terça-feira, 19 de setembro de 2017

Máster Cinquenta e Cinco: Botafogo B foi o destaque da rodada


Com quatro partidas, aconteceu no sábado, 16/9, mais uma rodada do primeiro turno do campeonato Máster Cinquenta e Cinco.
No campo do Centro Social Urbano se enfrentaram as equipes do Benfica e Riachuelo. Em um bom jogo, e mesmo com campo molhado, o time do Benfica teve mais volume de jogo e já nos primeiros minutos abriu o placar marcando 1 x 0. Continuou jogando melhor no restante da partida e marcou mais dois gols, fechando o placar em Benfica 3 x 0 Riachuelo.
No campo dos Eucaliptos se enfrentaram Botafogo B e Corinthians. No primeiro tempo a partida esteve equilibrada, mas o Botafogo teve mais volume de jogo, e venceu por 3 x 1. No segundo tempo, o Corinthians não se encontrava em campo, e o Botafogo em uma tarde feliz, marcou mais quatro gols. O time do Corinthians ainda marcou o segundo gol, terminando a partida em Botafogo B 7 x 2 Corinthians.
No terceiro jogo, no campo do Boa Vista, se enfrentaram a equipe do Botafogo A e Rezende, em um bom jogo, onde prevaleceu o melhor futebol da equipe do Botafogo que lidera a fase classificatória. O Botafogo venceu a partida por 4 x 2, vitória que consolida o bom futebol desenvolvido pela equipe.
No quarto jogo, no campo do Uruguaiana, deveria se enfrentar Uruguaiana e Caçula. A vitória foi dada para o time do Uruguaiana por WO, visto que o time do Caçula não teve atletas para realização do jogo.


Câmara Municipal: Noite de homenagens marca Semana Farroupilha

O Poder Legislativo realizou uma sessão solene em alusão à Semana Farroupilha, onde homenageou seis personalidades ligadas ao tradicionalismo.
O evento ocorreu na noite de sexta-feira, 15/9, e foi presidido pelo chefe do Parlamento, vereador Fernando Tarragó (PSD), com a presença de autoridades civis, militares, diplomáticas e eclesiásticas – entre elas o intendente de Passo de los Libres, Raúl Tarabini – e peões, prendas, amigos e familiares dos homenageados.
A locução à Semana Farroupilha foi feita pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), em nome do Parlamento. No discurso, ele disse que: “Não podemos comemorar datas como essa, alusiva à Revolução Farroupilha, sem falar o que ela é. O povo gaúcho disse não quando era achacado pelo Império e Lanceiros Negros foram massacrados pela liberdade. Na nossa sociedade atual, afastada de civismo e de valores, relaciono o passado com o presente para que possamos ter um futuro, que não é esse, com maus exemplos”. Já a Comissão Organizadora dos Festejos foi representada pelo professor Luiz Machado Stabile, que falou sobre a história e importância da celebração e sobre a trajetória de cinco homenageados pelo órgão.
Por indicação do vereador Fernando Tarragó, o acordeonista e compositor Renato Fagundes recebeu o ‘Diploma de Honra ao Mérito’. “Apesar de jovem, 21 anos, esse instrumentista é reconhecido pela sua arte no estado e na Argentina e é sinônimo da cultura nativista rio-grandense”, afirmou Tarragó.
Edeli Salgueiro, João Juraci Cantarelli e Mario Hamilton Vilela, os três gaúchos que participaram do primeiro desfile farroupilha registrado, junto a Pedro Coutinho, receberam a láurea da Comissão. Já o troféu “Mulher Gaúcha” foi entregue a Nilda Lopes, pelo seu trabalho na lida de campo, na fundação do Piquete Dino Lopes, na organização de eventos tradicionalistas e demais ações de culto ao tradicionalismo. A homenagem póstuma foi realizada ao músico Júlio Machado da Silva Filho. Na oportunidade, sua irmã, Flora Fagundes Machado recebeu o troféu pela valorização das raízes gaúchas sempre alavancada pelo artista.
 
Gabriela Barcellos

Colheita do Arroz 2018: Programação técnica marcará a Abertura da Colheita


A 28ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz terá uma programação ainda mais técnica do que a de eventos anteriores, com o objetivo de levar um maior conhecimento ao produtor. O evento preparado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), será entre os dias 21 e 23 de fevereiro. O local será novamente a Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha, que servirá pela quarta vez como sede do evento.
O diretor jurídico da Federarroz, Anderson Belolli, destaca que o objetivo de um evento mais técnico é dar ao produtor condições de fazer uma gestão cada vez mais competente, buscando sustentabilidade econômica/financeira e ambiental. “A própria mudança no calendário da Abertura da Colheita colabora com a realização de agenda com natureza técnica, na medida em que potencializa a realização de eventos com essa característica”, observa.
Conforme Belolli, as palestras e ações previstas para o evento terão diversos temas já trabalhados ao longo de 2017, como securitização, seguro, comércio exterior, logística, infraestrutura, tributação estadual e federal, além de questões ambientais e técnicas ligadas ao manejo, doenças, entre outros. “Tendo em vista a dificuldade que é o avanço de uma política agrícola efetiva para o setor, é cada vez mais importante que o produtor tenha que trabalhar por si só e busque uma gestão cada vez mais competente, justamente pela dificuldade que encontra fora da porteira”, sinaliza.
A programação contará, em todos os dias do evento, com as já tradicionais vitrines tecnológicas que visam difundir informações aos produtores. Nos espaços das vitrines as empresas voltadas ao agronegócio apresentam palestras demonstrativas por intermédio da sistemática de dia de campo. No último dia do evento, como de praxe, autoridades e produtores poderão acompanhar o trabalho das colheitadeiras na lavoura de arroz preparada especialmente para a ocasião.
De acordo com a Federarroz, mais de 50% dos produtores de arroz do RS compareceram à edição deste ano, além de produtores de dez estados brasileiros e representantes de dez países, assim como de universidades, instituições financeiras, seguradoras e traidings. O evento deste ano também contou com 40 caravanas de produtores e colaboradores do Estado gaúcho e de Santa Catarina.
Com informações da Agroeffective.

Quarentões - Espanholão: Dois empates no complemento da quinta rodada


No sábado, 16/9, aconteceu o complemento da quinta rodada de futebol Quarentões – Espanholão, com duas partidas.
Na Zona Leste, se enfrentaram a equipe do Guarani e The Friends, em um bom jogo, que os dois times buscavam somar três pontos, visto que a fase de classificação está chegando ao final, e restam apenas mais duas rodadas para fim do returno.
O time do The Friends saiu na frente no placar marcando 1 x 0. Jogando um bom futebol, a equipe do Guarani foi em busca de um resultado melhor e empatou a partida e virou o jogo em 2 x 1. O time do The Friends não desistiu do jogo em nenhum momento e nos descontos empatou em 2 x 2. Um resultado que ainda deixa a equipe com chance de pensar na classificação para o quadrangular final. Já a equipe do Guarani, fica na obrigação de ganhar os próximos dois compromissos para ficar entre as quatro melhores equipes classificadas e passar para próxima fase.
No campo do Goiás, se enfrentaram Camarões e C.S.U. Em um ótimo jogo, a equipe do Camarões se superou e não venceu o jogo por detalhe, até porque o time jogava a partida em que poderia continuar com chances de classificação para próxima fase.  O time do C.S.U que está praticamente garantido no quadrangular final empatou o jogo em 1 x 1, e garantiu um ponto, consolidando a boa campanha. Já a equipe do Camarões viu ir embora a chance de ainda jogar as próximas rodadas pensando em classificação.

Evento leva artes marciais ao bairro

No último sábado, 16/9, ocorreu na Escola Moacyr Ramos Martins, na União das Vilas, o evento de artes marciais “Open Fight – Amostra de Lutas”. O evento foi promovido pela ONG Projeto União (OPU), e reuniu cerca de 150 pessoas, entre atletas e comunidade, na quadra coberta da Escola.
A amostra de lutas iniciou com uma apresentação de jiu-jitsu da academia Clube da Luta, com o professor Leonardo e seus alunos. Na sequência, os meninos do OPU, Braian Ribeiro e Andrew Machado de apenas 10 anos fizeram uma exibição de boxe.
Na modalidade kickboxing, luta que mistura chutes e socos, Elian Silva, do Clube da Luta enfrentou Jorge Nieto, da equipe Euskal Kick Center de Paso de Los Libres. A luta terminou empatada.
A quarta apresentação foi das irmãs Mariele e Gabrielle Guimarães, da equipe Camargo Boxe. Uma apresentação de capoeira, do Mestre Gio e seus alunos deu sequência a programação do evento.
A luta, que seria de fundo foi adiantada, pois o atleta de Paso de Los Libres teve que voltar mais cedo para casa. William Silva, integrante da diretoria do Projeto União, enfrentou o argentino Jhonatan Moreyra, da equipe Euskal Kick Center. O combate terminou empatado.
Ainda houve mais uma exibição de boxe com os alunos do Projeto União, Geovane Alves e Shayane Silva, ambos de 11 anos, seguido de uma apresentação de MMA, entre os atletas do Clube do Luta, Gabriel Almeida e Henrique Cruz.
Dando sequência ao evento, o atleta do Clube da Luta, o brasileiro Talissom Gouveia enfrentou o argentino da equipe Espartaco Boxing, Davi Soto. O brasileiro venceu o combate.
A luta final foi entre o integrante da equipe Camargo Boxe, Felipe Camargo e o argentino da equipe JMartinez, Gustavo Alejandro. Camargo venceu a luta.
Um dos idealizadores do evento, o boxeador William da Silva, falou sobre o “Open Fight”. “Para nós, foi um sucesso. Queríamos mostrar o nosso trabalho para as pessoas. Acredito que gostaram e saíram satisfeitas com que viram. Todos os atletas que subiram no ringue deram seu melhor", comentou.

Créditos Fotos: Larissa Vargas/JC







Larissa Vargas

Registrados dois incêndios em residência

Na noite de sábado, 16/9, por volta de 21h30min, uma casa localizada na Rua Feliciano Ribeiro, bairro Santana, pegou fogo.
A casa mista fica nos fundos de outra residência. Foi o morador desta que acionou o Corpo de Bombeiros. De acordo com o comandante, sargento João Batista de Castro, não havia ninguém na casa no momento do fogo e as causas do incêndio não foram identificadas. Não houve feridos, mas a casa teve perda total.
Já no final da tarde de ontem, outro sinistro foi registrado, desta vez na Rua Pedro Irala, bairro Ipiranja. Até o fechamento desta edição os Bombeiros ainda estavam no local.

Gabriela Barcellos

Tentativa de homicídio com atropelamento na Barra do Quaraí

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio na tarde de sábado, 16/9, na Barra do Quaraí. O crime ocorreu na Rua Visconde de Rio Branco, nas proximidades do Posto Santa Lúcia, por volta de 17h30min.
A vítima, Márcio Venicio Gai de Brum, de 49 anos, contou à Polícia Civil que estava tomando chimarrão frente à sua casa, quando o acusado, Tiago Barbosa Marin, de 36 anos, se aproximou lhe fazendo ameaças. Ainda segundo a vítima, Tiago foi contido e retirado do local por seus próprios familiares. No entanto, cerca de uma hora depois, retornou dirigindo um veículo Smart Fortwo placas MKA 5879 em alta velocidade e jogou o veículo em sua direção e ainda de outras pessoas que estavam junto à vítima.
Márcio foi atingido pelo veículo e jogado a uma dustância de cerca de dez metros. Ainda conforme a vítima, imediatamente após atropelá-lo, Tiago desceu do veículo portando duas facas nas mãos e um revólver na cintura, gritando que iria matá-lo. Foi então que populares interviram e conseguiram conter o acusado. A vítima foi levada ao posto de saúde da Barra do Quaraí por um amigo. De lá, Marcio foi trazido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), pela equipe da Brigada Militar que atua na Barra do Quaraí a fim de registrar a ocorrência, classificada como tentativa de homicídio. O carro utilizado pelo acusado foi apreendido e recolhido para o pátio da BM, depois de ser encontrado abandonado em via pública.
O crime será investigado pela Polícia Civil em um inquerito policial, sob coordenação da delegada Caroline Huber, que atualmente responde pela Barra do Quaraí.

Gabriela Barcellos

Preço do arroz se aproxima do menor nível desde setembro de 2015

Os preços do arroz seguem procurando um ponto de suporte para as cotações. Depois de romper os R$ 38 pela saca de 50 quilos do grão em casca, a média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, se aproxima dos R$ 37, menor nível desde setembro de 2015.
Conforme o analista Élcio Bento, essa retração pode ser creditada a um aumento da disponibilidade do produto, pois muitos produtores precisaram ir ao mercado para fazer caixa com o objetivo de quitar os vencimentos de custeio e para investir na safra nova. “Esse aumento da oferta, mesmo que não muito intenso, encontrou uma demanda extremamente retraída”, lembra Bento. Sofrendo pressão dos grandes varejistas, a indústria precisou ajustar seus preços aos níveis de paridade de importação. “Para isso, concentrou-se no beneficiamento de produto de seus armazéns e/ou adquirindo no mercado disponível a preços mais baixos”, pondera.
Ao que tudo indica, destaca o analista, o espaço para a manutenção dessa queda é pequeno. “Isso porque, no mercado internacional as cotações do grão em casca em Chicago seguem firmes e quase 20% acima da média do mercado gaúcho”, ressalta. Isso pode abrir mercado inclusive para arroz em casca gaúcho e, consequente, frear a queda dos preços verificada nas últimas semanas.
Com informações da Safras & Mercado.

Empossado Conselho Fiscal do Fundo de Desenvolvimento Econômico

Créditos: Victor Carloto
O prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) deu posse, na sexta-feira, 15/9, ao conselho fiscal do Fundo de Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde). O ato ocorreu no salão nobre da Prefeitura Municipal e antecedeu a primeira reunião do órgão, que irá gerir o Fundo.
Durante a reunião, foi esclarecido o valor atualmente em caixa no Fundo, que é de cerca de R$ 800 mil. Além disso, os membros decidiram dar continuidade ao projeto de instalação de placas turísticas na zona urbana da cidade. A medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo, visando orientar de maneira ordenada os turistas argentinos que devem ingressar no Brasil a partir de dezembro, pela Ponte Internacional. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, que também preside o Conselho, o projeto já está pronto e terá um custo estimado de R$ 68 mil reais.

Membros

O Conselho é formado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, por representantes das secretarias de Fazenda, de Governo, e de Planejamento Estratégico,  por um representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, um representante da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e um do Sindicato Rural de Uruguaiana; um representante do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares, um do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e um representante do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana.
O suplente de Aerton Auzani é Anderson Menezes da Silva. Já a Sefaz tem como membro titular Edison Ildefonso Machado dos Santos Francisco Fernando Rodrigues Casqueiro como suplente. A Segov é representada pelo secretário Paulo Fossari, que tem o adjunto, Pedro Braccini, como suplente. E a Seplan tem como titular Everton da Silva Paes, e como suplente Ruben lenar Rodrigues Guez.
Já a CDL indiciou como membro titular, a atual presidente, Luciane da Cunha Lopes e o empresário Jorge Alberto Rafael Urquiza como suplente; Vanderlei Bortolotto é o representante titular da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana E Ariosto de Macedo Pons Neto é o suplente. Pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uruguaiana, o titular é Lauro José Mocelin, enquanto Renata Freitas é sua suplente. Já o Sebrae tem como representante titular Simone Carvalho Doval, e como suplente Marcelo Baranski Feres. Por fim, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul tem como membro titular Ednelson Machado e como suplente Alexandre Santos. Em nome do Sindicato Rural de Uruguaiana, o titular é Nilson Manoel de Faria Corrêa, no entanto, o nome do suplente não foi informado pela assessoria de imprensa da Prefeitura e o decreto 640/2017, que nomeia o Conselho, não está disponível no site oficial.

Reunião

Na manhã de ontem, 18/9, uma nova reunião foi realizada, onde outros projetos foram tratados. De acordo com Auzani, o Conselho deliberou – e aprovou – outros quatro itens. O primeiro deles é a aquisição de combustível e material de expediente para a Secretaria. Depois, a reforma de dois tratores, de propriedade da Diretoria de Agricultura, que serão utilizados no interior do município; a instalação de iluminação e construção de um acesso ao Distrito Industrial; e a reforma dos módulos construídos ainda no Governo Schneider, para o projeto Empresário do Bairro.

O Fundo
 
O Fundo é composto por todos os recursos, arrecadados com as taxas de Fiscalização, Vistoria, Ambulantes, Publicidade, Uso de Área, dos Autos de Infração, Licença do Fundo de Comércio, Junta Comercial, taxa de marcas e sinais, taxa de patrulha rural; os oriundos de programas especiais dos Governos Federal e Estadual; e os saldos existentes no Fumdeci e Fumdru e quaisquer outras receitas que lhe possam ser destinadas. Os recursos deverão ser aplicados, na sua totalidade ou parcialmente, em planos, programas, projetos ou serviços voltados para a área de desenvolvimento econômico, sob todas as modalidades e formas, diretamente voltadas para o empreendedorismo, agricultura, turismo, comércio exterior e transporte internacional empreendedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, apoiadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude).

Gabriela Barcellos

Lançada a Semana de Trânsito 2017

Créditos: Francisco Leal/JC
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), realizou ontem 18/9, a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2017, no Salão Nobre.
Neste ano, o tema do evento é “Minha escolha faz a diferença”. A programação segue até o dia 1º/10, com diversas ações educativas de trânsito. A semana também faz alusão aos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante a solenidade de abertura da semana, foi lançado o projeto “Segtram na Escola” organizado pela própria secretaria, e também apresentação do projeto “Mãos na Roda”.
Nesta terça-feira, 19/9, entre as 9h e 14h, haverá uma visita de crianças aos departamentos de trânsito no município, com saída da Segtram. Também haverá uma blitz educativa, onde serão executadas abordagens em veículos e pedestres, na Rua Eutáquio Ormazabal.

Larissa Vargas

Chefes da PF e PRF em Uruguaiana recebem hoje homenagem da AL

Hoje, a partir das 19h, a Assembleia Legislativa realiza, um Grande Expediente em homenagem à Operação Verão de Fronteira. Na mesma ocasião, o deputado Frederico Antunes irá entregar a Medalha da 54ª Legislatura ao chefe da Polícia Federal em Uruguaiana, delegado André Luiz Martins Epifânio e ao chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Eduardo Amaral Bertão, pelos relevantes serviços prestados.
A Operação Verão de Fronteira, foi uma das ações operacionais mais exitosas realizada no Brasil no último período de férias de verão por envolver a gestão de logística, fiscalização de fronteira, infraestrutura aduaneira, estratégias de segurança, comunicação, recursos humanos, questões territoriais, socioculturais e migração turística.
Através da Ponte Internacional, na fronteira entre Brasil e Argentina, divisa das cidades de Uruguaiana e Paso de Los Libres, no período de 15 de dezembro de 2016 à 15 de março de 2017, circularam cerca de UM MILHÃO E DUZENTOS MIL TURISTAS ESTRANGEIROS. Com isso, Uruguaiana consolidou-se como o primeiro porto terrestre de entrada de estrangeiros no Brasil. Atraídos pela valorização do dólar frente ao real e pelo extenso litoral brasileiro de natureza exuberante, o trânsito de argentinos foi intenso durante todo o verão 2016/2017.

Gabriela Barcellos

14º Copa Sevilha de Futebol Sete: Senegal se sagra campeão nas penalidades


Com um bom público, o estádio do Ferro Carril foi o local da final da 14º Copa Sevilha de futebol sete.
As equipes do Senegal e Barcelona se enfrentaram em uma boa partida. O Barcelona teve mais volume de jogo no início, e aos sete minutos marcou 1 x 0. O goleiro do Senegal saiu mal na bola e sofreu o gol. Com placar negativo, a equipe do Senegal foi em busca de um gol e só não marcou no primeiro tempo, devido as ótimas defesas do goleiro Cirilo da equipe adversária.
No segundo tempo, o Senegal trocou de goleiro e foi graças a ele, o Davi, que segurou as investidas do Barcelona que levava perigo ao gol adversário todo tempo. O Senegal usava o contra-ataque, e aos 17 minutos, com a bola no chão, o atleta do Senegal chutou forte no canto da goleira do Cirilo e o jogo empatou em 1x 1.
As duas equipes até buscaram o gol adversário, mas a partida terminou empatada. Com isso, a decisão do título foi para cobranças de pênalti. Todos os sete atletas converteram, e o jogo continuava empatado em 7 x 7. A cobrança ficou a cargo dos goleiros Davi, que cobrou e converteu para equipe do Senegal e Cirilo, que cobrou fraco e o goleiro Davi se adiantou e pegou a bola. O árbitro não confirmou o resultado alegando que não tinha apitado autorizando a cobrança, e ordenou que fosse cobrado novamente, mas a equipe do Senegal não concordou com a discussão, que se arrastou por cerce de 50 minutos, até que a vitória fosse confirmada para o Senegal por 8 X 7. Uma vitória merecida pelo futebol que desenvolveu a equipe, mas uma pena que tenha sido no “grito” o apito final, pois a arbitragem saiu de campo sem moral alguma.

Homem flagrado furtado vasos no cemitério

Um homem foi preso em flagrante na tarde de sábado, 16/9, depois de ser flagrado furtado vasos de cerâmica do Cemitério Municipal Senhora Sant’Ana.
Jonathan de Miranda deixava o local com dez vasos de cerâmica de tamanhos variados, escondidos em uma sacola, quando foi avistado pelo vigilante do cemitério. O servidor acionou a Guarda Civil Municipal, que capturou o rapaz e o encaminhou à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). De acordo com as testemunhas, Miranda cometeu o crime pelo menos outras três vezes. Em todas, conseguiu fugir da Guarda, pois mora ao lado do cemitério.
Ele foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão, Enio Tassi, que fixou fiança de cinco salários mínimos. Como não pagou, Jonathan foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

 Gabriela Barcellos

Começa a campanha de prevenção à tuberculose

Créditos: Thaís Aramburu
A campanha Estadual de Conscientização e Mobilização da Luta contra a Tuberculose começou ontem, 18/9, e vai até a próxima sexta-feira, 22/9. No município, a campanha é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo das atividades dessa semana é de mobilizar as equipes de saúde e a comunidade em geral para a identificação precoce de possíveis portadores da doença e garantir o tratamento oportuno e adequado, quebrando a transmissão de indivíduo para indivíduo, e controlando dessa maneira a incidência da Tuberculose no município.
As atividades iniciaram com uma roda de conversa da Estratégia Saúde da Família (ESF) 19 do bairro João Paulo II. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Luciane Freitas, a tuberculose tem cura se descoberta precocemente. “Uruguaiana tem muitos casos de tuberculose, e nós precisamos diagnosticar precocemente a doença. Por isso que existem essas semanas, já teve uma em março, que foi uma semana nacional, essa de agora foi estadual, e a doença diagnosticada precocemente tem cura. O tratamento é gratuito e a gente pede para as pessoas que tenham tosse seca ou com produção de secreção, febre noturna, febre no final da tarde, emagrecimento, que procurem o serviço de saúde”, explicou. “O exame é gratuito, é feito pelo secretaria de saúde, as pessoas podem procurar as unidades de saúde mais próximas que lá serão orientadas, lá tem os frascos para coleta, e serão muito bem orientadas e acolhidas para que a gente possa fazer esse diagnóstico precoce”, completou.
A programação da semana de prevenção segue com uma roda de conversa na sala de espera do ESF 14, hoje, 19/9, às 9h, com o acadêmico da Unipampa, Carlos Valau. Na quinta-feira, 21/9, às 9h, tem mobilização, juntamente com os agentes de saúde, também na comunidade da ESF 14, onde há um número significativo de casos de Tuberculose. Na próxima segunda, 25/9, às 8h30, também tem roda de conversa na sala de espera da ESF 17.
Concomitante com essas atividades, todas as ESF’s e Unidades Básicas de Saúde estarão desenvolvendo atividades educativas relativas à Tuberculose.


Larissa Vargas

Dívida com a RGE: Acordo ainda não foi assinado, mas negociações avançam


A direção da RGE Sul esteve em Uruguaiana na manhã de sábado, 16/9, para tratar sobre a dívida do município com a concessionária de energia e a firmada de um novo acordo de pagamento. Atualmente o município tem uma dívida de mais de R$ 33 milhões com a concessionária. Em janeiro, por intermédio do deputado Frederico Antunes (PP) o Executivo Municipal procurou a empresa a fim de negociar um novo acordo, visto que o último (firmado pelo ex-prefeito Luiz Augusto Schneider) não foi cumprido. Na ocasião, o município entregou o prédio do antigo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) à empresa e parcelou o restante do valor, comprometendo-se em efetuar pagamentos mensais à concessionária, o que não ocorreu.
Não foi nesta reunião, porém, que o acordo foi assinado, mas ainda assim a RGE Sul está otimista. De acordo com o gerente de relacionamento com o poder público e grandes clientes, Edson Braz, as negociações avançaram significativamente e o acordo está nas “tratativas finais”. Ele explica que, trata-se de um parcelamento a longo prazo e destacou a possibilidade de devolução por parte da RGE do prédio do antigo Irga. Como ainda não foi assinado, Braz diz ainda não poder divulgar os valores, mas garante que o que está em discussão é uma proposta que, com toda a certeza, o município terá condições de honrar.
As negociações deverão seguir nos próximos dias e, tão logo a proposta seja assinada, será encaminhada à Câmara de Vereadores, que precisa avalizar o acordo.

Gabriela Barcellos

Universitário morto em assalto

Um adolescente de 15 anos foi o autor da facada que tirou a vida de Luís Emílio da Silva da Rosa, estudante de veterinária.

Um estudante universitário foi vítima de um latrocínio na noite de domingo, 17/9, na Rua XV de Novembro. Luís Emilio da Silva da Rosa, 21 anos, trafegava a pé, acompanhado por um amigo, Mathias Sosa Machado, 20 anos. Logo atrás deles estavam Josias Ajala Ferreira de 22 anos e o adolescente B.G.S.M. de 15 anos, que trafegavam em uma bicicleta.
Quando trafegavam nas proximidades da lancheria Cambroa, os dois amigos foram abordados pelos autores, que anunciaram o assalto e mandaram que as vítimas entregassem os telefones celulares.
Mathias reagiu e entrou em luta corporal com um dos assaltantes, Josias. Foi neste momento que o adolescente esfaqueou Luís Emílio, atingido por um golpe certeiro no coração. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu.
A Brigada Militar foi acionada por populares que prestaram socorro às vítimas. Enquanto a primeira viatura que chegou ao local encaminhou Luís ao Pronto Socorro, a segunda retirou Josias – que ficara detido pelos moradores – do local por conta de um possível linchamento. Com ferimentos no nariz em razão da briga com Mathias, ele também foi levado ao PS, e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No caminho, contou aos policiais que estava acompanhado pelo menor, e que fora B.G.S.M. quem esfaqueou a vítima.
A informação foi imediatamente repassada para as demais viaturas e, instantes depois, um soldado da BM, de posse da descrição do autor, abordou B.G.S.M. na Rua Borges da Costa, bairro Cabo Luiz Quevedo. Ao ser questionado sobre os ferimentos que apresentada nas mãos e no rosto, o menor disse ter se envolvido em uma briga, mas logo depois acabou confessando ter desferido uma facada contra uma pessoa em uma tentativa de roubo. Ele disse ter se desfeito da faca usada no crime e indicou o local onde havia jogado a arma fora, porém, esta não foi encontrada pelos policiais. Após ser levado ao Pronto Socorro e examinado, ele também foi apresentado na DPPA.
O primeiro a ser levado à DPPA foi Josias. Ele foi imediatamente interrogado pelo delegado Enio Tassi, de plantão naquela noite, e confessou o crime. Alegou que queria roubar o telefone das vítimas para “comprar coisas para casa”. Logo depois, B.G.S.M. foi interrogado pelo Delegado. Inicialmente ele negou o crime, mas acabou confessando. Os dois foram autuados em flagrante delito por crime de latrocínio. Enquanto Josias foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), B.G.S.M. foi levado à Fundação Case.

Protesto
O crime causou imensa comoção na comunidade e, no início da tarde de ontem, uma caminhada organizada por alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tomou as ruas da cidade, pedindo paz e demostrando luto pela morte do estudante.
Luís Emílio era natural de Montenegro e morara em Uruguaiana há três anos. Cursava medicina veterinária da Unipampa, tinha uma namorada e era considerado tranquilo, e muito querido pelos amigos. Os pais dele, Dorci Pedro da Rosa e Marilene Massena da Silva, vieram de Montenegro, buscar o corpo do filho. Eles participaram da caminhada. “Ele era um filho maravilhoso, um rapaz estudioso e dedicado. Tudo o que fazíamos era para ele, para mantê-lo aqui, estudando, para que ele tivesse um futuro melhor. E agora aconteceu isso.Nos tiraram o chão debaixo dos pés”, diz o Pai, trabalhador rural.
A caminhada, que de acordo com o vice-coordenador do curso de veterinária, professor Tiago Gallina, foi uma iniciativa da turma de Luís e rapidamente encampada por todas as turmas de veterinária, bem como coordenação do curso, professores e funcionários do campus, partiu da frente da Catedral de Sant’Ana, pela Rua XV de Novembro, até a funerária Angelus, onde o jovem foi velado, das 15h às 17h. Às 17h, o corpo de Luís Emílio seguiu para a terra natal, ao lado dos pais.
Um ônibus foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal e uma excursão levou amigos e colegas do rapaz para Montenegro, a fim de prestar uma última homenagem a Luís Emílio.



Gabriela Barcellos

Ed. 2841 - Painel

Rústica
No último domingo, 17/9, data em que é comemorado o “Dia do Professor” na Argentina, o atleta uruguaianense Selmar Teixeira esteve representando a Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), na Rústica em comemoração ao Dia do Professor, na cidade de Curuzú Cuatiá. O percurso principal da corrida foi de cinco quilômetros para adultos e percursos menores para crianças de até 14 anos com distâncias que variavam até um quilômetro. O evento foi organizado pela atleta-professora Lorena Alvez e seu marido José Alegre.


Fronteira
Na quinta-feira, 14/9, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, mais uma reunião com o objetivo de unir os laços entre os brasileiros da cidade de Uruguaiana e os argentinos da cidade de Paso de Los Libres. Na ocasião, o Intendente de Paso de Los Libres, Raúl Demésio Tarabini, veio acompanhado de Alicia Elisabet Isler, do Hospital San Jose, para abordar, principalmente, o Protocolo de integração entre hospitais. 

Semântica
Giancarlo Fonseca, presidente do Sindicato dos Varejistas, voltou do Rock in Rio com a corda toda. Em nota, desmente “racha” e manifesta apoio ao governo Ronnie Mello e ao secretário Aerton Auzani, que não foi demitido, mas desnomeado, termos que só têm de semelhança o pé na bunda. (NC).

Curso
O Senac está com inscrições abertas para a turma de Dicção, desinibição e Oratória – Básico. As aulas vão ocorrer nas terças e quintas, à noite. O curso tem carga horária de 30h e os pré-requisitos são ensino médio incompleto e idade mínima de 16 anos.

Só eu, não
Na nota, Giancarlo exime-se da responsabilidade pela imobilização do patrimônio, decisão que foi compartilhada com diretoria, que endossou tudo, e diz (mas não mostra) que os balanços e balancetes provam que o patrimônio da entidade aumentou. (NC).

Injustiça
Sobre o assédio a funcionária, a condenação da entidade patronal não foi milionária (ainda), e é mais uma entre o histórico de condenações absurdas perpetradas pela justiça trabalhista. O consultor confia na segunda instância. (NC).

Encontro Cultural
Para valorizar a cultura gaúcha e as raízes campeiras, o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM) vai realizar hoje, 19/9, às 19h, nas dependências do colégio, o “1º Encontro Cultural e Artístico do CAM”, com entrada franca e aberto à comunidade. Cada módulo do colégio fará apresentações artísticas e culturais como música, canto, dança e poesia, com participação de alunos e convidados. Para mais informações ligue 3413-6212 ou 99637-6235.

Rouxinóis
Ocorre hoje, 19/9, às 20h30, na Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis, mais um jantar baile, que integra as festividades da Semana Farroupilha 2017. Hoje será servido o prato típico “vaca atolada” acompanhado de arroz e salada verde. O ingresso custa R$ 12. Amanhã, 20/9, Dia do Gaúcho, Os Rouxinóis vai promover, é claro, um churrasco, a partir das 12h30, que custará R$ 20. Ingressos na sede da Escola, que fica na Avenida Presidente Vargas, 2149.

SOS Mulher
Na sexta-feira, 15/9, o SOS Mulher realizou um almoço dedicado as crianças e adolescentes da instituição em comemoração a semana farroupilha. O presidente do Rotary Club Santana Velha, Gaspar Martins,  à convite da Presidente Claudia Pires do SOS Mulher Uruguaiana acompanhou o almoço. O Rotary é parceiro do SOS Mulher, fazendo doações mensais para a instituição. Na oportunidade, a presidente Claudia apresentou a Gaspar, o projeto da Brinquedoteca, que está sendo implantada nas dependências do SOS Mulher. O objetivo é resgatar a infância das meninas, bem como, fortalecer o companheirismo e a amizade.


Princesas
No sábado, 16/9, as meninas que integram o projeto “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”, que é promovido pela da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), participaram de mais uma aula de ritmos com a professora Ale Maia, da Academia Body in Action.


Prevaricando
Quem filma prevaricação e não denuncia, prevarica também. (NC) 

Infraestrutura I
A interinidade de Nilton Coradini fomenta alternativas para assumir definitivamente uma das mais exigentes pastas do Executivo de Uruguaiana, e toma corpo o nome Simão Almeida, que vem desempenhando estacado papel na administração Ronnie Mello. (NC)

Infraestrutura II
Também está na disputa o nome de Paulinho Vargas, do PV, hoje adjunto da secretária do Meio Ambiente. Com a autoridade de quem já postulou o cargo máximo do Executivo, Paulinho certamente poderá trazer soluções para Uruguaiana. (NC).

Semana Farroupilha I
O CTG Patrulha do Oeste, promove hoje, 19/9, janta com “vaca atolada” no cardápio. A janta começa as 21h30 e custa R$ 22. Amanhã, 20/9, Dia do Gaúcho, tem churrasco no cardápio, no mesmo horário, e custa R$ 25. Mais informações pelo (55) 3412-5794.

Semana Farroupilha II
O CTG Sinuelo do Pago, promove hoje, 19/9, show com o grupo Candieiro. Pontos de venda dos ingressos: Supermercados Baklizi, Casa do Gaúcho, Bolichão da 28, Quito Pilchas, Correaria Tradição, Pet da Paty, Super Pag Poko, Super Ki Preço, Bazar Tatui e CTG Sinuelo do Pago.

Palestra
No sábado pela manhã, foi realizada, no Teatro Municipal, a palestra “Superação Sem Limites”, com o paratleta Denilson Souza, que falou de sua história de vida e das modalidades de esportes que ele já praticou como: bocha, corrida de rua, halterofilismo, basquete, handebol, paracanoagem, paracart, caiaque e remo. A palestra foi organizada pela educadora especial Renata Saldanha Rieefel, o Projeto Inclusão em Movimento, Assampar e Naeefa.