segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ed. 2742 - Ponte do Ibicuí entra em licitação

Edição digital aqui...
  1. Uma outra globalização é possível
  2. Comemoração
  3. Almoço
  4. Pintada
  5. CAPO
  6. Niver
  7. Basqueteiros
  8. APAE
  9. Doutor tributário
  10. Campanha
  11. Estágio
  12. É golpe
  13. Feira
  14. Reunião
  15. Parabéns
  16. Ciclismo
  17. Convite
  18. Ainda estamos no fundo do poço quando se fala em emprego
  19. Nova ponte sobre o Rio Ibicuí deve, finalmente, sair do papel
  20. Prefeitura deposita créditos da Vaucher
  21. Audiência debate critério para ingresso escolar
  22. Nove funcionários são desligados da Rodam
  23. Toca do Coelho foi inaugurada domingo
  24. Escolas de Samba poderão formar associação
  25. Plantão Fiscal Virtual agiliza atendimento
  26. Seapi inicia mobilização pela vacinação contra aftosa
  27. Novo app promete melhorar o acompanhamento do plantio
  28. ABCCC tem atualização na transferência de animais e novo layout de registros
  29. Insegurança no campo é tema de evento da Farsul
  30. DPCA prende padrasto por estupro de menina de cinco anos
  31. BM prende quatro assaltantes em 24 horas
  32. Sartori anuncia chamamento de 683 policiais
  33. Apreensão
  34. Maria da Penha
  35. Adolescente desaparecido desde sexta-feira
  36. 10ª CRE receberá uma professora
  37. EMEI Monteiro Lobato celebra cinco anos de atividade
  38. Publicado cronograma do Censo Escolar 2017
  39. Programa terá 5 mil bolsistas na pós-graduação
  40. FNDE e Banco Mundial assinam acordo de cooperação técnica
  41. Rústica de Abertura da temporada aconteceu no final de semana
  42. AEU apresenta novos uniformes
  43. Torneio de tênis beneficente apresenta seus vencedores
  44. O que é o Alzheimer?
  45. Thomas Machado é o campeão do ‘The Voice Kids’
  46. Malhação
  47. Novo Mundo
  48. Rock Story
  49. A Força do Querer
  50. Padre Fábio de Melo brinca em foto no dia do seu aniversário
  51. Isis Valverde comenta a experiência de nadar com peixes-boi

Escola Dom Bosco comemora 46 anos de existência





A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, que se localiza no bairro Rui Ramos e leva o lema “Educação é obra do coração”, comemorou ontem, 31/3, 46 anos de existência. Para celebrar a data festiva, direção e professores da escola, organizaram algumas ações comemorativas.
Na tarde de ontem, por exemplo, foi realizada uma gincana recreativa e cultural com todos os alunos do educandário.  A atividade contou com a parceria do Sesc de Uruguaiana.
Hoje, 1/4, às 7h30min, ocorre um café festivo para servidores da escola. Após, haverá apresentações artísticas - dos alunos da instituição de ensino e de outros locais. Além disso, acontecem também exposições de trabalhos já realizados com os alunos no decorrer deste semestre. 

Karine Ruviaro

Adolescente é esfaqueado por trio

Um adolescente de 17 anos, A.S.F., sofreu uma tentativa de homicídio no início da madrugada de quinta-feira, 30/3, por volta de 1h30min, na Rua Urbano Vilela, bairro Ipiranga.
O fato foi inicialmente registrado como roubo a pedestre, pelo pai da vítima. Ele contou à polícia que o filho, que é travesti, estava acompanhado de um amigo e que foram abordados por três homens, que lhe roubaram o telefone celular. No momento da abordagem, o filho teria tentado fugir, o que teria motivado os quatro golpes de faca que sofreu, um no braço esquerdo, um nas costas, um outro no pescoço e finalmente um no rosto.
No entanto, tão logo tiveram início as investigações, que estão a cargo da 1ª Delegacia de Polícia, sob coordenação do delegado Enio Tassi, surgiu uma nova versão. Ouvido pela equipe de investigação, a vítima contou que conhece pelo menos dois dos agressores, que nada lh efoi roubado e que não se tratou de um assalto. De acordo com o Delegado, há dois suspeitos, um deles teria uma relação pessoal com a vítima, que permanece hospitalizada e deverá prestar novo depoimento tão logo receba liberação médica.
Gabriela Barcellos

Operação Avante mobiliza BM


Entre a noite de quinta-feira, 30/3, e a madrugada de ontem, 31/3, policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), com apoio da secretaria municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtran) realizaram uma série de barreiras na área central da cidade, bairro Cabo Luiz Quevedo e em alguns bretes.
Ao longo das horas de trabalho, foram abordadas 148 pessoas e 97 veículos, entre carros, motocicletas e caminhões). Além disso, duas pessoas foram presas por tráfico de drogas.
Em um dos casos, o homem estava foragido e foi capturado depois que uma das cachorras do canil da BM, Frida, o encontrou com dois pés de maconha. Já o outro goi foi estava em uma motocicleta e, quando foi parado, estava com 70 gramas de maconha e R$ 162.
A ação integra a Operação Avante, que vem sendo desenvolvida em todo o Estado pela BM. De acordo com o comandante do 1º BPAF, tenente coronel Luiz Antônio de Oliveira Floresta, as ações visam combater especialmente os crimes de maior potencial ofensivo, como homicídios, latrocínios, sequestros e crimes de roubo.
Gabriela Barcellos

Mulher comete suicídio com arma do marido


Uma mulher cometeu suicídio na casa onde morava, na Rua General Vitorino, bairro São Miguel, por volta de 13h de quinta-feira, 30/3. Cláudia Prado Trindade tinha 42 anos, era funcionária pública municipal e estava lotada no setor de controle interno da Câmara de Vereadores.
De acordo com o marido dela, que é militar do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RCMec) e estava trabalhando no momento do fato, Cláudia se deu um tiro no peito utilizando sua arma de fogo particular, que estava guardada no roupeiro do casal. Além dela, estavam em casa a empregada da família e um cunhado de Cláudia. Foi a empregada que, ao ouvir o estampido vindo do banheiro da casa, pediu socorro.
Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) lotados em Santana do Livramento foram acionados e chegaram ao local por volta das 19h. O corpo foi encaminhado a exame de necropsia, cujo laudo com o resultado deve ser conhecido na próxima semana, mas para a Polícia não há dúvidas de tratar-se de suicídio.

Despedida
A morte da funcionária pública consternou colegas e amigos. À Polícia Civil, o marido contou que Cláudia não teve mudanças de humor ou no comportamento recentemente, e não tinha sinais de depressão. Ela deixou uma carta para o marido e para os dois filhos, um rapaz de 19 anos e uma moça de 18.
Este é o terceiro suicídio registrado em Uruguaiana em duas semanas.
Gabriela Barcellos

Crime de estupro de vulnerável triplicou em março

Ao longo do mês de março, a Polícia Civil registrou seis estupros cometidos contra menores de 14 anos, os chamados estupro de vulnerável. Das vítimas, a menor delas tem quatro anos e foi abusada na última segunda-feira, 27/3, por um adolescente de 17 anos. O ato foi flagrado pela mãe da criança e a Brigada Militar foi acionada. Apesar de fugir do local, o menor foi capturado pela BM, encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e apreendido em flagrante.
O número representa três vezes o que foi registros nos primeiros dois meses do ano. Durante o mês de janeiro, foram registrados dois estupros de vulnerável e outros dois em que as vítimas têm mais de 14 anos. Os dados se repetiram no mês de fevereiro.
Todos os casos estão sendo apurados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), sob o comando do delegado Enio Tassi. A maioria deles, chegou a conhecimento da Polícia pela mãe das vítimas e tem como suspeito alguém próximo à criança.
O que não é registrado
Embora o número seja alarmante, talvez não chegue sequer a representar a realidade. De acordo com Tassi, uma parcela significativa de crimes desta natureza pode não estar chegando ao conhecimento da polícia, especialmente quando cometido contra crianças. “Não temos como saber o percentual de crimes que não chegam até nós, mas sabemos que há um número bastante significativo infelizmente”, garante.
Neste contexto, uma das principais ‘armas’ da polícia é justamente as denúncias, que podem ser anônimas. “No último ano houve um aumento significativo de denúncias, o que nos possibilitou a investigação desses crimes e responsabilização dos agressores. Mas ainda há muitos casos não registrados, muitos crimes dessa natureza que ficam impune”, comenta.
Qualquer informação pode ser repassada à Polícia Civil através do 3412 1127 e é garantido o sigilo absoluto ao denunciante.
Dados
Um recente levantamento da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul revelou o perfil das vítimas de violência sexual. De acordo com o estudo, as maiores vítimas são crianças e pré-adolescentes. Os dados foram coletados a partir da análise dos 277 processos de crimes sexuais que tramitaram na 7ª Câmara em 2016. O colegiado é um dos quatro do TJ/RS que atua sobre recursos dessa natureza.
De 359 pessoas agredidas, 118 tinham entre onze e treze anos quando vitimadas e 87% das vítimas são do sexo feminino. Na faixa etária que vai dos dois aos dez anos são 158 vítimas, 44% do total. São majoritariamente meninas quase sempre estupradas e/ou abusadas sexualmente por pessoas que conhecem, 95% delas homens. Pais e padrastos representam 25% dos agressores.
Entre os crimes praticados, 77% se enquadraram como estupro de vulnerável, 24% como exploração sexual e 2% divididos em estupro, violação sexual mediante fraude, assédio sexual, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente (todos previstos no Código Penal), e venda ou distribuição de material fotográfico ou de vídeo contendo cenas de sexo com menores (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Nos processos verificou-se que 67% das vítimas sofreram com mais de uma violência.
Pena
De acordo com o Artigo 213 do Código Penal, a pena para o crime de estupro é de seis a dez anos de prisão. No caso do estupro de vulnerável, conforme o Artigo 217-A, a pena aumenta para de oito a 15 anos de prisão. Vale ressaltar que, nestes casos, não somente a conjunção carnal, mas a prática de qualquer outro ato libidinoso é considerado estupro.
Gabriela Barcellos

Odebrecht Ambiental promove concurso sobre saneamento básico

Com a finalidade de estimular projetos nas áreas de saneamento básico e sustentabilidade, a Odebrecht Ambiental em Uruguaiana, lança a primeira edição da Pesquisa Rede do Bem. Dividida nas categorias “água e esgoto” a linha de estudo deverá ser baseada na situação atual do município.
Os trabalhos deverão ser inéditos, com metodologia de pesquisa de campo e embasamento com referencial teórico, é o que explica o diretor da unidade, Eduardo Frediani.  “É uma oportunidade dos alunos conhecerem mais profundamente o assunto e perceberem sua relação com o bem-estar das pessoas e com o meio ambiente. Com a proximidade da vida universitária e profissional é fundamental que eles tenham um olhar mais global sobre a cidade na qual vivem”, ressalta.
Inscrições
Os estudantes interessados deverão realizar sua inscrição exclusivamente pelo site da entidade, no período de 3/4 a 20/4. As inscrições são gratuitas. Vale registrar que os participantes também deverão realizar uma visita técnica nas instalações da concessionária para conhecer todos os processos de tratamento de água e esgoto. Visita esta que será agendada a partir de 2/5. A entrega da pesquisa vai até o dia 28/7.
Somente serão aceitas inscrições de trabalhos desenvolvidos individualmente por alunos do terceiro ano com um professor orientador do ensino médio matriculados em uma instituição de ensino de Uruguaiana, seja ela pública ou privada. Além disso, é permitida a participação com mais de uma pesquisa na mesma categoria ou em mais de uma categoria.
Avaliação
Uma comissão técnica - formada por professores universitários e especialistas - irá selecionar os 20 melhores trabalhos para apresentação a uma banca acadêmica. Destes, sairão três vencedores que ganharão as seguintes premiações: o primeiro lugar ganha um Notebook, o segundo lugar leva para casa um Smartphone e terceiro colocado, uma Bicicleta. A cerimônia de premiação está marcada para acontecer em 26/10. 
Karine Ruviaro

Termina a greve na Santa Casa

Desde às 7h, de ontem, 31/3, os trabalhadores grevistas do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana voltaram ao trabalho. Mas o estado de greve foi mantido e a barraca em frente ao hospital continua montada.
Eles permanecerão em estado de greve até que a instituição filantrópica pague o mês de março e as férias de abril. A informação é do diretor do Sindisaúde, Rogério de Moraes. “A decisão foi de retornar ao trabalho, mas temendo eles (hospital) não cumprir o pagamento, decidimos manter o estado de greve e não desmontar a barraca”, ressalta Moraes.
Ainda na tarde de ontem, porém, a direção do Sindisaúde foi informada pela provedoria da Santa Casa que os pagamentos referidos já haviam sido realizados. “Nenhum funcionário me confirmou ainda o recebimento dos valores”, disse o representante do Sindisaúde.
Karine Ruviaro

Campanha Limpe Seu Nome começa na próxima semana

Começa na próxima segunda-feira, 3/4, a campanha Limpe Seu Nome. Ela promovida pela CDL Uruguaiana e tem como objetivo recuperar o crédito de consumidor da cidade e girar mais dinheiro no comércio local. Para isso, durante o período da campanha, o consumidor poderá quitar seus débitos sem juros ou multa. A campanha vai até o dia 15 de abril.
A campanha Limpe Seu Nome já foi apreciada por cerca de 90 lojistas e empresários de Uruguaiana no CDL 12 Horas, evento que ocorreu dia 22 de março. O objetivo de oportunizar que a pessoa física e jurídica pague sua dívida e tire seu nome do banco de dados do SPC, sem o pagamento de juros ou multa, já mostra muitos adeptos. Com isso, espera-se que mais dinheiro seja injetado no comércio local, além de assegurar o retorno de crédito aos consumidores de Uruguaiana.
Segundo a CDL, hoje, existe cerca de R$21 milhões em crédito parado no mercado de Uruguaiana, ou seja, em dívidas que não são pagas. Por isso, a campanha pretende diminuir esse valor de maneira com que o lojista ganhe o montante da venda e o consumidor volte a ter crédito para consumir. Os débitos que farão parte da campanha devem ser de antes de 30 de junho de 2016. Só terá o benefício o consumidor que tiver uma dívida com os associados que aderiram à campanha Limpe Seu Nome.
- Incentivar o consumo e o desenvolvimento do comércio da cidade, essa é umas das missões da CDL Uruguaiana. Nós queremos que as pessoas tenham crédito para consumir e o lojista consiga contar com o dinheiro de suas vendas – explica Luciane Lopes, presidente da CDL Uruguaiana.
O empresário que quiser aderir à campanha Limpe Seu Nome deverá entrar em contato com a CDL Uruguaiana e assinar o termo de adesão. Quem não for associado, deverá se associar e assinar o mesmo termo. Quem quiser quitar o seu débito dentro dos benefícios, é só comparecer na sede da CDL Uruguaiana na Rua Duque de Caxias, número 2173.
Com informações da CDL Uruguaiana.

Faltam segurança e equipamentos na nova base do SAMU

Entregue no final do ano passado pelo então prefeito Luiz Augusto Schneider, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até agora não está sendo utilizada para a sua devida finalidade. A estrutura que foi construída em área anexa a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), tem espaço físico para abrigar até oito ambulâncias.
As dependências foram especialmente projetadas para receber as atividades do SAMU. À época, o prefeito Schneider comentou em sua rede social que “agora a equipe do SAMU está melhor alojada, em um prédio amplo e moderno. Falta equipá-la, mas há recursos financeiros para isso”.
Contudo, o local até hoje não tem condições de ser sede de um serviço de saúde, visto que faltam condições de mudanças, de acordo com o Chefe do SAMU de Uruguaiana, Rogério Marques. “A base foi inaugurada inacabada. Faltam portas, pias, adequações em banheiros, expurgo inacabado. Irão instalar ar-condicionado, pois as salas não tem janela, há problemas na parte hidráulica, ressaltou Marques”.
Todas essas adequações já estariam em processo de mudanças. “Não há como levar a equipe do SAMU para lá. Falta segurança para os funcionários, por isso, as mudanças na estrutura tem que serem feitas”, comenta o secretário adjunto de Saúde, Charles Hedlund.
Até que as mudanças sejam realizadas, a base do Serviço continuará sendo na Avenida Presidente Vargas junto ao Centro de Especialidades Odontológicas.
Karine Ruviaro

PL visa divulgar lista de inscritos e contemplados em programas habitacionais

Comprometer o Poder Executivo com os inscritos e garantir a transparência nos processos de sorteio dos contemplados nos projetos habitacionais administrados pela Prefeitura. Esse é o objetivo de um projeto de lei de autoria do vereador Carlos Eduardo Delgado de David (PP), protocolado nesta quinta-feira, 30/3.
O projeto obriga o município a publicar, no site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br) a lista de munícipes contemplados e a lista de espera dos munícipes cadastrados nos programas de habitação. “A seleção desses programas é feita por sorteio e fica uma lista de espera, no entanto, não há garantia de qual a posição das famílias. A transparência nesse aspecto é fundamental para evitar que haja qualquer tipo de irregularidade no processo. Dessa forma os cidadãos interessados poderão acompanhar, de forma clara, acessível, atualizada e objetiva, quem são os cadastrados e quem são os contemplados nos referidos programas”, explica ele. A lista deverá estar em ordem de inscrição e ser atualizada cada vez que houver uma alteração. Deverá conter o nome do munícipe cadastrado, o programa no qual se cadastrou, data e número da inscrição.
 “É de conhecimento dos nobres edis que muitos cidadãos cadastrados não conseguem obter as informações que desejam no decorrer dos processos previstos nos programas habitacionais, principalmente as suas posições na lista de espera e o porquê de, eventualmente, terem sido “ultrapassados” nessa espera”, justifica Delgado e finaliza que, considerando que “o sorteio dos munícipes contemplados já se dá de forma pública, parece razoável manter a divulgação dos resultados na rede mundial de computadores, o que permitirá a consulta a qualquer tempo, em qualquer lugar, por todo e qualquer cidadão”.
O projeto deverá ser apresentado em plenário na próxima sessão ordinária, na terça-feira, 4/4, e encaminhado às comissões técnicas.
Gabriela Barcellos

Padilha promete avançar na regulamentação dos Free Shops nesta semana

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB) esteve em Porto Alegre ontem, 31/3, quando se reuniu com o governador José Ivo Sartori (PMDB), com a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira. A pauta da reunião foi a regulamentação da Lei 12 723/2012, que autoriza a abertura de lojas francas, os chamados ‘free shops’, nas chamadas cidades gêmeas de municípios estrangeiros na fronteira com o Brasil.
Padilha se comprometeu em tratar sobre o tema da regulamentação da Lei, já na próxima semana quando irá se reunir com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. No Rio Grande do Sul, a instalação das lojas francas poderá ser feita em dez cidades-gêmeas de fronteira com municipios dos países vizinhos que já possuem Free Shops: Uruguaiana, Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Quaraí, Sant’Ana do Livramento e São Borja.
O processo para criação dos free shops do lado brasileiro da fronteira está em andamento desde 2010. “A Lei, graças a uma pressão das lideranças das nossas fronteiras, em especial do Rio Grande do Sul, foi aprovada e sancionada. Desde 2012, aguardamos sua regulamentação. Está mais do que na hora de o Governo Federal regulamentar esse tema. Não há mais o que esperar”, explica Antunes.
O último passo para a abertura das lojas Free Shop no lado brasileiro é a criação de um software para o controle de compra da cota dos brasileiros nas novas lojas. A expectativa é que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) conclua a elaboração do sistema de controle da cota de compras, estipulada em US$ 300 livres de tributação, até o final deste semestre e que a partir de julho, as lojas já possam começar o seu processo de instalação nas 28 cidades beneficiadas em todo o Brasil. Para a senadora Ana Amelia Lemos, os Free Shops vão revigorar o comércio na fronteira brasileira, trazendo mais prosperidade aos municípios e fortalecendo-os no mapa econômico nacional e internacional.
O ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha destacou também que fará o possível para que a Receita Federal possa anunciar o término dos trabalhos e a apresentação do software durante a Conferência Nacional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (UNALE), que este ano será realizada de sete a nove de junho, em Foz do Iguaçu (PR). No dia oito de junho, haverá um painel durante a conferência sobre a importância da regulamentação da Lei dos Free Shops para o desenvolvimento das Cidades Gêmeas de Fronteira.
Gabriela Barcellos

Isso sim é momento histórico: Ronnie começa a pagar dívida de precatórios

A Prefeitura deu início ao pagamento do acordo firmado com o Tribunal de Justiça nesta semana, para pagamento parcelado dos precatórios devidos pelo município, que tramitam naquela corte. Ontem, 31/3, prefeito Ronnie Mello (PP), em reunião com o secretário da Fazenda, Valdir Venes, autorizou o repasse de R$ 900 mil ao TJ. O valor é referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.
O acordo foi firmado na última quarta-feira, 29/3, quando o Prefeito esteve em Porto Alegre e se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Felipe Difini, com o vice-presidente, desembargador Paulo Roberto Franz, e com a coordenadora da Central de Precários do TJ, juíza Kétlin Carla Casa Grande. Na ocasião, Ronnie propôs que o município efetuasse pagamentos de R$ 300 mil ao mês, a fim de pagar a dívida de precatórios do município, que chegou a R$ 169 milhões.
O acordo foi aceito pelo TJ e, como prometido pelo Prefeito, os valores começaram a ser repassados nesta sexta-feira e já estão à disposição dos credores.
“Hoje demos um passo importante para recuperar a credibilidade e o respeito da cidade de Uruguaiana. Foram anos de descaso em relação aos precatórios, situação que nos tornou o maior devedor do Rio Grande do Sul, uma vergonha para a nossa terra. É importante a comunidade saber, pois essa dívida quase inviabilizou financeiramente à Prefeitura Municipal. Pedimos à compreensão de todos para esse momento difícil, mas vamos arrumar a casa de forma que todos voltem a se orgulhar daqui”, disse Mello.
Gabriela Barcellos