quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ed. 2825 - Deam prende três na Saia Justa

Confira aqui a edição digital
  1. Feições de um Congresso ilegítimo
  2. Simpósio
  3. Documentário
  4. Apae
  5. Fogo Simbólico
  6. Feijoada
  7. Movimento
  8. Mateada
  9. CDQ
  10. Felinos
  11. Oficina
  12. Encontro
  13. BRK Ambiental perde licença para despejar esgoto in natura no Uruguai
  14. CDL é declarada de utilidade pública pelo Parlamento
  15. Deam prende três pessoas na Operação Saia Justa
  16. Registro estupro de menina de seis anos
  17. Homem escapa de captura e segue foragido
  18. Câmara de Vereadores debate LDO 2018
  19. Bolinho de Queijo Minas com Aveia
  20. Pão com Creme de Avelã (Babka)
  21. Susana Vieira festeja 75 anos em balada
  22. Malhação
  23. Novo Mundo
  24. Pega Pega
  25. A Força do Querer
  26. Neymar diz que quer ter uma família e mais filhos Atriz Carol Abras faz foto ousada

Confirmada a causa da morte de Jerry Lewis

Foi confirmado na última segunda, 21/8, que a morte de Jerry Lewis foi causada por uma doença cardíaca em estágio terminal. A informação veio do médico John Fundenberg, legista do condado de Clark, nos Estados Unidos.
A lenda da comédia morreu no último domingo, 20/8, em casa, na cidade de Las Vegas. Ele tinha 91 anos.
De acordo com o legista, não é necessário alongar a investigação. Fudengerg ainda informou que Lewis estava recebendo cuidados médicos em casa antes de morrer.
Nascido em 1926, em New Jersey, nos Estados Unidos, Lewis começou a atuar cedo. Ele estreou nos palcos ao lado dos pais dele, ainda na adolescência. O ator se consolidou como um dos nomes mais relevantes da comédia ao lado de Dean Martin, com quem começou a atuar em 1946. Eles apareceram em filmes como A Amiga da Onça, de 1949, e atuaram em 16 produções em 10 anos. A parceria acabou em 1956.
Após o fim da dupla, Lewis focou na carreira cinematográfica, se juntando ao diretor Frank Tashlin em uma série de comédias de sucesso, como Bancando a Ama-Seca (1958). O ator também escreveu, dirigiu e estrelou filmes icônicos, como O Professor Aloprado (1963), que ganhou nova versão estrelada por Eddie Murphy em 1996.
Nos anos 1980, Lewis atuou em O Rei da Comédia (1982), de Martin Scorsese, ao lado de Robert De Niro. Nos anos recentes, Lewis continuou como uma figura importante da cultura mundial graças à apresentação anual do The Jerry Lewis MDA Labor Day Telethon, que beneficia a Associação de Distrofia Muscular dos Estados Unidos.
Com informações da Revista Rolling Stone.

CineSesc exibe o filme “Oslo, 31 de agosto”

No próximo sábado, 26/8, o CineSesc Uruguaiana vai exibir o filme “Oslo, 31 de agosto”, do diretor Joachim Trier. O drama norueguês de 2011, tem duração de 96 minutos. O filme tem faixa etária indicada de 16 anos e será exibido às 16h do dia 26/8, no Sesc local, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984. A entrada é gratuita.
Sinopse: Anders (Anders Danielsen Lie) está se recuperando do vício em drogas numa clínica de reabilitação em Oslo. No dia 30 de agosto ele ganha a permissão para sair da casa de tratamento, visitar seu amigo Thomas (Hans Olav Brenner) e ir em uma entrevista de emprego no centro da cidade. Durante seu dia e noite na cidade, Anders será confrontado com seus erros do passado e irá refletir sobre sua própria existência. ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram quando Guto é convidado para uma audição no programa, mas o relacionamento com o ídolo não é bem como Guto esperava.

Mark Wahlberg lidera lista da Forbes de atores mais bem pagos


Wahlberg ganhou estimados 68 milhões de dólares neste ano graças aos filmes “Pai em Dose Dupla 2” e “Transformers: O Último Cavaleiro”

Mark Wahlberg chegou ao topo da lista de atores mais bem pagos de 2017 compilada anualmente pela revista Forbes, que ressaltou a grande disparidade entre astros e estrelas de Hollywood.
Wahlberg, de 46 anos, ganhou estimados 68 milhões de dólares neste ano graças aos filmes “Pai em Dose Dupla 2” e “Transformers: O Último Cavaleiro”, de acordo com o ranking da Forbes divulgado na última terça-feira, 22/8.
O rapper que virou ator empurrou Dwayne “The Rock” Johnson, líder de 2016, para a segunda posição – este ano ganhou aproximados 65 milhões de dólares.
A Forbes calcula a renda de filmes, televisão e patrocínios antes do pagamento de impostos e taxas de agenciamento.
A lista voltou a sublinhar a diferença de remuneração entre os gêneros. Na semana passada a revista apontou Emma Stone, vencedora do Oscar de melhor atriz por “La La Land – Cantando Canções” como a atriz mais bem paga do mundo neste ano com uma soma avaliada em 26 milhões de dólares.
A Forbes disse que os 10 atores mais bem pagos lucraram um valor somado de 488,5 milhões de dólares antes dos impostos no período de junho de 2016 a junho de 2017 – quase três vezes mais do que os 172,5 milhões de dólares recebidos pelas 10 atrizes mais bem pagas.
A publicação atribui a disparidade à predominância de filmes de super-heróis e de ação, que rendem grandes bilheterias aos estúdios de Hollywood, mas tendem a ter menos papéis para protagonistas do sexo feminino.
Johnny Depp, astro da franquia “Piratas do Caribe” que passou anos entre os cinco atores mais bem remunerados, não ficou sequer entre os 20 mais neste ano, disse a Forbes. Atualmente Depp está envolvido em um processo com seus ex-gerentes de negócios, que detalharam o que descrevem como hábitos de consumo extravagantes.
Com informações da Agência Reuters.

Estado libera R$ 240 mil para realização da 40ª Califórnia


Na manhã de ontem, 23/8, o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, assinou a liberação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), de R$ 240 mil, para a realização da 40ª edição da Califórnia da Canção Nativa.
A assinatura ocorreu no gabinete do secretário, e contou com a presença do diretor de Cultura de Uruguaiana, Ricardo Job, do produtor da VH, empresa proponente, Fabricio Pereira, juntamente com o CTG Sinuelo do Pago, e da apresentadora da Califórnia, Rejane Fittipaldi.
Na próxima terça, 29/8, acontece o pré-lançamento da 40ª edição do festival, na casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil, às 18h30. O evento vai ocorrer de 8 a 10/12, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, com tertúlia livre na Concha Acústica.
Patrimônio cultural do Estado, a Califórnia foi criada em 1971 e é considerada o ‘pai’ dos festivais nativistas. Em 2013 e 2014, o Poder Executivo conseguiu realizar o evento após seis anos. Em 2015 e 2016, porém, não houve verba para mantê-lo e a Califórnia da Canção Nativa foi reduzida a apresentações alusivas ao festival, sem competição, e sem a Calhandra de Ouro.

Larissa Vargas

Alunos do CAM usufruem da vinícola para aprendizado


No sábado, 19/8, alunos do Colégio Agrícola Municipal (CAM), desembarcaram na Vinícola de São Marcos com a intenção de unir aprendizado com participação coletiva em prol do projeto de reativação do local.
Sob a orientação do professor e engenheiro agrônomo Gabriel Brixner, e do técnico da Emater engenheiro agrônomo João Carlos Battassini, foi desenvolvida uma aula prática de poda de videira inserida na carga horaria do CAM envolvendo aproximadamente 80 alunos, durante todo o dia. O transporte foi providenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semude), que é responsável pelo Colégio e a alimentação foi através de voluntários.
O diretor da escola agrícola, Nino Oliveira, disse que este tipo de ação envolvendo os alunos é muito positiva. “Estas ações unem aprendizado com resultados em prol do município que aspira fornecer possibilidades de empregos nesta região através da reativação da vinícola”, comentou.
Segundo o vice-prefeito Antônio Brasil Carús, as atividades dos alunos do CAM são importantes para a reativação da vinícola, que é do município, mas estava desativada. “A vinícola andou sendo arrendada para uma empresa de fora, mas hoje ela é do município. O Governo Federal investiu 750 mil reais, e o governo municipal da época investiu 550 mil”, explicou. “No nosso governo colocamos gente para cuidar, limpamos todo o parreiral que tem área de 30 hectares. Estava com pastizal enorme, então roçamos todos os intervalos das parreiras e depois os alunos do colégio agrícola começaram a podar, já que é época. Eles estão indo para lá duas vezes por semana, e estão gostando, porque são aulas práticas, eles disseram que estavam sempre em sala de aula e que gostariam de sair. Então foi muito bom isso”, completou.
O vice-prefeito ainda falou sobre os planos futuros para a vinícola. “Se não fossem os alunos seria muito difícil. Nós não poderíamos contratar gente para fazer esse trabalho. Então nós conseguimos atender ao mesmo tempo a escola que precisava de aulas práticas e o nosso interesse de retomar as atividades da vinícola. Para o futuro nós vamos procurar parcerias, uma vez que vai ficar muito difícil manter sem o poder de se contratar pessoal para fazer esse trabalho lá. Vamos procurar uma parceria, talvez com alguma cooperativa, ou empresa particular, porque o interesse nosso é criar frentes de trabalho ali e criar mais uma indústria em Uruguaiana”, finalizou.
 
 Larissa Vargas


Unipampa: Falta de coleta de resíduos do HUVet atrapalha formação de acadêmicos


Os alunos de medicina veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), estão sendo prejudicados na formação por falta de coleta de lixo do Hospital Veterinário Universitário (HUVet).
Segundo o acadêmico do 6º semestre, Ney Luzardo Ulrich Neto, a falta de coleta já chega há quase três meses. “Nós estamos há 80 dias sem a coleta de resíduos. Os professores começaram a se assustar, porque tudo que a gente faz ali gera muito resíduo, então daqui a pouco vem um cadáver de algum animal para fazer uma necropsia para definir do que morreu, e o cadáver tem que ter uma destinação correta, a gente não pode descartar de qualquer forma, e assim praticamente quase tudo que envolve a veterinária”, comentou.
O aluno ainda completou dizendo que as práticas de algumas disciplinas estão sendo prejudicadas. “Por exemplo, a gente tem uma disciplina de patologia que só define que tipo de doença é, onde se faz as necropsias. O professor falou, que as necropsias que tínhamos programadas seriam suspensas. Então, os alunos que estavam naquele semestre com aquelas necropsias ficam com aquela lacuna, que não vai ser preenchida posteriormente, porque no próximo semestre o conteúdo já avançou, já não se tem mais aquela cadeira. Aquilo que tinha que ser feito para a formação profissional deixou de fazer e paciência”, explicou.
“Claro que se tenta ajustar de alguma forma, o que os professores querem é nos ensinar. Então, daqui a pouco a necropsia em si a gente não vai fazer, a gente vai passar um vídeo de como seria. Ou vamos fazer uma didática, vamos ler um artigo de como se deve proceder. Isso auxilia, mas é completamente diferente que a gente colocar a mão na massa, do que praticar”, completou.

Diretório

Em nota, o diretório do curso fala que a comunidade em geral também está sendo afetada. “Quem é o prejudicado? Primeiro, a comunidade Uruguaianense e região, que poderia ter um excelente serviço por parte do HUVET e hoje está sem. Segundo, a imagem do campus junto à opinião pública, a instituição federal não está realizando atividades que são importantes ao povo e este que sempre teve na universidade uma visão de instituição de alto nível agora passa a ver a mesma com a incerteza e desconfiança mas principalmente os alunos do curso, estes que estão sem poder realizar as atividades práticas que são componentes obrigatórios para formação curricular”.
O diretório termina a nota citando que ainda não há previsão de volta da coleta de lixo. “Qual o prognóstico? Desfavorável. Passado mais de dois meses do fim da coleta a reitoria ainda não tem previsão para lançamento do edital licitatório para restabelecimento da coleta (vale mencionar que após o edital ser publicado ainda existe todos os prazos legais a serem observados até o real início de uma atividade) e o hospital sem poder realizar procedimentos estuda encerrar todas as atividades”.

HUVet

Também através de uma nota, a direção do HuVet, a cargo do professor Diego Beckmann, se pronunciou na última terça-feira, 22/8, confirmando a suspensão dos serviços a partir da próxima segunda-feira, 28/8. “A direção do Hospital Universitário Veterinário da Unipampa (HUVet- Campus Uruguaiana), informa que, entre os dias 22 e 25, a unidade estará atendendo apenas os retornos já agendados. A partir do dia 28, todos os atendimentos e procedimentos que envolvam animais estarão suspensos, por período indeterminado, e só serão restabelecidos quando o serviço de coleta de resíduos for reiniciado”, diz o documento. Por fim, o HUVet informou que a contratação do referido serviço abrange diferentes campi e, por essa razão, não depende do HUVet. “Todas as providências cabíveis foram e estão sendo tomadas para restabelecer as atividades o mais breve possível”, finaliza.
Procurada pela reportagem do Jornal CIDADE, a direção do campus disse que se manifestaria através de nota e comprometeu-se a emitir o documento. No entanto, até o fechamento desta edição, não o fez.

Larissa Vargas

Adolescentes são apreendidos por assaltos ao comércio

Dois adolescentes foram apreendidos em flagrante por roubo e um homem preso por porte ilegal de arma. Os três foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pela Brigada Militar e autuados pelo delegado Enio Tassi. O trio havia embarcado em um ônibus intermunicipal, com destino a São Borja, mas estavam sendo monitorados pela BM, que abordou o veículo quando este deixava a Estação Rodoviária.
Os adolescentes foram apreendidos pela participação em dois assaltos, em uma farmácia na Rua Santos Dummont, e em uma lancheira na Rua XV de Novembro, na noite de segunda-feira, 21/8. Um deles, foi reconhecido por uma das vítimas. O outro, embora não tenha sido reconhecido, confessou os crimes, e confirmou a participação do amigo. Também foram apreendidas com eles, as roupas usadas nos crimes, reconhecidas a partir das imagens das câmeras de videomonitoramento. Já o adulto, a princípio não teria participado dos roubos, mas foi preso porque portava um revólver Taurus calibre .32, municiado com um cartucho intacto.
Também foram apreendidos R$ 293 em espécie, dois tabletes de maconha pesando 36g; seis desodorantes (oriundos do assalto à farmácia), 12 carteiras de cigarro marca Hollywood e dez carteiras de cigarro marca Kent (oriundos do assalto à lancheria); dois relógios e um aparelho de celular.

Gabriela Barcellos

Operação Varredura III: DPCA apreende seis pessoas Entre os crimes investigados estão homicídio, tráfico de drogas, roubo à mão armada e lesão corporal.


A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) deflagrou na madrugada de ontem, 23/8, a Operação Varredura III. A ação contou com apoio de policiais das outras cinco delegacias de Polícia Civil de Uruguaiana, reunindo 25 policiais, sob o comando do delegado Enio Tassi. Foram apreendidos um adolescente de 16 anos e seis jovens, com idade entre 18 e 21 anos.
Foram cumpridos sete mandados de apreensão nos bairros São João, Mascarenhas de Moraes, Jardim do Salso, Horta Pública, Vila Júlia e Peral do Sapo. As diligencias resultaram na apreensão do adolescente L. C. S., de A. C. B., A. M. C. C., A.T. S. M., D. R. D. F., e E. S. V.
Apesar de já terem completado 18 anos, os jovens foram encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Case) Uruguaiana, já que as apreensões se referem a crimes cometidos ainda quando eles eram menores de idade, infracionais cometidos, chamados de ‘atos infracionais’, investigados em procedimentos de apuração de ato infracional, processo semelhante a um inquérito policial. Os apreendidos respondem por homicídio, roubo à mão armada, tráfico de drogas, lesão corporal, receptação, entre outros crimes.
Os apreendidos já são conhecidos da Polícia e alguns já integraram os chamados ‘bondes’. No entanto, de acordo com o Delegado as apreensões dizem respeito a ações que não foram cometidas pelos bondes, mas individualmente, e os acusados não possuem ligação entre si.
Nas duas ações anteriores, também coordenadas por Tassi, foram apreendidas outras sete pessoas.

Gabriela Barcellos

Inscrições abertas para o Concurso de Carcaças Angus RS

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Carcaças ANGUS RS 2017. O abate técnico será realizado no dia 22 de setembro na unidade Santa Maria, o Frigorífico Silva, e as inscrições seguem até o dia 11.
Segundo o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, “O Concurso de Carcaças é uma oportunidade para os produtores demonstrarem o melhor de sua produção e trocarem experiências com os demais sobre estratégias de produção e manejo”.
Podem participar produtores de todo o estado do Rio Grande do Sul. A disputa será realizada por lotes de no mínimo 20 animais, de ambos os sexos. Os lotes serão divididos em categorias de animais definidos e cruza Angus, que concorrerão separadamente às premiações oferecidas pelas empresas apoiadoras. Neste ano, os compradores dos lotes campeões receberão um prêmio especial, como reconhecimento ao apoio indispensável que prestam aos produtores participantes. “O concurso é a vitrine da qualidade! Ganhar uma etapa é como ter o Grande Campeão da Expointer” comentou Reynaldo Salvador, vice-presidente do Programa Carne Angus.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Angus. A ficha preenchida deverá ser enviada impreterivelmente até o dia 11 para o email concurso@carneangus.org.br. Maiores informações poderão ser obtidas na Associação, pelo fone 51 3328.9122

Gabriela Barcellos

CTPEC realiza 41ª Noite da Pecuária

Acontece no próximo dia quatro, segunda-feira, a 41ª Noite da Pecuária. Como de praxe, o evento será realizado às 19h, no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril.
A Noite terá como destaque A ovinocultura. O tema será abordado pelo médico veterinário Daniel Barros de Barros (Guarda Nova Consultoria Agropecuária) com a palestra ‘Tecnologias Aplicadas a uma Propriedade Comercial de Ovinos’.
O evento é realizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, sob coordenação do projeto Ricardo Oaigen.
O projeto surgiu em 2013 e não parou mais. Sempre na primeira segunda-feira do mês (durante o período letivo), um tema é abordado em um ambiente de debate que visa integrar a universidade e o campo. As palestras, ministradas por autoridades nos temas, são direcionadas a produtores, trabalhadores e profissionais técnicos da pecuária. Além de Uruguaiana, outras cidades da região, como Alegrete, Itaqui e Quaraí, já recebem o projeto em um formato itinerante.

Gabriela Barcellos

Custos da produção é o grande revés do setor orizícola


A formulação de políticas agrícolas para o setor arrozeiro foi tema de discussão na tarde de terça-feira, 22/8, em encontro realizado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), na sede da Farsul, em Porto Alegre). Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversos sindicatos rurais do Estado.
Inicialmente foi apresentado um estudo que mostrou a disparidade entre os custos de produção entre o Brasil e os parceiros do Mercosul, como Uruguai e Argentina. Entre os exemplos citados pelo economista chefe da Farsul, Antônio da Luz, responsável pelo material, está o inseticida. Há uma diferença de até 445% no valor de um inseticida pago pelos produtores do Brasil em relação aos uruguaios. “Pagamos mais pelos mesmos produtos com os mesmos princípios ativos aqui no Brasil”, advertiu.
“Apesar das taxas zeradas pelo Mercosul, a incidência de outros impostos faz com que não seja vantajoso buscar estes produtos em outros países”, ressaltou o Economista, citando impostos como IPI, PIS/Cofins e ICMS, que acabam encarecendo a produção, ao contrário do que ocorre nos demais países do bloco econômico.
Conforme o presidente da Comissão de Arroz da Farsul, Francisco Schardong, as entidades do setor orizícola têm trabalhado fortemente no sentido de buscar soluções para os problemas históricos dos orizicultores. Lembrou que a próxima safra será de dificuldades na questão de financiamentos. “Projetamos que cerca de 80% da safra será financiada por outros agentes que não os bancos oficiais. Por isso é preciso buscar melhores condições de negociação”, salientou.
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, disse que o grande problema do setor é o custo da produção. Conforme ele, em muitos itens vêm apresentando altas desenfreadas, subindo acima dos valores praticados pelo grão. “Temos a convicção de que o problema do arroz está nos custos de produção. O preço vem aumentando, mas não vem fazendo frente aos problemas que estamos enfrentando”, afirma. Atualmente, os preços praticados pela saca de arroz vêm sendo mais altos que a média histórica.
De acordo com Dornelles, a diminuição da oferta por meio da redução de área é uma realidade já interiorizada por todos e deverá ocorrer um movimento neste sentido. O presidente da Federarroz informou também que por organização dos produtores já existe um trabalho de exportação de arroz em casca, liderada por ele, por meio de um contato com um operador onde ocorrerá uma nova reunião para o embarque do grão em até três navios.
A partir de agora, os representantes das entidades levarão em frente os estudos e decisões tomadas na reunião de forma a apresentar ao Ministério da Agricultura sugestões para a formulação desta política agrícola destacada pelos representantes da pasta em reunião realizada em julho para tratar do tema. Além dos custos, o endividamento também pautou o encontro e medidas para esta questão também serão estudadas e apresentadas propostas para resolver o passivo dos arrozeiros gaúchos.

Gabriela Barcellos

Serviços de radioterapia e oncologia podem se desmembrar do IRON

Nos últimos dias, uma mobilização tomou força nas redes sociais contra uma suposta descontinuidade dos serviços de oncologia do Instituto de Radioterapia e Oncologia (Iron), anexo ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSSCU).
O Iron é referência em oncologia na região e o serviço é disponibilizado aos pacientes, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na condição de prestador de serviços da Santa Casa de Caridade. A continuidade do serviço, porém, estava ameaçada e foi tema de reunião com a presença do vice-governador do Estado, José Paulo Cairolli e do secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis no dia 20 de julho.
Na ocasião, foram tratadas as dificuldades de acesso e oferta de serviços para a Santa Casa. Segundo a coordenadora regional de saúde, Heili Temp, na reunião ficou definida uma comissão, na qual ela preside, para apresentar, em até 60 dias, um parecer de manutenção ou não da referência de alta complexidade do HSSCU. No entanto, a coordenadora nega que já tenha algo definido. “A gente já vem se reunindo com o Hospital e fazendo esse acompanhamento. Temos o entendimento que muitas melhoras já são visíveis em relação à Santa Casa. Eu não recebi nada oficialmente por parte do Hospital, que o IRON deixaria de prestar serviço”, comentou.
Segundo, o diretor do Iron, médico oncologista José Adir Müller, o Iron foi comunicado pelo hospital sobre a possibilidade de dividir os setores de oncologia e radioterapia. “A proposta da Santa Casa é dividir a oncologia e radioterapia, é o que está sendo colocado. Eu acredito que suspensão do serviço, só se houver alguma demanda jurídica, acho que não vai ter descontinuidade do serviço até porque a gente não tem essa ideia. Mas não se tem nada oficial ainda, só teve um comunicado por parte do hospital”, esclarece.
A Santa Casa se manifestou através de nota, que está avaliando o processo de reestruturação da instituição desenvolvido por uma equipe de consultoria independente e altamente qualificada, entre outros apontamentos, concluiu pela necessidade de alteração do contrato vigente entre IRON (Instituto de Radioterapia e Oncologia de Uruguaiana) e a instituição. Confira na íntegra:
“A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana informa que o processo de reestruturação da instituição desenvolvido por uma equipe de consultoria independente e altamente qualificada, entre outros apontamentos, concluiu pela necessidade de alteração do contrato vigente entre IRON (Instituto de Radioterapia e Oncologia de Uruguaiana) e a instituição. A decisão também está baseada em laudos emitidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.
Assim, o serviço prestado à população da região passará em breve, a ser realizado por duas empresas, uma especializada em radioterapia e outra em quimioterapia, proporcionando ainda mais qualidade no atendimento desenvolvido pelo Serviço de Alta Complexidade em Oncologia.
Não houve, nem haverá suspensão de trabalhos no Serviço de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Muito menos, queda na qualidade na prestação de serviço ou diminuição do número de atendimentos.
Desta forma, a direção da Santa Casa esclarece que a população atendida pela instituição poderá constatar, durante e após a conclusão do processo de alteração da atual sistemática de atendimento no setor, uma melhoria na assistência aos pacientes oncológicos.
A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Iron ao longo de três décadas, sendo este um serviço pioneiro e de alta relevância à comunidade de doze municípios da região da Fronteira Oeste do Estado.
Ao mesmo tempo em que também atende às avaliações de órgãos oficiais que fiscalizam o atendimento prestado à população, a Santa Casa, alinhada às observâncias de técnicos e consultores especializados, busca a melhoria e a excelência dos serviços disponibilizados aos pacientes atendidos pelo hospital”.
 
Larissa Vargas 

Uruguaiana recebe reforço de seis bombeiros

Créditos: Karine Ruviaro/JC
Finalmente o Corpo de Bombeiros em Uruguaiana recebeu reforço de efetivo. A notícia foi confirmada ontem, 23/8, pelo secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, ao deputado Frederico Antunes (PP). Schirmer destacou também o reforço no efetivo das corporações dos bombeiros nas cidades de Alegrete, Bagé, São Gabriel e Rosário do Sul.
São seis novos soldados, que deverão chegar a Uruguaiana em cinco dias úteis. Os soldados Bruno Conti Figueiredo e William Gonzalez De Souza estão vindo de Caxias do Sul; André Ventimiglia Zorzella vem de Alvorada; Wagner Willian da Silva Nunes e Alan Prado Freitas estão sendo transferidos de Taquara. Já o soldado Cristóvão Bróglio Ceccon Júnior acaba de ingressar na corporação e terá Uruguaiana como sua primeira lotação. Eles irão dar reforço a uma corporação que conta atualmente com 18 servidores e passará a contar com 24 bombeiros.
O vereador José Clemente (PSDB), que esteve reunido com Schirmer reivindicando a vinda de bombeiros e policiais militares para Uruguaiana também comemorou a notícia. Recentemente, Clemente encaminhou ao Secretário um requerimento através da Câmara de Vereadores, e encontro na condição de presidente regional da Abamf, pleiteando as remoções. “Entregamos um documento com a lista de bombeiros que tinham interesse em vir para Uruguaiana. O Secretário nos prometeu que assim que houvesse a formação de novos profissionais, nosso pleito seria atendido. E cumpriu”, disse Clemente. O deputado Frederico Antunes, que também vinha solicitando o reforço de efetivo, também se manifestou. “Estava mais do que na hora dessas transferências ocorrerem. Finalmente com todo o esforço da pasta da Segurança elas começaram a ocorrer nestes últimos dias. O próximo passo é o envio de BMs para reforçar a segurança na região. Vamos seguir cuidando do tema de cima e cobrando do governo do RS”, disse Frederico.

Gabriela Barcellos

Nomeado Conselho Diretor do Fundestradas


O Poder Executivo nomeou o Conselho Diretor do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Uruguaiana (Fundestradas). Formado por representantes do próprio Executivo e de entidades ruralistas, o grupo fará a gestão do fundo, criado para servir de suporte financeiro na recuperação, manutenção e melhoria das estradas no interior do município e abastecido com os recursos oriundos da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR), estimados em R$ 4,5 milhões por ano.
Foram nomeados como membros titulares os secretários Valdir Venes e João Francisco Fernandes, representando a secretaria de Fazenda e secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, respectivamente. Ficaram como suplentes Francisco Fernando Rodrigues Casqueiro e Daniel Panziera.
Representando o Sindicato e Associação Rural, foi nomeado o produtor Antônio Martins Bastos Neto. O representante da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí é Roberto Fagundes Ghigino e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é representado por Olíbio Estevão Nunes de Freitas. Também integram o Conselho João Carlos Batassini, representando a Emater, e Ivo Mello, representando o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Atribuições

Compete ao Conselho Diretor: a) fixar critérios de utilização dos recursos, através de um Plano de Aplicação das Receitas; b) elaborar Plano de Ação e de Aplicação dos recursos do Fundo, que deverá ser submetido à apreciação do Legislativo, conforme a Constituição Federal, artigo 165, § 5º; c) estabelecer os parâmetros técnicos e as diretrizes para a aplicação dos recursos; d) acompanhar e avaliar a execução, desempenho e resultados financeiros do Fundo; e) avaliar e aprovar os balancetes mensais e o Balanço Anual do Fundo; f) solicitar a qualquer tempo e a seu critério, as informações necessárias ao acompanhamento, ao controle e avaliação das atividades a cargo do Fundo; g) mobilizar os diversos segmentos da sociedade no planejamento, execução e controle das ações e do Fundo; h) fiscalizar os programas desenvolvidos com os recursos do Fundo.

Adin

Criado ainda na gestão do ex-prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB), o Fundestradas foi questionado judicialmente por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur). O objetivo da ação era desvincular a arrecadação integral dos recursos oriundos do ITR ao Fundo, alegando que à época o município mantinha atrasado gastos essenciais, como água, energia elétrica, telefone, internet e a folha de pagamento do funcionalismo, alegando falta de recursos.
Em sede liminar, o Sindicato conseguiu êxito, mas em fevereiro o Tribunal de Justiça cassou a liminar e julgou a ação improcedente.
A nomeação do Conselho acontece seis meses após a decisão do TJ. A partir de agora, o grupo trabalhará na elaboração dos projetos para aplicação dos recursos, que deverão começar a ser liberados no mês de novembro. Cada uma das ações, porém, depende da aprovação do Parlamento.

Gabriela Barcellos

Reunião trata sobre a dívida com a RGE

O deputado estadual Frederico Antunes (PP), participou nesta quarta-feira (23), em Porto Alegre, de reunião com representantes da diretoria da RGE Sul. A reunião tratou sobre o plano de investimentos da companhia na região da Fronteira e sobre o andamento das tratativas em torno da renegociação da dívida do município de Uruguaiana com a concessionária de energia elétrica. Por telefone, Ronnie também participou da reunião, por telefone, confirmado o andamento das tratativas junto a companhia de energia.
O gerente de Relacionamento com o Poder Público da RGE Sul, Edson Severo Paz, comemorou o bom nível de relacionamento com os atuais gestores de Uruguaiana. “As negociações estão avançadas. A RGE Sul está finalizando o estudo de inclusão do antigo prédio do IRGA na negociação e aprovação do texto final da negociação na alta administração do Grupo CPFL”, comentou.
“Essa reaproximação e acerto com a RGE faz parte da nova forma de tratar o o tema e encerrar um problema que se arrasta há anos”, diz Frederico. A dívida arrasta-se há anos e já passou por quatro gestores. Na última negociação, o então prefeito Luiz Schneider (PSDB) entregou à concessionária um prédio do município – o antigo Irga – como parte do pagamento, e parcelou o restante da dívida. No entanto, as parcelas, mensais, não foram honradas, se fazendo necessária uma nova negociação, já no novo governo.

Gabriela Barcellos

Guarda Escolar: Câmara pede instituição do auxílio uniforme

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Câmara de Vereadores solicitou ao Poder Executivo que determine ao setor competente as providências para a criação do auxílio uniforme destinado aos servidores da Guarda Municipal Escolar (GEM), bem como a regulamentação de uso de uniformes por parte dos servidores.
A iniciativa é do vereador Elton da Rocha (PP) e foi aprovada pelo plenário na sessão ordinária de terça-feira, 22/8. Será encaminhada ao prefeito Ronnie Mello (PP) na forma de projeto de indicação.
De acordo com Rocha, o objetivo é tornar mais rápida, menos burocrática e mais precisa a aquisição dos uniformes, que passará a ser feita diretamente pelos servidores, também a regulamentação dos uniformes que proporcionará a melhor especificação. A ideia é que o município fique desobrigado de fornecer o uniforme, mas deve definir seu padrão e fiscalizar seu uso correto.

Gabriela Barcellos

Valorização da vida: Câmara vota hoje a instituição do ‘Setembro Amarelo’

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que institui no calendário de eventos do município a campanha ‘Setembro Amarelo’, de valorização da vida. A iniciativa é do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e a matéria foi discutida em plenário pela primeira nesta terça-feira, 22/8, devendo ser votada hoje pelos parlamentares.
Trata-se de uma campanha de prevenção e conscientização que visa despertar a sociedade para a questão do suicídio como um problema de saúde pública, que deve ter a atenção de todos e pode ser evitado. Durante o mês de setembro de cada ano, serão desenvolvidas diversas ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, envolvendo tanto a administração pública, quanto entidades civis, ONGs e profissionais liberais.
As atividades serão apoiadas pelo poder público municipal, de todas as formas que lhe for possível, principalmente através da divulgação do evento bem como participando ativamente da campanha por intermédio das secretarias municipais de Saúdes, Educação e Assistência Social. “A ideia é que ao decorrer do referido mês sejam abordas ações junto à população visando: alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; contribuir para a redução dos casos de suicídios no Município; estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas visando ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos”, explicou Delgado ao justificar o projeto.
Atualmente Uruguaiana ostenta o triste título de recordista gaúcha em número de suicídios e, somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 18 casos. A informação é do presidente do Núcleo de Apoio à Vida de Uruguaiana (Naviu), general José Alberto Leal. Em anos anteriores, o maior número registrado no município foi de dez casos ao longo de um ano inteiro.

Gabriela Barcellos

Ed. 2824 - Painel

Princesas
As meninas do projeto "4º Baile das Princesas - Uma Noite Inesquecível" tiveram uma tarde alegre e de conversa descontraída com a escritora Valéria Surreaux, que falou sobre literatura e como começou a escrever seus primeiros contos, dando dicas de escrita para as adolescentes, além de falar sobre a importância de escrever bem. 



Sema 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, recebeu na última terça-feira, 22/8, o assessor parlamentar Régis Lima para debater sobre a implantação de composteiras para a fabricação de adubo orgânico. O Colégio Agrícola Municipal (CAM) deverá contar com um ecoponto de recebimento de material orgânico (resíduos de podas e galhos de árvores). 



Palestra
Os agentes de trânsito realizaram uma palestra de Condução Segura e Direção Defensiva no Sest/Senat, na semana passada. A palestra teve como púbico-alvo os colaboradores da empresa Rodam.



A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Segtram) está reforçando a sinalização em diversos pontos da cidade, devido ao alto índice de acidentes. A Segtram está realizando a implantação da sinalização em locais com grande fluxo e que não eram sinalizados. Em outros pontos, a sinalização foi revitalizada, pois estava apagada em decorrência do tempo. Conforme o cronograma de ações, já foram beneficiadas as seguintes ruas:  rua Iris Valls esquina com rua Santana e rua 13 de Maio esquina com rua Prado Lima.



Curso
A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) informa que a data de início do curso de Bordado em Pedraria, promovido pela instituição foi transferida para esta quinta-feira, 24/8, às 19h, no Senai.

Noite da pizza
O projeto Inclusão em Movimento estará promovendo a Noite da Pizza no dia 9/9. As pizzas custam R$ 15 cada, e as opções de sabores são: calabresa, bacon, milho, portuguesa ou mista. O local de retirada é na Av. Presidente Vargas, nº 4563, das 18h às 22h.

Bingo
A Associação de Protetores Vira Latas estará promovendo o “I Bingo da cachorrada” no dia 6/10, às 20h, no CTG Sinuelo do Pago. Duas cartelas custam R$ 10 e estão a venda na Padaria Pão Kent, Clínica Focinhos e Rabinhos, Templo Academia e Super Pag Poko. Entre os prêmios há cesta básica, split, vale compras, kit churrasco, TV.

Futebol de mesa
Estão abertas as inscrições para o Campeonato Uruguaianense de Futebol de Mesa. O evento vai acontecer durante todo mês de setembro, a partir das 19h, na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC). As inscrições seguem até o dia 29/8 e podem ser feitas na Smelc (Rua: Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube).  Mais informações pelo telefone 3413-6201 ou no Clube de Mesa da Nova Esperança - 99923-8003 (Egídio).

Cinema
A 2ª Mostra Sesc de Cinema já está com inscrições abertas. Os uruguaianenses que desejarem participar devem enviar seus trabalhos até 1/10. Podem ser inscritas produções audiovisuais de longa e curta metragem. A Mostra tem como objetivo contribuir para a difusão da produção cinematográfica brasileira. Para inscrições e informações sobre o edital, acesse www.sesc.com.br/mostradecinema. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984, ou pelo telefone (55) 3412-2482. 

Cova da Onça
No dia 1/9 será lançamento o tema enredo da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. O lançamento será a partir das 21h, na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), que fica localizada na rua Gen. Estilac Leal, nº 3993. Mesas estão à venda aos sábados, das 14h às 16h, na sede social da escola, que fica localizada na rua Bento Martins, nº 1799. Mais informações com Francisco Leal pelo telefone 99979-9610.

Workshop
Na semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, cujo tema é "Pessoas com Deficiência: Direitos, necessidades e realizações, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) convida a comunidade para participar do Workshop em Gestão e Saúde Emocional com renda revertida à instituição. O evento ocorre hoje, 24/8, das 19h às 21h e os ingressos encontram-se a venda no valor de R$ 30 na sede daApae.

Encontro
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) da Unipampa, campus de Itaqui, convida toda a comunidade para participar do I Encontro Fronteiras Negras: a Cultura Afro-brasileiraem Ação, a realizar-se dia 26/8, às 8h30 na Unipampa Itaqui.


5ª tarde interativa
A 5ª Tarde Interativa, promovida pelo Anime Frontier, vai ocorrer no próximo sábado, 26/8, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O evento vai disponibilizar diversas atividades, como área k-pop, quiz, just dance, área de games, cinema e jogos de mesa. A entrada é gratuita, mas quem puder pode colaborar levar 2kg de alimento não perecível para doar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). O evento ocorre das 14h30 às 19h.

Capo
A Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), estará promovendo um chá beneficente no dia 27/8, a partir das 15h, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, que fica na Rua dos Andradas, 2024, entre as ruas Santana e Presidente Vargas. Ingressos na Poção Mágica.