar de trabalho entre municípios da Fronteira Oeste para elaboração do plano estadual de prevenção às cheias, que será enviado ao Governo Federal. De acordo com ele, um desdobramento da reunião realizada em Uruguaiana, quando a presidente Dilma Rousseff esteve por aqui. Além de Schneider estiveram presentes os prefeitos Gil Marqueds Filho, de Itaqui; Farelo Almeida, de São Borja; Erasmo Guterres, de Alegrete; Roque Montagner, de São Gabriel; Carlos Cardinal, de Garruchos e Luís Antonello, de Rosário do Sul; e ainda Mari Perusso (Assessoria Superior do Governador), Flávio Hellman (Casa Civil), Zelmute Marten (Conselhão), major Ari Ferreira, chefe de gabinete da Defesa Civil do Estado, além de diretores da Secretaria de Planejamento.
Projeto de contenção
Schneider embarcou para Porto Alegre levando o mesmo projeto de contenção que apresentou à presidente Dilma Rousseff quando ela esteve no município. Durante a reunião, apresentou o projeto ao Secretário e demais presentes. Projetado em meados dos anos 1980, o projeto está passando por adequações a fim de que se torne moderno e atualizado. Ele prevê a construção de um dique, que solucionaria definitivamente a questão no município. “Retomamos este projeto porque hoje a cidade tem outro porte e estamos recebendo um olhar diferenciado dos governos para recuperar, preservar e também propiciar o avanço do Plano Diretor do município de maneira adequada”, disse ele.
Além da prevenção e combate às cheias, com ações como drenagem, foi discutido ainda o conjunto de medidas que dão continuidade às ações coordenadas pelo Estado em conjunto com os municípios para atendimento às famílias atingidas e restabelecimento dos serviços essenciais. De acordo com Mari Perusso, para a elaboração do plano estadual de prevenção às cheias serão promovidas quatro reuniões nas regiões atingidas: na Fronteira Oeste, Missões, Norte e Central.
A primeira acontece na próxima segunda-feira, 4/8, na Prefeitura de Uruguaiana e, deve reunir representantes do Executivo estadual, prefeituras, Coredes e Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas.
Também está em andamento a elaboração do Plano de Trabalho, que também será apresentando ao Governo Federal, buscando a liberação de recursos para reconstrução de infraestrutura – como ruas, estradas e pontes – e reconstrução de moradias – desde que fora da zona de perigo de enchente.

Samu terá medicamento que pode reduzir em 17% mortes por infarto

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão a contar com medicamentos trombolíticos, que podem diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. A portaria que incorpora o tenecteplase deverá ser publicada nos próximos dias.
O ministro da saúde, Arthur Chioro, que assinou a nova norma, ressaltou que as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil. Segundo o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, o tenecteplase é um medicamento aplicado de forma muito simples. Mesmo assim, as equipes serão treinadas.
“O infarto é a obstrução, o entupimento da artéria coronária, a artéria do coração. A partir do momento em que a artéria entope, o músculo do coração para de funcionar, o coração para de funcionar e a pessoa pode ter uma parada cardíaca. Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora, e o coração volta a ter circulação e não há parada cardíaca”, explicou Fogolin. 
Segundo Fogolin, se o sistema de atendimento levar menos de uma hora para desobstruir a artéria do paciente, há 15% de risco de morte. Caso a desobstrução ocorra em até duas horas, o risco de morte pode dobrar. Fogolin citou estudos segundo os quais cidades que usam esse medicamento no sistema móvel de atendimento podem reduzir em até 17% o número de mortes por infarto. Quando o paciente escapa da morte depois de um infarto, ele ainda pode ficar com sequelas, como insuficiência cardíaca, devido à perda de um músculo cardíaco, situação que o trombolítico também pode evitar. Todas as ambulâncias do Samu que tenham médicos, e até mesmo embarcações e o atendimento aéreo da rede pública de municípios que aderirem ao sistema receberão verba para comprar o medicamento. Algumas prefeituras já usam o tenecteplase, mas, com a publicação da norma no Diário Oficial, o Ministério é que vai financiar o uso para as secretarias de Saúde que aderirem.

Novo sistema agiliza atendimento da Sema

Visando melhorar o atendimento aos cidadãos, a secretaria de Meio Ambiente (Sema) implantou um, novo sistema de informática, mais moderno e ágil. A implantação ocorreu há dois meses e, de acordo com o secretário Francisco Robalo já apresenta bons resultados.
Além do Sistema Sysnova, que foi implantando, a empresa Sysnova Informática Ltda desenvolveu treinamento para todos os servidores: equipe técnica, assessoria técnica e fiscais ambientais.
Entre os benefícios, o secretário destaca a maior agilidade, em especial, nos licenciamentos ambientais. Outra questão ressaltada por Robalo é a facilidade no controle e acompanhamento dos mesmos. Para o Secretário, o resultado é positivo e o funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente melhorou consideravelmente, mesmo que alguns servidores ainda estejam se familiarizando com o novo sistema.

80% do condomínio Salvador Faraco está concluído


As obras no conjunto habitacional Salvador Faraco seguem sendo realizadas. O condomínio terá 357 casas de dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, que integram o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. De acordo com o secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, cerca de 80% do projeto já está concluído.
Beneficiados
As inscrições para este projeto já foram encerradas e a lista de pré-seleção já foi encaminhada à Caixa Econômica Federal para avaliação. 
Como o projeto tem por objetivo facilitar a compra da casa própria somente podem participar quem ainda não possui imóveis. Para garantir, será exigida a certidão negativa de registros de imóveis, tanto do candidato titular quanto do cônjuge e ainda será feita uma busca no sistema da Prefeitura Municipal.
Outros dois projetos já estão em fase de projeto, um na União das Vilas e outro na Chácara das Pêras.

Rede Vivo vai embora deixando desemprego


A 6ª maior rede de supermercados do País, a Rede Vivo encerra suas atividades em Uruguaiana no próximo sábado. O fechamento da loja foi confirmado na tarde de ontem, sendo que os produtos ainda existentes nas prateleiras serão levados para outras lojas da rede, localizadas em outros municípios. 
Inaugurada em 1 de julho de 2010, a loja localizada na Avenida Santos Dumont contava à época de sua chegada, com 180 funcionários. Atualmente, 20 pessoas integram a equipe da loja e todos ficarão sem seus empregos a partir do dia 2 de agosto. 
A Rede chegou a Uruguaiana com a proposta de venda em atacado e varejo, porém o atacado foi combatido imediatamente pela rede de supermercados Baklizi que ao instalar uma loja a poucas quadras da Vivo, evidenciou as fragilidades do mercado e da administração que ao não atingir o “coração” e o bolso dos uruguaianenses, foi dando visíveis sinais de fracasso. 
Já no segundo ano de seu funcionamento no município, boatos do fechamento já se espalhavam, principalmente em função da demissão simultânea de funcionários. A área de mais 3.500m² ocupada por poucos funcionários e prateleiras afastadas soma-se ao estacionamento de mais de 10.000m² ocupado quase que somente por táxis e veículos dos funcionários.
A Rede Vivo deixa Uruguaiana com 20 novos desempregados e a impressão de que não entendeu as necessidades da cidade e a importância de estar mais próxima a população. Vale destacar que praticamente todos os funcionários residem nos bairros próximos á loja, onde economia sofrerá impacto negativo.

Projeto aumenta pena para agente que permitir acesso de preso a celular

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6701/13, do deputado Fabio Reis (PMDB-SE), que aumenta a pena para o diretor de penitenciária ou agente público que deixar de cumprir seu dever de vedar o acesso do preso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.
Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) prevê detenção de três meses a um ano para esse crime. 
A proposta prevê pena de reclusão de dois a quatro anos mais multa. Para o autor do projeto, a pena prevista hoje é “irrisória”. “Essa modalidade de crime não é uma ação de menor potencial ofensivo”, afirma Fabio Reis. 
“O acesso de presidiários à comunicação fragiliza a punibilidade e põe toda a sociedade em perigo, já que criminosos de alta periculosidade, apesar de cumprindo pena, estão livres para comandar suas facções criminosas de dentro do presídio”, complementa.

Presídios investem em melhorias

Uma parceria do Presídio Estadual de Cerro Largo com o Conselho da Comunidade de Cerro Largo e o Poder Judiciário local viabilizou o início das obras na casa prisional. 
A reforma consiste na restauração da parte estrutural, elétrica e pintura das cinco celas, corredor e cozinha geral. A obra, com previsão de término para agosto, foi custeada com recursos do Poder Judiciário. 
Já no presídio Estadual de Cacequi, as melhorias foram realizadas com recursos da Susepe, mas também contam com mão de obra prisional.
A reforma, concluída neste mês, consistiu na restauração da rede elétrica e hidráulica, pintura da galeria e das celas, substituição das camas de ferro e madeira das celas, por camas de concreto e colocação de novas lâmpadas de emergência.

Homem é preso após assalto

Um homem foi preso por volta das 19h30min de terça-feira, após assaltar um homem em via pública. 
O fato ocorreu na Rua Dr. Maia, onde a vítima foi abordada em via pública. 
Após o assalto, o bandido escondeu-se no pátio de uma casa, dentro da casa do cachorro, onde foi flagrado pela Polícia. 
O bandido continua na Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Três em dez policiais no Brasil ‘já sofreram abusos na própria polícia’

Um estudo realizado com cerca de 20 mil policiais em todo o Brasil revelou que quase 30% deles já foram vítima de abusos físicos ou morais em suas instituições – parte deles, durante o treinamento policial.
Segundo especialistas, a violência dentro das instituições policiais colabora para que os agentes da lei reproduzam esses abusos contra setores menos favorecidos da sociedade.
O levantamento, Opinião dos Policiais Brasileiros sobre Reformas e Modernização da Segurança Pública, foi feito por pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública entre junho e julho deste ano por meio de um questionário eletrônico.
Segundo o documento, 28% dos policiais pesquisados disseram ter sido “vítima de tortura em treinamento ou fora dele” e 60% afirmaram ter sido desrespeitados ou humilhados por superiores hierárquicos.
“Se o policial sofre com a violência internamente, ele vai reproduzi-la na sociedade”, afirmou Rafael Alcadipani, especialista em estudos organizacionais da FGV.
Ele disse que é preciso entender essa cifra em um contexto policial que muitas vezes preza a violência na formação de seus agentes.
“Você precisa de alguns grupos específicos de policiais mais duros para lidar com conflitos, mas a maior parte do policiamento não vai lidar com essa realidade, eles vão lidar com desentendimentos entre vizinhos e brigas de casais, por exemplo.”
Segundo a pesquisadora Camila Nunes Dias, da Universidade Federal do ABC e associada ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), as humilhações praticadas por superiores contra policiais podem influenciar a forma com que esses agentes lidam especialmente com as camadas menos favorecidas da sociedade.

Abigeatários são presos em flagrante

Dois homens foram presos na Vila Julia pela Brigada Militar, durante uma tentativa de roubo a uma leitaria. 
O proprietário do estabelecimento que ali funciona foi avisado da invasão dos bandidos por populares, e acionou então a Brigada Militar. Uma guarnição chegou a tempo de prendê-los em flagrante.
Durante a ação, os dois bandidos tentavam derrubar a cerca utilizando os próprios animais, duas vacas, uma delas já laçada, para retirá-los da propriedade.
Após a lavratura do flagrante, foram conduzidos à Penitenciária Modulada.

Jovem é esfaqueado no João Palo II

Um jovem foi vítima de tentativa de homicídio na madrugada de terça-feira, no Conjunto Habitacional João Paulo II. 
A Brigada Militar foi acionada por populares, que após ouvirem os gritos de socorro, não hesitaram em chamar ajuda. 
Ao chegar ao local, os policiais encontraram um rapaz deitado ao solo, de costas e sangrando muito. Encaminhado ao Pronto Socorro, o jovem foi submetido a cirurgia. 
Segundo testemunhas, o autor dos golpes foi o sujeito conhecido como “Chuck”. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

Nem Deus está livre

Uma igreja foi arrombada na Anita Garibaldi na noite de terça-feira. O registro foi pela Brigada Militar. Segundo o responsável pelo prédio, ao ouvir barulhos na madrugada foi ver o que acontecia, se deparou então com a porta dos fundos aberta. Do interior os bandidos levaram um ventilador de parede. A Brigada registrou no boletim de ocorrência os nomes dos suspeitos.

PRF prende colombiano acusado de explodir caixas eletrônicos


A Polícia Rodoviária Federal efetuou uma importante prisão na tarde de segunda-feira. Trata-se de um sujeito de nacionalidade colombiana, de 20 anos, cuja prisão foi solicitada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O sujeito é acusado de formação de quadrilha, explosão e roubo de caixas eletrônicos. Suas ações foram praticadas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. 
Depois de apresentado na Delegacia de Polícia Federal, o sujeito foi encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana.

43% dos policiais no Brasil ainda são a favor da morte de ‘bandidos’

Em virtude da realização do 8° Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que ocorre entre em São Paulo, o colegiado divulgou na quarta-feira (30) uma pesquisa nacional feita com agentes de segurança de vários estados do Brasil.
Segundo a pesquisa, quase metade dos 21 mil policiais e agentes de segurança que responderam o questionário ainda são a favor da velha filosofia do “bandido bom é bandido morto”.
Na pesquisa, 43,2% dos agentes de segurança disseram ser favoráveis que o policial que mata criminoso seja inocentado pela Justiça e ainda receba premiação pelo ato.
O número é bastante preocupante, de acordo com o presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima. Ele diz, contudo, que os valores também sinalizam que está havendo mudança de cultura dentro das corporações policiais brasileiras:
“Apesar de ser um grupo grande, precisamos pegar o dado que 57% dos policiais são contra essa filosofia. A maioria está sinalizando que não concorda mais com essa ideia. É sinal que algumas batalhas foram vencidas internamente. Agora temos condições de discutir Direitos Humanos com as corporações, porque a pesquisa aponta justamente que a maioria reconhece que isso é um problema e os policiais não têm o mandado para matar. A Constituição não outorga isso às Polícias e é preciso que os crimes sejam levados à Justiça, para que ela faça a punição pela lei”, justifica Renato Sérgio de Lima.
Para Lima, é preciso trabalhar e liderar um processo em que o Ministério Público e a Justiça também sejam agentes da mudança de cultura total entre as várias polícias do País.

RS tem o maior número de leitos hospitalares por habitante


O Rio Grande do Sul é o estado que oferece o maior número de leitos hospitalares por habitante para internação em todo o Brasil. De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo DataSUS, sistema do Ministério da Saúde, o Estado atingiu, no último mês, o índice de 2,82 leitos de internação por mil habitantes, o maior em proporção à população entre todos os estados brasileiros. No total, o número de leitos de internação públicos e privados, sem contabilizar os complementares (de UTI, de isolamento e cuidados intermediários), chegou a 31.554, sendo 22.002 pelo SUS.
A liderança do Rio Grande do Sul é seguida do Rio de Janeiro (com 2,73 leitos a cada mil habitantes), Goiás (2,69) e Paraná (2,56), conforme ranking em anexo. A ampliação do número de leitos hospitalares no Estado foi possibilitada com o incremento de 1.021 leitos já disponíveis aos usuários do SUS, distribuídos em hospitais da região metropolitana e do interior do RS.
Junto aos novos leitos, entre convênios e incentivos de cofinanciamento, o Governo do Estado repassou mais de R$ 1,7 bilhão às instituições, com um esforço conjunto para superar a crise financeira dos hospitais filantrópicos, que respondem por mais de 70% do atendimento pelo SUS no estado. “Implantamos uma estratégia que enfrenta os chamados vazios assistenciais, com a instalação ou ampliação de novos hospitais no interior, e com o fortalecimento das redes de atendimento especializado”, explica a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes.
Com a destinação de 12% da receita líquida estadual para investimentos em Saúde, o Governo do Estado intensificou também a aplicação de recursos na criação de redes regionais de atenção à saúde, como as Redes de Atenção Psicossocial, Rede de Urgência e Emergência, Rede Cegonha e Rede Saúde da Pessoa com Deficiência. “Os hospitais têm papel fundamental nestas redes: são responsáveis por procedimentos de média e alta complexidade, em uma sequência integrada de cuidados e, pela relevância de sua contribuição, têm recebido atenção especial da gestão pública”, ressalta Sandra. No Rio Grande do Sul, a ampliação do financiamento estadual, a fixação de contratos e o cumprimento rigoroso do repasse de recursos para o custeio do funcionamento são medidas que sanearam financeiramente as instituições. Região Metropolitana - Para enfrentar o desafio da grande demanda que chega a Porto Alegre e mantém alta a ocupação de leitos e serviços no município, a Secretaria Estadual da Saúde trabalha na criação de um cinturão assistencial na região metropolitana, a fim de cercar a capital com hospitais ampliados e qualificados. Parte importante desta iniciativa são os mil novos leitos que serão ofertados na região do Vale do Gravataí, nos próximos dois anos, a partir de convênio firmado com a Fundação Universitária de Cardiologia.
O chamado cinturão inclui também a qualificação e ampliação dos hospitais de Taquari, Montenegro, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara e São Jerônimo, que já contam com mais recursos do Estado. Complementa o conjunto de ações, a rede de assistência hospitalar integrada que será instalada na Costa Doce, com a ampliação de estabelecimentos nos municípios de Guaíba e Barra do Ribeiro.

Sisutec: Matrícula dos convocados na 1ª chamada encerra amanhã

Os candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula até sexta-feira, 1º de agosto, diretamente na instituição de ensino que oferece o curso. A segunda chamada da seleção está prevista para 5 de agosto.
Para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em 466 municípios de todas as unidades da Federação. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.
Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país.

Arte Sesc promove série de eventos culturais em Uruguaiana

Cinema, teatro e exposição artística integram a programação 
O mês de agosto será marcado por uma série de eventos culturais em Uruguaiana, promovidos pelo Arte Sesc. O destaque do mês é a Mostra Encontro com o cinema Alemão, com estreia em 29 de julho, que terá exibições de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha. Com entrada franca, os filmes serão exibidos entre 1° e 30 de agosto, no Cinema Sesc Uruguaiana (R. Flores da Cunha, 1984).
Por meio de uma parceria entre o Sesc e o Goethe- Institut, foram disponibilizados 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental, como Yella; Todos os outros; O que permanece e Bem-vindo à Alemanha. A Segunda Guerra Mundial também é tratada no longa 4 dias em maio, bem como a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país, retratada em Sonnenalle; Berlin is in Germany; A vida é um canteiro de obras; Nenhum lugar para ir e Adeus Lenin!. 
Até 5 de agosto, também pode ser conferida a Mostra Uruguaianense de Artes, em exibição no SESC Uruguaiana (R. Flores da Cunha, 1984). A mostra apresenta o resultado do último ano de trabalho realizado pelos alunos da Oficina de Desenho e Pintura Realista, promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, que teve como orientador o Docente Hermes Alejandro Arnutti dela Porta. Na Oficina, foram desenvolvidas e aprofundadas noções de desenho, cor, forma e volume; aplicando-os na pesquisa de diferentes técnicas e materiais e na busca de cada aluno por uma linguagem estética original e única.
Já no dia 26 de agosto, o Arte Sesc promove o espetáculo teatral A casa das especiarias, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (R. XV de Novembro, 1844), às 20h. A peça, apresentada pela companhia Terpsí Teatro de Dança, é um convite a novas experimentações. Cenário e figurino contam com produtos reciclados e da biodiversidade, manejados tradicionalmente por artesãs agricultoras e pescadoras do Rio Grande do Sul. A casa das especiarias instiga o espectador a envolver-se em experimentações despertadas inicialmente pelo olfato e paladar, em um espaço repleto de cheiros, sabores, amores e dores. Ingressos antecipados podem ser adquiridos junto à Unidade do Sesc, a R$ 5,00 para Comerciários e dependentes com Cartão Sesc, professores, estudantes e idosos; R$ 8,00 para Empresários com Cartão Sesc, dependentes e funcionários municipais; e R$ 10,00 para público em geral.

Painel Ed.2325

Poste em foco
Além da obra de implantação da iluminação na região do Porto Seco Rodoviário, Schneider determinou também a recuperação da iluminação do trecho da BR 472até o campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os postes já foram licitados. Segundo um assíduo “opinador” de gabinete, e “elogiador” em redes sociais, a licitação contempla a necessidade de postes, menos um.

Soberba
A grande sacada de Henry Ford não foi apenas a linha de montagem. De que adianta produzir carros, se ninguém comprar? Já os arrozeiros daqui querem tratamento especial, pois a sua peonada, graças a eles, seria o esteio da economia. Esquecem que, sem consumidor, a lavoura apodreceria no campo.

Carnaval
Tudo indica que o carnaval tem novo rei. Seguindo a cartilha do rei Jajá, o rei Zazádiz que já está tudo articulado com as “irmãs” para que aquele que jogou o carnaval na bancarrota, embolsando R$ 160 mil, continue a frente da farra. Como o fulano é azul, até a rainha Dada está apoiando. Essa farra está acabando com a farra.

Novo horário
A Biblioteca Municipal está com novo horário de funcionamento. Agora, ela abre das 8h às 18h sem fechar ao meio dia, de segundas às sextas-feiras. Aos sábados e domingos, a Biblioteca abre das 17h às 21h.

Brique na Praça I
Neste domingo, 3/8, haverá a primeira edição do Brique na Praça. Organizado pelas secretarias de Cultura e de Indústria e Comércio, o evento reúne feira de artesanato, colecionadores, e participantes de eventos culturais.

Brique na Praça II
O evento acontecerá mensalmente, sempre no último domingo de cada mês, na Praça Barão do Rio Branco, das 16h às 19h.

Santiago
Está em andamento até o dia 15 de agosto a exposição “Estância Santiago – a mais antiga da Fronteira Oeste”, no Museu Raul Pont. A exposição traz 44 fotos coloridas com textos.

Teatro I
Agosto terá a apresentação do espetáculo teatral ‘A casa das especiarias’, no teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento acontece às 20h de 26/8, e é apresentada pela companhia Terpsí de Dança.

Teatro II
O cenário e figurino contam com produtos reciclados, manejados tradicionalmente por aetesãs agricultora e pescadoras do Rio Grande do Sul. Os ingressos variam entre R$ 5 (para comerciários e dependentes com cartão Sesc, professores, estudantes e idosos) e R$ 10 (público em geral).

Servidor
Na ânsia de resolver o problema de varrição das ruas da cidade, o prefeito Schneider cometeu um erro estrondoso. O ânimo do funcionário público é incomparável do funcionário privado. A nomenclatura já diferencia: um é servidor, outro é trabalhador. No caso dos varredores, a sujeira já atesta a desídia, mas basta observá-los pra ver o comprometimento. Já imaginou após o estágio probatório?

Lobby I
O réu na ação judicial sobre desvio de dinheiro do Detran, lobista, e deputado estadual nas horas vagas, Frederico Antunes, visitou o Luiz Schneider na última terça-feira. Seu novo cliente é a Azul Linhas Aéreas.

Lobby II
Antunes defende o interesse da aérea, e quer que o município banque a brigada de incêndio, necessária para que a empresa privada venda passagens aéreas aos Uruguaianenses. Será que está sobrando dinheiro no caixa da Prefeitura?

Esporte
Acontece nos dias 30 e 31 de agosto a segunda edição do 30 horas de Esporte. O projeto reuniu cerca de sete mil pessoas na primeira edição, com 27 modalidades de esporte e lazer.

Rock
Acontece nos dias 30 e 31 de agosto a I Mostra Uruguaianense de Rock. O evento será realizado na Concha Acústica do Parque Dom Pedro II, das 19h30min às 21h30min. O evento terá entrada franca.

Innovare I
O Projeto Renascer, da 1ª Vara Criminal de São Borja, é um dos concorrentes ao Prêmio Especial do Prêmio Innovare de 2014. Desenvolvido há mais de dois anos no Presídio Estadual da cidade, o programa objetiva reduzir e auxiliar no tratamento da dependência química de apenados.

Innovare II
O projeto é coordenado pela juíza Valéria Eugênia Neves Willhelm e conta com o apoio de assistentes sociais, psicólogos, médicos e enfermeiros do Hospital Ivan Goulart. As atividades incluem reuniões, palestras, dinâmicas de grupo, atividades de cultura e lazer e, quando necessário, utilização de medicamentos prescritos por psiquiatras.

Retomada
A Comissão Organizadora do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai se reúne hoje, 31/8, às 18h30min na sede da secretaria de Cultura (Rua Duque de Caxias, 1700), para mais uma reunião de trabalho.

Mostra I
Segue até a próxima terça-feira, 5/8, a Mostra Uruguaianense de Artes, no Sesc Uruguaiana. A mostra apresenta o resultado do último ano de trabalho realizado pelos alunos da Oficina de Pintura Realista da secretaria de Cultura.

Mostra II
Com entrada franca, a Mostra pode ser visitada das 7h às 22h de segunda a sexta e das 8h às 12h e das 14h às 19h aos sábados. Também estão disponíveis visitas de escolas mediante agendamento.