terça-feira, 19 de setembro de 2017

Câmara Municipal: Noite de homenagens marca Semana Farroupilha

O Poder Legislativo realizou uma sessão solene em alusão à Semana Farroupilha, onde homenageou seis personalidades ligadas ao tradicionalismo.
O evento ocorreu na noite de sexta-feira, 15/9, e foi presidido pelo chefe do Parlamento, vereador Fernando Tarragó (PSD), com a presença de autoridades civis, militares, diplomáticas e eclesiásticas – entre elas o intendente de Passo de los Libres, Raúl Tarabini – e peões, prendas, amigos e familiares dos homenageados.
A locução à Semana Farroupilha foi feita pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), em nome do Parlamento. No discurso, ele disse que: “Não podemos comemorar datas como essa, alusiva à Revolução Farroupilha, sem falar o que ela é. O povo gaúcho disse não quando era achacado pelo Império e Lanceiros Negros foram massacrados pela liberdade. Na nossa sociedade atual, afastada de civismo e de valores, relaciono o passado com o presente para que possamos ter um futuro, que não é esse, com maus exemplos”. Já a Comissão Organizadora dos Festejos foi representada pelo professor Luiz Machado Stabile, que falou sobre a história e importância da celebração e sobre a trajetória de cinco homenageados pelo órgão.
Por indicação do vereador Fernando Tarragó, o acordeonista e compositor Renato Fagundes recebeu o ‘Diploma de Honra ao Mérito’. “Apesar de jovem, 21 anos, esse instrumentista é reconhecido pela sua arte no estado e na Argentina e é sinônimo da cultura nativista rio-grandense”, afirmou Tarragó.
Edeli Salgueiro, João Juraci Cantarelli e Mario Hamilton Vilela, os três gaúchos que participaram do primeiro desfile farroupilha registrado, junto a Pedro Coutinho, receberam a láurea da Comissão. Já o troféu “Mulher Gaúcha” foi entregue a Nilda Lopes, pelo seu trabalho na lida de campo, na fundação do Piquete Dino Lopes, na organização de eventos tradicionalistas e demais ações de culto ao tradicionalismo. A homenagem póstuma foi realizada ao músico Júlio Machado da Silva Filho. Na oportunidade, sua irmã, Flora Fagundes Machado recebeu o troféu pela valorização das raízes gaúchas sempre alavancada pelo artista.
 
Gabriela Barcellos

0 comentários: