sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resíduos sólidos: Prefeitura diz que transbordo inicia em fevereiro


Uruguaiana deverá iniciar na primeira quinzena de fevereiro o transbordo dos resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário da cidade de Candiota. Inicialmente, a previsão era de dar início ao procedimento ainda no mês de janeiro. A medida é temporária devendo ser cessada em doze meses. O objetivo é encerrar definitivamente o uso do Lixão, localizando às margens das rodovias BR 290 e BR 472 
De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, o município aguarda a liberação da licença ambiental para implantação do serviço, a ser concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Na última quarta-feira, 14/1, o secretário municipal de Planejamento esteve em Porto Alegre, ocasião em que entregou à secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Maria Pellini, e aos representantes da Fepam, o documento que dá abertura ao processo administrativo para licenciamento.
O andamento do processo está sendo feito, pessoalmente, pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, e também pelo deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), que está apoiando o município na questão.
De acordo com Schneider, a área destinada à central de transbordo está parcialmente construída. “O que cabia ao município era construir o acesso ao local, e isso já foi feito, agora a empresa que venceu o processo licitatório precisa implantar o cercamento e o pátio de transbordo, que na realizada trata-se de uma grande laje, com piso impermeabilizado”, diz o chefe do Executivo.

0 comentários: