quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Município começa a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana


No mesmo dia em que a Mini Reforma Tributária proposta pelo Poder Executivo, com o projeto de readequação das taxas de lixo e de iluminação pública e instituição da Contribuição de Melhoria, foi aprovada pela Câmara de Vereadores, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve uma reunião com o engenheiro Francisco Hörbe, de Porto Alegre, para tratar do Plano de Mobilidade Urbana do município. A reunião ocorreu na secretaria de Obras e marcou o início da formação das equipes técnicas que irão atuar na elaboração do projeto através de pesquisa junto à comunidade. Tais pesquisas, conforme o Engenheiro, acontece em forma de entrevistas aos moradores, e constituem parte fundamental do projeto. Além de técnicos do município, a reunião teve a participação dos secretários Eloy Trojan (Transportes), Vítor Gediel Machado (Segurança e Trânsito), Diego Roque (Planejamento) e do procurador-geral do município, Paulo Henrique Inda.
O Plano de Mobilidade Urbana é uma necessidade urgente para o Executivo, vez que permitirá inúmeras ações em benefício da população. Dentre elas, destaca-se a realização de uma nova licitação para o transporte público coletivo.Para abrir o processo licitatório visando contratar empresas para operar o transporte público de Uruguaiana é necessário que seja elaborado um termo de referência para nortear o edital da licitação. O documento justifica as exigências do edital e caso não seja elaborado, um questionamento judicial por parte das empresas que estão atuando, pode resultar na anulação do processo – tal como ocorreu da primeira vez.
O engenheiro que trabalhará na elaboração do Plano é o mesmo responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.

0 comentários: