quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ed. 2651 - PC indicia bando "Mete Terror"


Aqui a edição digital.
  1. Faces perversas do autoritarismo no Brasil (I)
  2. Fiscalização
  3. Vagas no Sine
  4. É tetra!
  5. Logicom
  6. Pecuária
  7. Congresso
  8. Chegou!
  9. Umbu
  10. Título I
  11. Título II
  12. Casa nova
  13. Lei eleitoreira obriga rede bancária a contratar vigilância 24h
  14. Legislativo aprova ‘novo’ controle interno do Executivo
  15. Câmara debateu Lei de Diretrizes Orçamentarias 2017
  16. Assembleia aprova alterações na Lei Kiss
  17. Secretaria de Saúde desembarca da ‘canoa’ tucana antes do teste das urnas
  18. INSS de Uruguaiana convoca beneficiários para reavaliação
  19. Uruguaiana terá concurso para vários cargos
  20. Uruguaianense é multado por pesca de Dourado
  21. Morfologia 2016 elenca os melhores exemplares da temporada
  22. Ile de France e Romney Marsh já têm campeões
  23. Emater apresenta tecnologia para combater insetos e pragas nas lavouras
  24. Delegado indicia bonde ‘Mete Terror’
  25. Órgãos de segurança irão paralisar hoje
  26. Assalto
  27. Geladeira
  28. Furto I
  29. Furto II
  30. Furto III
  31. Desaparecimento
  32. Unipampa ofertará exame de proficiência em Língua Espanhola
  33. Acadêmicos terão acesso gratuito a todos os softwares
  34. Equipes de acompanhamento do exame buscam alinhar ações
  35. Inscrições em teste de língua inglesa começam no dia 5
  36. Artistas de Uruguaiana já podem se inscrever para o Prêmio Empreendedor Cultural
  37. ‘Diminuta’ é lançado em Gramado
  38. Plantas para cultivar dentro de casa
  39. Band confirma contratação de Paulo Brito
  40. Globo já começa a escalar elenco para “Barba Azul”
  41. Malhação
  42. Sol Nascente
  43. Haja Coração
  44. Velho Chico
  45. “Velho Chico”: Olívia ficará grávida de Miguel

Celemaster vence mais um clássico


Um jogo cheio de emoções como é sempre o encontro que se tornou clássico no futsal feminino do Rio Grande do Sul.  Celemaster e ACBF encontraram-se mais uma vez no sábado, num dos templos do futsal gaúcho, em Carlos Barbosa. Desta vez, em partida válida pelo primeiro jogo da fase semifinal do atual certame, as equipes protagonizaram grandes momentos para seus torcedores. Quase mil pessoas estiveram acompanhando a disputa de sábado à noite. Testemunharam mais uma vez o que se tornou característica nessa partida: variações, nervosismo, emoção, gols e intensidade.
Andrezinho, técnico da Celemaster, teve que contar com o alto desempenho das suas atletas para garantir o início com vantagem na fase semifinal da competição. Por conta disso Becha, Dani Souza e Dani contribuíram bastante para dar volume de jogo ao time da fronteira e marcarem os gols suficientes para colocarem em vantagem a equipe tricolor.
Com isso, foi possível largar na frente na partida, coisa que ao se jogar em Carlos Barbosa, já é uma importante forma de manter a tranquilidade nos momentos iniciais da decisão. Dani Souza, aos 02min12seg, abriu o placar para a Celemaster. Se o primeiro gol surgiu logo no início do primeiro tempo, o segundo, ampliando o placar, veio ao encerramento da primeira metade da partida. A argentina Becha, aos 19min16seg, oportunista como sempre, ampliou a vantagem para as meninas da fronteira, 2x0. Esse placar, ainda na primeira etapa, era um passo gigante para as pretensões das jogadoras do time tricolor.
Se esperava que a ACBF viria com tudo para cima da Celemaster na segunda etapa. E foi o que aconteceu na plenitude da palavra. Com um gol de Pâmela, no início da etapa complementar, a ACBF descontou.  Com isso, o jogo ganhava contornos de épico.
Logo em seguida, aos 12min50, Dani Souza, que comemorava aniversário, ganhou mais um presente: marcou o seu segundo gol na partida, Celemaster 3x1.
Mas veio a reação completa da ACBF. Mais uma vez Pâmela aproveitou e diminuiu para 3x2. E aos 18min12seg, Gabriela aproveitou a chance que teve e pôs a igualdade no placar: 3x3.
Em jogo comum, esse seria um bom argumento para as equipes se contentarem com o empate, deixando tudo para a última partida, no próximo sábado, em Uruguaiana, às 20h.
Porém, para um clássico como Celemaster x ACBF, o jogo só acaba mesmo quando termina. E foi justamente confiando nessa máxima que as meninas da Celemaster foram até o fim. E coube à capitã Dani, a oportunidade de marcar o gol da vitória, faltando apenas 43 segundos.
Becha arrancou pela esquerda driblando para dentro da quadra e deu um passe certeiro para Dani que  chutou no ângulo superior direito: 4x3 e vitória da Celemaster.
A segunda e decisiva partida entre ACBF e Celemaster, para definir qual equipe chega à final, acontece em Uruguaiana, no Ginásio Municipal. 
Com informações da Celemaster.

Associação pinta como favorita


A 12ª vitória da Uruguaianense na competição foi incontestável, apesar da qualidade do adversário e de certa pressão aplicada pela AMF, em Marau, no jogo de sábado à noite, em plena casa do adversário.
Com isso, o time do técnico Noninho Menezes cresce ainda mais na competição. Com o grupo de jogadores na mão, Menezes consegue com alterações em praticamente todos os momentos importantes da partida, dar um ritmo novo a cada momento e conforme as necessidades do jogo. Torna com isso, mais difícil a marcação adversária. Com uma equipe leve e rápida, Noninho tem conquistado pontos importantes para manter a liderança da competição se fossem computados os pontos conquistados em todo o certame.
Na abertura da segunda fase, no norte do Estado, após dez horas de viagem, no final de semana, o que se viu foi exatamente esse conceito. Com intensas trocas e uma forte marcação, a Uruguaianense conseguiu garantir mais uma vitória.
Marcando bem, a Associação consegue em rápidos contra-ataques e bom toque de bola chegar com rapidez e perigo a todo instante. Foi isso que se viu na primeira etapa do jogo contra a Associação Marauense de Futsal.  Não à toa que o goleiro Cris, com passagem pela ACBF, onde foi companheiro de Pablo, foi o melhor jogador em quadra na primeira metade do jogo. Com defesas fundamentais, ele foi decisivo para que o placar ficasse em apenas 1x0 no primeiro tempo.
Só não foi perfeito, pois na equipe da fronteira, Noninho tinha o artilheiro Rodrigo. Ao receber a bola, numa saída errada do time da casa, Rodrigol teve a calma e tranquilidade para esperar a queda de Cris e com um drible rápido ficar com todo o gol a sua disposição e abrir o placar do jogo, aos 9 minutos.
Ainda sobre o primeiro tempo, vale ressaltar o desempenho do goleiro Vaca, da Uruguaianense. Já nos minutos finais da primeira metade do jogo, ele praticou uma defesa impressionante, salvando o que poderia ser o gol de empate do adversário. O que foi fundamental para a virada em vantagem.
Veio o segundo tempo e a Uruguaianense continuou brilhante.  Logo no início da etapa final, o time de Noninho Menezes começou a matar o jogo.  Aos 3min54seg, numa jogada combinada entre Rodrigo e Grilo, o goleador da Uruguaianense recebeu um belo passe do capitão e só teve o trabalho de desviar do goleiro Cris para marcar 2x0 no placar.
Desesperado, o time de Marau foi para cima da Uruguaianense, mas sem abrir espaços, por vezes provocava a impaciência do seu próprio torcedor.  Com um chute forte do goleiro Cris, o time da AMF exagerou por usar o seu arqueiro, que em determinado momento do jogo cansou. 
Aos 6min40seg veio o prêmio ao jogador que manteve seu desempenho ao longo de toda a partida. Michael recebeu o passe de costas para o seu marcador. Com um drible de corpo saiu na frente de Cris e tocou por baixo do goleiro da AMF, decretando logo na primeira parte do segundo tempo o placar final do jogo: 3x0.  Com um excelente desempenho Michael mostrou um grande futebol, alinhando força na marcação, técnica refinada no contato com a bola e aproveitamento superior ao finalizar contra o gol adversário.
O retorno de David, suspenso no jogo anterior pelo terceiro cartão amarelo, foi também importante para o bom desempenho da equipe. Guilherme, que cumpriu suspensão automática no jogo contra a AMF, volta no sábado, em Santiago. Nesse jogo, a Uruguaianense não contará com Gutinha, suspenso.
Uruguaianense (3): Vaca, Grillo, David, Lucas e Somália. Ainda jogaram Sapulha, Gutinha, Michael, Dickson, Vágner, Barriga e Lucas Maia.
Técnico Noninho Menezes
Gols: Rodrigo (2), aos 9min07seg do primeiro tempo e aos 3min54seg do segundo tempo; e Michael, aos 6min40seg do segundo tempo. 
Com informações da Associação Uruguaianense.

Estudantes do Sant’Ana confeccionam colchas e doam para idosos


As professoras do 3º ano Ensino Fundamental e o Serviço de Pastoral, ao trabalharem com os estudantes aspectos da vida de São Marcelino Champagnat, proporcionaram uma reflexão sobre o jovem Montagne, um rapaz de 16 anos que ignorava as verdades religiosas. 
O aprofundamento na história que conta que o encontro de Champagnat com ele, para prepará-lo para a morte, foi o acontecimento que convenceu Marcelino a fundar o Instituto, levou os estudantes a pensarem em quem, para eles nos dias atuais, são os Montagnes. 
O público escolhido pelas turmas foi o dos idosos. Em conjunto, planejaram um gesto de solidariedade, onde eles e as famílias customizaram retalhos, o que resultou em duas colchas, que foram doadas ao asilo São Vicente de Paula. 
A confecção das colhas teve a participação das professoras Gilda, Daniela e da auxiliar de biblioteca Leonise.
As crianças além de realizarem a entrega dos presentes também realizaram uma mesa partilhada com os velhinhos. 
Com informações do Colégio Sant’Ana.

Sindicatos firmam proposta para calendário escolar de 2017

Sinpro/RS e Sinepe/RS firmaram proposta que unifica o calendário escolar para o ano de 2017. O documento orienta as escolas privadas quanto ao início e término do ano letivo, recesso de julho e a fixação de feriados-ponte na região metropolitana e interior. Ao todo, serão 800 horas distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
A proposta prevê que em 2017 as aulas iniciem a partir do dia 20 de fevereiro, encerrando em 21 de dezembro. O recesso deverá ser de 23 e 30 de julho. Os feriados-ponte estão previstos para os dias 16 de junho, 13 de outubro e 3 de novembro, na capital e região metropolitana. 
No interior do estado as escolas poderão estabelecer pequenas alterações no calendário proposto, considerando suas especificidades regionais. A proposta é que nesta região o início das aulas deverá ser entre os dias 13 e 17 de fevereiro. As datas de encerramento, feriados ponte e recesso seguem as mesmas da capital.
A proposta considerou as diferenças nos calendários escolares do estado e adotou um modelo que respeita o planejamento familiar, escolar e socioeconômico da comunidade gaúcha. Com informações do Sinpro.

MEC garante vaga a crianças de quatro anos no pré-escolar

O Ministério da Educação garantiu esta sexta-feira que a resposta da rede pré-escolar para as crianças de quatro e cinco anos está assegurada em quase todo o território.
“Num universo de pouco mais de 800 agrupamentos de escolas, há 707 com oferta de salas de pré-escolar, o que representa uma cobertura generalizada do país”, afirmou o ministério em comunicado.
Segundo o mesmo documento, a taxa de colocação das crianças com quatro anos de idade inscritas na rede do ministério “cifra-se, pela primeira vez, perto dos 100 por cento” nas regiões do Norte, do Centro, do Alentejo e do Algarve, atingindo os 90% na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
“A duas semanas do arranque do ano letivo, o processo de colocação no ensino pré-escolar decorre com normalidade”, lê-se no comunicado.
O gabinete do ministro, Tiago Brandão Rodrigues, frisou que as dificuldades sentidas todos os anos nos centros urbanos estão quase ultrapassadas, quando no ano passado o processo se prolongou até outubro.
O ministério esclareceu ainda que os critérios que regem as vagas na rede pública não se aplicam à chamada rede solidária e que os pais, quando inscrevem as crianças, devem indicar várias escolas por ordem de preferência.
“A maioria dos casos que estão agora a ser solucionados refere-se a situações em que os alunos não ficaram colocados na escola que indicaram como primeira opção”, acrescentou.
Os parceiros da rede particular e solidária, com contrato com o Ministério da Educação “têm as suas regras próprias” de colocação de crianças e de constituição de listas de espera, que “não se relacionam diretamente com a existência de vaga ou não na rede pública”.
Desta forma, sublinhou o ministério, “não há encaminhamento de crianças entre redes”, ou seja, “cabe aos encarregados de educação optar pela rede pública, por uma instituição de solidariedade social ou por uma oferta privada”. Não é o ministério que faz essa distribuição.
O Ministério da Educação reitera que a universalização efetiva do ensino pré-escolar, durante a legislatura, é um objetivo do governo, sendo o alargamento a crianças de quatro anos “uma realidade que tem início este ano”. Com informações do Observador.

EDUCAÇÃO SUPERIOR: MEC preserva investimento e garante acréscimo no orçamento

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou na quinta-feira, 25, que o MEC conseguiu preservar para 2017 os mesmos valores de orçamento das universidades e institutos federais que serão executados em 2016. Garantiu, ainda, um acréscimo de R$ 411 milhões para as universidades e R$ 157 milhões para os institutos no que se refere a despesas de custeio. A informação foi dada em reunião com as diretorias da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
“Encontramos o MEC com corte global no orçamento de R$ 6,4 bilhões para 2016. Desse valor, R$ 2,4 bilhões eram referentes a corte nas universidades federais. Conseguimos recuperar R$ 4,7 bilhões no global e R$ 1,2 bilhão para as universidades”, afirmou o ministro, ao destacar o esforço em preservar a execução orçamentária de 2016 para investimento e aumentar o valor para custeio das instituições.
Durante a audiência com os representantes da Andifes e do Conif, o ministro lembrou que o Brasil atravessa a maior crise financeira dos últimos tempos, que tem comprometido investimentos tanto no setor público quanto no privado. “O esforço do governo Temer é enorme para garantir em 2017 a execução orçamentária deste ano em áreas como a educação”, disse, enfatizando que, com esse volume de recursos, está preservada a manutenção das universidades e institutos. Mendonça Filho ressaltou ainda os investimentos deste ano, que possibilitaram a retomada de obras paralisadas nessas instituições.
O governo anterior cortou 60% do orçamento de 2016 para investimentos nas universidades e institutos. Com isso, o volume caiu de R$ 1,9 bilhão para R$ 787 milhões. Nos institutos, reduziu de R$ 724 milhões para R$ 296 milhões. Com a recuperação do orçamento global do MEC em R$ 4,7 bilhões, a atual gestão conseguiu resgatar R$ 500 milhões para as universidades e R$ 260 milhões para os institutos investirem. “O nosso compromisso é total com a educação básica, superior e com o ensino tecnológico. Mas, é necessário que esse seja um esforço de todos, para que possamos avançar à medida que a economia do país vá se estabilizando”, declarou o ministro.

190 em ação

Tráfico
João Rafael Gomes Fernandes foi preso em flagrante por tráfico de drogas na Rua 21 de Abril, bairro Cristal. A prisão foi efetuada pela equipe de investigação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Com ele, os policias pegaram 91 trouxinhas de maconha e R$ 40.

Ameaça I
Um homem registrou ocorrência policial contra o atual companheiro de sua ‘ex’, depois de ter sido ameaçado por ele. Conforme a vítima, o fato ocorreu na casa de seus ex-sogros, quando foi visitar seus filhos.

Ameaça II
Três horas depois, o homem voltou à Delegacia para registrar uma tentativa de atropelamento. De acordo com ele, o atual companheiro de sua ‘ex’ tentou lhe atropelar, enquanto este caminhava pela Rua Flores da Cunha.

Arrombamento
Uma mulher teve a casa, localizada no ‘Beco da Guampa’ arrombada. Do interior da residência foram furtados, entre outros, uma geladeira, uma televisão, uma cama beliche e colchoes.

Agressão I
Um homem prestou queixa à Polícia Civil por agressão, contra um policial militar. Ele contou que o PM faz segurança em um estabelecimento comercial na Rua Duque de Caxias, e que o acusou de ter praticado um furto no local.

Agressão II
Um homem registrou ocorrência policial depois de ter sido agredido. Ele contou que, seu agressor apanhou de um policial militar e que, acredita que foi a vítima quem lhe denunciou, razão pela qual quis ‘acertar as contas’.

Furto
Um galpão da empresa Iccila foi arrombado. Foram furtados uma talha, uma caixa completa de ferramentas, um estilete, uma trena, duas lixadeiras, um policorte, duas extensões, uma caixa de eletrodo, uma máscara de solda, um botijão de gás, uma furadeira, dois esquadros, um nível e diversas ferramentas.

Força Nacional está no Rio Grande do Sul


Gabriela Barcellos

O comboio da Força Nacional de Segurança que vai reforçar o efetivo da Brigada Militar no Rio Grande do Sul chegou a Porto Alegre na tarde de domingo, 28/8. São 120 policiais que foram recepcionados pelo comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, no 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), no bairro Praia de Belas.
A chegada dos agentes atende à solicitação do governador José Ivo Sartori (PMDB) feita ao presidente da República em exercício Michel Temer sexta-feira, 26/8, data que marcou também a saída de Wantuir Jacini da secretaria de Segurança Pública.
Vindo do Rio de Janeiro, de onde partiu na sexta-feira em 30 viaturas, o grupo tem agentes de praticamente todos os estados brasileiros, com exceção do Rio Grande do Sul. Eles ficarão alojados no 9º BPM e em unidades vizinhas, como o 1º BPM e o Departamento de Logística e Patrimônio. O comboio chegou sob a liderança do comandante da Força Nacional, tenente-coronel da BM Alexandre Aragon, que até julho era secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Estado.
Nesta segunda-feira, 29/8, alguns integrantes do grupo saíram às ruas da capital, acompanhados de membros da BM, para iniciar o reconhecimento dos bairros. Para hoje, às 6h, está prevista uma formatura na Academia de Polícia Militar. Logo em seguida, começam as operações de policiamento ostensivo nas ruas.

Jovem ‘aparece’ esfaqueado


Gabriela Barcellos

Um homem de 29 anos foi esfaqueado na madrugada de sábado, 27/8. Emerson da Silva Lopes está internado na Santa Casa de Caridade e as circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas.
O fato chegou ao conhecimento da Polícia pelo irmão da vítima. Ele contou que o rapaz chegou a sua casa, no bairro Nova Esperança II, por volta de 3h, com vários cortes de faca e que não passava nada bem, mas não soube informar o que ocorrera com o irmão. Ele então tentou chamar um táxi para encaminha-lo ao pronto socorro municipal, mas não conseguiu e, o Emerson acabou indo para o PS a cavalo.
O fato está sendo tratado como tentativa de homicídio e foi encaminhado à 2ª Delegacia de Polícia, a cargo da delegada Alessandra Siqueira.

Pais ‘esquecem’ maconha na mochila da filha


Gabriela Barcellos

A direção da escola de educação infantil Cinderela encontrou onze trouxinhas de maconha na mochila de uma aluna de quatro anos. O fato ocorreu na tarde de ontem, 29/8, e chegou a conhecimento da polícia pela própria direção do educandário, que acionou a Brigada Militar.
Como de costume, a menina foi levada à escola pela mãe. No meio da tarde, porém, o pai foi busca-la. Estranhando a atitude do homem, a escola não liberou a saída da menina. Foi quando o pai insistiu em levar a mochila da criança. Ao verificar o que estava dentro da mochila, professores encontraram a droga, e chamaram a polícia.
O homem fugiu do local e a mãe da menina foi avisada. Ela prestou depoimento e foi liberada. Uma ocorrência por posse de entorpecentes foi registrada tento ambos os genitores da menina como suspeitos.

Vizinho indiciado por estupro de menina de 3 anos

Gabriela Barcellos

O delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), indiciou ontem um homem de 57 anos, por estupro de vulnerável. Ele é acusado de ter abusado de uma menina de três anos, filha de uma vizinha.
O fato ocorreu na Rua Érico Veríssimo, durante uma tarde em que a menina estava com a mãe e a avó, no pátio de casa, onde também fica a casa do acusado, A.B.. A mãe deixou o local por alguns instantes e, quando voltou não encontrou a filha. Ao questionar a mãe sobre o paradeiro da menina, esta contou que a criança fora na casa do vizinho pegar alguns tomates. Ao ir atrás da filha, a mãe acabou flagrando o vizinho praticando atos libidinosos com a criança.
Mais tarde, ao ser questionou pela mãe, a menina contou que o vizinho tirou sua roupa e lhe acariciou as partes íntimas. Posteriormente, ao ser ouvida pela polícia, a menina contou a mesma história, referindo-se ao acusado como “vizinho malvado”.
Ao prestar depoimento A.B. negou as acusações, mas o Delegado entendeu que há fortes indícios de que o crime tenha ocorrido. Se condenado, o homem pode ser pegar de oito a 15 anos de prisão.