quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Moacyr Ramos Martins desenvolve projeto “Hábitos Saudáveis”


Daiany Mossi

Considerando que o ambiente escolar é um espaço de formação do cidadão e que as práticas vivenciadas contribuem na aquisição de hábitos saudáveis, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, localizada na União das Vilas em Uruguaiana, desenvolveu o projeto intitulado “Hábitos Saudáveis”. 
O projeto foi realizado com as turmas dos anos finais do ensino fundamental, com os educandos que frequentam os estudos de recuperação paralela, com a finalidade de conscientizar, sensibilizar e transformar as concepções e as atitudes da comunidade escolar promovendo qualidade de vida. As ações foram desenvolvidas por todos os componentes curriculares em uma perspectiva interdisciplinar. As atividades aconteceram primeiro semestre letivo, de 12 de março a 16 de julho. 
No decorrer do projeto as práticas envolveram os assuntos: alimentação saudável, cuidados com o corpo e higiene, bem-estar psicossocial, doenças e agravos não transmissíveis, índice de massa corpórea, composição química e nutricional, uso de agrotóxicos, atividades econômicas e agricultura familiar, entre outros. 
As atividades abrangeram a produção textual, pesquisas, confecção de materiais informativos, tratamento de informação, atividades físicas, elaboração de receitas, cultivo de temperos.
A culminância do projeto, que ocorreu no dia 16 de julho, contou com a mostra dos materiais produzidos, bem como a degustação de diversas frutas e cozinha alternativa com o reaproveitamento de alimentos. Ainda, foi realizado um teste de alimentação saudável com os participantes do evento no qual identificou-se que, segundo os dados levantados, aproximadamente, 35% da comunidade escolar não possuem uma alimentação saudável, 51% apresentam uma alimentação regular e apenas 14% possuem uma alimentação saudável. Os educadores, para finalizar o projeto, desenvolveram uma pratica de atividade física com a comunidade presente.  
São idealizares do projeto, os educadores: Catieli Velasque  Schultz,   Carolina Chervinski,  Dandara Fidélis Escoto, José Gustavo Tellechea,  Mitze Fernandes Garcez, Olga Beatriz Martins, Priscila  Nunes  Paiva,  Rita de Cáscia  da Silva, Igor Luiz Schwertner. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na sua vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

0 comentários: