sábado, 17 de setembro de 2016

Rádio São Miguel realizou debate entre prefeituráveis

Gabriela Barcellos

A Rádio São Miguel AM realizou na manhã de ontem, 16/9, um debate entre os candidatos a prefeito, no salão de conferências do Sindicato do Comércio Varejista de Uruguaiana (Sindilojas). O mediador foi o advogado e professor Francisco Bermúdez, diretor da emissora. Participaram os quatro candidatos, José Francisco Sanchotene Felice (Rede); Luiz Augusto Fuhrmann Schneider(PSDB); Ilson Mauro da Silva Brum, (PMDB) e Ronnie Peterson Colpo Mello, (PP).
Ao todo, doram quatro blocos. No primeiro deles, cada candidato fez sua apresentação e respondeu a pergunta: ‘Por que resolveu ser candidato à Prefeitura de Uruguaiana, até mesmo em virtude desse momento de dificuldade em que vive o município’? Na sequência, cada candidato pode fazer uma pergunta a um adversário, com temas livres. Já no terceiro bloco, cada candidato respondeu a uma pergunda, colhida ao acaso com entidades como OAB Cpergs Santa Casa de Caridade, CDL e ACUU. Por fim, os candidatos puderam falar sobre o tema de seu interesse entre saúde, educação, segurança e trânsito, assistência social, obras, fazenda, cultura, planejamento, indústria e comércio e transportes.
Para Mauro foi perguntado como ele pretende se eleito, enfrentar os problemas existentes na saúde, como deficiências em postos de saúde, falta de medicamentos na farmácia municipal e lentidão no encaminhado e execução de exame; sobre a execução ainda precária do serviço de transporte coletivo urbano, no que tange especialmente a horários e estados dos veículos; quais as ações a serem desenvolvidas em prol da população ribeirinha, que sofre com as cheias do Rio Uruguai; e qual a relação que pretende ter com a Santa Casa de Caridade.
Já Ronnie Mello foi questionado quanto as providências a serem tomadas em relação aos animais que perambulam pelas ruas da cidade; sobre como resolver os problemas de alagamento na cidade; e qual relação pretende ter com o Poder Legislativo se tiver uma minoria como base de apoio.
Schneider foi questionado sobre como encara o funcionalismo municipal e como pretende trata-lo nos próximos quatro anos; sobre a falta de ações em prol do Rio Uruguai; e a possibilidade de rever alguma concessão de serviços em andamento.
Por fim, as perguntas destinadas a Felice trataram sobre as ações que seu plano de governo possui para tratar a violência no trânsito e a poluição sonora; sobre ações a serem desenvolvidas em prol do Cemitério Municipal; como aproveitar a privilegiada posição que o município ocupa como centro do Mercosul; e como diminuir problemas relacionados a asfaltamento, iluminação pública e parque de máquina deficitário, diante da absoluta falta de recursos.

0 comentários: