sábado, 29 de abril de 2017

Encontro reunirá colecionadores de revistas em quadrinhos

Neste final de semana, 29 e 30/4, integrantes de um fã clube de um dos personagens mais antigos das revistas em quadrinhos que circulam no mundo estarão reunidos em Uruguaiana. É que no município ocorrerá o “IV Encontro Regional do Clube Tex e Zagor Brasil”, um encontro de colecionadores do Clube Tex e Zagor Brasil, além de outros personagens de Bonelli.
O evento acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, das 14h às 19h e tem entrada gratuita. Na oportunidade, haverá compra, venda e troca entre os colecionadores, vários bate papos e rodas de conversas abertas ao público, além de alguns sorteios surpresas e uma grande rifa.
O uruguaianense Marcelo da Rosa Tajes, colecionador com mais de cinco mil títulos de revistas em quadrinhos, é um dos realizadores do evento. O Encontro conta com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além de outros parceiros.
Mas quem foi Bonelli?
Nascido em Milão, na Itália, Giovanni Luigi Bonelli (também conhecido com os abreviados “Gianluigi Bonelli” ou “G. L. Bonelli”) foi um roteirista incansável, considerado o patriarca dos quadrinhos italianos, criador do personagem Tex Willer.
Seu contato com quadrinhos acontece com Lotario Vecchi (o patriarca), quando dirige uma série de títulos para a Saev, de Milão, entre 1937 e 1939. Tornou-se o roteirista mais importante da revista semanal católica “Il Vittorioso”.
Em 1940, G. L. comprou os direitos da revista “L’Audace”, lançando as bases da Editrice Audace (Editora Audaz, atual Sergio Bonelli Editore). A partir de 1940, quando montou a pequena editora, e até 1945, criou vários personagens e gibis, além de colaborar com outra editora, a do seu amigo Giovanni de Leo, de Gênova. Durante a Segunda Guerra, a Editrice Audace passou a ser dirigida por Tea Bonelli, pessoa gentil e decidida, cuja administração acertada permitiu a Gianluigi dedicar-se inteiramente às suas funções de roteirista. Em 1948, junto com o artista Galep, criou “Tex”, baseado em Tom Mix e nas aventuras de cowboys que consistiam sua dieta na juventude.  Bonelli escreveu a quase totalidade dos roteiros das aventuras de Tex publicadas até a segunda metade da década de 1980, inclusive o livro “Il massacro di Goldena”, em 1956.
No início dos anos 80, seu filho, o editor Sergio Bonelli, se deu conta que o pai não conseguia mais escrever sozinho todas as histórias de “Tex”. E o próprio Sergio, cada vez mais absorvido pelo cotidiano da Editora que crescia dia a dia, não poderia se dedicar aos roteiros. A saída foi começar a procurar alguém em condições de elaborar as histórias. A atenção do editor voltou-se para o autor das histórias de faroeste do personagem “Larry Yuma”, então publicadas na revista “Il Giornalino” (“A Revistinha”), Claudio Nizzi. Este começou a escreveu “Tex” em 1983 e nunca mais parou.
Karine Ruviaro

Parceria beneficia jovens do interior





Na quarta-feira, 26/4, no Pólo Escolar Municipal de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira aconteceu a abertura do projeto “Cidadão para o Futuro”. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Uruguaiana, Núcleo de Estudos em Sistema de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nespro/UFRGS), juntamente com a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana (ARU).
O projeto tem como propósito auxiliar a desenvolver nos jovens das comunidades rurais do município um ambiente de valores relacionados com o meio rural, cultural, familiar, bem como de valorização dos costumes e preservação do ambiente. Diante disso, demonstrar o mundo de oportunidades que o ambiente rural proporciona para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades e competências e de inserção socioeconômica para o jovem.
As atividades do projeto serão desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira, Alceu Wamosy, Dom Fernando Tarrago e Professor Patrício Lopes. Também serão desenvolvidas palestras e treinamentos de natureza mais técnica no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos.
Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz; diretora de Ensino, Mara Sayago; diretora de Apoio Administrativo e Financeiro, Maria Helena Bairros; coordenadora de Ensino do Meio Rural, Mariana Vasconcelos; professor doutor da UFRGS, Júlio Otávio Jardim Barcellos.

Karine Ruviaro

Escolas participam de Ação Ambiental





Na quinta-feira, 27/4, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) realizaram uma ação de educação ambiental com alunos de escolas municipais e estaduais.
Durante o evento, que aconteceu das 13h às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, foram realizadas diversas atividades de educação ambiental com aproximadamente 200 alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, Instituto Estadual Romaguera Corrêa e Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto. A programação incluiu uma apresentação da Associação, bem como do trabalho ambiental que é realizado pelos catadores no município, explicação do ciclo dos materiais recicláveis e dos principais grupos de materiais que cada um pertence. Além disso, na oportunidade, os estudantes puderam tirar dúvidas do que pode ou não ser reciclado nas suas casas, receberam materiais informativos e ao final, assistiram o vídeo “Catadora e catador, eu respeito”. O material foi gravado junto a ACLAN para o projeto Pampa da FLD.
A iniciativa é uma das ações do projeto “Mulher Catadora é Mulher que Luta”, executado pela FLD, em parceria com o Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e financiado pela União Europeia. O evento buscou provocar o público, para que se envolva concretamente com a questão da separação de resíduos, entenda quais os impactos do seu compromisso pela limpeza do município e pela preservação ambiental, assim como compreenda qual o papel dos catadores.

Karine Ruviaro

Reviravolta solta acusados pelo homicídio próximo ao Tiradentes

Uma sentença do juiz Guilherme Machado, da 1ª Vara Criminal, expedida ontem, 28/4, mudou os rumos do processo que apura o homicídio ocorrido no dia oito de maio de 2016, nas proximidades do Clube Tiradentes, quando Luís Fernando Leguiçamo da Silva, 28 anos, foi morto a facadas depois de envolver-se em uma briga.
Acusação
Iago da Silva Ferreira, 21 anos, Jonas Jackson da Silva Ferreira, 24, Paulo Roberto Pereira da Rosa, 49, e Roberto Brum da Silva, 34 anos, foram acusados pelo crime, em investigação da 1ª Delegacia de Polícia, chefiada pelo delegado Enio Tassi, e denunciados pelo Ministério Público.
Conforme o MP, a vítima estava na frente do Clube e interveio em uma briga a fim de impedir que uma mulher fosse agredida por Paulo Sérgio Machado da Rosa. Ao tomar conhecido da briga e que seu filho, Paulo Sérgio, havia sido ferido, Paulo Roberto, juntamente com os demais, foram ao local e lhe desferiram golpes de faca. Eles foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe (represália pelo fato de a vítima ter intervindo na briga em que o filho de um dos acusados foi ferido) e recurso que dificultou a defesa da vítima (a vítima foi pega de surpresa, em via pública, desarmada, e pela superioridade numérica dos agressores).
Defesa
Os quatro negaram participação no crime e suas defesas pediu a impronúncia dos mesmos, alegando insuficiência de provas. Iago contou que estava em um “plantão de bebidas” nas proximidades, quando viu quatro rapazes correndo e dizendo “matemo, matemo”. E que depois disso retornou até as proximidades do clube, acompanhado por dois amigos, e viu a vítima já ferida. Jonas alegou não conhecer Roberto e Paulo Roberto, e que estava no baile com a esposa, presenciou a briga, mas que não conhecia os envolvidos. Paulo Roberto sustentou que estava em casa quando soube que o filho estava ferido e foi ao Pronto Socorro, de onde saiu somente após amanhecer, indo buscar a motocicleta do filho nas proximidades do Clube. Também disse não ter se envolvido em nenhuma briga, e que não conhece a testemunha que lhe reconheceu como sendo um dos autores do crime. Porém, ele confirmou conhecer Roberto, e que ligou para ele depois que ficou sabendo das agressões contra seu filho a fim de saber o que havia ocorrido, mas que ele não estava com o telefone. Já Roberto contou que saiu do clube com uma amiga e que não viu a briga.
Reviravolta
No dia 29 de março, o delegado Enio Tassi solicitou a “baixa do inquérito policial” devido ao surgimento de novas provas. Nesta fase de nova investigação do crime, outros dois homens foram indiciados pelo Delegado. Willian Vaz Santiago, que confessou ser o autor da facada fatal, em depoimento à polícia no último dia quatro, e Dirceu Barros dos Santos Filho, que teria lhe alcançado as facas usadas.
Willian alegou ter agido em legítima defesa e garantiu que Iago, Jonas, Paulo Roberto e Roberto, não têm nenhum envolvimento com o crime.
Decisão
De acordo com o Magistrado “de toda a prova colhida até o momento, não se pode excluir de pronto eventual participação dos réus Roberto e Paulo Roberto diante da existência de testemunhas que dizem tê-los reconhecido... Por outro lado, entendo inviável um juízo de pronúncia desde logo, diante do teor da continuidade das investigações pela autoridade policial que, inclusive, indiciou outras duas pessoas”. E lembrou que “os novos elementos não se tratam apenas de novas versões de Willian, agora indiciado, mas também da oitiva de outras quatro pessoas (três consideradas pela autoridade policial como testemunhas e outra como também indiciado) que teriam presenciado o fato ou sabido dele logo após e confirmam a nova versão apresentada, que inclusive excluiria os ora denunciados”.
Já no caso de Iago e Jonas, que foram indiciados e denunciados em virtude de denúncia anônima recebida pela autoridade policial, o Juiz considerou que seria caso até mesmo de ter sido rejeitada a denúncia, por insuficiência de provas.
Assim, Machado impronunciou Iago e Jonas Jackson e determinou vista ao Ministério Público para, no prazo de 15 dias, oferecer aditamento à denúncia, em relação a Paulo Roberto e Roberto e aos dois novos indiciados, Willian Vaz Santiago e Dirceu Barros dos Santos Filho ou requerer as diligências que entender necessárias.
Ele também revogou a prisão preventiva de Paulo Roberto e Roberto. No entanto, eles estão proibidos de deixar a cidade, deverão comparecer mensalmente em juízo para informarem e justificarem suas atividades; e estão proibidos de se aproximarem das testemunhas a menos de 200m (cerca de duas quadras), ou de com elas manterem qualquer tipo de contato, inclusive por telefone ou internet.
Roberto, porém, não deixou a Penitenciária Modulada, pois está recolhido também para cumprimento de pena.
Gabriela Barcellos

Julgamento é atração do final de semana em Uruguaiana





O corpo técnico da Associação Brasileira de Angus realizou, na manhã desta quinta-feira 27/4, a admissão de 69 animais de argola para a 15ª Expoutono, em Uruguaiana. Os exemplares pertencem a nove criatórios do RS e SP. Segundo o inspetor técnico da Angus Renato Paiva, a qualidade dos ventres e touros Angus apresentados mantém a tradição da praça de Uruguaiana. “O nível do galpão está excelente”, salientou.
Os exemplares irão a julgamento nesta sexta e sábado pelo jurado argentino Carlos Ojea. Os ventres serão avaliados na tarde de sexta-feira, 28/4, a partir das 14h e os machos na manhã de sábado, 29/4, às 9h. Os troféus dos grandes campeões da Expoutono serão entregues às 12h em almoço na sede do Núcleo Angus.
O presidente do núcleo Angus três fronteiras, Frederico Pons, reforçou que apesar da redução no número de animais, um reflexo do momento da pecuária nacional garante ele, há excelência na qualidade dos exemplares expostos. “A Exposição é muito importante na região e está entre as ranqueadas nacionais da Associação Brasileira de Angus”. 

Carolina Jardine

Os Rouxinóis decide destino de Quirino

Aconteceu ontem, 28/4, na sede da Escola de Samba “Os Rouxinóis”, a Assembleia Geral. Na pauta, o destino do mandato do presidente Jorge Quirino, ou seja, nova eleição para a presidência ou a prorrogação do mandato do atual presidente. Além disso, ocorreu também a prestação de contas aos associados.
Às 19h, foi realizada a primeira chamada, às 19h30min a segunda e a terceira e última, foi realizada às 20h. Esta última, fora independente do número de votos.  Conforme Quirino, a Assembleia Geral está prevista em um Estatuto da Escola. “A realização da Assembleia está prevista no artigo 17 e 18”, disse.
Vale salientar que a prestação de contas ocorrerá somente aos associados, haja vista que aquela feito ao Conselho já foi realizada em outra oportunidade.
Até o fechamento desta edição, o resultado ainda não havia sido divulgado.
Karine Ruviaro

VIVO apresenta melhorias para Uruguaiana

Na manhã de quinta-feira, 27/4, no Salão Nobre da Prefeitura ocorreu uma reunião para tratar da melhoria do serviço de telefonia móvel da VIVO na Fronteira Oeste. Na oportunidade foi apresentado o plano de investimentos da empresa visando o aprimoramento na qualidade dos serviços de voz e transmissão de dados na região, além do cronograma de obras e de investimentos previstos para 2017.
Conforme a diretoria da VIVO, está previsto para este ano, o investimento de R$ 25 milhões de reais para garantir a qualidade dos serviços nos municípios de fronteira no Rio Grande do Sul. Além disso, foi anunciado que em Uruguaiana o plano de aprimoramento da qualidade dos serviços de voz e dados contempla oito obras, entre elas a ampliação da rede 4G. Conforme a empresa, também está prevista a adequação da rede 3G, em quatro antenas para a faixa de 850 MHz, frequência livre das atuais interferências de sinal, as obras para isso iniciaram em abril e devem estar finalizadas até o final de novembro.
A presidente da CDL de Uruguaiana, Luciane Lopes, relembrou os primeiros passos em busca da melhoria de sinal. “A CDL Uruguaiana, desde o ano passado, vem cobrando da empresa VIVO melhorias nos serviços prestados. Nós fomos protagonistas em reunir assinaturas no começo do ano para abertura de uma ação conjunta para melhorias. Hoje, tivemos as primeiras respostas, mas estaremos junto dos órgãos públicos e em defesa da comunidade uruguaianense cobrando as melhorias prometidas”, afirmou Lopes.
Estiveram presentes o diretor Comercial da Regional Sul da VIVO, José Carlos Rocha Junior; o diretor de Articulação Institucional Nacional, Eduardo Leal Macedo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani; a diretora de Relações Institucionais, Laiana Elisa de Souza e o gerente de Engenharia, José Carlos Correa; o prefeito de Itaqui, Jarbas Martini; a vice-prefeita de Barra do Quaraí, Neli Frecero; o  promotor de Justiça, Dr. Pablo da Silva Alfaro; o diretor da agência do PROCON em Uruguaiana,  Dr. André Rispoli; a presidente do CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, o deputado estadual, Frederico Antunes, além de vereadores de Uruguaiana e região.
Karine Ruviaro

Executivo repassa recursos financeiros à Santa Casa

O prefeito Ronnie Mello juntamente com o secretário de Fazenda, Valdir Venes, e do secretário adjunto, Francisco Casqueiro, assinaram na quinta-feira, 27/4, o repasse referente ao convênio relativo ao mês de março ao Pronto Atendimento, Hemodiálise, e Banco de Sangue do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Ao todo, foram repassados aproximadamente R$ 390 mil reais. O Banco de Sangue recebeu R$ 20.882,00, o setor de Hemodiálise R$ 117.984,51 e ao Pronto Atendimento foram destinados R$ 250.000,00.
Mello ressaltou a importância desse momento. “Cabe enaltecer situações como a realização destes repasses, pois estamos honrando com o compromisso firmado pela nossa administração através de convênio com a Santa Casa”, disse.
Karine Ruviaro

Greve Geral reuniu milhares de pessoas





A Greve Geral convocada pelas centrais sindicais parou o Brasil ontem, 28/4. Em Uruguaiana, não seria diferente. O protesto foi contra a reforma previdenciária e trabalhista defendida pelo Governo Federal.
Entre os projetos que estão sendo votados no Congresso Nacional estão as que alteram direitos consolidados por uma CLT desatualizada. Com a proposta do Governo Temer ninguém se aposentará antes dos 65 anos de idade ou não se aposentará com menos de 49 anos de contribuição, os pensionistas perderão suas pensões ao se aposentarem e também acabam com as aposentadorias especiais (insalubres, risco e perigosas). Os trabalhadores perderão o 13º salário, as férias, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e indenização de 40%. Além disso, a jornada de trabalho passará de 8 para 12 horas diárias.
Com o slogan “Pare agora para não morrer trabalhando sem se aposentar”, o Comitê Permanente Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista de Uruguaiana trabalhou intensamente convocando trabalhadores para ocupar o centro do município. O Comitê contabilizou a adesão de 26 associações de classe, entre elas sindicatos e entidades. O 21º Núcleo do Cpers/Sindicato foi um dos participantes. “Participamos, porque são nossos direitos que estão sendo perdidos. Trabalhadores precisam lutar por aquilo que já é seu de direito e o governo quer acabar”, disse diretora-geral do Núcleo, Zila Teresinha Soares Fidell.
O ato começou às 14h, na Esquina Democrática. Logo após, os trabalhadores percorreram o caminho até o Instituto Nacional de Seguridade Social, onde foram recebidos por alguns servidores do local que, vestidos de preto, também protestavam contra as reformas.  Posteriormente, seguiram pelas ruas do município onde gritavam palavras de ordem, como: “Seus deputados, tenham respeito, tire as mãos sujas dos nossos direitos”, “Não tem lugar pra mais paciência, querem roubar a nossa Previdência”.
O protesto terminou na fronteira entre Brasil e Argentina onde, por aproximadamente uma hora, impediram a circulação de veículos sobre a Ponte Internacional. No local, os líderes sindicais falaram e os participantes cantaram o Hino Nacional.
Segundo o tenente coronel Luiz Antônio Floresta, da Brigada Militar, 1.200 pessoas participaram do ato. “Apesar do trancamento da Ponte Internacional, não houve nenhuma ocorrência que precisássemos intervir”, disse Floresta.

Karine Ruviaro

HSCC fala sobre reestruturação da Santa Casa à Câmara

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal recebeu na quarta-feira, 26/4, o diretor administrativo e financeiro do Hospital Santa Casa de Caridade, administrador Geovane Cravo. O encontro foi agendado em reunião dos órgãos realizado em março, momento onde foi definido o acompanhamento mensal do Parlamento da prestação de contas do hospital.
Os vereadores componentes da Comissão, Clemente Corrêa (PSDB), Eric Lins (DEM), Elton da Rocha (PP), Suzana Alves (PRB), Vilson Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB) questionaram o cumprimento das metas previstas para o primeiro mês após a confirmação de linha de crédito concedida pela Caixa Econômica Federal.
Cravo destacou os pagamentos atrasados de salários e prestadores de serviços, também expectativa de atingimento completo de metas a partir de reestruturação em andamento. “Estamos no caminho certo. A instituição fará de tudo para garantir meios do planejamento ser realizado e sustentável. Com essas reuniões sistemáticas e abertura dos vereadores só temos a crescer e evoluir. Quem ganha é a população”, disse.
Com informações da Câmara de Vereadores.

Legislativo: Projetos do Executivo tramitam nas comissões técnicas

O Poder Executivo encaminhou ao Legislativo sete projetos de lei, que tiveram sua tramitação nas comissões técnicas iniciadas. As matérias, na íntegra, estão disponíveis no site da Câmara de Vereadores, no sistema de acompanhamento de projetos, bem como seu trâmite.
Na ocasião foi votado e aprovado o regime de urgência urgentíssima para tramitação do PL 39/2017 que autoriza a abertura de crédito adicional no orçamento vigente no valor de R$ 2.043.356,37, direcionados às áreas de saúde e assistência social.
PL 40/2017 – autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente no valor de R$ 6.275.457,25, a ser destinado à área de saúde;
PL 41/2017 – inclui ação no Plano Plurianual (2014/2017) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017, contemplando projetos com objetivo de oferecer atendimento especializado com resolutividade da área de urgência e emergência que visa o atendimento rápido e eficaz, para redução da morbimortalidade da população assistida, com recursos de emendas parlamentares;
PL 42/2017 – busca que busca incluir a Escola do Legislativo nos programas da Casa Legislativa, para implementação ainda neste ano de 2017, no Plano Plurianual (2014/2017) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017;
PL 44/2017 – alterando dispositivos da Lei nº 4.541/2015 que institui o Sistema Municipal de Esporte e Lazer;
PL 43/2017 – institui o Programe de Regularização Fiscal do Município;
PL 45/2017 – que autoriza a manutenção dos contratos temporários dos instrutores do Colégio Agrícola.
Gabriela Barcellos

Mulheres são homenageadas pelo Parlamento


É comemorado amanhã, 30/4, o Dia Nacional da Mulher. Em alusão à data, a Câmara de Vereadores realizou, na noite de quinta-feira, 27/4, uma sessão solene onde homenageou onze mulheres, que vem atuando ativamente na comunidade uruguaianense, em diversas áreas, e prestando serviços relevantes à sociedade. Cada vereador pode indicar uma personalidade.
Por indicação do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP), foi homenageada a delegada de Polícia Civil Caroline Bortolotti Huber, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). De Camaquã, Caroline está em Uruguaiana desde 2008 e, desde 2013, quando ingressou na PC, lutou pela instalação da Delegacia da Mulher em Uruguaiana, da qual está à frente desde 2014. Por indicação do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB), a tradicionalista Eliane dos Santos Rezes, coordenadora municipal da 4ª Região Tradicionalista e uma das grandes incentivadoras dos valores folclóricos gaúchos. Por indicação do vereador Eric Lins (DEM), a advogada e ex-assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Cláudia Rosane Pires. Já Rafael Alves (PMDB) indicou a tradicionalista Kátia Romero Dinat, fundadora do piquete Dino Lopes. Por indicação do vereador Clemente da Silva Corrêa (PSDB), Nadir Vargas dos Santos, fundadora do Club de Mães da Cohab Santa Rita de Cássia. A fundadora da Associação comunitária Nosso Bairro Melhor, do conjunto habitacional João Paulo II, Alice do Carmo Ramos Fernandes, foi a indicação do vereador Elton da Rocha (PP). Por indicação da vereadora Zulma Ancinello (PRB), a pescadora Gilda Sirlei Silva da Luz, fundadora das Associação dos Pescadores, com anos de luta em prol do reconhecimento dos direitos previdenciários dos pescadores. Por indicação do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites, a pastora da Igreja Viva do Brasil, Irma Pedelhes dos Santos. Por indicação do vereador José Fernando Tarragó (PSD), a fundadora da escola infantil Gente Miúda, Marta Ribeiro Gonzales. Alzira do Horto Brum Chavasco, por proposição da vereadora Josefina Soares (PP). E por indicação da vereadora Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Cardoso Alves (PRB), Altamira Pereira Aria, que por muitos anos atuou como auxiliar de enfermagem e parteira, na localidade de São Marcos.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2753

APAE

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, juntamente com a secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão e integrantes da Secretaria, promoveram na manhã de ontem, 28/4, um café para comemorar os 50 anos da APAE de Uruguaiana. Estiveram presentes no evento o presidente da entidade, José Roberto Machado; o vice, Guilherme Bogger; cerca de 14 alunos da Escola de Educação Especial Recanto Amigo, mantida pela Associação, bem como professores e acompanhantes.

Bombeiros

Ocorreu na tarde de quinta-feira, 27/4, em Santana do Livramento, a solenidade de Passagem de Comando do 10º Batalhão de Bombeiros Militar. Deixa o cargo o Ten. Cel. Pedro Ricardo Maron Burgel e passa a comandar o Major Max Geraldo Meinke. O Major da Defesa Civil de Uruguaiana, Rinaldo da Silva Castro, esteve acompanhando a solenidade.

Luba

Os atletas das categorias sub 15 e sub 17 da Liga Uruguaianense de Basquete (Luba) estão em Porto Alegre participando dos jogos do Estadual 2017. A comunidade uruguaianense deseja uma boa sorte a todos.

ACLAN

Na tarde de quarta-feira, 26/4, o secretário de Governo, Paulo Fossari, o secretário de Administração, Diroci Rodrigues, o secretário de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio estiveram reunidos com a Presidente da Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN), Maria Turgira, integrantes da ACLAN e Fundação Luterana de Diaconia. Durante o encontro, a presidente comentou que Uruguaiana é modelo para o Estado na Coleta Seletiva Solidária e atualmente atende 56 catadores. Além disso, apresentou o novo plano de trabalho para o município que ampliará a coleta de nove para 12 bairros.

Empregos
Em março, pelo terceiro mês consecutivo, o Rio Grande do Sul apresentou crescimento do número de empregos formais. A alta foi de 5.236 novos postos de trabalho, uma elevação de 9% diante do mesmo período de 2016, representando o melhor desempenho em todo o país.

Beneficente
Acontece hoje, 29/4, às 21h30min, no Clube Naval, a “1ª Noite Fantástica”. Os ingressos já estão a venda com as integrantes do Grupo Fantásticas Mulheres e custam R$ 20. O evento beneficiará a CAPO Uruguaiana (Casa de Apoio ao Paciente Oncológico).

Acidentes
Dados registrados pelos serviços de saúde do Rio Grande do Sul, abrangendo hospitais, postos e clínicas da rede pública e privada, indicam que uma pessoa morre a cada 26 horas no Estado, vítima de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. As informações são do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde e parceiro do Programa Trabalho Seguro.

Feira
Termina hoje, 29/4, a 15ª Expoutono de Uruguaiana. Realizada no Parque Agrícola e Pastoril, este edição teve como tema “Genética e Qualidade”. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Uruguaiana.

AEU
Hoje, 29/4, às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes Edio Stoll de Horizontina, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) enfrenta o Horizontina Futsal na caminhada da série prata 2017.

Brechó
No dia 13/5, das 8h às 16h, na Templo Academia, acontece o Brechó Vira-Latas. No local, serão vendidos calçados, roupas, bijuterias, bolsas. E tudo, a partir de R$ 1,00.

Rock
Hoje, 29/4, e amanhã, 30/4, a partir das 15h, na Concha Acústica, acontece o “Rock de Rua – Fronteira Oeste”. Na oportunidade, haverá apresentação de diversas bandas de rock, como Carpinchos, Frenesi, entre outras. O evento é uma realização da Moretti’s Multieventos, Banda Dark Side e conta com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Saúde
O Ministério da Saúde quer criar uma fila única para cirurgias eletivas em todos os estados do país. Os gestores terão 40 dias para integrar suas informações aos dos municípios e enviar à pasta a quantidade de pacientes que aguardam pela realização dos procedimentos. A medida vai dar transparência e agilidade ao atendimento dos pacientes, que muitas vezes ficavam sujeitos à fila de um único hospital e deixava de concorrer a vagas em outras unidades da região.

Nutrição I
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar um Centro de Nutrição para atender e orientar a população uruguaianense a ter hábitos saudáveis e consequentemente uma melhor qualidade de vida, prevenindo, dessa forma, doenças futuras.

Nutrição II
O Centro conta com cinco nutricionistas que irão atender as pessoas de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h30min e das 13h30min às 18h, nas dependências do Ambulatório de Saúde Mental, na Rua Presidente Vargas em cima da Policlínica Adulto. Interessados em agendar consultas devem se dirigir ao local com o Cartão do SUS.