sábado, 2 de setembro de 2017

Comissão aprova isenção de PIS/Pasep e Cofins sobre o diesel para três setores


A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a venda de óleo diesel para produtores rurais e prestadores de serviço de transportes de passageiros e de cargas.
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para o Projeto de Lei 409/15, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). O substitutivo retira a isenção da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o óleo diesel prevista no texto original.
Relator na Comissão de Viação e Transportes, o deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT) lembrou que a Medida Provisória 670/15 já previa a isenção, que foi incluída no texto por meio de emenda dos deputados Valdir Colatto (PMDB-SC), Alceu Moreira (PMDB-RS) e o deputado licenciado Osmar Terra (PMDB-RS). A emenda, no entanto, acabou vetada pela Presidência da República e o veto acabou mantido pelo Parlamento.
O texto aprovado ainda será analisado de maneira conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Abigeato: Sartori cria delegacias especializadas em crimes rurais


O Rio Grande do Sul terá Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs). O decreto foi assinado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) na quinta-feira, 31/8, durante a 40ª Expointer. Inicialmente, as sedes principais serão instaladas em Bagé, Camaquã e Santiago, e as complementares em Cruz Alta e Rosário do Sul.
A ação permite que o governo do Estado atenda uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho. “Desde o início, atuamos com atenção especial para o campo. Já desenvolvemos ações integradas específicas na região de fronteira. Intensificamos o trabalho com as forças-tarefas das polícias. Agora, iremos avançar ainda mais”, garantiu o governador.
A escolha das sedes partiu de uma decisão técnica da chefia da Polícia Civil. As delegacias ficarão subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e atuarão integradas em bases itinerantes nas operações executadas em todo o Estado.
As unidades irão exercer atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas. “Segurança não é só para quem vive na cidade. É também para quem vive no interior. O abigeato e os demais crimes típicos do campo afetam diretamente todo o setor primário”, salientou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Redução no abigeato

Em 2017, os casos de abigeato registraram queda de 23,5%. Foram 5 171 ocorrências no primeiro semestre de 2016 e 3 958 no mesmo período deste ano. A expectativa da SSP é intensificar ainda mais os trabalhos. A redução é atribuída especialmente à Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais da Polícia Civil, que ao longo de um ano desarticulou 17 quadrilhas especializadas em furto abigeato e prendeu mais de 130 pessoas. O trabalho foi coordenado pelo delegado Adriano Linhares.
Segundo o chefe da PC, Emerson Wendt, haverá um período de estruturação entre a criação das delegacias e a sua instalação. O trabalho será articulado com as entidades e interessados do meio rural (sindicatos, federações e associações de produtores) no mesmo modelo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra Concessionárias de Serviços Delegados, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). “O que pretendemos fazer em interlocução com as entidades do setor primário. Nesse meio tempo segue a atuação da FT do Abigeato”, assegurou o delegado.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou a parceria entre a pasta, o setor produtivo e os órgãos da Segurança Pública. “Um trabalho profícuo, de intensa troca de informações, baseado na cooperação mútua. Os produtores, com certeza, saberão reconhecer os esforços do governo estadual, ampliando a contribuição com as atividades das polícias”, frisou.

Gabriela Barcellos

Rota Turística Ferradura dos Vinhedos: Livramento poderá ter rota de vinhos


O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa para criar a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, localizada no interior do município de Santana do Livramento. A iniciativa tem como propósitos promover o desenvolvimento sustentável, fortalecer a atividade turística na região e incentivar a integração turística com o Uruguai. “A chamada Ferradura dos Vinhedos vem recebendo investimentos da indústria vitivinícola desde os anos 70, contribuindo fortemente para o crescimento e desenvolvimento econômico do município. Ocorre que os belos parreirais estão cultivados em uma área de grande beleza natural, de importância histórica e cultural e de imenso potencial turístico”, justificou o petista.
De acordo com o projeto a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos iniciará na RS-654, da BR-158/293 na direção Norte até o Cerro da Cruz, retornando em direção ao Sul até o Cerro de Palomas. O projeto aponta como atrativos turísticos da região o Cerro da Cruz, o binacional Cemitério da Cruz, os Passos da Cruz e do Guedes, o Cerro de Palomas, as vinícolas e os centros de tradição gaúcha instaladas na região, além de antigas construções e ruínas e propriedades públicas e privadas abertas à visitação.

Polo Turístico

Livramento tem um rico acervo natural, cultural e histórico. A região da Ferradura, nome que deriva da disposição dos empreendimentos e rodovias que assumem a forma de uma ferradura, abriga vinícolas reconhecidas, como Almadém, Nova Aliança, Cordilheira de Sant Ana, Salton e a agrovitivinícola Vallagarina. A região figurou entre os finalistas do II Prêmio Inovação Turismo RS, realizado em Porto Alegre em dezembro de 2014, nas categorias Estruturação de Produto e Promoção e Marketing.
Segundo Mainardi, o projeto é uma forma de reconhecer uma iniciativa que está dando certo e possui potencial de crescimento sustentável, em harmonia com o meio ambiente.


Gabriela Barcellos

AEU enfrenta líder do estadual pela 19º rodada

Créditos: Agência TRESZERO
Após uma vitória em casa no último final de semana, a Associação Esportiva Uruguaianense reencontra sua torcida para mais uma partida, dessa vez pela 19º rodada do estadual Série Prata. O jogo desse sábado é contra o líder do estadual Fortaleza Futsal e vale além de três pontos o 9º jogo sem derrota dentro de casa.
Motivada em buscar mais um resultado positivo, a Uruguaianense treinou durante a semana focada em manter o bom ritmo, volume de jogo e entra com potência máxima, sem nenhum desfalque nessa rodada.
A equipe que passou por momentos difíceis no começo da temporada, agora colhe os frutos resultantes de um bom entrosamento e de treinamentos fortes que o técnico Adão comanda diariamente.
Outro fator importante que tem sido fundamental para os bons resultados da equipe, é a torcida da Uruguaianense. A equipe da fronteira tem a maior média de público do estadual e na última rodada bateu o recorde de maior público do campeonato. O objetivo é manter esse número e continuar usando esse trunfo a favor, e para isso a AEU precisa novamente que seus torcedores compareçam à quadra no sábado para apoiar seus jogadores.
O jogo entre AEU x Fortaleza dos Valos acontece neste sábado, 2/9, às 20h, no Ginásio Municipal de Uruguaiana (Schmitão).
Com informações da Agência Treszero/Assessoria AEU​.

Dupla presa por furto qualificado na região do Porto Seco


Duas pessoas foram presas em flagrante por furto qualificado. A detenção dos dois ocorreu por volta de 5h, quando uma equipe da Brigada Militar foi despachada até um bar na região do Porto Seco Rodoviário, onde havia informação de movimentação suspeita.
No local, os policiais encontraram um rapaz atuando como ‘olheiro’, a fim de avisar o melhor momento para que o segundo cometesse o furto. Ao ser abordado, o homem tentou alertar o comparsa, o que foi percebido pelos policiais. O comparsa tentou fugir, mas acabou sendo preso próximo a uma porta, que já havia sido arrombada.
Com eles, os policiais encontraram uma faca de serra. Ao efetuar buscas no local, encontraram ainda dois televisores, uma sacola plástica contendo moedas, uma cartela de isqueiros e uma carteira de cigarros. 

Gabriela Barcellos

Escola Livre de Belas Artes está com inscrições abertas


A Escola Livre de Belas Artes (Elba), está com inscrições abertas para atividades de criação literária, meditação e balé. As aulas de criação literária são ministradas pela professora Valéria Surreaux, e ocorrem todos os sábados às 14h, na Biblioteca Pública Municipal. Uma nova turma deve iniciar ainda neste mês. As aulas de meditação são ofertadas pela professora Jane Cunha e ocorrem as segundas e quintas, das 19h às 20h30, no Centro Cultural. Já as aulas de balé são com a professora Maria Eugênia e ocorrem nas segundas e quartas, das 10h às 11h, também no Centro Cultural.
A Escola de Belas Artes foi criada durante a primeira administração do prefeito Sanchotene Felice. Pela Elba já foram ofertadas diversas atividades, como aulas de piano e pintura. Mas atualmente essas atividades estão paradas, devido decreto municipal que visa redução de custos. “O decreto vai até o final do ano, então não podemos contratar professores para ministrarem essas aulas. Estamos aguardando o fim do decreto, para retomarmos essas atividades”, comentou o Diretor de Cultura, Ricardo Peró Job.
Dois dos quatro pianos em que eram ministradas as aulas estão emprestados. “Um piano está emprestado para uma Igreja, que está usando para ministrar aulas, o outro está emprestado para o Clube Comercial. E os outros dois, um está sendo utilizado pela Banda Municipal e o outro guardado aqui na biblioteca. Quando as aulas forem retomadas a gente pede de volta esses que estão emprestados”, explicou o diretor.
Para fazer a inscrição nas modalidades, basta levar a cópia da carteira de identidade até a Biblioteca Pública Municipal, das 8h às 12h, que fica localizada na esquina das Ruas Santana e XV de Novembro. 


Larissa Vargas

Rústica Verde Amarela acontece amanhã

Créditos: Alegrete Tudo
Amanhã, 3/9, ocorre a 15ª edição da Rústica Verde e Amarela. A corrida é organizada pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), e começa às 9h, com largada e chegada na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Parcão.
A corrida tem distância de 10km no percurso principal. O percurso menor é de 4 km. Para o público infantil, de 12 a 14 anos, a distância é de 1.350 metros, já para o público mirim, de 9 a 11 anos, 950 metros, e para o pré-mirim, de 6 a 8 anos, 300 metros.
A premiação para a categoria “geral masculino e feminino” conta com troféus e dinheiro até o 3º lugar (R$ 150, R$ 120 e R$ 100). Nas demais categorias, por faixa etária, quem chegar em 1º lugar, vai receber troféu e R$ 50. Do 2º ao 5º lugar, os participantes receberão medalhas. No percurso menor, haverá troféus e dinheiro para o 1º e 2º lugar (R$ 100 e R$ 50), troféu para o 3º lugar, e medalhas para 4º e 5º lugar. Nas categorias pré-mirim e infantil, haverá troféus para o 1º lugar e medalhas do 2º ao 5º lugar. O evento ainda vai reconhecer o atleta mais jovem e o mais veterano. Os 150 primeiros adultos a concluírem a prova receberão medalhas.
Inscrições
As inscrições para a Rústica Verde e Amarela vão até o meio-dia de hoje, 2/9, na sede da Acoru, que fica anexa ao Ginásio Municipal. Mais informações pelo e-mail meiamaratonaacoru@ibest.com.br ou pelo telefone (55) 3414-1064. O valor das inscrições para o percurso principal e o menor custam R$ 20 cada. Já para o pré-mirim, mirim e infantil R$ 2 cada.
A Rústica tem parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Patrocínio da Padaria Palácio das Delícias, Rádio Charrua, Associação Comercial e Industrial De Uruguaiana, G.R. Santini, e Angelus. Apoio: 2ª Bda C Mec – Brigada Charrua, Brigada Militar, Unimed, Localiza, Escritório Newton Gomes e Escritório Trindade.

Larissa Vargas

Enade revela que instituições federais superam as particulares

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, ontem, 1/9, em coletiva de imprensa, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. O exame é realizado para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso de graduação. No total, 195.757 inscritos fizeram a prova e 4,3 mil cursos foram avaliados.
Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a instituição fez melhorias na forma de divulgação dos dados referentes a 2016 e, pela primeira vez, antecipou o resultado – que anteriormente só era tornado público após a realização do exame. “Mesmo sendo o maior Enade já realizado, tanto em número de cursos quanto de participantes, estamos divulgando os resultados antes do prazo previsto, o que demonstra a responsabilidade e o profissionalismo das equipes de logística e pedagogia do nosso órgão”, afirmou Maria Inês Fini.
Para Maria Inês, o desempenho dos estudantes precisa melhorar. A maior parte dos inscritos alcançou resultado mediano nos conceitos avaliados no exame. “Em relação ao conceito do exame, a maioria está em torno do conceito médio, regular. Isso é um indicador de que precisamos de um empenho e de um esforço muito maior para prover educação de qualidade”, finalizou.
Ainda sobre os dados revelados, os indicadores de qualidade da educação superior demonstraram que o desempenho das universidades federais foi melhor que o da rede privada, numa escala crescente de 1 a 5. As federais tiveram 43% das instituições com conceito 4 e 16% com o conceito 5. Enquanto isso, nas particulares, os percentuais foram, respectivamente de 19% e 3%.

Suspeito de estupro sofre tentativa de linchamento

Um homem foi agredido por populares no bairro Mascarenhas de Moraes, a ‘Marduque’. O fato ocorreu na quinta-feira, 31/8, motivado por uma acusação de estupro. Parte da ação dos moradores foi gravada em vídeo e desde ontem,1º/9, circula nas redes sociais. Nas imagens, o homem aparece imobilizado, enquanto é agredido por alguns dos populares a sua volta, revoltados com o crime que teria sido praticado pelo indivíduo.
Pouco depois, o homem foi entregue à Brigada Militar, que o conduziu ao Pronto Socorro Municipal e posteriormente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No entanto, o registro realizado naquela tarde foi de lesão corporal, na qual o homem é a vítima. Ao registrar o fato, porém, os policiais perceberam que ele era suspeito de um estupro, e acionaram a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
O delegado Enio Tassi determinou que o homem fosse ouvido ainda naquela tarde a fim de prestar esclarecimentos sobre o crime de estupro de vulnerável. O fato do qual é suspeito ocorreu no início do mês de agosto e a vítima é uma menina de sete anos.

Gabriela Barcellos

Cavalos são destaque pela 1ª vez no espaço da Emater


Pela primeira vez em 40 edições da Expointer, a Emater/RS levou ao Parque de Exposições Assis Brasil, uma oficina sobre o manejo de equinos em pequenas propriedades. Foram duas edições em que os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a lida do cavalo no campo, reconhecida ainda como a maior ligação com a vida do interior do Rio Grande do Sul.
“Aqui tratamos um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela Emater pelo estado. Destacam-se algumas novidades como a área dedicada à equinocultura, onde o cavalo, que é um companheiro do homem do campo, se notabiliza por ser uma ferramenta do agricultor. O animal ajuda nas atividades campeiras da pecuária familiar, produz trabalho e lazer também”, afirma um dos coordenadores do espaço e gerente regional da Emater em Porto Alegre, Air Nunes dos Santos.
A oficina divulga os conhecimentos compartilhados no curso novo de Manejo Básico do Cavalo, que ocorre no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetam) da Emater, em Montenegro. Durante três dias, os criadores recebem orientações sobre comportamento, reprodução, sanidade, avaliação de compra, alimentação e locomoção (cascos) dos equinos. “Tanto aqui na oficina quanto no curso falamos um pouco dos aspectos da natureza, o que precisamos prestar atenção para cuidar do bem-estar do animal e entender algumas reações do cavalo”, explica a médica-veterinária e extensionista rural, Sabine Kasinger. “Os problemas, como acidentes e o desenvolvimento de vícios ligados à agressividade, costumam ser causados por nós por não sabermos manejar e entender como o cavalo nos percebe”, alerta.
Entre saberes como a caracterização dos tipos de doma, alimentação, manejo do casco e sanidade, todos as orientações são ministradas para preservar o bem-estar animal sem prejudicar a produção dos agricultores.

Cavalos de exposição

Entre as principais preocupações abordadas pelos produtores durante a oficina, estão cuidados e questionamentos sobre o comportamento do animal e a problemática sobre o preparo de equinos para desfiles e participação em feiras e campeonatos do agronegócio, como as finais do Freio de Ouro, na Expointer.
“O cavalo que vai participar de um desfile ou rodeio tem que ser tratado como um atleta. Geralmente ele é estabulado, preso de uma hora pra outra e é alimentado em excesso porque bonito é cavalo gordo. Não podemos exigir uma cavalgada de vários dias de um animal que passou a campo o ano todo e, no último dia, foi pra cocheira pra comer e ficar bonito”, previne a veterinária.
Além do cuidado com a alimentação, que deve ser equilibrada e vasta em alimentos volumosos, outra preocupação é com a cólica intestinal. Muitas vezes, o animal demonstra desconforto, reconhecido como dor de urina, mas que nada tem a ver com a dificuldade de urinar. A cólica intestinal, conforme os extensionistas da Emater, se dá pelo uso indevido de concentrado, que deve ser direcionado apenas para gasto energético.
Com informações da Imprensa Expointer.

Agilização do fluxo de veículos na Ponte Internacional é tema de reunião

Na quarta-feira, 30/8, a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), a Receita Federal, órgãos intervenientes da Argentina, entidades representativas e privadas do comércio exterior, reuniram-se na sede da Delegacia para definir soluções em prol da agilização no fluxo de veículos na Ponte Internacional de Uruguaiana.
O encontro foi coordenado pelo delegado da Receita Federal, Claudio Montano, e contou com a participação de representantes de todos os setores da Receita que atuam no comércio exterior, a gerente executiva da ABTI, Gladys Vinci, a Coordenação Argentina da Área Controle Integrado, Consulado Argentino, Delegacia regional e local da Administración Federal de Ingresos Publicos (AFIP), Gendarmeria Nacional, NTC & Logistica, Sdaergs e Multilog.
Durante a reunião os participantes discutiram sobre as melhorias através do aperfeiçoamento na comunicação e simplificação de processos. Entre as definições, e a pedido da AFIP, a Receita irá alterar o horário de atendimento do Terminal Aduaneiro da BR-290 com início das atividades às 7h30, sendo ajustado novamente este horário em outubro, quando iniciará o horário de verão.
Também, para evitar a formação de filas sobre a ponte, a Gendarmeria Nacional que antes realizava liberação em blocos maiores a cada 30 minutos, fará liberações em períodos mais curtos. Ainda será implementado um período de teste para atendimento dos caminhões em lastre (vazios), no período da manhã, na guarita de saída do Terminal Aduaneiro (BR-290) através de uma operação conjunta da Dirección Nacional de Migraciones (DNM), AFIP e RFB.
Será realizada uma próxima reunião para conferir os resultados e avanços que as mudanças irão trazer ao processo. 

Larissa Vargas

Famurs realiza assembleia geral de prefeitos

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou na noite de quinta-feira, 30/8, Assembleia Geral de Prefeitos na 40ª edição da Expointer, em Esteio. O encontro ocorreu no Auditório da OCERGS no Parque de Exposições Assis Brasil. Entre os principais assuntos esteve a assinatura de Convênio Famurs/Puc – EAD da EGP, lançamento do Consórcio Estadual Famurs, judicialização dos repasses da Saúde/Regionalização dos Partos, assinatura protocolo Famurs/Corsan – Projeto Jovem Aprendiz, entre outros.
Logo após a assembleia, os prefeitos participaram de um jantar com o governador José Ivo Sartori (PMDB). Na ocasião ,foi assinado pelo Governador, um protocolo de intenções para ampliar o Programa Jovem Aprendiz nos municípios gaúchos. É uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Famurs e o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE).
A ideia é unir esforços para ampliar o programa que incentiva a capacitação profissional dos jovens e a inclusão deles no mercado de trabalho. A Corsan, que já participa do Jovem Aprendiz, vai aumentar o número de vagas. Adolescentes e jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e da Fundação de Proteção Especial (FPE), ambas vinculadas à SDSTJDH, devem ser beneficiados com a iniciativa. Segundo a secretária da SDSTJDH, Maria Helena Sartori, as oportunidades são o caminho mais realista para uma mudança de vida. “Os jovens precisam se sentir incluídos na sociedade. A educação e a qualificação profissional dão esse sentimento para eles”, disse.

Gabriela Barcellos

Palestra aborda controle de carrapatos e Tristeza Parasitária Bovina

Um dos temas mais debatidos quando o assunto é pecuária foi abordado em palestra no auditório da administração do Parque Assis Brasil, em Esteio, reunindo produtores e estudantes de veterinária. O objetivo foi apresentar a estratégia do Programa Estadual do Controle do Carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina (TPB), cuja meta é planejar os tratamentos para reduzir a infestação dos campos com o menor número de tratamentos.
O carrapato bovino é a principal causa de perdas na produção de carne e leite e está associado à transmissão da TPB, principal causa de mortes desse gado, no Rio Grande do Sul. O melhor método de controle da praga é feito por meio de tratamentos estratégicos, realizados nos períodos anteriores ao crescimento da população de carrapatos, ainda na fase de larva, interrompendo o seu crescimento
José Reck, médico veterinário e pesquisador do Laboratório de Parasitologia do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Dinamor (IPVDF), disse que uma das principais dificuldades enfrentadas para o tratamento é a falta de dados sobre mortalidade. “Somente 50% dos casos de mortes de bovinos são notificados”, falou.
Além de Reck, participaram da palestra, o responsável pelo Laboratório de Parasitologia do IPVDF, João Ricardo Martins; o médico veterinário Bruno Dall’Agnol; a pesquisadora do Laboratório de Parasitologia do IPVDF, Rovaina Doyle; e o médico veterinário Ivo Kohek Junior.

Gabriela Barcellos

Lançado o projeto “A União Faz a Vida”

Créditos: ASCOM/PMU
Foi lançado na quinta-feira, 31/8, o projeto educacional “A União Faz a Vida”, que tem como tema “Cidadania”, e será implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marília Sanchotene Felice.
O Prefeito Ronnie Mello e o secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, participaram da apresentação, com o assessor regional dos programas de relacionamento da Sicredi Pampa Gaúcho, João Francisco Dornelles Del Fabro, que explanaram sobre o projeto para todos os educadores e colaboradores da escola.
Na ocasião, a coordenadora pedagógica do Programa A União faz a Vida URI – Santiago, Marcia Gomes, explicou ao diretor da escola, Roberto Salomão Munhoz Carvalho, vice-diretor, Welligton Fernandes e professores a abordagem metodológica, orientando a participação de modo que os alunos protagonizem suas aprendizagens e estabeleçam o diálogo entre os saberes da comunidade e os conhecimentos escolares.
Em um primeiro momento o projeto-piloto vai acontecer na Escola Marília, podendo se expandir para outras escolas depois de acordo com a direção de cada local.

Larissa Vargas

Evento de artes marciais vai promover integração no esporte


No próximo sábado, 9/9, a partir das 15h, ocorre o evento “Open Fight – amostra de lutas”, promovido pela ONG Projeto União (OPU). O evento vai contar com quatro modalidades de artes marciais: capoeira, boxe, jiu jitsu e muay thai.
O OPU é coordenado pelo trio William Munhoz da Rosa, Rafael Rosa dos Santos e João Pedro da Silva, e conta com a ajuda de mais outras cinco pessoas que fazem parte do projeto.
O projeto foi registrado como ONG em junho deste ano, mas existe desde o ano passado, e oferece aulas de boxe e futebol para crianças e adolescentes entre nove e 16 anos, no bairro União das Vilas. Estudantes de outras escolas da cidade também podem fazer parte do projeto, que atualmente beneficia cerca de 80 alunos. As aulas ocorrem no Complexo Escolar Elvira Ceratti (Caic). “Um dos requisitos é que esteja estudando, porque de certa forma, a gente incentiva eles a estarem na escola. Estamos tentando mostrar para essa juventude que o esporte é o caminho”, comentou um dos componentes da diretoria, João Pedro da Silva.
O evento vai contar com seis lutas de boxe amador, entre os pugilistas estão argentinos (já confirmados no evento), e uruguaios, que ainda devem marcar presença. Mais seis lutas entre as modalidades de capoeira, jiu jitsu e muay thai, completam as apresentações no evento.
As aulas de boxe ocorrem nas terças, das 18h30 às 20h, e nos sábados, das 9h às 12h, quando a escola não está dando aulas de reforço. “As aulas de futebol ocorrem em um campinho, recém estamos começando com essa modalidade, hoje será o segundo final de semana de futebol”, explicou. “Nos sábados geralmente a gente oferece um lanche, um almoço, dentro das possibilidades com as pessoas que nos apoiam”, complementou.
Rosa ainda falou sobre a importância da integração entre os esportes no evento, e da relevância de mostrar para os jovens que uma luta é um esporte de respeito, que não tem nada a ver com briga. “Fomos em várias academias da cidade para convidar os atletas para esse evento. “Queremos unir todas as modalidades e mostrar que na luta existe um respeito, que mostra o valor do esporte, porque a gente acredita que o esporte pode mudar realidades”, finalizou. 

Larissa Vargas

13ª Feira de Novilhas e Ventres Selecionados termina com pista limpa

Créditos: Marco Quintana/Farsul
Ocorreu na quinta-feira, 31/8, a 13ª Feira de Novilhas e Ventres Selecionados, organizada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
O evento teve a parceria da Santa Úrsula Remate e da Associação Brasileira de Angus, apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado (Seapi) e ocorreu na pista J do Parque de Exposições Assis Brasil.
Foram ofertados 514 exemplares entre novilhas, vaquilhonas prenhas e terneiras e o leilão terminou com pista limpa em venda ágil. Em 1h15min, o remate obteve faturamento de R$ 743.120,00 e média geral de R$ 1.445,00. “O resultado mostra que a qualidade dos animais ofertados foi valorizada pelos compradores, apesar do momento econômico de dificuldade da pecuária”, avaliou o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong.
Sob o martelo de Manoel Silva, a melhor média por quilo foi obtida pelas terneiras, total de R$ 5,55. O valor das vaquilhonas prenhas foi de R$ 5,40, e das novilhas, R$ 5,10.
Manoel Valim, presidente do Sindicato Rural de Gravataí e Glorinha, fez o maior volume de negócios. “Compro tradicionalmente nessa oferta desde o início. E entendo que é exatamente em momentos de baixa no mercado que se deve investir”, afirmou.
A venda teve prazo de pagamento de 45 dias e os compradores tiveram acesso a linhas de financiamento do Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi. A feira foi promovida pela Farsul em parceria com a Santa Úrsula Remates, Associação Brasileira de Angus e com apoio da Secretaria da Agricultura.

Gabriela Barcellos

DPCA investiga estupro na antiga Santa Casa


O delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), instaurou inquérito policial para investigar um estupro ocorrido no prédio da antiga Santa Casa de Caridade. Apesar de o crime ter ocorrido dias atrás, somente chegou ao conhecimento da Polícia Civil na noite de quinta-feira, 31/8. A mãe da vítima comunicou o fato no plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A vítima é uma adolescente de 15 anos. A mãe contou à polícia que há dias notava que a filha estava ‘estranha’, e que fez várias tentativas de conversas com a menina a fim de saber o que estava se passando. Naquela noite, a adolescente contou o que ocorrera. Segundo ela, o tio de 51 anos a arrastou para o interior do antigo prédio da Santa Casa de Caridade e manteve relações sexuais com ela, contra sua vontade.
De acordo com Tassi, a menina foi ouvida na manhã de ontem e também passou por exames periciais. O conteúdo do depoimento, bem como os resultados preliminares dos laudos não foram comentados pelo Delegado a fim de preservar a investigação.

Gabriela Barcellos

Declaração de utilidade pública da CDL pode ser vetada

O projeto de lei que concede à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana a declaração de Utilidade Pública, aprovado pelo Poder Legislativo no último dia 24 poderá ser vetado pelo prefeito Ronnie Mello (PP).  A matéria é de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP).
O projeto dividiu opiniões e a aprovação ocorreu por maioria de votos. Cinco parlamentares votaram a favor, enquanto três se posicionaram contrários. Uma das principais questões levantadas é os relevantes benefícios municipais que acompanham o título, e repercutem diretamente nos cofres públicos. Como a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Apesar de reconhecer a importância da entidade, alguns parlamentares defenderam que em um momento de crise financeira como o vivido atualmente, conceder um título que irá isentar uma entidade privada empresarial de obrigações junto ao fisco municipal é inadmissível.
Foi justamente com esse argumento que, dois dias antes de aprovar a concessão da homenagem à CDL, a Câmara recusou um projeto de lei, de autoria do vereador Elton da Rocha (PP), que concedia o mesmo título à Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI). A questão foi levantada e defendida pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), na condição de relator do projeto referente a ABTI. A matéria, de autoria do vereador Elton da Rocha (PP) recebeu parecer desfavorável da Comis-são de Serviços Municipais, na qual o vereador Clemente Corrêa (PSDB) foi o relator. O docu-mento reconheceu o mérito da entidade, mas destacou que o título de Utilidade Pública conce-de “Estamos em momento de estado de emergência financeira e a concessão do título a uma entidade tão forte e privilegiada, vai em contramão às recentes ações em prol da moralidade, eficiência e economicidade”, disse na ocasião.
Após a aprovação o projeto foi encaminhado ao prefeito Ronnie Mello (PP) para ser sancionado. Atualmente, está tramitando na Procuradoria-Geral do Município (PMU) e o prognóstico é de que não seja aprovado por Ronnie, sendo vetado.
Se assim ocorrer, a matéria volta à Câmara para apreciação do veto. Neste momento, o Parlamento poderá derrubá-lo e o presidente, José Fernando Tarragó, o promulgará.

Gabriela Barcellos

Semana da Pátria começa com acendimento do Fogo Simbólico

Créditos:Francisco Leal/JC
A abertura da Semana Pátria ocorreu ontem pela manhã com o acendimento do fogo simbólico, que chegou à Pira da Pátria na Avenida Presidente Vargas. Durante o trajeto, o fogo foi carregado pelos corredores da Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), integrantes da Liga da Defesa Nacional, e seguiu em “corrente humana” formada estudantes e populares que aguardavam a chegada junto à Pira. Em seguida, foi entregue ao Prefeito Municipal, Ronnie Mello, que entregou ao Diretor do Instituto Estadual Romaguera Corrêa, José Luiz Alves da Silva, que fez o acendimento.
A alocução à Pátria foi feita pelo Prefeito, Ronnie Mello, que saudou a data e os homenageados deste ano. “Em tempos onde o civismo e a civilidade estão ficando a margem de nosso cotidiano, momentos como este, onde enaltecemos o patriotismo, renova-se a esperança e vislumbra-se a clara alternativa que através do amor pelas nossas coisas e o cuidado aos nossos símbolos, consigamos transformar o futuro da nossa pátria”, comentou. O hasteamento da bandeira do Brasil ficou à cargo do General Josias Pedrotti; o do Rio Grande do Sul, à cargo do Vice-prefeito, Antonio Augusto Brasil Carús e da aluna Bárbara da Silva, Instituto Estadual Romaguera Corrêa. A bandeira de Uruguaiana foi hasteada pelo Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), Irani Fernades, junto com a aluna Daphini Busnelo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Fernando.
Neste ano o desfile de Sete de setembro trará como tema a “Inclusão”. A homenagem Nacional será ao Centenário da Morte do Sanitarista Oswaldo Cruz; na esfera Estadual será aos 70 anos da Chama Crioula e 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Já no município serão aos 100 Anos da Liga da Defesa Nacional em Uruguaiana; Bicentenário do Instituto Marista; 125 anos do Instituto Estadual Romaguera Corrêa; 15 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Fernando; 80 Anos do Círculo Operário de Uruguaiana e aos 50 Anos da APAE Uruguaiana.
O desfile da Semana da Pátria terá início pelo interior do município. Três desfiles marcarão a Semana da Pátria do município e, o primeiro deles será neste sábado, 2/9, às 10h, na Barragem Sanchuri com as Escolas Municipais, Estaduais e Entidades. Neste ano o desfile alusivo ao dia Sete de Setembro na cidade será pela manhã, tendo início às 9h e previsão de término às 13h30.
Confira os dias e horários dos desfiles na cidade:

Educação Infantil:
Dia: 5/9 (terça-feira)
Hora: 15h
Local: Av. Presidente Vargas
(Escolas Municipais de Educação Infantil, Escolas Estaduais e Escolas Particulares)
Militares, Estudantes e Entidades:
Dia: 7/9 (quinta-feira)
Hora: a partir das 9h – Militares, Estudantes e Entidades
Local: Avenida Presidente Vargas
(Unidades Militares, Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Estaduais e Entidades).

Créditos: Francisco Leal/JC


Larissa Vargas

Agenda

Dia Verde e Amarelo
No sábado, 2/9, tem o “Dia Verde e Amarelo” na E.M.E.F Humberto Castelo Branco, às 8h. O dia faz parte da Programação da Semana da Pátria. A escola fica localizada na Rua Duque de Caxias, nº 2460. A entrada é franca, e a organização é da Secretaria Municipal de Educação.

Basquete I
No sábado, 2/9, tem Campeonato Gaúcho de Basquete. A Liga Uruguaianense de Basquete (Luba) enfrenta a equipe da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa). As equipes sub-15 entram em quadra às 9h, e as sub-17 às 10h30. O jogo ocorre no Ginásio Municipal de Uruguaiana. Os ingressos custam R$ 2.

Doces
A 2ª edição da Feira dos Doces ocorre neste sábado, 2/9, das 9h às 13h, no Calçadão (Rua Bento Martins). A Feira é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mais informações por meio do número (55) 99933-2255 com Thiago Suarez.

Desfile
Neste sábado, 2/9, ocorre o Desfile da Juventude no Distrito da Barragem Sanchuri com participação das Escolas Municipais, Estaduais e Entidades, a partir das 10h. A organização é da Secretaria Municipal de Educação.

Literatura
Neste sábado, 2/9, tem Oficina Literária com Valéria Surreaux, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana. A entrada é franca. Mais informações na Biblioteca Pública Municipal. Uma nova turma deve ter início neste mês.

AEU
No sábado, 2/9, tem Campeonato Estadual de Futsal pela Série Prata. A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) enfrenta o Fortaleza Futsal. O jogo vai ocorrer no Ginásio Municipal de Uruguaiana, a partir das 20h. Ingressos à venda nos Supermercados Baklizi.

Festival
Neste sábado, 2/9, acontece o 6º Festival do Candieiro, no CTG Sinuelo do Pago, a partir das 20h. Ingressos à venda nos Supermercados Baklizi.

Carros
No domingo, 3/9, tem exposição de Carros Antigos, das 8h às 12h, na Praça da Estação Férrea. A organização é Associação de Carros Antigos.

Basquete II
No domingo, 3/9, também tem Campeonato Gaúcho de Basquete. A Liga Uruguaianense de Basquete (Luba) enfrenta o Caxias do Sul. As equipes sub-15 entram em quadra às 9h, e as sub-17 às 10h30. O jogo ocorre no Ginásio Municipal de Uruguaiana. Os ingressos custam R$ 2.

Feira
No domingo, 3/9, também tem Feira da Comunidade Uruguaianense, das 9h às 13h, na Praça Barão do Rio Branco. A organização é Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana.

Artesanato
No domingo, 3/9, tem a tradicional Feira do Artesão, das 9h às 18h, na Praça Barão do Rio Branco. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana. Interessados em expor os produtos na Feira devem entrar em contato com Simão Almeida por meio do telefone (55) 99666-6665.

Rústica
No domingo, 3/9, tem a 15ª edição da Rústica Verde e Amarela, com percursos de 4 km e de 10 km, além das categorias infantis e mirins. A largada da rústica ocorre às 9h, no Parque Dom Pedro II (Parcão). As inscrições podem ser realizadas até hoje, 2/9, na sede da Acoru. A organização é da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), e tem apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Passeio
No domingo, 3/9, tem passeio ciclístico Verde e Amarelo para pessoas de todas as idades. Haverá sorteio de uma bicicleta entre os participantes e as bicicletas deverão estar nas cores verde e amarelo. O passeio começa às 10h. O local de largada e chegada é no Parque Dom Pedro II (Parcão). As inscrições podem ser realizadas até hoje, 2/9, na sede da Acoru. A organização é da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.

Feijoada
No domingo, 3/9, tem a 1ª Feijoada com Toque de Samba - Carnaval 2018, às 12h. O local da feijoada é na Associação dos Funcionários Municipais (Rua Gen. Estilac Leal, 3993). Os ingressos custam R$ 25. Ponto de venda de ingressos: Escolas de samba ou na loja oficial do Carnaval na Rodoviária de Uruguaiana. Organização: Bah Entretenimento, Assesgru. Apoio: Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Liga da Primavera
No domingo, 3/9, tem a Final da Liga Primavera de Futebol de Campo. Às 13h30 começam as disputas pelo 3º e 4º lugar. Às 15h30 começa a disputa para definir o vencedor da Liga, entre Sindivur e Milan, no Esporte Clube Ferro Carril. Os ingressos custam R$ 5.

Ed. 2831 - Painel

Sebrae
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae), está de casa nova. A mudança começou na quinta-feira e a partir de segunda, 4/9, o Sebrae estará instalado na Avenida Presidente Vargas, nº 2459.

Que escola I
O capitão PM Dalcol, instrutor do curso preparatório para o concurso da Brigada Militar, decidiu desmoralizar o comandante geral, coronel PM Andreis Dal’Lago, que classificou a ação de Agradem como antitécnica, criminosa e abusiva. Dalcol está alinhado com o comandante geral em Uruguaiana, sargento PM Clemente, que defende a tese do uso progressivo da força. (NC)

Que escola II
Aliás, Dalcol também comandou a ação midiática da Brigada Militar na Estação Rodoviária de Uruguaiana, ocorrida na semana passada. Não fossem os delinquentes jovens e ‘interioranos’, o desfecho poderia ser o do ônibus 174. Que o capitão seja apenas midiático, porque se for também ‘interiorano’, protejam-se todos quando a Briosa agir sob seu comando. (NC)

Que escola III
Falando em escola, se filhos não respeitam pais, alunos não respeitam professores, você acha que adultos irão respeitar polícia? Logo logo, povo e polícia se acharão no direito de fazer justiça. (Nilson Corrêa)

Show
Os Serranos farão show em Uruguaiana, no dia 14/9, a partir das 19h, no Parque Dom Pedro II (Parcão). O show será em comemoração aos 50 anos das Lojas Quero-Quero no RS. O evento foi anunciado em reunião entre o Prefeito, Ronnie Mello, que recebeu a visita dos gerentes das lojas Quero-Quero, Samuel Melo e Amilto Benjamin Smaniotto. O evento será aberto ao público e tem o apoio da Prefeitura Municipal.


Ensino
Na quinta-feira, 31/8, o vereador José Clemente esteve reunido com o diretor do campus Uruguaiana da Unipampa, Marcus Querol, para solicitar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em educação, na modalidade a distância. Durante a reunião, o diretor da Unipampa informou que será encaminhada imediatamente à Reitoria da Unipampa a solicitação. Em breve deve ser enviado ao Executivo a solicitação para que o Poder Público Municipal formalize parceria com a Unipampa para a oferta de cursos EAD em Uruguaiana.

Galeto
No domingo, 8/10, ocorre a 29º edição do Galeto Primo Canto. O evento é organizado pelo Rotary Club de Uruguaiana Cruzeiro do Sul, e será na Casa da Amizade Uruguaiana, que fica entre as ruas Eustáquio Ormazabal com Tirandentes. O galeto será servido a partir das 11h30. O ingresso custa R$ 30. 

Bingo
A Associação de Protetores Vira Latas estará promovendo o “I Bingo da cachorrada” no dia 6/10, às 20h, no CTG Sinuelo do Pago. Duas cartelas custam R$ 10 e estão à venda na Padaria Pão Kent, Clínica Focinhos e Rabinhos, Templo Academia e Super Pag Poko. Entre os prêmios há cesta básica, split, vale compras, kit churrasco, TV.