quarta-feira, 29 de maio de 2013

72% dos jovens estão no mercado de trabalho e ajudam nas despesas

Se antigamente eram somente os pais que tinham obrigação de manter o orçamento familiar, hoje essa realidade mudou. Muitos jovens já estão no mercado de trabalho e usam parte do salário para ajudar a família com as despesas da casa. Segundo pesquisa realizada pelo Guia VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração e Cia de Talentos de São Paulo, dos dez mil jovens entrevistados no país, o número chegou a 72%. Desses, 48% também conseguem economizar para pagar os estudos e 36% se sustentam sozinhos.

A “adulta” da casa
Ajudar nas despesas da casa não é mais novidade para Marcelli Jaquet, 18 anos. Filha mais velha de Daniela Jaquet, 37 anos, é do salário como recepcionista em um salão de beleza na Zona Sul de Porto Alegre que sai parte do sustento dela, da mãe e de mais dois irmãos, de 13 anos e um ano e cinco meses.
- Para mim, isso já é normal! Eu conheço a realidade da minha mãe e me sinto na obrigação de ajudar - diz.
Marcelli ainda divide o tempo - e o dinheiro - com aulas no curso EJA à noite. Ela está fazendo supletivo e pretende acabar o ensino médio no final do ano. Depois de formada, quer seguir no salão que a acolheu há quatro anos e no qual a mãe também trabalha como manicure.
- A Kátia, dona do salão em que trabalho, está nos ajudando muito. Ela já está me treinando como assistente de cabelereira e, assim que acabar os estudos, vou fazer um curso na área para poder ajudar mais lá em casa - conta. Ela vê muitos amigos que trabalham somente juntando dinheiro para fazer a carteira de motorista, sair para a balada ou comprar roupas. Mas diz que se sente bem em poder colaborar para que a família tenha uma condição melhor.

Viver do sonho, mas não só o da confeitaria
Denner Freitas, 18 anos, estudante do curso técnico de Administração da escola QI, em Porto Alegre, sempre soube que seu trabalho era primordial para ajudar no sustento da família. Com apenas 16 anos, resolveu colocar o currículo embaixo do braço e buscar oportunidades no mercado de trabalho. Prestes a completar três anos como auxiliar administrativo de uma confeitaria no Bairro Teresópolis, na Capital, já pode realizar muitos sonhos, como comprar uma moto. Mas, para ele, a melhor parte é poder ajudar os pais com as despesas.
- Eles trabalham duro, e sei que minha ajuda é bem-vinda. Claro que, como pago o curso que faço à noite, sobra pouco no final do mês. Mas sempre ajudo com o que posso, geralmente pago a internet, a água e a luz - conta.
Para os pais, a podóloga Fabiane Andrade da Silva, 34 anos, e o padastro Igor Soares Carvalho, 33 anos, técnico em enfermagem, a iniciativa do filho é vista com orgulho e o exemplo já está sendo passado para os três irmãos mais novos.
- Poder ver que o meu trabalho ajuda para que meus irmãos tenham uma qualidade de vida melhor é recompensador. Na minha época, não tinha videogame, nem internet liberada - diverte-se.

Plantão de Polícia

Guardado
A Brigada Militar prendeu na sexta-feira, Ederson Marques da Silva. Ele estava em regime domiciliar e foi flagrado em via pública pela BM. 

Roubo 
Na Rua General Vitorino, Paulo Sério foi vítima de roubo no final de semana. Segundo ele, um homem armado de revólver o abordou e o ameaçou de morte. Com medo, a vítima entregou o celular Motorola que tinha no bolsa.

Armado
Thafarel Ribeiro Minho foi preso na sexta-feira ao ser flagrado armado em via pública. A Brigada suspeitou das atitudes do homem que ao avistar a Polícia tentava desviar atenção. Thafarel foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi feito registro. Ele estava armado com duas facas. 

Roubo
Uma residência foi arrombada na Rua Emílio Tauceda, na última sexta-feira. Dianifer da Silva disse ter se ausentado de casa por cerca de duas horas e que ao retornar encontrou a mesma arrombada. Foram levadas duas máquinas fotográficas, telefone celular e uma bolsa de cor preta. 

Prisão 
A Brigada prendeu na sexta-feira, Alex de Araújo, de 27 anos. O homem também circulava pela cidade, ao invés de ficar guardado em casa,como determina a prisão domiciliar.

“Nego Baby” é preso em novo flagrante

"Nego Baby", figurinha repetida no mundo do crime, foi preso na madrugada de sexta-feira acusado de roubo a pedestre. A fato aconteceu próximo a escola Lilian Guimarães. A vítima, senhora Marione, disse que caminhava em via pública quando foi atacada pelo sujeito. Armado com revólver, ele ameaçou matá-la caso não entregasse a bolsa. Marione entrou a bolsa com dinheiro e documentos. A Brigada foi acionada e localizou o meliante,  o prendendo em flagrante. "Nego Baby" tem inúmeras passagens pela Polícia, mas as leis garantem a sua liberdade.

Jovem é baleado e perde o pênis

Um rapaz de 21 anos foi ferido com dois tiros no pênis, vindo a perder o órgão sexual. O caso aconteceu por volta das 23h de sábado, em via pública, em área afastada do centro da cidade. Diz na ocorrência que J.V.E. estava acompanhando de um amigo, quando foi abordado por um trio, em veículo de cor vermelha. Um dos homens puxou um revólver e fez disparos em direção a vítima, atingindo em cheio o pênis do rapaz. J.V.E. foi socorrido e encaminhado à Santa Casa de Caridade, onde foi submetido a cirurgia. Ele disse suspeitar da autoria, repassando nomes à Polícia. Também no sábado, a Brigada atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio no interior do município, na estância Nova Aurora. Lá, um homem foi atingido no rosto com um tiro, após discutir com seu desafeto. A vítima foi trazida ao hospital e o suspeito não foi localizado.

Homem dá uma "escapadinha" e "toma pau" com a "saideira"

Um homem de aproximadamente 40 anos foi atendido no Pronto Socorro, vítima de lesão corporal. Sábado à noite, ele saiu para jogar futebol, e resolveu dar uma “escapadinha” no Clube da Cohab II. Na volta pra casa, resolveu levar a “saideira”, mas na chegada foi surpreendido pela companheira, furiosa. Durante uma discussão ele a ameaçou, e foi agredido por ela com a “saideira”. Foram várias garrafadas até que o sujeito se rendesse e caísse. A Brigada Militar foi acionada, socorreu o homem e vez ocorrência de lesão corporal.

Toque de recolher: Impedidos de trabalhar, pequenos comerciantes sinalizam demissões em massa

A Secretaria de Indústria e Comércio continua a fiscalizar o comércio, que está proibido de trabalhar à noite, especialmente empórios e "plantões de bebidas". Os efeitos da fiscalização já são percebidos na noite uruguaianense, principalmente durante a semana quando as ruas do centro da cidade, antes movimentadas, tornaram-se um verdadeiro paraíso, porém desértico.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, a fiscalização fundamenta-se em um Decreto de autoria do ex-prefeito Sanchotene Felice que, após pressão do Ministério Público para inibir a violência juvenil decorrente do consumo exagerado de bebidas alcoólicas por menores de idade, viu na proibição do trabalho uma alternativa melhor do que fiscalizar e cobrar ação dos órgãos competentes na aplicação da Lei para punir comerciantes que vendem bebidas irregularmente, pais que permitem que seus filhos andem perambulando durante a madrugada, e vadios arruaceiros que promovem baderna e tumulto em via pública.
Segundo os comerciantes, a proibição causa grandes prejuízos e está fazendo surgir um comércio clandestino de bebidas, operado principalmente por moto-taxistas que começaram a manter bebidas até mesmo em suas residências para atender pedidos da população, praticando inclusive, preços bem superiores aos comércios legalmente estabelecidos e pagadores de impostos.
O proprietário do Bebidas Both disse que o seu comércio já foi abalado pelas alterações no trânsito da rua onde está instalado, e que proibido de trabalhar à noite, a rua Flores da Cunha está “apagada” e seus negócios tiveram queda significativa.
Se para alguns, o fechamento dos plantões gera prejuízos, para outros gera tranquilidade. Maria de Lourdes mora ao lado de um plantão na Avenida Presidente Vargas e para ela, as noites se tornaram tranquilas após o secretário Lopes decidiu fiscalizar uma situação que é irregular há três anos. “Durmo tranquila, sem a barulheira, o lixo e a preocupação de ver minha casa invadida. Espero que a fiscalização continue”. 
Segundo o Decreto, somente bares e restaurantes podem funcionar na madrugada. Empórios e plantões devem encerrar expediente às 11h durante a semana e às 12h, aos finais de semana.

Palavra de Schneider: Ruas da Zona Sul estarão impecáveis em 40 dias

O prefeito Luiz Augusto Schneider garantiu que as obras nas ruas de acesso ao bairro Cabo Luiz Quevedo e que servem de alento aos motoristas que antes usavam apenas a Pinheiro Machado, estarão concluídas em 40 dias, a contar da última segunda-feira. No sábado, três novas obras foram iniciadas na Pinheiro Machado dificultando ainda mais o trânsito já abalado pelas mudanças no sentido de tráfego.
No mês de abril, o Executivo garantiu a manutenção das ruas Salgado Filho e Adir Mascia, no entanto, os morados da Zona Sul relatam que a promessa não foi cumprida e que as péssimas condições de trafegabilidade continuam a causar transtornos.
Schneider relata que as obras estão sendo desenvolvidas dentro das perspectivas e que o prazo de 40 dias é o suficiente para que sejam dadas as condições adequadas.
Outra rua de acesso a Zona Sul que apresenta trechos intransitáveis é a Rodrigues Portugal. A rua passou ter grande fluxo de veículos após as mudanças na Rua Pinheiro, no entanto não há previsão para sua recuperação. O antigo asfalto, segundo o prefeito, será refeito pelo atual governo em determinados pontos. 
Os moradores daquela área da cidade, mais de 40 mil, questionam a manutenção da ciclovia instalada recentemente, já que as reclamações surgiram após a sua instalação e as mudanças no sentido do trânsito.

Painel - Ed. 2140

Homenagem I
A noite de sexta-feira, dia 25, foi festiva na Câmara Municipal. Como forma de marcar a passagem dos 167 anos de Emancipação Política de Uruguaiana, foi realizada sessão solene com a presença de autoridades, convidados e homenageados. Os parlamentares presentes apontaram dados históricos e a importância do município no contexto regional e nacional desde a sua criação, e também o mérito das homenagens para valorizar os cidadãos uruguaianenses de destaque na sociedade.

Homenagem II
A Grande Condecoração Medalha de Ouro foi concedida a Paulo Afonso Gonçalves Moreira. O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi entregue a Benjamin Antônio Segabinazzi, Lauri Klotz e Nilton Luiz Mozzaquatro Coradini.

Homenagem III
Na oportunidade, servidores da área da segurança pública foram laureados com o Diploma de Honra ao Mérito. Representando a Guarda Municipal, receberam homenagem Dionísio Roberto Martins da Rosa; pela Polícia Civil, escrivão José Marçal Cardoso Medeiros; pela Brigada Militar, o capitão Rinaldo da Silva Castro; pela 3ª Seção de Combate a Incêndio, o soldado Sílvio Cristiano Pereira Lemos e representando a Polícia Federal, o escrivão Felipe Andretta Lomando.

Oi I
Com a participação de mais de 500 funcionários, a maioria das assembleias dos terceirizados da Oi aprovou, em diversas cidades gaúchas, a proposta feita pela RM Telecom e decidiu dar fim à greve, que se estendia há 22 dias. Até agora, o fim do movimento foi aprovado por 310 votos a favor e 236 contra.

Oi II
Conforme Rodrigues, a votação foi acirrada e dividiu os trabalhadores. A proposta, apresentada pela empresa na sexta-feira, envolve 7,22% de reajuste, dois tíckets de R$ 16,08 de abril a setembro e três de outubro a março de 2014, além do abono de R$ 300, em vez do Programa de Participação de Resultados (PPR). Em relação à proposta anterior, a oferta mudou pouco, mas ainda assim, foi aprovada.

Oi III
A paralisação afetou a realização de cerca de 20 mil reparos de clientes da Oi, relativos a linhas telefônicas, Internet ADSL e serviço de dados, além da instalação de linhas novas. A última paralisação dos funcionários da RM, ocorrida em 2011, durou 21 dias.

Uruguaiana: 167 anos de emancipação I
Terça-feira, às 9h45min, no Salão Nobre da Prefeitura, haverá reunião extraordinária da AMFRO – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, alusiva a Semana de Uruguaiana. Ainda, das 16h às 18h, no foyer do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, exposição de quadros da artista plástica Nilsa Dornelles e trabalhos artesanais dos usuários do CAPS. Após, às 18h, entrega oficial da iluminação e paisagismo do Trevo de Acesso à Cidade - Trevo BR 472/BR 290. As atividades fazem parte da programação alusiva ao aniversário de Uruguaiana.

Uruguaiana: 167 anos de emancipação II
Quarta-feira, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana, entrega da Medalha Mérito Municipal ao professor de Educação Física, Nélson Rodrigues Pereira. Após, às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, apresentação da Orquestra Sinfônica da Província de Corrientes (República Argentina). No dia 29 de maio, Uruguaiana comemorará 167 anos de Emancipação Política (29/05/1846). No dia 24 de fevereiro último foram comemorados os 170 anos de fundação da cidade (24/02/1843), a única fundada durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). No dia 1º. de junho de 2013, a partir das 20h, no Ginásio Municipal, acontecerá a 1ª Jornada de Boxe – Baklizi.

Mega I
Não houve acertadores das seis dezenas do concurso de número 1.497 da Mega-Sena, cujo sorteio ocorreu na noite deste sábado em Vila Velha. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio acumulou e poderá chegar a R$ 34,5 milhões na próxima quarta-feira. Confira as dezenas sorteadas: 04 - 05 - 07 - 27 - 45 - 58.

Mega II
A Quina teve 252 acertadores, que poderão sacar R$ 11.685,01. A Quadra vai pagar R$ 239,82 para 17.540 apostadores. Para o próximo sorteio, as apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quarta.

Balada segura 
Rotineira em Porto Alegre, a Operação Balada Segura, começa a se espalhar para outros municípios do Estado, conforme o coordenador da operação, no DETRAN Adelto Rohr. O principal objetivo é diminuir o numero de acidentes fatais, especialmente, no público até 34 anos, com a fiscalização intensificada, ao longo de 2013, a partir dos próximos meses. Além disso, ações em escolas públicas e privadas, levarão a mensagem do projeto, para futuros motoristas. E mais 11 cidades começarão a ser fiscalizadas, entre elas Uruguaiana e Santana do Livramento, aqui na região, cujos agentes municipais, fizeram capacitação.

Caxirola I

Criada pelo músico baiano Carlinhos Brown, a caxirola seria um equivalente à vuvuzela da Copa da África, mas pode estar com os dias contados. Apesar de chancelado como um produto oficial de Copa pela Fifa, o artefato não será permitido para uso nos estádios da Copa das Confederações.

Caxirola II
A informação foi dada nesta manhã pelo Comitê Organizador Local (COL), em entrevista coletiva que tratou da operação do jogo Brasil x Inglaterra. Segundo o chefe de segurança do COL, Hilário Medeiros, a caxirola entra na categoria de instrumento musical, que a Fifa proíbe.

Caxirola III
A caxirola vinha sendo contestada desde a confusão no jogo entre Bahia e Vitória, em abril, na primeira vez em que a caxirola foi usada. Insatisfeitos com o time, torcedores do Bahia jogaram dezenas delas no campo, em protesto — milhares de caxirolas haviam sido distribuídas na entrada do estádio.