terça-feira, 12 de setembro de 2017

Ed. 2837 - Dívida supera R$ 33 milhões: RGE Sul devolverá o Irga

Veja aqui a edição digital
  1. Basta cumprir a Constituição
  2. Chama
  3. Seminário
  4. Princesas
  5. Pagamento
  6. Curso
  7. Cinema
  8. Desfocar
  9. Focar
  10. Projeto de Lei
  11. Rouxinóis
  12. Bazar
  13. Tapa Buraco
  14. Oficina
  15. Galeto
  16. Show
  17. RGE Sul e Executivo deverão firmar acordo de pagamento
  18. Legislativo autoriza parcelamento de dívida com a Fazenda Nacional
  19. Vereadores aprovam PPA 2018-2021
  20. Aprovada doação de área no Distrito Industrial
  21. Procon divulga pesquisa sobre preços da gasolina na cidade
  22. Bambas da Alegria lança enredo 2018
  23. Brigada prende mais um traficante no Prado das Bicicletas
  24. Deserto do Atacama – além das tradicionais dunas de areia
  25. Luana Piovani batiza os gêmeos, Bem e Liz
  26. Malhação
  27. Novo Mundo
  28. Pega Pega
  29. A Força do Querer
  30. Natallia diz que perdeu papel por não ter muitos seguidores Namorado de Grazi faz viagem longa com a família

Trio preso com arma e pés de maconha após assalto

Três pessoas foram presas em flagrante depois de assaltar uma jovem. As detenções foram feitas pela Brigada Militar, no conjunto habitacional João Paulo II, por volta de 00h30min de domingo, 10/9.
A vítima acionou a Brigada Militar depois de ser abordada por três rapazes, que armados com um revólver a obrigaram a entregar o telefone celular. Ela estava acompanhada de três amigos, que conheciam os acusados e os reconheceram, além de indicar aos policiais onde os mesmos estavam.
Inicialmente os policiais foram levados à casa 10 quadra 15 do loteamento. Lá, encontraram Andrew Augusto Soares Elvino e o adolescente C.E.S.F. de 17 anos. Os dois foram reconhecidos pela vítima. Durante a busca no local os policiais encontraram quatro vasos onde estavam cultivando quatro pés de maconha; uma balança de precisão; um revólver sem tambor e sem marca aparente; uma faca com aproximadamente 30 cm de lâmina; e uma bicicleta marca Houston, aro 26, cor vermelha, 18 marchas usada pelos autores. O menor também estava com um facão com aproximadamente 60 cm de lâmina preso à cintura. Já Andrew admitiu ser o dono das plantas de maconha e da balança. De lá, os policiais, ainda com auxílio das testemunhas, seguiram para a casa nove, quadra 10, onde encontraram Jessi Alexandre Ribeiro da Silva. Ele também foi reconhecido pela vítima do assalto.
Os três foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Jessi e Andrew foram presos em flagrante e o menor apreendido, por roubo, tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.
 
 


Gabriela Barcellos

Quarentões – Espanholão: Boa Vista goleia e assume liderança isolada

O tempo instável do último sábado, 9/9, fez com que os homens do futebol de campo se dividissem na hora de adiar as rodadas dos campeonatos: Quarentões e Cinquenta e Cinco. A rodada dos Quarentões – Espanholão ocorreu com duas partidas, e os Cinquenta e Cinco , teve a rodada toda adiada por causa das pancadas de chuva no decorrer do dia.
No campo do Boa vista se enfrentaram a equipe da casa e o Palmeiras em um ótimo jogo que teve início as 14h, e com isso parte da partida aconteceu com chuva
No segundo tempo, o placar ficou mais equilibrado, e o time do Palmeiras descontou marcando seu gol. Mas a equipe do Boa Vista não sentiu o gol adversário, e marcou o quarto gol, e administrou o resultado favorável até o árbitro dar o apito final. Com a vitória, a equipe do Boa Vista soma 26 pontos e lidera na classificação geral. Ficando assim, praticamente garantida na vaga da final, visto que restam mais três rodadas para terminar a primeira fase. Já a equipe do Palmeiras estacionou na terceira colocação com 19 pontos, e um jogo a mais que a equipe do Guarani, que está na quarta colocação com 18 pontos, e tem um jogo a menos, e enfrenta a equipe do The Friends com 14 pontos.
No segundo jogo, se enfrentaram as duas equipes que já não têm mais chance alguma de classificação para próxima fase. O time do Caçula, que ainda não venceu na competição, e a equipe do Só Os de Fé no campo do Centro Social Urbano, na Vila Ipiranga. Ocorreu um bom jogo, visto que o time do Caçula mesmo não tendo ainda vencido na competição e uma equipe competitiva marca gol quase todas as partidas. No confronto de sábado não foi diferente. Marcou mais um gol, embora tenha sido um placar negativo de Só Os de Fé 2 X 1 Caçula.
Com a derrota, o Caçula permanece na lanterna do campeonato, e o time do Só Os de Fe ocupa a penúltima colocação com seis pontos.
Mesmo com tempo ruim, a equipe do Boa Vista não teve trabalho para marcar três vezes no primeiro tempo, embora o goleiro adversário tenha colaborado para o escore dilatado.

Campeonato juvenil sub-17: Uruguaiana perde em casa para o Brasil de Pelotas


No domingo, 10/9, aconteceu o confronto entre Uruguaiana e Brasil de Pelotas pelo estadual juvenil  sub-17, no estádio Felisberto Fagundes Filho.
O confronto entre Pelotas e Uruguaiana teve um componente extra, visto que três atletas do Brasil são oriundos do Uruguaiana, e com isso tiveram uma torcida de familiares em Uruguaiana.
No primeiro tempo, se teve um bom jogo com chances de gol para ambas as equipes. Com campo pesado, o time do Uruguaiana teve a bola do jogo aos 30 minutos, quando o zagueiro do Pelotas tirou a bola de cima da linha do gol, mesmo não tendo maior volume de jogo, o time de Uruguaiana fez um bom jogo no primeiro tempo.
No segundo tempo, a equipe do Brasil de Pelotas veio com mais volume de jogo, e antes dos dez minutos marcou 1 x 0. Logo em seguida dois atletas foram expulsos após revide em jogo violento, ambas equipes ficaram com um jogador a menos. O Brasil de Pelotas continuou levando mais perigo ao gol adversário, embora a equipe do Uruguaiana ainda tinha chances de empatar a partida. Mas ao invés do empate, o que aconteceu foi mais uma expulsão do jogador do Uruguaiana e o segundo gol foi marcado pelo Brasil de Pelotas aos 35 minutos. Sem forças para reagir, o Uruguaiana teve ainda um jogador com entorse de joelho, que foi encaminhado a Santa Casa. A partida terminou com Uruguaiana 0 X 2 Brasil de Pelotas.
Agora faltam três rodadas para terminar a segunda fase, e o time uruguaianense depende de um milagre para passar para próxima fase, embora ainda tenha dois jogos em casa. Já equipe do Brasil de Pelotas ocupa a vice-liderança, com 12 pontos. O Uruguaiana tem três pontos e ocupa a última colocação do campeonato.

AEU empata fora de casa em jogo equilibrado e com muitos gols


A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) empatou fora de casa contra a equipe ADCH de Salto do Jacuí em 6 x 6 pela 20° rodada da Série Prata. Em um jogo disputadíssimo, a equipe Uruguaianense chegou a perder por dois gols de diferença do mandante da partida, mas conseguiu a recuperação com gols de Cabeça (3), Raphinha (2) e Maicon.
Mesmo não conseguindo a vitória, o time uruguaianense considera sempre um bom resultado conseguir somar pontos fora de casa. Outro fator marcante na partida e que prejudicou a equipe da Fronteira, foram os erros gritantes da arbitragem que claramente favoreceu a equipe da casa.
Os atletas da AEU se reapresentaram na segunda-feira para começar a preparação para mais uma partida importante, dessa vez contra ASSAF de Santa Cruz. A próxima partida da Uruguaianense tem data marcada para esse sábado, 16/9, às 20h, no Ginásio Municipal de Uruguaiana.
Com informações da Agência Treszero/Assessoria AEU​.

Evento de artes marciais tem data transferida

O evento “Open Fight – amostra de lutas”, promovido pela ONG Projeto União (OPU) foi transferido para o próximo sábado 16/9. O evento que ocorreria no último dia 9/9, teve que ser adiado devido ao mau tempo. O “Open Fight” vai contar com quatro modalidades de artes marciais: capoeira, boxe, jiu jitsu e muay thai. As lutas ocorrem em frente à Escola Moacyr Ramos Martins, às 15h do próximo sábado 16/9.
Projeto
O OPU é coordenado pelo trio William Munhoz da Rosa, Rafael Rosa dos Santos e João Pedro da Silva, e conta com a ajuda de mais outras cinco pessoas que fazem parte do projeto.
O projeto foi registrado como ONG em junho deste ano, mas existe desde o ano passado, e oferece aulas de boxe e futebol para crianças e adolescentes entre nove e 16 anos, no bairro União das Vilas. Estudantes de outras escolas da cidade também podem fazer parte do projeto, que atualmente beneficia cerca de 80 alunos. As aulas ocorrem no Complexo Escolar Elvira Ceratti (Caic). As aulas de boxe ocorrem nas terças, das 18h30 às 20h, e nos sábados, das 9h às 12h, quando a escola não está dando aulas de reforço.

No retorno de Becha e Souza, Celemaster vence Malgi

Créditos: Agência TRESZERO
A Celemaster conquistou mais uma vitória no último sábado, 9/9, contra a equipe de Pelotas, Malgi, pela 17º rodada do Campeonato Estadual Adulto de Futsal Feminino.
O jogo já prometia ser emocionante com a volta de Dani Souza, liberada durante a semana pelo departamento médico, quando no sábado Dr. Paulo Kleinübing, médico da Celemaster, comunicou que a artilheira Becha também já tinha condições de entrar em quadra. Becha e Souza são duas peças fundamentais para a equipe, tanto por suas qualidades, quanto pela experiência e liderança que exercem frente a Celemaster.
Usando tala e com proteção no braço, logo no aquecimento Becha precisou ser liberada pela arbitragem, realizando uma avaliação que identificaria suas condições de jogo e se a atleta tinha reais condições de ir para a partida e após os testes foi totalmente autorizada a entrar em quadra.
Ambas iniciaram a partida no banco de reservas, mas ainda no primeiro tempo foram chamadas pelo técnico André. A dupla se sentiu à vontade em quadra e mesmo não estando 100% fisicamente teve um bom desempenho e a artilheira Becha marcou seu primeiro gol após o acidente.
Com a vitória da última rodada pelo placar de 6 x 3, e gols de Duda(1), Jaque(2), Juliana(1), Dani(1) e Becha(1), o time uruguaianense continua invicto no campeonato e em primeiro lugar absoluto na tabela.
O próximo desafio agora, é fora de casa e contra uma das melhores equipes do estado, no próximo final de semana a Celemaster enfrenta a ACBF em Carlos Barbosa pela 18° rodada.
Com informações da Agência Treszero/Assessoria ​Celemaster​.

Abertas as inscrições para o concurso da corte do carnaval 2018

Créditos: Francisco Leal/JC
Ontem, 11/9, a produtora do carnaval de Uruguaiana, Bah Entretenimento, abriu as inscrições para os cargos da Corte Oficial 2018. A eleição da Corte será realizada no dia 22/10, no Ginásio Municipal.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 15/10, no escritório da produtora, onde está localizada a Loja do Carnaval, na Estação Rodoviária, nos seguintes dias e horários: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A inscrição é gratuita.
Novidades
Uma das novidades neste ano fica por conta da premiação para Rainha, Princesas e Rei Momo, bem como a possibilidade de qualquer empresa interessada, inscrever candidatos. Poderão participar candidatos indicados pelas escolas de samba do 1° Grupo, Grupo de Acesso e do 2° Grupo. Para o próximo ano, outra novidade: estão autorizados à realizar inscrições os Clubes Sociais devidamente estabelecidos e regularizados em Uruguaiana, bem como ONGS e empresas.
Os eleitos terão a responsabilidade de assumir o compromisso de divulgação do Carnaval 2018 de Uruguaiana em eventos pelo Município, Estado, País, bem como alguns eventos internacionais. E claro, marcar presença nos eventos oficiais das escolas de samba da cidade, Associação das Escolas de Samba do Primeiro Grupo (Asesgru) e Bah Entretenimento.
Premiação
Aos eleitos serão destinados alguns prêmios. Além de receber ajuda de custo para manter-se durante o período até o carnaval, cada integrante da Corte Oficial receberá a seguinte a premiação:
Rainha - Uma Moto 0km
1ª e 2ª Princesas - um iPhone 7 para cada
Rei Momo - valor em dinheiro
O carnaval fora de época de Uruguaiana acontece nos dias 1, 2 e 3 de março de 2018. 

Francisco Leal

Uruguaiana sediou reunião do Consórcio do Pampa Gaúcho

A 9ª Assembleia Geral do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho ocorreu em Uruguaiana. O encontro reuniu os prefeitos de Barra do Quaraí, Iad Choli; Prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, vice-prefeito de Manoel Viana, José Luíz Rosso, além do prefeito Ronnie Mello (PP). Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Tarragó (PSD) e a procuradora do Trabalho Martha Kruse, além de secretários municipais.
O encontro foi coordenado pelo secretário Executivo, Dudu Colombo, o idealizador do Consórcio. O primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário de Fazenda de Uruguaiana, Valdir Venes, que apresentou um panorama da situação das finanças públicas do município no dia 1º de janeiro, deste ano, a fim de que os presentes conhecessem a realidade da cidade e o que já foi implementado para melhorar a situação financeira do município.
Entre os assuntos debatidos pelos presentes estiveram: licitação para contratação de serviços de implantação e manutenção de software; licitação para aquisição de equipamentos de informática e de escritório; curso de elaboração de projetos em São Gabriel, oferecido pela Unipampa (apresentado pelo diretor de assuntos de Relações Internacionais da Unipampa, Helvio Reck e pelo diretor do campus Uruguaiana, Marcus Querol); ampliação das compras compartilhadas, calendário das próximas assembleias gerais, além de assuntos gerais.
Formado por municípios da região da fronteira oeste e campanha, o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho foi criado para facilitar o atendimento às demandas dos municípios da região. Nos assuntos que são de interesse comum entre os municípios que o integram, os pedidos são realizados por meio do Consórcio, o que dá mais força aos pedidos.
Além de Uruguaiana, fazem parte os municípios de Alegrete, Itaqui, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Vila Nova do Sul.

Adolescente apreendido depois de agredir menor em tentativa de assalto

Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante depois de tentar assaltar uma menina de 17 anos, na tarde de sábado, 9/9, na Travessa Francisco Martins Bastos, próximo às capelas da Funerária Angelus.
Acompanhado de outro indivíduo, o menor abordou a jovem e chegou a agredi-la com puxões de cabelo e ainda torceu seu pulso, a fim de a obrigar a entregar o telefone. Populares, que viram a cena tentaram intervir, o que fez com que os dois bandidos fugissem.
Um motorista que passava pelo local e não foi identificado até o momento atropelou o menor, derrubando-o ao chão, o que possibilitou que o mesmo fosse detido por populares, que acionaram a Brigada Militar. Por conta do atropelamento, ele foi encaminhado ao pronto socorro municipal com ferimentos leves e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Na DP, o adolescente foi reconhecido pela vítima como um dos autores. Já o outro bandido, que conseguiu fugir, foi identificado, por meio de fotografia, como sendo Leonardo Casabuena Rodrigues, 18 anos.

Gabriela Barcellos

Refis atendeu cerca de cinco mil pessoas

Créditos: Francisco Leal/JC
Durante a campanha do Programa de Regularização Fiscal (Refis) foram atendidas 5.564 pessoas durante o período de 1º de Junho a 29 de Agosto. Foram negociados R$ 4.514.967,69, sendo que desse valor R$ 1.265.004,22 foi pago à vista. O Refis é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). O objetivo do Refis é oportunizar que os inadimplentes com o município possam quitar suas dívidas através de diversas formas de pagamento.

AL fará audiência pública sobre curso de medicina na Argentina

Uma das opções mais lembradas para estudantes brasileiros na área de medicina na região é a faculdade Fundación Hector Barceló, em Santo Tomé, fronteira com São Borja. A situação dos estudantes brasileiros que estudam na instituição será tema de audiência pública.
A ação é uma iniciativa da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa (AL), e acontece na quinta-feira, 14/9. O objetivo principal é debater a situação dos estudantes brasileiros de ensino superior, matriculados na Faculdade de Medicina da Fundación Hector Barceló, atraídos pela baixa mensalidade e uma menor concorrência por vagas em relação às instituições brasileiras de ensino.
A audiência ocorrerá na Câmara de Vereadores de São Borja, a partir das 19h, com conduzida pelo deputado Frederico Antunes (PP), presidente da Comissão. O evento foi solicitado pelo deputado Gilmar Sossella (PDT).

Gabriela Barcellos

Porto Alegre sediará congressos de Direito Homoafetivo

Pela primeira vez, Porto Alegre sediará a edição do Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Direito Homoafetivo, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O primeiro está em sua terceira edição e o segundo na sétima.
A programação ocorrerá entre os dias 27 e 29 e é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) por meio da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS (CEDSG). O evento é aberto ao público e também integra a Conferência estadual da Advocacia da OAB/RS, que ocorre nos dias 28 e 29 de setembro no Plaza São Rafael, também na capital.
De acordo com o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero, Leonardo Vaz, o Congresso tem como objetivo ampliar a discussão sobre questões de reconhecimento de direitos e necessidades de legislações referentes à diversidade sexual. O evento é multidisciplinar, e terá a presença de profissionais das áreas de medicina, da psicologia e da pedagogia: “Vamos ter diversas temáticas como direitos LGBTI, retificação do nome, adoção, casamento homoafetivo, discriminação no mercado de trabalho, intersexualidade e seus aspectos médicos e jurídicos, criminalização da LGBTIfobia, além de outras questões que envolvem a esfera legislativa”, disse. “Esse é momento de compartilharmos ideias e discutirmos assuntos importantes para a cidadania. A nossa sociedade é preconceituosa, e as pessoas não estão pedagogicamente abertas a respeitar o próximo e as suas escolhas. O nosso Congresso está aí para discutir e acolher essas pessoas e esses temas que são do nosso dia a dia”, diz Vaz.
Está confirmada a presença de juristas da Argentina e do Uruguai e as mesas temáticas terão espaço para que o público possa questionar e esclarecer dúvidas. Ao término do evento, será lida a carta final do Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e Gênero da OAB, que irá documentar as deliberações de interesse à diversidade sexual. As inscrições para o Congresso devem ser realizadas pelo Portal do Aluno da ESA. Confirma abaixo a programação completa.

27.09
13:30 – Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e Gênero da OAB (evento restrito para integrantes das Comissões) – Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul – Rua Washington Luis, nº. 1110, 14º andar, Bairro Centro Histórico;
17h – Credenciamento – Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa do Estado – Local: Praça Marechal Deodoro, nº. 101, Bairro Centro Histórico;
19h – Solenidade de Abertura (Composição da mesa: Dr. Leonardo Vaz, Dra. Maria Berenice Dias, Dr. Cláudio Lamachia, Sra. Marina Reidel, Sr. José Ivo Sartori, Dra. Rosane Marques Ramos, Dra. Rosângela Herzer, Desembargador Luis Felipe Difini e Deputado Estatual Edegar Pretto).
Palestra Magna: Os Avanços do Poder Judiciário frente aos Direitos da População LGBTI (palestrante: Dra. Maria Berenice Dias (ex-desembargadora e Presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB) e Dr. José Carlos Teixeira Giorgis (ex-desembargadores e advogado);
 21h – Apresentação cultural (Valéria Houston)

28.09
8h - Credenciamento
9h às 10h15m – Palestra: ‘A Intersexualidade e seus aspectos médicos e jurídicos’ – Palestrantes: Dra. Fernanda Barreto (advogada), Dr. Nilo Jorge Carvalho Leão Barreto (médico-cirurgião) e Sr. Rogério Horta (psiquiatra).
10h30m às 12h – Palestra: ‘Cidadania, Direitos Humanos, Liberdades Individuais e a População LGBTI’ – Palestrantes: Sra. Miguelina Vecchio (militante de Direitos Humanos e Gênero) e Dr. Federico Godoy (advogado e co-Presidente do LGBTI Law Committee do IBA – International Bar Association).
13h30m às 15h – Palestra: ‘Os Transtornos de Identidade de Gênero e o Direito’ – Palestrantes: Dr. Ângelo Brandelli Costa (psicólogo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre), Dr. Tiago Rosito (médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre) e Dra. Marta Oppermann (advogada especialista em direito de família e direito homoafetivo).
 15h às 16h30m – Palestra: ‘O Mercado de Trabalho e a Discriminação à população LGBTI - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos’ – Palestrantes: Dra. Aline Maria Homrich Schneider Conzatti (Procuradora do Trabalho), Dra. Márcia Medeiros de Farias (Procuradora do Trabalho), Sra. Ana Naiara Malavolta (servidora do TRT/4 e integrante da Marcha Mundial das Mulheres), Sr. Filipe Roloff (Coordenador Nacional do Pride da SAP) e Dr. Marcelo Gallego (advogado e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/SP – Subsecção Jabaquara).
16h45m às 18h – Palestra: ‘A criminalização da LGBTIfobia’ – Palestrante: Paulo Iotti (advogado e jurista – a confirmar) e Sr. Federico Graña (Director de la Dirección Nacional de Promoción Sociocultural del Ministerio de Desarrollo Social – a confirmar).
 18h – Apresentação cultural

29.09
14h – Apresentação dos trabalhos científicos do Congresso de Direito Homoafetivo dentro da Conferência Estadual da Advocacia.
17h – Encerramento do III Congresso Internacional E IV Nacional de Direito Homoafetivo dentro da Conferência Estadual da Advocacia com a palestra ‘A importância da OAB na garantia dos direitos humanos da população LGBTI’, a cargo da Dra. Maria Berenice Dias.
19h – Solenidade de encerramento da Conferência Estadual da Advocacia
22h – Festa de encerramento do Congresso de Direito Homoafetivo no Bar Ocidente.

Gabriela Barcellos

Delegado Adriano Linhares é oficialmente transferido

O delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues não é mais o titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) em Uruguaiana.
Linhares já estava atuando fora da cidade desde agosto do ano passado, quando foi chamado para coordenar a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil, que atua em todo o Estado. Ainda assim, continuava lotado na Defrec, com possibilidade de retorno às atividades no município. A remoção formal, porém, ocorreu no final de agosto e Linhares agora integra a Polícia Civil em Caxias do Sul. Neste período, a Defrec foi comandada interinamente pela delegada Caroline Huber (de agosto de 2016 a fevereiro deste ano) e pelo delegado Enio Tassi (de fevereiro até agora).
Em pouco mais de um ano em Uruguaiana, Linhares foi responsável por mais de cem prisões – entre temporárias e preventivas e autuações em flagrante – especialmente por tráfico de entorpecentes. Entre as ações de destaque, Linhares também esteve a frente da identificação e prisão da quadrilha responsável pela tentativa de assalto a agência local do Banco Itaú (dez pessoas foram presas) e identificação e prisão dos envolvidos no furto de uma carga de 25 toneladas de queijo, avaliada em R$ 600 mil, e ainda a recuperação da mercadoria em um estabelecimento comercial local.
Ainda não há previsão quanto a vinda de mais um delegado para o município, seja para substituir Linhares na Defrec, ou assumir quaisquer das delegacias locais. De acordo com o delegado regional, Juliano Aguiar de Carvalho, esta é uma prioridade para a Delegacia Regional e as tratativas para a vinda de um profissional já estão em andamento. Ele diz ainda que a remoção formal de Linhares reforça a necessidade e os argumentos para a vinda de um novo profissional. “O delegado Adriano ainda estava lotado em Uruguaiana e havia a possibilidade de retornar à Defrec. Sua remoção formal, dá força a necessidade da vinda de outro profissional. Agora, são oficialmente somente três delegados em Uruguaiana. Estamos buscando com urgência suprir esse déficit”, explica Carvalho.
Até que um novo profissional chegue à cidade, Uruguaiana conta com a delegada Alessandra Xavier de Siqueira, titular da 2ª Delegacia de Polícia e que responde ainda pela 1ª Delegacia de Polícia; delegada Caroline Huber, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que também atende à Barra do Quaraí; e delegado Enio Tassi, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que continuará respondendo também pela Defrec. Os três profissionais ainda se revezam em regime de sobreaviso para atender as ocorrências do plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) durante a noite. Já os procedimentos ordinários da DPPA estão aos cuidados do delegado Peterson Benitez, lotado em Alegrete.

Gabriela Barcellos

Deputados podem votar hoje mudanças no sistema eleitoral e criação de fundo público

O Plenário da Câmara dos Deputados pode retomar hoje, 12/9, a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema para eleição de deputados e vereadores e cria um fundo público para o financiamento das eleições.
Até o início da votação, os deputados vão tentar fechar um acordo para analisar pelo menos o texto básico da proposta, com eventuais destaques para depois. Há sessões subsequentes marcadas a partir das 13h55min de hoje. Dependendo da negociação, essa PEC pode continuar em votação amanhã, 13/9.
Também está na pauta a proposta que altera as regras sobre coligações partidárias nas eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para acesso a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito de rádio e TV. Há acordo para que a votação da PEC 282, cujo texto-base já foi aprovado em primeiro turno, só ocorra após a conclusão da análise sobre sistema eleitoral e financiamento de campanhas (PEC 77).
A decisão sobre o sistema eleitoral terá prioridade porque influencia diretamente as regras sobre coligações: por exemplo, se for aprovado o chamado “distritão”, que é a eleição pelo sistema majoritário de deputados e vereadores em 2018 e 2020, o sistema de coligações não afeta a distribuição das cadeiras. Por outro lado, se as mudanças forem rejeitadas e ficar mantido o sistema proporcional atual, as regras para as coligações são determinantes para o resultado.

Gabriela Barcellos

Ações de valorização à vida marcam programação do Setembro Amarelo


O Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do tema no Brasil e no mundo. A campanha ocorre desde 2014 e tem como símbolo o laço amarelo.
Tendo em vista o alto número de suicídios na cidade em 2017 (18 casos), a Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), coordenada pela Secretária Thaís Aramburu, realizou uma programação em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV) e entidades locais, focada em atividades de promoção de qualidade de vida, proteção, de recuperação da saúde.
No próximo sábado, 16/9, vai acontecer um curso de capacitação para voluntários que serão qualificados para atender, em Uruguaiana, as ligações recebidas pelo telefone 188, destinado à pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

Confira a programação que vai acontecer no decorrer deste mês:

12/9 - Terça-feira
Corrida participativa, caminhada, passeio ciclístico
Local de saída e chegada: Praça Barão do Rio Branco (em frente à Catedral)
Horário: 19h30
Inscrições: Modapé, Uninter e Academia Athletica
Será arrecadado material de higiene e limpeza para ser doado à Apae Uruguaiana
Organização: Sesc Uruguaiana
Sujeito à alteração de data em caso de mau tempo.

14/9 - Quinta-feira
Palestra no Instituto Federal Farroupilha durante manhã e tarde

16/9 - Sábado
Treinamento de Capacitação dos Voluntários do CVV
Horário: das 9h às 18h
Local: Lions Clube
Organização: CVV

21/9 - Quinta-feira
Distribuição de folders alusivos ao Setembro Amarelo no Terminal de Ônibus pelos alunos da enfermagem do Senac
Horário: 19h
Organização: Senac Uruguaiana

24/9 - Domingo
Ação de encerramento do Setembro Amarelo
Local: Parque Dom Pedro II (Parcão)
Horário: a partir das 10h
Organização: CVV e Prefeitura Municipal de Uruguaiana
Sujeito à alteração de data em caso de mau tempo.

Larissa Vargas

MPT impede participação de menores de 16 anos em seleções para modelo

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Decisão abrange todo Rio Grande do Sul em eventos da Dilson Stein New Models, empresa de Horizontina com atuação em vários municípios gaúchos; descumprimento de liminar resultou na condenação de R$ 1 milhão (valor provisório)
A empresa Stein Organização de Eventos Ltda (de nome fantasia Dilson Stein New Models) e o empresário Dilson Luiz Jung Stein não podem permitir a participação de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos em quaisquer dos seus eventos, visando à seleção e posterior intermediação de mão de obra. A decisão é do juiz do Trabalho substituto da 2ª Vara do Trabalho uruguaianense, Marcos Rafael Pereira Pizino, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana. A decisão, tomada na sexta-feira, 8/9, é válida para todo Rio Grande do Sul e confirmou liminar concedida em 1º de março, quando a tutela abrangia eventos que seriam realizados em Alegrete (em três de março) e em Uruguaiana (em cinco de março).
Conforme a procuradora do Trabalho Martha Kruse, a empresa também está proibida de divulgar em jornal impresso, rádio, televisão, sites na internet ou redes sociais eventos de seleção e intermediação de mão de obra, com público-alvo de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos. Por fim, deve se abster de cobrar valores dos candidatos às vagas de modelo, em qualquer das fases da seleção. O descumprimento de quaisquer das determinações implicará aplicação de multa diária de R$ 10 mil por item descumprido.
O juiz Marcos Rafael Pereira Pizino, determinou, ainda, que o MPT, por ocasião da liquidação da sentença, indique o destinatário das penalidades acima aplicadas. Caso contrário, a quantia obtida na ACP será destinada ao Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (Cacau) e à ONG S.O.S. Mulher, em partes iguais. A decisão tem alcance em todo Rio Grande do Sul.
O magistrado concluiu, também, que os réus não cumpriram os termos da tutela de urgência concedida ao MPT em março, que eram, basicamente, os mesmos da sentença. Assim, o Juiz manteve a multa diária aplicada de R$ 10 mil por criança e adolescente com idade menor do que 16 anos que foram orientados a participar de seleção virtual. “Para a apuração do montante devido, deverá ser observado que a testemunha Luiz Felipe de Carvalho Larré presenciou a orientação sendo dada a cinco famílias”, lembrou Pizino. Manteve, ainda, as multas astreintes aplicadas pela divulgação de seleção com público-alvo composto por crianças e adolescentes, inclusive com idade inferior a 16 anos, e pela cobrança de valores na terceira e quarta fase da seleção, no valor de R$ 10 mil por dia, cada uma delas. Para a apuração do montante devido, deverá ser observado o período entre a ciência da decisão que concedeu a tutela de urgência e a data da sentença (em torno de 150 dias). As custas pelos réus, calculadas sobre o valor arbitrado provisoriamente à condenação, é de R$ 1 milhão.

Entenda o caso


Os réus divulgaram em rede social e na internet a realização de eventos de seleção de modelos, de oito a 25 anos, em Alegrete e em Uruguaiana. Os eventos visavam encaminhar aprovados a agências de modelos para posterior trabalho específico. O fato caracteriza intermediação de mão de obra. Crianças e adolescentes serem selecionadas para permanecerem à disposição de agências, não definidas e especificadas, pode lhes causar efeitos negativos e prejudiciais, dentre os quais, inviabilizar fiscalização prévia dos locais e dos horários em que serão exercidos os trabalhados. Também impossibilita cumprimento da exigência de autorização individual para cada trabalho, aumenta desproporcionalmente a oferta de crianças e adolescentes no mercado de modelagem, levando-os à coisificação, e dificulta a identificação dos responsáveis pelo descumprimento da legislação trabalhista.
Os réus cobravam valores das crianças e adolescentes, pretendentes ao emprego, motivo pelo qual auferiram lucro com a intermediação de mão de obra infantil, o que é vedado pela Convenção 181 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O MPT postulou a concessão de tutela de urgência para que não fosse permitida a participação de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos nos eventos e para que não fosse permitida cobrança de valores dos candidatos às vagas de modelo. Também foi solicitado que não fosse permitida participação de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos em qualquer evento realizado pelos réus e não fosse permitida divulgação de eventos de seleção e intermediação de mão de obra tendo como público alvo crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.

Madrugada registra briga generalizada frente à boate

Créditos: Francisco Leal/JC
Por volta das 5h de domingo, 10/9, uma briga generalizada tomou conta da calçada frente ao Havana Clube, na Rua XV de Novembro. Depois de ser expulso do clube pela equipe de segurança – justamente por brigar no interior da casa noturna –, um grupo de jovens entrou em conflito com um grupo que estava do lado de fora.
Inicialmente, a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) atendeu a ocorrência, com uma viatura e três guardas para cerca de 30 pessoas que participavam da briga, e foram recebidos com garrafadas e pedradas. Logo depois, os seguranças do clube acabaram acionando a Brigada Militar.
A BM também não teve boa recepção, sendo necessário chamar reforço. A confusão somente cessou com uso de técnicas para dispersar a multidão. Foram efetuados disparos com munição antimotim e uma pessoa foi conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito registro por desordem e vandalismo, isso porque parte da fachada da boate foi danificada pelos vândalos. O rapaz encaminhado à DP também se apresentou com a carteira de identidade do irmão gêmeo, mas foi descoberto.

Gabriela Barcellos

Câmara analisa doação de área para grupo empresarial

Tramita na Câmara de Vereadores projeto de lei para doação de área no distrito industrial, para o Grupo Empresarial Econômico Uruguaiana, formado por três empresas ligadas ao empresário Meireles Alves Moresco, até o momento o único empresário interessado em investir em Uruguaiana.
De acordo com o projeto, trata-se de uma área 2 079,60m², onde o Grupo instalará um Centro de Distribuição de Alimentos, com infraestrutura própria para comercialização de gêneros alimentícios, tais como: hortifrutigranjeiros, carnes, produtos lácticos, alimentos secos e embutidos, de acordo com projeto de execução a ser apresentado e aprovado pelo Município em cumprimento à legislação vigente.
O projeto proíbe a transferência do imóvel para terceiros, a qualquer título ou pretexto, bem como de sua utilização em atividades alheias às estabelecidas no artigo anterior, sob pena de reversão imediata da área e benfeitorias ao patrimônio público municipal, sem qualquer indenização ou ressarcimento por parte do Município. A reversão também poderá ocorrer caso: I) o início das obras não ocorra em até doze meses da vigência da Lei; II) as obras permaneçam inconclusas por período de doze meses ou a produção permaneça desativada por igual período; III) por descumprimento da finalidade a que se destina.
Ao justificar o projeto, o Executivo destacou as expectativas de incrementos à receita municipal e a geração de novos empregos diretos e indiretos, “visto que o Grupo direciona suas atividades ao fornecimento de gêneros alimentícios, através de licitação de órgãos governamentais, trazendo com isso importante acréscimo na receita de impostos para o Município”. Além do mais, tem a perspectiva de geração de 34 empregos diretos e 108 empregos indiretos, tão logo sejam concluídas as obras da infraestrutura própria para comercialização de gêneros alimentícios, tais como: hortifrutigranjeiros, carnes, produtos lácticos, alimentos secos e embutidos, de acordo com projeto de execução a ser apresentado e aprovado pelo Município em cumprimento à legislação vigente.
O projeto ainda está em tramitação nas comissões técnicas da Câmara de Vereadores, mas as obras já iniciaram, embora o falte infraestrutura ao local, como esgoto e iluminação pública.
De acordo com o secretário de Governo, Paulo Fossari, a área já foi destinada aos investidores pelo prefeito Ronnie Mello (PP), através de um decreto de concessão de uso. Tal decreto não foi publicado no site da Prefeitura Municipal. Procurado pelo jornal CIDADE, o secretário Fossari encaminhou à redação o decreto 399/2017, também não publicado no site da Prefeitura, que concede permissão de uso de uma outra área cedida à Pampapel, já instalada no Distrito Industrial e da qual também figura como sócio o mesmo empresário Meireles Moresco.
Procurado, até o fechamento da edição Moresco não retornou contato à reportagem do CIDADE.

Gabriela Barcellos

Campanha de Multivacinação começou ontem

Créditos: Francisco Leal/JC
Começou ontem, 11/9, e vai até 22/9, a Campanha de Multivacinação em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
O objetivo da Campanha é atualizar a situação das vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Serão oferecidas as vacinas de rotina, que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, com a finalidade de melhorar a cobertura e otimizar a logística dos serviços de saúde, buscando resgatar a população não vacinada e/ou com a vacinação incompleta.
Todas as unidades de saúde do município estarão participando, entre os dias 11 e 22/9, da Campanha de Multivacinação, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, sendo que a Sala de Vacina Central, localizada no Centro de Saúde, funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.
O Dia Nacional de Divulgação e Mobilização Nacional (Dia D), acontecerá no próximo sábado, 16/9, data em que as unidades estarão abertas das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Larissa Vargas

Ed. 2836 - Painel

Reunião
As coordenações das paróquias de Uruguaiana se reuniram na cidade, no último sábado, 9/9, para avaliar tratar vários assuntos, entre eles avaliar o processo da Catequese de Inspiração Catecumenal, refletir sobre a nova Catequese Batismal, pensar sobre aspectos missionários nas paróquias e acerca da Pastoral do Dízimo.


Samba
Alcione, a “Marrom”, fará show em Uruguaiana no dia 23/9, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A venda dos ingressos acontece na loja Gui Fri, Centro do Vídeo, Empório Quinze, Jr. Empório de Bebidas. Os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, por meio do site www.bahentretenimento.com.br. Mais informações pelo telefone (53) 98128-9028.

Show
Zeca Pagodinho fará show em Uruguaiana no dia 18/11, às 20h, no Estádio Ferro Carril. Pontos de venda de ingresso: em Uruguaiana na Loja Guifri, Centro do vídeo, Empório Quinze, Empório JR e na loja do Carnaval na rodoviária, e em Paso de Los Libres na Goli Vinoteca. Ou pelo site www.bahentretenimento.com.br. Mais informações pelo 053 98128-9028. 

Solidariedade
No feriado de sete de setembro, a Pastoral Social do Carmo, foi dar incentivo as crianças e jovens dos projetos sociais do João Paulo II. O projeto SER (Saúde, Esporte e Recreação), coordenado pelo professor Paulo Quirino, projeto Dançarte, coordenado pelo grupo de mães Mulheres Guerreiras do JP II e o projeto da Capoeira, coordenado pelo professor Marcos Soares, contam com o apoio da Paróquia. Para o desfile, foi feita doação de malhas e meias para o projeto da dança.


Palestra
No próximo sábado, 16/9, às 10h, no Teatro Municipal, ocorre a Palestra Motivacional “Superação sem Limites”, com o paratleta Denilson Souza. O santamariense praticante de várias modalidades de esportes adaptados aos cadeirantes, entre elas: Bocha, Basquete, Handebol, Canoagem, Ciclismo, Corrida de Rua e outras. Ele virá palestrar gratuitamente em Uruguaiana, contando sua história de vida e independência como deficiente físico. Denilson também tratá cinco modelos de cadeiras de rodas diferentes para exposição e experimentação, duas cadeiras de rodas específicas de competição de basquete, duas handbikes, e uma cadeira de corrida especial para carregar a pessoa com deficiência na frente. Mais informações pelo telefone 99144-1730 (Renata Saldanha Rieefel).

Gênero
Ocorre no dia 23/10, na Unipampa, campus Uruguaiana o “IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação”. O seminário tem como temática os avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades. O evento tem como objetivo propiciar um espaço-tempo para que os/as profissionais da educação e acadêmicos/as possam discutir, partilhar e construir conhecimentos sobre as questões relacionadas aos corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais no contexto atual. A estrutura do evento contempla mesas temáticas, apresentação de trabalhos/relatos e atividades culturais.

UFSM
Começaram ontem, 10/9, as inscrições para o processo seletivo do Colégio Politécnico e do Colégio Industrial (Ctism) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A taxa de inscrição custa R$ 50 e as inscrições vão até o dia 7/11, pelo site da Coperves. Os interessados em cursar o Ensino Médio ou Ensino Técnico nos colégios Politécnico e Industrial devem participar da prova que será realizada no dia 3/12. Para os cursos técnicos subsequentes são 505 vagas no Politécnico e 224 no Ctism. Para o Ensino Médio são ofertas 35 vagas para o Politécnico e 75 no Ctism. As provas serão aplicadas de manhã, das 8h às 12h, para os candidatos a uma vaga no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e à tarde para Cursos Técnicos Subsequentes.

Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Uruguaiana, recebeu semana passada as doações de alimentos do SESC, resultado da arrecadação promovida pelo grupo Anime, que promoveu um evento em prol da instituição no final de agosto.


Investidor
O empresário Meireles Alves Moresco está fazendo jus a distinção de cidadão hemérito de Uruguaiana, proposta pelo então vereador Marcelo Lemos, atual presidente do PDT. Precisamos de mais cidadãos assim.

Assembleia
A Prefeitura de Uruguaiana sediou na última sexta-feira, 8/9, a nona Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa). Entre os assuntos debatidos pelos presentes estiveram: licitação para contratação de serviços de implantação e manutenção de software; licitação para aquisição de equipamentos de informática e de escritório; curso de elaboração de projetos em São Gabriel, oferecido pela Unipampa (apresentado pelo diretor de assuntos de Relações Internacionais da Unipampa, Helvio Reck e pelo diretor da Unipampa Uruguaiana, Marcus Querol); ampliação das compras compartilhadas, calendário das próximas Assembleias Gerais, além de assuntos gerais.


Princesas
Na semana passada, as meninas do projeto “4º Baile das Princesas”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), participaram da oficina de criação literária “Palavra Acesa” com a escritora Valéria Surreaux. Na oportunidade, criaram contos e aprenderam algumas técnicas de escrita criativa.