segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ed. 2689 - Decreto coloca Saúde na Emergência

Aqui a edição digital.
  1. Se Estados não revirem direitos, salários não serão pagos
  2. Pequeno público, grande festa!
  3. Black Friday
  4. Bagé
  5. TAE
  6. IPTU
  7. Faturamento
  8. Educação
  9. Ópera I
  10. Ópera II
  11. Luto
  12. Aniversário I
  13. Aniversário II
  14. CineSesc I
  15. CineSesc II
  16. Executivo apresenta projeto final da Avenida Beira Rio
  17. Prefeitos ingressam na Justiça pela repatriação
  18. Saúde entra em Situação de Emergência
  19. Brasil será livre de aftosa com vacinação em 2018
  20. Com poucos negócios, preço do boi gordo caiu em novembro
  21. ABHB realiza auditorias técnicas em propriedades gaúchas
  22. Nutron lança aplicativo para orientar pecuaristas sobre manejo
  23. Homem tira a vida na frente de policiais
  24. Bandidos presos depois de cometer assalto
  25. Ameaça
  26. Maria da Penha
  27. Apreensão
  28. Veículo
  29. Adolescente
  30. Captura
  31. Unipampa participa de seminário sobre internacionalização das Universidades Federais
  32. RS conquista recorde de medalhas nas Paraolimpíadas Escolares
  33. Professores discutem formas de implementar as ações do pacto
  34. Filme brasileiro será apresentado em cinemas estrangeiros
  35. Lançamento Do Filme A “Masha E O Urso”
  36. Marcelo Galvão dirige O Matador, primeiro filme brasileiro da Netflix
  37. Uruguaianense faz bonito no Enart
  38. Laranja e abacaxi são alimentos com maior risco por agrotóxico
  39. ‘Graça recebida’, diz Edson Celulari sobre fim do tratamento contra câncer
  40. Calcanhotto lança single com ‘Não demora’ música de ‘A lei do amor’
  41. Malhação
  42. Sol Nascente
  43. Rock Story
  44. A Lei do Amor
  45. Camila Queiroz faz aulas de fonoaudiologia para viver carioca em nova novela

Jornada Literária movimenta comunidade

O Serviço Social do Comércio, Editora Via Pampa e Livraria Carochinha realizaram, nos dia 16,17 e 18 de novembro, a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana. O objetivo foi incentivar a leitura, atuando na formação de leitores e aproximando o público leitor da produção literária através de palestras, mediação de leitores, intervenções com poesia, sarau literário, contação de história, música, lançamento de livros e encontros com autores.
Ao todo, a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana atendeu mais de 2 mil crianças de escolas locais, além da comunidade. Só na Hora do Conto foram 10 sessões, com presença de pelo menos 800 crianças. As 13 palestras realizadas contemplaram 1,2 mil estudantes e professores; e nos dois dias de Game Literário passaram pelas atividades em torno de 100 crianças.
“Nasce uma flor encantadora na Região da Fronteira, às margens do Rio Uruguai. A 1ª Jornada Literária de Uruguaiana foi semeada e regada a muitas mãos. Tenho orgulho de, com meu humilde regador, ter colaborado para que essa flor desabroche e perfume a cidade e o Estado, com essências de leitura, pensamento crítico e bom senso. Faço votos de que polinize e dê origem a um jardim”, disse o escritor Uili Bergamin sobre o evento.
A programação teve além de Café Literário, Hora do Conto do Sesc, com Eleonora Medeiros; e do Interact Rotary Club de Uruguaiana, Sarau de Textos e Poesia sob coordenação de Estela de Menezes; Lançamento do Livro Desdobramentos do escritor Pedro Câncio; Mesa Redonda com a apresentação de Boas Práticas de Incentivo à Leitura; Palestras Literárias e de Mediação de Leitura com Márcia Cavalcante, Uili Bergamin, Vinícius Rodrigues, Pedro Duarte e Vilson Ferreto; Palestra Técnica com Paulo Henrique Corrêa Brum; e Comando Poético e Sussurrando Poesias com os alunos do Curso Normal do Instituto Estadual Elisa Valls. O evento contou ainda com Game Literário Sesc com escolas públicas e privadas; Roda de Leitura do Clube do Livro Espírita; Passeio com Poesia e Balaio de Gatos do Colégio Marista Sant’Ana; e Show Musical com César Santos “Da Porteira Pra Dentro”.
Para a realização das atividades, o Serviço Social do Comércio, a Editora Via Pampa e a Livraria Carochinha contaram com a parceria da 10ª CRE, SEMED, Colégio Marista Sant’Ana, Instituto Estadual Elisa Valls e Interact Club de Uruguaiana Fronteira Oeste; e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Café da Praça e Gráfica Universitária. A próxima edição da Jornada Literária de Uruguaiana está prevista para acontecer de 22 a 24 de novembro.

Educação Municipal: Inscrições vão até o dia 2/12

As escolas de educação infantil e ensino fundamental do município de Uruguaiana estão recebendo inscrições para o novo ano letivo. O processo vai até o dia 02/12.
Conforme o secretário Francisco Roballo, até o dia de ontem (23/11), 1.700 crianças já haviam sido inscritas para uma vaga na educação infantil, sendo que o sistema já possui 6 mil alunos. Os números antecipam a necessidade da abertura de novas vagas para 2017.

Cerimônia de encerramento do 8º Siepe premia 48 trabalhos


Por Franceli Couto Jorge

Após três dias de intensas atividades, o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou, na tarde desta quinta-feira, 24, a cerimônia de premiação e encerramento do evento. O 8º Siepe aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro, no Campus Uruguaiana, e reuniu mais de 2 mil participantes.
Foram aprovados para o evento 1.810 trabalhos, sendo que 1.715 participaram das sessões orais e de pôsteres nas categorias de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. O 8º Siepe premiou os 48 melhores trabalhos, sendo 24 na modalidade oral e 24 na modalidade pôster.
Na categoria Ensino foram avaliadas características como o desenvolvimento do assunto, conteúdo e/ou matéria específica relacionada ao ensino-aprendizagem. Os oito melhores trabalhos nesta categoria, na modalidade oral, foram premiados com uma viagem para um evento científico, em 2017, no Rio Grande do Sul e medalha. A premiação foi ofertada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Os oito melhores trabalhos premiados na categoria Pesquisa e Pós-Graduação, modalidade oral, serão contemplados com uma viagem, com todas as despesas pagas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) 2017, que ocorrerá em Belo Horizonte, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2017.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) premiou os oito melhores trabalhos na categoria Extensão, modalidade oral, com uma viagem ao 35º Seminário de Extensão Universitária (Seurs), que ocorrerá, em 2017, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Uma das pesquisas premiadas foi “Narrativas Sônicas do Pampa: Apontamentos Iniciais de uma Pesquisa Etnomusicológica no Bairro Malafaia, Bagé/RS”, do discente do curso de Licenciatura em Música do Campus Bagé, Antoniel Lopes. “Foi incrível ganhar essa premiação para o nosso grupo, já que é um trabalho colaborativo, mostra o empenho do projeto de pesquisa. Acho que isso também ajuda a fomentar a área da pesquisa dentro da música, a parte de etnomusicologia. Além de criar redes e mais linhas de trabalho com colegas de outros locais dessa mesma linha de pesquisa”, afirmou o acadêmico.
Para a docente Graziela Tavares, uma das coordenadoras do 8º Siepe, foi possível melhorar o nível de qualificação dos resumos, que era um dos objetivos da Comissão Organizadora. “A mudança na avaliação dos resumos, não tendo mais duas etapas, fez com que conseguíssemos aumentar, ainda, mais esses índices. Temos que ir melhorando a qualidade dos trabalhos apresentados a cada edição para que ele realmente cumpra o objetivo, que é qualificar o nosso ensino, pesquisa, extensão e a pós-graduação”, afirma.
Graziela também explica que o sistema de similaridade que foi usado esse ano também busca aumentar a qualificação dos resumos apresentados no evento. “É muito sério encontrar alunos plagiando e se autoplagiando, então o índice de similaridade é um dos tópicos que temos que abordar não só no evento, mas na instituição como um todo”.
Na avaliação da coordenadora geral do evento, a administradora Carina Brum, o 8º Siepe foi um sucesso. “Os trabalhos estavam muito bons, a organização, a infraestrutura estava excelente, os palestrantes muito qualificados”, afirma. Carina lamenta o baixo número de participantes nas palestras. “Infelizmente, não tivemos um bom número de participantes nas palestras. Isso temos que rever, a participação dos orientadores, dos avaliadores, dos alunos, dos bolsistas, dos servidores”, diz. Para Carina, a realização do evento só foi possível “porque nós tivemos muitos apoiadores e uma grande equipe com 200 monitores e 50 pessoas na Comissão Organizadora”.
O encerramento oficial do 8º Siepe foi realizado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alessandro Girardi, que parabenizou a Comissão Organizadora. “O evento vem sendo qualificado a cada ano. A cada edição a parte científica evolui e o Siepe mostrou o que a Unipampa tem de melhor”, enfatizou. Para o pró-reitor, “o evento já atingiu seu objetivo, que é de congregar toda a universidade. Nos próximos temos que trabalhar para cada vez mais evolui-lo em qualidade”.
Outras atrações do último dia do 8º Siepe
Esta quinta-feira, 24, iniciou com as sessões de apresentações orais e de pôsteres no 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unipampa. Nesta manhã, foram avaliados 307 trabalhos e também ocorreram as visitações ao Planetário.
Às 11h30, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Marcondes, falou sobre as Metodologias Ativas no Ensino Superior. De acordo o docente, um profissional tem um conjunto de competências profissionais em três grandes áreas: conhecimentos, habilidades e atitudes. São essas habilidades que os métodos ativos pretendem desenvolver durante a formação universitária.

ABHB convoca reunião da diretoria


Gabriela Barcellos

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Sperotto Terra, convocou os membros da diretoria para a última reunião de trabalho do ano. O encontro acontece no dia 1º de dezembro, às 13h30m, na sede da Estância Santa Maria, localizada na Estrada Bagé (Serrilhada km 54, Vila Pontas de São Luís).
A pauta da reunião inclui a participação da ABHB em feiras fora do Rio Grande do Sul e a realização de mais uma edição da Nacional HB, além da homologação de Núcleos Regionais no Paraná e o Jantar de Destaques HB 2016, que acontece no dia nove. A reunião será precedida de um almoço. Na sede da Estância, oferecido pelo Núcleo Hereford e Braford da Região da Campanha, a partir das 12h.

Destaques HB 2016 serão conhecidos no dia nove

Gabriela Barcellos

Com o objetivo de premiar os criatórios HB que se destacaram com seus animais nas inúmeras ações organizadas pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em 2016, a ABHB será realizado no próximo dia nove mais uma edição do Jantar Baile de premiação dos Destaques Hereford e Braford 2016. Carinhosamente apelidada de “Oscar HB”, a cerimônia acontece em Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael, a partir das 20h.
Na oportunidade, serão conhecidos os criatórios que obtiveram a maior pontuação em cada uma das exposições ranqueadas: Exposição de Londrina; Copa Incentivo; Copa dos Criadores (Exposição de Outono Uruguaiana); Exposição Nacional HB; Expointer; Exposição de Uruguaiana; Exposição de Pelotas; Exposição de Bagé, Exposição de São Gabriel; Exposição de Alegrete e Exposição de Santa Vitória do Palmar.
Logo após são conhecidos os três primeiros colocados em cada raça do Ranking Nacional HB 2016, bem como os melhores expositores Rústico e de Argola de cada raça. O Programa Carne Pampa irá agraciar o produtor que mais certificou no Programa e o produtor com maior percentual animais entregues/certificados. Os eventos oficiais também serão contemplados. Entre as categorias premiadas, figuram maior média eventos oficiais para machos e fêmeas; maior valorização para macho, fêmea e lote de embriões e Leilão de Maior Faturamento. O Oscar HB também irá celebrar os campeões da Prova de Avaliação a Campo (PAC), a Central que mais contratou animais HB neste ano, bem como os Destaques HB PampaPlus, Promebo e Delta G.

Farsul mantém cobrança por ações do Mapa em relação ao trigo

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) mantém sua preocupação com o comportamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em relação ao trigo. Desde o dia 19 de setembro o cereal tem a cotação abaixo do preço mínimo sem que a pasta tenha apresentado alguma proposta concreta de apoio ao produtor e reversão do cenário nesses dois meses.
A entidade aproveitou a visita do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, para entregar um ofício pedindo maior atenção à situação do cereal. A carta reforça a necessidade de intervenção da pasta para solucionar o problema vivido pelo produtor que já se prolonga por mais de 60 dias.
Em outubro, a Farsul já havia procurado o Mapa com propostas para a aplicação dos mecanismos de comercialização de trigo. Em documento entregue pelo presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, ao Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, a Federação propôs que 1,5 milhão de toneladas do produto gaúcho, fossem divididas nas operações AGF, Pepro e PEP.
Passado um mês, o secretário acenou apenas com os leilões com volumes bem abaixo do que foi pedido e sem a efetivação dos mesmos. Atualmente, o saco de trigo de 60 kg está sendo comercializado por R$ 28,30 (cotação do dia 21/11), quando o preço mínimo determinado pela Conab é de R$ 38,65.
Sperotto lembra que o Ministério teve tempo de elaborar um plano para evitar a situação. “Cansamos de avisar sobre o cenário que se formava por meio da Câmara Setorial de Culturas de Inverno do próprio Ministério. O que foi ensaiado até então pelo Mapa é bem inferior ao que o setor pediu. Contamos com a sensibilidade do secretário Novacki para reverter o quadro”, afirma o presidente. “Enquanto isso, o produtor não tem a quem vender, se colocar o trigo por esse preço no mercado ele quebra”, completa Sperotto.
Com informações da Farsul.

Associados da Conexão Delta G comemoram resultados na primavera

Faturamento dos leilões realizados ultrapassou os R$ 11 milhões com destaque para vendas para o Brasil Central

Nestor Tipa Júnior

O trabalho de melhoramento diferenciado foi determinante para um bom resultado colhido pelos associados da Conexão Delta G nesta temporada de primavera da pecuária gaúcha. Nos leilões realizados pelos criatórios que integram a entidade, que reúne criadores de bovinos de corte que trabalham no melhoramento genético de animais das raças Hereford e Braford, o faturamento foi superior a R$ 11 milhões. Além disso, alguns dos animais mais valorizados em exposições do Rio Grande do Sul contam com a genética promovida pela associação.
De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, os resultados dos remates de primavera foram muito positivos e confirmaram o prognóstico feito pela entidade antes da temporada. Afirma que praticamente todos os leilões dos associados venderam maiores volumes que 2015 e, ainda assim, obtiveram, se não melhores, médias, ao menos semelhantes às do ano passado. “Isso mostra que o cenário para a pecuária segue firme. Como em outros anos, muitos remates dos associados obtiveram médias superiores às dos leilões das raças, mostrando que a procura por animais com a genética diferenciada da Conexão Delta G segue em alta”, observa.
Durante os leilões também foi destacada a participação nas compras de criadores do Centro e do Norte do país, especialmente em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, entre outros. Eichenberg reforça que houve forte demanda pelo Braford, principalmente por causa de sua adaptação a outras localidades no Brasil. “O trabalho sério, há muito difundido no centro do país, desde o início da Conexão Delta G, certamente é o principal motivo que explica essa procura. Muitos criadores do centro do Brasil reconhecem o nome da entidade pelo trabalho com o Braford e, principalmente, com o Nelore que lá é feito, assim como reconhecem a diferenciação de animais com CEIP, e, ainda, o projeto recente que temos feito na busca de animais geneticamente resistentes ao carrapato”, pontua.
A qualidade alcançada pelos associados se refletiu também em pistas de julgamento, com resultados expressivos. Foram conquistados campeonatos em Esteio, Bagé, Alegrete e Dom Pedrito. Na Exposição de Alegrete, a Estância Silêncio recebeu o prêmio de Trio Grande Campeão Braford e a Estância São Manoel o prêmio de Melhor Touro Braford. A São Manoel ainda comercializou o animal mais valorizado da feira, o touro Kibon, que é líder do Sumário Delta G 2016. Já a Estância Guatambu teve duas premiações na Exposição de Bagé, o de Trio Grande Campeão Polled Hereford PC e o de Trio Grande Campeão Braford.
Na Farm Show, em Dom Pedrito, os três touros Braford mais valorizados em remates da feira também foram de associados da Conexão Delta G. O valor mais alto foi alcançado pelo touro de tatuagem P355, da Agropecuária Caty. Os segundo e terceiro touros mais valorizados foram da Guatambu e da Caty, respectivamente, adquiridos pelo criador Wilson Brochmann. Os dois touros foram contratados pela central de inseminação americana CRI Genética. Já o touro Polled Hereford, da Guatambu, foi o mais valorizado na Farm Show e na temporada de 2016.