sábado, 17 de setembro de 2016

Homem preso com 115 kg de agrotóxicos contrabandeados


Gabriela Barcellos

Um homem de 31 anos, Carlos Roberto Osmeri, foi preso em flagrante por contrabando de agrotóxicos na noite de quarta-feira, 14/9. Ele foi flagrado no KM 661 da BR 290, por volta de 19h, em uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No interior do veículo, um Gol com placas de Sananduva, os policias encontraram 115 kg de agrotóxicos de origem uruguaia. Segundo a PRF, a carga tinha como destino a cidade de Passo Fundo.
Além do crime de contrabando, contra a União, o homem será autuado administrativamente, visto que o material por ele transportado é considerado produto perigoso e não estava acondicionado de forma adequada.
Ele foi levado à Delegacia de Polícia Federal, onde foi lavrado o flagrante pela autoridade policial de plantão. Já na madrugada de quinta-feira, 15/9, por volta de 3h, foi levado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Criança tem braço decepado por centrífuga


Gabriela Barcellos

Um menino de três anos teve o braço esquerdo decepado por uma centrífuga de roupas, na tarde de quinta-feira, 15/9, na Rua Padre Anchieta, próximo à escola Elisa Valls. Nicolas Luís Bellinaso Girardi estava em casa, com a mãe e os irmãos, uma bebê e um menino mais velho. A mãe teria deixado os dois meninos vendo televisão na sala da casa, enquanto levava a filha menor para o quarto. Assim que se afastou dos meninos, ouviu os gritos do filho.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou a criança à Santa Casa de Caridade, onde uma junta médica o atendeu e, após avaliar o quadro, optou por encaminha-lo a Porto Alegre, para tentar o reimplante do membro. Após o contato com a Central de Regulação de Leitos do Estado, um helicóptero do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi mandado a Uruguaiana para buscar o menino. No entanto, o reimplante não foi possível e a criança perdeu o braço.

Negligencia
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) está apurando o acidente a fim de identificar se houve negligencia por parte da mãe. A máquina passou por uma perícia preliminar na tarde de ontem, 16/9, e segundo o delegado responsável, Enio Tassi, será encaminhada à Porto Alegre para realização de uma perícia mecânica. Até o momento, as informações são de que o equipamento estava sem a tampa, que estaria quebrada. A mãe do menino, que o acompanha nos procedimentos médicos na capital, ainda não foi ouvida pela Polícia. Não está descartada a possibilidade de ela ser indiciada por lesão corporal culposa (sem intenção).

Solenidade marca a Retomada de Uruguaiana


Daiany Mossi

O Exército Brasileiro realizou na manhã desta sexta-feira, a solenidade que marcou a Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança. A cerimônia aconteceu na Avenida Presidente Vargas, em Frente ao Obeslico, local exato da rendição das tropas paraguaias aos exércitos do Brasil, Uruguai e Argentina, comandados pelo Imperador Dom Pedro II. 
Considerado o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, a guerra Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

Suspensa outra vez emissão de CTPS

Daiany Mossi

As agências do Sine e postos de emissão de Carteira de Trabalho espalhados pelo Rio Grande do Sul suspenderam novamente os serviços. A suspensão ocorreu por determinação do Ministério do Trabalho. Não há previsão de retorno, devido a problemas na rede de computadores do Ministério.
O sistema opera com instabilidade há meses, desde o início da migração para a plataforma online, a fim de agilizar o pedido inicial do documento. Cerca de 15 dias atrás, as emissões já haviam sido suspensas devido às quedas constantes e à lentidão no programa.
Trabalhadores que tiverem atendimento agendado para o período vão ser contatados pelos servidores da FGTAS para a remarcação do horário. Serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego seguem sendo prestados normalmente. Em Uruguaiana, cerca de 120 novas carteiras são emitidas por semana.

Bebê morre afogado com leite materno

Uma criança de dois meses morreu vítima de afogamento na quinta-feira, por volta das 19h. 
Conforme o registro dos bombeiros, a criança teria se afogado com o leite materno, sendo que a mãe fez contato com a corporação em busca de socorro. Ela seguia o procedimento aconselhado pelos bombeiros quando a ligação caiu. Enquanto os bombeiros tentavam novo contato com ela, uma viatura foi deslocada. 
A criança foi removida pela equipe à Santa Casa de Caridade, mas não resistiu. O caso ocorreu no Bairro Cabo Luiz Quevedo, na Rua Emílio Tauceda.
Vale destacar que o fato de que o bebê já nasça sabendo sugar, não significa que ele já domine todo o processo de sugar e engolir. Cada bebê é único em tudo. Existem bebês que têm más ou menos dificuldade na hora de engolir, ou seja, ele suga rápido demais e como engole pouco a pouco ele vai ficando com algo de leite na boca.

Administração Schneider transforma prédio de primeira em lixão de quinta




Daiany Mossi

O lixo recolhido na cidade pela empresa Urban está sendo depositado no pátio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Cabo Luiz Quevedo, desde quinta-feira. Conforme João Clementino Azevedo, gerente da frota, o depósito está sendo realizado em cumprimento a determinação da Prefeitura Municipal. “Recebemos a orientação da Secretaria de Obras, pois o galpão de transbordo está lotado”, disse Clementino. 
Procurado, o secretário José Carloto esclareceu que a empresa responsável pelo transbordo do lixo para a cidade de Candiota está com dificuldades no cumprimento do contrato e irá terceirizar o trabalho a partir de segunda-feira. “Não se trata de dívidas, acontece que a empresa não está conseguindo cumprir o contrato e estará terceirizando o serviço”, garantiu o secretário Carloto. 
Já o prefeito Luiz Augusto Schneider informou à nossa reportagem que a Meio Oeste, empresa vencedora da licitação e responsável pelo transbordo não cumpre o contrato por questões financeiras. “A empresa enfrenta problemas financeiros e por isso diminuiu o número de veículos que atuam em Uruguaiana e outras cidades”, respondeu.
Indagado se os problemas financeiros eram decorrentes da inadimplência de Uruguaiana, o prefeito respondeu que não, porém confirmou dever R$ 300 mil.
O secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel, foi procurado para informar sobre o licenciamento do novo “lixão” do prefeito, mas não foi encontrado.

Rádio São Miguel realizou debate entre prefeituráveis

Gabriela Barcellos

A Rádio São Miguel AM realizou na manhã de ontem, 16/9, um debate entre os candidatos a prefeito, no salão de conferências do Sindicato do Comércio Varejista de Uruguaiana (Sindilojas). O mediador foi o advogado e professor Francisco Bermúdez, diretor da emissora. Participaram os quatro candidatos, José Francisco Sanchotene Felice (Rede); Luiz Augusto Fuhrmann Schneider(PSDB); Ilson Mauro da Silva Brum, (PMDB) e Ronnie Peterson Colpo Mello, (PP).
Ao todo, doram quatro blocos. No primeiro deles, cada candidato fez sua apresentação e respondeu a pergunta: ‘Por que resolveu ser candidato à Prefeitura de Uruguaiana, até mesmo em virtude desse momento de dificuldade em que vive o município’? Na sequência, cada candidato pode fazer uma pergunta a um adversário, com temas livres. Já no terceiro bloco, cada candidato respondeu a uma pergunda, colhida ao acaso com entidades como OAB Cpergs Santa Casa de Caridade, CDL e ACUU. Por fim, os candidatos puderam falar sobre o tema de seu interesse entre saúde, educação, segurança e trânsito, assistência social, obras, fazenda, cultura, planejamento, indústria e comércio e transportes.
Para Mauro foi perguntado como ele pretende se eleito, enfrentar os problemas existentes na saúde, como deficiências em postos de saúde, falta de medicamentos na farmácia municipal e lentidão no encaminhado e execução de exame; sobre a execução ainda precária do serviço de transporte coletivo urbano, no que tange especialmente a horários e estados dos veículos; quais as ações a serem desenvolvidas em prol da população ribeirinha, que sofre com as cheias do Rio Uruguai; e qual a relação que pretende ter com a Santa Casa de Caridade.
Já Ronnie Mello foi questionado quanto as providências a serem tomadas em relação aos animais que perambulam pelas ruas da cidade; sobre como resolver os problemas de alagamento na cidade; e qual relação pretende ter com o Poder Legislativo se tiver uma minoria como base de apoio.
Schneider foi questionado sobre como encara o funcionalismo municipal e como pretende trata-lo nos próximos quatro anos; sobre a falta de ações em prol do Rio Uruguai; e a possibilidade de rever alguma concessão de serviços em andamento.
Por fim, as perguntas destinadas a Felice trataram sobre as ações que seu plano de governo possui para tratar a violência no trânsito e a poluição sonora; sobre ações a serem desenvolvidas em prol do Cemitério Municipal; como aproveitar a privilegiada posição que o município ocupa como centro do Mercosul; e como diminuir problemas relacionados a asfaltamento, iluminação pública e parque de máquina deficitário, diante da absoluta falta de recursos.

Servidores protestam contra atraso do salário


Gabriela Barcellos

O atraso costumeiro da folha de pagamento e o descumprimento, pelo prefeito Schneider (PSDB) da liminar concedida pela Justiça em favor do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur), levou centenas de servidores às ruas em protesto. O ato aconteceu na última quinta-feira, 15/9, durante paralisação de seis horas. No último dia 31, o Executivo depositou apenas R$ 400 na conta do funcionalismo e desde então, nenhum outro deposito foi feito.
Os servidores deram início às atividades em caminhada pela Rua Domingos de Almeida, da sede do Simur, passando pelo Calçadão, até a Câmara de Vereadores. Lá, apesar do posicionamento inicial contrário do presidente da casa, vereador Adalberto Silva (PP), fizeram uso do espaço de tribuna livre. Na ocasião, representantes da categoria fizeram um uma explanação sobre o descumprimento da medida judicial. Para o Sindicato, o prefeito Luiz Augusto Schneider não tem motivos para não quitar a folha, considerando que, em comparação com o mesmo período do ano passado, o município teve em 2016 um aumento de arrecadação e, o orçamento apresenta um superávit de R$ 12 milhões. 
Da Câmara os servidores seguiram para a frente do Palácio Rio Branco, sede do Poder Executivo. Lá, chamaram pelo Prefeito, em busca de um cronograma de pagamento, mas não foram atendidos e cerca de meia hora depois deixaram o local, em caminhada em direção à Justiça do Trabalho.

Demagogia eleitoreira
Com base nas declarações do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, sobre a possibilidade de abertura de processo de impeachment contra o governador José Ivo Sartori (PMDB) pelo atraso e parcelamento da folha de pagamento, no último dia dez de agosto, a vereadora Jussara Osório (Rede) levantou a possibilidade. Ela se colocou à disposição para pedir a abertura do processo, caso haja subsídios para o impeachment, e convidou três colegas (mínimo necessário) para fazer a solicitação. Com exceção de Adalberto Silva, que se posicionou contra, e Marcelo Lemos (PDT), que não se posicionou, os demais vereadores se posicionaram a favor de um possível processo de impeachment. Agora, uma verificação quanto a possibilidade legal do procedimento será realizada.

Candidatura de Sanchotene Felice ainda aguarda julgamento

Gabriela Barcellos

Segue pendente de julgamento o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice (Rede), que pretende concorrer novamente ao cargo. Apesar de a situação do candidato constar como apta no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a informação é simplesmente procedimental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com o juiz da 57ª Zona Eleitoral, André Luís Coelho. Ele explica que, independentemente da decisão acerca do pedido de candidatura, o sistema do TSE precisava ser alimentado, para o caso de o registro ser deferido.
No entanto, não há decisão que garanta a participação de Felice nas eleições. A candidatura de Felice sofreu três impugnações, uma pelo Ministério Público, representado pelo promotor Vitassir Ferrareze, uma pela coligação Trabalho, Seriedade e Compromisso (PSDB/DEM) e uma terceira por parte de um cidadão. Nos três casos, os impugnantes alegaram que Sanchotene não pode concorrer, pois teve suas contas de governo referentes a gestão de 2012, desaprovadas. Após uma análise inicial, que apontou erros de controle interno, mas apenas advertiu o ex-mandatário, o processo foi desarquivado no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o parecer do órgão foi contrário à aprovação. No último dia 15 de julho, a Câmara de Vereadores aprovou o parecer do órgão fiscalizador.
Conforme o Magistrado, o julgamento do pedido de candidatura de Felice ainda não ocorreu porque estão transcorrendo os prazos para manifestação das partes, após a apresentação da defesa de Felice. Ainda que o pedido seja indeferido, a coligação pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e, uma decisão deste não deve ser tomada antes do pleito, considerando que faltam apenas 17 dias para a votação.

Defesa
Em sua defesa, Sanchotene Felice alegou que somente a desaprovação de suas contas, por si só, não enseja a configuração de inelegibilidade prevista no artigo 1, alínea ‘g’ da Lei Complementar 64/90, com redação dada pela Lei Complementar 135/2010, que trata sobre o tema. Felice alega que, para que a inelegibilidade esteja configurada, é necessária a presença cumulativa dos seguintes itens: a rejeição de contas a) por irregularidade insanável; b) ato doloso de improbidade; c) decisão irrecorrível do órgão competente. A coligação explica que está presente somente a rejeição das contas por decisão irrecorrível (Câmara), e alega que, em recente decisão o Supremo Tribunal Federal por maioria, entendeu que o TCE apenas emite parecer prévio e a Câmara de Vereadores julga as contas do prefeito. E completa dizendo que a rejeição das contas não decorre de ato doloso de improbidade, tampouco de irregularidade insanável.

Painel Ed.2658

Descaso

Desde o início do ano foram gastos mais de R$ 21 mil em manutenção de viaturas da Penitenciária Modulada de Uruguaiana. O principal inimigo é o brete de acesso à casa prisional, com apenas dois quilômetros de extensão, mas muitos, muitos, mas muitos buracos e NENHUMA manutenção. Apesar dos reiterados pedidos encaminhados à secretaria de Obras do município, a última manutenção foi em novembro passado, por meio de voluntários. Nem o novo secretário de Obras e Serviços Urbanos olha pra lá. Atualmente, duas viaturas, uma de transporte de presos e outra administrativa, estão baixadas por problemas de suspensão.

Parabéns

A vereadora Josefina Soares completa neste domingo, 18/9, mais um ano de vida. Parabéns!

Cumpleaños

Liana Palma está de aniversário hoje. A foto lhe faz justiça à beleza, mas mente muito em relação à idade que tem.... Parabéns, querida!

PAC
Já estão nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, os animais Hereford e Braford que participarão de mais uma edição da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC) Hereford e Braford 2016-2017. Trata-se de uma parceria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen) da Embrapa Pecuária Sul.

ABCCC
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) está recebendo o pagamento antecipado da anuidade 2017. Os associados que efetuarem o pagamento até o dia 15 de outubro pagarão o mesmo valor de2016, sem reajuste. O pagamento pode ser feito à vista ou em quatro parcelas.

Leilão I
A Cabanha Pedro Surreaux realiza no próximo dia 26, seu 9º remate. O evento acontece no Parque Agrícola e Pastoril, com administração da Tellechea & Bastos Leilões. Em pista animais Braford.

Leilão II
Já no dia seis de ourubro é a vez da Anjo da Guarda, que colocará em pista touros e ventres Hereford e Braford, também no Parque Agrícola e Pastoril.

Simerco
Acontece no próximo dia seis de outubro, a partir das 20h, a 21ª edição do Seminário Itinerante do Mercosul (Simerco), com o tema ‘OEA e fiscalização de embalagens em madeira’. O evento acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Congresso
As testemunhas de Jeová estão realizando desde ontem, 16/9, o Congresso Regional Continue leal à Jeová, em Uruguaiana. O evento se estende até domingo, 18/9, e acontece no Sest/Senat. A entrada é gratuita.

Vagas Sine
Motorista entregador..........1
Vendedor interno de material de construção.......................1
Vigilante............................8

Logicom
Acontece nos dias cinco e seis, a 10ª edição do Seminário de Logística e Comércio Exterior. As inscrições estão abertas e serão feitas somente online. O ingresso é um 1k de alimento não perecível.

GAP
A Gap Genética realiza no próximo dia 25 seu tradicional remate. O evento acontece na Estância São Pedro, às margens da BR 290, a partir das 10h. Estarão em pista bovinos e equinos.

Conscientização
Acontece entre os dias 18 e 25 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é realizar e multiplicar atividades de contribuição educativa para segurança viária. A Prefeitura desenvolve programação especial.

Na mão I
Está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS, o aplicativo Política na Mão, que tem o objetivo de conectar eleitores e candidatos que lutem por interesses comuns. Apartidário, o app traz a lista de todos os candidatos do país com foto, breve cyrriculo e programa de governo.

Na mão II
Antes de poder usá-lo o eleitor será convidado a responder algumas questões formuladas pelo aplicativo, que então fará uma triagem entre todos os candidatos, de sua cidade, para chegar aos nomes mais alinhados com seus principais anseios sociais.

IIPR
Influenciados diretamente pela variação cambial, soja (-7%) e carne bovina (-6%) foram os principais responsáveis pela queda no Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) em agosto. O indicador fechou em -4,20%, conforme relatório divulgado pela Farsul na quarta-feira, 14/9.

Pecuária I
Acontece no próximo dia três, mais uma edição do projeto Noite da Pecuária, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Sindicato e Associação Rural.

Pecuária II
O tema deste mês é ‘Cenário político-econômico brasileiro e as implicações no agronegócio’, com a jornalista Kellen Severo. O evento acontece às 19h, no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril. A palestrante é especializada na cobertura de agronegócio e mercado financeiro.