terça-feira, 19 de setembro de 2017

Preço do arroz se aproxima do menor nível desde setembro de 2015

Os preços do arroz seguem procurando um ponto de suporte para as cotações. Depois de romper os R$ 38 pela saca de 50 quilos do grão em casca, a média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, se aproxima dos R$ 37, menor nível desde setembro de 2015.
Conforme o analista Élcio Bento, essa retração pode ser creditada a um aumento da disponibilidade do produto, pois muitos produtores precisaram ir ao mercado para fazer caixa com o objetivo de quitar os vencimentos de custeio e para investir na safra nova. “Esse aumento da oferta, mesmo que não muito intenso, encontrou uma demanda extremamente retraída”, lembra Bento. Sofrendo pressão dos grandes varejistas, a indústria precisou ajustar seus preços aos níveis de paridade de importação. “Para isso, concentrou-se no beneficiamento de produto de seus armazéns e/ou adquirindo no mercado disponível a preços mais baixos”, pondera.
Ao que tudo indica, destaca o analista, o espaço para a manutenção dessa queda é pequeno. “Isso porque, no mercado internacional as cotações do grão em casca em Chicago seguem firmes e quase 20% acima da média do mercado gaúcho”, ressalta. Isso pode abrir mercado inclusive para arroz em casca gaúcho e, consequente, frear a queda dos preços verificada nas últimas semanas.
Com informações da Safras & Mercado.

0 comentários: