quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ana Amélia em Uruguaiana: Candidata recebeu reivindicações e falou sobre seu plano de governo

A candidata a governadora do Estado, Ana Amélia Lemos esteve em Uruguaiana na noite de sexta-feira, 12/9, quando participou da inauguração oficial da Casa da Ana Amélia, na Rua Dr. Maia, atrás do Parcão. Ela também percorreu as ruas da cidade em carreata e participou de uma reunião com entidades na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além de Ana Amélia, esteve presente Simone Leite, candidata ao Senado pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP/PRB/PSDB/SD).
Durante a carreata, Sanchotene Felice e Elisabete Brettas Felice, que quase ninguém viu, também participaram.
Acompanhada ainda pelos candidatos a deputado federal pelo Partido Progressista, Ronnie Mello e Luís Carlos Heinze, a candidata recebeu reivindicações de diversos setores, ouviu sugestões e falou sobre alguns pontos, que considera importantíssimos em seu plano de governo, como o não cumprimento do piso do magistério por parte do atual governo.
De Uruguaiana Ana Amélia retornou à Porto Alegre, de onde partiria rumo à Brasília, já que não se licenciou do cargo de senadora.

Município começa a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana


No mesmo dia em que a Mini Reforma Tributária proposta pelo Poder Executivo, com o projeto de readequação das taxas de lixo e de iluminação pública e instituição da Contribuição de Melhoria, foi aprovada pela Câmara de Vereadores, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve uma reunião com o engenheiro Francisco Hörbe, de Porto Alegre, para tratar do Plano de Mobilidade Urbana do município. A reunião ocorreu na secretaria de Obras e marcou o início da formação das equipes técnicas que irão atuar na elaboração do projeto através de pesquisa junto à comunidade. Tais pesquisas, conforme o Engenheiro, acontece em forma de entrevistas aos moradores, e constituem parte fundamental do projeto. Além de técnicos do município, a reunião teve a participação dos secretários Eloy Trojan (Transportes), Vítor Gediel Machado (Segurança e Trânsito), Diego Roque (Planejamento) e do procurador-geral do município, Paulo Henrique Inda.
O Plano de Mobilidade Urbana é uma necessidade urgente para o Executivo, vez que permitirá inúmeras ações em benefício da população. Dentre elas, destaca-se a realização de uma nova licitação para o transporte público coletivo.Para abrir o processo licitatório visando contratar empresas para operar o transporte público de Uruguaiana é necessário que seja elaborado um termo de referência para nortear o edital da licitação. O documento justifica as exigências do edital e caso não seja elaborado, um questionamento judicial por parte das empresas que estão atuando, pode resultar na anulação do processo – tal como ocorreu da primeira vez.
O engenheiro que trabalhará na elaboração do Plano é o mesmo responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.

Schneider institui comissão para discutir a destinação do lixo


Na noite deste domingo, 14/9, o prefeito Luiz Augusto Schneider assinou decreto instituindo o Grupo de Assessoramento para discussão e apresentação de propostas à destinação final de resíduos sólidos urbanos do município de Uruguaiana. A elaboração da comissão consta na Lei Complementar4 de 12 de setembro de 2014, sobre a restruturação da taxa de lixo, aprovado na sexta-feira, 12/9, pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito na mesma data.
O Grupo é formado por 20 órgãos e entidades, com a incumbência de discutir, promover debates e apresentar propostas de processos de destinação final de resíduos sólidos urbanos, visando o cumprimento de dispositivos da Lei e buscando alternativas de processos de destinação final dos resíduos sólidos urbanos, de menor impacto possível ao meio ambiente e à saúde pública.
O Grupo trabalhará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e tem 120 dias para apresentar um relatório conclusivo. Também compete ao grupo a sugestão de contratação de uma assessoria técnica especializada na questão do tratamento final dos resíduos sólidos urbanos.
Para o chefe do Executivo, este é mais uma passo rumo a desativação do Lixão de Uruguaiana. “Este será um marco para Uruguaiana. Nós vamos acabar com um problema de mais de três décadas, que é uma vergonha para Uruguaiana”, disse.
O grupo é formado pelo Centro de Educação Ambiental Nova Esperança – Ceane; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana (ACMRU); Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan); Associação dos engenheiros e arquitetos de Uruguaiana (Aseng); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Uruguaiana; Universidade Federal do Pampa – (Unipampa); Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Mitra Diocesana; Fundação Luterana de Diaconia; Associação Rural de Uruguaiana; Associação Comunitária Uruguaianense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (Acupama); o comandante do 4º Pelotão de Polícia Ambiental; Lions Clube; Rotary Clube; Associação das Indústrias de Arroz (Indarroz); Câmara Municipal de Vereadores; secretário municipal de Saúde; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e secretário de Meio Ambiente.

Sessões gratuitas de cinema estão na agenda de setembro do Sesc

O Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta, entre os dias 16 e 30 de setembro, sessões gratuitas de cinema, em Uruguaiana. As exibições ocorrem sempre aos sábados às 16h e as terças às 19h, no Cinema do Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984).
No dia 16 de setembro, acontece a exibição do filme “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat. Para encerrar o mês, o longa Frances, “Esses Amores”, que conta a história de Ilva, uma francesa que acaba se apaixonando por um nazista. O romance é de direção Claude Lelouch. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana pelo telefone (55) 3412.4624.

Nativistas recebem homenagem no Parlamento

Na semana de festejos farroupilhas, a Câmara Municipal realiza sessão solene em alusão à data. O evento será realizado hoje, dia 16, às 19h, no plenário do Poder Legislativo. 
Receberão homenagens do Parlamento com o título honorífico de Cidadão de Uruguaiana Ivo Mezadri, por proposição do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves, e com o Diploma de Honra ao Mérito, Paulo Rosa Woutheres, através de indicação do vereador Irani Coelho Fernandes. Na mesma sessão, receberá laurea pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha como Homenageado de 2014, Fernando Faria Côrrea; o Troféu Destaque Mulher Gaúcha, Ana Maria Corrêa Colpo, e a Homenagem Póstuma, Neri Ferreira Pinto.

Última semana para sorteados na CNH Social iniciarem sua habilitação

Os candidatos sorteados na segunda chamada da CNH Social têm até a próxima sexta-feira (19) para dar início a seu processo de habilitação. Os contemplados deverão encaminhar-se ao Centro de Formação de Condutores (CFC) no qual realizaram a inscrição para abrir seu serviço, de acordo com a categoria escolhida quando se inscreveram.
Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação, os candidatos assinarão declaração de responsabilidade e deverão apresentar comprovação de que se encontram domiciliados no Estado do Rio Grande do Sul há no mínimo dois anos. Para isso, serão considerados os seguintes documentos:
- comprovante de residência no nome do selecionado (contas de água, luz e telefone) com no mínimo dois anos de postagem, ou
- declaração, assinada pelo proprietário/locatário do imóvel onde reside o selecionado, atestando domicílio do/a candidato/a há, no mínimo, dois anos. Nesse caso, deve também será apresentada cópia de documento de identidade e de comprovante de residência no nome do/a declarante, ou
- comprovante de matrícula em qualquer instituição de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, com no mínimo dois anos de expedição, ou
- contrato de trabalho, contracheque ou documento correlato que comprove vínculo empregatício no Estado há, no mínimo, dois anos.
Consulte a lista de contemplados, cronograma e mais informações sobre a CNH Social no link Institucional ou no CFC mais próximo.

“Menos Imposto”: “É mentira desses loco”


Ontem, o deputado Frederico Antunes foi denunciado para o Ministério Público Eleitoral de Uruguaiana por “ingambela” o povo para “ganha voto”. A denúncia refere-se ao Imposto de Fronteira que o governo do Estado já teve reconhecido na Justiça a legalidade da cobrança.
Diz o eleitor que na eleição passada o “bla bla bla do Frederico era com a usina que ia funcionar e todo aquele lero lero e engambelou toda a minha família pra votar nele. Agora essa outra mentira”, finaliza.
O imposto
Em 2007, com o apoio do deputado Frederico Antunes, o governo de Yeda Crusius passou a cobrar a diferença de alíquota do ICMS para aquisições de mercadorias de outros Estados. Já no governo Tarso Genro, pressionado pelos micro e pequenos empresários, Frederico voltou-se aos micro e pequenos empresários, apresentando na Assembleia Legislativa um projeto que resultou na Lei 14.436/14, que incluiu o § 10 no art. 24 da Lei do ICMS.
Porém tal dispositivo, ao contrário do que o deputado publicamente afirma, jamais isentou do pagamento do Imposto, mas tão somente tornou obrigatória a inclusão das microempresas e empresas de pequeno porte nas exceções ao recolhimento do ICMS na fronteira, para que seja recolhido no vigésimo dia do mês subsequente ao ingresso da mercadoria no território gaúcho.
O TJ/RS
Iludidos pelo Deputado, muitas empresas buscaram na Justiça o não pagamento, mas o Tribunal gaúcho, ao interpretar a letra do artigo proposto por Frederico, entendeu, viu que “operações praticadas pelas MEs ou EPPs optantes do Simples Nacional serão obrigatoriamente incluídas dentre as exceções a que se refere o inciso I do §9º do art. 24 da referida Lei Estadual 8.820/89, a teor do disposto no § 10 do artigo. Exceções, porém, que, em princípio, não dizem com isenção do tributo, senão que com a inexigibilidade da cobrança do diferencial de alíquota no momento da entrada da mercadoria no território do Estado”.
Segundo o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, “a redação, ainda que prescinda da melhor técnica, é clara quando dispõe que as operações praticadas pelas MEs ou EPPs optantes do Simples Nacional, serão obrigatoriamente incluídas dentre as exceções a que se refere o inciso I do §9º do art. 24 da referida Lei Estadual, ou seja, exceções ao pagamento antecipado das mercadorias no momento da entrada no território do Estado do Rio Grande do Sul.”, e complementa: “onde se lê “exceção”, não se pode, em princípio, presumir “isenção””.
A lei 8.820/89
O artigo 24, que trata do pagamento do ICMS, no que pertinente, estabelece:
§ 8.º O imposto será pago antecipadamente, total ou parcialmente, no momento da entrada no território deste Estado, nos recebimentos de mercadorias de outra unidade da Federação. 
§ 9.º Relativamente ao imposto devido conforme o disposto no § 8.º deste artigo, o Poder Executivo poderá, nas condições previstas em regulamento: 
I - prever exceções por mercadoria, serviço, operação, prestação, atividade econômica ou categoria de contribuintes;
II - autorizar que o pagamento seja efetuado em prazo posterior
§ 10. Na hipótese a que se refere o inciso I do § 9.º, o Poder Executivo diferenciará a categoria das microempresas e das empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional instituído pela Lei Complementar Federal n° 123, de 14 de dezembro de 2006, obrigatoriamente incluindo as operações por ela praticadas dentre as exceções. (Incluído pela Lei n.º 14.436/14)

Brasil é o 7º país que mais tem feriados, segundo relatório

O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países que mais se beneficiam com feriados, tendo 12 paradas dias no calendário anual. Os dados compõem relatório elaborado pela consultoria Mercer sobre normas legais e condições de emprego em 64 economias. O País compartilha a colocação com outras 10 nações, entre as quais estão Peru, África do Sul, Eslovênia, Hong Kong e Taiwan. A América Latina é a região do globo que concentra tanto a nação que mais oferece feriados quanto a menos beneficiada. A Colômbia conta com 18, a maior provisão, e o México tem direito a apenas 7 feriados. Enquanto o México ocupa o último lugar no ranking dos países com mais feriados sozinho, a Colômbia divide o posto de nação com número mais generoso com a Índia. Como vários países podem ter o mesmo número de feriados, alguns compartilham a mesma classificação no ranking.
De acordo com Ellyn Karetnick, Líder da Prática de Mobilidade Global da Mercer no Reino Unido, um subsídio menor de férias aos locais costuma ser compensado por mais feriados. Ela também aponta que os feriados podem ser usados pelos governos dos países para passar uma mensagem de que possuem uma força de trabalho mais produtiva. Portugal tomou a drástica medida de suspender quatro dos feriados do país numa tentativa de aumentar a produtividade e enviar uma mensagem a possíveis investidores.

Transplante ameniza sintomas do Mal de Parkinson

Há cerca de cinco anos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores do mal de Parkinson atendidos no Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, contam com um tipo de procedimento minimamente invasivo, que recupera a coordenação motora a partir do momento em que é finalizada a cirurgia. O hospital é referência na América Latina nesse tipo de tratamento e desde 2008 conseguiu zerar a fila de pacientes com indicação para o transplante. “Nós tínhamos uma quantidade grande de doentes e fomos operando e temos poucos aguardando. O tempo da cirurgia é o de seleção e preparo com os exames pré-operatórios”, disse o neurocirurgião, responsável pela Unidade de Cirurgia dos Transtornos do Movimento do Hospital Zerbini, José Osvaldo de Oliveira.
A operação consiste no implante de um eletrodo no cérebro, que controla os movimentos involuntários resultantes da doença, além de prolongar a vida do portador. O paciente fica acordado durante o procedimento, com anestesia local. Uma pequena incisão é feita no crânio por onde se acessa o cérebro com uma sonda de 1 milímetro. “Ao longo do tempo foram agregados vários conhecimentos. A equipe tem experiência de quase 30 anos nesse tipo de cirurgia. Atualmente temos feito menos lesão porque podemos fazer o implante do eletrodo”. O eletrodo é controlado por um marca-passo que fica abaixo da pele na região da clavícula. A cada quatro a seis anos é preciso trocar a bateria do equipamento, gratuitamente, no Hospital de Transplantes. Se fosse feito na rede particular o custo de todo o processo chegaria a R$ 150 mil. De acordo com o neurocirurgião, o tratamento é indicado para 10% a 15% dos parkinsonianos. A avaliação é feita a partir de exames e questionários específicos. Entre as principais considerações estão idade, ausência de demência, mínimo de cinco anos com o diagnóstico da doença, nível de incômodos, entre outros itens. “No início da doença esses pacientes obtêm melhora com tratamento conservador, ou seja, medicação e tratamento multiprofissional. A partir do quinto ano da doença eles começam a ter efeitos colaterais com a medicação ou redução dos efeitos benéficos desse remédio”, explicou o médico.
Segundo o neurocirurgião, entre os resultados da cirurgia estão a redução do medicamento, a obtenção de benefícios que a medicação não vinha proporcionando e uso dos remédios com menos efeitos colaterais. “Temos casos que melhoraram e puderam tomar menos remédios e outros que não tomaram mais. Há ainda aqueles que reduziram os sinais”. Oliveira explicou que o mal de Parkinson é uma doença degenerativa, que se desenvolve lentamente quando acontece uma deficiência de dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelos movimentos voluntários do corpo. A doença não tem cura.
“O tratamento é sintomático, não é de cura. Melhora a qualidade de vida e os sintomas principais como os tremores, a rigidez muscular a falta ou lentidão do movimento, o equilíbrio de postura e o volume e ritmo da fala”.

Cabanha Pai Passo: Bicampeã do Ranking Nacional de Paleteadas da ABCCC


Tradição na criação de cavalos crioulos, a Cabanha Pai Passo possui animais de alto padrão racial e funcional. Bicampeã do Ranking Nacional de Paleteadas da ABCCC, a cada ano que passa busca se aperfeiçoar mais na criação desses animais para manter o alto padrão de qualidade que já possui desde os seus primeiros anos. 
Com uma longa história e trazendo o laço familiar como uma de suas principais características para o sucesso, foi fundada no ano de 1932 pelos irmãos Telmo e Antônio Martins Bastos, sendo assim uma das pioneiras na criação de cavalo crioulo no Brasil, tendo como principal característica de seus animais a doma no campo buscando sempre o bem estar em seu habitat natural com uma equipe qualificada de domadores que trabalha diariamente no lombo dos animais tornando-os mais resistentes para os trabalhos da lida e sempre em contato com o gado. 
Segundo Pedro Bastos, um dos responsáveis pela Cabanha Pai Passo, “a cada ano está mais difícil continuar figurando nas primeiras posições, pois o número de competidores qualificados e as exigências da prova de paleteada aumentam significativamente, fazendo com que quem consegue chegar à Final na Expointer é porque realmente o fez por merecer”. Os equinos da cabanha estão sempre bem colocados nas premiações. Exemplo disso é constante a participação dos mesmos nos eventos. Do ano 2000 até então, os cavalos marca Pai Passo participaram de todas as Finais da Paleteada na Expointer.
Além de ter cinco animais campeões na Nacional de Paleteada (2007, 2009 e 2010) a cabanha conquistou em 2014 o Bicampeonato do Ranking Nacional de Paleteadas devido aos resultados positivos que ocorreram durante o ciclo. No último ano segundo a ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, 1,8 mil animais participaram das seletivas que ocorreram em todo país, ou seja, a disputa é grande e deve-se reconhecer a qualidade dos cavalos que se encontram no topo no Ranking. 
Enfim, a Cabanha Pai Passo trabalha buscando manter a tradição na criação de cavalos crioulos, assim como, preservar as suas características de animal a campo, forjando-os no trabalho da lida campeira, para preservá-los nas suas primitivas origens e com isso não perder a evolução.

Agressor será proibido de ocupar cargo público

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7614/14, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que proíbe o acesso ao serviço público àqueles que praticarem crime de violência doméstica e familiar contra a mulher, tipificado na Lei Maria da Penha (11.340/06). A proposta também veda a participação em licitações e na prestação de serviços públicos.
Segundo a lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. O deputado Valmir Assunção afirma que a lei é um marco histórico da luta contra a violência doméstica, além disso expressa o compromisso do Estado em enfrentar o problema. “A proposta visa ampliar ainda mais a atuação do Poder Público no combate a essa prática abominável”, diz.

Mais um homem preso por abigeato


Na tarde de sábado, a Brigada Militar apreendeu cerca de 350 quilos de carne, quatro ovelhas vivas, além de um cordeiro, freezers, três balanças, uma máquina de serrar, além de ganchos, facas e espingardas. Os itens estavam numa residência, localizada no Bairro Hípica I, próximo a escola Cirilo Zadra. O proprietário da casa foi preso por abigeato. 
Na semana passada, em ação semelhante, a Brigada apreendeu 20 animais e prendeu três pessoas.

Furto no Bairro Ipiranga

A guarnição foi chamada às 23h30min, na Rua João Papaléo, bairro Santana para atender a ocorrência de furto. Quando a BM se aproximou do local avistou Francisco Jesus carregando dois caibros. Ao ser questionado, ele disse estar sendo pago pelo sujeito de nome Victor para retirar o material dali. Os caibros seriam guardados no armazém da mãe do acusado. Ao chegar no armazém, a Brigada encontrou outros furtados de uma obra localizada no bairro Ipiranga.

13% dos caminhoneiros usam drogas, aponta levantamento

Uma pesquisa realizada pela concessionária Arteris aponta que 13% dos caminhoneiros que utilizam as estradas administradas pela empresa usam drogas. O levantamento foi feito entre janeiro de 2013 e agosto de 2014, com 3.405 caminhoneiros, e mostrou que grande parte dos profissionais tem problemas de saúde e faz longas jornadas de trabalho.
Pelos dados da pesquisa, divulgados nesta sexta-feira, 12, os caminhoneiros ficam fora de casa 20 dias em um mês em média e muitas vezes enfrentam uma jornada de mais de 18 horas no trânsito.
Além disso, 76% dos motoristas abordados afirmaram que dormem no próprio caminhão e apenas 7% fica hospedado em hotéis na rotina de trabalho. Como consequência, foi constatado também que 12% dos caminhoneiros estão na mais alta faixa da escala de sonolência, o que indica risco 70% de acidentes.
Já em relação a saúde, o levantamento aponta que 35,97% dos motoristas abordados estava obeso e outros 40,53% apresentavam sobrepeso. Mais de 15% sofre com hipertensão e 28% apresentam colesterol alto. Além disso, 39% possuem glicemia alta e 17% registram triglicérides acima dos níveis considerados ideais.
Todos os dados foram coletados durante o projeto Viva Saúde, promovido pela concessionária nas 21 rodovias administradas por ela, nos Estados de São Paulo, Minas, Rio, Santa Catarina e Paraná.

Idosa está desaparecida


Uma mulher de 90 anos está desaparecida desde a manhã de ontem. Dona Margarida, moradora no Bairro Mascarenhas de Moraes, sofre do Mal de Alzheimer e na manhã de ontem saiu de casa sem avisar os familiares. Costureira conhecida na cidade, dona Margarida é conhecida como “Chininha” e saiu de casa usando pijama. As informações quanto ao seu paradeiro deverão ser repassadas à Polícia, através do telefone 190.

Mãe alcoolizada é denunciado por agressão as filhas

Uma mulher foi denunciada no final de semana à Polícia, após agredir as filhas. 
As menores moram com o pai, porém ao passarem o final de semana na casa da mãe, acabaram sendo espancadas. 
Conforme o ex-companheiro, ele recebeu a ligação de uma das meninas, que nervosa relatou que ela e a irmã havia sido agredidas pela mulher. Ele informou a Polícia quanto ao fato e as meninas foram devolvidas a ele.

Jovem mata um e fere três



Um jovem de 17 anos foi morto a facadas na manhã de domingo, na Rua Borges da Costa, esquina com Gonçalves Viana. Além da vítima fatal, outros três rapazes foram feridos, sendo que felizmente resistiram aos golpes. 
O crime envolvendo um grupo de menores de idade chocou o município devido á brutalidade. Conforme testemunhas, as vísceras de uma das vítimas ficaram expostas e Wallyson (vítima fatal) foi praticamente degolado. 
Ontem à tarde, o delegado responsável pelo caso ouviu uma das vítimas, testemunhas e o jovem acusado da autoria do crime. 
Em depoimento, o acusado disse ao delegado Vilmar Alaídes Schaefer que após participar de uma festa com Wallyson Sosa e outros amigos, houve um desentendimento e eles entraram em luta corporal. Armado de faca, ele aplicou golpes no jovem, atingindo também os outros jovens que tentavam apartar. 
A briga, segundo o agressor, foi motivada pelo bullying cometido pelos amigos. “No final da festa, ao dizer que estava indo pra casa, o menor teria sido chamado de gay pelos amigos que insistiam em debochar do fato de ele não querer mais beber e permanecer ali com ele”, disse o delegado. 
Sentindo-se ofendido, o menor partiu para briga, matando o amigo de infância e ferindo outros três. 
Para Vilmar, trata-se de tragédia. “Eles eram amigos, foram criados juntos e não deveriam estar ali bebendo”, destacou. 
De acordo com o delegado, na casa onde a festa acontecia também funciona p plantão. Tratava-se de um aniversário e todos estavam em família. 
A apreensão do menor de idade foi solicitada ontem à Justiça. 
Outras versões
Desde a manhã de domingo, quando o crime ocorreu, outras versões foram levadas à Polícia e questionadas pela comunidade, inclusive referindo-se a participação de outras pessoas no crime. Segundo Vilmar, todas as informações estão sendo apuradas e a considerada verdadeira pela Polícia por enquanto é essa citada por ele.

Alegrete já recebeu R$ 2,3 milhões em obras escolares

Em continuidade ao roteiro pela Fronteira Oeste, o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, esteve no município de Alegrete na quinta-feira (11). Na agenda, a entrega de três obras escolares que se somam aos R$ 2,3 milhões já investidos pela Secretaria da Educação (Seduc) em 17 obras no município.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Freitas Valle, que possui 231 alunos e é dirigida pelo professor José Ulisses Gorski Castro, Azevedo entregou a obra de recuperação das salas de aula, rampas de acesso, reforma do refeitório e pintura do prédio no valor de R$ 200 mil.
Para o secretário os mais de R$ 320 milhões que a pasta já investiu em infraestrutura das escolas são a resposta concreta da mudança que acontece na educação gaúcha nos últimos anos. “Mudança são os R$ 320 milhões em obras, inserir orquestras nas escolas, e sairmos do 11º para o 2º lugar no Ideb”.
O diretor reconheceu os avanços conquistados nos últimos anos na instituição. “Sabemos que a educação é um eterno caminhar. E hoje se concretiza um sonho iniciado em 2003. Agradecemos todas as obras e os diversos equipamentos que estamos continuamente recebendo”.
Após, o secretário entregou as obras do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Aranha, que passa por uma reforma geral, em drenagem no pátio e recuperação interna do ginásio de esportes. O valor da intervenção é de R$ 380 mil, beneficiando 1.800 alunos. A diretora Glaubia Jaques da Silva exaltou o empenho na recuperação da instituição.
“Nossa escola foi fundada em 1933 e não será em poucos anos que vamos recuperar décadas de descaso. Mas estamos muito felizes com as obras consideráveis que já recebemos. A recuperação do nosso ginásio contempla toda a comunidade de Alegrete”, disse.
Já o Colégio Estadual Emílio Zuñeda, que tem mais de 1.200 alunos foi contemplado com uma orquestra integrando o grupo de 51 escolas que estão recebendo os instrumentos musicais com valor total de R$ 1 milhão. O diretor Valdoir Dutra Lira agradeceu a todos os envolvidos com a área da educação pelo trabalho sério e comprometido que é realizado pela comunidade da escola.
“Hoje podemos fazer uma reflexão positiva de muitos anos por uma educação de qualidade. Reconhecemos o esforço do Governo do Estado para a realização das obras e formação dos professores e funcionários”, disse. A professora de música da escola, Maria Alice de Souza Severo, falou sobre a alegria de receber os instrumentos. “É uma realização poder ter esses instrumentos para que possamos trabalhar um repertório adequado para o desenvolvimento dos alunos”.

Torneio de Bocha da Semana Farroupilha

Oficialmente incluído na programação dos eventos esportivos da Semana Farroupilha de Uruguaiana, o Torneio de Bocha, modalidade trios, foi realizado no período de 8 a 11 de setembro. Contou com 16 equipes participantes. A organização ficou a cargo do CTG Patrulha do Oeste, coordenado por Narcizo Greco e José Konzen (Peninha). As partidas finais foram disputadas nas canchas do CTG que sediou a competição.
Classificação:
1º Lugar - Clube Caixeiral “C”
2º Lugar S.U. dos Retalhistas
3º Lugar S.B.U dos Motoristas
4º Lugar  Bambas da Alegria

Amadorismo
Campeonato dos Quarentões
5ª Rodada 2º Turno
Rui Ramos  3 X 1  Santa Cruz
Guarani  6 X 0 Abamf
Uruguaiana 1 X 0 Sindivur
Camarrões 1 X 1 Palmeiras

Classificação
1º Sta Cruz -  28 pts
2º Guarani – 23 pts
3º Sindivur – 21 pts
4º Camarões - 21 pts
5º Uruguaiana - 18 pts
6º Caçula – 13 pts
7º  Rui Ramos – 13 pts
8º Palmeiras – 12 pts
9º Abmf - 2 pts
Super Master dos 60 anos
2ª Rodada do quadrangular final
Uruguaiana 3 X 0 Grêmio
Corithans 1 X 0 Benfica
Gaúchão Juvenil
Categoria Sub 15
E. C. Ferro Carril 0 X 2 Parobé
Categoria Sub17
E.C. Ferro Carril 0 X 0 Assoc. Rosário

Estadual Futsal  Feminino
E.C. Juventude 1 X 4 Celemaster
2ª Rodad Lufme
Sábado
Cat. 2003 -  Juventude 13 X 0 Rondônia
Cat. 2003 – Arsenal 3 X 7 São Rafael
Cat. 2003 – Palmeiras 3 X 2 Amigos da Comunidade
Cat. 2005 – São Rafael 0 X 4 Arsenal
Cat. 2003 – Bola Brasil 9 X 2 Zona Leste
Cat. 2002 – Rondônia 2 X 6 Amigos da Comunidade
Cat. 2001 – São Rafael 1 X 3 Palmeiras
Cat. 2000 – Laura/Arena 3 X 3 Amigos da Comunidade

Painel Ed. 2345

Chama em foco

A Chama Crioula se aproximou de Uruguaiana ainda na manhã de sábado, 13/9. Após os cavaleiros descansarem na Granja São Felipe, retomaram a viagem até à cidade onde, às 18h, chegaram à Praça Farroupilha, com um dos principais símbolos da Semana do Gaúcho. O acendimento da pira farrapa foi feito pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, o presidente dos Festejos da Semana Farroupilha, Renato Rodrigues e pelo major Rinaldo Castro, da Brigada Militar.

Barrado I
Desde que ofendeu o ex-presidente e atual secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Lopes, Felice é persona non grata na CDL/Uruguaiana.A Brigada Militar tentou forçar a presença no encontro de Amélia com o empresariado, mas não teve jeito. Aqui não, disse em coro, a Diretoria.

Barrado II
Não foi somente a CDL que barrou o colecionador de “inimigos da nação”. A visita programada para a Santa Casa também não ocorreu. Lá, a diretoria avisou que não receberia Amélia se esta estivesse mal acompanhada por Felice. Ela não foi.

Premonição
Schneider não deu margem para comentários do tipo “prometeu e não cumpriu”. Mal a Reforma Tributária foi aprovada e ele já começou a falar no Plano de Mobilidade Urbana, o qual disse que só seria possível após a aprovação dos projetos. O engenheiro, que é de Porto Alegre, veio à cidade especialmente para a reunião. Só que chegou antes da aprovação. Premonição?

Turfe
No domingo, 21/9, a Associação de Turfe realiza páreos de cavalo crioulo, na cancha municipal, a partir das 13h. O evento acontece em alusão à Semana Farroupilha.

Universidade
Nada mais se falou sobre a faculdade de direito e de administração, que seria instalada “imediatamente” em Uruguaiana. Os uruguaianenses aguardam ansiosamente a implantação, mas ninguém sabe exatamente o que falta. Será que é a instituição?

UFRGS I
O prazo de inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)vai até as 23h59 de 13/9, através do site da instituição e mediante pagamento da taxa de R$ 110.

UFRGS II
São quase quatro mil vagas, cerca de 70% do total oferecido, para 90 cursos de graduação. O restante é destinado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UFRGS III
As provas estão marcadas para os dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro. Os exames serão aplicados em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

Solene
Acontece hoje, às 19h, sessão solene em alusão à Semana Farroupilha, no plenário da Câmara. O policial Ivo Mezadri e o diretor de trânsito da Setran, Paulo Woutheres recebem o título honorífico de Cidadão de Uruguaiana.

Fechando o cerco
Os produtores rurais caíram na malha fina de Schneider e os notificados devem comparecer na secretaria municipal de Fazenda para comprovar as informações do Imposto Territorial Rural (ITR). Quem não comprovar ou não aparecer dentro de 20 dias, terá que pagar os apontamentos, que chegam a R$ 4 milhões.

Atenção especial
Em Uruguaiana, a candidata Ana Amélia teve sua segurança a cargo de policiais da Brigada Militar. Candidatos têm direito a segurança do Estado?

Fora do ar I
Após uma representação de Marina Silva e coligação, o TSE mandou retirar do ar o blog ‘Marina Silva Mente’ por considerar que o espaço na internet está sendo utilizado para veicular e reproduzir afirmações caluniosas, difamatórias e injuriosas à candidata.

Fora do ar II
A decisão liminar dá prazo de cinco dias à empresa Google Brasil Internet Ltda. para informar o IP, informação necessária para a notificação do responsável pelo blog. No mérito, Marina e a coligação pedem direito de resposta, “com as mesmas características formais dos ataques”.

Licenciado I
Tarso Genro se licenciou das funções de Chefe do Executivo Estadual até 5/10, data das eleições. Ele concorre a reeleição pelo PT. A licença não-remunera foi aprovada pela Assembleia Legislativa.

Licenciado II
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, assumiu ontem, 15/9, a função. A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Piratini.

Brique
A chuva deste domingo não permitiu a realização do Brique na Praça, marcado para aquela tarde. Uma nova data ainda não foi anunciada pelas secretarias de Cultura e de Indústria e Comércio, organizadoras do evento.

Olha a faca
Um morto e três feridos a faca. Esse foi o saldo da primeira ‘encrenca’ da Semana Farroupilha. Já teve namorada degolada, comandante da Brigada querendo proibir facas, vereadora se dizendo dona da ideia. Mas de efetivo, nada foi feito.

Desfile
Não satisfeitos com o desfile no dia 20 de Setembro, na cidade, os gaúchos tentaram um desfile no Plano Alto. Choveu e ainda assim decidiram não cancelar. Público e cavaleiros não chegaram a dez pessoas de cada lado.