sábado, 4 de fevereiro de 2017

Sesc divulga programação de cinema


Que tal curtir um cineminha? O Sesc de Uruguaiana oferece um circuito alternativo de exibição, contemplando filmes de curta, média ou longa metragem, incluindo filmes documentários e de ficção. As sessões ocorrem sempre aos sábados às 16 horas. A entrada é gratuita. Confira abaixo a programação deste mês.
Data: 04/02
Título do filme: Hollywood no Cerrado

Diretor: Armando Bueno e Tânia Montoro
Gênero / Faixa Etária : Documentário / 12 anos
País/ano de produção: Brasil / 2011
Tempo de duração: 85 min
Sinopse: Hollywood no Cerrado apresenta na forma de um almanaque audiovisual animado e bem humorado “causos” e histórias de vida da ocupação do Centro Oeste do Brasil, incorporando informações pouco conhecidas, que permitem traçar uma nova perspectiva sobre a história da região, anterior à transferência da capital do país para Brasília. A história do homem, do meio ambiente e dos meios de comunicação. A chegada do automóvel, do avião, da ferrovia, do rádio, do cinema e da televisão. As transformações culturais, econômicas e mediáticas ocorridas nas cidades e lugarejos do Planalto Central brasileiro ao longo do século 20, após a chegada de imigrantes, movidos pelo ideal de fortuna, fartura e felicidade. Revela o singular caráter multicultural do processo de ocupação do interior do Brasil.
Data: 11/02
Título do filme: O Batismo

Diretor: Marcin Wrona
Gênero / Faixa Etária : Drama / 16 anos
País/ano de produção: Polônia / 2010
Tempo de duração: 86 min
Sinopse: Varsóvia, Polônia. Após deixar o mundo do crime, Michal (Wojciech Zielinski) consegue recomeçar do zero e levar uma vida honesta. Ele é casado com a bela Magda (Natalia Rybicka), acabou de ser pai e agora cuida dos negócios de sua própria empresa. Porém, Michal se vê assombrado por seu passado clandestino. A máfia o jurou de morte às vésperas do batizado de seu filho e ele terá de se proteger antes que seja tarde demais.
Data: 18/02
Título do filme: Pelo Malo

Diretor: Mariana Rondón
Gênero: Drama / 14 anos
País/ano de produção: Venezuela-Argentina-Peru-Alemanha/ 2013
Tempo de duração: 95 min
Sinopse: Junior (Samuel Lange Zambrano), um menino de nove anos de idade, sonha em alisar o cabelo para ficar mais parecido com sua imagem fantasiosa de um cantor de cabelos compridos. Sua mãe Marta (Samantha Castillo) luta para sustentar a família após a morte do marido e, ao mesmo tempo, tenta evitar o jeito diferente do filho.
Data: 25/02
Título do filme: A Estrada Perdida

Diretor: David Lynch
Gênero / Faixa Etária : Suspense / 18 anos
País/ano de produção: Eua, França / Suspense / 135 min
Tempo de duração: 135 min
Sinopse: Fred Madison (Bill Pullman) é um saxofonista de jazz vanguardista que é casado com Renee (Patricia Arquette). Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas maiores para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro. Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto em uma manhã não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton (Balthazar Getty), um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent (Robert Loggia), um gangster, chamada Alice Wakefield (Patricia Arquette), uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee.

Matrículas para Medicina da Unipampa estão suspensas

Na quinta-feira, 2/2, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o edital nº 32/2017 que determina que as matrículas para o curso de Medicina  previstas para acontecer ontem, 3/2, bem como nos dias 6, 7 e 8/02, estão suspensas por determinação da Justiça Federal.  Ainda segundo edital, novas informações sobre o Processo Seletivo SiSU/Unipampa 2017 serão divulgadas em data ainda a ser definida por meio de novo edital.
No despacho assinado na quarta-feira, 1/1, pelo Juiz Federal Substituto, Cristiano Estrela da Silva encontra-se o motivo da suspensão de matrículas.

Entenda o caso
O autor da ação, Lucas Chaves de Medeiros solicitou junto à 3ª Vara Federal de Rio Grande, a suspensão das matrículas do curso de Medicina da Unipampa, bem como a reabertura do prazo de inscrições para os candidatos das cidades incluídas pela Resolução nº 166/2017 com ampla e prévia divulgação. Nos autos, ele alega que “prestou prova para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2016 visando ingressar em curso de Medicina. Sua nota final, resultado da média das notas das provas de cada área de conhecimento e a redação, é 742,2 (...) e por morar no Rio Grande do Sul, o autor pesquisou primeiramente os pontos de corte das universidades do Estado, entre elas a Universidade Federal do Pampa”.
Menciona que, “conforme o art. 4º da Resolução nº 156/2016 do Conselho Universitário da Unipampa, foi criado o “Instrumento de inclusão regional” para ingresso no curso de Medicina da Universidade, o qual consiste no acréscimo de 20% na nota final aos candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais nos seguintes municípios: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. Argumenta, ainda, que na manhã do dia 24/1, não havia direito à bonificação de 20% para os alunos que cursaram o ensino médio em Rio Grande e que, em razão disso, não realizou inscrição na Unipampa, uma vez que sua nota ficaria muito abaixo do ponto de corte do curso de Medicina. E que, após as 18 horas do mesmo dia, foi expedida a Resolução nº 166/2017, alterando a resolução nº 156/2016, incluindo o Município do Rio Grande “Instrumento de inclusão regional”, com vigor a partir do dia 25/01”.
Afirma que “a Resolução nº 166/2017 não foi amplamente divulgada, sendo publicada somente no site do curso de Medicina. Desta forma, restou prejudicado, uma vez que com o acréscimo de 20% (vinte por cento) sua nota passaria de 742,2 para para 890,64, o que resultaria em sua aprovação, vez que sua nota estaria acima do ponto de corte para o curso de Medicina da Unipampa, que ficou em 890,47”.
Assim, ao final do despacho o Juiz Federal Cristiano Estrela da Silva diz “tenho que a Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), ao alterar as regras do edital, violou os princípios da segurança jurídica, da proteção da confiança e da boa-fé objetiva, uma vez que, sem a devida publicidade e no curso do certame, adotou comportamento contraditório e prejudicou o autor e todos os demais candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas regulares e presenciais nos municípios de Aceguá, Garruchos, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Larvas do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Francisco de Assis, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu, em razão da restrita divulgação da alteração da Resolução nº 156/2016 pela Resolução nº 166/2017”, escreveu o Magistrado.
Desse modo, Silva deferiu o pedido e determinou que a Unipampa suspendesse as matrículas para o curso. Assim como, solicitou que a mesma reabra o prazo das inscrições para os candidatos das cidades incluídas pela Resolução nº 166/2017 com ampla e prévia divulgação.
Ontem, 3/2, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou as normas que irão coordenar o novo processo seletivo para o curso de Medicina, oferecido no Campus Uruguaiana. O edital completo deve ser divulgado em breve, bem como o cronograma com os novos períodos de inscrições e matrículas.
O novo período de inscrição será oferecido apenas para os candidatos que concluíram o ensino médio ou residem há três anos, no mínimo, nos 28 municípios que passaram a fazer parte do Instrumento de Inclusão Regional válido para o curso de Medicina, por meio da Resolução nº 166 do Conselho Universitário da Unipampa. Serão abertas 29 vagas neste novo processo seletivo, correspondente à ampla concorrência. Para o percentual destinado às políticas de reservas de vagas seguem valendo as mesmas regras do Edital nº 22 que rege o Processo Seletivo 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Após três anos, Estado volta a registrar queda no roubo de veículos

Os esforços para combater o roubo e o furto de veículos no Rio Grande do Sul começam a apresentar resultados. Os dados estatísticos da criminalidade de 2016, publicados no site da Secretaria da Segurança Pública nesta quinta-feira (26), registram queda em ambos os indicadores. Este fato não ocorria de desde 2013 no crime de roubo de veículos e desde 2011 no crime de furto de veículos.
No Estado, o furto de veículos apresentou redução de 3,5%, enquanto o roubo de veículos registrou queda de 2,9%. Isso representa 1.434 veículos a menos tirados de circulação pela ação de criminosos, em comparação a 2015. Em Porto Alegre, os resultados são ainda mais expressivos: houve redução de 13,3% no furto e de 14,3% no roubo.
Para o secretário Cezar Schirmer, o atual cenário reflete a efetividade do trabalho das polícias e da força-tarefa da Operação Desmanche, coordenada pela SSP e composta por Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Detran/RS. “Conseguimos dar início a um processo de desarticulação desta cadeia comercial ilegal, atingindo em cheio a receptação. Estancando a demanda por peças será possível reduzir drasticamente o roubo e o furto de veículos”, afirma.
Em 29 edições da Operação Desmanche, foram apreendidas mais de 2,1 mil toneladas de sucata automotiva. Ao todo, 46 estabelecimentos foram fechados e 37 pessoas presas, em 15 municípios. A expectativa é expandir ainda mais o raio de ação em 2017. “Já temos um bom número de municípios prospectados. Esperamos, ainda no primeiro semestre, dar início a operações nestas localidades”, assegura o tenente coronel Cesar Augusto da Silva, coordenador da força-tarefa.
Segundo semestre aponta para mudança de cenário
As medidas anunciadas pelo governo do Estado a partir do segundo semestre de 2016 representaram um diferencial na produtividade dos órgãos da Segurança Pública. A segunda fase do plano estadual – composta por ações como o aporte de horas-extras e diárias, investimentos em reaparelhamento e a antecipação do chamamento de policiais aprovados em concurso –, permitiu ampliar a capacidade operacional das instituições.
Como resultado, quase todos os principais indicadores criminais (homicídio doloso, furto, roubo, furto de veículo, roubo de veículo e latrocínio) registraram queda em relação ao mesmo período de 2015. A única exceção está no crime de homicídio doloso, com alta de 6,5%. Roubo e furto de veículos apontam redução de 17,9% e 11,1%, respectivamente. O crime de latrocínio, uma das principais preocupações da sociedade atualmente, registra queda de 13,2%.
“Estamos confiantes de que as ações já colocadas em prática, somadas ao aporte oriundo do Plano Nacional de Segurança Pública, darão início a um novo momento no combate à criminalidade em nosso Estado. Temos convicção de que 2017 será o ano da mudança”, finaliza Cezar Schirmer.
Com informações da SSP.

Dupla é presa em flagrante por receptação

Gabriela Barcellos

Dois homens foram presos em flagrante por receptação, na noite de quarta-feira, 1-2, pela Brigada Militar. Os policiais militares foram acionados por meio do 190 depois que moradores da Rua Miguel Beleza perceberam uma motocicleta que passou o dia todo estacionada no local, com sinais de abandonada.
Por volta das 22h, os dois homens chegaram ao local, tripulando uma outra motocicleta. O carona, Michael de Souza de Medeiros, de 22 anos, pegou a motocicleta, placa ITG 8960, enquanto o motorista, Gerson Humberto de Souza Oliveira, de 26 anos, seguiu tripulando a motocicleta que os carregou até o local. Ao visualizar a viatura da Brigada, os dois pararam e foram abordados. Ao verificar os veículos, os policiais constataram que a motocicleta antes abandonada no local fora furtada. Michael não soube explicar quem era o dono do veículo e os dois acabaram sendo trazidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado de plantão, Enio Tassi os autuou em flagrante por receptação, estipulando fiança de três salários mínimos para cada um. Nenhum dos dois homens pagou e ambos foram recolhidos à Penitenciária Modulada.
Além da motocicleta, que já foi encaminhada ao dono, foram apreendidos capacetes e duas carteiras de habilitação em nome de outras pessoas, que estavam na carteira de um dos acusados, Gerson Humberto.

Abigeato: Força Tarefa prende integrantes de uma das maiores quadrilhas do Estado




Gabriela Barcellos

A Força Tarefa de combate ao furto abigeato da Polícia Civil, que atua em todo o Estado, com coordenação do delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana vem mostrando excelentes resultados, que culminaram na prorrogação da ação. A Força Tarefa tem como objetivo a diminuição dos índices de abigeato no Rio Grande do Sul e teve início ainda no primeiro semestre de 2016. Nesta semana, o grupo prendeu três pessoas, que integram uma quadrilha especializada em abigeato de grande porte.
A primeira das prisões ocorreu em Pinheiro Machado. Daniel Lima estava foragido desde o dia 26 de janeiro, quando foi encontrado em sua casa três vacas furtadas e um terneiro, além de uma GM Captiva e uma Toyota Hilux registradas como roubadas, um fuzil calibre.762, duas espingardas calibre .12 e um revólver calibre .38. Na ocasião, a mulher dele foi presa em flagrante. Lima estava com a prisão preventiva decretada pela comarca de Pinheiro Machado, a pedido do Delegado.
Já em Camaquã, foi preso Juliano Gonçalves, um dos responsáveis pelo furto de mais de mil cabeças de gado e integrante da quadrilha responsável pela queima de um caminhão Volkswagen na ERS-350 trecho entre Camaquã e Arambaré, em setembro. Na ocasião, o veículo foi encontrado em uma propriedade rural às margens da rodovia, na localidade de Altinho, cerca de 13 quilômetros da BR-116, sem diesel e sem placas de identificação. Por meio do número do chassi, foi constatado que o veículo havia sido furtado/roubado da cidade de Cerro Negro (SC). A quadrilha estava sendo investigada desde o mês de agosto pela Força Tarefa. Outros três homens ligados à quadrilha também tiveram a prisão decretada a pedido de Linhares, mas como já estavam presos por outros crimes, foram somente cientificados da ‘nova bronca’.
Em Paraí, mais um abigeatário foi preso, com apoio das delegacias de Nova Prata e Paraí. Trata-se de Leandro Bristot, um dos maiores abigeatários da serra gaúcha. Ele é apontado como sendo o homem responsável por fazer o levantamento das propriedades rurais a serem atacadas na serra gaúcha, também tendo participado em alguns ataques da quadrilha nas regiões sul e central do Estado. Ele estava foragido a cerca de um mês e já possui processos por em andamento também em razão da Força Tarefa, nas cidades de Rosário do Sul, Camaquã e Nova Prata. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dele, onde foi apreendido inúmeros documentos a serem analisados pela equipe de investigação nos próximos dias.

Árvores de grande porte têm gerado reclamações

A existência de árvores de grande porte pelas ruas e calçadas da cidade têm gerado discussões em uma rede social na Internet. O fato é que muitos reclamam que devido ao tamanho de algumas, a visão do motorista fica prejudicada. Muitas estariam cobrindo a visualização das sinaleiras e a entrada nas ruas.
Em cartazes fixados em prédios do município, o cidadão é informado sobre podas e supressões (retirada da árvore inteira) de árvores nesta época do ano.  “Ficam suspensas as autorizações para poda e retirada de árvores no período de 01/09/16 a 01/04/17. Ressalvados os casos de extrema necessidade que serão submetidos à avaliação técnica da Secretaria de Meio Ambiente. Tal medida esta sendo adotada por tratar-se do período em que as espécies vegetais estão em pleno ciclo vegetativo, além de preservar o sombreamento urbano, devido à alta incidência solar e elevadas temperaturas que ocorrem neste período”.
Maiores informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (55) 99622-9761 ou diretamente na sede da secretaria, que fica no segundo andar do Mercado Público.

Secretarias realizam limpeza às margens do Rio Uruguai

Na manhã de ontem, 3/2, a equipe da secretaria de Meio Ambiente juntamente com a secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural e alguns voluntários realizaram uma limpeza às margens do Rio Uruguai. A limpeza durou cerca de quatro horas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Márcia Fumagalli, no local encontraram velas, flores, sabonetes e itens utilizados em trabalhos religiosos, como grãos de milho e taças.
Márcia destacou que antes da retirada, foi realizada uma reunião prévia com as casas de religião. “Entramos em contato com as casas, para saber como poderíamos proceder em relação à retirada do material. Não queríamos estragar o momento deles”. E ainda, comenta que os materiais que podiam ser reciclados foram recolhidos por catadores e os demais materiais, tiveram sua destinação correta.

Desperdício de verba: Prefeitura locou prédio que nunca utilizou

A Prefeitura de Uruguaiana mantinha a locação de um imóvel localizado na Rua Santana - entre as Ruas General Câmara e Sete de Setembro -, há cerca de dois anos. No entanto, este imóvel nunca teria sido utilizado pela administração anterior para seus fins. A informação é da secretária de Saúde, Thais Aramburu.
O local que serviria como uma casa de acolhimento transitório para a passagem de pessoas com problemas psicossociais custava aos cofres públicos R$ 4 mil reais mensais (em dois anos, o valor gasto seria de quase R$ 100 mil).  A secretaria salienta que até uma equipe multidisciplinar teria sido contratada para trabalhar no local. Contudo, esta equipe já teria sido realocada para trabalhar em outros serviços de saúde mental.
Agora, o prédio está sendo entregue pelo atual Governo. O serviço passará a funcionar no segundo andar do antigo Hospital Santo Antônio, onde já está instalado o Caps AD. Vale salientar que além do aluguel, outros valores também foram gastos, com o pagamento de água e energia elétrica.

Ministério do Trabalho participa de reunião entre Sindisaúde e Santa Casa

Na manhã de quarta-feira, 1/2, uma reunião entre Sindisaúde e Santa Casa também contou com a participação de um representante do Ministério do Trabalho, vindo diretamente de Brasília. Na oportunidade, foram avaliados os 58 dias de greve, exposto a situação financeira em que se encontra Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC), bem como ver quais os encaminhamentos futuros sobre esse assunto poderiam ser realizados.
Estavam presentes nessa reunião o Ministério do Trabalho representado pela Auditora Fiscal do Trabalho, Ana Maria Torelly e o secretário adjunto de Relações de Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Carlos Barbosa; representando o Hospital, estavam o provedor, Eduardo Velo, o administrador, Geovane Cravo, o advogado, Rogério Antunes e Joaquim de Jesus, que trabalha no setor de Recursos Humanos da Santa Casa; representando a Prefeitura, estavam o Procurador Geral do Município, Eduardo Martins e a secretária de Saúde, Thais Aramburu. Já representando o Sindisaúde, estavam presentes o presidente Renato Corrêa, o Vice-Presidente, João Santos e o diretor Rogério de Moraes. Um representante de cada entidade teve a oportunidade de expor a opinião da instituição que representa perante o assunto.
O provedor da Santa Casa, Eduardo Velo, fez um relato sobre a situação da instituição. Comentou também sobre o encaminhamento de um empréstimo de R$ 40 milhões junto a Caixa Econômica Federal – com juros baixos e longo prazo para pagamento – onde teria sido realizada uma auditoria interna procurando problemas e soluções possíveis para a crise que a entidade enfrenta. Afirmou que somente com este empréstimo seria possível reestruturar o local e dar continuidade o atendimento aos pacientes. Ele ainda estaria aguardando uma liminar do juiz para que seja concedido pela Fazenda Nacional um documento necessário para a concretização do empréstimo de R$ 40 milhões.
A secretária de Saúde, Thais Aramburu, colocou a posição do município em relação ao fato e a preocupação com a saúde dos munícipes. Chamou a atenção comentando que a Secretaria Estadual de Saúde poderia se envolver no processo da Santa Casa. Disse ainda que o Ministério da Educação (MEC) também poderia oferecer subsídio financeiro, visto que a Unipampa utiliza o hospital e outras estruturas de saúde para estágio.
O secretário adjunto de Relações de Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Carlos Barbosa, afirmou que o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, irá se empenhar no encaminhamento junto ao MEC em função das residências dos acadêmicos na área da saúde. Destacou ainda, a importância do trabalho de reestruturação ser feito em conjunto entre o hospital, sindicato e município.
O diretor do Sindisaúde, Rogério de Moraes, relatou o quadro patológico dos servidores da Santa Casa, que em sua grande maioria estão trabalhando doentes – seja pela falta de pagamento de salários ou também pela inexistência de acolhimento por parte do hospital principalmente na área da psicologia, visto que, a instituição dispõe de vários psicólogos, entretanto, não teria colocado nenhum a disposição para acolhimento e acompanhamento dos servidores. Propôs uma sessão, assim que a greve acabar, entre sindicato e Santa Casa com mediação do Ministério do Trabalho para que haja uma reaproximação dos funcionários e gestores. Já o presidente do Sindisaúde, Renato Corrêa, manifestou que a entidade solicitou uma ação de bloqueio contra o hospital, município, Estado e União visando a priorização de pagamento da folha salarial dos funcionários pertencentes ao Sindisaúde. Ainda, comentou que a audiência já teria ocorrido, onde a juíza declarou que diante da possibilidade de empréstimo da Caixa Econômica Federal, aguardaria 20 dias para emitir sua decisão.
Rogério declara que mesmo sendo pessimista em relação ao fato de se concretizar o empréstimo, acredita ser a única solução neste momento para a reestruturação da Santa Casa. “É realmente a forma mais ágil e eficiente para resolver a situação do hospital, que hoje é de falência”, comenta. Ele ainda declara que dará apoio no que for possível para que isso aconteça.

Livramento: Consórcio do Desenvolvimento do Pampa discute temas de grande relevância regional

Gabriela Barcellos

Ocorreu ontem, 3/2, uma Assembleia Ordinária Geral do Consórcio do Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, em Santana do Livramento. Estiveram em pauta questões consideradas fundamentais pelos municípios integrantes do Consórcio, que foi criado a partir de sugestão do então prefeito de Bagé, Dudu Colombo, com objetivo de ‘unir forças’ a fim de conquistar as demandas em comum entre os municípios da Fronteira Oeste e Campanha.
Esteve em pauta a audiência com o ministro Blairo Maggi para tratar do projeto das patrulhas mecanizadas para as estradas rurais, em Brasília; convênio sobre o mesmo tema com a a secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) sobre as patrulhas mecanizadas; compras coletivas via Consórcio – item que contou com palestra da diretora executiva do Granpal, Cecília de Andrade –; disponibilização de redes trifasica e de telefonia 3G no interior dos municípios; e a tributação na chamada Faixa de Fronteira sobre producao, consumo e renda.
O Consórcio do Desenvolvimento do Pampa Gaúcho está diretamente ligado à defesa dos interesses intermunicipais e ao estabelecimento de cooperação técnica e financeira para o implemento de obras, serviços e políticas públicas em áreas como educação, saúde, segurança pública, inclusão social e direitos humanos, desenvolvimento urbano e gestão ambiental, entre outras.
Fazem parte do Consórcio Barra do Quaraí, Alegrete, Bagé, Itaqui, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul. No entanto, os poderes Executivo e Legislativo de Uruguaiana não se fizeram presente no encontro.

Ronnie Mello busca ‘investidores’ para o Carnaval fora de Época

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo permanece com o intuito de não investir verba pública no Carnaval Fora de Época, começando já por este ano. De acordo com o prefeito Ronnie Mello (PP) o município “é parceiro do Carnaval e irá respeitar o modelo utilizado na gestão anterior até que o evento de 2017 seja concluído, depois haverá mudanças neste formato, que é no mínimo, equivocado”. No entanto, ‘doar’ verba do caixa do município está descartado e a ideia do governo de Uruguaiana é empenhar-se em fechar parcerias com empresas e instituições privadas, além de conquistar recursos estaduais e federais através das leis de incentivo à cultura (LIC e Lei Rouanet).
Durante viagem a Porto Alegre, com intuito de tratar sobre a saúde e especialmente a abertura da unidade de pronto atendimento (UPA), Ronnie, acompanhado pelo secretário de Governo, Paulo Fossari, estiveram reunidos com empresas de grande porte no Estado que mantém negócios em Uruguaiana a fim de tratar sobre uma possível participação das mesmas no evento. Acompanhados do deputado Frederico Antunes, os dois estiveram reunidos com o presidente das Farmácias São João, Pedro Henrique Jappaum Bair, e com o diretor de operações da Planalto Transportes, Paulo Roberto Petersen.
“Não iremos colocar recursos do município na realização do carnaval, por isso, foi importante nos reunirmos com empresários para conseguir estas soluções financeiras. Queremos também que o empresário local apoie o evento, o que se torna uma oportunidade única de mostrar a sua marca”, explica Fossari.
De acordo com Fossari, a secretaria de Desenvolvimento Econômico (antiga Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, a qual é responsável pela realização do evento) encaminhou propostas técnicas às duas empresas, que manifestaram interesse em firmar parceria. No entanto, conforme ele, o encontrou não tratou sobre valores a serem investidos. Uma nova reunião deverá ocorrer em aproximadamente 15 dias.

Executivo envia convocação para extraordinária

Convocação e projetos que formam a pauta da sessão extraordinária foram protocolados ontem pelo Poder Executivo

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo protocolou na tarde de ontem, 3/2, na Câmara de Vereadores, a convocação para que os onze parlamentares se reúnam em sessão extraordinária na próxima quarta-feira, 8/2, para apreciar os primeiros projetos de lei do Governo Ronnie Mello/Brasil Carús, que também foram protocolados na tarde de ontem, de acordo com o secretário de Governo, Paulo Fossari.
O principal projeto a ser discutido deverá ser o da reforma administrativa. Ele extingue três secretarias municipais, agrupando-as em outras pastas, e cria novas áreas de atuação, até então não comtempladas pela administração municipal. Por exemplo, a secretaria de Cultura se une à Esporte e Lazer, tornando-se a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. As maiores mudanças, porém, estão na secretaria de Desenvolvimento Econômico, a antiga Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. A pasta tornou-se uma super-secretaria absorvendo a secretaria de Agricultura e acrescentando ainda a área de Tecnologia. E na antiga secretaria de Segurança e Trânsito, que absorvendo a secretaria de Transportes e acrescentou ainda a Mobilidade Urbana. Outra mudança é a criação dos secretários adjuntos, que deverão auxiliar os titulares das pastas.
Com a mudança na estrutura administrativa, se faz necessário alterar também o orçamento municipal. O projeto com todas as alterações também está na pauta da extraordinária e foi minis ciosamente composto, depois de analises profundas de cada uma das áreas de atuação, visando adequar da melhor forma possível os recursos disponíveis.

Painel Ed.2718

Navegantes

Na quinta-feira, 2/2, aconteceu a 109ª Festa e Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Às 8 horas e 15 minutos, começou a procissão fluvial e 15 minutos após, a terrestre até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo onde aconteceu a Celebração Eucarística. A festa reuniu cerca de três mil fiéis, segundo a Brigada Militar de Uruguaiana.

Estagiários

Na tarde de quinta-feira, 2/2, a Prefeitura de Uruguaiana, fez o repasse do pagamento da guia para o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Foram repassados os valores de R$ 102.947,04 referente ao mês de novembro e R$ 91.735,28 referentes ao mês de dezembro. Agora, fica a cargo do Ciee, repassar o valor aos estagiários.

Ginásio Municipal

O local está fechado desde segunda-feira, 30/1, para a limpeza geral do local, troca de madeiras do piso da quadra de esportes, recolocação de algumas telhas, conserto dos banheiros e algumas reformas que estão sendo realizadas pela equipe da Secretaria de Esporte com apoio da direção da Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) e Celemaster Uruguaianense. A previsão é que as obras finalizem até a segunda quinzena de fevereiro.

Educação é tudo!

Realmente, educação é tudo. E passa pela educação de cada cidadão a conservação da ordem e limpeza em nossa cidade, especialmente quando o município disponibiliza a solução para o ‘problema’. Por exemplo, o cidadão que jogou uma ‘carga’ de pneus velhos e equipamentos eletrônicos, entre outros, em via pública, na esquina das ruas General Câmara e Setembrino de Carvalho, poderia ter solicitado a remoção do material de sua propriedade à secretaria de infraestrutura Urbana e Rural e à secretaria de Meio Ambiente (pneus). Educação é tudo e (des) educação se nota de longe!

Parabéns

Na quinta-feira, 2/2, a professora Andreia Maia comemorou mais um ano de vida. Felicidades, Andreia!

Marinha
Desde 01/02 até 6/03 estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. Elas podem ser realizadas no site da Marinha ou em um dos endereços de Postos de inscrições listados no Edital. A taxa é de R$30. A oferta é de 1.240 vagas para candidatos do sexo masculino, solteiros, de 18 a 22 anos e com o ensino médio completo.

Sinal
Os problemas com a rede de telefonia da Vivo também foram motivo de reunião com diretores da empresa da região Sul. Durante o encontro, o prefeito Ronnie Mello entregou um documento pedindo atenção para o município devido aos inúmeros problemas que a operadora tem causado na cidade. Participou da reunião em Porto Alegre, a diretora de Relações Internacionais da Região Sul da Vivo, Laiana de Souza.

Escola de Samba
Na quarta-feira, 1/1, a escola Deu Chucha na Zebra realizou um evento para comemorar seus 38 anos de história. A festa foi realizada na quadra da preto-e-branco. A Bateria Mancha Negra embalou o evento junto à Harmonia Musical da escola, animando as apresentações da Comissão de Frente.

Doação
Representantes da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) entregaram a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, na tarde de quinta-feira, 2/2, doações recolhidas durante o vestibular solidário 2017 realizado pela instituição. Ao todo, foram entregues 351 quilos de alimentos, oito kits de higiene e 42 pacotes de fraldas geriátricas.

Feira da Comunidade
Está marcada para amanhã, 5/2, a partir das 8 até às 13 horas, a Feira da Comunidade Uruguaianense. Evento que tem como objetivo incentivar a agricultura familiar e fazer com que produtos cultivados por pequenas propriedades possam ganhar visibilidade proporcionando aos produtores da cidade uma renda extra. A ideia é que seja realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, se as condições climáticas permitirem, na Praça Barão do Rio Branco, rua XV de Novembro em frente à Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

SUS I
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem contar com técnicas menos invasivas e mais modernas para o tratamento de varizes e cirurgia bariátrica. Para o tratamento de varizes, os pacientes terão a disposição a escleroterapia ecoguiada com espuma, que consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Poidocanol, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam. Já as pessoas com obesidade mórbida, contarão com a técnica gastroplastia videolaparoscópica, opção mais utilizada no mundo para a realização da cirurgia bariátrica que promove a perda de peso.

SUS II
Pessoas com artrite reumatoide poderão contar com mais um medicamento para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A incorporação do citrato de tofacitinibe a lista de medicamentos disponibilizados para a população foi realizada na quinta-feira, 2/2, com a publicação no Diário Oficial da União. O SUS tem até 180 dias para disponibilizar o medicamento a todo o país.

Imposto de Renda
A partir deste ano, os contribuintes que desejarem incluir dependentes com 12 anos ou mais na declaração do Imposto de Renda de 2017 deverão registrá-los no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A Instrução Normativa da Receita Federal foi publicada na quarta-feira, 1/2, no Diário Oficial da União. Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 14 anos ou mais.

UPA
Na próxima segunda-feira, 13/2, a Secretaria Municipal de Saúde, Thais Aramburu, o Procurador Geral do Município, Eduardo Martins, e o Secretário Adjunto da Secretaria da Fazenda, Francisco Casqueiro, irão a Porto Alegre realizar uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo, para definirem os moldes de funcionamento da UPA. O trabalho será feito em conjunto com o Governo Federal para que a estrutura tenha suas atividades em funcionamento o mais breve possível.