quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ed. 2633 - Polícia indicia cinco "mascarados"


Aqui você lê a edição digital completa...
  1. Jornalismo substantivo
  2. Agendamento
  3. Trazabilidad Animal
  4. PAC HB
  5. CineSesc
  6. Iorf
  7. Fotógrafo I
  8. O vice I
  9. O vice II
  10. Convenção I
  11. Gira I
  12. Gira II
  13. Gira III
  14. Baita troço
  15. Limpeza
  16. Chegamos ao limite do limite
  17. Câmara está em recesso até dia 31
  18. Recuperação da VRS 834 começa ainda em agosto
  19. Jussara propõe regulamentação de flanelinhas
  20. Operação padrão provocou filas no Porto Seco
  21. Paralisação do Detran prejudica a comunidade
  22. Segurança na fronteira será reforçada a partir de hoje
  23. Ponte Internacional receberá investimentos para receber Corredor Bioceânico
  24. Farsul apresenta resultado das cultivares de soja 2015/2016
  25. IIPR tem maior alta em 46 meses
  26. Rio Grande do Sul está livre da peste suína clássica
  27. Circular do BNDES deve destravar renegociação de investimentos do setor arrozeiro
  28. Cinco indiciados por posse de arma de fogo, tortura e formação de milícia
  29. Preso acusado de atirar em PM nas Áreas Verdes
  30. Polícia Federal faz operação contra câmbio ilegal
  31. Prisão preventiva manterá flanelinha assassino na cadeia
  32. Assalto I
  33. Assalto II
  34. Assalto III
  35. Assalto IV
  36. Alunos que farão o Enade devem ser inscritos até 7 de agosto
  37. IF Farroupilha e Unipampa firma Acordo de Cooperação
  38. Governo transfere para instituições privadas as despesas com bancos
  39. Senado abre consulta pública sobre programa ‘Escola sem Partido’
  40. Escolas têm sessões temáticas de cinema para escolas de Uruguaiana
  41. Drama japonês será exibido neste final de semana pelo projeto CineSesc
  42. Novo livro promete atrair milhares de leiltores10 dicas para cuidar melhor das suas orquídeas
  43. Fê Paes Leme é atacada por programa que mal começou
  44. Eliana renova contrato por mais três anos com o SBT
  45. Malhação
  46. Êta Mundo Bom
  47. Haja Coração
  48. Velho Chico
  49. Santo revela que Luzia casou grávida

Gauchão em boas mãos: Celemaster lidera a competição estadual


Ao todo, o roteiro da Celemaster para buscar as duas vitórias obtidas no final de semana conseguiu cumprir 1.611 quilômetros pelo território gaúcho em menos de 48 horas, visando cumprir a tabela de jogos do Campeonato Estadual Feminino. Melhor do que percorrer essa distância toda foi a conquista alcançada em dois jogos e o reflexo disso na tabela de classificação da competição.
Além dos seis pontos trazidos na bagagem, as meninas de Uruguaiana também voltaram líderes da competição apesar de dividirem o primeiro lugar com a MGA Games. No desempate, melhor das gurias da fronteira, com melhor saldo de gols após derrotarem ACBF, no sábado (16), e ASSAF, no domingo (17).

Carlos Barbosa
A primeira partida do final de semana foi de muita tensão, nervosismo e superação. Após saírem atrás no placar, a marca da reviravolta ainda se deu a partir do primeiro tempo. Nesse momento, já se tinha o nome do jogo: a goleira Jéssica, da Celemaster. Com uma atuação impecável de sua arqueira, a Celemaster achou forças para quebrar um antigo tabu: jamais havia vencido as adversárias a serra gaúcha. A equipe laranja largou na frente, com um gol de Pâmela, aos 13min20seg de jogo. Porém, ainda na primeira etapa, numa jogada entre Lorena e Dani Souza, a fixa-artilheira Dani Fleitas recebeu a bola e empatou para a Celemaster, aos 17min51seg.
Mesmo com o empate, a ACBF foi melhor na primeira etapa, com mais concentração e foco de suas jogadoras. Nesse momento, o jogo passou pelas mãos da goleira Jéssica com defesas incríveis, contendo o ímpeto do time da ACBF.
No segundo tempo o jogo foi diferente. Com o retorno à quadra da baiana Lorena, ela conseguiu levar vantagem nas jogadas sobre sua marcadora. Desse modo, a Celemaster abriu espaços e chegou com mais força ao gol de suas adversárias. Aos poucos as chances de gol foram criadas. Aos 8min49seg, mais uma vez Lorena se desvencilhou da marcação e chutou para marcar 2x1, na virada da equipe de Andrezinho. A partir da daí, com o uso da goleira-linha pela ACBF, a Celemaster ditou o jogo, concluindo ainda mais a gol, até com bola na trave. O golpe final aconteceu faltando apenas 38 segundos para o final do jogo, em uma jogada da goleira Jéssica. Ela bateu forte e superou a defesa da ACBF fechando o placar em 3x1.
Esta foi a primeira vez que a Celemaster venceu a ACBF em seus domínios. Com isso, mais um tabu acabou caindo no final de semana.
Celemaster (3): Jéssica, Dani, Lorena, Dani Souza e Simone. Ainda jogaram Becha, Victória, Juliana e Francieli.
Técnico: Andrezinho.

Supremacia total no domingo à noite
Ainda comemorando a queda de uma marca em Carlos Barbosa, a Celemaster chegou a Augusto Pestana para enfrentar a frágil equipe da ASSAF. Com apenas sete jogadoras no elenco, o time da região missioneira não fez frente à equipe da fronteira.
O técnico Osmar Lúcio de Campos organizou uma equipe para não perder de muito face a limitação técnica e de plantel. Mas foi inevitável o que aconteceria ao longo do jogo. Com um grande apetite de gols, a Celemaster foi para cima da ASSAF desde o segundo iniciais. Porém, o primeiro gol surgiu apenas aos 2min38seg com Becha. Ela voltaria a marcar ainda outras nove vezes, isolando-se na artilharia da competição.
Além disso, a imposição tática da equipe de Uruguaiana deu uma maior força ao time que chegou com facilidade a 12x0 ainda na primeira etapa.
Exercendo um poder de posse de bola ainda maior na fase final do jogo, a Celemaster marcou outros 20 gol, chegando ao placar final de 32x. Além de Becha, ainda marcaram Lorena (03), Dani Sousa (03), Simone (05), Juliana (02), Franceline (03), Shântala (03), Dani (01), Maninha (01) e Victória (01). Com a goleada, a Celemaster assumiu a liderança da competição no desempate com saldo de gols, 52 contra 38 da MGA Games de Caxias do Sul. Em pontos, as duas equipes alcançam 18 pontos em sete partidas.
Celemaster (32): Cerentini, Dani, Dani Souza, Lorena e Becha. Ainda jogaram Caroline Molina, Juliana, Shântala, Franceline, Shântala, Simone, Den, Franciele, Maninha e Victória.
Técnico: Andrezinho

Seleção vence com gol de Duda
A Seleção Brasileira Sub-20 venceu por 2x1, neste domingo (17), a segunda partida pelo Sulamericano, disputado no Paraguai. Contra o Uruguai, o Brasil teve dificuldades em superar a marcação das adversárias. Mesmo assim, a equipe treinada por Márcio Coelho chegou aos seis pontos, graças a participação da uruguaianense Duda, que marcou o gol da vitória. O outro gol das brasileiras foi marcado por Baby. 
Com informações da Celemaster.

Arrancadão reúne público redord e imprudência


Por Nilson Corrêa

A Presidente Vargas foi palco, no último domingo, 17/7, do 1º Arrancadão de Asfalto, evento organizado pela Aefro, com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana.
O Arrancadão reuniu cerca de 6 mil pessoas e 100 competidores de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, e do Uruguai. Os “pegas” entre carros e motocicleta, aliados à precariedade do isolamento do local, bem como a ondulação da avenida, garantiram a adrenalina ao público presente.

Acidente
O destaque negativo ficou por conta da falta de bloqueio da pista. Pedestres e ciclistas, desrespeitaram as grades de proteção e cruzaram a via em vários pontos. 
Um dos ciclistas que invadiu a “pista de arrancada” e foi atropelado por um dos competidores. A perícia do motorista evitou uma tragédia maior, mas não evitou a colisão. Após uma freada brusca, o veículo fez um “cavalo de pau”, colhendo a bicicleta com a parte trazeira, levando ambos os veículos para o canteiro da Presidente Vargas, com a Dr. Maia. O ciclista fraturou o pé, e foi levado para o Pronto Socorro Municipal.

Alunos da escola Marília realizaram Mostra de Geografia


Daiany Mossi

Pais, alunos e professores da escola municipal Marília Sanchotene Felice puderam conferir na última semana, a 1ª Exposição dos Trabalhos de Geografia. A atividade que reuniu trabalhos realizados pelos alunos do 7° 8° e 9° ano, serviu como estimulo aos adolescentes que estavam eufóricos e satisfeitos com os resultados. 
A geografia do Brasil foi contada pelos estudantes através de maquetes e cartazes expostos no pátio da escola. O trabalho encantador dos professores foi aceito com entusiasmo pelos alunos que transformaram a última sexta-feira, num dia especial. 
O grande objetivo dos trabalhos em grupo é o de promover a troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo.

Mudança no Fies terá “inegável impacto”, diz setor privado de ensino superior

Mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá “inegável impacto” no setor privado de ensino superior, especialmente nas instituições “que mais depedem do Fies”, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Por meio de nota, a entidade diz que espera que esta medida seja passageira.
A mundança está na Medida Provisória 741, publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficialda União. A MP estabelece que as instituições privadas de ensino superior passarão a pagar a remuneração administrativa dos bancos na concessão do Fies. O custo será de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados. Até agora, os bancos eram remunerados pelo Tesouro Nacional por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, no mesmo percentual de 2%. 
De acordo com a ABMES, que representa mais de 1,2 mil instituições de ensino superior, com a implementação deste novo abatimento, as instituições terão uma dedução total de 13,25% de cada mensalidade contratada pelo Fies – que inclui os 5% de desconto obrigatório para o aluno, mais 6,25% de contribuição para o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).
Além desse desconto, a instituição de ensino superior é responsável solidária em 15% das inadimplências acima de 90 dias decorrestes do não pagamento do financiamento por parte do aluno. “Somando as duas taxas, em muitos casos as instituições chegam a arcar com 28,25% dos créditos liberados pelo Ministério da Educação (MEC)”, diz a nota. A ABMES diz ainda que a manutenção do programa é importante nesse momento de crise e se coloca à disposição para colaborar com o governo na busca por soluções que não inviabilizem o Fies. Com informações da Agência Brasil.

Entrega de documentos: Candidatos da lista de espera do Prouni têm até hoje

Candidatos em lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (19) para comparecer às respectivas instituições de ensino para a qual se candidataram e apresentar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição.
O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São ofertadas, neste segundo semestre, 125.442 bolsas - 57.092 integrais e 68.350 parciais, de 50% - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.
A lista de espera do Prouni estará à disposição das instituições com a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Enem de 2015. A lista será usada na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares.
Para integrar a lista de espera, os candidatos tiveram que confirmar a inscrição até o último dia 11. A relação dos candidatos participantes da lista foi divulgada no dia 14. Agora, independente de terem sido chamados, todos os candidatos em espera deverão comparecer às instituições. Com informações da Agência Brasil.

Enem: Forças Armadas novamente prestarão apoio na segurança

O Ministério da Educação oficializou que a Operação Enem 2016 contará com o apoio das Forças Armadas. 
O objetivo é que as provas sejam armazenadas com segurança, dado o alto número de participantes envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi publicada no Diário Oficial de ontem (18). 
Esta não é a primeira vez que as Forças Armadas são convocadas para a segurança do Enem. Desde 2009, foi feito este acordo com o Ministério da Educação, para evitar o vazamento da prova. 
Naquele ano, o exame teve de ser adiado após ser roubado em uma gráfica de São Paulo, onde o material era impresso. 

Enem 
O Enem, neste ano, ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. 
No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30.
Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. 
Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Concurso fotográfico que retrata catadores é lançado


Tamíris da Rosa

Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 
Com o objetivo de retratar o dia a dia desses profissionais, o Projeto de Extensão Estratégias de educação ambiental por meio de ações da Comissão Local de Coleta Seletiva do campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa, através da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Jornal Gazeta de Caçapava, o SITE TNT Produtora e o Projeto Omodê, promovem o concurso fotográfico: Face e Voz do Catador do Pampa.
As inscrições estão liberadas desde o dia 13 de julho e ficam abertas até o dia 10 de setembro. Podem participar do concurso fotógrafos amadores ou profissionais. O material fotográfico selecionado será divulgado na página do Facebook da Comissão Local de Coleta Seletiva Solidária (CLCSS) do Campus Caçapava do Sul e utilizado em exposição itinerante, em diversos locais públicos e privados.
Além da fotografia deve ser enviado um relato de até dez linhas, que pode ser feito pelo retratado ou sobre a percepção do autor do registro. O tema pode ser referente à história de vida do catador ou seu cotidiano.
O resultado contendo o nome dos finalistas deve ser divulgado até o dia 17 de Setembro de 2016 no portal da Unipampa e na Fanpage da CLCSS no Facebook. A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de Setembro de 2016, às 19 h, no Auditório do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, durante as atividades da XXIII Semana Interamericana da Água e XVI Semana Estadual da Água.

190 em ação

Flagrante I
Um homem foi preso em flagrante depois de cometer um assalto na Avenida Presidente Vargas. Acompanhado de um comparsa, que pilotava a motocicleta utilizada por eles, o homem abordou um rapaz e, ameaçando-a com um revólver o fez entregar o telefone celular. Ele foi encontrado pouco depois, pela Brigada Militar, ainda de posse da motocicleta, e foi reconhecido pela vítima. O outro assaltante ainda não foi identificado.

Flagrante II
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele saía do local conhecido como Morro do Piolho, tradicional ponto de drogas e, ao visualizar uma viatura da Brigada Militar que fazia patrulhamento na região, engoliu dez pedras de crack já prontas para venda. Ao ser abordado, Willian Makey Guterres Conti estava engasgando e foi socorrido pelos PM’s. Com ele, também foi encontrado R$ 144.

Difamação
Uma mãe registrou ocorrência por difamação. Segundo ela, um vídeo de sexo explícito em um carro, entre uma menina com s mesmas características físicas de sua filha, e um rapaz, está circulando em redes sociais com informações de que se trata da menina, que é menor de idade. O fato foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Bebê sozinho
Um bebê foi encontrado abandonado em um carro, na Rua Duque de Caxias, próximo à esquina com Rua Dr. Maia. A Brigada Militar realizava uma abordagem no local, onde grupos de pessoas costumam se reunir e, neste momento, descobriu que dentro de um dos veículos havia um bebê. Depois de algum tempo conseguiu identificar a mãe do bebê, que estava num estabelecimento naquela esquina, bebendo. A ocorrência foi encaminhada à DPCA e a mulher deverá responder por abandono de incapaz. A situação, divulgada pela Brigada Militar em uma rede social, causou revolta na comunidade.

Furto
Uma mulher teve R$ 450 furtados de dentro de sua bolsa. Ela é funcionaria do Posto de Saúde central e contou que a bolsa estava em uma sala utilizada por funcionários.

Homem preso por posse de arma

Gabriela Barcellos

Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. A prisão ocorreu no final da manhã de domingo, 17/7, por determinação do delegado Enio Tassi, que estava de plantão na ocasião e fixou a fiança em três salários mínimos.
A ocorrência, na localidade de Itapitocai, foi atendida pela Brigada Militar. A vítima alegou que saiu para caçar o acusado, que é seu colega de trabalho, e que em meio ao programa, foi ameaçada pelo mesmo, com um rifle calibre 22. Ele então fugiu do local e acabou entrando em hipotermia. Foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e trazido ao Hospital Santa Casa de Caridade, onde permaneceu internado.
Ao ser procurado pela Brigada Militar, em casa, o homem entregou a arma aos policiais militares sem resistência.

Policiais de Uruguaiana participam de operação em Livramento


Gabriela Barcellos

Dez policiais civis de Uruguaiana, lotados na 1ª Delegacia de Polícia, Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), participaram na tarde de sábado, 16/7, da Operação Restart em Santana do Livramento.
Na ação, que teve apoio da Brigada Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), teve por objetivo combater o tráfico de drogas e homicídios em uma vila da cidade conhecida como cracolândia.
Foram cumpridos sete mandados de prisão, cinco internações e 12 mandados de busca e apreensão. Durante a Operação, cinco pessoas foram presas preventivamente e três em flagrante por tráfico de drogas, além de cinco adolescentes apreendidos. Alguns dos presos gerenciavam o local e recebiam ordens diretas dos líderes da organização criminosa.
Durante as buscas, os policiais encontraram munições, drogas e dinheiro. Também foram apreendidas duas motocicletas que seriam usadas para o tráfico de drogas. Após os procedimentos de polícia judiciária, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

Jovem é morto por flanelinha depois de negar esmola


Gabriela Barcellos

Um universitário de 28 anos foi morto a facadas na madrugada de sábado, 16/7, por volta de 17h, na Rua Monte Caseros, entre Duque de Caxias e XV de Novembro. Rodrigo Cruz Schiafino era natural de São Borja e, há oito anos, morava em Uruguaiana, onde estudava e trabalhava. Ele não tinha nenhuma passagem pela polícia.

O crime
Instante antes do crime, o jovem saiu de uma festa num clube próximo, e se dirigia ao carro, estacionado na quadra seguinte. Ele então teria sido abordado pelo acusado, Jovani Rodrigues Soares, também de 28 anos, conhecido como ‘Jô’. Flanelinha e morador de rua, Jovani teria pedido dinheiro à vítima, que negou, motivando o crime.
De acordo com imagens colhidas das câmeras de seguranças na região, Jovani seguiu a vítima até o carro e, assim que Rodrigo entrou no veículo, o acusado o impediu de fechar a porta e desferiu três golpes de faca no coração da vítima, que sangrou até morrer.
Uma amiga de Rodrigo foi quem encontrou o corpo. Acreditando que o jovem dormia, a moça bateu no vidro do carro e, quando ele não respondeu, abriu a porta do veículo, percebendo então que o mesmo estava ferido. Os demais amigos foram chamados e então acionaram a polícia.

Investigação
A investigação do crime ficou a cargo do delegado Enio Tassi, que além de estar de plantão naquele dia, é responsável pela 1ª Delegacia de Polícia, que apura crimes desta natureza na região. Além dele, apenas dois policiais atuaram na investigação, inspetores José Carlos Toledo e Talita Arnhold. Apesar da equipe reduzida, o crime foi rapidamente esclarecido.
Depois do levantamento da perícia, que chegou ao local por volta de 9h, várias testemunhas foram ouvidas pelos policiais e, já no final da manhã, o acusado estava identificado.
Procurado na casa da família, Jovani não foi encontrado. As buscas por ele continuaram ao longo de toda a tarde e, somente à noite ele foi detido.

Prisão
Em contato com a família do acusado, o Delegado conseguiu convencer a irmã do rapaz a apresentá-lo na Delegacia de Polícia naquela noite. Ainda sem prisão decretada – ou solicitada pelo delegado – o jovem se entregou.
Jovani foi ouvido pelo delegado por volta de 21h, assistido pelo advogado Miguel Madeira. Cerca de 20 minutos após o início do interrogatório, confessou o crime. Ele alegou que, ao pedir dinheiro para a vítima, foi verbalmente agredido por ela, chamado de ‘Vagabundo’, ‘Ladrão’, entre outros. Essa agressão teria motivado o crime.
Após ouvi-lo, o Tassi pediu a prisão preventiva do acusado, considerando, além do próprio crime e da confissão, a integridade física do acusado, visto que este dorme na rua e que o crime causou grande comoção da comunidade.
O pedido foi rapidamente apreciado pela juíza de plantão, Karina Padilha. Apesar do pedido de preventiva do Delegado, a Juiza optou com conceder a prisão temporária de Jovani, que é válida por cinco dias. Ele foi então encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, onde permanece recolhido.

O acusado
Jovani Rodrigues Soares tem várias passagens pela polícia, inclusive por crime de roubo. É usuário de drogas – especialmente crack – e saiu recentemente de uma comunidade destinada a recuperação de dependentes químicos. Morador de rua, contou à polícia que, depois do crime, foi dormir, debaixo da Ponte Internacional.

Federarroz disponibiliza documento base para renegociação de dívidas

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) disponibilizou em seu site (www.federarroz.com.br) a carta padrão destinada aos produtores que buscam junto às instituições financeiras a renegociação dos débitos, de acordo com a Resolução 4.504/2016, em razão dos efeitos climáticos no fenômeno El Niño ao longo da Safra 2015/2016.
Considerando o teor das regras previstas na Resolução, a entidade recomenda que os produtores que não possuírem condições de efetivarem o reembolso dos valores objeto de contratos agrários em razão dos efeitos do El Niño devem protocolar a Carta de Prorrogação da forma mais rápida possível junto ao agente financiador. A carta deverá acompanhar relação explicada da totalidade dos custos, despesas, passivo, bem como da produção e produtividade, com o objetivo do agente financeiro verificar a capacidade real de pagamento do respectivo mutuário, de modo a possibilitar o reembolso no maior prazo possível.
Também está disponível aos agrônomos contratados para projetos nos bancos oficiais tabela específica comprovando incapacidade de pagamento do custeio e investimentos no ano de 2016 em função do El Niño. A Federarroz solicita ainda que os produtores que enfrentarem dificuldades com os protocolos, bem como com as renegociações, devem entrar em contato com a associação ao qual é vinculado com o escopo de adoção das medidas cabíveis previstas no ordenamento jurídico.
Com informações da Federarroz.