quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ed. 2675 - Traficante executado no Marduque

Leia a edição digital...
  1. Instituições: modo de usar
  2. Sindilojas
  3. Sobe
  4. Outubro Rosa
  5. Prêmio
  6. Fies
  7. Operação Verão
  8. Uninter I
  9. Uninter II
  10. Educação I
  11. Educação II
  12. Coleados
  13. Estágios
  14. Novo mercado
  15. Vagas Sine
  16. Painel
  17. Aprovação
  18. TRE confirma inelegibilidade de Felice
  19. Executivo quer implantar recebimento de débitos via cartões bancários
  20. Comissão de Serviços debaterá pavimentação, meio ambiente e educação
  21. Sessão ordinária no Imbaá é cancelada
  22. Macaco Chico está de volta a Uruguaiana
  23. 92% dos benefícios revisados foram cancelados em Uruguaiana e Barra
  24. Movimento de turistas deve aumentar 30%
  25. Fechamento do Colégio Agrícola é descartado
  26. Fenapro elege diretoria para o triênio 2016-2019
  27. Chuvas já preocupam produtores de arroz
  28. Leilão oferta touros Angus selecionados
  29. Polo vai à Brasileira para tratar da implantação do Agro+ Gaúcho
  30. Criadores de Crioulos acompanham exames do The Best Jump
  31. Traficante é executado no Ilha do Marduque
  32. Seis pessoas condenadas por tráfico internacional de drogas
  33. Curso debate migração, tráfico de pessoas e exploração
  34. Papel dos municípios na segurança pública
  35. Farmácia é assaltada na Pinheiro Machado
  36. Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa é aprovado
  37. Inscrições para 2ª etapa do Revalida vão até amanhã
  38. Semed deve aderir ao programa até 4/11
  39. Maria Eugenia Cerqueira apresenta o livro “A Porca e Eu”
  40. Justin Bieber anuncia vinda ao Brasil em 2017
  41. Netflix prepara produção de série e filme brasileiros
  42. Disney fará reboot de Muppets com versões bebês
  43. Açucena – Benefícios e propriedades
  44. Geraldo Luís recusa programa diário
  45. Larissa Manoela já negocia carreira internacional: ‘Falta atuar em Hollywood’
  46. Malhação
  47. Sol Nascente
  48. Haja Coração
  49. A Lei do Amor
  50. Aos 52 anos, Cristiana Oliveira vive affair com ator 26 anos mais novo

Ciclistas vencem distância entre Uruguaiana e Plano Alto pelas estradas do interior

O domingo foi de intensa atividade física para os cerca de 70 ciclistas que participaram do 2º Desafio Uruguaiana-Plano Alto de Montain Bike, cumprindo um trajeto de quase 80 quilômetros pelas estradas vicinais do município. O percurso pelos “bretes” ainda contou com diversos pontos de dificuldades, gerados pelas constantes chuvas registradas nas últimas semanas na região.
Os próprios produtores rurais foram vistos auxiliando, durante o trajeto, na recuperação de trechos prejudicados pela instabilidade climática. Mesmo assim, os participantes encararam a distância e as possíveis barreiras geradas pelo clima. Mas o domingo de sol auxiliou o desempenho dos atletas inscritos, que além de Uruguaiana, vieram de Alegrete, Paso de los Libres e Rosário do Sul, garantindo alto padrão da competição ao final de prova, já no Distrito do Plano Alto, junto ao CTG Candinho Bicharedo, onde os participantes foram recepcionados pela patronagem com o almoço que já se tornou tradicional na competição. A largada aconteceu junto ao Parque Dom Pedro II. 
Segundo o professor Émerson Bahi, os objetivos propostos pelos organizadores foram alcançados em todos os sentidos. “Queríamos proporcionar uma competição de alto nível aos inscritos e conseguimos”, disse. Quatro dos competidores, logo após o almoço, fizeram o caminho inverso, completando com isso, cerca de 150 quilômetros de distância percorrida sobre duas rodas, apenas no domingo (23).
Um grupo de ciclistas uruguaianenses já se prepara para cumprir um novo desafio nos próximos dias: vencer o trajeto da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. Tida como um dos grandes desafios no país, a subida de 24,5 quilômetros é a mais celebrada pelos ciclistas brasileiros. Com informações de Everaldo Jacques.

Uruguaianense vence e avança para as semifinais da Série Bronze


Foram necessários apenas 14 segundos para a Associação Esportiva Uruguaianense começar a garantir a vaga entre as quatro melhores equipes da Série Bronze. Se passar pelo seu próximo adversário em mais uma fase com confronto direto, já garantirá vaga na Série Prata. Em 2005, quando cessou suas atividades, a Uruguaianense disputava a Prata.
E foi com Lucas (21), que o tricolor da fronteira largou na frente contra a APF, de Passo do Sobrado. Numa jogada que começou com o início da partida, o goleiro Eduardo (24) recebeu a bola na linha do meio da quadra, ele viu o deslocamento de Grillo (19) e tocou rápido. O capitão apenas rolou para Lucas que entrava em diagonal pela esquerda. Ele pegou a bola de primeira e num chute seco venceu o goleiro Testa, 1x0 para a Uruguaianense.
Com forte pressão e marcação alta, a equipe de Noninho Menezes se impôs no início do jogo, perdendo várias oportunidades de ampliar o marcador. Mesmo com o domínio, foi a APF que marcou aos 9min51, com Jean (25), aproveitando uma falha do sistema defensivo do time de Uruguaiana. Rodrigo (7) perdeu a bola na zona de defesa e Eduardo foi surpreendido pelo forte chute rasteiro do jogador de Passo de Sobrado.
Novamente, lá se foi a Uruguaianense recuperar-se do susto. E foi dos pés de Eduardo que surgiu o segundo gol. Ele recebeu a bola poucos passos a frente de sua área. Ao tentar alcançar a bola para Barriga (22), que fez um corta-luz, o goleiro da Uruguaianense acabou marcando o 2x1, aos 11min52seg.
O empate da APF surgiria aos 18min09seg com o goleiro Testa. Ele iniciou a jogada em sua quadra de defesa, passou para Júnior (11) que encontrou Thiago (19) entrando pela esquerda de ataque. O ala bateu forte, a bola resvalou em Lucas e enganou Eduardo, empatando o jogo em 2x2.
Um dos melhores momentos da primeira etapa foi protagonizado pelo goleiro da Uruguaianense. O ataque da APF mais uma vez chegava com força e ele foi obrigado a fazer uma série de três defesas que evitaram que os visitantes fossem para a segunda etapa em vantagem. Brilhou a estrela do menino de apenas 17 anos que vem sendo um dos melhores jogadores de Noninho Menezes, responsável por arriscar colocar em quadra um goleiro tão jovem.
Com vantagem na primeira metade do jogo, Noninho voltou com alternando o time na etapa final. Aos 04min25seg, numa jogada originada em uma cobrança de falta, a Uruguaianense novamente voltou a ficar em vantagem no placar. David (10) passou para Grillo que tocou para o pivô Barriga posicionado junto ao pé da trave, ao lado do goleiro Testa. Com um leve toque ele apenas desviou para o fundo das redes, colocando novamente o time local em vantagem, 3x2.
Mesmo assim, falhas na marcação e chances de gol desperdiçadas davam sobrevida ao adversário. E foi numa dessas falhas, que a APF chegou ao empate, de novo. Aos 14min05seg, numa boa trama, Dadinho (12), achou Júnior (11) sem marcação na frente da área da Uruguaianense. De costas para o gol, ele fez o giro e tirou do alcance de Eduardo, 3x3.
Faltando seis minutos para o final do jogo, lá foi a AEU em busca do gol que lhe daria vantagem em caso de classificação à fase seguinte. Aos 15min38seg, aconteceu a jogada que terminaria em mais um gol de Barriga. Michael (8) achou o pivô da Uruguaianense no meio da zaga adversária. Assim como Júnior (11), ele estava de costas para o goleiro Testa. Ao fazer o giro, ele ficou de frente para o gol adversário. Barriga chutou forte e desempatou a partida, 4x3.
Menos de um minuto depois, aos 16min15seg, Barriga iniciou a jogada num rápido contra-ataque. Ele pegou a sobra de uma bela defesa de Eduardo e tocou para David (10). Ao receber de volta pela direita de ataque, ele se livrou da marcação de três adversários e chutou cruzado, rasteiro, no canto direito do goleiro Testa, marcando 5x3. Alegando toque no começo da jogada, os jogadores da APF foram reclamar. Resultado: dois jogadores expulsos, Pablo (7) e Júnior (11). Com o jogo quase chegando ao final, era tudo o que a torcida local queria. Porém, com dois jogadores a mais em quadra, a Uruguaianense pecou em errar demais no período em que contava com um número maior de jogadores. Ao se recompor, a APF chegou a marcar mais um gol, com Dadinho (12). Ele conseguiu interceptar um passe errado de Rodrigo (7) e chutou forte do meio da quadra, dando números finais ao confronto, 5x4.
Com o resultado, a Uruguaianense conseguiu alcançar a segunda melhor campanha na classificação geral da competição (49 pontos conquistados), trazendo para o Schimitão o segundo jogo da fase seguinte da Série Bronze. O confronto que definirá um dos times classificados para a Série Prata em 2017 será contra a ADCH, em dois jogos. Com informações da Associação.

Moacyr Ramos Martins desenvolve projeto “Hábitos Saudáveis”


Daiany Mossi

Considerando que o ambiente escolar é um espaço de formação do cidadão e que as práticas vivenciadas contribuem na aquisição de hábitos saudáveis, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, localizada na União das Vilas em Uruguaiana, desenvolveu o projeto intitulado “Hábitos Saudáveis”. 
O projeto foi realizado com as turmas dos anos finais do ensino fundamental, com os educandos que frequentam os estudos de recuperação paralela, com a finalidade de conscientizar, sensibilizar e transformar as concepções e as atitudes da comunidade escolar promovendo qualidade de vida. As ações foram desenvolvidas por todos os componentes curriculares em uma perspectiva interdisciplinar. As atividades aconteceram primeiro semestre letivo, de 12 de março a 16 de julho. 
No decorrer do projeto as práticas envolveram os assuntos: alimentação saudável, cuidados com o corpo e higiene, bem-estar psicossocial, doenças e agravos não transmissíveis, índice de massa corpórea, composição química e nutricional, uso de agrotóxicos, atividades econômicas e agricultura familiar, entre outros. 
As atividades abrangeram a produção textual, pesquisas, confecção de materiais informativos, tratamento de informação, atividades físicas, elaboração de receitas, cultivo de temperos.
A culminância do projeto, que ocorreu no dia 16 de julho, contou com a mostra dos materiais produzidos, bem como a degustação de diversas frutas e cozinha alternativa com o reaproveitamento de alimentos. Ainda, foi realizado um teste de alimentação saudável com os participantes do evento no qual identificou-se que, segundo os dados levantados, aproximadamente, 35% da comunidade escolar não possuem uma alimentação saudável, 51% apresentam uma alimentação regular e apenas 14% possuem uma alimentação saudável. Os educadores, para finalizar o projeto, desenvolveram uma pratica de atividade física com a comunidade presente.  
São idealizares do projeto, os educadores: Catieli Velasque  Schultz,   Carolina Chervinski,  Dandara Fidélis Escoto, José Gustavo Tellechea,  Mitze Fernandes Garcez, Olga Beatriz Martins, Priscila  Nunes  Paiva,  Rita de Cáscia  da Silva, Igor Luiz Schwertner. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na sua vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

190 em ação

Perseguição
Duas pessoas foram presas pela Brigada Militar depois de uma perseguição de cerca de 20 quadras. O fato ocorreu por volta de 3h, quando uma viatura iniciou o acompanhamento de uma motocicleta em atividade suspeita. Logo em seguida, os tripulantes da moto efetuaram disparos de arma de fogo contra a viatura e os policiais revidaram. Ninguém ficou ferido, mas durante a perseguição, uma viatura se chocou contra uma árvore na Rua Benjamin Constant, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Presidente Vargas.

Tentativa de homicídio
Um homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio depois de ferir outro com um golpe de machado. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, que levou o ferido para o pronto socorro. O autor se apresentou e alegou legítima defesa. Segundo ele, o homem tentou lhe agredir com uma pedra. Foi então que revidou.

Corpo de idoso é encontrado


Gabriela Barcellos

O corpo do senhor Benjamin Abel Amaral, de 85 anos, que estava de desaparecido desde o último dia 17 foi encontrado na noite de domingo, 23/10, por volta de 19h, num campo próximo ao lixão do bairro Anita Garibaldi, local também conhecido como ‘Salso’.
De acordo com o registro feito à Polícia Civil pelo filho de Amaral, o pai teria sido encontrado por adolescentes que passavam pelo campo. Ele contou que recebeu uma ligação contando que os meninos haviam encontrado um cadáver com roubas semelhantes as que seu pai usava quando desapareceu.
Benjamin sofria do Mal de Alzheimer. Seu corpo foi encaminhado à necropsia, mas a Polícia acredita que ele tenha morrido de causas naturais e tenha sido arrastado para o local devido as fortes chuvas dos últimos dias.

Polícia Civil esclarece assassinado de soldado na Praça do Barão


Gabriela Barcellos

A 1ª Delegacia de Polícia esclareceu a morte do jovem Luiz Henrique do Nascimento Barcelos, de 19 anos, morto na madrugada do último dia nove, por volta de 5h10min, na Praça Barão do Rio Branco.
As investigações, chefiadas pelo delegado Enio Tassi, apontaram que Luiz Henrique foi morto durante uma briga entre o grupo em que estava, formado por outras quatro pessoas, com outro grupo, por motivos banais. O autor das duas facadas que tiraram a vida do jovem é um adolescente de 16 anos.
O inquérito policial, com o pedido de medidas do Judiciário foi concluído no início da semana passada e encaminhado ao Ministério Público para parecer e posteriormente envio ao Poder Judiciário. Até o fechamento desta edição, porém, ainda não havia nenhuma manifestação. Para a Polícia, no entanto, o crime está solucionado. Procurado, o Delegado preferiu não se manifestar, mas confirmou o envio do procedimento, com a autoria esclarecida.

O crime
Luiz Henrique era soldado do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RCMec) e foi assassinado com duas facadas na região do peito, uma delas atravessou o coração. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e faleceu já na Santa Casa de Caridade. O crime ocorreu na Praça Barão do Rio Branco, próximo à esquina entre as ruas XV de Novembro e Santana.

Marido preso depois de esfaquear a mulher



Gabriela Barcellos

Um homem tentou matar a mulher e a sogra na noite de sábado, 22/10, por volta de 23h30min, na residência do casal, localizada na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas XV de Novembro e Treze de Maio. A Brigada Militar atendeu a ocorrência, acionada via 190 por um vizinho do casal.
Ao chegar no local, os policiais militares encontraram o acusado, Giovani Gomes de Abreu, de no saguão do prédio, com ferimento na perna. Ele foi encaminhado ao pronto socorro municipal, examinado e medicado e posteriormente levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a delegada de plantão, Alessandra Siqueira, o autuou em flagrante por tentativa de homicídio.
Vanessa Fantinel Barbosa, de 31 anos, já não estava no local, pois fora socorrida imediatamente após a agressão e se encontrava no Hospital Santa Casa de Caridade. Ela recebeu uma facada profunda no abdômen, outra facada nas costas, uma perfuração na mão direita e um corte na mão esquerda, tendo permanecido internada. Na tarde de ontem, ela continuava hospitalizada, mas já estava fora de perigo. A mãe dela, Joselita Maria Fantinel, de 56 anos, também foi agredida pelo genro e sofreu ferimentos leves.
As circunstâncias e a motivação da agressão ainda não foram esclarecidas, assim como as circunstâncias do ferimento de Giovani, que permanece recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). De acordo com a delegada Caroline Huber, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Vanessa ainda não foi ouvida, em razão dos procedimentos médicos aos quais foi submetida. Nesta terça-feira, 25/10, uma equipe da Deam deverá comparecer ao hospital para fazer sua oitiva. Giovani já tinha passagens pela polícia por violência doméstica. Há informações de que ele estava embriagado no momento do crime.
Conforme a Delegada, Giovani deverá ser indiciado por tentativa de homicídio da esposa e da sogra. O inquérito policial deverá ser remetido à Justiça no prazo de dez dias.

Adolescente é morto a tiros

Gabriela Barcellos

Um adolescente de 17 anos foi morto na noite de domingo, 23/10, por volta de 20h30min. O crime ocorreu no local conhecido como ‘Beco L’, no bairro Cidade Nova. Anderson Henrique Correa de Menezes foi morto com dois disparos de arma de fogo.
As informações iniciais dão conta de que o adolescente, acompanhado por outros dois menores, estaria comprado drogas em uma boca de fumo, quando foi atingido pelos disparos. Pouco depois, a Brigada Militar encontrou os dois companheiros de Anderson e um deles chegou a apontar dois jovens como autores do crime.
Um dos rapazes apontados chegou a ser detido pela Brigada Militar e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Lá, a testemunha voltou atrás e disse desconhecer a autoria do crime. Como não foi reconhecido, o suspeito foi ouvido e liberado pela delegada de plantão, Alessandra Siqueira.
O crime está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), aos cuidados do delegado Enio Tassi. Conforme ele, algumas diligencias foram realizadas nesta segunda-feira e mais de um suspeito foi identificado até o momento.

Leilão Sossego Parceria Genética tem aumento de 25% nas vendas


A força genética dos animais Angus garantiu aumento de 25% nas vendas do 5º leilão Sossego Parceria Genética, realizado na última quinta-feira, 20/10, em Santana do Livramento. Foi alcançado faturamento R$ 715 mil com a comercialização de touros e fêmeas Angus e Brangus. A média geral dos touros Angus PO ficou em R$ 9.642, 00 e dos PC, em R$ 9.000,00. Nas fêmeas PO, a valorização atingiu R$ 4.154,00.  Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, que acompanhou o leilão chancelado, o destaque foi para a qualidade dos animais. “Leilão com pista fluída, casa cheia, venda total dos Angus e coroado com a oferta de animais com uma qualidade genética muito alta”, avaliou. 
Para Luiz Pedro Duarte Escosteguy, proprietário da Estância e Cabanha Sossego, o crescimento de vendas em relação à edição do ano passado foi atribuído à melhora genética e à apresentação dos exemplares. “O comprador está cada vez mais procurando melhor apresentação do conjunto e alta qualidade genética, justamente o que ofertamos no leilão”, afirmou, destacando que o índice elevado foi alcançado com menor número de animais se comparado com à edição anterior.
Escosteguy ressaltou que o evento superou as expectativas também no que diz respeito ao público interessado que lotou a sede do Sindicato Rural Santana do Livramento.
O remate foi promovido pela Estância Sossego Angus do Sarandy e teve como convidadas as cabanhas Paipasso, La Coxilha Angus, Santa Helena e Cambá Pytá, criatórios premiados na Expofeira durante os julgamentos. A agenda da raça na feira ainda incluiu rodada de degustação carne Angus no Sindicato Rural Santana do Livramento. “Se não foi o maior julgamento de rústicos do Estado, esteve muito perto disso”, observou Escosteguy.
Com informações da Associação Brasileira de Angus.

Produtores já contrataram R$ 33,4 bi de crédito para a safra 2016/2017

As contratações do crédito rural da agricultura empresarial na safra 2016/2017, entre julho e setembro, alcançaram R$ 33,4 bilhões. Do total, R$ 20,7 bilhões são para custeio, R$ 7,2 bilhões, para comercialização e R$ 5,6 bilhões, para investimento. Os desembolsos representam 18% dos R$ 183,9 bilhões programados para o ciclo agrícola 2016/17.
A modalidade investimento cresceu 19,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, saindo de R$ 4,7 bilhões para R$ 5,6 bilhões. O crédito para comercialização também teve uma elevação de 17%, saltando de R$ 6,12 bilhões para R$ 7,16 bilhões.
Entretanto, as aplicações em custeio caíram 27,8%, de R$ 28,6 bilhões para R$ 20,6 bilhões. Segundo a Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a redução decorreu da antecipação das contratações realizadas nos meses de maio e junho de 2016, da ordem de R$ 10 bilhões, a título de pré-custeio.
Três linhas de financiamento continuam se sobressaindo: Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Isso, de acordo com a SPA, sinaliza a almejada retomada dos investimentos no campo.
A contratação de recursos destinados ao Moderfrota apresentou crescimento da ordem de 127%, chegando a R$ 2,3 bilhões contra R$ 997 milhões da safra passada.
O programa de capitalização de cooperativas agropecuárias também teve bom desempenho. Foram aplicados nesta linha de financiamento R$ 733 milhões, aumento de 106%.
Já os créditos de investimentos do programa de apoio ao médio produtor rural ficaram em R$ 331 milhões, o que corresponde a 62% a mais do que o aplicado no período de julho a setembro de 2015 (R$ 204 milhões)
LCA
As contratações com recursos procedentes da emissão da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) foram de R$ 4,5 bilhões. Deste total, R$ 2,1 bilhões são a juros controlados e R$ 2,4 bilhões a taxas de juros livres.
O estudo sobre o financiamento agropecuário na safra 2016/2017 está disponível na íntegra no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com informações do Mapa.

Leilão Touros da Fronteira confirma boa temporada na pecuária

Gabriela Barcellos

As expectativas de que a pecuária registrasse bons negócios nesta primavera vêm sendo confirmadas, apenas das incertezas econômicas. Exemplo disso foi o leilão Touros da Fronteira, realizado na sexta-feira, 21/10, em Santana do Livramento. Ao todo, o remate movimentou R$ 1,15 milhão com a venda de 195 animais. Foram negociados 111 Angus e 84 Brangus. As médias da Angus seguiram as características da temporada com touros PO arrematadas por R$ 10.150,00 e reprodutores PC, por R$ 9.100,00. Nas fêmeas, as médias ficaram em R$ 3.300,00 nas PO; R$ 2.850,00 nas CA; e R$ 2700,00 nas AD. O preço top do leilão foi um touro PO preto ofertado pela Cabanha Cantagalo que saiu por R$ 13.500,00.
A excelente oferta foi considerada o maior fator para o sucesso do leilão pela criadora Elizabeth Linhares Torelly, da AML Agropecuária. “A oferta foi muito boa, e as pessoas valorizaram  os animais”, constatou.
Entre os clientes do grupo Touros da Fronteira, destaque para compradores de Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Santiago, Alegrete, Quarai, São Francisco de Paulo, Santa Maria, Bom Jesus, entre outros.
Chancelado pela Associação Brasileira de Angus, o Touros da Fronteira é promovido pelas cabanhas AML Agropecuária, Cantagalo, Santa Inês, São Miguel do Sarandy, Santa Rita/Diamante e Sigma e reuniu cerca de 400 pessoas no recinto de remetes.

Estado tem contas bloqueadas a favor da HSCC

Daiany Mossi

A juíza da 1ª Vara Civil, Karina de Oliveira Leonetti Padilha, acolheu nesta segunda-feira, o pedido em conjunto da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e do Ministério Público Estadual, do bloqueio do montante de R$ 1.697.262,60. 
Conforme o Sindisaúde, o Banco Banrisul já foi notificado quanto à decisão e determinado a efetuar o sequestro e repassar à Santa Casa de Caridade. 
Os valores, segundo o administrador Geovane Cravo, servirão para a compra de medicamentos, cumprimento de pendências com fornecedores e parte ainda será usada para a folha de pagamento e quitação de impostos e obrigações sociais.

Famílias já sofrem com a cheia

Daiany Mossi

O nível do rio Uruguai ultrapassou a marca de alerta determinada pela Defesa Civil no final de semana e ontem à tarde estava com mais de 7m70cm. 
Segundo o chefe da Defesa Civil, Paulo Wouters, residências localizadas nas áreas ribeirinhas, no bairro Santo Antônio, já foram atingidas e as famílias removidas com o apoio da Secretaria de Assistência Social. 
São sete famílias desalojadas e uma desabrigada. A Defesa Civil espera que o nível do rio pare de crescer a partir de amanhã.

Anvisa proíbe lotes de geleia

Larvas mortas, fragmentos de mosca e barata e pelos de roedores acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Essas foram as irregularidades encontradas em cinco lotes de geleia e doces produzidos em Santa Catarina. A decisão da Anvisa de proibir a comercialização desses lotes foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. 
As análises foram feitas pelo Laboratório de Saúde Pública de Santa Catarina através do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divs-SC). A fabricante dos lotes proibidos é a Áurea Indústria e Comércio Ltda, com fábrica na Rodovia SC-438, em Braço do Norte, no Sul do Estado. Os produtos são geleia de morango, goiaba, uva e doce de figo. A Áurea Alimentos conta hoje com 350 colaboradores. Fundada em 27 de maio de 1962, a empresa fabrica doce de leite, molhos e condimentos, leite condensado, sobremesas, goiabada, refrescos e recheios. Por mês são produzidos cerca de seis mil toneladas de geleia de frutas.  
Em nota, a Áurea Indústria e Comércio Ltda diz que “os lotes citados já foram recolhidos, assim que a empresa recebeu a notificação da Vigilância Sanitária de Santa Catarina [em 14 de junho]. A empresa declara ainda que adota um rigoroso controle de qualidade em todas as etapas de produção, desde a escolha de fornecedores, processo produtivo e distribuição final dos produtos. Cabe salientar que o ocorrido foi prontamente solucionado, não havendo nenhuma contraindicação ao consumo dos demais lotes comercializados”.

II Mostra Cultural Rio Uruguai acontece hoje

Evento contará com apresentações artísticas e culturais 

Para encerrar as atividades do Programa Nosso Rio Uruguai, promovido pela Odebrecht Ambiental em Uruguaiana, cerca de 50 escolas das redes pública e privada irão realizar apresentações artísticas e culturais. Essa é a segunda edição do evento, que em 2015 reuniu mais de 5 mil estudantes. 
Este ano, a Mostra Cultural será hoje (25), no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A abertura ocorrerá às 8h e as apresentações serão feitas até às 17h. Uma equipe de jurados irá avaliar os melhores trabalhos. 
“O evento irá marcar a realização do quarto desafio das atividades do Programa Nosso Rio Uruguai – que consiste em criar uma apresentação ligada ao tema Sustentabilidade e ao Rio Uruguai”, explica Anderson Cruz, do setor de Responsabilidade Socioambiental da concessionária. 
Durante o ano, as escolas inscritas no programa de educação ambiental participaram de atividades pedagógicas que promoveram a disseminação de informações sobre saneamento. As ações envolveram a comunidade escolar e as famílias dos estudantes. Entre os temas trabalhados destacam-se consumo consciente de água, descarte correto do lixo, drenagem pluvial e esgoto sanitário. 
Os educadores e servidores das escolas também participaram de uma série de capacitações na sede da Odebrecht Ambiental durante a realização do Programa. Visitas técnicas nas estações de tratamento de água e esgoto também fazem parte do projeto. “Acreditamos que só por meio da educação podemos promover um futuro mais sustentável com pessoas conscientes sobre sua relação com o meio ambiente. O trabalho com a comunidade escolar para nós é fundamental”, pontua Eduardo Frediani, diretor da empresa.

Secretaria confirma Novembro Azul

Daiany Mossi

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana descartou a possibilidade do cancelamento do evento Novembro Azul. 
Na última semana, o cancelamento foi cogitado e discutido entre membros do Governo, porém, segundo a secretária Jennifer Avila, tudo não passou de boataria. 
Jennifer destaca a importância da campanha que necessita de um investimento de cerca de R$ 50 mil, investidos em material informativo e contratação de serviços. 
Durante o Novembro Azul, a Secretaria incentiva homens com mais de 45 anos a fazerem o exame de próstata. Jennifer destaca que os exames serão realizados em todos os postos de saúde, inclusive no posto central. Serão distribuídas fichas de atendimento pela manhã e à tarde e a retirada dos exames será agendada para os dias seguintes. 
Os sintomas de câncer de próstata geralmente só se manifestam quando a doença já está em um estágio mais avançado, quando passa a causar problemas como dificuldade para urinar e impotência sexual.
Além do câncer, esses mesmos sintomas também podem ocorrer devido a alterações benignas nesta glândula, como ter a próstata aumentada, por exemplo. Assim, é importante ir ao urologista pelo menos uma vez por ano após os 45 anos de idade, para exames de prevenção e identificação precoce de doenças no sistema urinário e reprodutor.
Assim, é preciso estar atento aos seguintes sinais: Dificuldade para urinar; Diminuição da quantidade de urina; Dificuldade em interromper a passagem da urina; Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro; Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
Urinar em gotas; Dor na região dos testículos; Impotência ou dificuldade para manter a ereção; Dor ao ejacular; Presença de sangue no sêmen.
Além disso, se o câncer tiver se espalhado para outras regiões do corpo, também é comum a presença de sintomas como dor nas costas, nas coxas, nos ombros ou em outros ossos.
Caso surjam alguns destes sintomas, deve-se procurar o urologista para fazer exames que identifiquem alterações na próstata, como o exame de toque retal e o PSA. 
Tratamento para câncer de próstata
O tratamento para câncer de próstata é feito de acordo com o estágio da doença e do estado de saúde do paciente. Normalmente o tratamento é feito com:
Cirurgia: é o tratamento mais utilizado, pois retira a próstata e nos casos iniciais da doença, traz a cura total;
Radioterapia: usada nos casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente não quer ser operado;
Hormônios: são usados para controlar a produção de hormônios que promovem o desenvolvimento da doença.
No entanto, nos casos mais avançados da doença normalmente são utilizados dois desses métodos de tratamento, sendo muitas vezes necessário retirar além da próstata, os testículos também. O aumento da próstata nem sempre é indicativo de câncer, apesar de provocar os mesmos sintomas.

Brum pede nova audiência em prol de pescadores

Gabriela Barcellos

O deputado Edson Brum (PMDB), que coordena a Frente Parlamentar da Pesca no Rio Grande do Sul e esteve em Uruguaiana neste ano discutindo o tema, protocolou ontem, 24/10, o pedido na comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, para a realização de audiência pública, que tratará dos problemas que estão impedindo o fornecimento das Carteiras de Pescadores Profissionais e Artesanais no Estado. As carteiras são o registro que habilita os pescadores a praticarem a pesca, e são emitidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cerca de 4,2 mil pescadores estão com dificuldades para conseguir o documento.
Para o encontro, devem ser chamados representantes do Mapa, de secretarias estaduais ligadas ao setor, de órgãos federais ligados à pesca, Ministério Público estadual, Federação das Colônias de Pescadores do RS, colônias de pescadores, sindicatos, e associações de pescadores.
Outro ponto que vem sendo debatido na comissão, inclusive foi tema de audiência pública em Uruguaiana é a liberação da pesca das espécies ‘Dourado’ e ‘Surubi’. A pesca deste animais foi proibida na tentativa de protege-los da extinção, no entanto, nos últimos anos notou-se grande aumento das espécies, o que levou os pescadores a reivindicar a revogação da proibição, considerando que seu objetivo já foi cumprido.

Cpers pede impeachment de Sartori por descumprimento de decisão judicial

Gabriela Barcellos

Na manhã de ontem, 24/10, a direção do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) entregou à presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti (PP), o pedido de impeachment do governador José Ivo Sartori. Segundo a presidente do sindicato, Helenir Schurer, o pedido se baseia “na Constituição que diz que se pode pedir o impeachment do governador pelo descumprimento de ordem judicial”. “Nós temos, desde o ano passado, uma liminar que proíbe o governo de parcelar o nosso salário. Somente nesse ano, nós temos sete meses de parcelamento. No dia cinco de setembro, foi julgado o mérito da nossa liminar no pleno e, por 21 a 4, os juízes disseram que o governador não poderia parcelar. No final do mês, ele parcelou novamente”, explica ela.
No final de setembro, o Cpers abriu uma consulta pública junto a sua base para avaliar a hipótese do pedido de impeachment. Na última semana, o Conselho Geral do sindicato decidiu por protocolar o impedimento na Assembleia. “Decidimos protocolar o pedido porque agora, além do servidor, ele está penalizando as nossas famílias. Nós temos muitos filhos de professores que estão na universidade e provavelmente terão que cancelar a matrícula porque não conseguem mais pagar”, disse Helenir, acrescentando ainda que a “gota d’água” foi o anúncio por parte do governo de que, mais uma vez, não terá condições de honrar com o pagamento do 13º salário.
A Deputada recebeu uma comitiva do sindicato, ouviu de professores e representantes de movimentos sociais informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos educadores e pelas escolas e se comprometeu a analisar com “carinho especial” o pedido e dar celeridade à tramitação. “Vou encaminhar à Procuradoria dessa Casa para uma análise profunda, com responsabilidade e com muito compromisso. Esse é um pedido que não é normal, então nós temos que dar uma atenção muito especial a isso, analisar todos os critérios e também ver a análise da Procuradoria”, afirmou.
Apesar de fazer parte da base do governo Sartori, a deputada disse que dará andamento normal ao pedido de impeachment e que não irá segurá-lo para ser analisado pelo próximo presidente da Casa. Silvana, porém, preferiu não se posicionar sobre o mérito da questão. Não há prazo definido para a tramitação do pedido. “Eu tenho a responsabilidade de conduzir essa Casa com maestria e não vou segurar. Vou fazer que tramite normalmente na Casa como qualquer outro processo”, disse.

Sergio Peres promete providências em prol do Samu

Gabriela Barcellos

Em reunião com o deputado estadual Sergio Peres (PRB), o presidente local do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Efraim Salz, apresentou ofício encaminhado pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uruguaiana, solicitando apoio para solucionar um problema que se arrasta desde 2014, mas se agravou profundamente na última semana: a falta de ambulâncias. O encontro ocorreu no gabinete do Deputado.
Atualmente, o Samu conta com duas ambulâncias, mas necessita imediatamente de uma troca de frota. Um dos veículos está aguardando reparos desde o ano passado, enquanto a Unidade Móvel de Suporte Avançado (USA) estragou há dez dias, deixando o serviço desprovido. Desde a última quarta-feira, 19/10, os atendimentos estão sendo realizados com apoio do Corpo de Bombeiros local, que emprestou um motorista e um veículo para realização dos atendimentos. “O empréstimo é válido por 30 dias, o que torna urgente a resolução desse impasse que põe em risco a vida dos pacientes em Uruguaiana”, alertou Salz.
Peres adiantou que levará o pleito à secretaria de Saúde do Estado e também ao Ministério da Saúde. “Não dá para esperar que o pior aconteça; a saúde precisa ser prioridade de qualquer governo e a garantia de ambulâncias é o mínimo a ser disponibilizado para o atendimento de urgência e emergência”, defendeu.

Barra do Quaraí comemorou 21 anos de emancipação política

Gabriela Barcellos

 O vizinho município de Barra do Quaraí comemorou mais um aniversário de emancipação política. As comemorações incluíram uma série de atividades como, sessão solene e atividades culturais, que tiveram ainda o apoio do Sesc, através do projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte.
Fronteira com a uruguaia Bella Unión, Barra do Quaraí recebeu a emancipação política em 22 de outubro de 1995, quando a terceira comissão de emancipação atuava e depois de muito esforço e conta com 2.725 eleitores.
Com orçamento na casa dos R$ 16 milhões, o município vem registrando significativo crescimento nos últimos anos, sem ‘tirar os pés do chão’, como descreve o próprio prefeito, Iad Choli (PSB). “Estamos em uma crescente, com os pés no chão, respeitando nossa capacidade financeira, sem gerar dívidas. Com os recursos que temos estamos conseguindo realizar muita coisa”, diz. Nos últimos anos, o Poder Executivo conseguiu cobrir as quadras esportivas, está finalizando a construção de um loteamento composto por 40 casas – 98% da obra está concluída – e até o final do ano deve concluir a construção de um Centro de Esporte e Lazer. Nossa administração tem todas as dificuldades de outras cidades, mas todos os serviços básicos estão mantidos e estamos ampliando bastante. Estamos crescendo!”, finaliza Choli.
Prefeitura
Sob o comando do prefeito Iad Choli, a administração municipal conta com nove secretarias: Administração, Planejamento, Gestão e Habitação, Fazenda, Educação e Cultura, Saúde, Transporte e Trânsito, Agropecuária e Interior, Meio Ambiente e Turismo e Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania. Choli, aliás, foi reeleito no último dia e comandará o município por mais quatro anos.
Vereadores
A Câmara de Vereadores conta com nove cadeiras, que atualmente são ocupadas por: Fernando Nascimento (PSB), Rogério Blanco (PTB), Ari Charão (DEM), Alair Bicca Gonçalves (PTB), Carlos Alberto da Rosa Fialho (PT), Luís Fernando Alonso (PT) Idelcio Pillar Rodrigues (PT), Nivaldo Antunes Medeiros (PTB) e Valdemar Alves (PT).

Painel Ed.2674

Sesc em Uruguaiana



Depois das apresentações na cidade vizinha, a peça foi apresentada em Uruguaiana, na frente do Palácio Borges de Medeiros, sede do Poder Executivo, também com presença de um grande número de espectadores.

Sesc na Barra


Neste final de semana, o Sesc esteve presente na Barra do Quaraí com programação especial alusiva ao aniversário de emancipação política do município vizinho. Rolou apresentação do espetáculo ‘As Aventuras do Fusca a Vela’, e show do Tchê Barbaridade, comemorando ainda seus 28 anos de sucessos. A comunidade barrense compareceu em peso.

“Machistômetro”


Em uma iniciativa para combater a violência contra a mulher, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) lançou neste final de semana, um “machistômetro”, uma espécie de cartilha para chamar a atenção sobre comportamentos e atitudes praticadas contra mulheres e que devem ser observadas e/ou denunciadas. O machistômetro inclui comportamentos desde “piadas ofensivas” e “ofensas” até “ameaça de morte” e “lesão corporal”. As atitudes seguem uma escala, com alertas como “Cuidado!”, “Reaja!” e “Busque Ajuda!”. O material está disponível no site da parlamentar (www.manuela.org.br) e pode ser baixado.

Aniversário


O Sérgio Zinelli comemora hoje, 25/10, mais um aniversário, o primeiro ao lado dos pequenos Nicolas e Cecília. Parabéns Serginho.

Secretariado
A nomeação da Comissão de Transição de governo municipal acelerou a especulação em torno do possível novo secretariado não só na população, mas na própria comissão. O professor Emerson é um que já percorre a rede se apresentando como empossado. Só falta a cerimônia.

Na bala I
“Aos defensores de vagabundo informo que os marginais estão bem e nenhum foi baleado o que é uma lástima. Não cultuamos a violência, mas marginal que atira para matar sempre irá receber tiro para morrer” (Capitão Dalcol).

Na bala II
O comentário acima, em página da Brigada Militar em uma rede social, colheu só elogios da comunidade que, açoitada diariamente pela violência dos bandidos, que contam sempre com proteção da Justiça, aplaude uníssona qualquer manifestação de agentes do Estado em sua defesa.

Veterinários
Duas palestras providas pela Sociedade Uruguaianense de Médicos Veterinários (Sumeve) movimentarão o Sindilojas na próxima segunda-feira, 31/10. Natália Raber, especialista em clínica, cirurgia e reprodução de equinos falará sobre ‘Principais abordagens clínico/cirúrgicas na rotina de hospital equino. Já Endrigo Ziani Padel, da secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, falará sobre ‘aspectos biológicos e a caracterização da resistência acaricida em carrapato bovino’. Os ingressos custam R$ 15 e sócios em dia não pagam.

Aprovação
Uma pesquisa do Ipsos Brasil apontou crescimento da aprovação do presidente Michel Temer, que alcançou 30% em setembro, elevação de nove pontos percentuais ante agosto. O monitoramento foi feito entre seis e 16 de setembro em 72 cidades, 1,2 mil entrevistas presenciais. Já a porção dos que desaprovam Temer retraiu oito pontos percentuais e ficou em 60% em setembro, a menor taxa em 12 meses.

Estágios
O STJ está com processo seletivo de estágio de nível superior aberto até o dia quatro pelo site do CIEE. O valor da bolsa é de R$ 800,00 e a carga horária de 20h semanais. Há vagas para alunos de administração, arquitetura, comunicação social, educação física e nutrição entre outros.

Mostra
A Odebrecht Ambiental, concessionária de água e esgoto do município, realiza hoje, 25/10, a II Mostra Cultural Nosso Rio Uruguai, das 8h30min às 17h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Vagas Sine
Vendedor de uniformes e roupas personalizadas
Técnico em manutenção de equipamentos de informática 1
Torneiro mecânico 1  
Vendedor de material de construção
Auxiliar de serviços de exportação despacho
Vendedor de peças de caminhão e carreta 1