sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Ed. 2831 - Menina estuprada pelo tio

Leia a edição digital aqui
  1. Janela de oportunidade
  2. Sebrae
  3. Galeto
  4. Agenda
  5. Dia Verde e Amarelo
  6. Basquete I
  7. Doces
  8. Desfile
  9. Literatura
  10. AEU
  11. Festival
  12. Carros
  13. Basquete II
  14. Feira
  15. Artesanato
  16. Rústica
  17. Passeio
  18. Feijoada
  19. Liga da Primavera
  20. Bingo
  21. Que escola I
  22. Que escola II
  23. Que escola III
  24. Show
  25. Ensino
  26. Declaração de utilidade pública da CDL pode ser vetada
  27. Livramento poderá ter rota de vinhos
  28. Famurs realiza assembleia geral de prefeitos
  29. Comissão aprova isenção de PIS/Pasep e Cofins sobre o diesel para três setores
  30. Semana da Pátria começa com acendimento do Fogo Simbólico
  31. Agilização do fluxo de veículos na Ponte Internacional é tema de reunião
  32. 13ª Feira de Novilhas e Ventres Selecionados termina com pista limpa
  33. Cavalos são destaque pela 1ª vez no espaço da Emater
  34. Palestra aborda controle de carrapatos e Tristeza Parasitária Bovina
  35. DPCA investiga estupro na antiga Santa Casa
  36. Dupla presa por furto qualificado na região do Porto Seco
  37. Sartori cria delegacias especializadas em crimes rurais
  38. Suspeito de estupro sofre tentativa de linchamento
  39. Mais respeito
  40. Enade revela que instituições federais superam as particulares
  41. Lançado o projeto
  42. “A União Faz a Vida”
  43. Escola Livre de Belas Artes está com inscrições abertas
  44. Evento de artes marciais vai promover integração no esporte
  45. Rústica Verde Amarela acontece amanhã
  46. AEU enfrenta líder do estadual pela 19º rodada
  47. Verdades e mentiras sobre hidratação
  48. Taís Araújo posa nua sem retoques
  49. Anitta empata com Marquezine no número de seguidores do Instagram
  50. Malhação
  51. Novo Mundo
  52. Pega Pega
  53. A Força do Querer
  54. Thaila Ayala está solteira e nega namoro com Renato Góes

Ed. 2830 - Painel

Jantar
Ocorre hoje, 1/9, às 20h30, um jantar de confraternização promovido pela Paróquia do Carmo. Os ingressos custam R$ 20 e o cardápio será composto por massas, carne com molho e saladas. O jantar vai ocorrer no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Aapecan
Na tarde da última quarta-feira, 30/8, aconteceu na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Uruguaiana (Aapecan) mais um encontro do “Grupo de Apoio Esperança”. O encontro acontece todas as quartas-feiras, às 14h30.

Cinema
A 2ª Mostra Sesc de Cinema já está com inscrições abertas. Os uruguaianenses que desejarem participar devem enviar seus trabalhos até 1/10. Podem ser inscritas produções audiovisuais de longa e curta metragem. A Mostra tem como objetivo contribuir para a difusão da produção cinematográfica brasileira. Para inscrições e informações sobre o edital, acesse www.sesc.com.br/mostradecinema. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984, ou pelo telefone (55) 3412-2482.

Workshop
No dia 23/10, das 18h30 às 22h30, ocorre no Senac, o “Workshop em Neuromarketing”, com um dos maiores especialistas do Brasil na área, Tiago Cavalcanti Tabajara. Thiago é Doutorando em Administração de Empresas com ênfase em Neuromarketing pela Florida Christian University nos EUA, possui Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Neuromarketing pela Florida Christian University nos EUA. Possui também MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Gestão de Projetos pela Uninter, Graduação em Gestão de Marketing pela FTEC e estudou Publicidade e Propaganda pela ESPM. As vagas são limitadas. Confira mais informações por meio do endereço: goo.gl/vZbMTpaqui.

Estudos
Inicia no próximo sábado, 2/9, às 17h, na Fraternidade Espírita Rochester, um grupo de estudos da obra Educação dos Sentimentos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cantunes@bnet.com.br, ou pelo telefone (55) 98409-2821. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. A Fraternidade fica localizada Rua Santana, nº 3375.

Cova da onça
Ocorre hoje, 1/9, a festa de lançamento do enredo 2018 da Escola de Samba Cova da Onça. A festa começa às 21h30, na Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU). O show de abertura será com o grupo Conexão Rio - Uruguaiana e de encerramento com Cia do Balanço. Reservas de mesas e mais informações (55) 99979-9610 ou (55) 99955-4141.

Atitude
A atitude do médico do Samu, Júlio Cesar Valduga, impedindo que um policial militar continuasse atirando contra um rapaz encurralado na ambulância, na última terça-feira, 29/8, evitou um mal maior. Além disso, durante o socorro, é o médico a autoridade responsável pelo local. Parabéns, doutor!

Documentário
Na semana passada ocorreu uma oficina de documentário em Itaqui. Na ocasião foi definido pelos alunos o nome do documentário, “Prezewodowski - Palco de muitas histórias”. Os alunos gravaram as últimas cenas e narrações para serem inseridas no filme.

Militar
Ocorreu ontem, 31/8, na igreja Catedral de Sant’Ana, a cerimônia religiosa que marca a Páscoa Militar. A cerimônia uniu Exército Brasileiro, Brigada Militar, Marinha do Brasil e representantes do Exército da Argentina, que juntos celebraram a missa com o Bispo Dom José Mário Scalon Angonese, além do General de Brigada Josias Pedrotti da Rosa e o General Leal. A Páscoa Militar é comemorada fora de época, por uma concessão da Igreja Católica, pois, durante a II Guerra Mundial, durante o período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços.

Simpósio
Entre 17, 18 e 19/10, ocorre o II Simpósio do Envelhecimento e II Mostra de Projetos de Pesquisa na Área de Envelhecimento. O evento será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento, junto a Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Para esta edição, os objetivos envolvem a discussão do envelhecimento, a compreensão de qualidade de vida dos idosos, atividades desenvolvidas e facilitadoras da convivência social destes idosos em ambientes distintos. Além de promover o debate sobre como ter um envelhecimento ativo e saudável e também a discussão sobre a necessidade de o envelhecimento ser visto como um processo natural.

Enterro
Ocorreu ontem, às 11h, o enterro de Bernardo da Costa Gomes, de 18 anos, que faleceu na noite de terça-feira, 29/8, na BR-472. No enterro, centenas de motociclistas prestaram a última homenagem ao jovem.

PF pede auxilio da comunidade para encontrar barco furtado

A Polícia Federal segue investigando o furto de um barco e de um reboque de propriedade da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, ocorrido por volta de 7h da última segunda-feira, 28/8, de dentro de um galpão em construção, nas dependências da Unipampa. A investigação é chefiada pelo delegado Fabrício Chedid Padilha e, uma vez que se trata de dois objetos de tamanho expressivo, a PF acredita que a comunidade possa tê-los vistos e auxiliar na localização e recuperação dos mesmos.
Trata-se de um barco em alumínio com borda alta, tipo Timbiras. Mede 4,90 metros de comprimento, com boca de 1,40 metros, pontal de 0,55 metros, calado de 0,25 metros e pesa 100 quilos. Com capacidade para cinco passageiros, o veículo é de cor cinza claro e exterior em alumínio natural. O piso é emborrachado e acompanha um remo. Já o reboque é de carroceria aberta, um eixo, ano 2016, modelo 2017, cor predominante preta, para transporte de embarcação, placa IXP 9165.
Qualquer informação sobre que possa auxiliar na localização dos objetos, ou dos autores do crime, pode ser encaminhada à Polícia Federal por meio do telefone 3414 9000. Não é preciso se identificar.

Gabriela Barcellos

Morte de idosa no Cabo Luiz Quevedo foi acidental

A Polícia Civil concluiu que a morte de Erotildes dos Santos Ambrozio, de 65 anos, foi acidental. No último dia 14, após dois dias desaparecida, o corpo da idosa foi encontrado caído em uma valeta na Rua Albertino Pires, próximo ao quartel general da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua.
De acordo com a delegada responsável pela investigação, Alessandra Xavier de Siqueira, a análise das imagens das câmeras de videomonitoramento da região mostram claramente que a idosa, que morava nas proximidades do local onde foi encontrada, saiu de casa cerca de dez minutos após ser deixada no local pelo filho, com quem tinha ido a um baile. Nas imagens, ela aparece caminhado na chuva, sozinha, na direção da valeta e visivelmente embriagada, informação confirmada por testemunhas que estiveram com ela pouco antes. Apesar de não haver imagem do exato momento em que a idosa cai na valeta, foi possível tal conclusão, com base nas condições do local, nas imagens que antecederam o momento e nas lesões encontradas na idosa.
“Explicamos ao legista as condições do local naquele momento, onde havia pedras, estava escorregadio e chovia muito, e questionamos se os ferimentos dela seriam compatíveis com queda acidental, o que foi garantido pelo legista”. Após a conclusão e explicação detalhada do profissional – juntada com os demais indícios – a Delegada concluiu que tratou-se mesmo de uma morte acidental.

Gabriela Barcellos

ESGOTO E ABASTECIMENTO: Problemas são culpa do Executivo e usuários

Nesta quarta-feira, 30/8, a Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul da Câmara de Vereadores se reuniu no plenário do Palácio Borges de Medeiros a fim de receber o diretor da concessionária de água e esgoto de Uruguaiana, BRK Ambiental.
Herbert Dantas justificou a ausência por estar em viagem à São Paulo na data, ao que o presidente da comissão, vereador José Clemente Corrêa (PSDB) fez questão de destacar que o Parlamento e boa parte da comunidade viram a ausência da BRK como desrespeitosa para com os usuários.
Já sobre o serviço prestado, Dantas fez uma apresentação de cerca de meia hora e, na sequência, respondeu a questionamentos dos vereadores e se colocou à disposição para outros esclarecimentos.
Ao longo de sua fala, Dantas disse que, em todas as ocasiões que se lembra, quando o tema são os problemas de saneamento e abastecimento de água no município, a ‘culpa’ recai sobre a empresa, enquanto nem o Poder Executivo, tampouco os usuários não são cobrados quanto às suas obrigações. “Esse contrato de prestação de serviços tem três partes – a concessionária, o Executivo e o usuário. E essas três partes têm direitos e deveres”, disse. “Reconhecemos que há falhas que precisam ser corrigidas, e estamos aqui para ouvir, e buscar a melhor forma de solucioná-las”, disse.
Dantas disse que casos específicos precisam ser tratados como tal, mas respondeu as questões que considera as maiores dúvidas da comunidade. Foi neste momento que observou que, se o Executivo e os usuários fizessem sua parte, a realidade no município seria outra.
O dirigente lembrou que há legislação municipal e federal, além do contrato de concessão, que tornam obrigatória a ligação do esgoto na rede pública por parte do usuário. “Cabe ao Executivo, e a empresa também, fazer com que essa lei seja cumprida. Não fazer, é descumprir uma lei”, disse, após afirmar que cerca de 5,2 mil casas possuem o serviço disponibilizado, mas ainda não se ligaram à rede.
Sobre o conserto do asfaltamento público, disse que “existem falhas por parte da concessionária que precisam ser revistas”, a concessionária é responsável por dar manutenção naquele pavimento que remove. Após colocar nossas tubulações, fazemos a reposição desse asfalto. Nas demais áreas da cidade, é de responsabilidade do município”, disse.
Nos casos de retorno de esgoto em dias de chuva, ele novamente imputou responsabilidade aos próprios usuários. “Isso é sempre imputado à concessionária, mas alguém já analisou o código de obras do município? Vai ver que é responsabilidade do usuário, e fiscalizada pela Prefeitura. Pelo código de obras, todas as casas foram executadas com total independência entre os dois sistemas, mas há irregularidades, pessoas que fazem lançamento irregular da água da chuva na rede de esgoto”. Outro fator determinante é o lançamento de lixo na rede de esgoto. “Diariamente retiramos toneladas de lixo. Ainda há o uso indevido da rede de esgoto. É claro que vai obstruir e dar retorno. Por exemplo, o morador joga lata de cerveja no vaso e dá descarga. Vai entupir. A manutenção interna é responsabilidade do usuário”, disse.
Quanto a falta d’água, Dantas disse que há ausência de caixas d’água em 80% das casas no município, o que contraria a legislação. “Hoje é obrigatório ter caixa d’agua, para prevenção de incêndio e para garantir atendimento mínimo por 24h. Se toda a população tivesse caixa, ninguém sentiria a falta d’água. Nas normas técnicas é obrigatório ter caixa d’agua. Nem sempre as manutenções são programadas, às vezes é emergencial, e nesses casos, também não ficamos sabendo com antecedência. Temos reservatórios novos no bairro Cabo Luiz Quevedo e Promorar para dar maior autonomia e garantir a continuidade do serviço. Contudo, não é suficiente para manter o abastecimento durante todo o período de desligamento”, disse.
Atual situação
Dantas disse que a meta da empresa é a universalização do saneamento básico, e que está trabalhando para isso, mas fatores externos impediram o cumprimento do cronograma de obras da empresa, impossibilitando que o serviço fosse concluído até 2016, como era previsto inicialmente, e que a universalização deverá ser concluída em 2019. O diretor afirmou que há 90% disponibilidade de rede de esgotamento sanitário, e para isso, houve investimento de cerca de R$ 130 milhões em seis anos e outros R$ 50 milhões deverão ser investidos até 2019 em redes coletoras, ramais de ligação, estações de bombeamento e melhorias na estação de tratamento. O sistema de tratamento está modernizado, e que tais investimentos tiraram Uruguaiana do 36º lugar para o 7º lugar no ranking de disponibilidade de tratamento de esgoto, de acordo com o Sistema Nacional de Informação de Saneamento do Ministério das Cidades. Os dados são do último levantamento, referentes ao ano de 2015. Ao iniciar as operações em Uruguaiana – ainda como Foz do Brasil –, o município tinha 87% das residências recebendo atendimento ode água encanada e hoje, o índice é de 100%. Quanto ao esgoto tratado, em 2011 somente 10% das residências tinham o serviço disponível, e em junho de 2017 o índice chegou a 90%, devendo atingir os 100% em dois anos.
Aditivo
Dantas sustenta que o aditivo firmado com o prefeito anterior, Luiz Augusto Schneider, é válido e não cabe a Agergs revisá-lo ou emitir opinião, mas tão somente validar o processo pelo qual se chegou ao mesmo e, na ocasião, o prefeito Schneider era o representante legal do município.
Corrupção
Questionado pelo vereador José Clemente sobre as verbas destinadas aos bacias, postes, zorros e bebês atuantes na política de Uruguaiana, Dantas disse que os novos donos da empresa, os canadenses, não tem qualquer responsabilidade pelas ações e atos da antiga acionista, Odebrecht Participações, e que esses atos estão sendo apurados pela Polícia e submetidos a Justiça brasileira.

Gabriela Barcellos

Acendimento da Chama





Ocorreu agora pela manhã, a cerimônia de acendimento do fogo simbólico, para marcar o começo da Semana da Pátria no município. O evento acontece na Avenida Presidente Vargas, com hasteamento das bandeiras e a presença de autoridades civis e militares. A cobertura completa estará na edição deste sábado, 2/9.
 
 

Marfrig retoma os abates em Alegrete


A Marfrig retomou ontem, 31/8, os abates na planta frigorífica de Alegrete. Foram abatidas 55 cabeças de gado, com uma média de 467 kg cada animal, e a operação contou com 420 funcionários. Hoje, a previsão é de que sejam abatidas 110 cabeças e, na terça-feira, 5/9, o número passa para 300 cabeças de gado. E deverá aumentar gradativamente até alcançar a capacidade de 730 cabeças por dia, com 17 câmeras frias. A planta passou por um investimento de R$ 7 milhões na infraestrutura. Na próxima semana, o número de empregados deverá subir para a 600, podendo chegar a 640 funcionários quando a planta estiver em pleno vapor.
A retomada ocorreu no mesmo dia em que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) entregou à empresa a licença de operação para reabertura do frigorifico. A cerimônia ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A autorização é a última de três licenças necessária para que o empreendimento possa operar. Para viabilizar a reabertura da unidade, que estava fechada há um ano e meio, a empresa firmou termo de compromisso ambiental (TCA) com a Fepam, comprometendo-se a realizar algumas adequações em suas instalações, como a otimização da Estação Tratamento de Efluentes (ETE).
Gabriela Barcellos

Heinze consegue R$ 200 mil para Saúde

O Ministério da Saúde realizou o pagamento de uma emenda do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) apresentada ao Orçamento Geral da União (OGU) deste ano, no valor de R$ 200 mil. O recurso será aplicado na compra de materiais básicos para a rede pública de saúde, como seringas, luvas cirúrgicas, medicamentos, além do pagamento de despesas gerais, como água, luz, aluguel e telefone.
Heinze destaca que a atenção à saúde é uma das prioridades de seu mandato. “Sempre destino grande parte das minhas emendas para essa área, além de realizar outras ações em prol de hospitais beneficentes e santas casas. Tenho consciência que os recursos liberados agora não resolvem todas as carências, mas ajudam a administração a manter os serviços funcionando e a aperfeiçoar e ampliar o atendimento”, enfatiza.
O parlamentar também destacou a rapidez na liberação da verba. “Outra excelente notícia foi a rápida liberação do dinheiro para a prefeitura. Uma emenda que apresentei ao orçamento deste ano e liberada em poucos meses é prova do trabalho sério que realizamos e da competência da equipe técnica da prefeitura que agilizou da documentação necessária”, destaca Heinze.
Esta não é a primeira emenda do Parlamentar destinada a Saúde em Uruguaiana. Recentemente, uma emenda dele garantiu recursos à Santa Casa de Caridade.
Gabriela Barcellos