quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ed. 2687 - Cravo desmente Schneider

Acesse aqui a edição digital...
  1. Gastos primários e parcerias
  2. Parabéns I
  3. Parabéns II
  4. Parabéns III
  5. Desmonte?
  6. Caminhoneiros I
  7. Caminhoneiros II
  8. Caminhoneiros III
  9. Canalhice
  10. Herói
  11. A propósito
  12. IPTU Premiado
  13. Perigo I
  14. Perigo II
  15. Câmara homenageia 50 anos do MTG
  16. PL de concessão de área será reexaminado pelo Plenário
  17. Pacote de Sartori começa a tramitar
  18. Vereadores vão a João Arregui hoje
  19. Geovane Cravo desmente Schneider
  20. Automutilação entre crianças e adolescentes é realidade em Uruguaiana
  21. 13º do INSS começa a ser pago hoje
  22. Fiscais Agropecuários apresentam proposta de sistema único de inspeção
  23. Software permite produtor gerar mapas da propriedade a baixo custo
  24. Três Coxilhas coloca em pista morfologia comprovada em exposições
  25. Regularização de agroindústrias esbarra em apoio municipal
  26. Dupla é presa por tráfico e porte de arma
  27. Propostas para a Segurança Pública otimizam recursos e incentivam permanência na ativa
  28. Homem é preso por porte e receptação
  29. Uruguaiana é sede do 8º Siepe
  30. Enem terá segunda aplicação
  31. Últimos dias de inscrições para matrículas nas Escolas Estaduais
  32. Fomos à guerra e voltamos
  33. Tudo sobre cactos
  34. ‘Verdades Secretas’ ganha o Emmy de Melhor Novela
  35. Ana Maria ‘cobra’ bainha das calças dos homens da equipe e assunto dá o que falar
  36. Malhação
  37. Sol Nascente
  38. Rock Story
  39. A Lei do Amor
  40. Susana Vieira mostra novo visual

A decisão da Série Bronze em 2016 vai ser lembrada por excesso de emoções e violência




Everaldo Jacques

Até o final da partida disputada no sábado à noite em Parobé, o futsal ficou em primeiro lugar, com uma disputa em alto nível entre Uruguaianense e APF. Porém, tão logo a torcida campeã começou a comemorar a conquista, a violência passou a imperar no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa. A pequena estrutura do local aliada a pouca segurança privada disponível foram ingredientes que contribuíram para que os excessos ocorressem.
Porém, durante o jogo, o que se viu foram lances de pura técnica, alta intensidade com extremos de superação física e psicológica para que a decisão 2016 ficasse gravada na memória de todos como inesquecível.
Um confronto equilibrado, assim como foi a campanha de ambas as equipes durante todo o campeonato. Quis o destino que se enfrentassem apenas nas duas partidas decisivas. E os dois enfrentamentos foram históricos. Com viradas impressionantes. Se em Uruguaiana, na semana passada, o jogo, com virada, já tinha sido cheio de emoção, em Parobé, no sábado passado, foi ainda mais.
O jogo
A partida, como uma autêntica decisão tem que ser, foi cheia de tensão no início, com nervosismo a flor da pele e nervosismo que deixava claro que o jogo seria equilibrado em todos os sentidos. E foi.
O único “porém” ficou no aproveitamento da APF em uma falha da defesa da Uruguaianense. Bruninho (11) levou a melhor no duelo com Eduardo e abriu o placar logo aos 4min31seg. O destino quis que Lucas (21) errasse o passe na saída de um contra-ataque. Bruninho tocou rápido na direita para Sig (15), que devolveu no meio da área para o seu companheiro. Foi apenas dar o toque e marcar o gol que deu a vantagem para a APF, 1x0.
Com muitas chances para ambas as equipes, os destaques na primeira etapa foram, de novo, Yuri e Eduardo, que praticaram defesas “impossíveis”.
Mas o jogo teria um novo roteiro a partir do segundo tempo, com diversas mudanças feitas pelos técnicos Adão Villanova (APF) e Noninho Menezes (Uruguaianense). Do lado do time da fronteira, a mais importante foi a de Lucas Maia (21). Foi dele a participação direta no gol de David (10), empatando o jogo, em 1x1. O esforço na roubada de bola de David, contra dois adversários, lhe rendeu a chance que ele tornou em gol. Ao tocar à Lucas Maia, David se lançou para o ataque. Inteligente, Maia esperou seu companheiro se postar quase sobre a linha da meta de Yuri para quase deitado tocar para o fundo das redes. David, 1x1.
Faltando 5min23seg para a partida acabar, mais um dos lances que marcaram a grande decisão. David roubou a bola na sua intermediária e tocou para Michael (8), na direita de ataque. Ele bateu forte e Yuri deu rebote no pé de Guilherme (25) que entrava em velocidade pelo meio. O jogador da Uruguaianense bateu forte sem chances, 2x1 Uruguaianense.
O que parecia um jogo controlado pela APF, tomou contornos de dramaticidade para os anfitriões. Apesar de sustos e da pressão da torcida sobre o jovem goleiro Eduardo (24), de apenas 16 anos, a Uruguaianense se segurava ante as investidas da APF.
Porém, faltando 1min01seg para o jogo acabar, a vantagem da Uruguaianense começava a se diluir. O árbitro do jogo viu toque de mão de Lucas (21) e deu a falta para a APF, a sexta da Associação Uruguaianense. Tiro-livre que Gian (17) bateu e tirou de Eduardo. Empate 2x2.
Mesmo assim, a equipe de Noninho Menezes continuava se defendendo bem diante de todas as tentativas do time adversário. Só não contavam com mais uma intervenção da arbitragem aos 39min27seg. O esperto Bruno caiu na área da Uruguaianense em disputa de espaço com Lucas (de novo ele). Pênalti duvidoso apitado por Sandro Brechanne, faltando apenas 33 segundos para a partida acabar.
Gian cobrou e fez o 3x2 que levava o jogo para a prorrogação, pois no Ginásio Municipal Oscar Miranda Schimidt, a vantagem foi da Uruguaianense, por 3x1.
Mas o destino é cruel e implacável. Quis ele, que dos pés do mesmo Lucas (que perdera a bola no contra-ataque do primeiro gol da APF; que tocara com a mão no lance que originou o tiro-livre para o segundo gol da APF; e que teria cometido pênalti no terceiro gol da APF) surgisse o lance capital do jogo. Faltando 18 segundos para que as esperanças da torcida uruguaianense acabassem Guilherme recebeu no meio da quadra e achou Barriga (22), aberto na direita da quadra do pequeno ginásio de Parobé. O atacante uruguaianense viu a entrada de Lucas e tocou com consciência a bola para o jovem jogador colocar o pé esquerdo na bola e empatar de novo o jogo, em 3x3. Gol que deu o título para a Uruguaianense.
Predestinado, Lucas agradeceu a Deus a oportunidade. O nome bíblico tem como significado exatamente o que ele foi durante a partida, iluminado.
Festa e comemoração
Uma grande carreata foi realizada pelas ruas de Uruguaiana na manhã de domingo (20) para receber os jogadores, comissão técnica e direção da Uruguaianense, campeões da Série Bronze em 2016. Uma festa que durou o dia todo e que foi mais que merecida.
Uruguaianense (3): Eduardo, Grillo, David, Lucas e Somália. Ainda jogaram Lucas Maia, Guilherme, Michael e Gutinha.
Técnico Noninho Menezes
APF (3): Yuri, Sig, Maninho, Linguiça e Bruno. Ainda jogaram Gian, Guilherme Zimmer, Lucas e Daniel Klein.
Técninco Adão Villanova
Arbitragem: Sandro Brechane e Ricardo Messa.

Faculdade Senac abre vagas para diversos cursos de pós-graduação

O Senac RS está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação em diversas Unidades do Estado. Em Porto Alegre, serão ofertados 11 cursos nas áreas de Comunicação, Moda, Gestão e Informática. As aulas terão início no mês de abril.
Para o ano de 2017, o Senac RS reformulou a grade curricular dos cursos de pós-graduação. A gerente de Educação Superior e Educação continuada do Núcleo de educação Profissional do Senac-RS (NEP), Miriam Mariani Henz, destaca a possibilidade de os alunos organizarem os seus horários conforme as suas demandas. “Foi priorizada a flexibilidade, razão pela qual 20% das atividades têm como base o ensino a distância, uma necessidade que os alunos e o mercado de trabalho pediam. Além disso, as aulas presenciais foram organizadas conforme o perfil de cada área e foi elaborado um módulo comum a todos os cursos que contempla comunicação interpessoal, planejamento de gestão estratégica, gerenciamento de projetos e gestão da inovação”, afirma Miriam.
Com foco na inovação, o Senac-RS oferece qualificação na área de comércio de bens e serviços há 70 anos. Nas pós-graduações, a estrutura curricular é modular e flexível. Confira as opções:
Informática
Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis
Projetos e Gerência em Redes de Computadores
Gestão de Segurança da Informação
Gestão
Comunicação e Marketing Estratégico
Comunicação e Marketing Estratégico - intensivo
Gestão de Negócios
Gestão de Negócios - intensivo
Liderança, Coaching e Gestão de Pessoa
Liderança, Coaching e Gestão de Pessoa - intensivo
Controladoria, Perícia e Auditoria Econômico-Financeira
Moda
Gestão de Moda, Mídia e Mercado
As inscrições devem ser feitas na Faculdade Senac Porto Alegre (rua Coronel Genuíno,130). Outras informações e consulta de valores podem ser feitas pelo telefone (51) 3022-9458 ou obtidas no site www.senacrs.com.br/fspoa. Comerciários têm 20% de desconto. Com informações do Sesc.

Plano Agro + chega ao Banco do Brasil

Com base no Agro +, plano do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) voltado à desburocratização e modernização do agronegócio, a vice-presidência de Agronegócios, Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil prepara um conjunto de medidas para facilitar o acesso ao crédito pelo produtor.
Nesta sexta-feira, 18/11, o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, esteve reunido com o vice-presidente de Agronegócio do BB, Tarcísio Hübner, para discutir como reduzir a burocracia no financiamento aos produtores rurais. Na próxima semana, técnicos do Mapa se encontrarão com funcionários do Banco do Brasil para apresentar o Plano Agro+.
A reunião, informou Hübner, servirá para o BB estabelecer um calendário de trabalho para reduzir a burocracia nas operações de crédito aos produtores. “Vamos mergulhar nos normativos e resoluções no MCR 162 [Manual de Crédito Rural] para ver onde podemos atuar para melhorar o acesso do produtor ao crédito”.
O ministro interino considero positivo o resultado da reunião. Lembrou que essa é uma demanda que há muito vem sendo reivindicada pelo setor produtivo. Na última quinta-feira (17), Novacki se reuniu com os produtores na Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e um dos pedidos foi justamente o fim da burocracia no acesso ao crédito agrícola. Com informações do Mapa.

Projeto destaca potencial de engorda do Angus em integração lavoura-pecuária

Um projeto desenvolvido na Fazenda Escola da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) atingiu ótimos resultados na engorda e terminação de animais da raça Angus. O estudo, que reuniu professores e alunos, buscou analisar o desempenho de um grupo de animais formado por novilhos e novilhas alimentados com pastagem cultivada de inverno e suplementação. O trabalho foi realizado na Cabanha Unicruz.
Uma das coordenadoras do curso Daniele Araldi ressaltou que um dos êxitos ocorreu em relação aos novilhos, que obtiveram excelente ganho de peso, chegando a 11 meses com média de peso de 420 quilos. A dieta aplicada foi baseada em suplementação com concentrado energético e manejo em pastejo horário de azevém, aveia branca e aveia preta. “A opção por esse sistema de alimentação se deu porque a região é essencialmente agrícola, e, queremos fomentar a integração lavoura – pecuária, com foco na produção de carne de qualidade, que agregue mais valor ao produto final e, consequentemente, traga maior lucratividade ao produtor”, enfatizou. Ela lembrou ainda que a escolha da raça Angus ocorreu pela busca do mercado consumidor carne de qualidade, uma das principais características da raça.
Nesta mesma linha, a coordenadora regional do Programa Carne Angus no RS, Ana Doralina Menezes, destacou que os resultados reforçam o potencial da raça. Um exemplo é o fato de que mesmo os animais mais jovens conseguiram desenvolver bons índices de musculatura e gordura com a suplementação em um curto período de tempo. “A nutrição e o desenvolvimento do animal são desafios para os produtores. Com esta pesquisa, mostra-se que o investimento na alimentação é recompensada com animais mais rentáveis”, explicou, ressaltando ainda o êxito da integração entre lavoura e pecuária. Durante o projeto, técnicos da Angus acompanharam os animais em campo, no início da mudança na alimentação; na análise final e no abate. “Esse monitoramento foi importante para avaliar os animais e conceder os certificados”.
O estudo foi resultado de uma parceria entre o curso de Medicina Veterinária da Unicruz com a Fábrica de Rações, Frigorífico Cotripal e da Associação Brasileira de Angus. Com os bons resultados, um lote de animais foi para abate em outubro, atingindo todos os parâmetros de qualidade da Carne Angus, obtendo bonificações máximas.
O projeto também teve êxito no que se refere à formação dos alunos do curso de medicina veterinária. “Os estudantes puderam acompanhar todo o processo, desde o início do acasalamento, gestação, período de amamentação e o desmame. E, por último, a fase das avaliações com a suplementação da pastagem de inverno”, explicou Daniele, que compartilha a orientação do projeto com os professores Lucas Carvalho Siqueira e Luiz Felipe Kruel Borges.
Com informações da Associação Brasileira de Angus.

Leilão 4 Esteios fecha com mais de R$ 279 mil em faturamento

Realizado na noite de sábado, 19/11, no Parque Assis Brasil, em São Gabriel, o remate 4 Esteios e convidados, organizado pelas Cabanhas La Buenacha, Posto Queimado e Fazenda da Balança, alcançou um faturamento de R$ 279,500 mil na venda de 28 lotes de equinos da raça Crioula. O leilão, a cargo da Trajano Silva Remates, fechou com média de R$ 9.98 mil por animal vendido.
Conforme o leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, o leilão foi muito positivo dentro da expectativa do mercado do cavalo Crioulo neste final de ano. “Considerando o momento da economia entendemos que o evento foi muito positivo, tivemos mais de 500 pessoas no recinto e um média de quase R$ 10 mil por animal”, disse.
O destaque da noite foi o cavalo Umbicado Ico, comercializado pelo valor de R$ 20 mil.
Com informações da Agroeffective.

Lançado Programa Agro+RS

Gabriela Barcellos

O governo do Estado lançou na tarde de ontem, 21/11, a partir das 14h30, no Palácio Piratini, a versão estadual do programa Agro+, batizado de Agro+ RS. Elaborado nos mesmos moldes do projeto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recentemente lançado, a edição gaúcha vai simplificar processos e normas de atendimento do setor produtivo para reduzir a burocracia na esfera pública e estimular o crescimento econômico. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a implementar o programa.
Em setembro, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, convidou entidades ligadas ao setor a fazer um diagnóstico de obstáculos na produção agropecuária e apresentar sugestões para melhorar a situação. No mês seguinte, as reivindicações foram entregues. “Sem deixar de lado a sustentabilidade, podemos, sim, tornar a produção primária mais ágil e menos burocrática, o que, lá na ponta, representará mais geração de emprego e renda para o estado”, afirma Polo.
Tão logo foi anunciado em nível federal, o programa chamou atenção do governo gaúcho, que passou a trabalhar na elaboração do programa estadual. A Seapi designou um grupo técnico para analisar a viabilidade das alterações sugeridas e, em um segundo momento, apresentá-las em forma de seminário para definir os encaminhamentos e definição do plano. Com a implementação do programa em nível federal, o Agro + RS poderá rever algumas normas e procedimentos que hoje estão em vigor e que, em alguns casos, já não condizem com a realidade atual.
De acordo com Polo “O Agro + RS possui um espectro amplo, onde temos a meta de revisar procedimentos e ações para que tenhamos condições de proporcionar mais simplicidade em demandas do cotidiano do setor agropecuário. Sem deixar de lado a sustentabilidade, podemos sim tornar a produção primária mais ágil e menos burocrática, o que, lá na ponta, representará mais geração de emprego e renda para o Estado”, avalia.
A iniciativa do Rio Grande do Sul foi destacada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que está incentivando os demais estados a seguirem o exemplo gaúcho
A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador, José Ivo Sartori (PMDB), de representantes do Mapa, prefeitos, vereadores e secretários de Agricultura de vários municípios do Estado, produtores, representantes de entidades e líderes do setor.