terça-feira, 2 de abril de 2013

Tarso autoriza concurso público para Brigada Militar

O governador Tarso Genro autorizou, nesta terça-feira, 2, a abertura de concurso público para contratação de dois mil soldados para a Brigada Militar. A inclusão dos novos policiais ocorrerá em duas etapas: mil serão incorporados ainda neste ano e o restante até o segundo semestre de 2014.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o edital será publicado nos próximos dias e o novo contingente será distribuído em todo o Estado. "Vamos avaliar o contexto das regiões mais necessitadas, mas todo o Estado receberá novos policiais".

Michels informou também que, em breve, serão contratados mais 700 policiais civis e 1,4 mil agentes para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). "O ingresso desses novos agentes da Susepe é muito importante porque irá liberar cerca de 800 homens da BM que atualmente atuam nos presídios da Região Metropolitana".

A previsão do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, é de que os primeiros mil soldados estejam nas ruas até abril de 2014. "Este é o tempo necessário para a formação, instrução e qualificação desses novos servidores".

Em 2012, o Governo do Estado realizou concurso para ingresso de outros 2.580 soldados. Este efetivo está concluindo o treinamento e deverá estar nas ruas até o final deste mês. No total, serão 4,5 mil policiais incorporados à Brigada Militar até o final de 2014, e 1,5 mil na Polícia Civil. Já a Susepe terá 2,2 mil novos agentes, o que representa mais de 70% efetivo atual.

Vigilância Sanitária fecha uma farmácia na Proficar

Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Uruguaiana intensificou as ações fiscalizadoras às farmácias do município, sendo que uma delas, localizada na Proficar, foi fechada na tarde de ontem. A Farmasul não estava atuando de acordo com as exigências sanitárias e não possuia farmacêutico responsável. Segundo a chefe da Vigilância Sanitária, farmacêutica Raqueli Bitencourt, outras farmácias estão sendo fiscalizadas e a ausência de farmacêuticos é a irregularidade mais comum. Entre as farmácias denúncias, existe uma que atua 24 horas.

Secretária de Saúde assume a missão Incar

O ex-mandatário municipal, Sanchotene Felice, atual presidente do PSDB em Uruguaiana, não é mais o presidente da Comissão encarregada de encontrar uma solução para o Incar. Luiz Augusto Schneider o havia nomeado na última quinta-feira, mas desde o início Felice dava sinais de que não resolveria o problema contestando, inclusive, o prazo estabelecido pelo Prefeito. Ele foi substituído pela secretária de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos.

Na mesma semana da nomeação, Sanchotene esbraveja nas rádios locais seu arrependimento pelo apoio dado à Schneider quando da campanha eleitoral que o conduziu à Prefeitura, dizendo que redigiria uma carta à população uruguaianense desculpando-se pelo apoio dado à Schneider.

A animosidade começou quando o atual Prefeito negou-se a atender um pedido de Felice e que interferiria diretamente na sua administração, de exonerar pelo menos, dois Secretários Municipais considerados por ele, Felice, inaptos aos cargos.