sexta-feira, 24 de maio de 2013

Erosão bloqueia a ponte de Uruguaiana por 2 dias

O rompimento de uma adutora de captação de águas na margem argentina do Rio Uruguai provocou a interrupção, no final da manhã de hoje, do livre trânsito entre o Brasil e Argentina pela ponte internacional Getúlio Vargas/Agustín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres. A água captada pela adutora causou erosão na cabeceira do lado argentino, varrendo completamente a sustentação de parte da estrutura daquele lado. 
Por volta das 12h de hoje, a Polícia Rodoviária Federal bloqueou a travessia no sentido Brasil/Argentina, contudo, ainda é permitido o tráfego no sentido oposto, possibilitando o retorno de brasileiros que se encontravam na Argentina. 
A previsão é de que as obras na adutora, e a recomposição do terreno afetado, demorem 48 horas, quando então será reestabelecida a ligação rodoferroviária entre os dois países.
A interrupção afeta diretamente as operações de transporte  rodoviário internacional, principal modal utilizado pelas empresas nas operações comerciais entre os dois países.