sábado, 13 de abril de 2013

Diretor admite problemas na Unipampa

Na manhã da última sexta-feira, no Campus da Universidade Federal do Pampa de Uruguaiana, foi realizada audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para debater a atual situação da Universidade. O diretor do campus Uruguaiana João Cleber Theodoro, que na reunião representou a reitoria da Unipampa, admitiu a carência de docentes em alguns cursos e, principalmente da falta de obras de infraestrutura nos campus da Unipampa. Cleber informou que um novo concurso para a contratação de 100 novos professores já foi encaminhado ao Ministério da Educação e encontrasse em andamento. Em relação a Uruguaiana, informou que empresa que havia vencido o contrato de licitação para as obras no campus simplesmente não conseguiu realizar a tarefa e desistiu do trabalho. “Um novo edital para a reforma dos laboratórios e da parte de infraestrutura já está em andamento. As obras já deveriam estar prontas, mas alheio a nossa vontade, a empresa que venceu a licitação não pode concretizar o trabalho”, disse. Ao final do trabalho foi elaborada a “Carta de Uruguaiana - Unipampa”, com as principais revindicações colhidas do debate. Essa carta será encaminhada a reitoria e ao ministro da Educação, Aloísio Mercadante. A audiência foi proposta pelo deputado do PP. 

No mês de junho, em local à ser definido, será realizada uma nova audiência pública para que seja avaliado quais as carências apontadas pela carta foram atendidas. Além de acadêmicos, participaram do debate os diretores dos Campus da Unipampa de Bagé Fernando Jungues; e os vereadores de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP), Josefina Soares (PP), Irani Fernandes (PP), Rafael Alves (PSDB) e Marcelo Lemos (PDT).

Esporte Clube Uruguaiana pode receber iluminação do Olímpico

Na última semana, o vereador Rafael Alves esteve no estádio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense solicitando o sistema de iluminação remanescente da desativação do Estádio Olímpico Monumental para ser utilizado pelo Esporte Clube Uruguaiana. 
Na oportunidade, o parlamentar entregou a solicitação subscrita pelo presidente do time uruguaianense, Grimaldo Pinto Vera e os ex-presidentes e conselheiros, Otto Pires e Mario Hamilton Villela, ao presidente do tricolor, Fábio André Koff, por Paulo Samuel, membro da diretoria.
O vereador relatou que foi muito bem recebido no estádio. “A diretoria é atenciosa e merecedora de todo nosso respeito, esperamos ansiosos por breves noticias", afirmou Rafael.

Seu cão se recusa a comer a ração? Saiba como ajudá-lo!

Todos aqueles que têm um cão como companheiro sabem que cuidar para que ele tenha uma boa alimentação é essencial para seu bem estar. 
Mas há um problema bastante comum e aflitivo que pode ocorrer mesmo com cães que são alimentados com rações de ótima qualidade: eles simplesmente se recusam a comer. Ou não comem com muito apetite, deixam restos no prato, para desespero de seus donos:

APETITE DOS CÃES
Ter apetite aparentemente insaciável é um comportamento normal em todos os cães. Mas isso não significa que estejam com fome! Na verdade, é instintivo querer sempre um pouquinho mais, pois os ancestrais dos cachorros eram caçadores e não sabiam quando seria a próxima refeição! Portanto, está escrito em seu DNA que é sempre bom comer e comer e comer...

Mas isto não significa que devamos atender a este capricho genético. Os cães de hoje em dia não são tão ativos quanto seus ancestrais. Não precisam de reserva de energia para sobreviver. Assim, cabe aos humanos controlar a quantidade e qualidade de suas refeições. 


SAÚDE X PESO X QUANTIDADE 
Antes de qualquer providência para tentar melhorar a situação, é importante descartar qualquer problema de saúde que possa estar diminuindo seu apetite. Uma consulta com um veterinário de confiança, portanto, é a primeira providência. 
Descartada a hipótese acima, vem a questão: qual a quantidade correta de ração a ser oferecida ao peludo? Primeiramente, deve-se pesar o cão e verificar qual a quantidade diária de ração indicada para seu peso e idade. Para ter certeza quanto a esta informação, basta ler atentamente o rótulo do pacote de ração – ali estão mencionadas as quantidades exatas. Muitas pessoas mantêm o pote cheio de ração à disposição, durante o dia inteiro, o que não é ideal. O cão acaba não tendo uma rotina alimentar definida, come aos pouquinhos e o dono, por sua vez, nunca sabe ao certo quando e quanto ele comeu. Além disso, deixar comida pode atrair insetos e roedores e a ração pode fermentar!

GULOSEIMAS
Todo mundo adora ver a alegria dos cães ao receberem petiscos e guloseimas! Mas, em excesso, podem desbalancear a dieta e comprometer o apetite! 
Pode-se, eventualmente, utilizar petiscos para treinar o cão, brincar com ele, mas em pequenas quantidades para não comprometer o apetite. Oferecer frutas como maçã (sem sementes), ou pedaços de cenoura crua costuma agradar muito aos cães e são alimentos saudáveis, que não fazem mal. 

NÃO COME DE JEITO NENHUM...
Se mesmo com as providências acima o apetite do cão ainda estiver comprometido, é preciso observar se este comportamento não foi reforçado de alguma forma. Isto ocorre quando os donos, ao verem o cão cheirar a ração e sair sem comer, se desesperam e acabam colocando uma coisa mais gostosa para tornar a ração mais palatável. Ocorre que, desta forma, o peludo aprende que, ao deixar a comida intocada, acaba ganhando coisas mais gostosas, além de bastante atenção! 
Por isso, a orientação é fazer exatamente o contrário: somente elogiar e dar carinhos caso o cão esteja comendo! E nunca pegar o prato, colocar algo mais gostoso e devolvê-lo ao cão!
Por outro lado, não é recomendado deixar o cão sem comer por dias até que tenha fome e acabe se alimentando. Isto pode gerar problemas de saúde, como hipoglicemia ou gastrite. Caso o pet não esteja aceitando a ração de forma alguma, pode-se jogar um pouco de água morna na ração, o que fará com que a comida libere mais odores e se torne mais atraente. Mas a ração deve ser servida após ter sido preparada desta forma! Há, ainda, alguns suplementos alimentares que tornam a ração mais palatável: um pouco de iogurte, carne ou uma colherzinha de azeite misturados à ração.

DICAS PARA ABRIR O APETITE
Tornar a hora da alimentação um momento divertido também ajuda a abrir o apetite. Pode-se ensinar alguns comandos e treinar antes da refeição, utilizando grãozinhos de ração como recompensa, a ser dada com bastante entusiasmo! Em seguida, oferece-se o pote com a comida ao cão. 
É fundamental ter em mente que a alimentação do cão é pressuposto de uma vida saudável. Assim, cabe aos humanos a responsabilidade de tornar este momento prazeroso e garantir a ele acesso a todos os nutrientes necessários, nas quantidades adequadas!

Assassino é capturado na Ilha do Marduque

Delmar Almirão voltou à Penitenciária Modulada de Uruguaiana nesta semana, após certo período em liberdade. Acusado de vários crimes, Almirão foi preso na terça-feira, na Rua Flores da Cunha, imediações do Bairro Mascarenhas de Moraes. O sujeito foi condenado recentemente por crime cometido em novembro de 2008, na Rua Borges de Medeiros. Á época, Almirão matou Gabriel Jardim Carvalho Filho. Na ocasião, após discutir e brigar, sucessivamente com outras pessoas num bar, o denunciado, embriagado, saiu, armou-se e retornou ao estabelecimento, momento em que atirou contra a vítima. O homem estava foragido desde a sua condenação.

Estudante é presa vendendo drogas na escola

Se você pensa que na escola seu filho está longe das drogas, está enganado. Um fato ocorrido nesta semana mostra que as crianças e adolescentes estão a cada dia mais vulneráveis ao crime. Na manhã de terça-feira, uma menina de 15 anos foi flagrada no interior da escola Cirilo Zadra, com 17 papelotes de cocaína. A mãe da menina, Maria Clara, compareceu na escola e foi com a menina e o Conselho Tutelar até a Delegacia de Polícia. Lá a menina contou ter achado os papelotes em via pública. O Conselho acompanhará o caso de perto.

Acusado de sequestrar filhos e torturar “ex” é preso pela Polícia Civil

Um homem chamado Rodrigo e acusado de ter cometido várias agressões contra mulheres, foi preso na tarde de terça-feira, á pedido do delegado Thiago Albeche, em resultado da investigação desencadeada pelos policias da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente. Segundo o delegando, o sujeito oferece sérios riscos à comunidade, principalmente às mulheres. “Este sujeito já esteve preso, mas voltou às ruas e fez novas vítimas”, disse o delegado, responsável também pela prisão de Rodrigo no mês de dezembro. De acordo com os dados, Rodrigo sequestrou a ex-acompanheira, a levou a um motel da cidade, e tentou forçar relação sexual. Diante da negativa, ele deixou a vítima trancada no quarto de motel e foi à sua casa buscar a filha do casal. Rodrigo voltou ao motel com a filha menor de idade e ameaçou matar as duas caso a ex não fizesse o que ele mandava. Em relação á outra ex, Rodrigo sequestrou a filha e de local afastado da cidade ligava para a mãe da menina dizendo que a mataria. Também, invadiu nos últimos dias a Santa Casa de Caridade e se passando por policial civil teve acesso ao setor que uma ex-namorada trabalha. “O sujeito é perigoso e está sempre disposto a fazer uma nova vítima”, finalizou o delegado. Rodrigo foi preso e encaminhado à Penitenciária Modulada.

Plantão de Polícia

Furto I
Solon Mendes carvalho foi preso acusado de cometer furto na Rua Joaquim Murtinho. Conforme ocorrência, ele foi flagrado furtando objetos no pátio de uma residência. Encaminhado à Delegacia de Polícia, ele foi preso em flagrante. 

Furto II
Uma mulher foi presa acusada de furtar uma carteira do balcão de uma farmácia. Segundo a ocorrência, a carteira foi deixada pelo dono, Alcibio Maciel, por alguns segundos e ao pegar mesmo, viu que ela havia sido levada. Através das imagens das câmeras da farmácia se chegou a autora do crime. Ela disse que pegou a mesma por engano. 

Arranhões
A atendente do bar da boate Marylin, Ana Cristina, registrou boletim de ocorrência junto a Brigada Militar. Segundo ela, uma cliente chamada Rafaela a feriu mordidas e arranhões. 

Briga entre irmãos 
Rodrigo Silveira pediu socorro à Brigada Militar nesta semana. Ele disse ter sido vítima de agressão. O autor teria sido o seu irmão, de nome Rodrigo, Josué Junior.

Menores trocam tiros próximo a escola

A Brigada Militar foi acionada na tarde de terça-feira, na Rua Santos Dumont, onde menores estariam promovendo tiroteio. Chegando lá, a Brigada avistou o menor de idade H.M.M. o qual ao perceber a chegada da viatura, se desfez de um revólver, alegando mais tarde não ser dele. No mesmo local, outro menor foi abordado – P.C.L.F. Da mesma forma que o outro, se desfez da arma e alegou inocência. Conforme a Brigada, foi feito registro do caso, pois segundo testemunhas, ambos participam de um confronto de gangues. O fato aconteceu em plena luz do dia, no horário de saída da escola, expondo os alunos que se deslocavam às suas casas, a momentos de apavoramento.

Brigada prende homem condenado por homicídio

A Brigada Militar prendeu na noite de terça-feira, Miguel das Neves Varela. O sujeito foi capturado na Vila Betânia, durante ação que contou com a participação do Patrulhamento Ostensivo, Grupo de Operações Especiais e Serviço de Inteligência. Miguel foi condenado no ano passado por crime cometido em 1.º de janeiro de 2002, na Cohab lI, proximidades do Centro Comunitário. Por motivo fútil e valendo de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, ele matou Edison Jovane Candia Leão, desferindo disparos com uma pistola, marca Rossi, calibre 38. Na ocasião, a vítima, acompanhada de amigos, saía do baile ocorrido no centro comunitário, quando foi abordada pelo denunciado, o qual, de imediato, desferiu-lhe um “coronhaço” na cabeça e indagou-lhe “de que banda era”. Em seguida, efetuou os disparos. Ele responde por outros crimes também.

Júri condena mulher acusada de assassinar o companheiro

Dianir Haigert Lamberti, de alcunha ‘Gringa’ esteve no banco dos réus ontem. Ela responde por crime ocorrido em 12/05/08, após o meio-dia, na rua Andradas, mediante golpes de instrumento contundente, matar Laurindo Martins da Silva. Na ocasião, a denunciada e vítima haviam mantido relações sexuais, sendo Laurindo morto logo em seguida com golpes em sua cabeça. Na sequencia, e isto na calada da noite, Dianir transportou o cadáver até a esquina ali distante cerca de 70 metros. A seguir, fechou a casa e fugiu para Bella Union (Uruguai).
Ao ser presa, a acusada disse que agiu em legítima defesa, pois conviveu com a vítima por uns vinte anos em união estável e que depois que Laurindo arrumou uma amante, começou a subjugá-la de várias formas: batia em Dianir, obrigava-a a praticar sexo contra sua vontade e lhe pedia dinheiro. Disse que estava separada de Laurindo há uns dois anos, mas que ele continuava indo à sua casa, até porque tinha a chave. Na ocasião, segundo ela, o rapaz foi à sua casa pedir dinheiro e a obrigou a fazer sexo oral; ato contínuo, partiu para cima da moça com uma faca e que para se defender, utilizando-se de um pedaço de madeira, Dianir deu dois golpes na cabeça do ex. A filha do casal, disse em depoimento que mesmo sabendo que Laurindo tinha amante, “Gringa” sempre o procurava, telefonava e lhe oferecia dinheiro. Gringa foi condenada a pouco mais de seis anos. O Júri encerrou por volta das 19h.

Sem ventilação e estacionamento para motos, clientes desistem do Rispoli

O Jornal CIDADE deu início nesta semana a uma série de reportagens sobre a qualidade dos serviços prestados aos uruguaianenses, com as principais queixas dos consumidores dos mais diversos setores do comércio e serviços disponíveis na cidade.
A reportagem desta semana traz as constantes reclamações quanto o descaso de um dos supermercados mais tradicionais da cidade. O Super Rispoli, que chegou a ter duas lojas na cidade, hoje atua somente no Bairro São João e uma das queixas mais comuns diz respeito a falta de ventilação no local. Sem ar condicionado, o galpão recebe milhares de pessoas diariamente, principalmente no início de mês, porém a direção do supermercado não investe em melhorias, e até mesmo o estacionamento é criticado pelos clientes. “Não há estacionamento pra motocicleta e apesar do mercado ser perto da minha casa e de eu possuir convênio através da Afmu, desisti de comprar no Rispoli, pois se já era perigo deixar a moto no estacionamento da loja, imagina agora, do lado de fora”, disse Paula, ex-cliente do mercado. Josué é outro que desistiu do mercado. “As filas são longas e falta empacotador nos caixas. Além disso, o calor no verão e o frio no inverno me fizeram rever a preferência e hoje já não frequento mais o Rispoli”.

Pessoas são prisioneiras da falta de acessibilidade

A Câmara de Vereadores aprovou na terça-feira, a criação da Comissão Permanente de Acessibilidade, sugerida pelo vereador Irani Fernandes. A CPA terá como função elaborar programas e projetos de políticas públicas, normas, controles e ações incidentes sobre edificações, vias e espaços públicos no município, bem como os aspectos relacionados com a circulação, transportes, mobiliário e equipamentos urbanos, remoção de barreiras arquitetônicas, acesso a edificações públicas e de uso público, meios de divulgação de informações e sinalizações relativas à acessibilidade em geral para todas as pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. Segundo o vereador, os portadores de deficiências físicas encontram sérias dificuldades para se locomover de forma independente pela cidade. “Como cadeirante, conheço as dificuldades. Nosso acesso a órgãos públicos, restaurantes, bares, escolas, é limitado. Nem mesmo a Prefeitura de Uruguaiana possui estrutura adequada para receber um cadeirante, o impossibilitando de ter acesso a serviços, o fazendo prisioneiro de uma cadeira de rodas”, disse o vereador. De acordo com Irani, Uruguaiana possui 21 pessoas portadoras de deficiência física e uma média de 3 mil cadeirantes, conforme o último Censo. “Onde estão essas pessoas? Queremos saber sobre as necessidades de cada um, como os inserir no mercado de trabalho, no meio esportivo, na sociedade”, ressaltou. A Comissão será composta por representantes de órgãos municipais e de entidades da sociedade civil relacionadas à questão. De acordo com Irani, o prefeito Luiz Augusto Schneider conhece os problemas e se coloca a disposição para tornar Uruguaiana uma cidade acessível a todos. “O prefeito demonstrou interesse em ajudar. É preciso analisar desde as calçadas dos centros e vilas, como os banheiros públicos. Precisamos da cooperação de todos”, finalizou. Apesar da Lei n° 10.098, do ano de 2003, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida (idosos, anãos, obesas e gestantes ou com filhos de colo), na grande maioria das cidades brasileiras a acessibilidade ainda não é plenamente oferecida. Em Uruguaiana, o descaso é visível.

Projeto Leãozinho beneficia entidades da comunidade

No início desta semana, a Unimed Uruguaiana apresentou os resultados dos investimentos adquiridos por meio do Projeto Leãozinho. Para o médico Lourival Gonçalves, presidente da Cooperativa de saúde, o Projeto é um exemplo de como é possível transformar parte do imposto de renda em benefícios diretos para a comunidade. Os valores repassados auxiliam na manutenção das entidades e podem ser utilizados de acordo com a demanda de cada instituição. Integrantes das entidades beneficiadas pelo programa, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Receita Federal e Sindicato dos Auditores Fiscais também estiveram presentes. Para a diretora da escola Nossa Senhora de Lourdes, irmã Michaela Hermann, o Projeto tem a vantagem de garantir a utilização dos valores conforme as necessidades mais urgentes. “O Leãozinho nos ajuda no complemento da folha de pagamento, na compra de material didático e até na alimentação das crianças atendidas”, afirma. 
O cardiologista Luiz Antônio Marty, coordenador do Projeto Leãozinho, ressaltou que o Projeto é um incentivo para a criação de iniciativas como essa por parte de outras empresas. “Segundo dados da Receita Federal pode-se destinar até R$ 10 milhões se contabilizarmos o número de contribuintes de nosso município, porém conseguimos até agora apenas 1, 5%. Queremos fazer muito mais por nossas instituições”, enfatizou.

O Projeto Leãozinho 
Criado há quatro anos pela Unimed Uruguaiana, o Projeto Leãozinho buscou na primeira etapa mobilizar os médicos cooperados a destinarem parte do Imposto de Renda a ser pago para entidades de assistência social. O repasse é feito por intermédio do COMDICAU (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Nesse modelo é possível destinar até 6% na Pessoa Física e 1% na Pessoa Jurídica. O primeiro repasse feito em 2009 contou com a destinação de recursos de três profissionais e uma soma de R$ 3.400,00. Hoje são 26 médicos apoiadores e um total de R$ 129.039,69 destinados a entidades de assistência social do município. Entre as beneficiadas estão Lar da Criança, S.O.S Mulher, Centro de Equoterapia e CACAU.

Agentes comunitários têm direitos abordados na Câmara

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (9), o vereador Ronnie Mello ocupou a Tribuna para questionar as situações que envolvem os agentes comunitários de saúde do Executivo Municipal. Segundo ele, os agentes ainda não receberam o Incentivo, tampouco o chamado 14º salário. Segundo Ronnie, o salário foi depositado pelo Governo Federal, na conta da Prefeitura, em dezembro de 2012, porém não foi repassado aos agentes. Ainda, em Plenário, Ronnie solicitou que seja encaminhada à Câmara uma lista com os nomes dos agentes comunitários que têm direito ao benefício; e informações quanto a adequação por parte do município a Portaria nº 260 de 21/02/2013, que fixa em R$ 950,00 por agente comunitário, retroativo a Janeiro do corrente ano. Ronnie salienta a importância do trabalho realizado pelas referidas agentes, bem como, destacou que a valorização financeira do servidor deve ser adequada conforme determina a Legislação Federal.

HGuU pode ser aberto nos próximos meses

O Hospital de Guarnição de Uruguaiana (HGuU) deve ser reaberto ainda neste primeiro semestre de 2013. A afirmação foi feita esta tarde pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército, Carlos Bolivar Goellner. Bolivar acrescentou que os equipamentos hospitalares ainda se encontram em Uruguaiana e isso possibilita uma imediata retomada dos trabalhos. Nós próximos dias o Comandante Militar do Sul irá se reunir novamente com o Chefe da Divisão de Saúde do Ministério da Defesa para acertar os prazos para a retomada. Carlos Bolivar Goellner revelou que a atual situação da saúde no município, com a falta de vagas em hospitais e o alto grau de resolução da unidade de Uruguaiana foram argumentos levados à Brasília para a possível retomada do hospital. “Nós já encaminhamos o assunto na capital Federal e tivemos uma grande receptividade quando da solicitação para a reabertura do HGuU. A retomada do hospital deve ocorrer até junho, sendo a sua reabertura no início do mês de julho”, destacou o Comandante Militar do Sul.

Vereadores incentivam o uso de ambulância local

O serviço de SOS Ambulância Local precisa ser melhor divulgado para a população de Uruguaiana. Esta requisição do vereador Fernando Tarragó ao Poder Executivo, expõe a existência de número telefônico local específico para atender urgências médicas de qualquer índole, com o envio de veículos e profissionais da saúde apropriados para o caso, telefonando para (55) 9922-9742.
As ligações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), utilizado através do número 192, são recebidas em Porto Alegre, o que pode significar prejuízo na agilidade do socorro. O SOS Ambulância Local garante maior rapidez no atendimento de emergências e prestação do serviços de saúde.

Filhos do Trabalho recebe apoio do Legislativo

Na manhã de terça-feira, dia 09, representantes da Sociedade Beneficente União Filhos do Trabalho estiveram na Câmara Municipal de Uruguaiana dando conhecimento sobre suas atividades ao Poder Legislativo. Entre as ações desenvolvidas, está a proposta de revitalização do prédio histórico da instituição que desmoronou em 2011, através de recursos disponibilizados pelos governos Estadual e Federal. A Comissão de Serviços Municipais da Casa Legislativa será acionada para colaborar com a proposta da SBU- Filhos do Trabalho que realiza atividades sociais e culturais voltadas a assuntos afro-brasileiros. O presidente da Casa, vereador Luis Gilberto Risso, ofereceu apoio da Câmara à instituição para a realização de suas ações.

Receita tem apoio para fiscalização na Faixa de Fronteira

A Receita Federal está utilizando helicóptero em duas operações no Rio Grande do Sul. Uma das ações serve para fiscalizar os contribuintes que não tenham recolhido a contribuição previdenciária sobre a mão de obra na construção civil. A outra é responsável pelo mapeamento de possíveis pontos de contrabandos nas fronteiras do Estado com os países vizinhos Argentina e Uruguai e com o Estado de Santa Catarina. A análise inicial do cruzamento de informações obtidas pela Receita aponta aproximadamente 500 contribuintes com indícios de irregularidades na região de Passo Fundo. Para mapear imóveis com possíveis irregularidades no recolhimento de contribuições sociais e a obtenção de novas informações de contribuintes com suspeita de sonegação, vistorias serão realizadas na região durante o mês de abril. A operação se chama Sobrevôo III. Depois, o helicóptero percorrerá toda a faixa de fronteira e encerrará a Operação na jurisdição da Delegacia de Pelotas observando os imóveis em Rio Grande, São Lourenço e Pelotas. Na fase seguinte os contribuintes identificados com irregularidades serão intimados a prestar esclarecimentos e estarão sujeitos ao recolhimento dos tributos devidos acrescidos de multa. Os contribuintes que ainda não tenham sido intimados podem regularizar sua situação fiscal sem a cobrança de multa. Em paralelo à Operação Sobrevôo III, até o 18 de abril de 2013, o helicóptero da Receita estará fiscalizando a região das fronteiras do Rio Grande do Sul. A ação pretende identificar novos pontos de vulnerabilidade para crimes de contrabando e descaminho nas áreas que fazem divisa com o Estado. Os vôos do helicóptero iniciaram na terça-feira em Passo Fundo e até quarta vão passar por diversos municípios da jurisdição, como Erechim, Getúlio Vargas, Carazinho, Mato Castellano e Ernestina. Nestes dias, estará se desenvolvendo mais uma etapa da Operação Sobrevôo direcionada aos condomínios e imóveis residenciais destas áreas. Nos dias seguintes, a Operação Azulão irá se desenrolar pelas fronteiras com dupla função. Iniciando na divisa com Santa Catarina, a aeronave passará em Chapecó, São Miguel do Oeste e tomará o rumo à esquerda em direção à Argentina até Uruguaiana. Logo após, os municípios que fazem fronteira com o Uruguai estarão recebendo a visita do helicóptero. No dia 18 de abril, será o encerramento da dupla operação que captará imagens em todo o Rio Grande do Sul. Nesta data, em Rio Grande, a Receita fará a divulgação de resultados e imagens coletadas.

Painel - Ed. 2120

Paralisação 
O presidente do sindicato dos agentes penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs Sindicato) confirmou que a categoria suspendeu a proposta de paralisação, pelo menos até o início de maio, depois que o governo se comprometeu, hoje, a liberar 1,6 mil promoções, até o fim do mês, com o benefício repercutindo já na folha de abril. 

Paralisação II
Os agentes dizem que, desde setembro do ano passado esse anúncio era aguardado e que, caso ele não se concretize, os servidores entrarão em greve. A direção da Amapergs se reuniu, no fim da tarde, com a direção da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), na sede do órgão.O presidente do sindicato, Flávio Berneira, sustenta que não há como fazer concurso público se não houver o crescimento na carreira através das promoções das cinco classes. O Rio Grande do Sul soma, hoje, 3,8 mil agentes penitenciários.

Encceja 
Acontecem neste domingo (14), nos turnos da manhã e da tarde, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Garantindo aprovação no Encceja, o candidato poderá solicitar certificação de conclusão do Ensino Fundamental. O Encceja não abrange o nível médio. Para o Ensino Médio, a certificação é garantida através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Encceja II
Pela manhã, das 8h às 12h, serão aplicadas as provas IV (Ciências Naturais) e III (História e Geografia. À tarde, das 14h às 19h, ocorrerá a aplicação das provas I (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação) e da prova II (Matemática). Os portões serão abertos com uma hora de antecedência e fechados no horário marcado para o início do exame em cada turno. Os candidatos precisam levar documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Brigada Mirim 
No último sábado, a Brigada Mirim do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, participou de uma ação pelo Rio Uruguai. A atividade iniciou em frente ao Clube Martim Pescador, onde grupos de voluntários se reuniram para uma atividade de limpeza das margens do rio, sendo que foram retirados em torno de cinco containers de lixo, principalmente sacolas plásticas, garrafas de vidro entre vários outros tipos de materiais poluentes ao meio ambiente.

Arquivo legislativo 
O vereador Rafael Alves solicitou à digitalização de todos os documentos atuais e históricos do Parlamento, disponibilizando-os na internet para acesso a toda e qualquer pessoa interessada em conhecer e saber a história da Câmara de Vereadores de Uruguaiana. A digitalização da documentação mencionada permitiria que qualquer pessoa com acesso à internet pudesse estudar e conhecer todos os atos praticados na Câmara Municipal desde a sua fundação. A Câmara Municipal de Santa Maria/RS, desde o ano 2000 mantêm um acervo digital com toda documentação desde 1952, para acesso de qualquer pessoa interessada através da internet.

Lixões 
O vereador Irani solicitou que seja enviada correspondência ao Prefeito Municipal, Luiz Augusto Schneider, determinando aos setores competentes que verifiquem a existência de “verdadeiros lixões” espalhados por inúmeros pontos da zona urbana da cidade e em locais na periferia e rotas de acesso à beira do Rio Uruguai e estradas vicinais do município e crie condições de coibir tal prática.

Regularização fundiária
Com o objetivo de diminuir o número de imóveis irregulares no país, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) enviou para os cartórios de registros de Imóveis uma orientação para que procurem as prefeituras a fim de fazer uma mobilização para combater o problema. Estamos preocupados com a regularização fundiária, principalmente depois que surgiu a Lei 11.977/2009. Ela atualizou o sistema registral brasileiro no sentido de tirar os imóveis da informalidade. Nós, do Irib, queremos instrumentalizar, treinar os titulares de registros para a prática desses atos, assim como ter uma ligação direta com as prefeituras do nosso país”, explicou o vice-presidente do instituto, João Pedro Lamana Paiva.

Regularização fundiária II
A Lei 1.977/2009, que também regulamenta o Programa Minha Casa, Minha Vida, trata da regularização fundiária de assentamentos urbanos. De acordo com a lei, é permitida a regularização de um terreno ocupado de forma pacífica por família de baixa renda pelo período de, ao menos, cinco anos. Outras regras, no entanto, devem ser verificadas. Uma delas é que o terreno esteja localizado em uma Zona Especial de Interesse Social, área destinada predominantemente à moradia de população de baixa renda.

Regularização fundiária III
Paiva destacou que regularizar um imóvel produz benefícios para o município e também para o próprio ocupante do terreno. “O bom de tudo isso é que você está resgatando um imóvel que estava dando prejuízo, que não produzia nada, não pagava Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis (ITBI). O ocupante do local não podia fazer melhorias na casa porque não tinha como pegar um financiamento. Para ter o financiamento tem que ter a [comprovação de] propriedade do imóvel”.

Regularização fundiária IV
De acordo com o vice-presidente do Irib, o papel dos cartórios depende, no entanto, do esforço de cada prefeitura. É dever dela convencer os ocupantes de áreas irregulares a mudar a situação do terreno onde moram. A prefeitura, ao ser procurada pelo ocupante de área irregular, deve fazer um auto de demarcação do local. O cartório só começa a trabalhar na regularização da área após receber esse documento. “A prefeitura é a parte principal [no processo]. Se ela não tiver interesse nem vontade não se regulariza nada. Prefeituras, tabeliães e registradores, Judiciário e Ministério Público. Se essas partes sentarem à mesa para discutir a regularização, não tem o que não se regularize no país”, ressaltou.

Regularização fundiária V
Segundo o Ministério das Cidades, com base em informações do Censo 2010, existem 18 milhões de domicílios urbanos ocupados irregularmente no Brasil. Desse total, 12 milhões são ocupados por famílias de baixa renda. As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior número de áreas domiciliares nessa situação, ambos com 32,5%. As regiões Sul (17%), Norte (10%) e Centro-Oeste (8%), vêm na sequência.

CIDEAD 
Realizou-se na noite de terça-feira, dia nove, o Ciclo de Debates de Administradores do Rio Grande do Sul (CIDEAD) na cidade de Uruguaiana. O evento contou com grande prestígio do público e de autoridades locais que preencheram as dependências do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O CIDEAD completou onze anos de existência e é organizado pelo Conselho Regional de Administradores do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e pela Associação dos Administradores de Uruguaiana (Aura).

CIDEAD II
A CDL Uruguaiana, como não poderia ser diferente, esteve presente através de seu Presidente Jorge Urquiza, acompanhado de sua esposa e Diretora das Senhoras Cedelistas, Mercedes Urquiza. Além do casal, a Diretora para Assuntos Públicos e Políticos, Otília da Costa e Silva também pode acompanhar a grande atração da noite, que ficou por conta da palestra do diretor presidente das bebidas Fruki, Nelson Eggers. 

CIDEAD III
Pelo período de uma hora, Eggers discorreu sobre o surgimento, e principalmente, o crescimento da empresa em que trabalha desde a década de 50. Após a palestra, foi feita uma “mesa-redonda” em que Nelson respondia a perguntas de integrantes da roda como o presidente da CDL, Jorge Urquiza; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; o presidente da Aura, Elton Blini; o  delegado do CRA-Uruguaiana, Mauricio Oliano e o conselheiro do CRA-RS Valnei Alves. Ao final do debate, os mesmos solicitaram aos presentes uma salva de palmas em homenagem aos 13 anos de existência da Aura. Dessa forma, despediram-se deixando o legado e o convite para um próximo CIDEAD.