sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Famurs quer ampliar parceria no combate à sonegação


O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, SegerMenegaz, se reuniu com com o secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins e o subsecretário da Receita Estadual, Mario LuisWunderlich dos Santos para tratar sobre a ampliação da integração entre o Estado e as prefeituras na fiscalização tributária, buscando contribuir com o incremento na arrecadação do ICMS e, por consequência, no valor adicionado definido para cada um dos municípios gaúchos.
Como contrapartida ao município que aderisse à parceria, a Famurs está propondo a isenção fiscal na aquisição de veículos, máquinas e equipamentos adquiridos pelas prefeituras, priorizando produtos fabricados no próprio RS. “Vamos avaliar este pedido de desoneração a partir dos mesmos mecanismos que o Estado já vem praticando nas suas compras”, antecipou-se o secretário adjunto. A proposta da entidade visa a auxiliar no controle sobre a movimentação de entrada e saída de produtos nas empresas instaladas nos respectivos municípios. O Estado já mantém convênios com as prefeituras através do PIT (Programa de Integração Tributária).

Abamf luta pela convocação de candidatos a policial aprovados em concurso

A Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar (Abamf), solicitou ao Poder Legislativo o apoio em busca da convocação dos candidatos aprovados em concurso público.
De acordo com decreto do governador José Ivo Sartori (PMDB), assinado já em seu primeiro dia de governo, todas as contratações e nomeações estão suspensas pelo período de seis meses, como medida de economia.
Presidida em nível regional pelo ex-vereador José Clemente Corrêa, a Associação solicitou que a Câmara faça manifestação e Moção de forma coletiva ao Governo do Estado, requerendo a imediata inclusão dos policiais aprovados. Para Uruguaiana são 70 candidatos.
A Associação também realizou a poucos dias uma manifestação. Na ocasião, a presidente da Câmara, vereadora Jussara Osório, esteve presente e declarou apoio. O prefeito Luiz Augusto Schneider, verbalmente, também manifestou apoio e disse que irá fazer todo o possível para que ocorra a convocação dos aprovados.
Na terça-feira, 20/1, o governador José Ivo Sartori recebeu em Porto Alegre uma comitiva formada por dirigentes da Abamf, entre elas o presidente estadual, Leonel Lucas, após uma manifestação organizada pela entidade. Sartori comprometeu-se a encaminhar uma proposta de negociação à Associação. Clemente antecipa que o posicionamento atual da entidade é de que nenhuma proposta que não comtemple a convocação dos mais de 2 mil aprovados não será aceita.

Livramento busca apoio do Município para construção de usina asfáltica


A cidade de Santana do Livramento está realizando estudos técnicos para elaboração de um plano de pavimentação, tendo Uruguaiana, como modelo quanto à implantação de uma usina de asfalto.
Na segunda-feira, 19/1, o secretário geral da Prefeitura de Livramento, Floriano Rocha, esteve reunido com o coordenador das equipes de asfalto da secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Uruguaiana, Jerônimo Rocha. É o Secretário que está encarregado de elaborar um relatório sobre o custo-benefício da implantação de usina própria.
A prefeitura de Livramento irá realizar novas visitas com engenheiros para levantamento técnico e para conhecer outras instalações de suporte para a Usina, questões de valores de investimentos e custos, operacional e manutenção, licença ambiental, tamanho de área, entre outros.
O Poder Executivo santanense entende que a Usina Asfáltica é, ao menos até o momento, o modelo mais adequado a ser seguido. O objetivo do projeto é tornar o município autônomo na produção de asfalto, com baixo custo de operação, matéria prima sem escassez e boa qualidade asfáltica, além de capacidade de produção capaz de atender a demanda do município.
Atualmente, a usina de Uruguaiana necessita de cinco funcionários na operação de produção e tem capacidade de fazer 50 toneladas de asfalto por hora.

Resíduos sólidos: Prefeitura diz que transbordo inicia em fevereiro


Uruguaiana deverá iniciar na primeira quinzena de fevereiro o transbordo dos resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário da cidade de Candiota. Inicialmente, a previsão era de dar início ao procedimento ainda no mês de janeiro. A medida é temporária devendo ser cessada em doze meses. O objetivo é encerrar definitivamente o uso do Lixão, localizando às margens das rodovias BR 290 e BR 472 
De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, o município aguarda a liberação da licença ambiental para implantação do serviço, a ser concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Na última quarta-feira, 14/1, o secretário municipal de Planejamento esteve em Porto Alegre, ocasião em que entregou à secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Maria Pellini, e aos representantes da Fepam, o documento que dá abertura ao processo administrativo para licenciamento.
O andamento do processo está sendo feito, pessoalmente, pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, e também pelo deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), que está apoiando o município na questão.
De acordo com Schneider, a área destinada à central de transbordo está parcialmente construída. “O que cabia ao município era construir o acesso ao local, e isso já foi feito, agora a empresa que venceu o processo licitatório precisa implantar o cercamento e o pátio de transbordo, que na realizada trata-se de uma grande laje, com piso impermeabilizado”, diz o chefe do Executivo.

Comissão representativa da Câmara se reúne


A Comissão Representativa da Câmara de Vereadores se reuniu na manhã desta quarta-feira, 21/1, para tratar de diversos assuntos pertinentes, como aprovação de requerimentos, leitura de correspondência, entre outros. Durante o período de recesso parlamentar (16 de dezembro a 1º de março), cabe a esta comissão reunir-se, ao menos uma vez por mês.
Foram apreciados requerimentos corriqueiros, como reposição de lâmpada, limpeza de galerias, desobstrução de bueiros e conserto de entre outros.
Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) apresentou requerimento solicitando à Mesa Diretora, presidida pela vereadora Jussara Osório de Almeida, que seja realizada pelos setores competentes, estudos e análises para redução do recesso parlamentar, que hoje é de 90 dias.
A poluição sonora também foi debatida, com a apresentação do requerimento do vereador Irani Fernandes, solicitando o encaminhamento ao promotor Luiz Antônio Barbará Dias pedindo a instauração de procedimento investigatório para avaliação das ações operacionais ou omissão dos órgãos responsáveis pela fiscalização e repressão à poluição sonora.
O tema que mais gerou polêmica, porém, foi a proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), de realização de audiência pública para debater o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e a emrpesa Odebrecht Ambiental, à época Foz do Brasil. O objetivo é sanar as “inúmeras dúvidas em relação a este contrato e tratar dos transtornos causados desde a instalação da empresa em nosso município”, explica o Vereador.
A proposição foi aprovada, no entanto, a audiência não será realizada na data sugerida inicialmente, 4/2, mas sim em 18/3, após a retomada do período ordinário da Casa, às 18h30min.

Unidades Básicas da Família são remodeladas

A Secretaria de Saúde está remodelando o formato de atendimento das Unidades Básicas de Saúde em Uruguaiana. Através do novo modelo, elas passaram a se chamar Unidades de Estratégia da Família, sendo que o trabalho assistencial vai além do convencional, ou seja, além do atendimento emergencial ao paciente, as Unidades trabalharão com a prevenção de doenças, ações de promoção da saúde e controle de pacientes com doenças e agravos freqüentes. O modelo presta acompanhamento à família em todos os ciclos de vida, desde a gestante ao idoso. 
A Coordenadora Geral das equipes é Bruna Furtado. Ela relata que cada unidade já conta com um médico, com uma jornada semanal de 40 horas de trabalho, uma enfermeira, técnicos de enfermagem, uma equipe de saúde bucal (Odontologo e auxiliar em saúde bucal) e os agentes de saúde, que são o elo entre as equipes e unidade de saúde com a Comunidade, futuramente as equipes irão contar com um Núcleo de Apoio à saúde da família.
As áreas do Município que ainda não possuem unidades de saúde da família serão atendidas pela Policlínica Municipal.
ESF – Estratégia de Saúde da Família
- ESF 04 – Hípica I e II – Bairro St. Inácio e Jóquei Clube
- ESF 05 – Cohab I – Bairro Alexandria e Rio Branco
- ESF 06 – Tarrago – Bairro Francisco Tarrago e Bela Vista
- ESF 07 – João Paulo II – Bairro João Paulo II
- ESF 08 – Nova Esperança – Bairro Nova Esperança
- ESF 10 – Cidade Nova – Bairro Cidade Nova
- ESF 11 – Marduque – Bairro Santo Antonio e Mascarenha de Moraes
- ESF 12 – Tabajara Brites – Bairro Cabo Luis Quevedo e Tabajara Brites
- ESF 14 – Cidade Alegria – Cohab II, Distrito Rodoviário, Cidade Alegria
- ESF 16 – Profilurb – Vila Julia e Profilub
- ESF 17 – Rui Ramos – Bairro Ipiranga, Rui Ramos
- ESF 18 – São João – Bairro São João
- ESF 19 – União das Vilas – Bairro União das Vilas
- ESF 20 – CAIC – Bairro CAIC
- ESF 21 – Barragem Sanchuri

Enchente provocou prejuízos aos arrozeiros de Uruguaiana


Os arrozeiros da Fronteira-Oeste começaram, nesta semana, a contabilizar os estragos provocados por uma enchente no rio Uruguai. O nível da água subiu mais de 12 metros, entre os dias 2 e 9 de janeiro, devido ao excesso de chuvas no Noroeste do Rio Grande do Sul e na Argentina, e atingiu lavouras nas cidades de São Borja, Itaqui e Uruguaiana. De acordo com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), mais de 19 mil hectares foram afetados nas três cidades e, deste total, cerca de 30% devem apresentar perda total. A região cultivou 308 mil hectares na safra 2014/15. 
Em São Borja, onde o Irga finalizou o levantamento sobre as perdas, a área que ficou submersa corresponde a pouco mais de 6 mil hectares. 
Os danos são considerados irreversíveis em 2,3 mil hectares. Segundo o chefe do Núcleo Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do município, Pablo Mazzuco de Souza, ainda que seja cedo para determinar com clareza a redução da safra, toda a porção inundada será afetada de alguma maneira. “Em algum lugares, a perda de produtividade pode chegar a 70%, uma vez que a cultura se encontrava nos estágios reprodutivo e de florescimento, que são cruciais para o seu desenvolvimento”, explica. A cidade plantou 47.968 hectares e esperava uma produtividade de 8 mil quilos por hectare.
Em Itaqui e Uruguaiana, a estimativa é de que, respectivamente, 8 mil e 3 mil hectares tenham sido afetados, segundo o coordenador regional do Irga na Fronteira-Oeste, Ivo Mello. Na última sexta-feira, um grupo de 35 produtores rurais participou de um encontro com representantes do Nate, do Sindicato Rural de São Borja e da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, além do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), para avaliar a situação. Na ocasião, os agricultores foram orientados a procurar os seus respectivos escritórios de planejamento para análise das apólices. Cerca de 80% das plantações atingidas foram financiadas pelo governo federal, sendo que a maioria possuía seguro agrícola.

Clínica de Oncologia: Pacientes com câncer estão desatendidos


Familiares de pacientes da Clínica Municipal de Oncologia reclamaram nesta semana a falta de atendimento no setor. 
Os familiares relataram que o serviço de quimioterapia não estava sendo realizado e que a justificativa dada pelos funcionários é a de que não há insumos na clínica. 
Procurado, o administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo relatou que o hospital enfrenta dificuldades financeiras em função da falta de repasses por parte do Estado. Segundo ele, a dívida é de quase R$ 6 milhões. “Recebemos um rapasse de R$ 600 mil nesta semana e outros valores serão repassados ao hospital pelo Governo nos próximos dias, conforme anúncio feito pelo Governador do Estado”, disse Cravo.
Ele também atribuiu o problema às férias coletivas adotadas por algumas empresas que abatessem o hospital. “Temos muitos fornecedores que estavam em férias coletivas e isso acabou prejudicando o serviço”. 
A Santa Casa possui dívidas financeiras com vários fornecedores, sendo que muito ameaçam cancelar os repasses. Recentemente o hospital efetuou dois empréstimos bancários para tentar amenizar suas dívidas.

Aumento no consumo causa “apagão” em Uruguaiana


Cortes de energia elétrica orientados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afetaram pelo menos oito Estados, além do Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira. No Rio Grande do Sul, CEEE, RGE e AES Sul confirmaram a redução no abastecimento.
O órgão explicou que o aumento da demanda o obrigou a pedir que as concessionárias fizessem o corte de 5% da carga. A situação, segundo o ONS, já estaria normalizada no país.
Os cortes afetaram o Rio Grande do Sul duraram menos de uma hora. Conforme a CEEE, foram realizados cortes de cargas das 15h15min às 15h58min. Esses cortes foram localizados e não geraram apagões, mas serviram para adequar a capacidade de abastecimento. A empresa não comentou os critérios do ONS para orientar os cortes de energia.
Na segunda-feira, a AES Sul realizou cortes das 15h às 15h40min várias cidades, entre elas, Itaqui, São Borja, Garruchos e Uruguaiana. A empresa não informou o cronograma de apagões.

Co-autora de homicídio está em casa


Jéssica Quirino, co-autora do assassinato de Ícaro Moraes, de 23 anos, recebeu da Justiça o direito de cumprir prisão preventiva em casa. 
O pedido de prisão domiciliar foi concedido nesta semana. 
Na semana passada, ela e o marido, Wagner, se apresentaram à Polícia, sendo que Jéssica se apresentou no hospital, onde deu a luz a um bebê e ele no Fórum. O casal estava foragido desde setembro, quando o crime aconteceu.

Apreensão no Instituto Penal

Um agente da Susepe apreedeu drogas e celulares no Instituto Penal de Uruguaiana.
O material foi encontrado pelo agente Marcelo Pinto durante revista de rotina, e estava em um buraco localizado embaixo de uma lajota, no corredor de um dos alojamentos.
Foram apreendidos 28,8g de cocaína, 90g de maconha e 6 celulares.

“Cique” cai por tráfico no Morro do Piolho


A Brigada Militar prendeu um traficante do Morro do Piolho durante uma abordagem de rotina realizada na tarde da última terça-feira, 21/1. 
Anderson Pacheco (27), o “Cique”, estava na frente de sua residência e com ele foram encontradas 17 pedras de crack e 21 papelotes de cocaína, além de R$ 54,50.
Preso em flagrante, ele foi encaminhado à Penitenciária Modulada.

Mantido pagamento de horas-extras à Brigada Militar

Uma reunião realizada hoje definiu que as horas extras para a Brigada Militar (BM) serão mantidas pelo governo gaúcho. De acordo com o chefe de gabinete do comando geral da corporação, houve um ajuste redefinindo o que é necessário para manter os serviços. A economia com o novo cálculo não foi divulgada.
Em nota, a assessoria de imprensa da BM informou que “está redefinida a planilha de distribuição dos valores de cotas de horas-extras, de modo que todos os postos de serviço que careçam desse recurso sejam contemplados”. Com a decisão, a corporação garante que fica “inalterada a atividade dos policiais e bombeiros militares junto à população”. Decreto do início do governo José Ivo Sartori limitou o pagamento dos valores extras. Na semana passada, o comandante do policiamento na Capital, coronel João Diniz Godoy, explicou que o recurso é fundamental para operações, eventos e monitoramento reforçado de Territórios da Paz.
Até o final da gestão, o CPC dispunha de 40 mil horas extras por mês para serem distribuídas entre os policiais dos sete batalhões e um regimento de Porto Alegre.
A nota divulgada pela BM:
O comando-geral da Brigada Militar vem a público informar que está redefinindo a planilha de distribuição dos valores de cotas de horas-extras, de modo que todos os postos de serviço que careçam desse recurso sejam contemplados, a fim de se manter inalterada a atividade dos policiais e bombeiros militares junto à população.

Novo diretor-geral do IGP promete agilizar perícias no Estado

Um dia antes de ser empossado oficialmente, o novo diretor-geral do IGP (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) aproveitou o primeiro contato com a imprensa gaúcha, nesta quarta-feira, para denunciar o que classifica como um descaso com o setor de perícias nos últimos anos. Cleber Müller, perito criminalístico e servidor do órgão há 18 anos, anunciou o começo de uma força-tarefa para agilizar cerca de 20 mil laudos atrasados — que entravam, por consequência, milhares de investigações policiais que necessitam da elaboração de provas técnicas. Mesmo com a contenção de despesas decretada pelo novo governo, o diretor-geral acredita que é possível minimizar os problemas através da reestruturação de funções.
“O governo, hoje, herdou uma gestão equivocada da segurança pública na perícia. Provavelmente, isso será analisado na parte de finanças, e não sabemos de que forma foi feito. Mas digo, com certeza, que no IGP a gestão não funcionava. Foi feita uma pulverização de coordenadorias, como criação de uma chefia para coordenar quatro servidores. Estamos identificando uma série de coisas, relacionadas à gestão, que comprometeram a parte técnica”, declarou Müller.
Para diminuir o número de perícias represadas, a prioridade é focar o trabalho do IGP nos cerca de seis mil casos — do total de 20 mil em atraso — que dependem de análise de armas de fogo usadas em crimes. De acordo com o novo diretor do Departamento de Criminalística do órgão, Paulo Frank, é possível resolver essa etapa até o final do ano. A força-tarefa inicial, também chamada de diagnóstico interno, ainda tem o objetivo de determinar as carências de efetivo e estrutura, admitidas pela nova gestão, antes da realização de um concurso público.
A partir de agora, a nova direção do IGP promete expor à sociedade, com mais frequência, a importância dos peritos no esclarecimento de investigações. O acidente com um ônibus da Unesul, em Glorinha, no início do mês, foi usado como exemplo. O perito responsável pelo caso, Wilson Toresan Júnior, confirmou que a alta velocidade causou o tombamento que resultou na morte de oito pessoas.

Menores apreendidos por roubo confessam diversos assaltos


Dois menores de idade foram apreendidos pela Brigada Militar na noite de terça-feira, por volta das 22h, na Ra Prado Lima, próximo a Flores da Cunha. Os adolescentes A. P. F. , conhecido como Nego e R. L. B., vulgo Danézia, assaltaram um pedestre nas imediações da Esplanada da Estação e logo em seguida fugiram em direção ao endereço da prisão. 
A Brigada foi acionada e ao avistar dois suspeitos fez menção de abordá-los. Neste momento, a dupla começou a fugir, sendo perseguida por duas quadras. Durante a ação, a viatura colidiu num veículo que estava estacionado, mas por sorte ninguém ficou ferido. 
Os menores foram apreendidos e a caminho da Delegacia de Polícia, confessaram a prática de pelo menos 10 assaltos.
Com os infratores a Polícia apreendeu o celular roubado da vítima e uma arma de brinquedo utilizada pela dupla para assustar seus alvos. 
A Polícia solicita às vítimas da dupla da foto que procuram a Delegacia para denunciá-los.

190 em ação

Roubo
Uma pedestre foi vítima de assalto na tarde de terça-feira, próximo a escola Nossa Senhora do Horto. Segundo ela, o autor era magro, alto, moreno e estava armado com revólver. Ele levou o celular da vítima. 

Roubo II
Três amigas foram vítimas de assalto na noite de segunda-feira, na Rua Flores da Cunha, próximo a Setembrino de Carvalho. As vítimas contaram ter em sido abordadas por dois homens armados de revólveres. Eles roubaram das vítimas, quatro celulares. 

Roubo III
Na 13 Maio, próximo a escola Romaguera Corrêa, um rapaz também foi assalto. Na noite de terça-feira, um homem roubou sua carteira, após o ameaçar de morte. 

Roubo IV
Vários roubos a mão armada foram registrados nos últimos dias e entre eles podemos citar mais. Na Rua Treze de Maio, na noite de domingo, dois rapazes aparentando menor idade, abordaram um cidadão e o ameaçaram de morte. Eles disseram que o mataria, caso não entregassem a carteira. A vítima entregou a carteira aos bandidos que fugiram na sequencia. 

Abigeato
15 cordeiros foram furtados de uma fazenda no Interior do Município. Segundo o proprietário da localidade, elas desapareceram entre os dias 20 e 30 de dezembro. 

Arrombamento
Próximo a Rua Perimetral Norte, uma residência foi arrombada. A irmã da vítima, que estava de caseira na data do fato, disse que se ausentou durante algumas horas e que ao retornar, às 21h, encontrou a casa arrombada. OÇs bandidos levaram uma televisão de plasma.

Confira os horários de atendimento nas férias


Durante o período de férias, as escolas estaduais estão abertas ao público em horário especial. Até o início das aulas, em 26 de fevereiro, haverá ajustes nas matrículas. 
Fique atento ao calendário distribuído às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação:
Até 22/01: horário especial. Escolas de dois turnos, das 9h às 15h. Escolas de três turnos, das 15h às 20h.
De 23/01 a 30/01: horário normal, com matrículas para transferências e retardatários.
De 02/02 a 20/02: horário especial. Escolas de dois turnos, das 9h às 15h. Escolas de três turnos, das 15h às 20h.
De 23/02 a 25/02: horário normal.

Painel Ed.2401

Saúde em foco

A secretaria de Sáude está fazendo a troca do sistema de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, que passam a ser chamadas Unidades de Estratégia da Família. O modelo, implantado através de projeto do Governo Federral, vai além do assistencial convencional, que era predominantemente focado ao atendimento emergencial do paciente, e passa a ter como principal objeto a prevenção de doenças, ações de promoção da saúde e controle de pacientes com doenças e agravos frequentes.

Aniversário I
A Escola de Samba Os Rouxinóis comemorou na quarta-feira, dia 14/1, 61 anos de fundação. Parabéns aos Verdes, que em 2015 apresentaram o enredo”Na Batalha do Meu País... a Retomada Me Fez Feliz... Uruguaiana Minha Raiz!”

Aniversário II
A Unidos da Cova da Onça também aniversariou na última semana, na quinta-feira, 15/1. Os 45 anos da agremiação foram comemorados com um arrastão, que reuniu duas mil pessoas somente na quadra da escola, e foi agregando gente por onde passou.

Estacionamento
O vereador Ronnie Mello solicitou que seja encaminhado ao Prefeito o pedido de estudo pelo setor competente, visando verificar a viabilidade de implantação de estacionamento obliquo na Rua Treze de Maio, entre Avenida Presidente Vargas e Rua Santana.

Eleições
No próximo dia 1/3, o município gaúcho de Almirante Tamandaré do Sul terá nova eleição para prefeito. A antecipação ocorre por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No município paulista de Itápolis também haverá pleito neste dia. No domingo, 18/1, Cambira/PR e Santa Maria do Pará/PA realizaram eleições municipais.

CPI
Durante a sessão representativa da Câmara de Vereadores, na manhã de ontem, a vereadora Jossefina Soares (PP) se disse arrependida de ter votado favorável à contratação da empresa Odebrecht Ambiental. A parlamentar chegou a falar na abertura de uma CPI. O colega Egídio Carvalho, mais uma vez cantando de galo, defendeu a empresa.

Carnaval
Finalmente as escolas de samba começaram a se mexer. Ainda de vagar começam a receber o povo em suas sedes, onde ocorrem os ensaios. Para a rede hoteleira, que mais lucra com o Carnaval, no entanto, as expectativas para o evento deste ano continuam assustadoras.

Verão
É proibido toldo. É proibido uso do espaço público pelo público. É proibida a boemia. Porque os Vereadores não criam uma lei exigindo ar condicionado nos grandes varejistas. Se os supermercados têm, porque os “bolichões” não podem ter?

Desconto
A Odebrecht Ambiental respondeu ao oficio do vereador Irani Fernandes, que solicitava a não cobrança do excedente nas contas de água e esgoto dos usuários cujas casas foram atingidas pelos temporais dos últimos dias do ano. De acordo com a empresa, a cobrança não será feita.

Odebrecht I
O valor do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Odebrecht Ambiental (Foz do Brasil), ainda na gestão Felice, é de mais de R$ 1,3 bilhão, de acordo com o vereador Marcelo Lemos, que vem estudando o documento.

Odebrecht II
Especula-se que o investimento da empresa no município será de R$ 300 milhões, o que resultaria na receita de R$ 1 bilhão em 30 anos, caso não houvesse nenhum reajuste neste período. O contrato prevê reajuste anual, devendo esse valor ser ainda maior.

Nada muda
Se você tem algum propósito, quer lutar por alguma causa, quer criticar, fazer o que quiser, mas sem se identificar, esconda-se em um ‘fake’. Ataque amigos, ataque inimigos, ataque políticos, ataque até os correligionários, e MUDE URUGUAIANA. Se não for preso.

Comando
Acontece nesta sexta-feira, 23/1, às 20h30min, a cerimônia de passagem de comando do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RCMEC) – Regimento Conde de Porto Alegre, no quartel do referido regimento.

Atestado
O vereador Adalberto Silva está de atestado médico. O Parlamentar se submeteu a um procedimento cirúrgico. Ele está bem e se recupera em casa.

Integração I
O Executivo uruguaianense se reúne, no próximo dia cinco de março, com integrantes do Governo da Província de Corrientes, na República Argentina. O encontro acontece no Salão Nobre da Prefeitura e é a segunda reunião entre o grupo, que visa discutir a integração.

Integração II
Entre as áreas a serem discutiras estão saúde, educação, cultura, desenvolvimento econômico e turismo.

Cursos
As inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela secretaria de Cultura, localizada na Avenida Duque de Caxias, 1700, serão abertas no próximo dia 8/2.

Concurso I
Armando Vasques (letra) e Francisco Carlos Scherer e Patrick Arias (música) foram os vencedores do concurso que escolheu um jingle alusivo aos 150 anos da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança. A logomarca alusiva à data é de autoria de Henrique BagesteiroFan e João Antônio Quintana Vieira.

Concurso II
A Comissão Julgadora foi composta pelo secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior, o presidente da Comissão Organizadora dos atos comemorativos à data, José Alberto Leal, e pelo músico Francisco Alves.

Reunião secreta
Acontece hoje, 22/1, na Câmara de Vereadores, uma reunião secreta para os parlamentares indicarem seus escolhidos para receber o troféu “Mulher Cidadã” e o “Diploma Mensageiro da Paz”. Os nomes escolhidos ainda terão de ser sancionados pelo Prefeito.