sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Horário eleitoral: Partidos têm até amanhã para informar responsáveis pela entrega de mídias

Os partidos e coligações têm até amanhã, 15/8, para indicar ao grupo de emissoras responsável pela veiculação do horário eleitoral gratuito as pessoas autorizadas a entregar as mídias dos programas, devendo, no caso de sua substituição, comunicar o fato com 24 horas de antecedência mínima. A determinação consta na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata do uso do horário gratuito de propaganda eleitoral dos candidatos a presidente da República este ano e do plano de mídia. A propaganda no rádio e na TV começa na terça-feira, 19/8, e vai até 2/10, em primeiro turno – três dias antes do pleito. 
O credenciamento de pessoas autorizadas deve obedecer a modelo específico e ser assinado por representante ou advogado do partido ou coligação. As mídias serão encaminhadas pelos partidos e coligações conforme protocolo de entrega disponível no Portal do TSE.
a entrega deve ser feita com antecedência mínima de quatro horas do horário previsto para o início da transmissão, no posto de atendimento do grupo de emissoras. No momento da entrega e na presença do representante credenciado pelo partido ou pela coligação, será efetuada a conferência da qualidade da mídia e duração do programa. Constatada a perfeição técnica do material, o formulário de entrega será protocolado, permanecendo uma via no local, com a devolução da outra via à pessoa autorizada.

Rafael Alves desiste da Assembleia Legislativa

O vereador Rafael da Silva Alves (SDD) não está mais concorrendo ao cargo de deputado estadual. Alves já estava com o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral e em plena campanha, porém, nesta terça-feira, 12/8, desistiu de concorrer e informou a imprensa, amigos e população através de nota. Desde 2013 o parlamentar, que está no segundo mandato e foi um dos vereadores mais votados na última edição municipal, se preparava para tal candidatura. Ao justificar a decisão, ele lembrou a perda da mãe, a professora Gonçalina Alves, ocorrida nos mesmos dias em que Rafael foi confirmado em convenção como candidato. “Atravesso momentos difíceis com uma perda familiar, e me afasto deste sonho para estar com meus familiares, que precisam de mim”, disse ele. Alves agradeceu o apoio recebido e a compreensão pela decisão de desistências. “Sigo na Câmara de Vereadores trabalhando por nossa comunidade”, completou ele.
Indeferido
Os planos do Partido Solidariedade (SDD) eram uma dobradinha entre Alves e Cláudio Janta, atualmente vereador de Porto Alegre e que concorreria a deputado federal. O registro de candidatura de Janta, porém, foi indeferido pela Justiça Eleitoral e o Parlamentar recorre da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dizem as más línguas que a situação também pesou na decisão de Alves, uma vez que Janta seria um grande ‘apoio’ para sua campanha.

Acidente aéreo mata Eduardo Campos

Um acidente aéreo tirou a vida do candidato a Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), no final da manhã de ontem, 13/8, em Santos, interior de São Paulo. Campos decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em um avião modelo Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP), e caiu às 10h, depois de, ao se preparar para o pouco, arremeteu devido ao mau tempo. De acordo com a nota divulgada pela Aeronáutica, pouco depois o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A queda ocorreu no bairro do Boqueirão, em área residencial da cidade.
Além de Eduardo Campos estavam no avião o assessor Pedro Valadares Neto, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho (Percol), o fotografo oficial da campanha, Alexandre Gomes e Silva, Marcelo Lyra, staff da campanha e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha. Não houve sobreviventes. A assessoria de Campos chegou a informar que a mulher do candidato, Renata, e o filho Miguel estavam no avião, mas logo a Aeronáutica desmentiu a informação.
Uma coincidência chama a atenção: Campos morreu no mesmo dia da morte do avô dele, Miguel Arraes, morto em 2005, e que foi governador de Pernambuco, assim como ele.
Campos se graduou em economia com apenas 20 anos e iniciou na política ainda na faculdade. Em 1986 participou da campanha que elegeu seu avo governador do Pernambuco e passou a atuar como seu chefe de gabinete; neste período foi responsável pela criação da primeira Secretaria de Ciência e Tecnologia do Nordeste e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Foi deputado estadual, deputado federal e se licenciou da Câmara para atuar no governo do avô como secretário de Governo e secretário da Fazenda; em 1988 voltou a disputar um novo mandato de deputado federal e atingiu o número recorde de 173.657 mil votos – o maior no estado – e teve grande destaque. Em 2004, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia, tornando-se o mais jovem dos ministros nomeados. Em 2005 assumiu a presidência do PSB, cargo do qual se licenciou para concorrer ao governo do Pernambuco. Em 2011, foi reeleito presidente do partido, com mandato até 2014 e reeleito governador em 2010, como governador mais bem votado do Brasil: mais de 80% dos votos válidos no primeiro turno.

Na Educação, Não: Apemu derruba projeto de emenda do Executivo

A Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Municipal de Uruguaiana obtém vitória histórica para o magistério.
Após a exoneração de DelmarKafmann do cargo de secretário de Educação, a professora Dirce Gracioso Soares, presidente da Apemu, esteve reunida com o prefeito Luiz Augusto Schneider quando o colocou a par das ações do magistério municipal com vistas a derrubar, pela quarta vez, a tentativa de Schneider de desviar recursos orçamentários da Educação, através de emenda à Lei Orgânica vigente. Entre as ações que estavam previstas para hoje, havia inclusive uma paralisação da categoria para ocupar o Plenário do Palácio Borges de Medeiros, visando pressionar os Vereadores a derrubarem a emenda de Schneider.
O município nunca aplica os recursos destinados à Educação, de 35% do orçamento, e agora Schneider fez compromisso de aplicar integralmente o previsto na Lei Orgânica, em troca do apoio da professora Dirce para redução para 30%. O Prefeito garantiu a aquisição de um notebook para cada professor e uma máquina reprográfica (xérox) para cada escola municipal, a contratação de uma empresa para transporte de alunos com necessidades especiais, bem como, no prazo de dois anos, acessibilidade universal nas escolas municipais, e correção de todas as deficiências de infraestrutura apontadas através de vistoria técnica a ser realizada imediatamente.
Mamata liberada
Para garantir a aprovação à proposta que dará governabilidade ao município, salvando a administração Schneider com incremento de R$ 10 milhões nos recursos livres do orçamento, Dirce conseguiu também a flexibilização do cumprimento da carga horária extraclasse, deixando a cargo de cada direção escolar liberar o professor para cumprir esta jornada em sua casa, por exemplo, além de ter agarantia de investimento de 2% do orçamento na capacitação e ensino continuado dos professores.
Schneider elaborará o novo projeto de emenda, em acordo com as exigências da Professora, devendo, nos próximos, submetê-lo novamente ao Legislativo.

Senac realiza palestra sobre seus cursos de Pós Graduação

Para interessados em conhecer mais sobre os cursos de pós graduação ofertados pelo Senac Uruguaiana - especializações em Gestão de Negócios e em Gestão de Pessoas e Liderança Coach -, a Unidade estará realizando, na próxima terça-feira, dia 19 de agosto, uma palestra de apresentação das qualificações, com o tema “Gestão em Tempos de Cultura Digital – Sense Xperience”. A atividade será ministrada pelo doutorando em Educação, Prof. Me. Augusto Niche Teixeira, no auditório da Unidade, localizada na Travessa César Cunha, s/n, a partir das 19h, e é aberta ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-3838 ou no site www.senacrs.com.br/uruguaiana.

Musa do Bahia será princesa em Uruguaiana

A Musa da torcida do Bahia, Katiely Kathissumi, chega hoje a Uruguaiana, quando será apresentada à torcida da Império Serrano, como Princesa da escola. O evento de apresentação acontece no sábado, na sede da Império. A modelo que foi capa da revista Sexy tem 24 anos e desfilará a primeira vez em Uruguaiana. Katiely Kathissumi ficará hospedada na casa do presidente da Império, Jair Rodrigues.
Sexta-feira , a modelo estará na boate Western e no sábado no Havana, em camarotes do presidente. A Império Serrano foi a primeira escola de samba a anunciar seu samba enredo para 2015. O tema enredo é Saltibancos.

Comissão do Carnaval já tem a “personagem” presidente

O prefeito Luiz Augusto Schneider anunciou no final da tarde de ontem, 13/8, o novo presidente da Comissão de Carnaval. Ele é Osíris Dagustin Figueiredo, despachante aduaneiro, que por 25 anos foi funcionário do município, além de secretário municipal de Planejamento nos governos Brasil Carús, Nivaldo Soares e Neito Bonotto. Figueiredo é uruguainense, casado com Sandra Maria Martins Figueiredo, pai de duas filhas e tem dois netos. No ano passado, presidiu o Rotaty Club Santana Velha.
Aceitação
O convite foi feito ontem e prontamente aceito. Quando secretário no Governo Brasil Carús, Osíris foi um dos fundadores da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu) – juntamente com Daniel Fanti e Newton Gomes – e presidiu a entidade. O ex-presidente Eloy Trojan parabenizou a escolha de Schneider – uma indicação do secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior – e garantiu integral apoio ao novo presidente, com quem deverá se reunir para ‘atualizá-lo’ com relação ao evento. 
Na segunda-feira, 18/8 haverá uma reunião com as Escolas de Samba no Salão Nobre da Prefeitura, quando Osíris será oficialmente apresentado e quando também deverá ser anunciada a data para início da venda de ingressos para o Carnaval de 2015.
É uma farra
Na organização do Carnaval deste ano, o presidente da Comissão ficou completamente a mercê dos desmandos de uma empresa de Assessoria, cuja gestão permitiu um desfalque nas contas do carnaval. A ilibada Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana se prestou a laranja para movimentação financeira do Carnaval, ficando com seu nome enlameado, inclusive por conta de uma ação na justiça do trabalho movida por uma funcionária da Comissão, funcionária esta que, a propósito, “ninguém” contratou. Para substituir a Aciu na laranjada, foi identificada a escola Apoteose do Samba, única “ficha limpa” apta a celebrar convênio com a administração municipal e emprestar seu CNPJ para a folia financeira. 
A Apoteose mantém “relação profissional” com essa mesma funcionária que deu golpe no evento de 2013, e acionou judicialmente a Aciu.

Inscrições abertas para o Festival do Rio Uruguai

A Secretaria Municipal de Cultura informa que estão abertas as inscrições pra o IV Festival Temático do Rio Uruguai. O evento está sendo organizado pelos músicos e compositores Francisco Alves e Adão Quintana Vieira e a professora Nelly Rossini. As inscrições serão realizadas até o dia 12 de setembro de 2014. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na SECULT desde o dia 12/08 ou na internet no site www.uruguaiana.rs.gov.br. A triagem ocorrerá na Secretaria Municipal de Cultura no dia 17 de setembro. A premiação será a seguinte: 1º. lugar – R$ 1 mil; 2º. lugar – R$ 600; 3º. lugar – R$ 400; Melhor Tema Ecológico – R$ 300 e Troféu Kenelmo Alves; e Melhor Intérprete – R$ 300 e Troféu Juraci Luques Jacques. O IV Festival Temático do Rio Uruguai acontecerá no dia 11 de outubro, a partir das 20h, na sede da AFMU. A VIII Semana do Rio Uruguai, será realizada de 07 a 11 de outubro de 2014, com o IV Festival Temático do Rio Uruguai na AFMU; e a mostra de fotografia e o concurso de redação e pintura na sede da SECULT.

Servidores federais realizam protesto em Uruguaiana

No dia 20 de agosto, será realizada mais uma edição da Mobilização Conjunta Nacional em Defesa dos Órgãos de Fronteira. Nesta data, os Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais da Receita Federal, Delegados, Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal e Policiais Rodoviários Federais farão uma Mobilização Conjunta nos pontos de fronteira e de difícil fixação em favor da regulamentação e implantação imediata da Indenização de Fronteira, criada em dia 3 de setembro de 2013. Também ficou definido que serão realizadas mobilizações conjuntas periódicas até que o Poder Executivo autorize o pagamento da Indenização de Fronteira.
Em cada unidade, os delegados sindicais e servidores devem definir a melhor forma e horário de atuação, que pode inclusive seguir o padrão das ações realizadas nas etapas anteriores, ocorridas ao longo do ano de 2012, 2013 e neste ano.
Ações
No dia 20, servidores e diretores do Sindireceita e das demais entidades sindicais que participam do Movimento Conjunto vão se concentrar em frente ao Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF, para exigir o início imediato do pagamento da Indenização de Fronteira.
Também serão realizados atos e manifestações nos postos de fiscalização em Foz do Iguaçu, Uruguaiana, Ponta Porã, em Altamira/PA e em todas as Inspetorias, Pontos Alfandegados, Delegacias e Postos de fronteira da Receita Federal, do Departamento de Polícia Federal e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal espalhados por todo o País reunindo milhares de servidores.
Materiais
Os delegados sindicais interessados em promover atos poderão solicitar à DEN um número limitado de camisetas (somente na cor preta e nos tamanhos de P a GG) e folders para serem distribuídos aos contribuintes. As solicitações devem ser encaminhadas ao endereço eletrônicocomunicacao@sindireceita.org.br
Também serão disponibilizados, em meio eletrônico, as artes para cartazes e faixas (que serão impressas na localidade e custeadas pela DS), além de banners para sites e redes sociais, que poderão ser compartilhadas por meio do site e das redes sociais do Sindireceita.

RS reduz mortalidade materna e atinge meta do milênio da ONU

O Rio Grande do Sul reduziu a mortalidade materna e cumpriu antecipadamente a meta do Milênio. Em 2013, o índice ficou em 29,5 óbitos maternos por cem mil crianças nascidas vivas, abaixo das 35 mortes preconizadas pelas Nações Unidas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para 2015, em todo o território brasileiro.
A melhoria da saúde materna é o quinto dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos por 189 países, em setembro de 2000, como metas para o combate à extrema pobreza no mundo. A organização defende que todos os países persigam a redução de três quartos nos índices de mortalidade materna registrados em 1990. Para o Brasil, a meta é reduzir de 140 mortes para 35 mortes em cada 100 mil nascimentos.
Segundo dados do Núcleo de Informações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a série histórica mostra que, entre 2000 e 2012, o índice do Estado ficou predominantemente acima de 55 óbitos maternos por cem mil nascidos vivos, variando entre o mínimo de 45,5 (registrado em 2001) e o máximo de 72,6 (em 2009). A marca de 2013 é a menor já registrada e resulta da implantação de medidas específicas para ampliar a atenção a gestantes de risco.

Passagem de ônibus intermunicipal sobe 5,33%

As passagens de ônibus intermunicipais vão subir 5,33% no Estado. O reajuste foi aprovado nesta terça-feira pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e vale para transporte rodoviário de longo curso, ou seja, nos trajetos que não estão dentro das regiões Metropolitana, Sul, Litoral e Noroeste.
As ligações entre essas regiões e os demais municípios do Interior estão dentro do índice.
A partir da publicação no Diário Oficial do Estado, que deve acontecer nesta quarta-feira, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já estará autorizado a aplicar o aumento junto às empresas. O reajuste vale, também, para os valores dos despachos de encomenda via ônibus.
Em julho, a Agergs já havia aprovado aumento de 6,15% para o transporte intermunicipal da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Anvisa proíbe emagrecedor em cápsulas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Seca Barriga em cápsulas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.
O rótulo do produto informa ser fabricado por Laboratório Quallys Ltda, com CNPJ 01.170.992/0001-16, Inscrição Estadual 241379485 e situado na Avenida Tiradentes, 1320, no centro de Rio do Campo, em Santa Catarina. Entretanto, encaminhamento da Diretoria de Vigilância Sanitária informou a inexistência de CNPJ e inscrição estadual, além de endereço falso do fabricante.
Na mesma publicação, a Anvisa suspende, como medida de interesse sanitário, a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Extreme Liss Restore Argan Charis Professional, fabricado pela empresa Di Fiorena Indústria Cosmética Ltda. Epp, de Franca-SP. Uma auditoria constatou que o produto tem ação alisante diferente da alegada pela empresa em notificação à Anvisa, que determina o recolhimento do estoque do produto existente no mercado.

Pescador terá 60 dias para renovar licença

O Ministério da Pesca e Aquicultura alterou o prazo para os interessados em renovar a Licença de Pescador Profissional. 
A contar da data do aniversário, o pescador deverá apresentar documentação em até 60 dias na unidade do ministério em seu estado. O prazo anterior era 30 dias. No caso de Pescador Profissional Artesanal, deverá ser entregue uma foto 3x4 recente, a cópia do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), inscrito como segurado especial, e o Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira.
O relatório deverá ser homologado pela entidade de classe de filiação do pescador, ou, no caso de não filiação, por dois pescadores devidamente registrados. O procedimento para a manutenção da licença começará com os aniversariantes de setembro de 2014. Os aniversariantes dos meses de janeiro a julho de 2014 farão a partir da data do seu aniversário em 2015.

Segunda chamada para a CNH Social acontece hoje

Os candidatos a uma das vagas remanescentes da primeira chamada do programa CNH Social terão de aguardar até a próxima quinta-feira para verificar se foram contemplados a um dos postos restantes para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. O Detran gaúcho está oferecendo 7 mil vagas para que interessados em tirar a carteira de motorista ou trocar de categoria. São 1,4 mil vagas para a primeira habilitação, 1,4 mil para adição de categoria e 4,2 mil para mudanças de categoria. Na segunda edição do programa, também houve reserva de 15% do total das vagas para afro-descendentes e 50% das vagas para troca de categoria para mulheres.
A listagem com a primeira chamada foi liberada ainda em 22 de julho. Os aprovados tiveram até a última sexta-feira para confirmar a vaga para não perder o direito a participar do programa. Na contagem final, o Detran somou 51,3 mil interessados às vagas, o que representa uma disputa de sete candidatos para cada posto. A segunda chamada era prevista para esta terça-feira, mas só vai ser liberada no site do Detran no próximo dia 14.
Os contemplados no programa CNH Social farão todos os procedimentos para a obtenção da carteira de motorista de forma gratuita, incluindo provas, exames médicos, aulas teóricas e práticas. Para concorrer, os candidatos tiveram de comprovar que residem no Estado há pelo menos dois anos.

Abigeatário é preso em flagrante

João Augusto da Silva. Este é o nome do sujeito preso em flagrante pela Brigada no último domingo, após cometer o furto de um cabrito. 
O fato ocorreu na Rua Telmo Bastos, sendo que João estava acompanhado de um comparsa, porém o mesmo fugiu.
A Brigada Militar foi acionada pelo dono do sítio que havia conseguido deter um dos bandidos. O animal foi recuperado. A ocorrência foi registrada por volta das 12h.

Policiais querem carreira civil e salário maior

Pesquisa realizada com agentes de segurança pública indica que policiais brasileiros defendem uma nova polícia, de caráter civil, melhores salários, modernização e menos burocracia. O estudo foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Secretaria de Segurança Pública.
O questionário foi enviado a 463.790 policiais, dos quais 21.101 responderam entre 30 de junho e 18 de julho de 2014. São membros da Polícia Militar (52,9% do total de entrevistados), da Polícia Civil (22%), da Polícia Federal (10,4%), do Corpo de Bombeiros (8,4%), da Polícia Rodoviária Federal (4,1%) e da Polícia Cientifica (2,3%). Ao todo, 48,96% dos entrevistados defendem a criação de uma nova polícia, de caráter civil, ou a unificação da Polícia Militar com a Civil, com hierarquia e organizada em carreira única. Essa ideia é defendida principalmente por policiais federais, rodoviários e PMs ouvidos. Para 73,7%, a polícia deveria ser desvinculada do Exército, e 63,6% querem o fim da Justiça Militar. A Polícia deveria ter seu foco de trabalho reorientado para proteção dos direitos de cidadania na opinião de 63,5% dos que responderam a pesquisa.

Foragido da Justiça é capturado

A Brigada Militar prendeu nesta semana, um homem de iniciais R. L. W., que estava foragido da Justiça. A Brigada recebeu as informações via Ciosp, dando início às buscas no bairro Cidade Nova, onde logo em seguida o mesmo foi preso. Depois de apresentado na Delegacia de Polícia, o homem foi encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana.

Homem é enganado no Motel

Um homem de aproximadamente 50 anos disse ter sido enganado por uma garota de programa. O fato ocorreu no final de semana, quando ele a levou a um motel localizado na Rua Iris Ferrari Valls. 
Segundo ele, a mulher de nome Margarete subtraiu de sua carteira, a quantia de R$ 200. 
O furto foi cometido enquanto o sujeito dormia. O caso foi registrado na Polícia Civil.

Colisão entre dois veículos mata homem em Livramento


Acidente envolvendo carro de Uruguaiana acaba em morte.
Uma colisão traseira entre uma caminhonete e um caminhão, ocorrida na manhã de quarta-feira, matou um homem em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 342 da BR 293. A vítima foi identificada como Roger Santos de Almeida, de 41 anos, natural de São Jerônimo. 
A caminhonete Mitsubishi, com placas de Porto Alegre, atingiu a traseira do caminhão, de Uruguaiana, que transportava cimento. O acidente ocorreu no trecho de acesso entre Santana do Livramento e Quaraí. Após a colisão, o motorista da Mitsubishi ficou preso às ferragens e acabou falecendo. 
O condutor do caminhão saiu ileso do acidente.

Casal de namorados é assaltado na Prado Lima

Dois homens tripulando uma motocicleta de cor preta assaltaram um jovem casal na esquina das ruas Prado Lima e 13 de Maio. O assalto ocorreu por volta das 3h30min, quando o casal deslocava-se para casa. Os assaltantes ameaçaram matar as vítimas caso elas não entregassem os pertences. 
Na sequencia, os bandidos fugiram levando as jaquetas e os calçados de ambos, além da carteira contendo cédula de identidade e certidão de nascimento do rapaz.

Ladrão de “bici” se dá mal


Na tarde de segunda-feira, a Brigada Militar apresentou na Delegacia de Polícia, um homem acusado de furtar uma bicicleta. O fato ocorreu na Rua General Hipólito, por volta das 17h30min, onde a própria vítima acionou a Brigada, após rendê-lo. O sujeito assumiu a culpa e não reagiu a prisão. O ladrão de bicicletas está descansando na Penitenciária de Uruguaiana.

190 em ação

Prisão
Um homem foi preso após cometer furto no Hipermercado Big. Eliseu da Rosa foi flagrado tentando furtar um engradado de cerveja, além de refrigerantes. Para ter acesso ao depósito, o bandido quebrou a porta. A prisão foi feita pelo vigilante do mercado, que na sequencia acionou a Brigada. 

Briga
O diretor de uma escola registrou ocorrência na Delegacia de Polícia, contando ter sido ofendido pela vice-diretora da escola. Além de ofendê-lo com palavrões, a vice acusou o diretor de ser amante de outra professora. Por pouco não rolou pancadaria. 

Anjos da noite
A mãe de um rapaz de 15 anos relatou que o mesmo vem sendo ameaçado de morte pelo sujeito conhecido como “Zé Bolacha”, integrante da gangue Anjos da Noite. Ela pediu que a Polícia tome providências temendo a integridade física do jovem. 

BO no PS
Um dos enfermeiros do Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade disse ter sido agredido por um paciente. O homem queria prioridade. O enfermeiro disse que não é a primeira vez que o tal homem ameaça enfermeiros. 

“Coco” na escola
A funcionária da escolinha Raio de Sol, localizada na Rua Domingos José de Almeida contou à Polícia nesta semana, que diariamente a frente da escola é suja por delinqüentes e bêbados que circulam a noite nas imediações. Na manhã de segunda, ao chegar ao educandário, ela encontrou as paredes sujas de fezes humanas. Ela pede providências.

Brasileiro ganha mais importante prêmio de matemática do mundo


O matemático Artur Avila, 35, é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields. Trata-se do prêmio mais importante da área. O anúncio foi feito pela União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), que concede a condecoração. A premiação será feita no Congresso Internacional de Matemáticos, maior evento da matemática mundial, que começa nesta quarta-feira, 13, em Seul, Coreia do Sul. Devido a diferença de fuso-horário, no Brasil, o congresso começa na noite de hoje. 
A Medalha Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio. É um reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática.
A carreira de Avila começou cedo. Segundo informações disponíveis no portal da Academia Brasileira de Ciências, Artur Avila ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá, aos 16 anos, vencendo 411 oponentes de 72 países. 
Desde então, ainda cursando o ensino básico, o carioca passou a frequentar as disciplinas da pós-graduação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde concluiu seu mestrado junto com o ensino médio. Assim, Avila não cursou graduação e foi direto para o doutorado no Impa, sob a orientação do acadêmica Welington de Melo.

Painel Ed.2331

Governadora em foco

O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu nesta quarta-feira, a visita de uma governadora. Cecília Siqueira Amaral é a governadora do Distrito 4780 do Rotary Club e esteve no Palácio acompanhada da diretoria local. A visita, claro, foi noticiada no Facebook.

Festival I
Estão abertas as inscrições para o IV Festival Temático do Rio Uruguai. As inscrições serão realizadas até o dia 12 de setembro, na secretaria de Cultura ou ainda no site3 da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br).

Festival II
A triagem ocorre na Secretaria dia 17/9. A premiação é R$ 1 mil para o primeiro colocado, R$ 600 para o segundo e R$ 400 para o terceiro.

Festival III
O Melhor Tema Ecológico e o Melhor Intérprete recebem R$ 300 cada e os troféus Kenelmo Alves e Juraci Luques Jacques respectivamente.

Festival IV
O IV Fesrival Temático acontece no dia 11/10, na Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU), a partir das 20h, e integra a VIII Semana do Rio Uruguai.

Alemão I
A Mostra Encontro com o cinema Alemão segue em andamento no Sesc. São filmes produzidos no final do século XX e início do século XXI, na Alemanha. Ao todo são dez produções.

Alemão II
As apreentações integram o projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte. A sala de cinema do Sesc fica em sua sede, na esquina das ruas Flores da Cunha e Santana, e tem a capacidade para 80 pessoas.

Reunião
A Comissão Organizadora do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai tem reunião marcada para hoje, 14/8, às 18h30min, na secretaria de Cultura.

Competência I
Ninguém entende como a reforma do primeiro escalão de Schneider não teve continuidade. A competência de alguns secretários chega a assustar. Saionara é sem dúvida uma das campeãs neste quesito e está à frente justamente de uma das mais delicadas pastas.

Competência II
A redução da mortalidade infantil em 2013, da qual ela tanto se orgulha, na realidade é obra do trabalho do secretário anterior, que hoje ocupa outra pasta.

Competência III
No entanto, a dama também é mais protegida pelo chefe, apesar de suas trapalhadas e da ‘boa’ educação para tratar as pessoas. Por quê?

Milagreiro
Membro do alto escalão do prefeito Farelo ficou impressionado com a competência de Delmar Kaufmann, que conseguiu administrar a Educação e suprir todas as demandas com menos de 25% do orçamento. O homem está sendo visto como milagreiro e ‘interessa’ a cidade vizinha.

De saída I
Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por matar os pais em 2002 na capital paulista, vai cumprir em regime semiaberto o restante da pena pelo crime. A decisão é da Vara de Execuções Criminais de Taubaté.

De saída II
Desde 2009 a defesa tentava a progressão de regime, que foi concedida na segunda-feira, 11/8, considerando o bom comportamento e o tempo de prisão em regime fechado.

De saída III
Ela foi acusada de arquitetar a morte dos pais, assassinados pelo então namorado e pelo irmão dele, enquanto dormiam. Aos 30 anos e presa desde os 18, ela cumpre pena na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P2 feminina de Tremembé. O Ministério Público vai recorrer da decisão.

Teatro I
Tem peça sobre bullying no Teatro Rosalina Pandolfo Lisnoa. O espetáculo Além do Arco-Íris, indicado para crianças de três a 12 anos será apresentado a partir das 20h e é organizado pela Associação Teatral Caricatrulhões, coordenado pelo ator e professor Paulo Melo.

Teatro II
O espetáculo conta a história de uma família de corvos brancos que vão à escola e é narrada pelo grupo ‘Eu Teatro, Tu teatras!’.

Rotary Day
Acontece no dia 24/8, domingo, o Rotary Day, promovido pelo Rotary Club Uruguaiana Leste. O evento será realizado das 14h às 18h, na Concha Acústica César Passarinho.

A volta
Delmar Kaufmann já pode voltar para a secretaria de Educação, já que Dirce dobrou Schneider e conseguiu acabar com o projeto de emenda à Lei Orgânica – motivo alegado pelo Professor para deixar o Governo Schneider.

Feira do Livro
Neste ano a Feira do Livro acontece entre os dias 30 de novembro e sete de dezembro, na Praça Barão do Rio Branco. O patrono é o poeta e escritor uruguaianense Carlos Omar Villela Gomes.

Posse
Luiz Fux toma posse hoje, 14/8, como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em razão da posse, o presidente do Órgão cancelou a sessão de julgamento aprazada para o dia.