terça-feira, 19 de setembro de 2017

Começa a campanha de prevenção à tuberculose

Créditos: Thaís Aramburu
A campanha Estadual de Conscientização e Mobilização da Luta contra a Tuberculose começou ontem, 18/9, e vai até a próxima sexta-feira, 22/9. No município, a campanha é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo das atividades dessa semana é de mobilizar as equipes de saúde e a comunidade em geral para a identificação precoce de possíveis portadores da doença e garantir o tratamento oportuno e adequado, quebrando a transmissão de indivíduo para indivíduo, e controlando dessa maneira a incidência da Tuberculose no município.
As atividades iniciaram com uma roda de conversa da Estratégia Saúde da Família (ESF) 19 do bairro João Paulo II. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Luciane Freitas, a tuberculose tem cura se descoberta precocemente. “Uruguaiana tem muitos casos de tuberculose, e nós precisamos diagnosticar precocemente a doença. Por isso que existem essas semanas, já teve uma em março, que foi uma semana nacional, essa de agora foi estadual, e a doença diagnosticada precocemente tem cura. O tratamento é gratuito e a gente pede para as pessoas que tenham tosse seca ou com produção de secreção, febre noturna, febre no final da tarde, emagrecimento, que procurem o serviço de saúde”, explicou. “O exame é gratuito, é feito pelo secretaria de saúde, as pessoas podem procurar as unidades de saúde mais próximas que lá serão orientadas, lá tem os frascos para coleta, e serão muito bem orientadas e acolhidas para que a gente possa fazer esse diagnóstico precoce”, completou.
A programação da semana de prevenção segue com uma roda de conversa na sala de espera do ESF 14, hoje, 19/9, às 9h, com o acadêmico da Unipampa, Carlos Valau. Na quinta-feira, 21/9, às 9h, tem mobilização, juntamente com os agentes de saúde, também na comunidade da ESF 14, onde há um número significativo de casos de Tuberculose. Na próxima segunda, 25/9, às 8h30, também tem roda de conversa na sala de espera da ESF 17.
Concomitante com essas atividades, todas as ESF’s e Unidades Básicas de Saúde estarão desenvolvendo atividades educativas relativas à Tuberculose.


Larissa Vargas

0 comentários: