quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ed. 2216

  1. Dentro da normalidade
  2. OAB
  3. RPVs I
  4. RPVs II
  5. RPVs III
  6. Consciência Negra
  7. Projeto Serralheiros
  8. Sombra por Um Dia
  9. Audiência Pública
  10. Olimpíada Estudantil
  11. Bingo
  12. CDL 12 horas I
  13. CDL 12 horas II
  14. Pinheiro Machado I
  15. Pinheiro Machado II
  16. Ipiranga I
  17. Ipiranga II
  18. Infestação garante maior verba da região para Uruguaiana
  19. Câmara rejeita projeto do Executivo e alega falta de critérios
  20. Prazo acaba amanhã e Uruguaiana ainda não está cadastrada
  21. Governo propõe reajuste de 12,7% para Mínimo Regional
  22. 1.200 casas populares serão construídas no Salso de Baixo
  23. Município terá programa de inclusão produtiva
  24. Evento reunirá lideranças com o secretário estadual da Saúde
  25. CCJ libera venda de inibidores de apetite sob prescrição médica
  26. Distribuidora de gás liquefeito será instalada no Distrito Industrial 
  27. Há justa causa se funcionário divulga fotos e expõe empresa
  28. Pai que pede pensão deve provar dependência econômica
  29. Uruguaianense do PCC é preso com mais de 340 quilos de pasta de cocaína
  30. Brigada apreende menor e encontra um arsenal
  31. Mulher morre ao tentar salvar filho de três anos
  32. Maria da Penha I
  33. Maria da Penha II
  34. Furto Arrombamento
  35. Idoso morre na rua no bairro Promorar
  36. Briga de vizinhas acaba com duas pessoas feridas no João Paulo II
  37. Senac abre inscrições para cursos de Pós-Graduação
  38. Participantes do exame podem consultar onde farão a prova
  39. Escolas municipais já têm novos diretores
  40. ILV relata atividades de valorização da Califórnia
  41. Livro traz retratos de personalidades do teatro brasileiro
  42. Câmara aprova preferência a filmes nacionais em aulas de arte nas escolas
  43. Mais de 1 milhão de pessoas veem estreia de Jogos Vorazes
  44. Debi & Lóide 2 ganhou data de lançamento
  45. As crianças e os animais - Os frutos do convívio desde cedo
  46. Roberto Carlos mantém romance secreto há dez anos
  47. Juliana Paes é confirmada na série “A Mulher da Minha Vida”
  48. Regina Casé e marido adotam criança de cinco meses
  49. Clemer pode improvisar Jackson como lateral-direito do Inter contra o Coritiba
  50. Inter deve ter o retorno de Damião, Gabriel e Kleber contra o Coritiba
  51. Cruzeiro supera o Corinthians e se torna quinto clube do país em sócios

Casal é preso em flagrante por arrombar e furtar casa

Duas pessoas foram presas na madrugada de sábado, 16/11, no bairro Nova Esperança, acusados de furto qualificado. G.M.C., de 31 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, furto descuido, dano e apreensão de objeto e a mulher T.A.S.O., de 32 anos, com antecedentes por outros furtos, invasão de domicílio, falsidade ideológica, exercício arbitrário das próprias razões, tráfico de drogas, furto simples em residência e apreensão de objeto são acusados de arrombar uma casa e furtar uma bicicleta e uma maquina de lavar roupas.

Duas pessoas são presas por furto em veículo


Duas pessoas foram presas em flagrante na madrugada de quinta-feira, 14/11, por volta de 3h15min, no bairro Cidade Nova. V.D.F. de 32 anos, e A.G.J., de 38 anos são acusados de arrombar um veículo e foram presos no momento em que furtavam três falantes e o extintor de incêndio do veículo.
V.D.F. possui antecedente por furto qualificado, ameaça e posse de entorpecente e A.G.J. possui antecedente por furto qualificado, furto descuido, roubo a pedestre, extorsão, receptação e posse de entorpecente. Os dois foram encaminhados a Delegacia de Polícia e após ao sistema prisional. 

Menor é apreendido portando garrucha no Parcão

Durante a escolha da Corte do Carnaval 2014, na Concha Acústica do Parcão neste domingo, 17/11, um adolescente foi apreendido após envolver-se em uma briga e portava garrucha calibre 22 sem marca aparente. Na Delegacia de Polícia foi efetuado o registro da ocorrência.

Homem é preso portando revólver argentino

Na sexta-feira, 15/11, por volta de 22h45min, uma pessoa foi presa por porte de arma de fogo, nas proximidades do Módulo da Brigada Militar. Os policiais militares abordaram a motocicleta na qual D.L.A. de 21 anos tripulava como carona. Com ele foi encontrado um revólver argentino calibre 22, de dez tiros.

BM prende dupla no bairro São Miguel

Um revólver calibre 38 e quatro munições intactas foram encontradas com duas pessoas que tripulavam uma motocicleta, na noite de quinta-feira, 14/11, por volta das 21h40min, no bairro São Miguel. Na moto estavam .O.R. vulgo “Lalinho” e na carona F.S.M. vulgo “Baby.
Durante a abordagem os policiais foram informados pelo Ciosp sobre a ocorrência de um roubo à pedestre nas proximidades. Os suspeitos abordados foram reconhecidos pela vítima como sendo os autores do crime e o telefone celular roubado foi encontrado no bolso de “Lalinho”, que não é habilitado. Os dois foram encaminhados à DPPA e posterior a Penitenciária Modulada; a motocicleta, que estava com licenciamento vencido foi guinchada.

Foragidos são capturados pela Brigada

Na quarta-feira, 13/11, por volta de 20h50min a Brigada Militar capturou Fabiano Campodônico da Rosa, de 34 anos, que estava foragido o Instituto Penal. O homem possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, violação de domicilio, roubo a pedestre, apreensão de objeto e roubo a residência com lesões.
Pouco depois, por volta de 21h20min no bairro São João, José Alix de Araujo foi abordado e, em consulta ao sistema os policiais constatado que o mesmo encontrava-se foragido também do Instituto Penal, desde 1º de setembro deste ano.
Nos dois casos, após serem apresentados na Delegacia de Polícia, os apenados foram encaminhados à Penitenciária Modulada.

Governo encaminha projeto de lei que prevê uso de tornozeleiras por agressores de mulheres


O Governo do Estado acolheu o Projeto de Lei 278/2013 que dispõe sobe o monitoramento de agressores de mulheres, por meio de tornozeleiras eletrônicas. O projeto busca oferecer segurança às mulheres vítimas de violência auxiliando na fiscalização das medidas protetivas de urgência. 
A entrega do documento do Executivo (PL 368/2013), protocolado em regime de urgência e assinado pelo governador Tarso Genro, foi realizada pela secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e pela secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, ao presidente do Legislativo, Pedro Westphalen. 
Ariane afirmou que esta é mais uma ação da Rede Lilás que cria uma ferramenta fundamental na proteção de mulheres e meninas gaúchas. A ideia é que estes homens, que permanecem cometendo barbáries contra suas companheiras e ex-companheiras, não tenham mais a possibilidade de ficar em liberdade, seja pela superlotação de presídios, seja pelo não cumprimento do que consta na Lei Maria da Penha. É uma medida humanitária em defesa de muitas vidas. 
Telia Negrão, do Coletivo Feminino Plural destacou a importância da ação para quem atua diariamente a favor da causa feminista. Recebemos a notícia como uma resposta das mais importantes na garantia da efetivação das medidas protetivas. Tanto o Legislativo quanto o Governo do Estado respondem positivamente a esta demanda humanitária pelos direitos das mulheres. 
O primeiro lote das tornozeleiras - cuja utilização deve começar até o final do ano - contará com 50 equipamentos. 

Jovem morre em decorrência de uma ulcera após envolver-se em briga

Uma briga na localidade de Toropasso, no interior do município, deu início a uma mobilização policial no sábado, 16/11. Dois jovens, Jonathan Dedeco Pessano de 20 anos e Leonardo de Souza da Fonseca, de 18 anos, ambos sem passagem pela polícia, tiveram uma desavença que resultou em violência física. A briga ocorreu por volta de 7h e, posteriormente Jonathan foi trazido para a Santa Casa de Caridade, onde chegou já sem vida, por volta de 9h30min. As informações iniciais da Brigada Militar davam conta de que Jonathan teria sido atingido por Leonardo, com uma pedrada, que o teria levado a morte; o autor fugiu do local.
No entanto, após o corpo passar por exame médico foi constatado que Jonathan veio morreu em decorrência de uma ulcera no estômago, que estourou.
Com medo de uma retaliação por parte de familiares de Jonathan e ferido em razão da briga, Leonardo fugiu a pé pela Rodovia BR 472 e foi apanhado por volta de 16h daquele dia, pela Brigada Militar, que o apresentou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Leonardo foi ouvido e logo depois liberado, pois a autoridade policial de plantão entendeu que não houve crime.

Novembro Azul


Secretaria distribuirá 200 fichas por dia Autoridades e convidados participaram na manhã de ontem, no salão de atos da Prefeitura de Uruguaiana, da cerimônia de abertura da Campanha Novembro Azul, com enfoque na prevenção ao câncer de próstata. Na oportunidade, o prefeito Luiz Augusto Schneider destacou a importância do Novembro Azul e da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), reiterando a inserção do município de Uruguaiana neste programa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
De hoje (19) ao dia 29, a Secretaria de Saúde estará distribuindo 200 fichas por dia para realização de exame. O público alvo são homens a partir dos 40 anos e a distribuição das fichas ocorre ás 7h e ás 13h, ao lado da Secretaria de Saúde.

Patrulha tem a terceira melhor invernada do Estado


O 28ª Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) ocorreu no final de semana em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, reunindo milhares de jovens e adultos de todo o Estado. 
A 9ª Região Tradicionalista foi a campeã da Mostra de Arte e Tradição Gaúcha.
Troféu mais cobiçado, o de melhor invernada artística foi entregue ao CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, na Serra gaúcha. O melhor acampamento foi o do CTG Adaga Velha, de Rosário do Sul, na Região Central, e a 1ª Região Tradicionalista conquistou o Troféu Marca Grande . 
Na modalidade Danças Tradicionais Força A, o CTG Patrulha do Oeste obteve o terceiro melhor resultado dando lição de solidariedade. Ao término da apresentação, a invernada que tem como instrutor, Fábio Madeira, ofereceu as roupas para um grupo que teve as vestimentas perdidas. O material perdido estava no carro de um dos integrantes do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Caiboaté, da cidade de Guaíba, Região Metropolitana de Porto Alegre, que foi roubado. O grupo não precisou usar os vestidos emprestados, já que conseguiu material e uma costureira fez novas vestimentas a tempo da apresentação. Catiane Moraes, integrante do CTG Caiboaté, disse que a entidade sentiu-se agradecida pela oferta de empréstimo dos vestidos.
“O menino que dirigia o carro em que estavam oito vestidos foi assaltado em Viamão, e as roupas foram levadas. Os tecidos então vieram de Pelotas, porque não encontramos os mesmos, e mesmo assim deu tempo. Fizemos um agradecimento ao CTG de Uruguaiana, por se oferecerem para emprestar os vestidos, mas não chegou a ser necessário”, contou Catiane.
O Patrulha do Oeste voltou a ser destaque entre as grandes invernadas do Estado, apresentando o tema “Os Platitos”.

Vereador completa a corte do Carnaval de Uruguaiana


A Corte do Carnaval de Uruguaiana foi definida no último sábado, em evento realizado no Parcão da cidade. O locutor Junior do Vale apresentou a festa que contou com as presenças de mais de 8 mil pessoas, segundo os dados da Comissão Organizadora. O vereador Eduardo Espíndola, o “Dudu do Samba” reassumiu o posto que o projetou - o de Rei Momo. A atual campeã do Carnaval, Cova da Onça não conseguiu classificar nenhum de seus representantes no concurso e ficou de fora da Corte. Maria Gabriela Varisco, da escola Bambas da Alegria foi eleita Rainha do Carnaval; Andressa Brum da Silva da Ilha do Marduque, conquistou o título de 1ª princesa e Gabriela Alves, foi eleita a 2ª princesa. Cada integrante da Corte receberá um salário de R$ 800 durante os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Além disso, cada um deles receberá uma fantasia completa. A Corte representará o Município em todos os eventos carnavalescos que foram convidados, além de abrir os desfiles do Carnaval de Rua. 

Ronnie Mello assume a presidência da Câmara em 1º de janeiro


Recentemente lançado como pré-candidato a deputado federal, o vereador Ronnie Mello (PP), será o presidente da Câmara Legislativa no próximo ano. O parlamentar assume o cargo, hoje ocupado pelo vereador Gilberto Risso (PMDB), no próximo dia 1º de janeiro. O vice-presidente será o também progressista Irani Coelho Fernandes, que está em seu primeiro mandato.
Em 2015, a presidência volta para o PMDB, quando assume o vereador e recém eleito rei momo, Carlos Eduardo Alves, o Dudu do Samba.
Além de assumir a presidência da Câmara, Ronnie Mello poderá estar em campanha política no próximo ano, uma vez que colocou seu nome à disposição do Partido Progressista para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados no próximo pleito.
Segundo Mello, a idéia surgiu logo após as eleições de 2012, em razão da expressiva votação que conquistou, sendo o vereador mais votado em Uruguaiana. A decisão foi bem pensada, segundo ele. Nos últimos quatro meses foram realizados encontros com entidades e membros da sociedade, visando obter uma opinião destas entidades. “Fizemos cerca de 80 visitas e tivemos bons resultados, o que me motivou bastante”, diz.
Ainda nesta região, é pré-candidato a reeleição pelo Partido Progressista o deputado Luís Carlos Heinze, de São Borja. A convenção deverá ocorrer em maio do próximo ano, podendo ser confirmados os dois nomes como candidatos.

Câmara encaminhará moção de repúdio à proposta de Tarso de reduzir RPVs


O governador Tarso Genro encaminhou à Assembleia Legislativa proposta de redução do valor pago através das Requisições de Pequenos Valores (RPVs). A RPV é uma Determinação Judicial de Pagamento de Dívidas da Fazenda Pública em favor de terceiros; criada em 2002, com a finalidade de facilitar o pagamento de condenações de pequenos valores, a fim de dar maior celeridade e eficácia às decisões judiciais.
O atual governo estadual já alterou outro ponto importante com relação ao tema. O prazo para o cumprimeto, que antes era de dois meses, com a medida de autoria do Governo Estadual e aprovada pelos parlamentares, passou para seis meses, e prejuízo à população.
A nova proposta visa reduzir de 40 salários mínimos para dez salários mínimos o pagamento das RPVs. A iniciativa gera polemica e, em Uruguaiana o vereador Ronnie Mello solicitou o encaminhamento de moção de repúdio à proposta; o tema será votado pelos parlamentares uruguaianenses na sessão plenária de hoje.

Câmara dispensa obrigatoriedade da apresentação de cópia autenticada em órgãos públicos

Foi aprovado na última sessão plenária da Câmara de Vereadores, o projeto de lei que dispensa a exigência de autenticação, em cartório, das cópias de documentos exigidos por órgãos integrantes da Administração Pública Municipal, desde que utilizadas no interesse do requerente, em procedimento administrativo dos mencionados órgãos autenticadores.
Proposta pelo vereador Irani Fernandes, do Partido Progressista, a lei determina que a autenticação pode ser feita em confronto com o documento original, por servidor público efetivo designado pelo chefe do órgão; exceto em casos específicos, como aqueles previstos expressamente em legislação federal; caso de dúvida de autenticidade do original e nos casos que envolvam motivos de segurança pública, licenciamento de veículos e de identificação civil e criminal.
A autenticação pelo servidor deverá ser feita com carimbagem, constando, obrigatoriamente, a data, matrícula, o órgão e o nome do servidor especialmente designado para esta tarefa.
Em caso de verificada falsificação de documento ou de assinatura, o órgão considerará não satisfeita a exigência documental respectiva e, dará conhecimento do fato à autoridade competente. O servidor que, no uso de suas atribuições, atestar documentos falsos, sofrerá as mesmas sanções.

Felice explica, mas não convence


Ocorreu no final da tarde da última quarta-feira, 13/10, uma prestação de contas do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em Uruguaiana, que é presidido pelo ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice. A prestação de contas foi solicitada pelo diretório do Partido, com a assinatura de aproximadamente 80% dos membros.
Felice reclamou da ausência do prefeito Luiz Augusto Schneider e dos membros do diretório, que não compareceram a reunião. O contador do Partido e o advogado Caciano Sgorla fizeram a apresentação de documentos, inclusive disponibilizando para cópia.
Os requerentes, no entanto, não estão satisfeitos. Segundo o secretário de Meio Ambiente e membro do Diretório Municipal, Francisco Robalo, a questão continua em aberto. Segundo ele, o presidente fez um empréstimo de R$ 45 mil em nome do Diretório, sem que houvesse aprovação do mesmo e, a solicitação é, entre outros, para haja a disponibilização das informações sobre o que foi feito com este valor. “Não queremos jogo de cena, que é o que foi feito, mas sim que seja disponibilizado os documentos para verificação através de uma auditoria”, diz Robalo. Ainda conforme ele, um ofício foi encaminhado à Presidência do Partido informando a ausência do Diretório na reunião e seus motivos. “Continuamos aguardando a disponibilização desses documentos”, conclui Robalo.

Programa Jovem Aprendiz do Senac é porta de entrada para o mercado de trabalho


Após conclusão do curso cerca de 70% dos alunos são efetivados
A crescente competitividade e a latente exigência por qualificação distanciam os adolescentes do ingresso no mundo do trabalho. Por outro lado, o firme propósito do Senac-RS de promover a educação profissional é um facilitador neste processo. Só neste ano 400 jovens ingressaram em cursos do programa Jovem Aprendiz, no Senac Uruguaiana. Destes, 180 iniciam as aulas no dia 21 de novembro.
Os alunos têm entre 14 e 24 anos. As qualificações têm um total de 800 horas de atividades curriculares, sendo divididas igualitariamente entre teoria em sala de aula e prática realizada nas empresas. Em todo o período o jovem é contratado (com carteira assinada) por uma empresa com direito a remuneração durante a realização do curso. “O programa não só atende a necessidade dos estudantes, mas supre a demanda do mercado de trabalho. Cerca de 70% dos jovens são efetivados ao final da formação pela empresa em que realizou a prática. Para nós esse é o principal resultado, que motiva e impulsiona do programa”, comemora a diretora do Senac Uruguaiana, Oni Maria Dias.
O projeto integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG) que oferece diversos cursos profissionalizantes de modo gratuito em todo o Rio Grande do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-3838.

Porto Seco consegue licença para operar novos produtos


O porto seco de Uruguaiana, administrado pela Elog Logística, acaba de conquistar mais uma licença de armazenagem de produtos alimentícios. Agora, além de soro de leite, leite em pó, óleo de manteiga, queijo, pescado e manteiga, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou a unidade a reinspecionar gordura harmonizada (banha), carne de bovinos, ovinos e búfalos – embaladas individualmente e prontas para o consumo.
Para inclusão desses produtos, o Porto Seco Uruguaiana realizou pequenas reformas, baseadas nas exigências do Ministério. Foram feitas melhorias nas câmaras frias – com divisão de espaços e modernização nos equipamentos, além da aquisição de acessórios e utensílios de uso veterinário. 
Segundo Flávio Evaristo, gerente da unidade, além dessas mudanças, os scanners gigantes de averiguação de cargas, a instalação do circuito fechado de TV (CFTV) e a troca de toda a iluminação do Porto Seco, que oferecerá ainda mais segurança aos transportadores, foram fundamentais na conquista da nova licença.
Ao cliente, a novidade impactará diretamente na agilidade das operações e diminuição do custo logístico. “Anteriormente, nossos clientes levavam quase 30 dias para verificação desses produtos, pois além da validação da fronteira, eles eram obrigados a reinspecionar o produto em estabelecimento habilitado pelo MAPA, no interior do País. Com a nova permissão, esse tempo caiu para aproximadamente uma semana, nos casos que as amostras são enviadas a laboratório; para os demais casos, o tempo de liberação é de no máximo 48 horas”, explica Flávio.
Com a licença dos novos produtos alimentícios, a expectativa da empresa é a de ampliar oportunidade de negócios em novos segmentos estratégicos. “Já demos passos importantes no atendimento ao setor de alimentos, bebidas e cosméticos. Agora vamos aumentar a nossa participação de mercado”, conclui o gerente.

Miguelão de Futsal chega a empolgante fase do “mata-mata”

Dois emocionantes jogos abriram a 1ª rodada do “mata mata” das oitavas de final do 37º Miguelão.No primeiro jogo, a equipe do Chivas /Gattiboni/Ford empatou em 5 a 5 com Cociera/Estofaria São Jorge. No desempate, o Chivas/Gattiboni/Ford derrotou nos pênaltis a equipe da Estofaria São Jorge. Na segunda partida, a equipe do Juventus derrotou a Akadimia/Laço do Amor por 5 a 2. Nesta quarta-feira, teremos mais dois jogos. O Juventus enfrentará o Projergs/Barra do Quaraí e o Gaúcho/Empório Luiz enfrentará o Guarani/Águia da Sorte. Também no final semana aconteceram jogos de outros campeonatos. Confira:
Espanholão dos Quarentões:
Caçula 2 X 6 IPE
Palmeiras 1 X 5 São João
Flamenguinho 1 X 3 Boa Vista
Laranja Mecanizada 1 X 1 Camarões
Penharol0 X 1 Ferro Velho
(A equipe do Penharol se retirou da competição)
Campeonato dos Cinquentões
Ferro Carril 1 X 0 Barcelona

“Gurizada” da Associação Uruguaianense conquista campeonato estadual


A Associação Uruguaianense de Futsal, hoje representada nos campeonatos pelas categorias sub 9, sub 10 e sub 11 vem apresentando futebol de “gente grande”. Fora três títulos conquistados nos últimos meses e o mais recente deles chegou no domingo, quando os meninos da sub 13 conquistaram o bicampeonato gaúcho. Os jogos finais foram disputados ma cidade de Esteio. Foram quatro jogos e quatro vitórias. A Associação venceu a Universidade de Caxias do Sul por 3 X 2; o ADJ por 4X0 e o Paulista por 4 X 2 Paulista. Ontem á tarde, os meninos realizaram passeata pelas ruas em comemoração a mais um título. A família AUE participará de um torneio festivo na Argentina nos próximos dias. A Associação se mantém através do trabalho de sua comissão técnica, atletas e pais. 

Conheça a garotada que brilhou no Citadino


A Lufme entregou no final de semana, os troféus aos campeões do 11º Citadino de Futsal.  Confira os resultados: 

Categorias 1998
Campeão - Toque de Bola
Vice Campeão – Palmeiras
Terceiro Lugar – Caçula
Quarto Lugar – Superman
Goleador – Gabriel – equipe do Palmeiras
Goleiro menos vazado – Toque de Bola

Categorias 1999
Campeão - Juventude
Vice Campeão – AABB
Terceiro Lugar – São Rafael
Quarto Lugar – Laura Vicuña
Goleador –Wallace – equipe da AABB
Goleiro menos vazado – Juventude

Categorias 2000
Campeão –São Rafael
Vice Campeão – Argentinos JRS
Terceiro Lugar – Palmeiras
Quarto Lugar – Juventude
Goleador – Fernando – equipe do São Rafael
Goleiro menos vazado – Palmeiras

Categorias 2001
Campeão - Palmeiras
Vice Campeão – Bola Brasil
Terceiro Lugar – Juventude
Quarto Lugar – Rondonia
Goleador – Alessandro – equipe do Rondonia
Goleiro menos vazado – Palmeiras

Categorias 2002
Campeão - Juventude
Vice Campeão – Bola Brasil
Terceiro Lugar – Argentinos JRS
Quarto Lugar – São Rafael
Goleador – Geliel – equipe do Juventude
Goleiro menos vazado – Bola Brasil e Juventude

Categorias 2003
Campeão –Bola Brasil
Vice Campeão – Juventude
Terceiro Lugar – Zona Leste
Quarto Lugar – São Rafael
Goleador – Luiz Fernando – equipeAmigos da Comunidade
Goleiro menos vazado –Bola Brasil

Categorias 2004
Campeão – Bola Brasil
Vice Campeão – Zona Leste
Terceiro Lugar – São Rafael
Quarto Lugar – Bola Brasil “B”
Goleador Leonardo – equipe do Juventude
Goleiro menos vazado – Bola Brasil

Categorias 2005
Campeão –Bola Brasil “A”
Vice Campeão – Bola Brasil “B”
Terceiro Lugar – Juventude
Quarto Lugar – Acenal
Goleador – Luiz – equipe do Bola  Brasil
Goleiro menos vazado – Antônio Guilherme - Bola Brasil “A”

Banda Marcial conquista prêmio em Itaqui

Nesta segunda-feira, dia 18/11, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Cultura, Paulo Henrique Fernandes Inda, acompanhado pelo maestro da Banda Municipal de Uruguaiana, Gediel Fagundes. Na ocasião foi noticiado ao prefeito Schneider sobre premiação conquistada pela Banda Municipal de Uruguaiana, no Concurso de Bandas realizado no último domingo (17/11), na cidade de Quaraí. Os jovens músicos uruguaianenses conquistaram três prêmios: 1º. lugar na categoria Banda Musical; Melhor Percussão - categoria geral e Melhor Solista, categoria geral para Rogério dos Santos Marques, de 15 anos, tocador de tuba, instrumento musical de sopro da família dos metais. A Banda Municipal é um projeto idealizado pela Secretaria de Cultura, coordenado pelo músico Gediel Fagundes que tem como objetivo central o resgate de crianças e adolescentes para a música, utilizada como vetor agregador e de inclusão social.

Painel - Ed.2215

Novembro Azul
Aconteceu na segunda-feira, 18/11, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o lançamento “oficial” da Campanha Novembro Azul, com enfoque na prevenção ao câncer de próstata. Luiz Augusto Schneider destacou a importância da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), reiterando a inserção do município no programa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Adalberto Silva
Após sofrer um infarto e se submeter a um procedimento de angioplastia, o vereador Adalberto Silva já está de volta às atividades parlamentares desde a última semana, em boas condições de saúde.

Feira do livro
A 37ª Feira do Livro de Uruguaiana acontece entre os dias 1º a oito de dezembro, na Praça Barão do Rio Branco.

Semana

Ainda nesta segunda-feira, 18/11, Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, e de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, manteve audiência com as médicas Verônica Costa (da cidade de Córdoba, na República Argentina) e Marilyn Urrutia Pereira, quando trataram sobre a Semana da Espirometria.

Audiência Pública
Acontece amanhã, 20/11, audiência pública para debater a importância da retomada dos vôos no Aeroporto Internacional Rubem Berta. A audiência foi proposta pelo vereador Ronnie Mello e acontece a partir das 19h, na Câmara. O potencial econômico e o apoio para instalação das empresas aéreas estão entre os tópicos a serem abordados.

LGBT
Ontem, 18/11, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em audiência o coordenador nacional de políticas e promoções do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Gustavo Bernardes.

Sessão Plenária
Na terça-feira, dia 26/11, a sessão plenária da Câmara de Vereadores acontece na Barragem Sanchuri, a partir das 18h30min. Esta é a última sessão plenária no interior.

Califórnia Petiça
Ocorreu no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa a XXVI Califórnia Petiça Internacional. Está edição contou com cerca de 80 participantes, entre crianças e adolescentes de todo o Estado.

Barragem Sanchuri I
Uma reunião para debater a implantação de cabos de fibra ótica da Oi na Barragem Sanchuri ocorre no próximo sábado, dia 23, por iniciativa do vereador Adalberto Silva.

Barragem Sanchuri II
A empresa Oi confirmou no último dia 29, a autorização para implantação de um armário de última geração, que possibilitará os serviços de telefonia fixa e Oi Velox.

Acidente
O promotor Rodrigo de Oliveira Vieira e sua filha, Rafaela sofreram um acidente de carro neste final de semana. Apesar do susto, os dois passam bem.

Pinheiro
No final da tarde de ontem, 18/11, o prefeito Luis Schneider determinou a imediata remoção da ciclovia em toda a extensão da Rua Pinheiro Machado, reestabelecendo o trânsito em mão dupla. Desde a inauguração oportunista promovida pelo seu antecessor, a inadequada e vultuosa “obra” só causou transtorno e prejuízos a população que reside na zona sul da cidade.

Califórnia
O escritório da Califórnia da Canção Nativa do RS está localizado na Esplanada da Estação e informações estão disponíveis pelo telefone 3411-7080.

Feira
Acontece no próximo dia 29/11, na Escola Roberval Beheregaray de Azevedo, a I Feira Integrada do Ensino Médio Politécnico das Escolas Estaduais de Uruguaiana. Serão apresentados projetos construídos pelos educandos na disciplina de seminário integrado. A entrada é gratuita. Quer saber mais? Ligue para 3411-3174 e fale com a professora Regina.

“Galetaço”
No meio dia de domingo, 17/11, que antecedeu o jogo entre o Grêmio e Flamento, o consulado gremista presidido pelo entusiasmado desportista Ênio S. Moraes Steffens, promoveu um galeto para arrecadar fundos ao Natal da Criança em Uruguaiana. A promoção relâmpago se propôs a vender 100 galetos, e o sucesso foi alcançado. As crianças gremistas, e até as coloradas, agradecem.

Cultura
A Banda Municipal de Uruguaiana, participou no último domingo, 17/11, de um concurso na cidade de Quaraí, e conquistou três prêmios: 1ºlugar na categoria Banda Musical; Melhor Percussão - categoria geral; e Melhor Solista, categoria geral para tocador de tuba, Rogério dos Santos Marques, de 15 anos. O regente da banda é o músico Gediel Fagundes.



Índios 

Aconteceu na última quinta-feira, 14/11, nas dependências do Sest/Senat, o Fórum Regional das Tribosda Parceiros Voluntários. Participaram Tribos de Uruguaiana e São Borja. A “cacique” Amanda Zanella liderou a indiada “amiga do canil”, representando a Escola Flores da Cunha.
.